SóProvas


ID
1482532
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Paes (2008), pode-se dividir os métodos de arquivamento em dois sistemas, os diretos e os indiretos. Sobre a diferença entre os dois sistemas, segundo a autora, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E - O método de arquivamento é determinado pela natureza dos documentos a serem arquivados e pela estrutura da entidade. Segundo Paes (1997), pode-se dividir os métodos de arquivamento nas seguintes classes: Básicos: Alfabético - Geográfico Numéricos: Simples – Cronológico - Dígito terminal Ideográficos (Assuntos): Alfabético - Enciclopédico e Dicionário Numérico: Duplex - Decimal e Unitermo Padronizados: Variadex - Automático- Soundex- Mnembônico e Rôneo.

    Estes métodos pertencem a dois grandes sistemas: direto e indireto. O sistema direto é aquele em que a busca do documento é feita diretamente no local onde está guardado, enquanto que o sistema indireto é aquele que primeiro precisa se fazer a busca do documento em um índice ou por um código para depois poder localizar
  • Direto - JÁ SABE ONDE ENCONTRAR !

    Indireto - PRECISA CONSULTAR UM ÍNDICE OU CÓDIGO PARA LOCALIZAR !


  • Consideram-se diretos os métodos que permitem que a busca do documento se dê no próprio local em que o mesmo está arquivado, sem a necessidade de um índice auxiliar. É uma característica dos métodos que organizam por nome (alfabético, geográfico, dicionário e enciclopédico).

    Consideram-se indiretos os métodos em que, para localizar o documento no arquivo, é necessária a adoção de um índice por nome, que indicará a localização do documento dentro do arquivo. É uma característica dos métodos em que a ordenação é feita por número (numérico simples, cronológico, dígito-terminal, decimal e duplex).


  • Fiz esta prova e a banca cometeu o absurdo de anular esta questão só porque a referência bibliográfica não constava no edital, sendo que o próprio dizia que a referência bibliográfica não esgotava o conteúdo da prova. Ou seja: quem estudou e sabia a resposta foi prejudicado, em favorecimento dos que não estudaram e erraram a questão.

  • Fogo viu Carlos, imagina para quem estava contando com esse ponto para passar? É injusto.

  • Alternativas muito absurdas. Essa banca é muito  comédia.

  • Quem passou nesse concurso não erraria uma questão dessa, é só olhar as estatísticas.