- ID
- 1483456
- Banca
- COPERVE - UFSC
- Órgão
- UFSC
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Pedagogia
- Assuntos
Nos primeiros anos que sucederam a promulgação da nova Constituição da República Federativa do Brasil (1988), o Ministério da Educação (MEC) promoveu estudos e debates, apoiou mobilizações na área em diversos espaços e publicou documentos.
De acordo com o documento intitulado Propostas Pedagógicas e Currículo em Educação Infantil (BRASIL, 1996), analise as afirmativas abaixo.
I. Definir currículo ou proposta pedagógica não é tarefa simples. Currículo é palavra polissêmica, carregada de sentidos construídos em tempos e espaços sociais distintos. Essa construção não obedece apenas a uma ordem cronológica estabelecida, mas, principalmente, às contradições de um dado momento histórico, podendo assumir, portanto, vários significados em um mesmo recorte de tempo.
II. As concepções atuais de currículo ou proposta pedagógica expressam visões mais amplas do que as antigas conceituações de currículo como sequência de matérias ou conjunto de experiências de aprendizagens oferecidas pela escola.
III. Enfatiza-se a importância do uso do termo “proposta pedagógica” na educação infantil, tendo em vista que o termo “currículo” se articula à sistematização do trabalho requerida no ensino fundamental e médio.
IV. Defende-se a importância de que o currículo ou proposta pedagógica explicite valores relacionados às respectivas concepções teóricas, especialmente aquelas relativas aos conceitos de infância, homem, educação, educação infantil, conhecimento, cultura, desenvolvimento infantil, função da instituição em relação à criança, à família e à comunidade.
V. Argumenta-se em favor da natureza dinâmica e aberta do currículo ou proposta pedagógica, e da necessidade de que, em sua elaboração e implementação, haja uma efetiva participação de todos os sujeitos envolvidos – crianças, profissionais, família e comunidade.
Assinale a alternativa CORRETA.