SóProvas


ID
1481344
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação inclusiva aponta para a transformação de uma sociedade inclusiva e é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. A escola é considerada inclusiva quando, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro passo para a construção da cidadania, deve ser incentivado.

    Educação inclusiva, portanto, significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças.

    http://acervo.novaescola.org.br/formacao/palavra-especialista-desafios-educacao-inclusiva-foco-redes-apoio-734436.shtml

  • "O Plano Nacional de Educação – PNE, Lei nº 10.172/2001, destaca que “o grande avanço que a década da educação deveria produzir seria a construção de uma escola inclusiva que garanta o atendimento à diversidade humana”. Ao estabelecer objetivos e metas para que os sistemas de ensino favoreçam o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, aponta um déficit referente à oferta de matrículas para estudantes com deficiência nas classes comuns do ensino regular, à formação docente, à acessibilidade física e ao atendimento educacional especializado."

  • Toda criança pode aprender, o desafio é criar condições e meios para que todas vivenciem aprendizagens, desde cedo e sempre, que impactem de forma favorável em seu desenvolvimento.

     

    No Brasil, ainda existe o preconceito de que algumas crianças, por sua cor de pele, condição social, lugar de moradia ou disposição familiar, não possuem a mesma capacidade de aprender.

     

    Além disso, persiste a noção de que só a escola ou a família são responsáveis pela aprendizagem, e de que há uma idade específica a partir da qual as crianças começam a aprender.

     

    Estes “mitos” tornam, muitas vezes, o adulto um observador passivo ao invés de um mediador ativo dos aprendizados que podem ampliar o universo cognitivo e intelectual das crianças no dia a dia.

     

    http://www.todacriancapodeaprender.org.br/toda-crianca-pode-aprender/