SóProvas


ID
1482781
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A privação emocional grave provoca nas crianças, dentre outros sintomas, profunda instabilidade emocional, falta de confiança na exploração do mundo físico e social, desmotivação, dificuldade de relação com professores e colegas. Com relação a esses fatores, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra b é menos errado, porém não tao determinista (permanente) como induz a questao

  • concordo, pois tem aluno que é retraído, porem tem uma facilidade de aprendizagem.

  • Descartei a letra B por causa da palavra PERMANENTE
  • Também Acho que essa B confundiu um pouco com essa afirmação ( Permanente) porque isso não define que o quadro possa ter uma melhora futuramente.

  • Não achei a letra B a resposta adequada para a pergunta, pois, o estado da criança "com privação emocional grave" poderá ser mudado após atendimentos com um profissional de saúde mental. (alguém passar uma semana em um hospital para ser curado de uma determinada doença, não quer dizer que ele ficará naquela condição para sempre).

  • Essa questão aborda as dificuldades na aprendizagem. Deve-se indicar a alternativa que apresenta a afirmativa correta relacionada à privação emocional grave e o que ela provoca nas crianças. 

    A) favorecem o fracasso vital generalizado, mas não afetam a aprendizagem 
    ERRADO - Crianças com dificuldades de aprendizagem não são fracassadas ou incapazes, elas demonstram dificuldade para aprender. Os fatores ligados à privação emocional não favorecem o fracasso, mas favorecem dificuldades na aprendizagem e baixo rendimento. 

    B) favorecem, de maneira estável e permanente, dificuldades na aprendizagem e baixo rendimento 
    CORRETO – Vários autores estudam as dificuldades de aprendizagem e sua correlação com fatores emocionais, sociais, culturais. Sobre os problemas de aprendizagem, Esther Lopes (2010) afirma que os problemas emocionais e sociais podem contribuir para as dificuldades gerais de aprendizagem e rendimento escolar, seja pelo baixo sentimento de autoestima e de eficácia, pelos sentimentos de desvalorização e carência afetiva ou pela ansiedade excessiva, entre outros. Esses fatores geram desconfiança, insegurança, improdutividade e desinteresse, desencadeando sérios obstáculos para a aprendizagem. Ainda de acordo com a autora, a privação emocional grave provoca nas crianças profunda instabilidade emocional, falta de confiança na exploração do mundo físico e social, desmotivação, dificuldades de manter planos a médio e longo prazos, dificuldade de relação com o professor e com os colegas, dificuldades de concentração, etc., todos eles fatores que favorecem de maneira estável e permanente, dificuldades na aprendizagem e de baixo rendimento. 

    C) levam a distúrbios de conduta em sala de aula, mas não apresentam relação possível com o fracasso escolar 
    ERRADO - Os fatores ligados à privação emocional favorecem dificuldades na aprendizagem e baixo rendimento. 

    D) o bom funcionamento escolar e a disciplina em sala de aula evitam que esse problema possa surgir no aluno 
    ERRADO – As dificuldades na aprendizagem não são evitadas pelo bom funcionamento escolar e disciplina em sala de aula. Contudo, considerar as diferenças em sala de aula acaba minimizando a desigualdade na aprendizagem. Nesse sentido, diferenciar consiste em encontrar estratégias para trabalhar com os alunos que apresentam maior dificuldade. O docente deve avaliar como a sua prática pedagógica e a utilização dos recursos pedagógicos podem favorecer a redução das dificuldades de aprendizagem. 

    E) desaparecem assim que o professor passa a ser identificado como figura de apego 
    ERRADO – A família e a escola possuem papéis fundamentais nos processos de desenvolvimento das pessoas, podendo atuar como propulsoras ou inibidoras do crescimento físico, intelectual, emocional e social do indivíduo. A relação com o professor, no espaço escolar, com a construção de vínculos afetivos em suas vivências, pode favorecer o desenvolvimento das capacidades cognitivas do aluno. Contudo, esse estabelecimento de vínculos não faz com que as dificuldades na aprendizagem simplesmente desapareçam. Em determinados casos, pode ser necessário tratamento específico para abordar as dificuldades na aprendizagem. 
    Fonte: LOPES, Esther. Adequação curricular: um caminho para a inclusão do aluno com deficiência intelectual. 2010. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010. 
    Portanto, a letra B é a alternativa correta. 
    Gabarito do Professor: Letra B.