SóProvas


ID
1482544
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Desenvolvimento de equipes é o processo de aprimorar as competências dos integrantes de um grupo, com a finalidade de torná-los um grupo de alto desempenho. As afirmativas a seguir dizem respeito a essa temática. Com base na bibliografia sugerida no concurso, analise as assertivas numeradas de I a V.

I - Muitos conflitos surgem porque certas pessoas têm dificuldades para ouvir compreensivamente os outros. Essa dificuldade produz a situação em que duas pessoas discordam sem perceber que estão dizendo a mesma coisa.

II - O candidato a integrante de uma equipe de alta performance precisa aprender a se impor. Em certas situações, um participante tem uma solução correta ou informação importante. Nesse caso, é preciso se impor para fornecê-la aos demais. A timidez, a falta de disposição para confrontar os outros ou o receio da reação dos outros são elementos impeditivos da alta performance.

III - A coesão produz sensação de segurança. Quanto maior a coesão, maior a segurança, maior a capacidade de decisão, de relacionamento das pessoas e do grupo e maior seu tempo de duração.

IV - O Paradoxo de Abilene é um consenso formado por um grupo cujos integrantes, individualmente, prefeririam tomar uma decisão oposta

V - O Paradoxo de Abilene é a decisão coletiva tomada com base em suposições individuais e erradas sobre as decisões dos outros membros do grupo.

São CORRETAS as assertivas

Alternativas
Comentários
  • O Paradoxo de Abilene é um paradoxo enunciado por Jerry B. Harvey, especialista em gestão e professor na Universidade George Washington, especialista em dinâmica de grupos e gestão organizacional. Neste paradoxo, um indivíduo toma uma decisão baseando-se na suposição de que um grupo vai agir de uma certa forma.Este individuo contrariou a sua vontade em função do grupo, para obter aceitação ou para não sofrer censura. Uma maneira coloquial de se referir a este paradoxo é o "desejo de não virar o barco". Não ocorre comunicação alguma, pois este individuo tem certeza que avaliou corretamente as intenções dos outros integrantes do grupo. O paradoxo é que esta mesma situação ocorre com todos os indivíduos do grupo.


    Exemplo: Você vai passear pela praia supondo que todos os seus parentes querem ir nesse passeio.Na realidade você não quer ir à praia, nem nenhum dos seus parentes quer ir. Dessa forma o passeio é um fracasso.


    Se alguém questionar a suposição, o paradoxo desfaz-se. Este paradoxo só existe num ambiente em que a comunicação é falha. Em empresas, o ambiente de projetos é especialmente vulnerável a este paradoxo. Foi inicialmente observado por Jerry B. Harvey no seu artigo "The Abilene Paradox and other Meditations on Management". O exemplo usado neste artigo conta uma viagem a Abilene (Texas), e daí o nome do paradoxo.

  • Pra quem não é assinante, letra d

  • O examinador mandou bem nessa :)

     

  • Capricharam nessa questão, foi a mais difícil que fiz até agora sobre equipes, porém não a considero apropriada para o cargo de ASSISTENTE em administração.

    No mais, parabéns pra quem acertou!
     

  • Qual o erro da III??

     

  • Mayara, o erro da II está no fato de que pode ocorrer EXCESSO DE COESÃO, tornando o grupo refratário a ideias alheis, onde se julgam sempre certos ou superiores, compromentendo o desempenho, gerando assim todos os tipos de preconceitos. Ou seja, quanto maior a coesão, maior a probabilidade de surgirem esses desafios.

  • Gente, qual o erro da 2 ? Naõ é correto se impor em algumas situações ??

  • Quando vi a III, assinalei de cara como certa... qual o erro desta?

  • Qual o erro do item II ?

  • Desafios no trabalho dos grupos:

    FALTA DE COESÃO: cada um dos integrantes trabalha para si.

    EXCESSO DE COESÃO: o grupo torna-se refratário a ideias alheias.

    CONFORMIDADE SOCIAL: os membros do grupo concordam automaticamente com uma proposição, se percebem que um colega já concordou.

    PARADOXO DE ABILENE: os membros do grupo concordam explicitamente com uma proposição da qual discordam intimamente, por acreditarem que fazem o que os colegas esperam.

    PENSAMENTO GRUPAL: os membros do grupo tomam decisões que ignoram considerações relevantes, por se acharem acima do bem e do mal.

    PRETORIANISMO: uma modalidade específica de pensamento grupal. Os membros do grupo acham-se melhores que seus chefes e se rebelam contra eles.

    DESORGANIZAÇÃO: os membros do grupo não conseguem dividir e coordenar tarefas.

    FALTA DE COMUNICAÇÃO: os membros do grupo não conseguem, ou não querem, trocar informações relevantes.

    Fonte: introdução à Administração, MAXIMIANO.

  • . Um grupo de 4 amigos decide viajar para a cidade Abinele. A inciativa partiu do integrante mais jovem , acreditando que agradaria aos outros integrantes, mas ele mesmo não gostava do lugar.

    Os outros três integrantes mais velhos concordaram com a viagem, acreditando que agradaria ao grupo, mas individualmente ninguém estava a fim de ir para aquele lugar.

    Então eles foram. Ficaram horas na estrada, com o carro balançando o tempo todo, com as bundas tremendo devido aos buracos. Chegando lá, tudo uma M. A comida do restaurante horrível e demorada, o quarto do hotel cheio de baratas e teias de aranha e uns olhando para os outros com a cara de paisagem.

    A volta foi pior ainda: furaram 2 pneus do carro e ainda tiveram que andar 2 Km para conseguir um borracheiro, isso porque no lugar não tem sinal de celular e internet.

    No fim, todo mundo mundo P. da vida, reclamando e afirmando: "A ideia foi minha, mas achei que vocês iriam gostar. Nunca curti Abinele", "Só fui para agradar vocês três, eu mesmo não estava com vontade de ir, " "Eu odeio aquele lugar,", "Já sabia que a cidade não estava boa"

    Assistam esse pequeno vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=3rPDXVeKX9Q

    Bons Estudos!