SóProvas


ID
1480723
Banca
COMPERVE
Órgão
UFERSA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre segurança em redes wireless 802.11, afirma-se:

I O protocolo WEP provê dois métodos de autenticação de dispositivos: CRC-32 para verificação de integridade de dados e o uso do algoritmo RC4, que tem o objetivo de prevenir a leitura dos dados de usuários em trânsito na rede.

II O WEP2 substituiu a chave estática do protocolo WEP de 40 bits por uma chave de 104 bits, mantendo o IV (vetor de inicialização) com 24 bits, informação que “passa em claro" na rede uma vez que precisa ser utilizada no processo de d ecodificação.

III O WPA, embora também baseado no uso do RC4, estendeu o IV (vetor de inicialização) de 24 para 48 bits. Porém, a sua versão mais simples, a WPA-Personal, é baseada no uso de uma chave pré-compartilhada (PSK) que, dependendo do seu tamanho e complexidade, pode ser descoberta através de “ataques de dicionário" .

IV O WPA2, base para o padrão 802.11i, utiliza novos algoritmos de criptografia e integridade, diferentemente dos seus antecessores, como o CCMP, baseado no protocolo AES, com chaves de bloco de 40 bits que dificulta, porém não impede, o êxito tanto de ataques de força bruta, como ataques de reinjeção de pacotes.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Nossa, parece questão malfeita, mas não é, mas é cheia de cascas de banana:

    Alguns autores definem autenticação como parte da necessidade de integridade dos dados;

    WEP2 = WPA

  • Alguem poderia me ajudar ?

    Na alternativa B) diz " O  WEP2 (considerar que o autor quer dize WPA) substituiu a chave estática do protocolo WEP de 40 bits por uma chave de 104 bits, mantendo o IV (vetor de inicialização) com 24 bits,

    Na alternativa C) diz: "O WPA, embora também baseado no uso do RC4, estendeu o IV (vetor de inicialização) de 24 para 48 bits"

    Uma não elimina a outra: Pois uma diz que manteve e a outra, estendeu o Vetor de inicialização.

     

  • Desconhecia que WPA também era conhecido como WEP2. Segue abaixo uma fonte afirmando isso...

      

    Graças a todas essas falhas e vulnerabilidades, foi criado em 2003 o WPA, como forma de corrigir todas as falhas do WEP e permitir uma maior segurança da rede. Desse modo, ele é na verdade um WEP melhorado. Tanto que ele pode ser chamado de WEP2 e, portanto, se referem à mesma coisa, que é a primeira versão do WPA.

    Fonte: Curso essencial de redes Wireless - Equipe Digerati Books

     

     

    Assim como a Eveline Sousa, também fiquei em dúvida sobre o item II.

    Segue o que encontrei... que também não esclareceu muito... Quem puder ajudar, agradeço!

     

    O WPA suporta chaves de 40 a 104 bits com vetor inicialização de 24 bits, e a combinação de 104 bits da chave com os 24 bits do vetor de inicialização gera uma chave de 128 bits.

    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrwlanman3/pagina_3.asp

     

    WPA (Wi-Fi Protected Access), ou seja, uma espécie de WEP “melhorado” com a vantagem no upgrade da criptografia dos dados, o qual utiliza um protocolo de chave temporária (TKIP) que possibilita a criação de chaves por pacotes e um vetor de inicialização de 48 bits, ao invés de 24 bits como no WEP. Possui também um mecanismo de distribuição de chaves;

    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialsegwimax/pagina_1.asp