SóProvas


ID
1482520
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O Manual de Redação da Presidência da República apresenta, de forma clara e detalhada, os princípios a serem seguidos na redação das comunicações oficiais. Considerando aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais registrados nesse Manual, marque V para o que for VERDADEIRO e F para o que for FALSO.

( ) Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

( ) Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário (exemplos: Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Senhora Ministra, Senhor Chefe de Gabinete).

( ) O cabeçalho e o rodapé do ofício não precisam conter as informações a seguir: nome do órgão ou setor; endereço postal; telefone e endereço de correio eletrônico.

( ) Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa, como atestam os exemplos: Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração / Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos.

( ) O correio eletrônico ("e-mail"), não tem uma forma rígida para sua estrutura, e, no que tange ao uso da língua, só não é permitido o uso de gírias. Por fim, nos termos da legislação em vigor, o correio eletrônico já tem valor documental e é aceito como documento original.

A opção que contém a sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, eu fiquei com dúvida na segunda afirmação.

    O fato dela mencionar "com acréscimo do vocativo" não dá a entender que o outro tipo de redação que segue o padrão ofício, memorando, não precisa do vocativo?
  • Resposta certa: letra D.

    Humildemente, discordo de algumas correções de colegas e apresento minha opinião:

    Correções:
    Item 3 - Está errado o que ficou em negrito: "O cabeçalho "e" o rodapé do ofício "não" precisam conter as informações a seguir..." Pelo Manual, devem constar do cabeçalho OU do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente: nome do órgão ou setor; endereço postal; telefone e endereço de correio eletrônico.

    Item 5 - está errado somente na parte "no que tange ao uso da língua, só não é permitido o uso de gírias", afinal, não é só o uso de gírias que deve ser evitado.

    A parte que não fala da certificação digital está inserida na expressão "nos termos da legislação em vigor", logo, está correta.

  • Gabarito D


    ( F ) O cabeçalho e o rodapé do ofício não precisam conter as informações a seguir: nome do órgão ou setor; endereço postal; telefone e endereço de correio eletrônico. 

     Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente:

      – nome do órgão ou setor;

      – endereço postal;

      – telefone e endereço de correio eletrônico.


    ( F ) O correio eletrônico ("e-mail"), não tem uma forma rígida para sua estrutura, e, no que tange ao uso da língua, só não é permitido o uso de gírias. Por fim, nos termos da legislação em vigor, o correio eletrônico já tem valor documental e é aceito como documento original.


    Correio Eletrônico - Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.


     A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais - As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • Se, de acordo com a letra A, " A ÚNICA diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado", mas na letra B que é considerada correta também menciona o acréscimo do vocativo, tal acréscimo também não seria uma diferença e, portanto, tornaria falsa a letra A?

  • De acordo com a legislação em vigor, o e-mail precisa de certificação digital para ter valor documental. Isso é muito diferente de dizer que, de acordo com a legislação, o e-mail JÁ TEM valor documental...