-
Há dois gabaritos para um enunciado restrito. Para a banca Comperve o gabarito correto é a B.
-
Eu marquei a letra "D", já que a empresa em questão quer "aproveitar melhor os recursos tecnológicos disponíveis e o pessoal qualificado presente no seu corpo técnico", então nada melhor do que fazer uma departamentalização por função.
-
Departamentalização
É o agrupamento das atividades e recursos em unidades organizacionais, respeitando-se os critérios de homogeneidade.
Existem 9 tipos de departamentalização:
Quantidade
Pessoas são divididas por grupos, e executam tarefas sobre ordem dos chefes. A variação é feita em turnos.
Funcional
É o critério mais utilizado nas empresas. As atividades são agrupadas de acordo com as funções da empresa. Possui baixa adaptabilidade.
Territorial / Geográfica
Utilizada em empresas territorialmente dispersas. Conhece as necessidades de cada região, facilitando na tomada de decisão. Porém tem menor controle e é necessário duplicar instalações e pessoal.
Produtos e Serviços
Facilita na coordenação dos resultados. A alocação de capital é feita de forma específica, maximizando os recursos. Facilita na criatividade e inovação. Por outro lado aumenta o custo por causa da duplicação e dificulta na coordenação das políticas da empresa.
Clientes
Por conhecer os diferentes tipos de clientes, pode-se fazer um atendimento mais rápido e específico. Pode causar uma utilização inadequada dos recursos humanos e equipamentos.
Processos
As atividades são agrupadas de acordo com as etapas de um processo, por isso é aplicado principalmente nas indústrias. Por dividir em etapas, perde a visão global do andamento do processo.
Projetos
As pessoas recebem atribuições temporárias e ao termino de suas atividades são realocadas para outro departamento ou projeto. Isso acarreta uma maior responsabilidade do grupo facilitando o cumprimento de prazos e custos, e resultando num melhor atendimento aos stakeholders. Tem dificuldades em comunicação com a empresa, e pode ocorrer de o coordenador negligenciar a parte administrativa.
Matricial
Geralmente é a fusão entre os tipos de departamentalização Funcional e de Projetos. Para funcionar é necessária uma definição clara das atribuições dos integrantes. Tem comovantagens o uso adequado dos recursos, atendimento melhor aos stakeholders, melhor cumprimento de prazos e custos e aprimoramento técnico da equipe. Desvantagens conflitos entre os chefes funcionais e os coordenadores dos projetos, causando uma dupla subordinação.
-
Errei a questão, mas pensando bem, acredito que a letra B seja de fato a correta (marquei D como o colega), pois ela fala em caráter adaptativo, fazendo uma referência ao tempo de vida da estrutura - após terminado o projeto, a estrutura se desfaz ou os gerentes buscam novos projetos antes que os vigentes acabem.
Bons estudos!
-
A Comperve não tem a mínima competência para elaborar uma prova de administração para um certame desses!Lamentável!!Enunciado vago e confuso!!!
-
O enunciado dessa questão é tão vago que eu resolvi essa questão mês passado e acertei, hoje resolvendo de novo as questões, errei..
-
Absurdo...concordo com Elvis Felix.
-
Projetos: As pessoas
recebem atribuições temporárias e ao término de suas atividades são realocadas para
outro departamento ou projeto. É utilizada em empresas cujos produtos/serviços
são complexos e envolvem grandes concentrações de recursos por um determinado
tempo, que exigem tecnologia sofisticada, especialistas de diversas áreas e
grande coordenação das atividades (por exemplo, uma construtora que realiza
inúmeras obras ao mesmo tempo). É uma estrutura organizacional flexível/mutável
– capaz de adaptar-se às necessidades de cada projeto – e focada em resultados.
A palavra chave na questão foi ADAPTATIVO.
-
Gente, a meu ver a questão está correta sim. Conforme nos diz Chiavenato:
"A departamentalização por projetos é uma estratégia usada em empresas de grande porte e que produzem produtos que envolva grande concentração de recursos e prolongado tempo para a sua produção, é o caso de estaleiros navais, que exige tecnologia sofisticada, pessoal especializado, etc. A departamentalização por projetos requer uma estrutura flexível e mutável."
Fonte: Introdução a teoria geral da Administração - Idalberto Chiavenato.
-
A chave da questão é a frase "critério mais ADAPTATIVO"
-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETOS
É a organização que faz uma abordagem divisional, envolvendo a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com os resultados de um ou mais projetos executados pela organização.
Neste tipo de departamentalização a estrutura organizacional deve ser flexível e mutável, com capacidade de adaptar-se às necessidades de cada projeto a ser realizado, tendo alta coordenação entre os departamentos.
É uma estrutura muito utilizada por organizações de grande porte que produzem produtos que envolvam grande concentração de diferentes recursos (produtos e pessoas) por um longo período. Os projetos produzidos exigem tecnologia sofisticada, que não dependa de outras atividades para o seu desempenho. É o tipo de departamentalização orientado para resultados.
Essa estrutura é adotada, por exemplo, em estaleiros navais, obras de construção civil (edifícios) ou industrial (fábricas e usinas hidroelétricas).
-
Tem gente que acha que a banca é obrigada a por termos manjados para identificação fácil da resposta. Neste caso, por exemplo, alguns esperavam o LAPSO TEMPORAL para marcarem a resposta B, porém a colega MARIANA LEAL, com seu brilhante comentário, fez com que ficássemos mais maldosos e mais espertos com outros termos que podem nos ajudar na hora da prova.
-
Departamentalização por projetos, exemplo, consultorias ou escritório de advocacia, onde o escritório estará focado em um ou mais projetos, de forma a receber atribuições temporárias levando em consideração o projeto na sua data de início ao término, onde, após acabar o projeto, as pessoas são deslocadas para outras atividades
Nesse caso, a questão fala que: No processo de estruturação, algumas organizações necessitam de um critério mais adaptativo, que possa aproveitar melhor os recursos tecnológicos disponíveis e o pessoal qualificado presente no seu corpo técnico.
Critério de adptação para cada projeto/função empregada aos seus funcionários. de forma que um escritório de advocacia não pega apenas um único tipo de caso.
-
Levando em consideração que a departamentalização funcional possui baixa adaptabilidade, temos a acertiva b) por projetos, quando se trata de um critério mais adaptativo.
-
Falou em união de tecnologias e pessoal qualificado, pode ir em projetos sem medo de ser feliz.