SóProvas


ID
1484053
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

“Chamamos essa etapa de arquivamento de ________________ uma vez que os documentos a ela direcionados apresentam interesse e são objeto de consulta, embora os assuntos neles contidos já tenham sido solucionados ou as respostas obtidas.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Arquivo de Segunda Idade ou Intermediário - também chamados de: 2a Idade; Pré-arquivo; Records Center; Semi-ativo; Limbo; Purgatório; TEMPORÁRIO; Transitório; 2a Fase; 2o Ciclo.

  • Essa questão não tem  alternativa correta porque as Etapas do arquivamento são:

    Inspeção

    Estudo

    Classificação

    Codificação

    Ordenação 

    Guarda dos documentos

    Bons estudos!

  • Letra D - Temporária

    Os arquivos intermediários são aqueles que guardam documentos que não são mais objeto de consultas frequentes, mas aguardam cumprimento de prazos legais, ou que ainda sejam prova de direitos e obrigações.

  • Acho que a questão confundiu o conceito e resposta a partir da "Tabela de Temporalidade"

    Instrumento aprovado por autoridade competente que regula a destinação final dos documentos (eliminação ou guarda permanente), define prazos para sua guarda temporária (vigência, prescrição, precaução), em função de seus valores administrativos, legais, fiscais etc. e determina prazos para sua transferência, recolhimento ou eliminação.

    São as seguintes as fases (etapas) de arquivamento: inspeção, estudo, classificação, codificação, ordenação e guarda dos documentos.

  • documentos  a  ela  direcionados  apresentam interesse e são objeto de consulta = CORRENTE, ESTA QUESTAO ESTA ERRADA.

  • AVANTE!!! EU VOU PASSAR


    Letra D

  • Concurseiro 83, você descreveu o contrário do que a questão falava.

  • Arquivos consultados não são correntes não? aff..banca louca -_-

  • Resposta da banca aos recursos dessa questão:

    A administração de documentos oficiais pressupõe a existência de um sistema de arquivamento. O conceito de sistema também é valido para os órgãos da administração pública, e as três espécies (direto, indireto e semi-indireto) serão empregadas conforme os critérios estabelecidos. Nas instituições públicas, predomina um modelo de sistema de organização de arquivos em que o documento público é controlado desde a sua produção. Ele é conhecido como a “Teoria das três idades”, concepção moderna de arquivística, em que se distinguem três etapas quanto aos documentos:


    Corrente: Os documentos circulam por canais decisórios, buscando solução ou resposta. São arquivos correntes.

    Temporária: Os documentos apresentam interesse e são objeto de consulta, embora os assuntos neles contidos já tenham sido solucionados ou as respostas, obtidas. São os arquivos temporários.

    Permanente: Os documentos passam a ter valor cultural e científico. São os arquivos permanentes ou históricos.


    A criação do arquivo temporário, por exemplo, segunda etapa do sistema, foi um grande avanço e tornou-se peça fundamental dentro do sistema de arquivamento da administração pública. Portanto, os recursos mostram-se improcedentes, devendo, de acordo com o supracitado, ser mantido o gabarito divulgado.(D)


  • Não vejo erro no gabarito. 

    Arquivo temporário ou intermediário - os documentos são consultados ainda, porém, com pouca frequência e os assuntos já foram, geralmente, resolvidos. Estão aguardando os prazos pra serem ou não, encaminhados para o permanente. Não tem nada de corrente na questão.

  • Arquivo pouco acesso é TEMPORÁRIO
  • A questão se refere à Teoria das Três Idades, onde temos três fases arquivísticas: a corrente, a intermediária e a permanente.

    Podemos destacar alguns elementos do texto para ajudar a identificar a qual das fases ele se refere. Por exemplo, "apresentam interesse e são objeto de consulta" (exclui a fase permanente), "assuntos solucionados" (exclui a fase corrente).

    Sendo assim, temos o documento que ainda é importante administrativamente, mas que não é tão consultado como o era em outra época, características da fase intermediária, também conhecida como temporária.

    Resposta: D.

  • Questão correta somente a nomenclatura da fase INTERMEDIÁRIA (SEGUNDA IDADE) foi usada de maneira não muito usual, também podem ser chamadas de limbo ou purgatório, que é um lugar de espera para saber se o documentovai para o arquivo permanente ou será eliminado.

    Gabarito letra D.

     

    Pare de reclamar cidadão, batalhe, pois a vida não é um passeio no bosque!

  • Letra D, acertei  a questão  mas  fiquei indeciso na alternativa.

  • Péssima redação