SóProvas



Questões de Aspectos Psicológicos da Educação


ID
65383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no
processo ensino-aprendizagem.

Nas relações estabelecidas em sala de aula, a afetividade exclui, necessariamente, a cognoscibilidade e interfere no cumprimento ético da autoridade do professor.

Alternativas
Comentários
  • A educação em si ´´e um ato de afetividade, Paulo Freire disse certa vez que "Era educador porque sentia Amor". O grande pensador Chileno Humberto MAturana postulou:
    "Dizem que nós, seres humanos, somos animais racionais. Nossa crença nessa afirmação, nos leva a menosprezar as emoções e a enaltecer a racionalidade, a ponto de querermos atribuir pensamento racional a animais não-humanos, sempre que observamos neles comportamentos complexos. Nesse processo, fizemos com que a noção de realidade objetiva, se tornasse referência a algo que supomos ser universal e independente do que fazemos, e que usamos como argumento visando a convencer alguém, quando não queremos usar a força bruta." (extraído do livro "A Ontologia da Realidade" de Humberto Maturana - Ed. UFMG, 1997)
    fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Humberto_Maturana
  • E ao contrário o aspecto cognoscitivo não exclui, necessariamente a afetividade.


ID
65389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no
processo ensino-aprendizagem.

A disciplina em sala de aula está diretamente relacionada à prática docente, por meio da autoridade profissional, moral, técnica e afetiva do professor.

Alternativas
Comentários
  • Autoridade ≠ Autoritarismo

  • Portanto, autoridade tem a ver com admiração e respeito, não somente com obediência e submissão. Ser autoritário é justamente querer impor aquilo que não é legitimado.


ID
65392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no
processo ensino-aprendizagem.

A relação professor-aluno plena ocorre mediante a interação de três níveis: o dos valores presentes, o dos modelos apresentados e o da interação estabelecida.

Alternativas
Comentários
  • A relação professor-aluno plena ocorre mediante a interação de três níveis: o dos valores presentes, o dos modelos apresentados e o da interação estabelecida - CERTO

  • CONTEUDOS - METODOS - INTERAÇÃO


ID
65398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

A utilização de reforços positivos para aumentar a freqüência de um comportamento desejado é uma característica do Behaviorismo, que tem em Skinner seu principal representante.

Alternativas
Comentários
  • FREDERIC SKINNER

    -Foi a expressão mais célebre do Behaviorismo e da Teoria Comportamental - restringe seu estudo ao comportamento, que deve ser moldado pelo ambiente num processo de integração.
    - Influienciou a Tendência Tecnicista,
    -Princípio: só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável e mensurável.
    Logo a tônica está nas respostas que o sujeito dá aos estimulos externos. Está também naquilo que acontece após a emissão das respostas, ou seja, na consequência.
    -Concentra-se no REFORÇO, especialmente nas contingências do reforço, as quais o professor deve organizar de modo a aumentar a probabilidade de que o aluno dê a resposta desejada.
    -É seu o conceito de CONDICIONAMENTO OPERANTE - mecanismo de aprendizagem de novo comportamento (hábito)
    -A educação deve ser planejada passo a passo, de modo a obter os resultados desejados na "modelagem" do aluno -INSTRUÇÃO PROGRAMADA
     
  • C


ID
65404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

Para Gardner, a aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos relevantes preexistentes, concretizando a aprendizagem significativa.

Alternativas
Comentários
  • O que leva as pessoas a desenvolver capacidades inatas são a educação que recebem e as oportunidades que encontram. Para Gardner, cada indivíduo nasce com um vasto potencial de talentos ainda não moldado pela cultura, o que só começa a ocorrer por volta dos 5 anos. Segundo ele, a educação costuma errar ao não levar em conta os vários potenciais de cada um. Além disso, é comum que essas aptidões sejam sufocadas pelo hábito nivelador de grande parte das escolas. Preservá-las já seria um grande serviço ao aluno. O cientista norteamericano Howard Gardner causou forte impacto na área educacional com sua teoria das inteligências múltiplas, divulgada no início da década de 1980. Seu interesse pelos processos de aprendizado já estava presente nos primeiros estudos de pós-graduação, quando pesquisou as descobertas do suíço Jean Piaget (1896-1980).Gardner concluiu, a princípio, que há sete tipos de inteligência:1. Lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções. 2. Lingüística é a habilidade de aprender idiomas e de usar a fala e a escrita para atingir objetivos. 3. Espacial é a disposição para reconhecer e manipular situações que envolvam apreensões visuais. 4. Físico-cinestésica é o potencial para usar o corpo com o fim de resolver problemas ou fabricar produtos. 5. Interpessoal é a capacidade de entender as intenções e os desejos dos outros e conseqüentemente de se relacionar bem em sociedade. 6. Intrapessoal é a inclinação para se conhecer e usar o entendimento de si mesmo para alcançar certos fins. 7. Musical é a aptidão para tocar, apreciar e compor padrões musicais.
  • Questão Errada.
    O conceito está perfeito, só o autor que está trocado. Trata-se de David P. Ausubel.
    Para David P. Ausubel, a aprendizagem é significativa quando se ancora em conceitos relevantes preexistentes, de maneira que, as informações e as experiências são organizadas de forma hierárquica, como se fosse uma teia do conhecimeto. Imaginem uma rede, onde há um fio condutor principal e diversas ligações partindo deste fio. É mais ou menos assim que funciona a aprendizagem signifcativa de Ausubel.
  • A assertiva refere-se à Proposta psicoeducativa de David. P. Ausubel:


    A aprendizagem é significativa quando se ancora em conceitos relevantes preexistentes. A nova informação interage coma estrutura de conhecimentos específicos , ou seja, com o subsunçor. 


    (Subsunçor: Termo utilizado na Teoria da Aprendizagem Significativa-David Ausubel) para estrutura cognitiva existente, capaz de favorecer novas aprendizagens.)



    FOCOFORÇAFÉ#@
  • Ausubel: aprendizagem significativa

    Gardner: inteligências múltiplas


ID
65407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de adaptação, assimilação e acomodação.

Alternativas
Comentários
  • Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo. A construção da inteligência dá-se portanto em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras. A isto Piaget chamou de “construtivismo sequencial”.A obra de Jean Piaget não oferece aos educadores uma didática específica sobre como desenvolver a inteligência do aluno ou da criança. Piaget nos mostra que cada fase de desenvolvimento apresenta características e possibilidades de crescimento da maturação ou de aquisições. O conhecimento destas possibilidades faz com que os professores possam oferecer estímulos adequados a um maior desenvolvimento do indivíduo.
  • Olá, pessoal!   O gabarito foi atualizado para "E", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Justificativa da banca:  alterado de C para E, porque os três processos apresentados estão incorretos.
      Bons estudos!
  • Oi gente, por favor alguém sabe dizer qual o erro dessa questão?

    Já vi aulas e questões que consideram correto.
  • O erro da questão está na afirmativa de que "estruturas cognitivas mudam" quando na verdade os processos de adaptação, assimilação e acomodação são os processos que se realizam nas estruturas cognitivas gerando assim o processo de equilibração, quando os conhecimentos se consolidam.
    Nesse sentido, não mudam as estruturas cognitivas que são cerebrais, mudam-se os conceitos, em suma se resignificam os saberes e se configura a aprendizagem.
  • As estruturas mentais (cognitivas) mudam, uma vez que o esquema é uma estrutura cognitiva e ela é alterada com a inclusão de uma nova informação, mas os processos (acredito) que a questão deveria se referir seriam o de assimilação, acomodação e equilibração no ato biológico de organização e adaptação do indivíduo. 
  • Segundo Piaget a aprendizagem ocorre por meio de um processo que conta com etapas, as quais correspondem à Assimilação, Acomodação e Equilibração (PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Rio de Janeiro: Wak, 2009, pág 41).

    O erro da questão está em adaptação que não existe, além da ordem que está errada.

  • Na epistemologia genética de Piaget os indivíduos passam por um processo de ADAPTAÇÃO que envolvem dois mecanismos: ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO!!


    ASSIMILAÇÃO: INCORPORAR OBJETOS DO MUNDO EXTERIOR A ESQUEMAS MENTAIS PREXISTENTES

    ACOMODAÇÃO:  Modificação dos sistemas de assimilação por influência do mundo externo, ou seja, à mudança da estrutura para compreensão do meio.


    Ao equilíbrio entre a acomodação dá-se o nome de ADAPTAÇÃO!!!


    Portanto, errada a assertiva pois o processo é um só que envolve dois mecanismos!!!


    focoforçafé#@

  • WADSWORTH diz que (1996, p. 7) "A acomodação explica o desenvolvimento (uma mudança qualitativa), e a assimilação explica o crescimento (uma mudança quantitativa); juntos eles explicam a adaptação intelectual e o desenvolvimento das estruturas cognitivas."

    Essa mesma opinião é compartilhada por Nitzke et alli (1997a), que escreve que os processos responsáveis por mudanças nas estruturas cognitivas são a assimilação e a acomodação.

    Logo... as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de assimilação e acomodação, apenas.

    Assimilação + acomodação = adaptação, que resulta na equilibração.

  • A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de assimilação e acomodação.

     

    A Adaptação é o equilíbrio entre essas duas.

  • Todas vez que uma banca fala de mudança nas estruturas cognitivas e remete a assimilação, vai tá sempre errada. Na assimilação não é preciso modificar os esquemas e nem reajustá-los significativamente. Já na acomodação há sim mudança/ajuste nos esquemas existentes pela alteração de antigas formas de pensar.

    Assimilação: não há mudança.

    Acomodação: há mudança.

  • A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de adaptação, assimilação e acomodação. (Errado)

    A questão está errada porque o as estruturas cognitivas mudam pela ''acomodação'' e não por assimilação.

    Como assim?

    A estudante Greyce viu uma boneca linda pela primeira vez e achou que ela era um bebê porque já viu outros. Isso se chama ''assimilação'', aprendeu algo com base em suas experiências. Mas quando ela começa a brinca com a boneca, percebe que ela não respira, não fala e logo vai perceber que não é um bebê e sim um objeto que ela nunca tinha visto, isso se chama ''acomodação''.

  • Assimilação: não há mudança.

    Acomodação: há mudança.

    A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de adaptação, assimilação e acomodação. (Errado)

    A questão está errada porque o as estruturas cognitivas mudam pela ''acomodação'' e não por assimilação.

    Como assim?

    A estudante Greyce viu uma boneca linda pela primeira vez e achou que ela era um bebê porque já viu outros. Isso se chama ''assimilação'', aprendeu algo com base em suas experiências. Mas quando ela começa a brinca com a boneca, percebe que ela não respira, não fala e logo vai perceber que não é um bebê e sim um objeto que ela nunca tinha visto, isso se chama ''acomodação''.


ID
65410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

No estágio operatório-concreto, ocorre a construção do pensamento conceitual, de hipóteses possíveis e de diferentes pontos de vista pelo indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Estágio sensório-motor: vai até os 2 anos. Nessa fase, as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas. É um período anterior à linguagem, no qual o bebê desenvolve a percepção de si mesmo e dos objetos a sua volta.Pré-operacional: vai dos 2 aos 7 anos e se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. A criança continua egocêntrica e ainda não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa. Operações concretas: dos 7 aos 11 ou 12 anos, tem como marca a aquisição da noção de reversibilidade das ações. Surge a lógica nos processos mentais e a habilidade de discriminar os objetos por similaridades e diferenças. A criança já pode dominar conceitos de tempo e número. Operações formais: começa por volta dos 12 anos. Essa fase marca a entrada na idade adulta, em termos cognitivos. O adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita à experimentação mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.
  • QUESTÃO ERRADA

    Estágio sensório-motor
    : 0 a 2 anos. capacidade de administrar reflexos básicos buscando ações prazerosas ou vantajosas.
    Pré-operacional: 2 aos 7 anos. Dominio da linguagem e da representação do mundo por meio de símbolos.

    Operações concretas(ou operatório-concreto): 7 aos 11 ou 12 anos.Aquisição da noção de reversibilidade das ações. Surge a lógica nos processos mentais e a habilidade de discriminar os objetos por similaridades e diferenças. A criança já pode dominar conceitos de tempo e número.

    Operações formais: começa por volta dos 12 anos. Essa fase marca a entrada na idade adulta, em termos cognitivos. O adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita à experimentação mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.
  • Erro da questão: o conceito dado é do período operacional formal.

  • Operatório Formal, e não Concreto.


ID
65413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

Na teoria das inteligências múltiplas, deve-se identificar as inteligências mais relevantes de cada aprendiz e explorá-las para se alcançar a aprendizagem desejada.

Alternativas
Comentários
  • A maneira mais difundida de aplicar a teoria das inteligências múltiplas é tentar estimular todas as habilidades potenciais dos alunos quando se está ensinando um mesmo conteúdo. As melhores estratégias partem da resolução de problemas. Segundo Gardner, não é possível compensar totalmente a desvantagem genética com um ambiente estimulador da habilidade correspondente, mas condições adequadas de aprendizado sempre suscitam alguma resposta positiva do aluno – desde que elas despertem o prazer do aprendizado. O psicólogo norteamericano atribui à escola duas funções essenciais: modelar papéis sociais e transmitir valores. "A missão da educação deve continuar a ser uma confrontação com a verdade, a beleza e a bondade, sem negar as facetas problemáticas dessas categorias ou as discordâncias entre diferentes culturas", escreveu. Pela própria natureza de suas descobertas, o trabalho de Gardner favorece uma visão integral de cada indivíduo e a valorização da multiplicidade e da diversidade na sala de aula.

ID
90667
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as seguintes afirmações:

- Lá fui eu para uma escola (...) Tinha algumas idéias genéricas sobre o fato de que todas as crianças eram capazes de aprender e de que havia técnicas para ensinar. Passei a empregá-las. (...) alguém pensava procedimentos técnicos, passava-os como um pacote para o professor, que entrava na classe e executava. (Weisz, 2002)

- O professor é que precisa compreender o caminho da aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e, em função disso, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhecimento que já conquistou para outro mais evoluído. (Weisz, 2002)


Os dois recortes do relato de Weisz (2002) tratam de duas concepções distintas de aprendizagem que influenciam o ato de ensinar. Referem-se, respectivamente, às concepções:

Alternativas
Comentários
  • EMPIRISMO afirma que a razão, com seus princípios, seus procedimentos e suas idéias, é adquirida por nós através da experiência. Conhecimento empírico, isto é, conhecimento adquirido por meio da experiência. Teoria filosófica que defende o conhecimento da razão, da verdade e das idéias racionais através da experiência. É descrito-caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o Racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.________"CONSTRUTIVISMO: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento." Entendemos que construtivismo na Educação poderá ser a forma teórica ampla que reúna as várias tendências atuais do pensamento educacional. Tendências que têm em comum a insatisfação com um sistema educacional que teima (ideologia) em continuar essa forma particular de transmissão que é a Escola, que consiste em fazer repetir, recitar, aprender, ensinar o que já está pronto, em vez de fazer agir, operar, criar, construir a partir da realidade vivida por alunos e professores. FONTES: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=011http://educacaocontemporaneida
  • - Lá fui eu para uma escola (...) Tinha algumas idéias genéricas sobre o fato de que todas as crianças eram capazes de aprender e de que havia técnicas para ensinar. Passei a empregá-las. (...) alguém pensava procedimentos técnicos, passava-os como um pacote para o professor, que entrava na classe e executava. (Weisz, 2002) - Abordagem empírica - tradicional - na qual um conjunto de conhecimentos é transmitido para todos os alunos através de aulas expositivas com uso de normas disciplinares rígidas. O professor transmite o conteúdo e o aluno "passivo" deve dominar o que se transmite.
    - O professor é que precisa compreender o caminho da aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e, em função disso, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhecimento que já conquistou para outro mais evoluído. (Weisz, 2002) - Abordagem construtivista ou cognitivista ou piagetiana - na qual o aluno é contextualizado em razão do ambiente social em que está inserido. O aprendizado é desenvolvido considerando o aluno inserido em uma situação social. A inteligência se constrói por meio de ações do aluno baseadas na pesquisa, ensaios, investigação de problemas. O professor age como orientador da construção do conhecimento.


  • Gabarito: C

  • Empirismo/ambientalismo/tecnismo: O professor é especialista o ensino se da por meio de técnicas, palavras chaves: eficiência, técnicas, burocracia,habilidades. O empirismo nasceu a sombra da escola nova e teve seu auge na década de 60 com a ditadura militar.

    Construtivismo: O aluno constrói seu conhecimento em uma constante troca com o meio ambos se influenciam.


ID
90670
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia a proposição a seguir: Coll (1994) relata que investigações antropológicas e transculturais colocaram em relevo a universalidade das capacidades cognitivas básicas, como a capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos, raciocinar logicamente etc, em todos os grupos culturais estudados. Afirma que as mesmas investigações evidenciam diferenças importantes na maneira de utilizar tais capacidades em situações concretas de resolução de problemas. Ao final, sugere que há alguns universais cognitivos, mas a sua colocação em prática efetiva depende da natureza das aprendizagens específicas que as experiências educacionais propiciam. As afirmações do autor nos permitem concluir que

Alternativas
Comentários
  • Primeiro é necessário refletir o que a palavra cognitivo significa. Segundo o que consta no dicionário, cognitivo é a capacidade de aprender, adquirir novos conhecimentos, que se refere aos mecanismos mentais pelos quais o indivíduo se vale ao utilizar sua percepção, memória e razão. Portanto, as experiências de sala de aula podem propiciar aprendizagens específicas que permitem ao sujeito utilizar de modo efetivo a capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos, raciocinar logicamente etc, na resolução de problemas. Essas capacidades não são adquiridas na escola, mas no nosso convívio social à medida que crescemos. A escola proporciona meios para que elas sejam aperfeiçoadas. 

  • Gabarito: D


ID
90673
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A análise psicológica para a elaboração de um Modelo de Plano Curricular proposta por Coll (1994) apresenta dois princípios gerais que impregnam o Modelo analisado. Tomados em conjunto, estes princípios definem, segundo o autor, uma concepção construtivista de aprendizagem escolar que situa a atividade mental do aluno na base dos processos de desenvolvimento pessoal e

Alternativas
Comentários
  • b - uma concepção construtivista da intervenção pedagógica que consiste em que devem ser criadas todas as condições para que os esquemas de conhecimento que o aluno constrói no decurso de suas experiências sejam os mais ricos e corretos, planejando o que, quando e como ensinar, e o que, como e quando avaliar

  • https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/teoria-socio-construtivista-um-olhar-sobperspectiva-.htm

    Letra B


ID
90676
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Martha Kohl, em Castorina, J. A. (2003), refletindo sobre as contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, analisa a intervenção do outro social. De acordo com Vygotsky, pode-se entender essa intervenção como

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a teoria de Vygotsky, a construção do conhecimento se dá coletivamente, mas sem ignorar o que acontece dentro do sujeito, ou seja, a ação intrapsíquica.
    Durante o processo de aprendizagem o indivíduo traz consigo uma certa bagagem que irá interferir na interpretação e ressignificação do material cultural.

  • Alguém me diz o erro da letra "B"???
    Fiquei entre ela é a letra "E", mas não compreendi bem o erro dela...

    Obrigado
  •  a construção e a elaboração por parte do indivíduo dos significados que lhe são trazidos pelo grupo cultural.

    Como o indivíduo vai construir e elaborar significados que são trazidos pelo grupo cultural?
    Além do embarasso da acertiva, conceitos como "grupo cultural" são facilmente confundidos com meio social, sociedade e grupo étnico, sendo todos estes conceitos dotados de vastíssimas concepções nos campos antropológico e sociológico.
    Logo, falsa a questão.
    Abraço!
  • O erro da Letra B, Marcelo, consiste em afirmar que essa intervenção é uma "construção" por parte do indivíduo, quando na verdade é uma "interação", e nesta interação o indivíduo "reconstrói" os significados.

    Construtivismo =Piaget

    Interacionismo = Vigotsky


  • cada situação de interação com o mundo social, em que o indivíduo traz consigo determinadas possibilidades de interpretação e ressignificação do material cultural.

  • Alguem sabe dizer porque a "A" está errada ?


ID
90682
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Identifique, nas alternativas a seguir, aquela que reúne todas as posições defendidas por La Taille (1998) a respeito de concepções que fundamentam ações pedagógicas que favorecem o desenvolvimento infantil.

Alternativas
Comentários
  •  Para La Taille, “crescer, desenvolver-se, é superar limites” (1998: 14). Nesse sentido, a infância é uma etapa a ser superada e, para tanto, é necessário transpor alguns limites.
    Ao expor a questão, La Taille entra, ainda, num campo mais específico: o da busca pela excelência. Explica o autor:

    O conceito de excelência não se restringe a questão da maturidade (embora a pressuponha), mas situa-se na esfera do “melhor”, do ideal, da perfeição. A criança pode querer ser excelente no que faz, não como um adulto faria, mas, sim, da melhor forma possível para a sua idade. Portanto, a busca da excelência pode nos acompanhar a vida toda e é a clara tradução de uma procura eterna de superação de limites.  (LA TAILLE, 1998, p. 34)


    http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1167

  • matei a questão quando vi que as caracteristicas  dependem do estagio do desenvolvimento infantil. rssrsr

  • Ótima dica Marcos.me ajudou,obrigado


ID
90685
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O psicólogo americano Turiel (La Taille, 1998), especialista em desenvolvimento, relata uma pesquisa sobre três tipos de educação moral no seio das famílias, com características que podem ser identificadas na educação escolar, cujos resultados foram medidos em termos de alcance da autonomia moral: educação autoritária, educação por ameaça de retirada de amor e educação elucidativa. A educação elucidativa

Alternativas
Comentários
  • EDUCAÇÃO ELUCIDATIVA:toda ordem ou repreensão é acompanhada da explicação de sua razão de ser, em geral baseada na conseqüência dos atos (responsabilidade) e na consideração do outro.Trabalha os limites, sustentando-os em explicações. É a que mais contribui para a promoção da autonomia moral, pois não se abstém de colocar limites, nem silencia sobre o que é permitido ou proibido.

    http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1653212



ID
90715
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola tem que enfrentar os desafios para transformar o ensino da leitura e da escrita, de modo a formar praticantes da leitura e da escrita, segundo Lerner (2002). A autora refere-se à formação de leitores que

Alternativas
Comentários
  • Para que haja uma transformação verdadeira do ensino da leitura e da escrita, a escola precisa favorecer a aprendizagem significativa, abandonando as atividades mecânicas e sem sentido que levam o aluno a compreender a escrita como uma atividade pura e unicamente escolar. 

     

     

    Lerner - Ler e Escrever na escola o real, o possível e o necessário - Artmed, 2002;

  • b)

    saibam escolher o material escrito adequado para buscar a solução de seus problemas e sejam desejosos de embrenhar-se em outros mundos possíveis, por meio da literatura.


ID
90724
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao citar as descrições de Hopkins sobre escolas fracassadas/ineficazes; abaixo do padrão; boas/eficazes; e a prescrição desse autor, no sentido de que iniciativas de aprimoramento escolar envolvam estratégias diferenciadas, adequadas às características da escola, Hargreaves (2004) afirma que

I. essa análise reconhece que as escolas são diferentes em seus níveis de eficácia.
II. diante dessa análise, a opção viável é criar comunidades de aprendizagem profissional entre professores, cujas habilidades e autoconfiança são subdesenvolvidas, para promover o desenvolvimento do grupo, levando-os a patamares superiores de profissionalismo.
III. o problema de se estabelecer diferenças das escolas depende de como se define o fracasso e o sucesso. Se o fracasso for definido em termos brutos de aquisição, sem concessões às diferenças entre riqueza e pobreza, as escolas dos mais pobres irão aparecer permanentemente na parte inferior.
IV. a combinação de uma definição de fracasso restrito às comunidades pobres e desfavorecidas, com um modelo evolutivo de melhoria escolar que reduz diferenças complexas entre escolas a um contínuo único de avanço ou atraso, transforma as questões politicamente controversas, relacionadas à pobreza e ao financiamento desigual, em tecnologias enganadoramente neutras de aprimoramento.

Está correto o contido em

Alternativas
Comentários
  • d) I, III e IV, apenas.


ID
90742
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As proposições de Macedo (2005), elaboradas sob a perspectiva construtivista, buscam fundamentar sua proposta de que

Alternativas
Comentários
  • Não entendi onde está o erro na opção E e não entendi por que a opção A é a correta... 

    Não entendi... Se alguém souber me explicar...

  • Também não entendi o gabarito dessa questão, gostaria que alguém pudesse explicá-la.

    Grata,

    Beatriz Trudes

  • Letra E - Quando se falar de educação continuada, essa se refere a educação de adultos e não em educação construtivista

  • No contexto de ensino, os professores têm se ocupado das aprendizagens de seus alunos. Então, é preciso valorizar contextos de aprendizagem para os professores, de forma que possam “expressar seus sentimentos confusos ou ambivalentes quanto a uma idéia que acham boa do ponto de vista teórico, mas para a qual, na prática, sempre se sentem despreparados” (Macedo, 2005a, p. 53). Desse modo, ao deparar-se com seus conflitos, inseguranças e angústias diante dos obstáculos que se colocam no processo de assimilação de um novo objeto, ao ver-se como aluno que deseja aprender, enfim, ao vivenciar situações de aprendizagem, poderão compreender melhor os processos envolvidos na aprendizagem de seus alunos, refletir sobre sua prática e, quem sabe, ensinar melhor.

  • Para mim, pelo que entendi, a questão correta é a Letra E, onde Lino defende a formação continada, quando todos se envolvem com a educação


ID
90805
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao responder à dúvida da equipe escolar, em HTPC, sobre as teorias psicológicas de aprendizagem classificadas por alguns autores como teorias mediacionais (Sacristán, J. Gimeno; Pérez Gómez, A. I. 2000), o Supervisor de Ensino esclareceu, corretamente, que, embora incluam múltiplas correntes com importantes matizes diferenciadores, são teorias que apresentam como característica comum a concepção intrínseca da aprendizagem, entendida como um processo de

Alternativas
Comentários
  • Aprender hoje: não pode ser A, E ou C. Aprender não é sempre de modo sequencial, logo, B.


ID
213805
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O declínio da angústia de separação dos familiares, a noção de ter uma identidade própria, a aceitação dos padrões estipulados pelas gerações mais velhas e a emergência de emoções "secundárias" são características que costumam marcar o desenvolvimento

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E.  A primeira separação da família que temos ou deveríamos ter é enquanto pequenos esse seria o ponto chave para a resposta aceita pela banca.
  • Equipe Q concursos.. como não tá aparecendo hoje o ícone indicar comentários eu estou solicitando a indicação de comentários por professor por aqui!

    Espero ser atendida!


ID
213808
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando uma criança de quatro anos diz "eu odio comer verdura", ela está conjugando um verbo irregular (odiar) como se fosse um regular. De acordo com Piaget, essa criança

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A Na teoria psicogenética de Piaget (lembrando que ele não a formulou voltada para a educação, e sim para o campo da epistemologia), a ênfase é a descoberta, a invenção, a interação física e mental com o meio, com os objetos, e não propriamente o certo e o errado. Daí ele conceber o chamado “erro construtivo”, aquele que tem grande significação enquanto sinal de progresso cognitivo e que evidencia uma evolução no processo de aprendizagem. Vale dizer, não são os erros de toda e qualquer natureza que podem ser arrolados como “erros construtivos”, o que muitas vezes é ignorado por docentes que dizem estar seguindo a escola construtivista, cometendo equívocos banais na interpretação de Piaget. 

    Notemos a posição de duas conceituadas pesquisadoras: O erro construtivo piagetiano implica em “aceitar soluções ‘erradas’ como pertinentes, desde que indicadoras de progressos na atividade cognitiva; fazer com que os alunos tomem consciência dos erros cometidos, percebendo-os como problemas a serem enfrentados, sem que se lhes imponham caminhos previamente traçados. Ora, se esta parece ser a proposta de ensino-aprendizagem derivada da teoria psicogenética, fica de imediato claro que, na avaliação do aproveitamento escolar, é tarefa docente a de discernir entre os erros construtivos - isto é, aqueles que evidenciam progressos na atividade mental - e aqueles que não o são - isto é, aqueles que não sinalizam avanços na forma da criança pensar”.

ID
213811
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando a professora percebe que uma criança está na fase heterônoma do desenvolvimento moral, expressando crenças e comportamentos tipicamente estudados e descritos por Piaget, sabe que não pode ensinar ao aluno como adquirir autonomia no pensamento e na ação. De fato, se ela se propusesse a fazer isso, estaria, segundo o construtivismo, levando esse aluno a

Alternativas
Comentários
  •  

    Correto o gabarito!

     Segundo Piaget, a criança quando vivencia o estágio chamado heterônomo, isto é, onde as regras são estabelecidas e provindas de uma ordem exterior de maneira determinada e imposta, acaba concebendo a regra como algo correto que deve ser seguido e obedecido, caso contrário há uma conseqüência (punição) que não é agradável. Piaget expõe que a criança amadurecerá moralmente ao passo que for desenvolvendo sua capacidade cognitiva. Esse desenvolvimento cognitivo, no intuito de desenvolver a maturidade moral, implica um processo de construção do sujeito na interação.

  • Alternativa B

    Desenvolvimento Moral Piaget

    Desenvolvimento Moral Piaget - Para Piaget o Desenvolvimento Moral é dividido em 3 fases (anomia, heterônoma, autônoma). Essas fases se sucedem sem constituir estágios propriamente ditos. Vamos encontrar adultos em plena fase de anomia e muitos ainda na fase de heteronomia. Poucos conseguem pensar e agir pela sua própria cabeça, seguindo sua consciência interior.


    ANOMIA HETERONOMIA AUTONOMIA
    A: negação
    NOMIA: regra, lei
    A lei, a regra vem do exterior, do outro Capacidade de governar a si mesmo

    Desenvolvimento Moral - Anomia

    Geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas. Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado. Na fase de anomia, natural na criança pequena, ainda no egocentrismo, não existem regras e normas. O bebê, por exemplo, quando está com fome, chora e quer ser alimentado na hora. As necessidades básicas determinam as normas de conduta. No indivíduo adulto, caracteriza-se por aquele que não respeita as leis, pessoas, normas. Na medida em que a criança cresce, ela vai percebendo que o "mundo" tem suas regras. Ela descobre isso também nas brincadeiras com as criança maiores, que são úteis para ajudá-la a entrar na fase de heteronomia.


    Desenvolvimento Moral - Heteronomia

    Há apenas o respeito à autoridade. Não há consciência, nem reflexão, apenas obediência.

    O certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação diferente desta não corresponde a uma atitude correta.


    Desenvolvimento Moral - Autonomia

    Legitimação das regras. Aqui o indivíduo adquire a consciência moral, possui princípios éticos e morais. Na moralidade autônoma, o indivíduo adquire a consciência moral. Os deveres são cumpridos com consciência de sua necessidade e significação. Possui princípios éticos e morais. Na ausência da autoridade continua o mesmo. É responsável, auto-disciplinado e justo. A responsabilidade pelos atos é proporcional à intenção e não apenas pelas conseqüências do ato.


    ANOMIA HETERONOMIA AUTONOMIA
    Bagunça
    Devassidão
    Libertinagem
    Dissolução
    Medo
    Autoritarismo
    Imposição
    Castigo
    Prêmio
    Respeito unilateral
    Autocracia
    Tirania
    Cooperação
    Amor
    Respeito mútuo
    Afetividade
    Livre-arbítrio
    Democracia
    Reciprocidade
    Lei Causa e Efeito


ID
213817
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O autoconceito, ou a forma como as pessoas pensam sobre si mesmas, muda marcadamente ao longo da vida, incidindo em diferentes áreas e adquirindo níveis crescentes de complexidade. Considere as afirmativas abaixo, ditas por pré-adolescentes em contexto escolar:

I. Nunca sou escolhido em atividades esportivas, porque sou gordo; e, claro, os colegas ficam tirando sarro.

II. Tenho boas notas, porque sei que sem estudo não se sai do lugar: a gente fica só patinando e não vai para frente.

III. Acho que sempre fui capaz de ouvir e de me colocar no lugar dos outros; isso me fez ficar muito popular na escola.

IV. Filosofia dá um conhecimento importante sobre o mundo e sobre os homens e nos ajuda a refletir sobre questões da vida.

Demonstra conhecimentos de seus próprios atributos psicológicos APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Errei e muitos errariam esta questão, porque não conheço adoslescentes comuns(normais)  que falariam isso! Achei a questão mau formulada e inútil em termos de concurso.  

     

  • A questão confunde...mas n  que ela tenha sido mal formulada...
    a questão se refere aos atributos próprios psicológicos do pré-adolescente, nesse sentido, a afirmativa em que  fala  das características próprias dele é a letra D .

  • Qual fundamentação teórica sobre isso? poderiam me ajudar?
  • A I tbm fala, Neila

  • totalmente ridícula uma formulação dessa.

  • Questão muito estranha....

    Mas entretanto se focarmos nesse ponto:  Considere as afirmativas abaixo, ditas por pré-adolescentes em contexto escolar...

    Poderia ajudar. Será?!!

  • Um pré-adolescente falando isso ? Na teoria, pq na prática. Affz. O conteúdo é simples, mas a FCC inventa demais.


ID
213820
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é, fundamentalmente,

Alternativas
Comentários
  • Letra e! 

    Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), é um conceito elaborado por Vygotsky, e define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, é a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis.

  • ZDP é a distância entre o real e o potencial, sendo o real aquilo que a criança já é capaz de fazer sem intervenção de outrem e o potencial aquilo que ela ainda não consegue fazer sozinha.
    Como Vygotsky considera que a construção do conhecimento se dá coletivamente, é na ZDP que agem os educadores e os colegas do educando, sendo o professor considerado como um suporte mais experiente. Em sua intervenção, este utiliza uma metodologia através da linguagem. E é através do diálogo com o professor que a ZDP se desenvolve. Esse diálogo ocorre com o esquema I-R-F (Iniciação - Resposta - Feedback). Nesse esquema o professor dá pistas ao aluno que é levado a descobrir uma resposta e, em seguida, o professor dá o feedback à resposta.
    Nessa perspectiva, a função da educação é levar o aluno adiante, pois quanto mais ele aprende, mais se desenvolve mentalmente.

  • Nas palavras do próprio psicólogo, "a zona proximal de hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã". Ou seja: aquilo que nesse momento uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante ela certamente conseguirá fazer sozinha
  • Beleza, tudo que foi dito até aqui eu já sabia, mas alguém pode comentar a questão "E" por favor???
  • Tomando como base que a teoria de Vygotsky se passa no âmbito psicológico transposto aos ambientes de ensino, tem-se:


    Na primeira parte da questão: o espaço psicológico próprio da mudança, é expresso o conceito de "zona", ou campo psicológico próprio para a concretização do ensino-aprendizagem (mudança);

    Na segunda parte: 
    criado na interação recíproca de processos de aprendizagem e desenvolvimento, aqui é expressa a segunda parte do conceito, ou seja, desenvolvimento proximal, que justamente é a interação do indivíduo com o professor, ou o aluno-colega, que já adquiriu aquele conhecimento.  
  • A (ZDP) é a distância entre o nível de desenvolvimento atual (real) - capacidade de solução de problemas sem ajuda - e o nível potencial de desenvolvimento - medido através da solução de problemas sob a orientação ou colaboração de crianças mais experientes. A zona de desenvolvimento proximal refere-se, assim, ao caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver suas funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no seu nível de desenvolvimento real. 

  • Vigotsky é um teórico da velha URSS, portanto, defensor de ideias revolucionárias. Mudança: palavra´-chave para o acerto da questão.

  • A ZDP é o espaço psicológico próprio da mudança, criado na interação recíproca de processos de aprendizagem e desenvolvimento.

  • Algume sabe dizer por que a "B" está errada ?


ID
213850
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A instituição de um canto de leitura em uma sala de educação infantil é interessante por propiciar

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

     O Cantinho de Leitura é um espaço, dentro da sala de aula, utilizado para, também, despertar nos alunos a prática da leitura. Nele, os alunos terão, de pronto, acesso às leituras diversas do conhecimento humano. Com este privilégio, além dos livros já disponíveis na Biblioteca da Escola, os alunos poderão aproveitar, a qualquer momento em que surgir a oportunidade, um bom momento de leitura.


ID
213853
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma professora de 1º ano do ensino fundamental apresenta, em reunião com professores da mesma série, o registro que alguns alunos fizeram do número 312, quando ela o ditou: 300102 e 30012. Os professores discutiram que esse tipo de registro resulta de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E           A partir dos estudos de Emilia Ferreiro e Ana 
    Teberosky, a língua escrita deixa de ser encarada como mera apropriação de um código ou como 
    meros atos de codificação e decodificação de palavras, sílabas e letras, passando a ser concebida 
    como sistema de representação. Estes estudos evidenciam o caminho que as crianças percorrem no 
    aprendizado da língua, definido por elas de psicogênese ou gênese (origem, geração) do 
    conhecimento da escrita. Tais estudos foram baseados na epistemologia genética de Jean Piaget. Também válido para os números pois ela associa a fala com a escrita.

ID
312418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

As teorias racionalista e empirista, ambas com bases epistemológicas completamente diversas, podem levar a práticas e efeitos semelhantes do ponto de vista pedagógico, devido ao fato de apoiarem-se em posturas que não apelam para a atividade do sujeito.

Alternativas
Comentários
  • "Numa aprendizagem assente em associações entre estímulos e respostas, no desejo de uma objectividade científica alicerçada num empirismo lógico, na identificação do indivíduo como “tábua rasa” , conduz a um modelo pedagógico onde o aluno tem um papel passivo e o professor converte-se num executor de objectivos prescritos." 
    (fonte: 
    http://ruijorgecgomes.blogs.sapo.pt/852.html)

    Enquanto o empirismo reduz o sujeito ao objeto, por ignorar as condições históricas do sujeito, bem como sua consciência, sua subjetvidade e suas relações sociais, o racionalismo, por sua vez, reduz o objeto ao sujeito por entender as estruturas mentais dos sujeitos como pré-formadas, e não fruto da ação do indivíduo sobre o mundo concreto. 
    (fonte: http://www.slideshare.net/lucilapesce/cconcepes-epistemolgicas-o-empirismo-e-o-racionalismo)
  • "devido ao fato de apoiarem-se em posturas que não apelam para a atividade do sujeito." 

    > posturas que não consideram o educando como ser ativo, subjetivo, autônomo. Consideram-no como objeto, passivo à manipulação.


ID
312421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, nega o empirismo e o racionalismo. A ideia central da teoria de Piaget é a de que o conhecimento precede à experiência.

Alternativas
Comentários
  • A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado.
  • A questao fez menção as teorias da escola russa de desenvolvimento (vygotsky, luria, Lev leontiev) e tambem ressaltou aspectos levantados pelo PIAGET.
  • Piaget não diz que o conhecimento precede à experiência.  Acho que é esse o erro da questão.

    Piaget formula o conceito de epigênese, argumentando que "o conhecimento não procede nem da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada no sujeito, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas" (Piaget, 1976 apud Freitas 2000:64). Quer dizer, o processo evolutivo da filogenia humana tem uma origem biológica que é ativada pela ação e interação do organismo com o meio ambiente - físico e social - que o rodeia (Coll, 1992; La Taille, 1992, 2003; Freitas,  2000; etc.), significando entender com isso que as formas primitivas da mente, biologicamente constituídas, são reorganizadas pela psique socializada, ou seja, existe uma relação de interdependência entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer.

    http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm
  • ERRADO

    A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, é uma síntese do empirismo e do racionalismo. O autor põe em xeque as idéias de que o conhecimento nasce com o indivíduo ou é dado pelo meio social. Afirma que o sujeito constrói o conhecimento na interação com o meio físico e social, e essa construção vai depender tanto das condições do indivíduo como das condições do meio (DARSIE, 1999).
  • A palavra "interacionismo" remete às teorias de Vygotsky, pois, a teoria de Piaget é "a epistemologia genética" e  ,também, é relacionada ao termo "construtivismo". Se pensarmos no termo construtivismo pode-se notar uma ideia ativa em relação ao conhecimento, ou seja, é interiorizado algum objeto do ambiente (assimilição), logo, é somado a conhecimentos já existentes na cognição, dessa forma, a estrutura cognitiva é modificada (acomodação).

    1- Assimilação

    2- Acomodação

    keep on... 

  • Pelo que tenho estudado, interacionismo remete tanto à teoria de Vygotsky, quanto à teoria de Piaget. Eles divergem em outros aspectos, mas ambos acreditam que o conhecimento e desenvolvimento ocorre na interação do sujeito com o objeto.


ID
312424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

Para compreender as contribuições do pensamento de Vigotsky para a educação, é necessário que se faça uma breve consideração acerca dos fundamentos filosóficos subjacentes a suas ideias. Vigotsky construiu uma psicologia marxista, buscando as bases dessa teoria para explicar a formação da mente.

Alternativas
Comentários
  • ·    A sua teoria tem raízes na teoria marxista do materialismo dialéctico, ou seja, que as mudanças históricas na sociedade e a vida material produzem mudanças na natureza humana.

  • CERTO!!!


    A sua psicologia tem como base epistemológica o materialismo dialético de Karl Max, investigando os processos psicológicos humanos, como relevo em sua dimensão histórica e não natural. Extrai do marxismo a ideia de que o ser humano é uma realidade concreta e sua essência é construída nas relações sociais.


    Fonte: Psicologia da aprendizagem,: processos, teorias e contextos.

  • Errei por causa do "construiu"

ID
312427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

Na concepção epistemológica racionalista, o professor é um auxiliar do aluno, um facilitador da aprendizagem. Nessa concepção, o professor deve interferir o mínimo possível no processo de aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Vygotsky

    concepção epistemológica racionalista, o professor é um auxiliar do aluno, um facilitador, pois o aluno já
    traz em si um saber que ele precisa, apenas, trazer à consciência, organizar, ou, ainda, rechear de conteúdo.
    O professor deve interferir o mínimo possível. É no regime do laissez-faire ("deixa fazer") que ele encontrará
    o seu caminho. Esse professor acredita que o aluno aprende por si mesmo e o máximo que ele pode fazer é
    auxiliar a aprendizagem do aluno, despertando o conhecimento que já existe neste.

    http://alinnemeucantinho.blogspot.com/2009/10/vygotsky-e-as-teorias-da-aprendizagem.html
  • CERTA!!


    Na concepção epistemológica racionalista, o professor é um auxiliar do aluno, um facilitador, pois o aluno já traz em si um saber que ele precisa, apenas, trazer à consciência, organizar, ou, ainda, rechear de conteúdo. O professor deve interferir o mínimo possível. É no regime do laissez-faire ("deixa fazer") que ele encontrará o seu caminho. Esse professor acredita que o aluno aprende por si mesmo e o máximo que ele pode fazer é auxiliar a aprendizagem do aluno, despertando o conhecimento que já existe neste. A epistemologia que sustenta esse modelo pedagógico é também denominada apriorista, palavra derivada da expressão a priori, significativa "daquilo que é posto antes", no caso em tela, a bagagem genética/hereditária. Essa epistemologia acredita que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética. Assim, o professor, imbuído de uma epistemologia apriorista – inconsciente, na maioria das vezes – renuncia àquilo que seria a característica fundamental da ação docente: a intervenção no processo de aprendizagem do aluno.

    FONTE: http://www.miniweb.com.br/educadores/Artigos/PDF/vygotsky.pdf

    SUA VEZ VAI CHEGAR, NUNCA DESISTA!!!

ID
393076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

O conceito de zona de desenvolvimento proximal formulado por Vigotsky diz respeito à necessidade intrínseca que todo adulto tem de realizar, no lugar da criança, as tarefas que considera que ela seja incapaz de desempenhar sozinha.

Alternativas
Comentários
  • Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) (???? ?????????? ????????), é um conceito elaborado por Vygotsky, e define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, é a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis.

  • Em Vygotsky, ao contrário de Piaget, o desenvolvimento –
    principalmente o psicológico/mental (que é promovido pela convivência social,
    pelo processo de socialização, além das maturações orgânicas) – depende da
    aprendizagem na medida em que se dá por processos de internalização de
    conceitos, que são promovidos pela aprendizagem social, principalmente
    aquela planejada no meio escolar.
    Para Vygotsky (1996), Zona de
    Desenvolvimento Proximal (ZDP), é a distância entre o nível de
    desenvolvimento real, ou seja, determinado pela capacidade de resolver
    problemas independentemente, e o nível de desenvolvimento proximal,
    demarcado pela capacidade de solucionar problemas com ajuda de um
    parceiro mais experiente. São as aprendizagens que ocorrem na ZDP que
    fazem com que a criança se desenvolva ainda mais, ou seja, desenvolvimento
    com aprendizagem na ZDP leva a mais desenvolvimento,por isso dizemos que,
    para Vygotsky, tais processos são indissociáveis.

    fonte>http://www.josesilveira.com/artigos/vygotsky.pdf
  • Desenvolvimento Proximal (ZDP), é a distância entre o nível de
    desenvolvimento real, ou seja, determinado pela capacidade de resolver
    problemas independentemente, e o nível de desenvolvimento proximal,
    demarcado pela capacidade de solucionar problemas com ajuda de um
    parceiro mais experiente. 

    fonte>http://www.josesilveira.com/artigos/vygotsky.p

  • Segundo VYGOTSKY (1989), a aprendizagem tem um papel fundamental para o desenvolvimento do saber, do conhecimento. Todo e qualquer processo de aprendizagem é ensino-aprendizagem, incluindo aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre eles. Ele explica esta conexão entre desenvolvimento e aprendizagem através da zona de desenvolvimento proximal (distância entre os níveis de desenvolvimento potencial e nível de desenvolvimento real), um “espaço dinâmico” entre os problemas que uma criança pode resolver sozinha (nível de desenvolvimento real) e os que deverá resolver com a ajuda de outro sujeito mais capaz no momento, para em seguida, chegar a dominá-los por si mesma (nível de desenvolvimento potencial).


ID
393079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Em 1930, Anísio Teixeira lançou o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ALTERADO PELO CESPE!!! ERRADO!!!

    Segundo site do INEP (História)
    O Inep foi criado, por lei, no dia 13 de janeiro de 1937, sendo chamado inicialmente de Instituto Nacional de Pedagogia. No ano seguinte, o órgão iniciou seus trabalhos de fato, com a publicação do Decreto-Lei nº 580, regulamentando a organização e a estrutura da instituição e modificando sua denominação para Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. Foi nomeado para o cargo de diretor-geral do órgão o professor Lourenço Filho.
    ...
    Em 1952, assumiu a direção do Instituto o professor Anísio Teixeira, que passou a dar maior ênfase ao trabalho de pesquisa. (Leia sua declaração no dia da posse). Seu objetivo era estabelecer centros de pesquisa como um meio de "fundar em bases científicas a reconstrução educacional do Brasil"
  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "E", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Justificativa da banca:  O ano de 1930 não corresponde ao ano de lançamento do INEP por Anísio Teixeira. Desse modo, opta-se pela alteração do gabarito do item.
    Bons estudos!
  • Com o objetivo de realizar estudos para identificar os problemas do ensino nacional e propor políticas públicas, foi criado, em 1937, pela Lei 378, o Instituto Nacional de Pedagogia (INEP). No entanto, em 1938, pelo Decreto-Lei n. 580, essa denominação foi alterada para Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (utilizando a mesma sigla). Apenas neste ano (1938) foi que o INEP começou a funcionar de fato, sob a direção de Lourenço Filho. Anísio Teixeira só assumiria o instituto em 1952.

    GABARITO: questão “ERRADA”


ID
393082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Heinrich Pestalozzi foi um dos defensores da ideia de que a aprendizagem escolar deve centrar-se no desenvolvimento de habilidades, por meio da realização de atividades físicas e mentais.

Alternativas
Comentários
  • Pestalozzi defendia um conceito de educação que tinha pouco ou nada a ver com o enciclopedismo de Comênio, mas referia-se exclusivamente ao desenvolvimento moral, mental e físico da natureza da criança.

     
    FONTE

  • "A criança, na concepção de Pestalozzi, era um ser puro, bom em sua essência e possuidor de uma natureza divina que deveria ser cultivada e descoberta para atingir a plenitude", diz Alessandra Arce, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto. O pensador suíço costumava comparar o ofício do professor ao do jardineiro, que devia providenciar as melhores condições externas para que as plantas seguissem seu desenvolvimento natural. Ele gostava de lembrar que a semente traz em si o "projeto" da árvore toda.

    Desse modo, o aprendizado seria, em grande parte, conduzido pelo próprio aluno, com base na experimentação prática e na vivência intelectual, sensorial e emocional do conhecimento. É a idéia do "aprender fazendo", amplamente incorporada pela maioria das escolas pedagógicas posteriores a Pestalozzi. O método deveria partir do conhecido para o novo e do concreto para o abstrato, com ênfase na ação e na percepção dos objetos, mais do que nas palavras. O que importava não era tanto o conteúdo, mas o desenvolvimento das habilidades e dos valores.

    educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/pestalozzi-307416.shtml
  • Pestalozzi - a função do ensino é desenvolver habilidades naturais e inatas das crianças, isso inclui atividades físicas e mentais.

  • Antecipando concepções do movimento da Escola Nova, que só surgiria na virada do século 19 para o 20, Pestalozzi afirmava que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas. "Segundo ele, o amor deflagra o processo de auto-educação", diz a escritora Dora Incontri, uma das poucas estudiosas de Pestalozzi no Brasil. 

  • Pestalozzi acreditava que a educação deveria ser o principal meio das reformas sociais. Defendia que a educação consistia no desenvolvimento moral, mental e físico da natureza da criança, de todas as crianças, independentemente de suas condições sociais.

    GABARITO: questão “CERTA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - Direção Concursos

    Pestalozzi acreditava que a educação deveria ser o principal meio das reformas sociais. Defendia que a educação consistia no desenvolvimento moral, mental e físico da natureza da criança, de todas as crianças, independentemente de suas condições sociais.

    GABARITO: questão “CERTA”


ID
393085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento psíquico, que se inicia no nascimento e se encerra na idade adulta, orienta-se essencialmente para o equilíbrio.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de equilibração torna-se especialmente marcante na teoria de Piaget pois ele representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano. Trata-se de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o indivíduo está inserido.

    fonte: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm
  • Segundo Piaget o desenvolvimento mental se dá progressivamente de maneira similar ao crescimento orgânico, que começa no nascimento e encerra na fase adulta. Assim a vida mental é como se evoluísse até chegar ao equilíbrio final, que seria a mentalidade adulta. Esse equilíbrio vai ficando mais estabilizado com a elevação da idade. 

     

    O desenvolvimento é uma equilibração crescente que oscila entre um estado de menor equilíbrio para um equilíbrio superior. Então é uma construção contínua, que passa de um estágio inferior para um superior. A equilibração é um processo de desequilíbrio e equilíbrio que acontece entre os estágios para haver uma mudança de estágio. O desequilíbrio é a motivação primária para alterar as estruturas mentais da pessoa.


ID
393088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

De acordo com a epistemologia genética, o pensamento formal consiste na capacidade de transposição das operações lógicas do plano das ideias para o da manipulação concreta.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA, ESSA PROPOSIÇÃO FAZ PARTE DA TEORIA DESENVOLVIMENTISTA DE J.PIAGET.
  • EPISTEMOLOGIA GENÉTICA foi um desenvolvido por Piaget.

    Não entendi onde está o erro dessa questão.

    Sobre pensamento formal:

     O adolescente pode raciocinar dedutivamente, fazer hipóteses a respeito de soluções para o problema e pensar simultaneamente em várias hipóteses. É capaz de raciocínio científico e de lógica formal e pode aceitar a forma de um argumento, embora deixe de lado seu conteúdo concreto, de onde se origina o termo "operações formais"

    Fonte:
    http://www.oocities.org/eduriedades/piaget1.html
  • Acredito que a oração está invertida. a capacidade primeiro da "manipulação concreta", no inicio do desenvolvimento, para somente depois ir para  "transposição das operações lógicas do plano das ideias". Do concreto para as operações lógicas.
  • São quatro etapas da epistemologia genética

    Sensório-motor nascimento até 2 anos - sensação e movimento

    Pré-operatório 2 aos 7 anos - fala, intelecto simbólico é a fase do egocentrismo 

    Operatório-concreto 7 aos 11 anos - relaciona, classifica objetos é a fase da cooperação

    Operatório-formal 11 anos em diante - raciocínio lógico, sistematiza os dados.

     

    JUSTIFICATIVA

    Não há necessidade de transposição dá OPERAÇÃO FORMAL (PENSAMENTO FORMAL) para o concreto, pelo contrário o indivíduo fica apenas no abstrato, nas hipóteses, no raciocínio lógico e na sistematização dos dados.

     

    OBSERVAÇÃO

    Não existe uma inversão nos conceitos apresentados na questão. O indivíduo permanece no plano das ideias sem manipulação concreta.

     

  • O estágio operatório-fomal é caracterizado pela capacidade de abstração, de formular hipóteses, do pensamento científico, do questionamento da organização social vigente, dessa forma, não é típico dessa fase do desenvolvimento a manipulação concreta como afirma a questão. O desenvolvimento da criança começa com ações, movimentos primários, e gradualmente deixa de conhecer o mundo por meio do concreto e passa a explorá-lo pela abstração.

     

    Pouco a pouco... 


ID
503299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

De acordo com a teoria piagetiana, a assimilação e a acomodação são dois aspectos complementares do processo de construção do conhecimento. A criança assimila um objeto e acomoda um esquema. Assimila um objeto dentro de um esquema já dominado e acomoda um esquema para que ele dê origem a outro.

Alternativas
Comentários
  • Psicologia do desenvolvimento

    Assimilação:
     Processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceptual nas estruturas cognitivas prévias. Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vê/ouve coisas novas), ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.


    Acomodação: Acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, isto é, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo. Diante deste impasse, restam apenas duas saídas - ou criar um novo esquema ou modificar um esquema existente. Ambas as ações resultam  numa mudança na estrutura cognitiva. 

    Equilibração: Trata, de uma maneira geral, de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e, assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.
  • O objeto não é alterado por ser assimilado; apenas integrado no campo das estruturas. Na acomodação você já conseguiu o conhecimento.

  • Pelo que a lu leal postou, a resposta seria a Errado, uma vez que não necessariamente precisa haver a criação de um novo esquema. Outra coisa que estaria errada é assimilar um objeto que já está no esquema, não! Se já está no esquema, então não precisa ser assimilado.

  • CERTA. DE ACORDO COM O MATERIAL DE APOIO DA PROFESSORA FABIANA, DO PEDAGOGIA PARA CONCURSOS: “Para Piaget, o processo de conhecer promove um desequilíbrio com aquilo que já possuímos/sabemos, e já está estabelecido entre sujeito e objeto, desencadeando primeiramente um processo de assimilação e posteriormente acomodação, ou seja, as modificações sofridas pelo sujeito em função da assimilação desencadeada. Resultando em um equilíbrio, ou conhecimento novamente, sendo esse processo vivenciado por toda a vida da pessoa”. (SILVA, 2017, p.6)


ID
503302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

Piaget apresenta quatro estágios de desenvolvimento da inteligência: pré-operacional, de 0 a 2 anos de idade; operacional concreto, de 2 a 7 anos; operacional formal, de 7 a 11 anos; e sensório motor, de 11 anos em diante.

Alternativas
Comentários
  • Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em 4 estados, que ele próprio chama de fases de transição essas 4 fases são o Sensório-motor (0 – 2 anos), o Pré-operatória (2 – 7 anos), o Operatório concreto  (7 – 11 anos) e o Opratório formal (12 anos em diante).
  • Segundo Piaget

    Depois de observar muitas crianças, Piaget concluiu que o progresso delas passa por quatro estágios e que todas passam por eles na mesma ordem.

    Estágio sensório-motor (até 2 anos) - Segundo Piaget, nessa fase do desenvolvimento, o campo da inteligência da criança aplica-se a situações e ações concretas. Trata-se do período em que há o desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações. É também o período da diferenciação entre os objetos e o próprio corpo.

    Estágio pré-operatório (dos 2 aos 6/7 anos) - É a fase em que as crianças reproduzem imagens mentais. Elas usam um pensamento intuitivo que se expressa numa linguagem comunicativa - mas egocêntrica -, porque o pensamento delas está centrado nelas mesmas.

    Estágio operatório concreto (dos 6/7 aos 11/12 anos) - Nessa fase as crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações estáticas. Têm capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e conseguem realizar atividades concretas, que não exigem abstração.

    Estágio das operações formais (dos 11/12 até a vida adulta) - É a fase de transição para o modo adulto de pensar. É durante essa fase que se forma a capacidade de raciocinar sobre hipóteses e idéias abstratas. Nesse momento, a linguagem tem um papel fundamental, porque serve de suporte conceitual.

    (Pesquisa e texto de Guila Eitelberg Azevedo)

  • A ordem  está incorreta. São elas:

    1. Sensório-motor: 0 a 2 anos

    2. Pré-operatório: 2 a 7 anos

    3. Operatório concreto: 7 a 11 anos

    4. Operatório Formal: 12 anos para frente

  • Piaget apresenta quatro estágios de desenvolvimento da inteligência: Sensório-motor, de 0 a 2 anos ; pré-operacional, de 2 a 7 anos de idade; operacional concreto, de 7 a 10 anos; operacional formal, 11 anos;


ID
503305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

De acordo com diversas teorias da aprendizagem, maturação é o desenvolvimento do corpo e do sistema nervoso que prepara o animal para dar determinadas respostas. Os comportamentos que dependem da maturação surgem em épocas previsíveis e não requerem treinamento específico.

Alternativas
Comentários
  • Com relação à aprendizagem comportamental os psicólogos entendem uma mudança comportamental relativamente duradoura, ensejada pela experiência. Este tipo de aprendizagem é o elemento central de todos os ramos da psicologia. Tais comportamentos dependentes da maturação surgem em épocas previsíveis e não requerem qualquer treinamento especifico. A conduta emerge por si: basta que o meio ambiente esteja dentro dos limites normais. Crianças do mundo inteiro começam a andar sozinhas próximas ao fim do primeiro ano de vida.

  • Maturação significa processo de crescimento, evolução, acho que no contexto da questão não está falando especificamente da teoria comportamentalista/ behaviorista, até porque esta precisa de um treinamento específico ( reforço positivo ou negativo). Na minha opinião, está tratando de teorias como a de Piaget e de Walon  em que os processos de maturação surgem em épocas mais ou menos previsíveis sem que haja necessariamente um treinamento.

  • Gabarito: CERTO.


ID
503311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

Para os adeptos da teoria gestalt, o comportamento não é um somatório ou associação de experiências, mas resultado da atuação da mente estruturada que percebe o mundo de forma igualmente estruturada. Esses teóricos demonstram suas teses por meio de testes, com figuras estilizadas, nos quais a mente atribui um significado que não está na figura exibida.

Alternativas

ID
503332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

Segundo Edgar Morin, o termo complexus, de origem latina, representa aquilo que junta, não separa, religa e não fratura. Quando aplicado a uma teoria que busca compreender o ser humano, analisa os constituintes que formam a sociedade como diferentes e relacionados, encara a sociedade como um conjunto, isto é, como uma complexidade, um sistema formado por elementos distintos em interdependência.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Edgar Morin, os seres humanos nas sociedades, estão juntos e misturados, aprendendo uns com os outros, dessa forma, formado um conjunto de diferenças que se relacionam e se integram.


ID
503335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O fracasso escolar, hoje, pode ser entendido como fator
desencadeante de um problema de aprendizagem que, de outro
modo, não teria aparecido. Essa situação, que torna mais
complexo e difícil o diagnóstico, exige maior responsabilidade e
precisão teórica dos profissionais da educação. Julgue os itens
subseqüentes, com relação a essas idéias.

Estudos contemporâneos têm comprovado que a desnutrição alimentar e a carência financeira e afetiva são as maiores causas do fracasso escolar.

Alternativas

ID
503341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O fracasso escolar, hoje, pode ser entendido como fator
desencadeante de um problema de aprendizagem que, de outro
modo, não teria aparecido. Essa situação, que torna mais
complexo e difícil o diagnóstico, exige maior responsabilidade e
precisão teórica dos profissionais da educação. Julgue os itens
subseqüentes, com relação a essas idéias.

A evolução da sociedade deu origem a uma nova patologia: o fracasso escolar. O profissional que atua nesse fenômeno é o psicopedagogo, que, em seu trabalho, deve envolver a criança, os pais, os professores e a escola como um todo.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    As dificuldades    de aprendizagem acabam por provocar o fracasso escolar e, a psicopedagogia,    como abordagem que estuda o processo de aprendizagem, age para a superação    dessas dificuldades sob um caráter institucional ou clínico.

    O fracasso escolar    nos remete a um "olhar atento". Um olhar que procure vislumbrar o sensível    que está oculto.

     


ID
509182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A fixação, um complemento essencial da aprendizagem, não tem merecido, nas práticas escolares, a atenção que lhe é devida. Com relação a esse aspecto didático, julgue os seguintes itens.

A técnica de fixação de aprendizagem denominada quadro sinótico possibilita ao aluno pesquisar o essencial do tema desenvolvido em aula.

Alternativas
Comentários
  • quadro sinótico/esquema/organograma/mapa conceitual...

  • em alguns livros didaticos o cumum é mapa conceitual


ID
543094
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere as seguintes interpretações realizadas pela escola:

- A criança de baixa renda não aprende porque apresenta déficit cognitivo.

- A criança de baixa renda não aprende porque é culturalmente pobre.

- A criança de baixa renda não aprende porque é desnutrida.

Diante disso, o resultado de sua ação se relaciona à ideia de

Alternativas
Comentários
  • Oi gente, alguém entendeu o que a quesão queria? Acho q interpretei errado e marquei a alternativa E. 
  • A questão aborda a concepção da escola sobre a criança de baixa renda. Ao rotular que encontrando-se nesta categoria a criança será incapaz de aprender a escola a enquadra num padrão de fracasso escolar.
  • olha essa questao tem que ser bem interpretada,,,por quer é na pergunta que estar o segredo  ou seja  o resultado da açao do professor em relaçao a um aluno que tenha essas mazelas sociais....da exclusao social....entao o resultado negativo da apredijagem é que classifica....um fracasso escolar...a escola faz esse jugamento....que é culpa do sistema mal engrenado......alguem tem que ser o bode expiratorio....de um sistema falido.... valeu   bons estudos espero que eu tenha ajudado;;;;;;    diretamente de Delmiro gouveia professor gil gomes
  • Todas essas afirmativas são usadas pela escola atual para justificar o fracasso escolar. Por isso é a alternativa D
  • A questão está relacionada  ao fracasso escolar. Ao buscar justificar a ineiciencia do sistema educacional brasileiro, as escolas transferem essa responsabilidades para as classes menos favorecidas.

ID
553117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três
grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens
a seguir.

A lista de processos cognitivos, cuja descrição se divide em seis níveis de raciocínio, é organizada do mais simples, marcado pela posse da informação, ao mais complexo, que implica julgamento sobre o valor e a importância de uma ideia.

Alternativas
Comentários
  • A taxonomia de bloom aborda os niveis de domínio cognitivo, onde o último item seria a avaliação, o que torna o item correto. Veja a imagem:

    No entanto, sua taxonomia foi revista e hoje o último nível é o de criação, conforme ilustração abaixo:
  • A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescentedo mais simples ao mais complexo – e isso significa que, para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior.Só após conhecer um determinado assunto alguém poderá compreendê-lo e aplicá-lo. Nesse sentido, a taxonomia proposta não é apenas um esquema para classificação, mas uma possibilidade de organização hierárquica dos processos cognitivos de acordo com níveis de complexidade e objetivos do desenvolvimento cognitivo desejado e planejado.


    São seis níveis:

    Conhecimento – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em recordar, definir, reconhecer ou identificar informação específica, a partir de situações de aprendizagem anteriores; 


    • Compreensão – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em demonstrar compreensão pela informação, sendo capaz de reproduzir a mesma por ideias e palavras próprias; 


    • Aplicação – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em recolher e aplicar informação em situações ou problemas concretos;


    • Análise – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em estruturar informação, separando as partes das matérias de aprendizagem e estabelecer relações, explicando-as, entre as partes constituintes; 


    • Síntese – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em recolher e relacionar informação de várias fontes, formando um produto novo; 


    • Avaliação – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em fazer julgamentos sobre o valor de algo (produtos, ideias, etc.) tendo em consideração critérios conhecidos.


     FONTE: http://biblioteconomiadigital.blogspot.com.br/2012/08/a-taxonomia-de-bloom-verbos-e-os.html
    FocoForçaFé# Espero ter ajudado!!!
  • https://www.youtube.com/watch?v=78MDUovctQA


ID
553120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três
grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens
a seguir.

Os processos cognitivos não são cumulativos, pois uma categoria cognitiva não depende da outra para que ocorra o desenvolvimento dos processos mentais.

Alternativas
Comentários
  • taxonomia dos objetivos educacionais, também popularizada como taxonomia de Bloom, é uma estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais. Foi resultado do trabalho de uma comissão multidisplinar de especialistas de várias universidades dos EUA, liderada por Benjamin Bloom, na década de 1950. A classificação proposta por Bloom dividiu as possibilidades de aprendizagem em três grandes domínios:

    - o cognitivo, abrangendo a aprendizagem intelectual;

    - o afetivo, abrangendo os aspectos de sensibilização e gradação de valores;

    - o pscomotor, abrangendo as habilidades de execução de tarefas que envolvem o organismo muscular.

    Cada um destes domínios tem diversos níveis de profundidade de aprendizado. Por isso a classificação de Bloom é denominada hierarquia: cada nível é mais complexo e mais específico que o anterior. O terceiro domínio não foi terminado, e apenas o primeiro foi implementado em sua totalidade.

  •   Os processos categorizados pela Taxonomia dos Objetivos Cognitivos de Bloom, além de representarem resultados de aprendizagem esperados, são cumulativos, o que caracteriza uma relação de dependência entre os níveis e são organizados em termos de complexidades dos processos mentais

    QUESTÃO ERRADA!!!

    6 NÍVEIS:

    • Conhecimento – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em recordar, definir, reconhecer ou identificar informação específica, a partir de situações de aprendizagem anteriores; 

    • Compreensão – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em demonstrar compreensão pela informação, sendo capaz de reproduzir a mesma por ideias e palavras próprias; 

    • Aplicação – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em recolher e aplicar informação em situações ou problemas concretos;

    • Análise – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em estruturar informação, separando as partes das matérias de aprendizagem e estabelecer relações, explicando-as, entre as partes constituintes; 

    • Síntese – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em recolher e relacionar informação de várias fontes, formando um produto novo; 

    • Avaliação – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em fazer julgamentos sobre o valor de algo (produtos, ideias, etc.) tendo em consideração critérios conhecidos.


    FONTE: http://biblioteconomiadigital.blogspot.com.br/2012/08/a-taxonomia-de-bloom-verbos-e-os.html



ID
553126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três
grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens
a seguir.

A taxonomia de Bloom define capacidades e conhecimentos adquiridos por meio do processo de aprendizagem e por ações que devem ser atingidas ao final do processo de ensino e aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     A taxonomia dos objetivos educacionais, também popularizada como taxonomia de Bloom, é uma estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais. Foi resultado do trabalho de uma comissão multidisplinar de especialistas de várias universidades dos Estados Unidos, liderada por Benjamin S. Bloom , na década de 1950 . A classificação proposta por Bloom dividiu as possibilidades de aprendizagem em três grandes domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor.
  • A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescente – do mais simples ao mais complexo – e isso significa que, para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior.

     Só após conhecer um determinado assunto alguém poderá compreendê-lo e aplicá-lo. Nesse sentido, a taxonomia proposta não é apenas um esquema para classificação, mas uma possibilidade de organização hierárquica dos processos cognitivos de acordo com níveis de complexidade e objetivos do desenvolvimento cognitivo desejado e planejado.


    CERTA!


    FONTE: http://biblioteconomiadigital.blogspot.com.br/2012/08/a-taxonomia-de-bloom-verbos-e-os.html

  • Não compreendi essa afirmativa, principalmente no que diz respeito a ações que devem ser atingidas ao final do processo de ensino e aprendizagem. Como se trata de uma estrutura hierárquica, onde cada nível representa uma fase da aprendizagem e que há a dependência entre esses níveis, como as ações são atingidas ao final do processo se elas são desenvolvidas durante e uma depende da outra?

    Caso alguém tenha entendido o meu questionamento, agradeço se puder me ajudar. ;)

  • A classificação proposta por Bloom dividiu as possibilidades de aprendizagem em três grandes domínios:

    - o cognitivo, abrangendo a aprendizagem intelectual;

    - o afetivo, abrangendo os aspectos de sensibilização e gradação de valores;

    - o psicomotor, abrangendo as habilidades de execução de tarefas que envolvem o aparelho motor.

    GABARITO: CERTO


ID
553132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três
grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens
a seguir.

Os três grandes domínios estabelecidos por Bloom são: cognitivo, afetivo e social.

Alternativas
Comentários
  • Os 3 domínios estabelecidos por Bloom são: cognitico, afetivo e psicomotor. 
  • Taxonomia de Bloom é a classificação que divide os objetivos

    educacionais em três domínios: Cognitivo, afetivo e motor (psicomotor).

    Cognitivo: Relaciona-se a capacidade intelectual.

    Afetivo: Relaciona-se aos sentimentos, emoções e atitudes.

    Motor (psicomotor): Enfatizam o uso e a coordenação dos músculos.

    Benjamim Bloom foi um grande teórico que influenciou as teorias de

    aprendizagem, na segunda metade do século xx



ID
553138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três
grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens
a seguir.

Conhecimento, compreensão e avaliação são categorias referentes ao domínio cognitivo.

Alternativas
Comentários
  • Domínio cognitivo: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação
  • CERTO...!!! SÃO SEIS NÍVEIS HIERÁRQUICOS, DO MAIS SIMPLES PARA O MAIS COMPLEXO:


    • Conhecimento – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em recordar, definir, reconhecer ou identificar informação específica, a partir de situações de aprendizagem anteriores; 

    • Compreensão – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em demonstrar compreensão pela informação, sendo capaz de reproduzir a mesma por ideias e palavras próprias; 

    • Aplicação – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em recolher e aplicar informação em situações ou problemas concretos;

    • Análise – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em estruturar informação, separando as partes das matérias de aprendizagem e estabelecer relações, explicando-as, entre as partes constituintes; 

    • Síntese – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em recolher e relacionar informação de várias fontes, formando um produto novo; 

    • Avaliação – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em fazer julgamentos sobre o valor de algo (produtos, ideias, etc.) tendo em consideração critérios conhecidos.


     FOCO FORÇA FÉ@@@


ID
555187
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Piaget, na etapa do desenvolvimento cognitivo que corresponde à faixa etária dos 7 aos 11/12 anos, a criança tem, dentre outras, as seguintes capacidades:

Alternativas
Comentários
  • OPERATÓRIO CONCRETO 7-12 ANOS: diminuição do egocentrismo, realiza operações matemáticas, compreende o ponto de vista dos outros e os próprios erros. Capaz de ordenar elementos por seu tamanho e consolida as conservações de número, substância, volume e peso.


ID
555655
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conjunto de princípios para explicar a aprendizagem constitui o que se denomina teorias da aprendizagem. Nessa perspectiva, conclui-se corretamente que a teoria

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETADe acordo com a teoria sociocultural de Vygotsky, as interações são a base para que o indivíduo consiga compreender (por meio da internalização) as representações mentais de seu grupo social - aprendendo, portanto. A construção do conhecimento ocorre primeiro no plano externo e social (com outras pessoas) para depois ocorrer no plano interno e individual. Nesse processo, a sociedade e, principalmente, seus integrantes mais experientes (adultos, em geral, e professores, em particular) são parte fundamental para a estruturação de que e como aprender.

    B) teoria genética A inteligência emocional é o nível de sua capacidade de entender outras pessoas, o que os motiva e como trabalhar cooperativamente com elas”, afirma Howard Gardner, um teórico da Harvard.

    C) teoria comportamentalista O psicólogo norteamericano Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) com nos conteúdos a serem transmitidos e no professor se aprende por memorização e repetição.

    D) Epistemologia Genética é a teoria desenvolvida por Jean Piaget Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito. Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com os objetos. Durante sessenta anos, Jean Piaget coordenou projetos de pesquisas, que deram base à compreensão contemporânea do desenvolvimento infantil. Piaget estava interessado em investigar como o conhecimento se desenvolvia nos humanos. Piaget fez sua formação inicial em Biologia e por isso alguns conceitos desta disciplina influenciaram sua teoria e descobertas sobre o desenvolvimento infantil.

    E) teoria comportamentalista a aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços a fim de obter os comportamentos desejados, oferecendo estímulos reforçadores sobre os alunos que recebe passivamente o conhecimento do professor (ARAÚJO, 2009).
  • Sociocultural tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente em processos de relações sociais, com a ajuda de pessoas mais experientes. (Vygosky = teoria do interacionismo sociocultural) CORRETA

    (Sociocultural Não!)Teoria da Afetividade tem como base a ideia de que a aprendizagem é diretamente ligada à maturação e à inteligência emocional dos sujeitos aprendentes. (Wallon)

    (Comportamentalista Não!)Teoria do Construtivismo tem como base a ideia de que a aprendizagem é processo subjetivo diretamente ligado às estruturas psicogenéticas dos sujeitos. (Piaget)

    (Genética Não!)Teoria do Interacionismo tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente a partir das relações sociais e culturais dos sujeitos no processo de desenvolvimento de suas capacidades e funções. (Vygosky)

    (Genética Não!)Teoria do Behaviorismo tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente a partir de processos ambientais e dos estímulos que ali se façam presentes. (Frederic Skinner)

    Teorias de aprendizagem são os estudos que procuram investigar, sistematizar e propor soluções relacionadas ao campo do aprendizado humano. As principais teorias são: behaviorismo, cognitivismo, construtivismo, interacionismo.

    https://www.resumoescolar.com.br/portugues/teorias-de-aprendizagem/

  • Sociocultural

     tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente em processos de relações sociais, com a ajuda de pessoas mais experientes.

    Vygosky = teoria do interacionismo sociocultural

  • Teorias de aprendizagem são os estudos que procuram investigar, sistematizar e propor soluções relacionadas ao campo do aprendizado humano. As principais teorias são: behaviorismo, cognitivismo, construtivismo, interacionismo.

    - Teoria do Behaviorismo tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente a partir de processos ambientais e dos estímulos que ali se façam presentes. (Frederic Skinner)

    - Cognitivismo esta teoria defende que, a capacidade do aluno em aprender coisas novas depende diretamente dos conhecimentos prévios que ele possui. Para estes teóricos, é necessário investigar quais os saberes do aluno acerca do assunto que será ensinado. Depois, deve-se auxiliar o aluno para que ele consiga sistematizar e organizar os novos conhecimentos,     através de associações com o seu conhecimento prévio.

    - Teoria do Construtivismo tem como base a ideia de que a aprendizagem é processo subjetivo diretamente ligado às estruturas psicogenéticas dos sujeitos. (Piaget)

    -Teoria do Interacionismo tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente a partir das relações sociais e culturais dos sujeitos no processo de desenvolvimento de suas capacidades e funções. (Vygosky)

    Teoria sociocultural de Vygotsky, as interações são a base para que o indivíduo consiga compreender (por meio da internalização) as representações mentais de seu grupo social - aprendendo, portanto. A construção do conhecimento ocorre primeiro no plano externo e social (com outras pessoas) para depois ocorrer no plano interno e individual. Nesse processo, a sociedade e, principalmente, seus integrantes mais experientes (adultos, em geral, e professores, em particular) são parte fundamental para a estruturação de que e como aprender.

    Resumindo: tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente em processos de relações sociais, com a ajuda de pessoas mais experientes. (Vygosky = teoria do interacionismo sociocultural) 

    Teoria genética A inteligência emocional é o nível de sua capacidade de entender outras pessoas, o que os motiva e como trabalhar cooperativamente com elas”, afirma Howard Gardner, um teórico da Harvard.

    A Epistemologia Genética é a teoria desenvolvida por Jean Piaget Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito. Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com os objetos.

    Teoria Comportamentalista a aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços a fim de obter os comportamentos desejados, oferecendo estímulos reforçadores sobre os alunos que recebe passivamente o conhecimento do professor (ARAÚJO, 2009).


ID
555679
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A relação escola-comunidade tem sido destacada para o sucesso escolar. Vários motivos vêm sendo apontados como fatores que geram sucesso, em termos de aprendizagem significativa. Nessa perspectiva, analise os motivos a seguir.

I - A escola e seus gestores como articuladores do bom relacionamento entre alunos e famílias.

II - O projeto político-pedagógico representa um documento básico para firmar a relação escola-comunidade.

III - Criação de espaços comunitários pelas famílias substituindo as atribuições do Estado, por meio do trabalho voluntário.

IV - Representantes comunitários como protagonistas nos processos de relação escola-comunidade.

São motivos que conduzem ao sucesso escolar APENAS os expostos em

Alternativas
Comentários
  • Os motivos I, II e IV que conduzem ao sucesso escolar.

  • protagonistas comunitários me derrubou

  • protagonistas comunitários? dificil entender essa questão


ID
581266
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de seleção dos conteúdos deve ocorrer de forma sistemática e criteriosa, contribuindo para que as experiências de ensino/aprendizagem sejam significativas. A partir dessa concepção, pode-se afirmar CORRETAMENTE, que se constituem em critérios de seleção de conteúdos de ensino, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • d) afetividade;

    Não entendi...


ID
589009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sentir as emoções, transmitir vontades, decidir sobre o que quer fazer e explorar as potencialidades com vigor são mensagens emitidas pelos alunos por meio dos movimentos corporais.

Mattos e Neira. Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte Editora, 2000, p. 15.

A menção no texto sobre o ser corporal, aquele que pensa, age, sente e se comunica pelos gestos e expressões deve predominar na escola sobre o ter e poder corporal, aquele que simplesmente executa o movimento. Acerca da característica dessa relação de dominância, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
589012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Santin, as mensagens emitidas pelos alunos por meio dos movimentos corporais expressam as manifestações dos mais puros sentimentos que envolvem a alegria, o medo e o amor, descobrindo como o corpo é sensível e possui uma linguagem própria, desvelada pelos gestos e, dessa forma, possibilitando uma comunicação com o mundo. Acerca dessas ideias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Ai que estranha essa resposta.

    Quer dizer que se não houver consciência da sensibilidade dos corpos não há comunicação?

    O que a banca quis dizer com isso?

    Alguém pode ajudar eu compreender melhor.
  • Alternativa C

    Uma reflexão acerca do “sentir” do homem e do “se perceber” por meio do movimento pode ser encontrada em Santin (1987), que compreende que o movimento humano perpassa do ato físico, ele é comportamento, é postura, é uma intencionalidade. “Assim, o movimento não só é uma linguagem, mas torna-se uma fonte inesgotável de simbologia que lhe confere uma grandeza ilimitada” (p. 63). Desse modo, a Educação Física deve centrar-se no movimento com o objetivo de compreendê-lo e vivenciá-lo, por meio da sensibilidade humana, esquecida por muitos. “É mais um desafio para a Educação Física desenvolver a sensação e a percepção das grandes harmonias. (...) O que falta é a sensibilidade de percebê-las. E percebê-las significa gozá-las, encantar-se, extasiar-se diante delas”

  • Priscila o gabarito é a resposta menos errada.

    Erros

    a) É possível confiar em dicionários dos gestos, pois todo movimento do corpo tem um significado universal de acordo com o contexto no qual está inserido.

    - Nem todo movimento do corpo tem significado universal.

    b) A ideia do corpo que se tem, ou que se quer ter, exerce influência sobre as formas de movimentos que geram comunicação em propagandas.

    - Comunicação em propaganda, bem estranho não é.

    d) A comunicação corporal é como um aparelho emissor e receptor, não admitindo a negociação entre duas pessoas.

    - limitar a comunicação em emitir e receber é ruim além disso, não existir negociação limitou novamente.

    NÃO teria como não ser o gabarito C

     


ID
589018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É com o corpo que se tem capacidade de ver, ouvir, falar, perceber e sentir as coisas, portanto, o corpo expressa a linguagem. Nesse contexto, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
594250
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A questão da relação entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem é central no pensamento de Vygotsky. Sua posição é essencialmente genética: procura compreender a gênese. Isto é, a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos. Sua abordagem genética desdobra- se nos ní vei s f i logenét i co, sociogenético, ontogenético, e microgenético, os quais interagem na construção dos processos psicológicos. Sua preocupação com o desenvolvimento é constante (...) marcando claramente sua abordagem sobre os fenômenos psicológicos (Castorina, 2005 ). Para o pedagogo empresarial, tais conhecimentos são de fundamental importância por que:

Alternativas

ID
595651
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Moreira (1999, p.153), David Ausubel, no que se refere à teoria da aprendizagem significativa, “recomenda o uso de organizadores prévios que sirvam de âncora para a nova aprendizagem e levem a o desenvolvimento de conceitos que facilitem a aprendizagem subsequente.” Para Ausubel, a principal função do organizador prévio é:

Alternativas
Comentários
  • Ausubel define este conhecimento prévio como "conceito subsunçor" ou simplesmente "subsunçor".  A ocorrência da aprendizagem significativa implica o crescimento e modificação do conceito subsunçorA partir de um conceito geral (já incorporado pelo aluno) o conhecimento pode ser construído de modo a liga-lo com novos conceitos facilitando a compreensão das novas informações, o que dá significado real ao conhecimento adquirido. As ideias novas só podem ser aprendidas e retidas de maneira útil caso se refiram a conceitos e proposições já disponíveis. RESUMINDO, funciona como ponte cognitiva.

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem_significativa


ID
595669
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o papel dos subsunçores na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel. Segundo Marco Antônio Moreira "a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo". Em outras palavras, os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui. Ausubel define este conhecimento prévio como "conceito subsunçor" ou simplesmente "subsunçor". Os subsunçores são estruturas de conhecimento específicos que podem ser mais ou menos abrangentes de acordo com a freqüência com que ocorre aprendizagem significativa em conjunto com um dado subsunçor.

    Subsunçores

    A aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos relevantes (subsunçores) preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Ausubel define estruturas cognitivas como estruturas hierarquicas de conceitos que são representações de experiências sensoriais do indivíduo. A ocorrência da aprendizagem significativa implica o crescimento e modificação do conceito subsunçor. A partir de um conceito geral (já incorporado pelo aluno) o conhecimento pode ser construído de modo a liga-lo com novos conceitos facilitando a compreensão das novas informações, o que dá significado real ao conhecimento adquirido. As idéias novas só podem ser aprendidas e retidas de maneira útil caso se refiram a conceitos e proposições já disponíveis, que proporcionam as âncoras conceituais.

  • Ausubel define como subsunçor o conhecimento prévio que o aluno possui. São estruturas cognitivas existentes , capazes de favorecer novas aprendizagens.


ID
616318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

De acordo com o conceito de condições internas à aprendizagem, o sujeito deve dominar pré-requisitos para o alcance de aprendizagens mais complexas.

Alternativas

ID
616321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

De acordo com a abordagem cognitivista, aprendizagem é definida como mudança de comportamento que, a partir da interação do indivíduo com o meio, resulta na aquisição de capacidades.

Alternativas
Comentários
  • Contrapondo-se ao behaviorismo que centra a sua atenção no comportamento humano, o cognitivismo propõe analisar a mente, o ato de conhecer; como o homem desenvolve seu conhecimento acerca do mundo, analisando os aspectos que intervem no processo "estímulo/resposta".
  • Na questão a palavra que pode induzir o candidato a erro é Comportamento. No behaviorismo,  a análise é feita apenas no comportamento que pode ser observável e modificado. Já o modelo cognitivista vai mais além, este, procura analisar fenômenos mais complexos como aquisição de conceitos e resolução de problemas. Considerando dados, objetivos, mudanças comportamentais a partir da interação  do individuo com o meio como afirma o item e percepções do individuo como fatores que influenciam na percepção da realidade .  

  • C

  • Jean Piaget é um os principais representantes da psicologia cognitiva, que ao contrário do que muitos pensam não construiu uma teoria da aprendizagem, mas uma teoria do desenvolvimento mental humano.


ID
616324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

O ensino embasado na abordagem construtivista pressupõe a construção do conhecimento pelo aprendiz como um processo dinâmico de interpretação das informações por ele recebidas.

Alternativas
Comentários
  • O Construtivismo não é um método de ensino, é uma teoria do conhecimento que pode auxiliar na ação pedagógica escolar. O Construtivismo se refere ao processo de aprendizagem que coloca o sujeito da aprendizagem como alguém que conhece e que o conhecimento é algo que se constrói pela ação do sujeito.

    Segundo Jean Piaget há uma relação entre professor/aluno, na qual os dois aprendem. Seu estudo não se fixou muito com a questão da educação e sim com o conhecimento. Ou seja, como o sujeito aprende, sendo por meio da ação de aprender e por intermédio da ação de construir o seu conhecimento. A relação do aluno sobre o objeto do conhecimento é que direciona o construtivismo. O indivíduo aprende agindo sobre o saber, experimentando, manipulando. A aprendizagem gera conhecimento. O que se busca nessa relação é o desenvolvimento lógico das estruturas cognitivas. O professor que utiliza essa abordagem está sempre incentivando os alunos a pesquisarem e valorizarem muito os vários tipos de materiais que possam ser utilizados nas suas atividades ou brincadeiras.

  • e onde esta o erro? nao encontro

  • Pressuposto da abordagem tradicional, em que ele vai receber as informações, no construtivismo o processo de construção se dá com a assimilação e acomodação, na interação com o meio, o professor será mediador.


ID
616327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

De acordo com a teoria da aprendizagem significativa, a relação entre a informação e a estrutura cognitiva do aprendiz não deve ser linear.

Alternativas
Comentários
  • C

  • Linear= hierárquico. De cima para baixo.

  • Linear = baixa significância e profundidade ( Aprendizagem mecânica)

    Para Ausubel a aprendizagem deve ser em espiral (não-linear, ancorado em conhecimentos prévios) para uma aprendizagem realmente significativa

    ex: mapas conceitos, no qual o conhecimento possuem múltiplas ligações significativas


ID
616330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

O princípio básico da teoria comportamentalista é a descoberta da relação existente entre os eventos que antecedem a manifestação de determinado comportamento e as consequências dele decorrentes.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de uma explicação dessa questão.

  • O princípio do behaviorismo é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável. A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. A teoria também cobre reforços negativos - uma ação que evita uma consequência indesejada.


ID
616333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

Treinamento e desenvolvimento são denominações genéricas atribuídas a situações de aprendizagem induzida.

Alternativas
Comentários
  •  

    Desenvolvimento  e treinamento estão ligadas a ideia de educação 

    Treinamento = CHA (conhecimento, habilidade e atitude)

    Treinamento: podem ser específicos (formação porfissional, especialização e reciclagem) ou genéricos aumento direto da produtividade, da qualidade, incentivo motivacional, etc)


ID
616336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

Teorias instrucionais e teorias de aprendizagem são conceitos sinônimos: ambos fundamentam a elaboração do planejamento organizacional.

Alternativas
Comentários
  • não são sinônimos  a teoria da apredizagem já é um processo adiantado da instrução....o erro esta nesse contraste de  teorias valeu e bons estudos;;;;;;Duarte direto de Delmiro gouveia alagoas....

ID
637084
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Vygotsky e Piaget concebem a criança como um ser ativo, atento, que cria hipóteses sobre seu ambiente. Entretanto, há diferenças como cada uma concebe o processo de desenvolvimento.” Considerando estes dois grandes estudiosos, está INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A letra C é a alternativa incorreta pois, para Vygotsky, desenvolvimento e aprendizagem são processos independentes que interagem, afetando-se mutuamente: a aprendizagem causa desenvolvimento e vice-versa.

     Para esse teórico o desenvolvimento  e a aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente e,apesar de serem indendentes, ocorrem simultaneamente.

    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/aprendizagem-infantil-sua-construcao-e-desenvolvimento/39347/#ixzz47LDVtix7


ID
637570
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere as abordagens teóricas de ensino e aprendizagem, a saber:

I. Behaviorismo.
II. Construtivismo Interacionista.
III. Construtivismo Sócio-Interacionista.

Analise as afirmativas e as relacione aos itens anteriores:

( ) Modelo pedagógico consolidado a partir de 1930, onde aceitava-se que o processo de aprendizagem era fruto de memorizações provenientes de repetições de ações realizadas pelos estudantes.

( ) Nesta abordagem que tem Vigotsky como principal nome, considera-se que a aprendizagem está diretamente ligada, relacionando a interação do indivíduo com o meio externo, meio este que levava em conta não apenas os objetos, mas os demais sujeitos.

( ) As ideias colocadas nesta abordagem sugerem que o aprendiz compreenda o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo.

( ) A ideia principal desta abordagem, que tem Piaget como o seu maior expoente, era que a lógica de funcionamento mental da criança é qualitativamente diferente da lógica adulta.

( ) Para Skinner, apontado atualmente como o principal expoente desta abordagem, o aluno é ensinado na medida em que é induzido a se engajar em novas formas de comportamento e em formas específicas, em situações específicas.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • correta é a (  C  )
  • Nos anos de 1950, o professor da Universidade de Havard, B.F. Skinner, propôs uma máquina de ensinar (POZO, 1998), baseada no modelo pedagógico conhecido como Condutivismo ou Behaviorismo, consolidado a partir de 1930, neste modelo, o aluno é “ensinado” na medida em que é induzido a se engajar em novas formas de comportamento, e em formas específicas em situações específicas:

    No Construtivismo-Interacionista, as novas idéias sugeriam que o aprendiz  compreendia o mundo através da sua percepção, construindo significados. Estas novas idéias tinham no suíço Jean Piaget o seu maior expoente que defendia que a aprendizagem acontecia por etapas que estavam diretamente ligadas ao desenvolvimento mental de cada estudante. Ela estava centrada no desenvolvimento individual do sujeito, cada estudante deveria construir seu próprio conhecimento, sem levar em conta o contexto histórico social. 

    A partir dos anos de 1980, chega ao Ocidente a abordagem Construtivista Sócio-Interacionista de L. S. Vygotsky, suas ideias sugerem que o aprendiz é parte de um grupo social e deve ter iniciativa para questionar, descobrir e compreender o mundo a partir de interações com os demais elementos do contexto histórico no qual está inserido. O objetivo do professor é o de favorecer a convivência social, estimulando a troca de informações em busca da construção de um conhecimento coletivo e compartilhado.

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:LesDRtPonygJ:www.anped.org.br/reunioes/25/excedentes25/simonegracebarrost16.rtf+%22construtivismo+interacionista%22&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
  • Gabarito: Letra C

    Behaviorismo modelo pedagógico consolidado a partir de 1930, onde aceitava-se que o processo de aprendizagem era fruto de memorizações provenientes de repetições de ações realizadas pelos estudantes.  Para Skinner, apontado atualmente como o principal expoente desta abordagem, o aluno é ensinado na medida em que é induzido a se engajar em novas formas de comportamento e em formas específicas, em situações específicas.

    Construtivismo Sócio-Interacionista nesta abordagem que tem Vigotsky como principal nome, considera-se que a aprendizagem está diretamente ligada, relacionando a interação do indivíduo com o meio externo, meio este que levava em conta não apenas os objetos, mas os demais sujeitos.

    Construtivismo Interacionista as ideias colocadas nesta abordagem sugerem que o aprendiz compreenda o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo. A ideia principal desta abordagem, que tem Piaget como o seu maior expoente, era que a lógica de funcionamento mental da criança é qualitativamente diferente da lógica adulta. 




ID
637738
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com Vigotski, compreendemos que a criança quando imita, apreende a atividade do outro e realiza a aprendizagem. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal se refere à diferença entre o desenvolvimento atual da criança e aquilo que ela consegue fazer com o auxílio de outras pessoas.

( ) A presença e ajuda do outro permite que a criança faça mais do que conseguiria fazer sozinha, atingindo novos níveis de desenvolvimento.

( ) O aprendizado da convivência não é potencializado nos espaços de Educação Infantil.

( ) A interação das crianças entre si e com os adultos no cotidiano infantil é de suma importância.

( ) O desenvolvimento humano se dá por meio das interações estabelecidas com outros seres humanos, em ambientes físicos e sociais culturalmente estruturados.

( ) A partir da interação, as crianças descobrirão formas socialmente construídas de estar juntas, comunicar-se, elaborarem regras coletivas.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para substancialidade, no mínimo duas pessoas devem estar envolvidas ativamente trocando experiência e idéias. A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento. A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor. Um signo, dessa forma, seria algo que significaria alguma coisa para o indivíduo, como a linguagem falada e a escrita. A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação. Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial. Dessa forma, a aprendizagem ocorre no intervalo da ZDP, onde o conhecimento real é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho, e o potencial é aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar. O professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial, de modo a criar uma nova ZDP a todo momento. O professor pode fazer isso estimulando o trabalho com grupos e utilizando técnicas para motivar, facilitar a aprendizagem e diminuir a sensação de solidão do aluno. Mas este professor também deve estar atento para permitir que este aluno construa seu conhecimento em grupo com participação ativa e a cooperação de todos os envolvidos Sua orientação deve possibilitar a criação de ambientes de participação, colaboração e constantes desafios. Essa teoria mostra-se adequada para atividades colaborativas e troca de ideias, como os modelos atuais de fóruns e chats.

  • ZDP= [...] a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/25984/a-zona-de-desenvolvimento-proximal-de-vygotsky


ID
637753
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O pressuposto básico da teoria do “handcap” sociocultural de que a linguagem e a cultura das crianças de camadas populares são deficientes, foi desmistificado, principalmente por estudos de natureza antropológica e sociolinguística. Considerando a diferença cultural e os questionamentos da escola, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A explicação para o fracasso escolar de crianças de camadas populares está na inadequação da escola à realidade cultural delas.

( ) A deficiência sociocultural explica o fracasso dos alunos de camadas populares.

( ) O problema do fracasso escolar está localizado na falta de estrutura das famílias dos alunos.

( ) A escola deve romper com a ossatura rígida da cultura escolar, flexibilizando tempos e espaços de ensino e aprendizagem, evitando a exclusão.

( ) Para obter sucesso escolar é importante articular informações sobre os alunos com as metodologias e propostas pedagógicas.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    A teoria do handicap sociocultural permitiu desenvolver actividades de

    discriminação positiva em relação às crianças das classes socieconómica e

    culturalmente desfavorecidas e deu origem às correntes de educação compensatória.

    A partir dos anos 70, o trabalho de análise da produção do insucesso

    escolar ultrapassa as relações escola/meio e interessa-se pelos mecanismos

    que operam no interior da própria escola; interrogando o seu funcionamento

    e as suas práticas, a corrente socioinstitucional sublinha a necessidade da diferenciação

    pedagógica, pondo em evidência o carácter activo da escola na produção

    do insucesso; este é visto como resultado duma relação quotidiana

    entre as práticas escolares e os alunos das culturas não letradas; ultrapassando

    algum fatalismo presente na teoria do handicap sociocultural, investe-

    -se na transformação da própria escola, nas suas estruturas, conteúdos e práticas,

    procurando «adaptá-la» às necessidades dos diversos públicos que a

    frequentam, elucidando subtis mecanismos de reprodução de diferença e procurando

    caminhos de facilitação das aprendizagens para todos os alunos.

  • LETRA C - 

    A concepção do handicap sócio-cultural ou teoria da carência cultural, que surgiu a partir da década de 60, nos Estados Unidos, expandindo-se para a Europa e América Latina. O aluno que fracassa na escola passa a ser designado como carente cultural, carente lingüístico, criança com linguajar trôpego. Nesta concepção, o meio social é apontado como o responsável pelo fracasso escolar. A noção de carência cultural estaria sustentada numa suposta precariedade de estímulos sociais e sensóriosperceptivos, na ausência de contatos com objetos da cultura dominante e nas diferentes situações de comunicação e interação destas crianças. Elas apresentariam carências afetivas, cognitivas e lingüísticas. A escola, diante disso, deveria oferecer “tratamento” na tentativa de “compensar” as suas deficiências” provenientes da sua condição de “privação cultural”

ID
648118
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Estão entre os problemas comuns nas primeiras séries do ensino fundamental, EXCETO:

Alternativas

ID
648634
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O ensino problematizador implica em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B
    Na educação problematizadora, aprender é um ato de conhecimeneto da realidade. A criativdade e o diálogo fundamentam essa tendência pedagógica de Paulo Freire. Na visão desse autor a educação é uma prática política, cuja consciência pode libertar o indivíduo de sua ignorância social e possibilitá-lo a lutar pelos seus direitos básicos e torná-lo capaz de pensar por si.

ID
671545
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma aprendizagem que aproxima o sujeito do objeto a conhecer a partir de experiências, interesses e conhecimentos prévios, denomina-se uma aprendizagem

Alternativas
Comentários
  • uma aprendizagem deve ser significativa, isto é, deve ser algo significante, pleno de sentido, experiencial, para a pessoa que aprende. [...] Rogers caracterizou a aprendizagem significativa como auto-iniciada, penetrante, avaliada pelo educando e marcada pelo desenvolvimento pessoal.” (GOULART, 2000)
  • Segundo Bessa (2008, p.134, grifo do autor), o conceito de aprendizagem significativa consiste em um "[...] processo que envolve sucessivas ancoragens por meio da ligação do novo conhecimento ao conhecimento subsunçor.", "conhecimento subsunçor" significa "conhecimento anterior, prévio", ou seja, por meio desse termo é possível perceber que a questão acima trata de "aprendizagem significativa", conceito elaborado por David Ausubel, psicólogo cognitivista. Outra palavra-chave da questão é a palavra "interesse". Ausubel (apud Bessa, 2008, p. 135) assevera que "[...] um conhecimento para ser compreendido por um aluno deve ser relacionável com outros conhecimentos [...]. Isso significa dizer que o conteúdo deve se relacionar com os interesses do aluno, ou seja, fazer sentido, para que o aluno continue estimulado para a aprendizagem.". Referência: BESSA, Valéria da Hora. Teorias da Aprendizagem: Ausubel e a aprendizagem significativa. Curitiba, PR: IEDES BRASIL, 2008. p. 133-136. Disponível em: <http://ava.aprovaconcursos.com.br/curso/disciplina-pedagogia-teorias-aprendizagem/ausubel-e-a-aprendizagem-significativa/00002230011414/17>. Acesso em: 12 set. 2014.


ID
671548
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As teorias construtivistas, cujos aportes são da psicologia cognitiva, entendem que quanto mais rica for a estrutura cognoscitiva do sujeito, maior será a probabilidade de que possa construir significados novos para os objetos de aprendizagem. Para tal, é necessária a triangulação de

Alternativas
Comentários
  • O conceito de aprendizagem significativa aparece em Ausubel (1968), em contraposição à idéia de aprendizagem mecânica, própria do modelo de tradicional de educação.

    (...)

    Na década de 1960, Ausubel já afirmava que a experiência de aprendizagem tem de permitir aos alunos corroborar e derivar conceitos e proposições, bem como, ordenar, incluir, integrar, generalizar, abstrair e combinar elementos e idéias. Mas para que um indivíduo possa articular, coordenar e abstrair idéias dessa forma, a base sobre a qual se apresenta um conhecimento novo deve ser sólida. Só incorporamos idéias novas a partir daquilo que já sabemos, diz o autor. A partir daquilo que já se aprendeu, das informações construídas nas experiências que o indivíduo confronta ao longo da vida, se pode modificar idéias, acrescentar outras e seguir aprendendo.

    Fonte: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEPQ/enepq_2007/ENEPQ83.pdf

  • A significância da aprendizagem está, em grande parte, diretamente vinculada com a sua funcionalidade. Isso supõe que os conhecimentos aprendidos possam ser utilizados quando as circunstâncias nas quais o aluno se encontra assim o exijam. Da mesma forma, memorização compreensiva é um ingrediente fundamental da aprendizagem significativa. A memória não é apenas a lembrança do aprendido, mas o ponto de partida para realizar novas aprendizagens. Foi a partir destes três elementos - aprendizagem significativa, memorização compreensiva e funcionalidade do conhecimento - que se discutiu o trabalho de conclusão.

    Fonte: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEPQ/enepq_2007/ENEPQ83.pdf

  • Memorização compreensiva é um ingrediente fundamental da aprendizagem significativa. A memória não é apenas a lembrança do aprendido, mas o ponto de partida para realizar novas aprendizagens. 


ID
671575
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir de uma perspectiva psicológica cognitivista, para que a aprendizagem aconteça é necessário que se provoque uma

Alternativas
Comentários
  • A Psicologia Cognitiva, baseada na Teoria do Processamento de Informação, destaca a importância de uma prática pedagógica que leve em consideração o ensino de estratégias cognitivas e metacognitivas, conteúdos processuais e condicionais, juntamente com os conhecimentos declarativos, mais privilegiados pelos professores, tendo em vista a promoção da aprendizagem autorregulada entre os estudantes desde o início da escolarização formal (Boruchovitch, 2004; Dembo, 2000; Hacker, 1998; Hong & O'neil, 2001; Pozo, 1996; Symons, Snyder, Cariglia-Bull, & Pressley, 1989; Woolfolk, 2000).

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572013000200010&script=sci_arttext 

  • O processo mediante o qual a aprendizagem significativa se produz requer uma intensa atividade por parte do aluno que deve estabelecer relações entre o novo conteúdo e os elementos já disponíveis em sua estrutura cognoscitiva; julgar e decidir a maior ou menor pertinência destes; matizá-Ios, reformulá-los, ampliá-Ios ou diferenciá-Ios em função do aprendido; etc. 

  • aprendizagem significativa


ID
671647
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao longo dos tempos, a educação afeta e é afetada por diferentes teorias que buscam entender o homem, a sociedade, e a forma como o conhecimento acontece. Na área educacional, a pedagogia busca, portanto, em cada teoria uma maneira de conceber a escola e os processos de ensino e aprendizagem. A teoria que sustenta a concepção de que o sistema educacional tem como finalidade básica promover mudanças nos indivíduos, de tal forma que impliquem tanto na aquisição quanto na modificação dos comportamentos é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • O comportamentalismo se divide em:

    • Condicionamento Clássico;
    • Condicionamento operante.  


    CONDICIONAMENTO CLÁSSICO (CC)

    É um tipo de aprendizagem em que um organismo aprende a transferir uma resposta natural perante um estímulo, para outro estímulo inicialmente neutro, que depois se converte em condicionado. Este processo dá se através da associação entre os dois estímulos (incondicionado e neutro). Para que o CC se produza deve-se sempre apresentar primeiro o estímulo Neutro e alguns segundos depois o estímulo Incondicionado (o processo deve repetir-se várias vezes), para que possa haver associação.

    CONDICIONAMENTO OPERANTE (CO)

    Descreve a relação entre o comportamento e as conseqüências. Uma resposta operante é aquela que se produz sem a presença de um estímulo incondicionado, ou seja, é um comportamento voluntário. Será então um processo do qual aprendemos a dar resposta de forma a obter um benefício ou evitar algo desagradável. 

    A modificação do comportamento pode ser feita das seguintes formas:

    • Definir o comportamento que se quer obter;
    • Determinar reforços;
    • Selecionar procedimentos para alterar comportamentos;
    • Implementar procedimentos e guardar resultados;
    • Avaliar o progresso e revisar as necessidades. 
  • a) comportamentalista CORRETA
    As teorias Comportamentalistas, focam na relação Estímulo-Resposta, e procuraram saber quais as leis que presidiam ao estabelecimento desta relação. A aprendizagem é uma aquisição de comportamentos através de relações mais ou menos mecânicas entre um Estímulo e uma Resposta.
    Características:
    - O indivíduo é visto como passivo em todo o processo;
    - A aprendizagem é sinónimo de comportamento expresso;
    - O reforço é um dos principais motores da aprendizagem;
    - A aprendizagem é vista como uma modelagem do indivíduo.

    b) humanista
    O ensino “centrado” no aluno é derivado da teoria, também rogeriana, sobre personalidade e conduta.Essa abordagem também dá ênfase a relações interpessoais e ao crescimento que desta resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, dos seus processos e organização pessoal da realidade em sua capacidade de atuar como uma pesoa integrada

    c) cognitivista.
    Classifica o desenvolvimento em quatro etapas, e comprova que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas. Ou seja, geralmente todos os indivíduos vivenciam todos os estágios na mesma seqüência, porém o inicio e o termino de cada estágio sofre variações dadas às diferenças individuais de natureza biológica ou do meio ambiente em que o individuo esta inserido.A aprendizagem faz referência a uma resposta particular, aprendida em função da experiência, obtida de forma ordenada (sistematizada) ou não. Já o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato, responsável, portanto pela formação do conhecimento. Para Piaget, a aprendizagem se dá através dos processos de assimilação, acomodação e os esquemas.

    d) sócio-interacionista
    O sócio-interacionismo surge da ênfase no social. Os estudos de Vygotsky sobre o aprendizado decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade. “Na ausência do outro, o homem não se constrói”.Para Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Para ele o que interessa é a interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.

    FONTES:
    http://didierpsicopedagogia.blogspot.com.br/2009/07/teoria-comportamental.html
    http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/abordagem-humanista/
    http://www.infoescola.com/educacao/teoria-cognitiva/
  • Apenas complementando sobre condicionamento operante (contribuindo com a resposta da colega Luana): A grande questão do condicionamento operante não é a de fazer a correlação entre um estímulo e outro, como no caso do condicionamento clássico, mas sim de fazer a associação entre um estímulo e a consequência dele. Bons estudos!

  • A educação segundo essa abordagem deverá transmitir conhecimentos, assim como comportamentos éticos, práticas sociais, habilidades considerada básicas para a manipulação e controle do mundo/ambiente (cultural, social etc.)

    Esse sistema educacional tem como finalidade básica promover mudanças nos indivíduos, que implicam tanto em aquisição de novos comportamentos quanto a modificação de comportamentos já existentes.


ID
671650
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a concepção construtivista de ensino e aprendizagem, é correto afirmar que os conhecimentos que os sujeitos já possuem antes de se exporem a uma nova situação de aprendizagem devem ser

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D


ID
707479
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Ao realizar aprendizagens significativas, o aluno constrói a realidade atribuindo-lhe significados.”

(César Coll)

Segundo o modelo de equilibração das estruturas cognitivas de Piaget, o primeiro passo para que o aluno realize uma aprendizagem significativa com relação ao novo conteúdo de aprendizagem consiste no seguinte procedimento:

Alternativas
Comentários
  •  d) romper com o equilíbrio inicial

  • Segundo o modelo de equilibração das estruturas cognitivas de Piaget, o primeiro passo para que o aluno realize uma aprendizagem significativa com relação ao novo conteúdo de aprendizagem consiste em romper com o equilíbrio inicial

  • gabaritoD

    "Em uma perspectiva da equilibração, deve-se procurar nos desequilíbrios uma das fontes de progresso no desenvolvimento dos conhecimentos, pois só os desequilíbrios obrigam um sujeito a ultrapassar seu estado atual e procurar seja o que for em direções novas."

    Jean Piaget, no livro O Desenvolvimento do Pensamento


ID
713551
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Piaget, uma característica própria do período operatório, importante para compreender as transformações sucessivas da realidade em vez de um único ponto de vista, é :

Alternativas
Comentários
  • A descentração é o inverso da centração, ou seja, contrário a rigidez do pensamento.


ID
774508
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Numere os autores listados na segunda coluna, relacionando-os às diferentes teorias de desenvolvimento humano da primeira coluna.


( 1 ) Teoria sócio-histórica
( 2 ) Teoria inatista
( 3 ) Teoria Psicanalítica
( 4 ) Epistemologia Genética
( 5 ) Teoria Behaviorista

( ) Skinner
( ) Vygotsky
( ) Jean Piaget
( ) Freud
( ) Gessell

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 5 – 1 – 4 – 3 – 2.

  • 1 ) Teoria sócio-histórica

    ( 2 ) Teoria inatista

    ( 3 ) Teoria Psicanalítica

    ( 4 ) Epistemologia Genética

    ( 5 ) Teoria Behaviorista

    (5 ) Skinner, Pavlov, behaviorismo, estímulo-resposta, ação e reação, sistema mecânico de ações.

    (1 ) Vygotsky progressão histórica sobre os fatos sociais e que mudam a vida das pessoas em seus grupos sociais.

    ( 4) Jean Piaget o mesmo que Vigostky + e epistemologia genética, ou seja, raciocínio genético evolucionista.

    ( 3) Freud era psicanalista, o que concerne sobre problemas de comportamento com base em problemas psicológicos.

    ( 2) Gessell, é a teoria de que uma pessoa nasce com um talento inato e genético e que a relação epigenética disso molda para promovê-lo ou reprimí-lo.

    Fonte

    http://www.mat.uc.pt/~guy/psiedu2/behaviorismo

    https://www.ufrgs.br/psicoeduc/gilvieira/2011/02/02/teoria-historico-cultural-e-aprendizagem-contextualizada/

    http://maratavarespsictics.pbworks.com/w/file/fetch/74473316/A%20EPISTEMOLOGIA%20GENETICA.pdf

    http://producao.virtual.ufpb.br/books/edusantana/fundamentos-psicologicos-da-educacao-livro/livro/livro.chunked/ch02s01.html

    http://www.gradadm.ifsc.usp.br/dados/20141/SLC0630-1/Freud_psicanalise&educacao.pdf


ID
774514
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo o epistemólogo suíço Jean Piaget, o desenvolvimento humano passa por quatro grandes períodos:

Alternativas
Comentários
  • Período sensório-motor, período do pensamento pré-operatório, período das operações concretas e período das operações formais ou abstratas.


ID
774529
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O filólogo russo Lev Vygotsky ampliou o conceito de desenvolvimento real (aquilo que o sujeito é capaz de fazer sozinho sem o auxílio de alguém mais experiente), criando o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal ao se referir à interação entre aprendizagem e desenvolvimento. Esse conceito traz como consequência ao trabalho docente a necessidade de:

Alternativas
Comentários
  • Zona de Desenvolvimento Proximal é conseguir fazer uma parte do que não conseguiria sozinha com ajuda de outras crianças ou adulto. O docente deve incentizar a zona de desenvolvimento proximal, pois, ela estabelece uma ligação entre o desenvolvimento real e o potencial da criança. Entao deve haver a mediação entre o professor o aluno e o objeto do conhecimento.


ID
777472
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando cada Teoria Psicológica de Desenvolvimento com aspectos relacionados à sua abordagem pedagógica.

COLUNA I 

1. Teorias Comportamentistas

2. Teoria da Gestalt

3. Psicologia Genética

4. Interacionismo Sócio-Histórico 


COLUNA II


( ) a aprendizagem é um processo de atualização de estruturas cognitivas pré-formadas, mediante a organização e reorganização do campo perceptivo pelo indivíduo que aprende.


( ) as novas solicitações feitas pelo ambiente escolar à criança devem levá-la a formar novos esquemas, aumentando e tornando mais complexo o seu repertório de condutas cognitivas.

( ) os conteúdos escolares são ferramentas de ensino-aprendizagem no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores.


( ) o uso de tecnologias no ensino, como estimulação para a aprendizagem, assegura a motivação e o controle do desempenho do aluno. 


Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C


ID
798184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o  item  a seguir, relativo  à  teoria do desenvolvimento e da aprendizagem.
 

De acordo com a teoria central de Vigotsky, a aquisição de uma nova informação, que ocorre na aprendizagem significativa, é um processo que depende principalmente das ideias relevantes já existentes na estrutura cognitiva.

Alternativas

ID
798187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o  item  a seguir, relativo  à  teoria do desenvolvimento e da aprendizagem.


Para Piaget, a capacidade de aprendizagem depende do nível de desenvolvimento cognitivo da pessoa, uma vez que a possibilidade de um estudante realizar uma determinada aprendizagem está limitada por seu nível de competência cognitiva.

Alternativas

ID
798190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o  item  a seguir, relativo  à  teoria do desenvolvimento e da aprendizagem.

Para Wallon, o primeiro ano de vida de uma criança é caracterizado por uma inteligência sensoriomotora, essencialmente prática, que se apoia em percepções e movimentos.

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha. Quem fala isso é Piaget.

  • Para Wallon, o primeiro ano de vida de uma criança é caracterizado por um Estágio impulsivo emocional, a afetividade da criança é demonstrada por meio de movimentos desordenados, e sensibilidades corporais.


ID
798193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o  item  a seguir, relativo  à  teoria do desenvolvimento e da aprendizagem.

O behaviorismo radical é caracterizado como uma filosofia monista e materialista, na medida em que entende o corpo (e todas as ações humanas) e o ambiente como elementos inseparáveis, constituídos de uma só natureza.

Alternativas

ID
798196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o  item  a seguir, relativo  à  teoria do desenvolvimento e da aprendizagem.


O professor que busca promover a criatividade dos estudantes em sala de aula encoraja-os a aprender de forma independente, motiva-os a dominar o conhecimento factual e leva em conta sugestões e questões por eles propostas.

Alternativas

ID
802186
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A corrente da Psicologia que se propõe a aferir a inteligência a partir do estudo de determinadas capacidades ou habilidades, como a indicação da idade mental e o quociente intelectual, é denominada de:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    A perspectiva diferencial-psicométrica da inteligência centra-se no estudo das diferenças individuais no âmbito intelectual e na busca de instrumentos para medida de tais diferenças. A perspectiva sobre a inteligência remota a finais do século XIX e princípios do século XX e desde suas origens, apresenta estreitas relações com as questões educacionais. O trabalho pioneiro de Binet da elaboração de um instrumento capaz de distinguir os alunos mentalmente atrasados.O resultado é a escala métrica da inteligência , publicada por Binet e Simon em 1995. O trabalho de Binet é de enorme importância na historia da perspectiva diferencial psicométrica sobre a inteligência.Em primeiro lugar mostra que é possível medir diretamente traços psicológicos complexos (raciocínio verbal e raciocínio quantitativo) e em segundo lugar , aponta uma caracterização da inteligência como conjunto de faculdades ; capacidades ou habilidades que inicialmente, podem ser estudadas em separado. No caso da escala de Binet-Simon, tal síntese adota a forma de “idade mental” (E M), a idade média a que corresponde a pontuação obtida pela criança na escala (uma criança que resolve o teste no mesmo nível que uma criança média de sete anos , teria uma idade mental de sete anos). Alguns anos mais tarde , em 1912 ,Stern introduz a noção de “quociente intelectual”(QI) ,como resultado da fórmula(“idade mental / idade cronológica”)


ID
802189
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Como se denomina a teoria psicológica que apóia a premissa de que a competência cognitiva do sujeito é melhor definida em termos de um conjunto de habilidades?

Alternativas
Comentários
  •         A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner (1985) é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação. 
         Gardner identificou as inteligências lingúística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Postula que essas competências intelectuais são relativamente independentes, têm sua origem e limites genéticos próprios e substratos neuroanatômicos específicos e dispõem de processos cognitivos próprios.       Segundo ele, os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos.
          Segundo ele, cada domínio, ou inteligência, pode ser visto em termos de uma seqüência de estágios: enquanto todos os indivíduos normais possuem os estágios mais básicos em todas as inteligências, os estágios mais sofisticados dependem de maior trabalho ou aprendizado.
          Finalmente, durante a adolescência e a idade adulta, as inteligências se revelam através de ocupações vocacionais ou não-vocacionais. Nesta fase, o indivíduo adota um campo específico e focalizado, e se realiza em papéis que são significativos em sua cultura.

ID
805339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao se pensar em uma situação de ensino e aprendizagem, é
necessário relacionar objetivos de ensino, conteúdos e estratégias
pedagógicas que possibilitem o envolvimento dos alunos em
atividades que os levem a apreender os conteúdos incluídos no
currículo. A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue
os itens subsequentes.

De acordo com a teoria da zona de desenvolvimento proximal, a estratégia pedagógica constitui mero recurso externo que move o aluno em direção ao conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • A zona de desenvolvimento proximal

    A ZDP muitas vezes é tomada como um dos níveis de desenvolvimento, porém, trata-se precisamente do campo intermediário do processo. Sendo o desenvolvimento potencial uma incógnita, já que não foi ainda atingido, Vygotsky postula sua identificação através do entendimento da ZDP. Tomando como premissa o desenvolvimento real como aquilo que o sujeito consolidou de forma autônoma, o potencial pode ser inferido com base no que o indivíduo consegue resolver com ajuda. Assim, a zona proximal fornece os indícios do potencial, permitindo que os processos educativos atuem de forma sistemática e individualizada


  • NÃO constitui um mero recurso.


ID
805342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao se pensar em uma situação de ensino e aprendizagem, é
necessário relacionar objetivos de ensino, conteúdos e estratégias
pedagógicas que possibilitem o envolvimento dos alunos em
atividades que os levem a apreender os conteúdos incluídos no
currículo. A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue
os itens subsequentes.

A perspectiva sociointeracionista não considera o processo de ensino e aprendizagem fora da relação entre as pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Aqui é valorizado a relação interpessoal. Correto!

     

  • Para Vygotsky, o homem e seu desenvolvimento numa perspectiva sociocultural, ou seja, percebe que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido (RESENDE, 2009). Por isso, sua teoria ganhou o nome de socioconstrutivismo, sendo também denominada sociointeracionismo.


ID
805360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Um dos princípios fundamentais da corrente empirista é considerar o ser humano, ao nascer, uma tábula rasa, devendo tudo aprender, das capacidades sensoriais mais elementares aos comportamentos adaptativos mais complexos.

Alternativas
Comentários
  • O empirismo defende que todo o conhecimento advém da experiência prática que temos cotidianamente, ou seja, que as nossas estruturas cognitivas somente aprendem por meio da vivência e das apreensões de nossos sentidos. De modo que, quanto mais vastas, intensas e ricas as nossas experiências, mais amplo e profundo torna-se o nosso conhecimento. 

    GAB: CERTO

    FONTE: https://www.google.com.br/amp/s/m.mundoeducacao.uol.com.br/amp/filosofia/empirismo.htm

  • Empirismo = ambientalismo, ou seja, a pessoa aprende com o meio, folha em branco que vai sendo preenchida. Item correto.


ID
805363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Segundo a teoria da Gestalt, a aprendizagem consiste na solução de problemas, ocorre do todo para as partes e na organização dos padrões de percepção.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a teoria gestáltica, não se pode ter conhecimento do "todo" por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes: "(...) "A+B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias"

    Portanto a alternativa está certa.



ID
805372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê em relação às pessoas, que intermedeiam, segundo Piaget, a relação deles com o mundo físico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

    Quem afirma isto é Wallon, e não o Piaget.

    A afetividade, por sua vez, seria a primeira forma de interação com o meio ambiente e a motivação primeira do movimento.

    À medida que o movimento proporciona experiências à criança, ela vai respondendo através de emoções, diferenciando-se, para si mesma, do ambiente. A afetividade é o elemento mediador das relações sociais primordial, portanto, dado que separa a criança do ambiente.

    As emoções são, também, a base do desenvolvimento do terceiro campo funcional, a inteligência.

  • O correto seria o esquemas sensoriais e Motores e inteligência Prática.

  • Piaget (2007) descreve como extraordinário o desenvolvimento mental do bebê, do nascimento até a aquisição da linguagem. Tal período é decisivo para todo o curso da evolução psíquica: é nele que o bebê conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo prático que cerca a criança. No inicio desse desenvolvimento, o recém-nascido traz tudo para seu corpo e ao final dele, inicia-se a linguagem e o pensamento, começando então a interação com o mundo exterior. FONTE:

  • Afetividade é palavra chave do pensador Wallon.

  • Pensamento anterior a linguagem função simbólica para o formalizar os conceitos.

  • Pensamento anterior a linguagem função simbólica para o formalizar os conceitos.


ID
805375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

No estágio das operações formais, operam-se novas modificações e deve se equilibrar para poder se aplicar, não mais aos objetos presentes, mas aos objetos ausentes, hipotéticos, afirma Gadner.

Alternativas
Comentários
  • O estágio das operações formais - pensar por hipóteses e definido por Piaget.
  • Operações formais é o PIAGET quem fala!!!

  • ERRADO.

    No estágio das operações formais, operam-se novas modificações e deve se equilibrar para poder se aplicar, não mais aos objetos presentes, mas aos objetos ausentes, hipotéticos, afirma PIAGET e não Gadner.

     

    Gadner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas: 

     

     Lógica – voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. As pessoas com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números. Costumam fazer contas de cabeça rapidamente.

     

    · Lingüística – capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. Os indivíduos com esta inteligência desenvolvida são ótimos oradores e comunicadores, além de possuírem grande capacidade de aprendizado de idiomas.

     

    · Corporal – grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas. Um campeão de ginástica olímpica ou um dançarino famoso, com certeza, possuem esta inteligência bem desenvolvida.

     

    · Naturalista – voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza (físicos, climáticos, astronômicos, químicos).

     

    · Intrapessoal – pessoas com esta inteligência possuem a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.

     

    · Interpessoal – facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Indivíduos com esta inteligência conseguem facilmente identificar a personalidade das outras pessoas. Costumam ser ótimos líderes e atuam com facilidade em trabalhos em equipe.

     

    · Espacial – habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos. Um jogador de futebol habilidoso possui esta inteligência, pois consegue facilmente observar, analisar e atuar com relação ao movimento da bola.

     

    · Musical – inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.


ID
805378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Para Piaget, os processos mentais elementares, resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico, correspondem ao estágio de inteligência sensoriomotora de Vigotsky.

Alternativas
Comentários
  • O examinador trocou os conceitos...

    Para Piaget, os processos mentais elementares, resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico, correspondem ao estágio de inteligência sensoriomotora de Vigotsky. ERRADO

    "Os processos mentais elementares correspondem ao estágio de inteligência sensório-motora de Piaget e são resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico O CORRETO"


    FONTE:
    http://www.eps.ufsc.br/disserta98/ribeiro/cap2.html
  • nao acredito que errei só por não prestar atenção na palavra Vygotsky no final da questão --´


ID
805891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

           João, criança de cinco anos de idade que já desenvolveu consciência corporal, utiliza, com frequência, o pronome pessoal na primeira pessoa e, embora também já consiga distinguir realidade de fantasia, ainda as mistura em seus jogos. Gosta de ser admirado e de saber que agrada aos outros e, gradativamente, vem abandonando as crises de oposição e o confronto com as pessoas de seu ambiente social.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
         Lucas, irmão mais velho de João, tem desenvolvido, com mais intensidade, nos últimos anos, capacidade de memória e atenção voluntárias. Na avaliação dos pais, torna-se mais inteligente a cada dia, contudo, segundo eles, ainda apresenta dificuldades para analisar situações e confunde João quando compara vento e chuva dizendo que ambos são iguais, embora consiga estabelecer distinções entre esses dois eventos da natureza.

De acordo com Wallon, João e Lucas estão, respectivamente, nos estágios de desenvolvimento denominados

Alternativas
Comentários
  • Trata-se do 3° e 4° Estágio de Henry Wallon:


     No 3º estágio — personalismo (3 a 6 anos) — existe outro tipo de diferenciação — entre a criança e o outro. É a fase de se descobrir diferente das outras crianças e do adulto.

    O processo ensino-aprendizagem precisa oferecer atividades diferentes e a possibilidade de escolha pela criança das atividades que mais a atraiam. O adulto será o recipiente de muitas respostas: não; não quero; não gosto; não vou; é meuO importante do ponto de vista afetivo é reconhecer e respeitar as diferenças que despontam. Chamar pelo nome, mostrar que a criança está sendo vista, que ela tem visibilidade no grupo pelas suas diferenças, propor atividades que mostrem essas diferenças, dar oportunidades para que a criança as expresse.

    Como, neste estágio — personalismo —, a direção é para si mesma, a criança aprende principalmente pela oposição ao outro, pela descoberta do que a distingue de outras pessoas. Como agora está se descobrindo como diferente dos outros, está rompendo com o sincretismo entre ela e os outros. O tipo de afetividade que facilita essas aprendizagens comporta oportunidades variadas de convivência com outras crianças de idades diferentes e aceitação dos comportamentos de negação, lembrando que são recursos de desenvolvimento.

    No 4º estágio — o categorial (6 a 11 anos) — a diferenciação mais nítida entre o eu e o outro dá condições mais estáveis para a exploração mental do mundo externo, físico, mediante atividades cognitivas de agrupamento, classificação, categorização em vários níveis de abstração até chegar ao pensamento categorial. A organização do mundo em categorias bem definidas possibilita também uma compreensão mais nítida de si mesma.

    Nesse estágio, que coincide com o início do período escolar, a aprendizagem se faz predominantemente pela decoberta de diferenças e semelhanças entre objetos, imagens, idéias. O predomínio é da razão. Esse predomínio vai se expressar em representações claras, precisas, que se transformarão, com o tempo — é um processo longo —, em conceitos e princípios. Levar ou não em conside- 
    ração o que o aluno já sabe, o que precisa saber para dominar certas idéias, os exercícios necessários, formas de avaliação, revelam sentimentos e valores e 
    favorecem ou não essa descoberta do mundo.

    Outro ponto importante é saber e aceitar que todo conhecimento novo, não familiar, implica, na sua aprendizagem, um período de imperícia, resultante do sincretismo inicial. Esse sincretismo inicial vai se desmanchando com as atividades propostas, mas é importante considerá-lo como parte integrante do processo ensino-aprendizagem. À medida que ele evolui, a imperícia é substituída pela competência.


ID
818419
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A noção de Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se

Alternativas
Comentários
  • Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), é um conceito elaborado por Vygotsky, e define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, é a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis. Fonte: Wikipédia

  • Resumo do conceito

    Zona de desenvolvimento proximal

    Elaborador: Lev Vygotsky (1896-1934)

    É a distância entre as práticas que uma criança já domina e as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda. Para Vygotsky, é no caminho entre esses dois pontos que ela pode se desenvolver mentalmente por meio da interação e da troca de experiências. Não basta, portanto, determinar o que um aluno já aprendeu para avaliar seu desempenho.


ID
819850
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança foram chamados por Piaget de período:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA!Alternativa : A

    Segundo Piaget:

    Período sensório - motor (0 a 2 anos):inicia-se com o nascimento e vai até o período da aquisição de linguagem. A criança recém nascida resume sua conduta a coordenações sensoriais e motoras (reflexos), mecanismos hereditários, instintos e primeiras emoções. É o período de assimilação motora e surge a inteligência sensório - motora ou inteligência prática.


ID
819853
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os pais, diante da superdotação, devem atuar paralelamente e em integração com a escola, estando mais atentos à amplitude e à extensão do processo educativo. Para que isso ocorra, é conveniente que os pais:

I. Participemapenas das reuniões escolares.

II. Se interessem por artigos e publicações sobre superdotação.

III. Façam regularmente passeatas para mobilizar a opinião pública.

IV. Procurem organizar grupos de debates e trocas de experiências que tratam da questão.

V. Se aproximem de profissionais de Educação e tentem juntos, levantar dados e subsídios mais adequados a cada situação.

Alternativas