SóProvas


ID
148414
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às técnicas de comutação de pacotes, considere:

I. Os pacotes são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós.
II. A comutação de pacotes tem como características marcantes a otimização da largura de banda da rede, a minimização da latência e o aumento da robustez da comunicação.
III. A qualidade de transmissão na comutação de pacotes é assegurada pela alocação de uma fração fixa da capacidade do link para o estabelecimento de uma ligação virtual, exclusiva, entre ambos os nós, o que minimiza e até elimina a ocorrência de ruídos na comunicação.
IV. A natureza contínua que caracteriza a comunicação de dados é um fator determinante para o emprego da técnica de comutação de pacotes, em função de sua ineficácia no tráfego de rajadas.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • II. A comutação de pacotes tem como características marcantes a otimização da largura de banda da rede, a minimização da latência e o aumento da robustez da comunicação.

    Vamos por parte:

    1) "otimização da largura de banda da rede", quando comparado com a comutação de circuito esta afirmação está correta, pois na comutação por circuito é necessário "reservar" o caminho para o tráfego de dados, tornando o caminho exclusivo para aquela comunicação.

    2) "minimização da latência": Isso ocorre pois os dados seguem por caminhos diferentes e desordenados. Logo a latência é menor, novamente comparando com a comutação por circuito.

    3) "aumento da robustez": De fato, como cada pacote é enviado por um caminho diferente, acarreta em maior "segurança" que o pacote irá chegar;

    Logo, item II está correto!

  • Concordo com tudo o que o amigo disse, menos com "minimização de latência". Talvez o elaborador da questão tenha pensado no retardo/latência maior existentes nos circuitos virtuais durante a configuração da conexão inicial, entretanto tal latência é compensada pela possibilidade de se alocar recursos suficientes nos roteadores para o fluxo de informação. Com isso, a comunicação passaria a ter uma maior qualidade de serviço, reduzindo se, assim, a latência. Nos circuitos de pacotes, não existe o overhead de se estabelecer uma conexão entre dois pontos, entretanto o fluxo de informações que flui entre o transmissor e o receptor é compartilhado com vários outros usuários da rede. Assim, durante a comunicação pode ocorrer sim uma maior latência/retardo do que na comutação por circuitos virtuais(buffers dos roteadores nos caminhos podem estar lotados já que não houve prévia alocação de recursos).
  • Questão ruim, super subjetiva.

    depende do ponto de referencia que vc adotar. A comutação por pacotes poder ser ruim se comparada a comutação por circuitos quando estamos falando de minimização da latência.



  • Comutação de pacotes é um paradigma de comunicação de dados em que pacotes (unidade de transferência de informação) são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós. Este contrasta com o paradigma rival, a comutação de circuitos, que estabelece uma ligação virtual entre ambos nós para seu uso dedicado durante a transmissão (mesmo quando não há nada a transmitir). A comutação de pacotes é utilizada para optimizar o uso da largura de banda da rede, minimizar a latência (i.e., o tempo que o pacote demora a atravessar a rede) e aumentar a robustez da comunicação.

    A comutação de pacotes é mais complexa, apresentando maior variação na qualidade de serviço, introduzindo jitter e atrasos vários; porém, utiliza melhor os recursos da rede, uma vez que são utilizadas técnicas de multiplexagem temporal estatística.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comuta%C3%A7%C3%A3o_de_pacotes
  • Usando como referência Tenembaum - Redes de Computadores, página 126:
    A comutação de pacotes é mais tolerante a defeitos que a comutação de circuitos.
    Com a comutação de circuitos a configuração de um caminho com antecedência também abre a possibilidade de se reservar largura de banda com antecedência. Se a largura de banda chegar, ele poderá ser transmitido de imediato sobre a largura de banda reservada. Com a comutação de pacotes, nenhuma largura de banda é reservada, e assim talves os pacotes tenham de esperar sua vez para serem encaminhados.
    Reservar largura de banda com antecedência significa que não poderá ocorrer nenhum congestionamento quando surgir um pacote (a menos que surja um número de pacotes maior que o esperado). Por outro lado, quando for feito uma tentativa de estabelecer um circuito, a tentativa poderá falhar devido a congestionamento. Desse modo, o congestionamento poderá ocorrer em momentos diferentes com a comutação de circuitos ( em tempo de configuração) e com a comutação de pacotes (quando os pacotes forem enviados).
    A comutação de circuito pode ocorrer desperdício de largura de banda e a comutação de pacotes não disperdiça largura de banda e, portanto é mais eficiente do ponto de vista do sistema como um todo.
    A comutação de pacotes utiliza transmissão store-and-forward. Um pacote é acumulado na memória de um roteador, e depois é enviado ao roteador seguinte. Com a comutação de circuitos os bits simplesmente fluem de forma contínua pelo fio. A técnia store-and-forward aumenta o retardo.
    Portanto quando o item II fala em diminuição de latência (retardo) torna este item incorreto. Acho que poderia ter recurso, nesta questão

  • Algumas consideraçoes importante de [Tanenbaum, 2004]:

    Os pacotes são armazenados temporariamente  na memoria do roteador, antes de serem enviados ao próximo roteador, aumentando o   retardo  . Um pacote pode ser enviado antes do anterior ter chegado, reduzindo retardo e melhorando a velocidade de transferência(throughput), mas podendo chegar fora de ordem.
    Havendo a possibilidade de configurar um caminho com  antecedência, uma largura de banda também pode ser com figurada. Com largura de banda suficiente, um pacote pode ser transmitido no momento em que chegar; como na comutação de pacotes não há essa possibilidade, os pacotes poderão ter que esperar a transmissão.
    Na comutação de circuitos, o congestionamento poderá ocorrer em tempo de configuração; já na comutação de pacotes, em tempo de transmissão.

    Entao, tudo é um grande "SE"..acho q a questao deveria ser ANULADA.
  • I. Os pacotes são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós. (CERTO) 
    No contexto de redes de computadores, a comutação de pacotes é um paradigma de comunicação de dados em que pacotes (unidade de transferência de informação) são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós. Este contrasta com o paradigma rival, a comutação de circuitos, que estabelece uma ligação virtual entre ambos nós para seu uso dedicado durante a transmissão (mesmo quando não há nada a transmitir). A comutação de pacotes é utilizada para optimizar o uso da largura de banda da rede, minimizar a latência (i.e., o tempo que o pacote demora a atravessar a rede) e aumentar a robustez da comunicação. - FONTE: WIKIPÉDIA

    II. A comutação de pacotes tem como características marcantes a otimização da largura de banda da rede, a minimização da latência e o aumento da robustez da comunicação. (CERTO)
     

    III. A qualidade de transmissão na comutação de pacotes é assegurada pela alocação de uma fração fixa da capacidade do link para o estabelecimento de uma ligação virtual, exclusiva, entre ambos os nós, o que minimiza e até elimina a ocorrência de ruídos na comunicação.  (ERRADO - Comutação por pacotes nao necessita da existência de um caminho dedicado e exclusivo. Vários pacotes podem ser transmitidos pelo mesmo meio de comunicação, bastando um sistema de endereçamento para definir a origem e o destino).
     
    IV. A natureza contínua que caracteriza a comunicação de dados é um fator determinante para o emprego da técnica de comutação de pacotes, em função de sua ineficácia no tráfego de rajadas. (ERRADO - comutação de pacotes os dados são enviados de maneira aleatória)
  • A questão não está comparando a latência geral de comutação de circuito com comutação de pacotes. Lembrem-se dos algoritmos de roteamento. Eles procuram o caminho de menor custo, se detectam um caminho congestionado, desviam o trafego. Então eles minimizam a latência sim, dentro do possivel.