SóProvas



Questões de Comutação de células


ID
7348
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A função de comutação em uma rede de comunicação de dados refere-se à alocação dos recursos da rede para a transmissão pelos diversos dispositivos conectados. Com relação à comunicação via comutação é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Essencialmente, uma comunicação via comutação de circuitos entre duas estações se subdivide em três etapas: o estabelecimento do circuito, a conversação e a desconexão do circuito.Na primeira etapa, uma rota fixa entre as estações envolvidas é estabelecida para que elas possam se comunicar. Entre uma ponta e outra da comunicação, é determinada e alocada uma conexão bidirecional (isto é, um circuito), contendo um canal dedicado para cada estação transceptora até o término da comunicação.Em seguida, as estações envolvidas podem trocar informações entre si, transmitindo e recebendo dados através do circuito já estabelecido. Esta transferência de dados corresponde a segunda etapa da comutação de circuitos.Após um período indeterminado, a conexão é finalmente encerrada, quase sempre pela ação de uma das estações comunicantes. Nesta última etapa, todos os nós intermediários do circuito precisam ser desalocados de modo a serem reutilizados, conforme necessário, para formar novos circuitos entre quaisquer estações pertencentes à rede. Para tanto, sinais de controle são transmitidos para estes nós, liberando recursos para outras conexões.Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comuta%C3%A7%C3%A3o_de_circuitos
  •  Letra b estaria correta se a comunicação fosse via comutação DE CIRCUITOS.

  • Concordo com o comentário anterior!!
    Letra B é inapropriada para esta questão, pois nada fala em comutação de circuitos, o que justificaria a resposta de caminho dedicado mencionado na letra B.
    Na minha opinião a letra B esta errada para o enunciado proposto.
  • Concordo com o Joílson. Caberia recurso.
  • Galera essa questão tá certa em relação as outras! o ponto chave tá na palavra  "pressupõe" que quer dizer que também existe  esta possibilidade. 

    Comutação por circuito.

    comutação por pacote.

    comutação por mensagem.

  • Acho que A e C refere-se a Pacote então deduzi que era por circuito e fui com a B.


ID
10522
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A comunicação via comutação de circuitos envolve as fases de

Alternativas
Comentários
  • A comunicação via comutação de circuitos entre duas estações se subdivide em três etapas:
    - Estabelecimento do circuito;
    - Conversação;
    - Desconexão do circuito.

    Entre uma ponta e outra da comunicação, é determinada e alocada uma conexão bidirecional (isto é, um circuito), contendo um canal dedicado para cada estação transceptora até o término da comunicação.

    Em seguida, as estações envolvidas podem trocar informações entre si, transmitindo e recebendo dados através do circuito já estabelecido.

    Após um período indeterminado, a conexão é finalmente encerrada, quase sempre pela ação de uma das estações comunicantes.

    Deus nos abençoe!

ID
12031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes de comunicação são formadas por um conjunto de equipamentos ativos que executam diversos protocolos e implementam diferentes tecnologias. Acerca das principais técnicas de comunicação usadas em redes de comunicação, julgue os itens que se seguem.

A topologia física da rede não reflete necessariamente a topologia lógica de interconexão em uma rede que opere por comutação de pacotes ou células.

Alternativas
Comentários
  • Topologias podem ser descritas fisicamente e logicamente. A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.

  • CORRETA

    Fisíca
        Verdadeira aparência, ou layout, da rede (estrela, barramento, anel e etc)

    Lógica
        Descreve o fluxo de dados atráves da rede (Ethernet, FDDI, Token Ring e etc)
  • CORRETA

    Topologia Física –> Topologia Física =Forma de conexão física entre os equipamentos, ou seja, como os nós são interligados.

    Topologia Lógica --> Forma em que os dados serão trafegados entre os dispositivos. Assim, a topologia lógica funciona sobre a topologia física. A topologia lógica é configurável sem necessariamente mudar o equipamento de conexão física. As topologias física e lógica não são necessariamente iguais.

  • Física: É a maneira como os cabos conectam fisicamente aos computadores.

    Ex: anel, estrela, malha e outras.

    Lógica: É a maneira como o fluxo de dados segue através da rede.


ID
104716
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:

I. Tecnologia para comunicação de voz um tanto ineficiente com as conexões de dados.

II. Estabelecimento de um caminho de comunicação dedicado entre duas estações.

III. O caminho de comunicação é uma sequência conectada de enlaces entre os nós de rede.

IV. Em cada enlace físico, um canal é dedicado à conexão.

Estas características são típicas da

Alternativas
Comentários
  • A comutação de circuitos, em redes de telecomunicações, é um tipo de alocação de recursos para transferência de informação que se caracteriza pela utilização permanente destes recursos durante toda a transmissão. É uma técnica apropriada para sistemas de comunicações que apresentam tráfego constante (por exemplo, a comunicação de voz), necessitando de uma conexão dedicada para a transferência de informações contínuas.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comuta%C3%A7%C3%A3o_de_circuitos


ID
104722
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No âmbito da comutação de circuitos, um dispositivo de finalidade geral que executa um software especializado, transformando-se em um comutador telefônico inteligente, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Um comutador (SWITCH) que tem sua base de funcionamento descrita por um programa (SOFTware)

    = Softswitch

    A bridge não é implementada por software.
    Downstream e Upstream não tem nada a ver com comutação, mas com o sentido de transmissão.
    Frame Relay é um protocolo de comunicação de dados.

  • Softswitch é um dispositivo de Redes de Telecomunicações que conecta inteiramente ligações de uma linha telefônica para outra. Esse serviço era feito antigamente por hardwares.

    fonte da questão: http://pt.wikipedia.org/wiki/Softswitch


ID
104725
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quando um pacote atravessa um nó de comutação de pacotes ele sofre uma desvantagem que não existe na comutação de circuitos, que é

Alternativas
Comentários
  • Em rede de comutação de circuito o atraso não é um problema, uma vez que há uma reserva de banda passante.
  • Na comutacao de pacotes, a cada roteador, o pacote "para" para processamento por parte do roteador. Este, extrai e insere algumas informacoes no pacote para q este possa seguir seu destino. Dai, ha um atraso.
    Isso nao ocorre na comut de circuitos, pois o circuito eh criado em banda passante antes mesmo do envio da informacao.

ID
126187
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma rede que não exige a alocação de um circuito dedicado, para comunicação entre duas entidades, se trata de uma função de comutação do tipo de

Alternativas
Comentários
  • Comutação de MensagensNão é necessário o estabelecimento de um circuito dedicado entre as duas entidades.Sempre que uma entidade desejar transmitir uma mensagem ela adiciona o endereço de destino a esta mensagem que será então transmitida pela rede, nó a nó.Mensagem: Unidade lógica de informação.Em um determinado ponto da transmissão, a mensagem pode encontrar um caminho ocupado pela transmissão de outra mensagem e ainda com outras mensagens na fila de transmissão. Neste caso ela é colocada no final desta fila. Propriedades: Melhor aproveitamento das linhas de comunicação. No caso de congestionamento, as mensagens são sempre aceitas. O tempo de transferência aumenta nesta situação devido às filas de mensagensExemplo: correio eletrônico.Comutação de pacotes:Não é necessário o estabelecimento de um circuito dedicadoentre as duas entidades Semelhante à comutação de mensagens,porém, o tamanho da unidade de dados é limitado. Mensagens a partir de tamanho acima do limite são quebradas em mensagens menores denomidadas pacotes. Exemplo: Ethernet.
  • questão desatualizada pois a comutação por mensagens não é mais utilizada.

  • É como o Luciano falou.

    Para os dias de hoje, o gabarito seria letra A.


ID
128719
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A comutação de células

Alternativas
Comentários
  • A FCC me parece ter tirado a resposta da página 22 deste material: http://www.scribd.com/diego_dias_30/d/49637772/25-Comutacao-de-celulas

    Nele, está escrito, sobre comutação de células, apenas isso:

    "Utilizada inicialmente nas Redes Digitais de Serviços Integrados Banda Larga. É uma técnica orientada à conexão. São suas características:
    - A comutação de células constitui-se numa evolução da técnica de comutação depacotes, suportando voz, dados e imagem em tempo real em alta velocidade eoperando com células de tamanho fixo. 
    As redes ATM (Asynchronous Transfer Mode) utilizam comutação de células e sãohoje largamente utilizadas nos backbones e interligações de redes."

    As informações em negrito são o suficiente para responder. Portanto, letra e).
  • I. Base Conceitual

    A comutação é o processo de interligar dois ou mais pontos entre si.

    Tanenbaum elenca três tipos de comutação para a transmissão de dados em redes de computadores, são elas:

    -  Comutação de circuitos: formação de um circuito real entre os equipamentos comunicantes. Os elementos intermediários são utilizados para formar um caminho para ligar os dois pontos.

    -  Comutação de mensagem: a estação adiciona o endereço de destino da mensagem e transmite esta mensagem (completa) de nó em nó, usando o processo Store-and-Forward.

    -  Comutação de pacotes: pacotes (unidade de transferência de informação) são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós.


    Cabe, no entanto, ressaltar que a comutação em pacotes pode se dar de duas maneiras:

    -  Com ligação (circuito virtual): estabelecido um caminho virtual fixo e todos os pacotes seguirão por esse caminho. Oferece a garantia de entrega dos pacotes e da ordem. Ex: ATM (comutação de células), Frame Relay e X.25;

    - Sem ligação (datagrama): pacotes encaminhados independentemente, oferecendo flexibilidade e robustez superiores, pois a rede pode reajustar-se mediante a quebra de um link de transmissão de dados. É necessário enviar-se sempre o endereço de origem. Ex: endereço IP.


    II. Discussão:

    A rede de comutação por células (ATM) é um dos exemplos da rede de comutação por pacotes que utilizam circuitos virtuais. Dessa forma, podemos concluir que utiliza orientação a conexão, pois estabelece um circuito VIRTUAL e FIXO entre o remetente e o destinatário e todos os pacotes seguem por esse caminho.


    III. Referências:

    1. TANENBAUM, A. S., Redes de computadores, Tradução da 4a Edição, Rio de Janeiro: Campus, 2003.

    2. Comutação. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em:

  • ATM – Asynchronous Transfer Mode

    - Utilizada inicialmente nas Redes Digitais de Serviços Integrados Banda Larga;

    - Largamente utilizado em backbones e interligação de redes;

    - É uma técnica orientada à conexão;

    - É uma evolução da técnica de comutação de pacotes, suportando voz, dados e imagem em tempo real e em alta velocidade, operando com células de tamanho fixo.


ID
148414
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às técnicas de comutação de pacotes, considere:

I. Os pacotes são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós.
II. A comutação de pacotes tem como características marcantes a otimização da largura de banda da rede, a minimização da latência e o aumento da robustez da comunicação.
III. A qualidade de transmissão na comutação de pacotes é assegurada pela alocação de uma fração fixa da capacidade do link para o estabelecimento de uma ligação virtual, exclusiva, entre ambos os nós, o que minimiza e até elimina a ocorrência de ruídos na comunicação.
IV. A natureza contínua que caracteriza a comunicação de dados é um fator determinante para o emprego da técnica de comutação de pacotes, em função de sua ineficácia no tráfego de rajadas.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • II. A comutação de pacotes tem como características marcantes a otimização da largura de banda da rede, a minimização da latência e o aumento da robustez da comunicação.

    Vamos por parte:

    1) "otimização da largura de banda da rede", quando comparado com a comutação de circuito esta afirmação está correta, pois na comutação por circuito é necessário "reservar" o caminho para o tráfego de dados, tornando o caminho exclusivo para aquela comunicação.

    2) "minimização da latência": Isso ocorre pois os dados seguem por caminhos diferentes e desordenados. Logo a latência é menor, novamente comparando com a comutação por circuito.

    3) "aumento da robustez": De fato, como cada pacote é enviado por um caminho diferente, acarreta em maior "segurança" que o pacote irá chegar;

    Logo, item II está correto!

  • Concordo com tudo o que o amigo disse, menos com "minimização de latência". Talvez o elaborador da questão tenha pensado no retardo/latência maior existentes nos circuitos virtuais durante a configuração da conexão inicial, entretanto tal latência é compensada pela possibilidade de se alocar recursos suficientes nos roteadores para o fluxo de informação. Com isso, a comunicação passaria a ter uma maior qualidade de serviço, reduzindo se, assim, a latência. Nos circuitos de pacotes, não existe o overhead de se estabelecer uma conexão entre dois pontos, entretanto o fluxo de informações que flui entre o transmissor e o receptor é compartilhado com vários outros usuários da rede. Assim, durante a comunicação pode ocorrer sim uma maior latência/retardo do que na comutação por circuitos virtuais(buffers dos roteadores nos caminhos podem estar lotados já que não houve prévia alocação de recursos).
  • Questão ruim, super subjetiva.

    depende do ponto de referencia que vc adotar. A comutação por pacotes poder ser ruim se comparada a comutação por circuitos quando estamos falando de minimização da latência.



  • Comutação de pacotes é um paradigma de comunicação de dados em que pacotes (unidade de transferência de informação) são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós. Este contrasta com o paradigma rival, a comutação de circuitos, que estabelece uma ligação virtual entre ambos nós para seu uso dedicado durante a transmissão (mesmo quando não há nada a transmitir). A comutação de pacotes é utilizada para optimizar o uso da largura de banda da rede, minimizar a latência (i.e., o tempo que o pacote demora a atravessar a rede) e aumentar a robustez da comunicação.

    A comutação de pacotes é mais complexa, apresentando maior variação na qualidade de serviço, introduzindo jitter e atrasos vários; porém, utiliza melhor os recursos da rede, uma vez que são utilizadas técnicas de multiplexagem temporal estatística.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comuta%C3%A7%C3%A3o_de_pacotes
  • Usando como referência Tenembaum - Redes de Computadores, página 126:
    A comutação de pacotes é mais tolerante a defeitos que a comutação de circuitos.
    Com a comutação de circuitos a configuração de um caminho com antecedência também abre a possibilidade de se reservar largura de banda com antecedência. Se a largura de banda chegar, ele poderá ser transmitido de imediato sobre a largura de banda reservada. Com a comutação de pacotes, nenhuma largura de banda é reservada, e assim talves os pacotes tenham de esperar sua vez para serem encaminhados.
    Reservar largura de banda com antecedência significa que não poderá ocorrer nenhum congestionamento quando surgir um pacote (a menos que surja um número de pacotes maior que o esperado). Por outro lado, quando for feito uma tentativa de estabelecer um circuito, a tentativa poderá falhar devido a congestionamento. Desse modo, o congestionamento poderá ocorrer em momentos diferentes com a comutação de circuitos ( em tempo de configuração) e com a comutação de pacotes (quando os pacotes forem enviados).
    A comutação de circuito pode ocorrer desperdício de largura de banda e a comutação de pacotes não disperdiça largura de banda e, portanto é mais eficiente do ponto de vista do sistema como um todo.
    A comutação de pacotes utiliza transmissão store-and-forward. Um pacote é acumulado na memória de um roteador, e depois é enviado ao roteador seguinte. Com a comutação de circuitos os bits simplesmente fluem de forma contínua pelo fio. A técnia store-and-forward aumenta o retardo.
    Portanto quando o item II fala em diminuição de latência (retardo) torna este item incorreto. Acho que poderia ter recurso, nesta questão

  • Algumas consideraçoes importante de [Tanenbaum, 2004]:

    Os pacotes são armazenados temporariamente  na memoria do roteador, antes de serem enviados ao próximo roteador, aumentando o   retardo  . Um pacote pode ser enviado antes do anterior ter chegado, reduzindo retardo e melhorando a velocidade de transferência(throughput), mas podendo chegar fora de ordem.
    Havendo a possibilidade de configurar um caminho com  antecedência, uma largura de banda também pode ser com figurada. Com largura de banda suficiente, um pacote pode ser transmitido no momento em que chegar; como na comutação de pacotes não há essa possibilidade, os pacotes poderão ter que esperar a transmissão.
    Na comutação de circuitos, o congestionamento poderá ocorrer em tempo de configuração; já na comutação de pacotes, em tempo de transmissão.

    Entao, tudo é um grande "SE"..acho q a questao deveria ser ANULADA.
  • I. Os pacotes são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós. (CERTO) 
    No contexto de redes de computadores, a comutação de pacotes é um paradigma de comunicação de dados em que pacotes (unidade de transferência de informação) são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós. Este contrasta com o paradigma rival, a comutação de circuitos, que estabelece uma ligação virtual entre ambos nós para seu uso dedicado durante a transmissão (mesmo quando não há nada a transmitir). A comutação de pacotes é utilizada para optimizar o uso da largura de banda da rede, minimizar a latência (i.e., o tempo que o pacote demora a atravessar a rede) e aumentar a robustez da comunicação. - FONTE: WIKIPÉDIA

    II. A comutação de pacotes tem como características marcantes a otimização da largura de banda da rede, a minimização da latência e o aumento da robustez da comunicação. (CERTO)
     

    III. A qualidade de transmissão na comutação de pacotes é assegurada pela alocação de uma fração fixa da capacidade do link para o estabelecimento de uma ligação virtual, exclusiva, entre ambos os nós, o que minimiza e até elimina a ocorrência de ruídos na comunicação.  (ERRADO - Comutação por pacotes nao necessita da existência de um caminho dedicado e exclusivo. Vários pacotes podem ser transmitidos pelo mesmo meio de comunicação, bastando um sistema de endereçamento para definir a origem e o destino).
     
    IV. A natureza contínua que caracteriza a comunicação de dados é um fator determinante para o emprego da técnica de comutação de pacotes, em função de sua ineficácia no tráfego de rajadas. (ERRADO - comutação de pacotes os dados são enviados de maneira aleatória)
  • A questão não está comparando a latência geral de comutação de circuito com comutação de pacotes. Lembrem-se dos algoritmos de roteamento. Eles procuram o caminho de menor custo, se detectam um caminho congestionado, desviam o trafego. Então eles minimizam a latência sim, dentro do possivel.

ID
148828
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O equipamento que proporciona a montagem e desmontagem de pacotes entre redes de transmissão assíncrona e de comutação de pacotes é o

Alternativas
Comentários
  • PAD = Packet Assembler Disassembler
    O comportamento do PAD é regido pelas recomendaçoes X.3, X.28 e X.29. A definiçao dos parametros e o significado operacional associado a cada valor é descrito pela recomendaçao X.3. A consulta e alteraçao dos parametros do PAD é realizada mediante a utilizaçao de comandos especificados na recomendaçao X.28. Os parametros também podem ser alterados pelo ETD (equipamento terminal de dados) remoto, utilizando pacotes de dados com o bit de qualificaçao ligado e cujo conteúdo obedece a recomendaçao X.29 (o ETD remoto opera de acordo com a recomendaçao X.25).


ID
158422
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os sistemas de comunicações que apresentam tráfego constante, necessitando de uma conexão dedicada para a transferência de informações contínuas, devem utilizar a técnica de comutação de

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, por favor denunciem como inapropriado os comentários que são apenas a transcrição da resposta.
    "Não é um comentário, e sim a cópia da alternativa correta. Logo, não agrega valor valor aos colaboradores do questoesdeconcursos.com.br"
  • Segundo o Kurose, no seu livro Redes de Computadores e Internet, 5ª edição, em redes de comutação por circuitos, os recursos necessários ao longo do caminho para prover comunicação entre os sistemas finais reservados pelo período da sessão de comunicação entre os sistemas finais.
  • Questão tirada do Wikipedia:
    "A comutação de circuitos, em redes de telecomunicações, é um tipo de alocação de recursos para transferência de informação que se caracteriza pela utilização permanente destes recursos durante toda a transmissão. É uma técnica apropriada para sistemas de comunicações que apresentam tráfego constante (por exemplo, a comunicação de voz), necessitando de uma conexão dedicada para a transferência de informações contínuas."
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comuta%C3%A7%C3%A3o_de_circuitos
    Bons estudos!

ID
183751
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:

Um caminho de comunicação dedicado é estabelecido entre duas estações por meio dos nós da rede. Esse caminho é uma sequência conectada de enlaces físicos entre os nós. Em cada enlace um canal lógico é dedicado à conexão. Os dados gerados pela estação de origem são transmitidos ao longo do caminho dedicado o mais rapidamente possível. Em cada nó, os dados que chegam são roteados ou comutados para o canal de saída apropriado sem atraso.

A definição trata de

Alternativas
Comentários
  • Essencialmente, uma comunicação via comutação de circuitos entre duas estações se subdivide em três etapas: o estabelecimento do circuito, a conversação e a desconexão do circuito.

    Na primeira etapa, uma rota fixa entre as estações envolvidas é estabelecida para que elas possam se comunicar. Entre uma ponta e outra da comunicação, é determinada e alocada uma conexão bidirecional (isto é, um circuito), contendo um canal dedicado para cada estação transceptora até o término da comunicação.

    Em seguida, as estações envolvidas podem trocar informações entre si, transmitindo e recebendo dados através do circuito já estabelecido. Esta transferência de dados corresponde a segunda etapa da comutação de circuitos.

    Após um período indeterminado, a conexão é finalmente encerrada, quase sempre pela ação de uma das estações comunicantes. Nesta última etapa, todos os nós intermediários do circuito precisam ser desalocados de modo a serem reutilizados, conforme necessário, para formar novos circuitos entre quaisquer estações pertencentes à rede. Para tanto, sinais de controle são transmitidos para estes nós, liberando recursos para outras conexões.

  • A comutação por circuitos exige que as estações comunicantes possuam um caminho dedicado exclusivo, que pode ser estabelecido de quatro maneiras:

    Circuito físicoFrequency Division Multiplexing (FDM - multiplexação por canais de frequência)Time Division Multiplexing (TDM - multiplexação por canais de tempo)Statistical Time Division Multiplexing (STDM - multiplexação estatística por canais de tempo)

    Este paradigma de comunicação é executado em três passos distintos e específicos:

    Estabelecimento do circuitoTroca de informaçõesDesconexão ponto a ponto

    Caso uma destas etapas tenha problemas, há quebra da conexão. Um exemplo claro é uma ligação telefônica, onde há a necessidade de um canal dedicado em ambos terminais. Outro exemplo é a internet discada.

    A comutação por pacotes não exige o estabelecimento de um circuito dedicado para a comunicação, o que implica menores custos com meios físicos. Este paradigma utiliza a ideia da segmentação de dados em partes discretas, compostas de cabeçalho (com bits de verificação de integridade), corpo e rodapé (onde é realizada a verificação cíclica de redundância), que são denominados pacotes (ou outros nomes, como quadro, bloco, célula, segmento, dependendo do contexto).

    As alternativas B,D e E, estão totalmente fora do contexto.

    Dica:

    Quando se falar em (nós = circuitos.)
    Quando se falar em (pacotes= quadro,segmento, célula)


ID
205435
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Classifique, com base nas técnicas de comutação utilizadas, as tecnologias de rede listadas abaixo.

Técnica de Comutação

1. Comutação de circuitos
2. Comutação de pacotes
3. Comutação de células

Tecnologia de Rede

( ) ATM
( ) Ethernet
( ) MPLS
( ) Frame Relay

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  •  Comutação é a forma pela qual serão alocados os recursos em uma rede de computadores para garantir uma transmissão.

    1 - de circuito: análoga ao circuito telefônico é pressuposto a existência de um caminho físico dedicado e é iniciada quando necessário e terminada quando concluir a comunicação

    - sistema telefônico(os antigos o circuito era feito manualmente por chaveamento)

    2 - de pacote: não existindo caminho dedicado a transmissão se dá pelo compartilhamento de recursos no caminho do envio(circuito virtual), com a mensagem sendo encaminhada nó a nó.

    - exemplos: Ethernet, Frame Relay, MPLS

    3 - de células: é um tipo de comutação por pacotes, onde são definidas células(pacotes) menores que os pacotes convencionais permitindo, devido ao seu tamanho reduzido, um controle/correção de erros, menor atraso fim-a-fim, reduz instabilidade(principalmente em aplicações por voz) e possui um problema de overhead pelo excesso de cabeçalhos.

    - exemplos: ATM

  • Para mim, MPLS é comutação em cirtuito. Li isso no livro de Tanenbaum.
  • Gabarito correto seria 3-2-2-1
    MPLS é comutação por pacotes, pois é adicionado um label ou rótulo nos pacotes para terem um tráfego diferenciado ao chegar no roteador. O intuito é agilizar o processamento dos pacotes, não sendo necessário abrir o pacote para ler o cabeçalho.
    Frame Relay, segundo o Tanenbaum, página 64 ( se não me fala a memória) é uma técnia de comutação de circuitos derivada do protocolo X.25 da Xerox, a comutação é por circuito mas sendo feita de forma virtual.
  • Ok senhores. Circuito virtual e pronto. Próxima.
  • Pessoal, não vamos postar "qualquer coisa" e, antes de apresentar conceitos, agreguem suas respostas com suas devidas fontes (confiáveis de preferência). Isso facilitará e muito o estudo de todos na comunidade. Eis aqui, a maneira correta (sem subjetivismos) sobre tal abordagem:

    Há 3 tipos de Comutação:
    • Comutação de Circuitos
    • Comutação de Mensagens
    • Comutação de Pacotes (datagrama ou circuitos virtuais)

    Quando uma rede de comutação por pacotes não segmenta as mensagens em pacotes pode-se dizer que ela faz comutação por mensagens. Portanto, a comutação de pacotes (Packet switching) é tratada de duas formas:
     
    • Datagrama – pacotes independentes. O roteamento é baseado no endereço destino. A internet é assim;
       
    • Circuitos virtuais – O roteamento é feito pelo circuito virtual que é estabelecido antes de iniciar a troca de mensagens – redes ATM, Frame relay e X.25. Após o estabelecimento, cada pacote contém o identificador do circuito virtual, ao invés do endereço da destinatária. 

    Na estratégia datagrama, dois pacotes que possuem o mesmo destino e que sejam provenientes de um mesmo usuário poderão ser encaminhados de forma diferente pela rede, ao passo que, na estratégia circuito virtual, ambos deverão seguir a mesma rota. 

    estratégia datagrama poderá ocasionar a entrega de pacotes no receptor em uma ordem completamente diferente daquela na qual os pacotes foram gerados pelo transmissor. Na estratégia circuito virtual, isto não ocorre, o que implica em que a rede seja orientada a conexão.


    Fonte: http://coral.ufsm.br/gpscom/professores/Renato%20Machado/ComunicacaoDeDados/ComDados15Renato.pdf

    ATM - Transmissão mediante pequenos pacotes chamados células.
    http://www.dt.fee.unicamp.br/~motoyama/EA074/Aulas/Aula-13.pdf

    Na minha opinião, essa questão deveria ser anulada. Pois afirmar que ATM, Frame Relay e MPLS são comutação de circuito e pacotes estão corretos também.


     
  • Considero o MPLS comutação de pacotes, mais especificamente o tipo circuitos virtuais. Pela existência do LSP, que é o caminho que o pacote percorre dentro do domínio MPLS desde o roteador de entrada até o de saída. E é defino no LSR, mas isso é uma interpretação particular. Pelo contexto da questão acho q é comutação de pacotes mesmo.

  • ha dois tipos de Comutação - Por Circuito e por Pacotes

    Na comunicação de dados por meio de comutação de circuitos, há a formação de uma conexão dedicada entre quaisquer dois pontos da rede que se estão comunicando. Exemplo o servico de telefonia (PSTN).

    Na comutação de pacotes, a comunicação pode ser via datagramas(sem conexao) ou circuitos virtuais(orientaodo a conexao).

    Na comunicação via circuito virtual,a rota é estabelecida antes de cada mensagem ser enviada, e pacotes de uma mesma mensagem seguem necessariamente a mesma rota.

    Na comunicação via datagramas, durante uma conexão, os pacotes podem seguir diferentes rotas até o destino.

    ATM , Frame Relay e MPLS utilizam comutação de pacotes com comunicação por circuitos virtuais(orientaodo a conexao).OBS: Nao confundir circuitos virtuais com comutacao por circuitos.

    PDUs - ATM (comutação por células)

               - Frame Relay (comutação por pacotes)

               - MPLS (Label ou Rotulo)

    Fonte Professor walter cunha do provasdeti.com.br 

  • Prezados,

    O protocolo ATM utiliza comutação por células , e tanto o ethernet quando MPLS e frame relay utilizam comutação por pacotes.

    Portanto a alternativa correta é a letra E



ID
210106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às técnicas de comutação, julgue os próximos itens.

Na comutação de pacotes, um caminho dedicado é estabelecido, entretanto o tamanho dos dados enviados varia com o tempo.

Alternativas
Comentários
  • Em redes de comutação de pacotes, ( buffers, taxa de transmissão de enlaces) não são reservados. As mensagens de uma sessão usam recursos por demanda, ou seja estrará na fila.

    Kurose 3ed.

  • Na comutação por circuitos é que um caminho é estabelecido... segue a teoria:


    Comutação por Circuitos

    Nas redes de comutação de circuitos, antes de ser enviada qualquer informação, procede-se ao estabelecimento de uma ligação física entre os terminais que pretendem se comunicar, ou seja, a comutação de circuito implica na existência de uma conexão entre dois pontos ou duas estações, tal como em uma conversação telefônica.

    A comutação de circuitos, em redes de telecomunicações, é um tipo de alocação de recursos para transferência de informação que se caracteriza pela utilização permanente destes recursos durante toda a transmissão. É uma técnica apropriada para sistemas de comunicações que apresentam tráfego constante, como por exemplo, a comunicação de voz, necessitando de uma conexão dedicada para a transferência de informações contínuas. 


  • Não há caminho dedicado em comutação por pacotes, mas sim na comutação por circuitos.

    gabarito: E

  • ERRADO.

    COMUTAÇÃO = forma de transmitir os dados por pacotes / meio de transmissão.

    PACOTE = informação grande dividida em pacotes menores, e cada informação vai para um local específico de maneira compartilhada.

    Na comutação de pacotes, um caminho dedicado (ERRADO. DEDICADO não é, pois eu tenho uma comutação por CIRCUITOS) é estabelecido, entretanto o tamanho dos dados enviados varia com o tempo (CERTO. Eu posso pegar os pacotes e dividir em tamanhos menores).

  • Simples e direto

    Em redes de comutação de pacotes- os dados são quebrados e cada um segue seu caminho pela rede, não dedicaco, e são '' reconstituídos '' ao se chegar ao destino final.

     na comutação por circuitos.- , um caminho dedicado é estabelecido, ou seja, é um tipo de alocação de recursos para transferência de informação que se caracteriza pela utilização permanente destes recursos durante toda a transmissão

  • PACOTE: Não há nenhum caminho, e assim diferentes pacotes podem seguir caminhos distintos, podendo chegar fora de ordem.

    CIRCUITO: Todos os pacotes seguem o mesmo caminho - não podem chegar fora de ordem.

    (caminho dedicado da origem até o destino)

  • Segundo Tanembaum (p.103), na comutação por pacotes não há um caminho físico dedicado. Além disso:

    "Com a comutação de pacotes, não há nenhum caminho fixo e, assim, diferentes pacotes podem seguir caminhos distintos, dependendo das condições da rede no momento em que eles são enviados. Portanto, eles podem chegar fora de ordem."

    Além disso, como a largura de banda disponível é dinâmica, pode ocorrer variações na entrega dos pacotes, podendo o "tamanho dos dados variar com o tempo" conforme afirma o enunciado.

  • COMUNICAÇÃO ENTRE COMPUTADORES

    • COMUTAÇÃO POR CIRCUITOS

    -Telefonia

    -Camada física

    -Rota estabelecida (caminho dedicado).

    - Reserva de Recursos

    - Há atraso fixo

    • COMUTAÇÃO POR PACOTES

    - Internet

    - Camada de rede.

    - Sem rota estabelecida. Pode ter caminhos diferentes, já que se escolhe a melhor rota naquele momento.

    - Não há reserva de recursos. Atua sob demanda.

    - Há atraso variável

    - é realizada usando-se a metodologia de datagramas

    DESVANTAGENS DA COMUTAÇÃO POR PACOTES

    1. maior latência na entrega da mensagem e jitter (variável) associado [já que rotas podem ser diferentes].
    2. ruim para algumas aplicações tipo voz e vídeo
    3. Overhead de cabeçalho
    4. Disputa nó-a-nó
    5. Atrasos de enfileiramento e de processamento a cada nó

    OBS. MPLS é uma tecnologia de chaveamento de pacotes, que permite o encaminhamento e a comutação eficientes de fluxos de dados. Seu objetivo é diminuir o processamento nos equipamentos de rede, e INTERLIGAR com maior eficiência tecnologias diferentes. Atua em comutação de pacotes ou de circuitos.


ID
210109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às técnicas de comutação, julgue os próximos itens.

Na comutação de circuitos, um caminho dedicado é estabelecido desde a origem até o destino da comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Uma das características dos circuitos comutados é o estabelecimento de um caminho dedicado da origem até o destino.

  • Comutação por Circuitos

    Nas redes de comutação de circuitos, antes de ser enviada qualquer informação, procede-se ao estabelecimento de uma ligação física entre os terminais que pretendem se comunicar, ou seja, a comutação de circuito implica na existência de uma conexão entre dois pontos ou duas estações, tal como em uma conversação telefônica.

    A comutação de circuitos, em redes de telecomunicações, é um tipo de alocação de recursos para transferência de informação que se caracteriza pela utilização permanente destes recursos durante toda a transmissão. É uma técnica apropriada para sistemas de comunicações que apresentam tráfego constante, como por exemplo, a comunicação de voz, necessitando de uma conexão dedicada para a transferência de informações contínuas. 

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    A comutação de circuitos foi por muito tempo a forma de comutação utilizada no sistema telefônico. Quando dois usuários desejavam se comunicar a rede estabelecia um circuito dedicado fim-a-fim entre os dois aparelhos telefônicos. O circuito estabelecido ficava reservado durante toda a duração da conversação.

    Já na comutação de pacotes não há estabelecimento de circuito fim a fim entre os dois sistemas terminais que desejam se comunicar. Na comutação de pacotes não há reserva de recursos da rede, mas sim compartilhamento de recursos na forma de uma multiplexação estatística.

  • CERTO.

    Para Forouzan (p. 214):

    "Uma rede de comutação de circuitos é formada por um conjunto de comutadores conectados por links físicos. Uma conexão entre duas estações é realizada por uma rota dedicada, formada por um ou mais links. Entretanto, cada conexão usa apenas um canal dedicado de cada link".

  • Lembrar que a linha telefônica é um exemplo de comutação por circuitos.


ID
210112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às técnicas de comutação, julgue os próximos itens.

Na comutação de células, existe a necessidade de se manterem as células em tamanhos variados, como estratégia para que o cabeçalho não tenha overhead muito grande.

Alternativas
Comentários
  • As células são utilizadas, por exemplo, pelo ATM e aquelas possuem tamanho fixo e não variado.

  • tamanho da célula ATM É de 53 bytes, sendo 5 de cabeçalho..
  • Na comutação de células, existe a necessidade de se manterem as células em tamanhos variados, como estratégia para que o cabeçalho não tenha overhead muito grande. (ERRADO)   Comutação em Células: É uma variação da comutação em pacotes. Entretano, as mensagens tem um tamanho fixo padronizado e há uma sincronia na transmissão dos dados, ou seja, os pacotes são transmitidos em períodos de tempos fixos entre o emissor e destinatário. EX: redes ATM. 
  • As células posseuem tamanhos fixos de 53 bytes, sendo 48 para dados e 5 para cabeçalho.
  • - Opera com blocos de tamanho fixo 

    - Geralmente esses blocos são de tamanho reduzido, por isso são chamados de células.

    obs: peguei esse conceito de uma questão da cespe.


ID
210115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às técnicas de comutação, julgue os próximos itens.

Na comutação de circuitos, o caminho permanece dedicado até que uma das entidades envolvidas na comunicação solicite o fim do estabelecimento do circuito.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Segundo Tanenbaum(2011,p.101),"Na comutação de circuitos [...] uma vez estabelecida uma chamada, haverá uma caminho dedicado entre ambas as extremidades, e ele continuará a existir até que a chamada seja finalizada."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

  • COMUTAÇÃO = forma de transmitir os dados por pacotes / meio de transmissão.

    (CESPE) Na comutação de circuitos, um caminho dedicado é estabelecido desde a origem até o destino da comunicação. (C)

    Comutação de circuitos → temos apenas um único caminho entro os dois nós, a comunicação é feita somente neste caminho

    Comutação por pacotes → temos vários caminhos diferentes, podendo os pacote chegarem fora de ordem, pois serão reordenados na máquina de destino

    OBS: Comutação por PACOTES é a tecnologia presumida no modelo TCP/IP e, por isso, a mais utilizada pela infraestrutura mundial da Internet.

    REDE ATM: Comutação por Circuitos; caminho dedicado; estabelece conexão; há desperdício de banda.

    INTERNET: Comutação por pacotes (datagramas); SEM caminho dedicado; ñ há desperdício de banda.

    Comutação de Circuitos –  Todo tráfego de informação passa pelo mesmo caminho. Esse tipo de comunicação é utilizado nas ligações telefônicas, onde um meio de comunicação exclusivo era utilizado para interligar emissor e receptor. (Informação é transportada inteira


ID
210118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às técnicas de comutação, julgue os próximos itens.

Na comutação de pacotes, diferentemente do que ocorre na comutação de circuitos, é necessária a reserva prévia de recursos, o que impede que dados sejam perdidos ou comutados erroneamente.

Alternativas
Comentários
  • Na comutação por pacote não há reserva prévia de recursos. Tal reserva é característica de comutação por circuito.

  • Questão bem comum da CESPE, ou seja, inversão de conceitos.

  • A comutação de circuitosExiste uma reserva dos recursos necessários para comunicação enquanto durar a sessão.

    A comutação de pacotes: Não existe reserva de recursos; os recursos são alocados sob demanda.

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    Comutação de circuitos foi por muito tempo a forma de comutação utilizada no sistema telefônico. Quando dois usuários desejavam se comunicar a rede estabelecia um circuito dedicado fim-a-fim entre os dois aparelhos telefônicos. O circuito estabelecido ficava reservado durante toda a duração da conversação.

    Já na comutação de pacotes não há estabelecimento de circuito fim a fim entre os dois sistemas terminais que desejam se comunicar.

    Por exemplo, quando um computador deseja enviar uma informação a outro computador da rede, ele encapsula a informação em um pacotes de dados, inclui em um cabeçalho o endereço do destinatário e envia pela rede. O pacote será então encaminhado de roteador em roteador em função do endereço do destino. Na comutação de pacotes não há reserva de recursos da rede, mas sim compartilhamento de recursos na forma de uma multiplexação estatística.

    .

    https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialvoipconv/pagina_3.asp

  • gab e

    comutação de pacotes: internet com o protocolo TCP-IP.

    Melhor rota calculada, sem reserva de recursos, multiplexação estatística, não ha estabelecimento de circuito fim a fim. (sempre que for falado melhor rota calculada, pensar em roteador, camada 3 rede - Modelo OSI)

    comutação de circuito; estabelecimento de cirquito fim a fim.

    ex: ligação telefonica.

    Um mesmo caminho. Reserva de recurso,

  • COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS

    Utilizado na rede de telefonia. Há uma rota estabelecida.

    Opera na CAMADA FÍSICA

    COMUTAÇÃO DE PACOTES

    Onde a internet é baseada, não há reserva de recursos. Os pacotes podem seguir caminhos diferentes - cada roteador calcula o melhor caminho, ou seja, os pacotes podem seguir diversas rotas até o destino.

    Opera na CAMADA DE REDE

  • COMUTAÇÃO DE PACOTES:  Na comutação de pacotes não existe uma alocação fixa de recursos para um pacote. Recursos alocados sob demanda.

  • COMUTAÇÃO = forma de transmitir os dados por pacotes / meio de transmissão.

    (CESPE) Na comutação de circuitos, um caminho dedicado é estabelecido desde a origem até o destino da comunicação. (C)

    Comutação de circuitos → temos apenas um único caminho entro os dois nós, a comunicação é feita somente neste caminho

    Comutação por pacotes → temos vários caminhos diferentes, podendo os pacote chegarem fora de ordem, pois serão reordenados na máquina de destino

    OBS: Comutação por PACOTES é a tecnologia presumida no modelo TCP/IP e, por isso, a mais utilizada pela infraestrutura mundial da Internet.

    REDE ATM: Comutação por Circuitos; caminho dedicado; estabelece conexão; há desperdício de banda.

    INTERNET: Comutação por pacotes (datagramas); SEM caminho dedicado; ñ há desperdício de banda.

    Comutação de Circuitos –  Todo tráfego de informação passa pelo mesmo caminho. Esse tipo de comunicação é utilizado nas ligações telefônicas, onde um meio de comunicação exclusivo era utilizado para interligar emissor e receptor. (Informação é transportada inteira)

     

    Comutação de Pacotes – As informações NÃO são transmitidas inteiras. Quando vamos enviar uma mensagem (e-mail, por exemplo), essa mensagem é dividida (quebrada) em tamanhos menores (pacotes). Os pacotes (pedaço de informações) podem seguir caminhos diferente para chegar ao destino, inclusive poderão chegar fora de ordem, pois serão reordenados no seu destino (Função dos protocolos TCP e UDP, que iremos estudas). Essa é a comutação que vigora na internet, sendo assim já anote: meio compartilhado, informação é transportada em pacotes, e esses pacotes seguem rotas diferentes. 


ID
249508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de princípios, métodos, processos, técnicas e ferramentas
empregados em redes de comunicação, julgue os itens de 95 a 108.

A comutação de circuito, usada, por exemplo, em um sistema de telefonia fixa comutada, causa atraso variável aos sinais transmitidos durante uma conexão. Por outro lado, a comutação de pacotes orientada à conexão e embasada em datagramas causa atraso fixo aos pacotes transmitidos durante uma conexão.

Alternativas
Comentários
  • Os atrasos estão invertidos:  Comutação de circuitos = atraso fixo ; Comutação de Pacotes = Atraso variável.

    A comutação de circuito, usada, por exemplo, em um sistema de telefonia fixa comutada, causa atraso variável aos sinais transmitidos durante uma conexão. Por outro lado, a comutação de pacotes orientada à conexão e embasada em datagramas causa atraso fixo aos pacotes transmitidos durante uma conexão.

  • A comutação de circuitos:
    - exige que um circuito seja configurado de ponta a ponta antes de se iniciar a comunicação.
    - permite a reserva de largura de banda do transmissor ao receptor(não poderá ocorrer nenhum congestionamento quando surgir um pacote; se ocorrer congestionamento, sera em tempo de configuracao).
    - Todos os pacotes seguem o mesmo caminho (não poderão chegar fora de ordem).
    - menos tolerante a falhas, pois, se um switch falha, todos os outros que o utilizam serão encerrados.
    - Em contraste com o método store and forward, da comutação de pacotes, os bits simplesmente fluem contínuamente pelo fio.

    A comutação de pacotes:
    - não exige configuração prévia(o primeiro pacote pode ser enviado assim que está disponível).

    - nenhuma largura de banda é reservada, e os pacotes devem esperar sua vez para serem encaminhados.
    - não há nenhum caminho, e assim diferentes pacotes podem seguir caminhos distintos, podendo chegar fora de ordem.
    - é mais tolerante a falhas, se 1 switch falha, os pacotes poderão ser roteados de modo a contornar switches inativos.
    - transmissão store-and-forward. Um pacote é acumulado na memória de um roteador, e depois é enviado ao roteador seguinte(isso aumenta o retardo).

    Sendo assim, analisemos a questao:
    A comutação de circuito, usada, por exemplo, em um sistema de telefonia fixa comutada, causa atraso variável aos sinais transmitidos durante uma conexão. Por outro lado, a comutação de pacotes orientada à conexão e embasada em datagramas causa atraso fixo aos pacotes transmitidos durante uma conexão.

    Vejo 5 erros na afirmativa.

    Tendo o circuito virtual recursos alocados com antecedencia, normalmente nao acontecem atrasos(erro1), apenas congestionamentos, e antes de iniciar a conexao(e nao durante como afirma a questao - erro2). Pode ate ser q ocorram atrasos fixos(erro3), se a distancia for muito longa, como por ex, uma ligacao da Terra a Lua, mas essa eh uma outra historia).
    Os atrasos q ocorrem na comutacao de pacotes sao variaveis(erro4) e conexoes orientada a conexoes nao usam datagrama, e sim pacotes(erro5).

  • COMUTAÇÃO DE CIRCUITO

    ·        orientada a conexão (telefonia) >>> estabelecimento prévio da conexão >>> dedicada a 2 pontos >>> reserva de recurso (banda = fixo) >>> falha de 1 equipamento é fatal >>> dados seguem o mesmo caminho >>> chegam em ordem >>> taxas podem ñ ser constantes 


    COMUTAÇÃO PACOTES = internet


    ·         Ñ estabelecimento prévio >>> ñ conexão dedicada / ñ orientada >>> baseada no melhor esforço >>> o dado percorre caminhos desconhecido até o destino (= correios) >> dados transmitidos são divididos em partes = pacotes >>> ñ garante a ordem 

  • comutação por circuitos: ORIENTADA A CONEXÃO

    comutação por pacotes: NÃO ORIENTADA A CONEXÃO

  • Comutação de circuito: um canal é estabelecido previamente e todos os dados passam por esse caminho. Logo, o atraso é fixo

    Comutação de pacotes: o caminho do "salto" é decidido a cada nó (roteador) e por isso cada pacote pode chegar ao destino em todas diferentes. Logo, o atraso é variável.

  • Na comutação de circuito um canal é estabelecido previamente e todos os dados passam por esse mesmo caminho; logo, o atraso será fixo.

    Por outro lado, na comutação de pacotes o caminho do próximo salto é decidido a cada nó (roteador) e por isso cada pacote pode chegar ao destino em rotas diferentes; logo, com atraso variável.

    Prof. Luciano Freiras

  • [1]

    "É exatamente o q ele disse, śo q tudo ao contrário."

    OBS: Botina, meu chapa, colega, vc por aqui???

    Fonte:

    [1] Kiko

  • gab e.

    A comutação de circuito, usada, por exemplo, em um sistema de telefonia fixa comutada, causa atraso variável aos sinais transmitidos durante uma conexão. Por outro lado, a comutação de pacotes orientada à conexão e embasada em datagramas causa atraso fixo aos pacotes transmitidos durante uma conexão.

    telefonia causa atraso fixo.

    comutação de pacotes não é orientada a conexão

    comutação de pacotes causa atraso variável não fixo.

    Detalhes:

    ser orientado à conexão é quando ambos equipamentos estabelecem uma conexão antes do envio dos dados em si. A internet usa os dois tipos. Orientado e não orientado.

    mas,

    Quando falamos em comutação de cirquito, lembremos do telefone. Primeiro ocorre a discagem, a conexão é estabelecida, e depois vem o dado (a voz).

  • Comutação de Circuitos –  Todo tráfego de informação passa pelo mesmo caminho. Esse tipo de comunicação é utilizado nas ligações telefônicas, onde um meio de comunicação exclusivo era utilizado para interligar emissor e receptor. (Informação é transportada inteira)

     

    Comutação de Pacotes – As informações NÃO são transmitidas inteiras. Quando vamos enviar uma mensagem (e-mail, por exemplo), essa mensagem é dividida (quebrada) em tamanhos menores (pacotes). Os pacotes (pedaço de informações) podem seguir caminhos diferente para chegar ao destino, inclusive poderão chegar fora de ordem, pois serão reordenados no seu destino (Função dos protocolos TCP e UDP, que iremos estudas). Essa é a comutação que vigora na internet, sendo assim já anote: meio compartilhado, informação é transportada em pacotes, e esses pacotes seguem rotas diferentes. 


ID
263677
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

É uma técnica de comunicação de dados baseada em comutação de células (pacotes de tamanho fixo de 53 bytes) de alta velocidade. Não depende de nenhuma topologia de rede específica, podendo, portanto, ser utilizada em LANs e WANs, para tratar dados como vídeo e áudio em tempo real. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Falou em celulas > ATM
    Alem disso o tamanho 53 bytes

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Asynchronous_Transfer_Mode
  • É uma técnica de comunicação de dados baseada em comutação de células (pacotes de tamanho fixo de 53 bytes) de alta velocidade. Não depende de nenhuma topologia de rede específica, podendo, portanto, ser utilizada em LANs e WANs, para tratar dados como vídeo e áudio em tempo real.    a) ATM - Asynchronous Transfer Mode. correto. ATM cells são de tamanho fixo (53 bytes), ao contrário de Ethernet e outros padrões, os quais usam variable sized packets.
  • ATM - Asynchronous Transfer Mode

     

    -Padrão internacional p encaminhamento de células no qual múltipllos tipos de serviços (voz, vídeo, dados) são conduzidos em células de tamanho fixo (53 byte).
    -O comprimento fixo das células permite que o processamento seja executado em hardware, portanto, reduzindo a latência e atrasos de transmissão.
    -ATM é pojetado para tirar vantagem dos meios de transmissão de alto velocidade como E3, T3, SONET.

    -Também usado em algumas LANs de alta velocidade.


    Fonte: Provas de TI


ID
314605
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Ocorrer a disputa pelo acesso somente na fase de conexão e não haver processamento nos nós intermediários são características

Alternativas
Comentários
  • Na comutação de circuitos, uma vez alocados, os circuitos não são compartilhados até o encerramento da conexão.
    Exemplos de comutação de circuitos são as redes: GSM, CDMA e TDMA
  • Há um exclusividade por parte da comutação de circuito.
  • Complementado os comentários. Na comutação de células (e aqui trago o clássico exemplo do modelo ATM), o circuito virtual pode sofrer alterações  ao longo do tempo devido a algumas variáveis como mudança de requisitos e falhas. A seguir, um trecho extraído de http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialatm/pagina_2.asp

    "Como o ATM usa a técnica de roteamento para enviar as células, ao configurar um VPC ou VCC, o sistema usa como parâmetros os endereços ATM dos equipamentos de origem e destino, e o VPI/VCI adotado. Essas informações são então enviadas para as tabelas de roteamento dos equipamentos de rede, que usam para encaminhar as células.
    Em cada equipamento as células dos VPC’s são encaminhadas de acordo com o seu VPI, e as células dos VCC’s de acordo com a combinação VPI/VCI.
    A partir dessas conexões virtuais o ATM implementa todos os seus serviços. Em especial, o ATM implementa também os circuitos virtuais (VC) mais comuns, quais sejam:
     - PVC (Permanent Virtual Circuit): esse circuito virtual é configurado pelo operador na rede através do sistema de Gerência de Rede, como sendo uma conexão permanente entre 2 pontos. Seu encaminhamento através dos equipamentos da rede pode ser alterado ao longo do tempo devido à falhas ou reconfigurações de rotas, porém as portas de cada extremidade são mantidas fixas e de acordo com a configuração inicial.
    - SVC (Switched Virtual Circuit): esse circuito virtual disponibilizado na rede de forma automática, sem intervenção do operador, como um circuito virtual sob demanda, para atender, entre outras, as aplicações de Voz que estabelecem novas conexões a cada chamada. O estabelecimento de uma chamada é comparável ao uso normal de telefone, onde a aplicação de usuário especifica um número de destinatário para completar a chamada, e o SVC é estabelecido entre as portas de origem e destino."
  • Ocorrer a disputa pelo acesso somente na fase de conexão e não haver processamento nos nós intermediários são características 

    Letra D  - exclusivas da comutação de circuito. 

    Falou em fase de conexão falou em comutação de circuitos.. não existe fase de conexão em comutação por pacotes e por células,

    Bons estudos!

  • Só um complemento.... o termo "não haver processamento nos nós intermediários" refere ao fato que em redes de circuitos virtuais a conexão é estabelecida antecipadamente e, portanto, os dados já sabem o caminho que irão tomar. Não sendo necessário processamentos mais pesados para o roteamento, simplesmente uma consulta para verificar a qual conexão pertence.

  • eu tinha 14 anos quando foi feito esse comentário :0 o tempo voa

  • E eu que tinha 10 kkkkkkkkkkk! passa rápido mesmo.

  • 10 tbm kkk. Vamos lá guerreiros !

  • eu tinha 10 tbm

  • eu tinha 10 tbm. PF/Brasil

  • E eu tinha 8 kkkkkk. PRA CIMAAA


ID
370675
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às técnicas de circuitos (TC) e de pacotes (TP), considere:

I. Largura fixa de banda disponível.

II. Pacotes seguem a mesma rota.

III. Possibilidade de desperdício de banda.

IV. Armazena informações nos nós de rede.

As características apresentadas nos itens I a IV referem- se correta e respectivamente a

Alternativas
Comentários
  • Redes de Computadores - 5ª Edição -Tanenbaum - página 103


ID
370915
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A comunicação por meio da comutação de circuitos

Alternativas
Comentários
  • Essa resposta pode ser encontrada no livro do Stallings. 5ed, pg 251.
    "A comunicação através de circuitos envolve três fases: Estabelecimento do circuito, Transferência de Dados e Desconexão do circuito".
  • Quase tudo o que você gostaria de saber sobre comutação de circuitos


    • Envolve o estabelecimento físico de um circuito dedicado entre o emissor e o receptor.
    • É necessária a configuração da  chamada, isto é, o estabelecimento desse caminho, que pode durar um bom tempo.
    • Depois de estabelecido esse caminho, toda a informação, ou pacotes, fluem por um mesmo caminho
    • Por fluírem por um mesmo caminho, qualquer falha em algum componente nesse caminho causa a perda da conexão
    • A largura de banda alocada para uma conexão é fixa
    • Durante a configuração do circuito pode acontecer congestionamentos, isto é, não ser possível estabeler esse circuito fixo ( você já tentou fazer uma ligação a meia noite da virada do ano?)
    • Geralmente a tarifação é por minuto. 
  • A comunicação via comutação de circuitos entre duas estações se subdivide em três etapas:
    • Estabelecimento do circuito;
    • Conversação;
    • Desconexão do circuito.

    Entre uma ponta e outra da comunicação, é determinada e alocada uma conexão bidirecional (isto é, um circuito), contendo um canal dedicado para cada estação transceptora até o término da comunicação.
    Em seguida, as estações envolvidas podem trocar informações entre si, transmitindo e recebendo dados através do circuito já estabelecido.
    Após um período indeterminado, a conexão é finalmente encerrada, quase sempre pela ação de uma das estações comunicantes.

  • Comutação de circuitos envolve as fases:

    ·  Estabelecimento do circuito;

    ·  Transferência de dados;

    ·  Desconexão de circuito.

  • Comutação por circuitos tem 1- estabelecimento do circuito (recursos reservados ate ao final); 2- transfer. info. 3- desconexao (por 1 dos terminais).


ID
370921
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:
I. Pode ser obtida economia de escala usando a mesma rede para voz e dados.

II. Multiplexação lógica. Um sistema de host pode ter conversações simultâneas com diversos terminais por meio de uma linha.

III. Previsível, pois possui velocidade constante para tráfego de dados.
Representa vantagem da comutação por pacotes o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • A FCC inverteu as respostas das questões  Q123638 e  Q123637 só pode...

    item I - PODE ser obtida economia de escala usando a mesma rede para voz e dados.
    Óbvio que sim, ou a FCC nunca ouviu falar em VOIP?
    Ainda mais utilizando o termo "PODE" de uma maneira mais genérica...

    enfim...
  • Estou com a mesma dúvida. Acredito que o item I esteja correto.
  • Que ridículo, quanto mais eu estudo mais me dou mal nas provas da FCC!
  • Mais uma questão mal formulada da FCC.. que surpresa...
    A resposta 1 certamente é correta.

ID
627877
Banca
FCC
Órgão
TCE-SE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:

I. A conexão usa sempre o mesmo caminho.

II. Dados divididos (datagramas, células, quadros).

III. Orientada a conexão.

IV. As partes podem chegar fora de ordem ao destino.

Corresponde à característica de comutação por circuito o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Os itens II e IV são características das redes de comutação de pacotes, por essa razão alternativa certa letra E.


ID
700183
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito de comutação de circuito e de comutação de pacotes em uma rede de comunicação de dados.

Alternativas
Comentários
  • Questão simples. Comutação de circuitos: é criado um canal dedicado fim a fim, reservando recursos, o que garante determinada qualidade de serviço e utiliza a mesma rota. Comutação de pacotes: não há conexão, a rota é determinada em cada nó, o que causa variação nos atrasos dependendo do caminho, não há garantia de qualidade de serviço.
    Duas coisas que podem ter ficadas mais obscuras: multiplexação de dados refere-se à utilização de um único canal para várias conexões, não está relacionado à diminuição da taxa de erros; a correção de erros não é empregada, pode ser oferecida a detecção de erros (que vai gerar o descarte do pacote e possivelmente a retransmissão)
    • a) Na comutação de pacotes, há garantia de qualidade de serviço, enquanto a comutação de circuito pode introduzir variações de qualidade, como o atraso e a variação do atraso de cada unidade de transferência.
    • Errado: na verdade os conceitos aqui foram invertidos, pois é a comutação de pacotes que ocorre variação de atraso)
    • b) Na comutação de circuito, é utilizado o conceito de multiplexação dos dados, que diminui a taxa de erros na transmissão, ao passo que a comutação de pacotes usa outros métodos de correção de erros.
    • errado. creio eu que nem a de pacotes e a de circuito utilizam multiplexação de dados.
    • c) A comutação de circuito estabelece uma ligação virtual dedicada, com reserva de recursos, entre transmissor e receptor, enquanto na comutação de pacotes não há reserva de recursos no canal de comunicação.
    • alternativa correta
    • d) Quando se utiliza comutação de pacotes, pode-se garantir que a rota entre transmissor e receptor é sempre a mesma, ao passo que, na comutação de circuito, não se pode determinar a rota.
    • errado, aqui quem utiliza a mesma rota entre transmissor e receptor é a comutação de circuito
    • e) Na comutação de pacotes, há reserva de recursos do canal de comunicação, para a garantia da qualidade de serviço. Já na comutação de circuito, a transmissão é feita dinamicamente, sem alocação do meio físico.
    • errado, na comutação de pacote não há garantia da qualidade de serviço. e na comutação de circuito há sim alocação do meio físico, visto que é criado um link virtual, como dito na letra C

    me corrijam se eu estiver errado

ID
770956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de técnicas de comutação de circuitos, pacotes e mensagens, julgue os próximos itens.

Na comutação de circuitos, os recursos precisam ser reservados durante a fase de estabelecimento da conexão. Todavia, os recursos não precisam permanecer dedicados por toda a duração da transferência de dados.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Na comutação por circuito, além da reserva de recursos durante o estabelecimento da conexão, há também o estabelecimento de uma espécie de caminho físico(circuito, largura de banda) dedicado da origem ao destino pelo qual a informação passará; há a garantia da taxa de transmissão e a informação na mesma ordem desde o transmissor ao receptor. Por tais motivos que os recursos permanecem dedicados até o final da conexão.

  • Gab: ERRADO

    O erro da assertiva é afirmar que os recursos "não precisam permanecer dedicados por toda a duração da transferência de dados". Eles precisam sim permanecer dedicados durante a transferência de dados.

    Forouzan:

    "Antes da comunicação iniciar, as estações devem fazer uma reserva de recursos a serem utilizados durante a comunicação. Esses recursos, como canais (largura de banda em FDM e time-slots em TDM), buffers de comutação, tempo de processamento de comutação e portas de entrada/saída de comutação devem permanecer dedicados durante toda a duração da transferência de dados até a fase de encerramento da conexão"

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    ACRESCENTANDO:

    O sistema de telefonia fixa comutada utiliza a comutação de circuitos para a realização das chamadas entre os usuários. A principal característica desse tipo de comutação é a configuração de um caminho físico dedicado entre os usuários participantes da ligação telefônica, o que garante que todo o tráfego de voz da ligação passe, ordenadamente, através de uma rota única.

  • Comentário de um cara aqui do QC que eu não lembro o nome, salvei o comentário na pressa e não peguei a referencia.

    (Caso seja seu, comenta aí pra você ganhar os créditos)

    COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS ->  Rede de Telecomunicação 

     - Atraso fixo;

    - Exige que um circuito seja configurado de ponta a ponta antes de se iniciar a comunicação;

    - Permite a reserva de largura de banda do transmissor ao receptor (não poderá ocorrer nenhum congestionamento quando surgir um pacote; se ocorrer congestionamento, será em tempo de configuração);

    - Todos os pacotes seguem o mesmo caminho (não poderão chegar fora de ordem).

    - Menos tolerante a falhas, pois, se um switch, falha, todos os outros que o utilizam serão encerrados;

     - Em contraste com o método Store and Forward, da comutação de pacotes, os bits simplesmente fluem continuamente pelo fio;

     COMUTAÇÃO DE PACOTES -> Rede de Computadores 

     - Atraso variável;

    - Não exige configuração prévia (o primeiro pacote pode ser enviado assim que está disponível);

    - Nenhuma largura de banda é reservada, e os pacotes devem esperar sua vez para serem encaminhados;

    - Não há nenhum caminho, e assim diferentes pacotes podem seguir caminhos distintos, podendo chegar fora de ordem;

    - É mais tolerante a falhas, se 1 switch falha, os pacotes poderão ser roteados de modo a contornar switches inativos;

    - Transmissão Store-and-Forward. Um pacote é acumulado na memória de um roteador, e depois é enviado ao roteador seguinte (isso aumenta o retardo). 

    1. Fonte: TOMAS Philipe, BRUM Renan, TEMPLÁRIO Cavaleiro, CAMILO Rafael, STEIN Léo (2020)
  • CERTO. Para Forouzan:

    "A comutação de circuitos ocorre na camada física. Antes da comunicação iniciar, as estações devem fazer uma reserva de recursos a serem utilizados durante a comunicação. Esses recursos, como canais (largura de banda em FDM e time-slots em TDM), buffers de comutação, tempo de processamento de comutação e portas de entrada/saída de comutação devem permanecer dedicados durante toda a duração da transferência de dados até a fase de encerramento da conexão."

  • A primeira parte está correta. Porém, a segunda se encontra errada, uma vez que na comutação por circuitos os recursos permanecem dedicados durante toda a transferência de dados, ficando indisponíveis para outras conexões e diminuindo a eficiência deste tipo de comutação. (forouzan) Gabarito Errado


ID
770962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma rede comutada, parte dos nós é diretamente conectada aos sistemas finais e outra parte é utilizada apenas para roteamento.

Com base nos conceitos e nas técnicas de comutação, julgue os itens que se seguem.

A comutação de células opera com blocos de tamanho variável, e geralmente esses blocos são de tamanho reduzido, por isso são chamados de células.

Alternativas
Comentários
  • A comutação de células opera com blocos de tamanho variável (FIXO), e geralmente esses blocos são de tamanho reduzido, por isso são chamados de células.


    Alternativa: Errada
  • São células de tamanho fixo de 53 bytes ( 5 header + 48 payload).

  • COMUTAÇÃO POR CÉLULA (ATM) = MODO ASSÍNCRONO DE TRANSFERÊNCIA


    ·         conexão orientada = estabelecimento >>> utiliza processo de comutação de pacotes >>> tamanho fixo = células = 53 bytes >>> ñ segue sincronismo 

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    ACRESCENTANDO:

    São características das redes ATM: multiplexação no tempo; células com tamanho fixo de 53 bytes, sendo 5 bytes cabeçalho de controle; provisão de serviços da camada 2; suporte a circuitos virtuais e QoS.

  • COMUTAÇÃO EM CÉLULAS: Uma rede ATM é uma rede de células na qual cada célula tem tamanho fixo de 53 bytes.

    Opera com blocos de tamanho fixo. Geralmente esses blocos são de tamanho reduzido, por isso são chamados de células.


ID
770965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma rede comutada, parte dos nós é diretamente conectada aos sistemas finais e outra parte é utilizada apenas para roteamento.

Com base nos conceitos e nas técnicas de comutação, julgue os itens que se seguem.

A comutação na Internet é realizada usando-se a metodologia de datagramas para a comutação de pacotes na camada de redes.

Alternativas
Comentários
  • Protocolo IP - Melhor esforço.

  • Gab: CERTO

    A assertiva é um Ctrl C+ Ctrl V do livro do Forouzan (pag. 221, 4ª Edição):

    "A comutação na Internet é realizada usando-se a metodologia de datagramas para a comutação de pacotes na camada de rede"

    "A Internet optou pela metodologia de datagramas para a comutação na camada de rede. Ela usa os endereços universais definidos na camada de rede para direcionar pacotes da origem ao destino."

    Enfim, de modo geral, é importante saber que a comutação de pacotes é usada para Internet e VoIP, enquanto a comutação de circuitos é usada na telefonia.

  • Certo. A Internet opera com pacotes/datagramas na camada de redes.

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    O IP é um protocolo de datagrama sem conexão e não confiável - um serviço de envio pelo melhor esforço. O termo melhor esforço significa que o IP não fornece nenhuma verificação nem monitoramento de erros. O IP presume a não confiabilidade das camadas subjacentes e faz o possível para que a transmissão chegue ao seu destino, mas sem garantias.

    FOROUZAN, 2008.

  • Comutação por pacotes (datagramas): camada de rede

    Comutação por circuitos: camada física

  • COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS

    Utilizado na rede de telefonia. Há uma rota estabelecida.

    Opera na CAMADA FÍSICA

    COMUTAÇÃO DE PACOTES

    Onde a internet é baseada, não há reserva de recursos. Os pacotes podem seguir caminhos diferentes - cada roteador calcula o melhor caminho, ou seja, os pacotes podem seguir diversas rotas até o destino.

    Opera na CAMADA DE REDE

  • Comutação de Pacotes – As informações NÃO são transmitidas inteiras. Quando vamos enviar uma mensagem (e-mail, por exemplo), essa mensagem é dividida (quebrada) em tamanhos menores (pacotes). Os pacotes (pedaço de informações) podem seguir caminhos diferente para chegar ao destino, inclusive poderão chegar fora de ordem, pois serão reordenados no seu destino (Função dos protocolos TCP e UDP, que iremos estudas). Essa é a comutação que vigora na internet, sendo assim já anote: meio compartilhado, informação é transportada em pacotes, e esses pacotes seguem rotas diferentes. 

    Comutação por pacotes → temos vários caminhos diferentes, podendo os pacote chegarem fora de ordem, pois serão reordenados na máquina de destino

    OBS: Comutação por PACOTES é a tecnologia presumida no modelo TCP/IP e, por isso, a mais utilizada pela infraestrutura mundial da Internet.

    INTERNET: Comutação por pacotes (datagramas); SEM caminho dedicado; ñ há desperdício de banda.


ID
770968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma rede comutada, parte dos nós é diretamente conectada aos sistemas finais e outra parte é utilizada apenas para roteamento.

Com base nos conceitos e nas técnicas de comutação, julgue os itens que se seguem.

Na comutação de circuitos, os dados a serem transferidos são empacotados e quebrados em unidades cujo tamanho é determinado pela camada de rede.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Alguns protocolos podem transportar datagramas grandes, ao passo que outros podem transportar apenas pacotes pequenos. Por exemplo, quadros Ethernet não podem conter mais do que 1.500 bytes de dados, enquanto quadros para alguns enlaces de longa distância não podem conter mais que 576 bytes. A quantidade máxima de dados que um quadro na camada de enlace pode carregar é denominada unidade máxima de transmissão (maximum transmission unit - MTU). Como cada datagrama IP é encapsulado dentro do quadro de camada de enlace para ser transportado de um roteador até o roteador seguinte, a MTU do protocolo de camada de enlace estabelece um limite estrito para o comprimento de um datagrama IP. (KUROSE, James F.; ROSS, Keit W. Redes de computadores uma abordagem top-down. 5 ed. São Paulo: Addison Wesley, 2010; pg 250; grifo nosso)

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    Em uma comunicação TCP, os transmissores e receptores enviam e recebem dados no formato de segmentos, cujo tamanho pode ser restringido por determinados fatores. Em um deles — o MTU (max transfer unit) —, cada enlace possui uma restrição em relação à transferência.

  • VALE LEMBRAR, TAMBÉM, QUE, PARA UTILIZAR UM MTU MAIOR QUE O PADRÃO EM REDES ETHERNET (1500 BYTES), PODE-SE UTILIZAR O JUMBO FRAMES (9000 BYTES).

  • O erro é q não é comutação por circuitos, e sim, por pacotes.

    Nâo adianta bla, bla, bla...se não se responde a pergunta!!!


ID
786385
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação aos comutadores de pacotes, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
786403
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em redes de comutação de circuitos, os

Alternativas
Comentários
  • Comutação de Circuito

    São os recursos necessários ao longo de um caminho para prover comunicação entre os sistemas finais. São reservados pelo período da sessão de comunicação.

  • kkkkkkkkkkkk questão mais comédia já vista. o examinador tava sob efeito de alguma droga pra inventar essas alternativas completamente loucas aí. não é possível kkkkkk

  • 3 fases na comutação por circuitos: 1- estabelecimento do circuito (recursos reservados ate o final); 2- transferencia de info ; 3- desconexao dos circuitos (por 1 dos terminais).


ID
813604
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre o STP, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado.
     O protocolo STP (em inglês Spanning Tree Protocol ) é um protocolo para equipamento de rede que permite resolver problemas de loop em redes comutadas, cuja topologia introduza anéis nas ligações.

  • Spanning-tree

    Spanning-Tree (ST) é um algoritmo de camada 2 que:

    •Proporciona uma rede livre de loops

    •Mantém a redundância em caso de falha

    •Opera em um modo a plug & play

    •Escolha de melhor caminho em switchs

    O ST conseguirá Transformar uma topologia redundante em uma árvore, que, por definição, somente fornece um caminho entre dois nós => sem loop e permite a reconfiguração automática da rede em caso de falhas.

  • letra b

    Segundo a CISCO(2014),"O Spanning Tree Protocol (STP) impede que loops sejam formados quando switches ou pontes são interconectados através de vários caminhos. O Spanning Tree Protocol implementa o algoritmo 802.1D IEEE ao trocar mensagens BPDU com outros switches para detectar loops e, em seguida, remove o loop ao desligar as interfaces de ponte selecionadas. Esse algoritmo garante que haja um e somente um caminhos ativo entre dois dispositivos de rede."


    http://www.cisco.com/cisco/web/portal/support/technologies/home.html?cid=268435739&locale=pt_BR


  • stp - spanning tree protocol. nao confundir com stp - shielded twisted pair - possui uma blindagem interna envolvendo cada par trançado que compõe o cabo, cujo objetivo é reduzir a diafonia. Um cabo STP geralmente possui 2 pares trançados blindados, uma impedância característica de 150 Ohms e pode alcançar uma largura de banda de 300 MHz em 100 metros de cabo. Utiliza uma classificação definida pela IBM, baseada em diferentes características de alguns parâmetros, como diâmetro do condutor e material utilizado na blindagem, sendo ela: 1, 1A, 2, 2A, 6, 6A, 9, 9A.


ID
815203
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise os tipos de comutação apresentados abaixo identificando os que necessitam do estabelecimento de um caminho físico dedicado antes de iniciar a transmissão em uma rede de longa distância.

I. Comutação de circuitos
II. Comutação de mensagens
III. Comutação de pacotes

A análise permite concluir que

Alternativas

ID
848092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de componentes e termos utilizados em telecomunicações,julgue o  item  subsequente.


Diferentemente dos sistemas telefônicos tradicionais comutados por circuitos, as redes embasadas em TCP/IP utilizam o conceito de comutação por pacotes. As redes comutadas por pacotes podem apresentar maior eficiência na utilização de recursos para fontes com volume de tráfego variante no tempo.

Alternativas
Comentários
  • Exatamente! Como não há um caminho único dedicado toda vez que acontecer uma liberação dos recursos de um dado caminho ele poderá ser utilizado por outros pacotes, o que não acontece na comutação por circuitos onde todo o caminho é dedicado até o fim da conexão.

  • CERTO! Já que na comutação de pacotes pouco importa o tamanho do pacote, sendo que ele poderá ser fragmentado e enviado por diferentes caminhos. Assim, é uma solução adequada quando há uma variação continúa no tamanho de pacotes enviados.

  • GABARITO CORRETO!

    Comutação de circuitos

    Foi por muito tempo a forma de comutação utilizada no sistema telefônico. Quando dois usuários desejavam se comunicar a rede estabelecia um circuito dedicado fim-a-fim entre os dois aparelhos telefônicos. O circuito estabelecido ficava reservado durante toda a duração da conversação. A comutação de circuitos, entretanto, é ineficiente para ser aplicada nas redes de computadores devido as características do tráfego nestas redes, o qual é caracterizado por um fluxo esporádico de dados, com curtos intervalos de atividade espaçados no tempo, diferente do fluxo contínuo do tráfego telefônico.

    Comutação de pacotes

    Não há estabelecimento de circuito fim a fim entre os dois sistemas terminais que desejam se comunicar. Por exemplo, quando um computador deseja enviar uma informação a outro computador da rede, ele encapsula a informação em um pacotes de dados, inclui em um cabeçalho o endereço do destinatário e envia pela rede. O pacote será então encaminhado de roteador em roteador em função do endereço do destino. Na comutação de pacotes não há reserva de recursos da rede, mas sim compartilhamento de recursos na forma de uma multiplexação estatística.

    IFPR

  • Trago um belo resumo:

    COMUTAÇÃO DE PACOTES-> Rede de Computadores 

     - Atraso variável; 

    - Não exige configuração prévia (o primeiro pacote pode ser enviado assim que está disponível); 

    Nenhuma largura de banda é reservada, e os pacotes devem esperar sua vez para serem encaminhados; 

    Não há nenhum caminho, e assim diferentes pacotes podem seguir caminhos distintos, podendo chegar fora de ordem; 

    É mais tolerante a falhas, se 1 switch falha, os pacotes poderão ser roteados de modo a contornar switches inativos; 

    - Transmissão Store-and-Forward. Um pacote é acumulado 

    na memória de um roteador, e depois é enviado ao 

    roteador seguinte (isso aumenta o retardo). 

    COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS->Rede de Telecomunicação 

    - Atraso fixo; 

    - Exige que um circuito seja configurado de ponta a ponta antes de se iniciar a comunicação; 

    Permite a reserva de largura de banda do transmissor ao receptor (não poderá ocorrer nenhum congestionamento quando surgir um pacote; se ocorrer congestionamento, será em tempo de configuração); 

    Todos os pacotes seguem o mesmo caminho (não poderão chegar fora de ordem). 

    - Menos tolerante a falhas, pois, se um switch, falha, todos os outros que o utilizam serão encerrados; 

    Em contraste com o método Store and Forward, da comutação de pacotes, os bits simplesmente fluem continuamente pelo fio; 

  • Certo. Não há reserva e consequentemente desperdício de banda, já que são enviados pelo melhor caminho.

  • A eficiência (na comutação por pacotes) de uma rede de datagramas é melhor que a de uma rede de comutação de circuitos, pois os recursos são alocados apenas quando há pacotes a serem transferidos. Se uma fonte precisa enviar um pacote e existe um retardo de alguns minutos antes do outro pacote ser enviado, os recursos podem ser realocados a outros pacotes de outras fontes durante esses minutos. Já na comutação por circuitos, os recursos estão alocados durante toda a duração da conexão. Esses recursos ficam indisponíveis para outras conexões, o que acaba diminuindo a eficiência (na comutação por circuitos). (Forouzan)

  • Comutação de Circuitos –  Todo tráfego de informação passa pelo mesmo caminho. Esse tipo de comunicação é utilizado nas ligações telefônicas, onde um meio de comunicação exclusivo era utilizado para interligar emissor e receptor. (Informação é transportada inteira)

     

    Comutação de Pacotes – As informações NÃO são transmitidas inteiras. Quando vamos enviar uma mensagem (e-mail, por exemplo), essa mensagem é dividida (quebrada) em tamanhos menores (pacotes). Os pacotes (pedaço de informações) podem seguir caminhos diferente para chegar ao destino, inclusive poderão chegar fora de ordem, pois serão reordenados no seu destino (Função dos protocolos TCP e UDP, que iremos estudas). Essa é a comutação que vigora na internet, sendo assim já anote: meio compartilhado, informação é transportada em pacotes, e esses pacotes seguem rotas diferentes. 


ID
977767
Banca
FUNRIO
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às redes de comutação de circuitos e de comutação de pacotes, qual das afirmativas abaixo está ERRADA?

Alternativas
Comentários
  • ERRADA a)

    Em comutação de pacotes, as taxas são variadas. A internet utiliza-se do melhor esforço (best effort) para entregar os pacotes até o destinatário. Na comutação de pacotes o datagrama percorre a internet por rotas variadas, o que faz com que os pacotes não cheguem com taxas constantes.
  • Alguém opina quanto a D. Quanto a não existir garantia, esta parte seria incorreta, levando em consideração que a comutação por pacotes "com ligação" garante a entrega??? Obrigado

  • A - ERRADO. As taxas podem variar.

    B - Certo

    C - Certo

    D - ERRADO, mas a banca considerou CERTO. Nessa alternativa a banca errou feio nos conceitos. Pois quem trabalha com entrega de melhor esforço (best effort) e sem garantia de entrega dos dados é o "PROTOCOLO" DE INTERNET, o famoso IP. A "INTERNET" trabalha com "TCP/IP", TCP na camada de transporte e IP na camada de rede. Neste caso o TCP nos garante a entrega dos dados e não trabalha com melhor esforço.

    E - Certo


ID
990901
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Comparando o roteamento de camada 3 e a comutação de pacotes na camada 2 podemos concluir que:

Alternativas

ID
1035385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito de técnicas de comutação de circuitos, pacotes e células.

Considere um comutador por divisão de tempo de três estágios com N = 100 e que usa 10 crossbars no primeiro e no terceiro estágios e 6 crossbars no estágio intermediário. Nesse caso, o número total de conexões simultâneas nesse comutador é igual a 60, pois tem-se apenas seis conexões simultâneas possíveis para cada crossbar no primeiro estágio.

Alternativas

ID
1035910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com respeito a ambientes de rede, julgue os itens que se seguem.

A comutação de pacotes é uma forma de comutação empregada em algumas redes de computadores. Nessa forma de comutação, os dados das aplicações são transmitidos em pacotes contendo, além dos dados de aplicações, dados de controle. Ao longo de uma rota, o pacote é recebido, temporariamente armazenado e transmitido para o próximo nó. A transmissão dos pacotes pode seguir uma abordagem com base em datagramas ou circuito virtual

Alternativas
Comentários
  • Definição redonda de comutação de pacotes descrevendo o conceito de store and forward quando o pacote é recebido e armazenado temporariamente no nó; cita também os dois tipos de comutação por pacotes, datagrama e circuito virtual, onde no primeiro as informações são divididas em pacotes independentes e na segunda onde é difinido antes da transmissão um caminho virtual entre os nós da rede.

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    MAIS UMA DO CESPE PRA DAR AQUELA AGREGADA? ENTÃO TOMA:

    CESPE - 2018 - Polícia Federal - Perito Área 2

    A comutação por pacote pode ser orientada por datagrama ou por circuito virtual. Na primeira, o roteamento é realizado de forma independente para cada pacote; na segunda, uma rota é estabelecida antes do início da transferência de dados, e pacotes são encaminhados por essa rota durante todo o tempo de conexão lógica.

    CORRETO!

    Redes de computadores que oferecem apenas um serviço orientado para conexão na camada de rede são denominadas redes de circuitos virtuais (redes CV - comando vermelho); redes de computadores que oferecem apenas um serviço não orientado para conexão na camada de rede são denominadas redes de datagramas.

    REDES DE COMPUTADORES E A INTERNET, KUROSE, 6ª EDIÇÃO, PÁGINA 230.

  • REFAZER

  • Tipos de comutação:

    Por Circuito

    • Orientada à conexão;
    • Comunicação fim a fim;
    • Reserva de banda;
    • Menor interferência;
    • Atraso fixo;

    Por Pacotes

    • Não orientada à conexão;
    • Portanto, sem conexão dedicada nem estabelecida previamente;
    • Best effort, ou seja, melhor esforço para que os dados cheguem ao destino, mas sem garantia que chegarão;
    • Datagramas ou circuito virtual;

    Desconsiderando que a comutação por células é inclusa na de pacotes, temos:

    Por Células

    • Utiliza-se de processo de comutação de pacotes;
    • Contudo é orientada à conexão;
    • Mas não há confirmação de pacotes;
    • Abordagem em Conexão com Canal Virtual;
    • Células são segmentadas em tamanho fixo de 53 bytes;
    • Conferência em vídeo e VOIP, por exemplo, utilizam-se da comutação por células.
    • Redes ATM;

    As redes ATM têm seu próprio modelo de referência, diferente do modelo OSI e do modelo TCP/IP. O ATM é um modelo tridimensional, sendo composto não só por camadas, mas também por planos.

  • Ao longo de uma rota, o pacote é recebido, temporariamente armazenado e transmitido para o próximo nó.

    store-and-forward.

    #QCPagaNoix

    glee


ID
1055737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de redes de computadores. Nesse sentido, considere que a sigla DTN, sempre que empregada, refere-se a delay tolerant network.

Redes DTN contornam a falta de conectividade fim a fim entre origem e destino por meio da comutação de mensagens.

Alternativas
Comentários
  • Transferência de Custódia
    CERTA !

    As redes DTN se baseiam em transferências de mensagens nó-a-nó O nó que não for um endpoint deverá passar a mensagem adiante, essa obrigação se deve à transferência de custódia do nó anterior, em outras palavras, o nó anterior passa a mensagem e a obrigação da entrega ao endpoint ao nó seguinte. O processo ocorre até que o endpoint receba a mensagem. 
    A transferência de custódia é um processo que exige acknowledgment, portanto o nó destinatário terá a opção de aceitar ou não a custódia, uma vez aceita, o nó terá de manter a corrente. O pedido pelo acknowledgment, possui tempo de validade, se este tempo expirar, o nó que possui a mensagem procurará outro nó para receber a custódia.


ID
1087912
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que não exibe um dos mais importantes tipos de atraso em redes de comutação de pacotes.

Alternativas
Comentários
  • Atraso de Fila

    Quando um pacote chega em um roteador, ele não é imediatamente enviado para o próximo nó.

    Em um dia de muito tráfego, um roteador pode receber, ao mesmo tempo, diversos pacotes.
    Haverá atraso, pois o roteador precisa ler as informações de cada pacote e decidir para qual enlace deve enviar o pacote para chegar ao próximo nó.

    Se a fila já estiver lotada e estiver ocorrendo a transmissão de algum pacote, teremos um atraso maior ainda.

    Atraso de Transmissão

    Um pacote é transmitido para o próximo nó, via enlace, somente após chegar no roteador e ter suas informações de cabeçalho processadas.

    Essa transmissão não é imediata, e cada roteador tem uma velocidade diferente de transmissão.
    Por exemplo, se seu roteador tiver velocidade de 'x' pacotes por segundo, e seu pacote de informações tem  'y' pacotes, haverá um atraso de 'y/x' segundos para a transmissão desses dados.

    Assim, o atraso de transmissão é o tempo que o roteador levar para colocar os bits dos pacotes para fora do roteador.

    É fácil notar que, quanto maiores forem os pacotes ou menores as velocidades de transmissão, maior será o atraso.

    Atraso de Propagação

    Ok, o pacote chegou, esperou na fila e já foi transmitido. E agora?

    Agora ele será levado de nó para outro, através de um enlace, que pode ser através de ondas eletromagnéticas no ar, ou por meios de fios.
    Ou seja, o pacote tem que ser propagado.

    Por mais que você envie uma mensagem, via e-mail, Facebook etc, para um amigo do outro lado do mundo, e aparente que esse processo foi instantâneo, absolutamente nada no universo é propagado instantaneamente.


ID
1100995
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre os métodos de comutação utilizados para conectar um conjunto de dispositivos, é INCORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • Na comutação de pacotes não existe reserva de recursos, as informações são quebradas em pacotes de tamanho máximo limitado; muito eficiente no uso otimizado do meio já que pacotes de origens e destinos diferentes podem compartilhar os mesmo caminhos até o destino; como desvatagens podemos citar não existir garantia de banda, atraso de transmissão e variação do atraso (jitter).


ID
1202908
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes de comunicação de dados podem ser divididas em 2 tipos básicos: ...I... (também chamadas de comutação de circuitos), em que o emissor tem garantias que os dados podem ser entregues e reproduzidos porque a conexão oferece um caminho de dados garantido, e ...II... (também chamadas de comutação de pacotes), em que os dados são divididos em pequenos pacotes; o hardware da rede entrega os pacotes ao destino especificado onde o software novamente os remonta em um único conjunto.

As lacunas I e II são, corretas e respectivamente, preenchidas com:

Alternativas
Comentários
  • Serviço Orientado a Conexão (TCP)

    Quando uma aplicação usa o serviço orientado a conexão, o cliente e o servidor (que residem em diferentes sistemas finais) enviam pacotes de controle um para o outro antes de remeterem os dados reais. Esse procedimento de apresentação alerta o cliente e o servidor, fazendo com que eles se preparem para um "rajada" de pacotes.

    Uma vez que o procedimento de apresentação tenha terminado, diz – se que uma conexão foi estabelecida entre os dois sistemas finais. Mais os dois sistemas finais estão conectados de maneira muito tênue, por isso a terminologia ‘Orientado a Conexão’. Apenas os sistemas finais ficam cientes dessa conexão, os comutadores de pacotes ficam completamente alheio a ela. Os comutadpres de pacotes não armazenam nenhum dado ou informação a respeito da comunicação.



    Serviço Não Orientado a Conexão (UDP)

    Neste tipo serviço não existe apresentação entre os sistemas finais. Quando um dos lados de uma aplicação quer enviar pacotes ao outro, ela simplesmente os envia. Como não há apresentação os pacotes podem ser remetidos mais rapidamente, mais também não há confirmações de entrega.

    https://danielteofilo.wordpress.com/2010/01/31/servico-orientado-a-conexao-e-servico-nao-orientado-a-conexao/



ID
1209022
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

São dois métodos aplicáveis à técnica de comutação de pacotes o de

Alternativas
Comentários
  • Rede de (Pacotes) Datagramas – Serviços não orientada a conexão

    Os pacotes são frequentemente chamados de datagramas.

    A comutação de pacotes pode ser:

    Com ligação (circuito virtual): é estabelecido um caminho virtual fixo (sem parâmetros fixos, como na comutação de circuitos) e todos os pacotes seguirão por esse caminho. Uma grande vantagem é que oferece a garantia de entrega dos pacotes, e de uma forma ordenada.

    Exemplo: ATM (comutação de células), Frame Relay e X.25

    Sem ligação (datagrama):

    Os pacotes são encaminhados independentemente, oferecendo flexibilidade e robustez superiores, já que a rede pode reajustar-se mediante a quebra de um link de transmissão de dados. É necessário enviar-se sempre o endereço de origem.

    Exemplo:

    Endereço IP.


    Fonte: Forouzan

  • Técnicas de Comutação de Pacotes: 


        Sem ligação (datagrama)
            Não orientado a conexão

        Com ligação (circuito virtual)
            Orientado a conexão
                Circuito lógico criado em rede física compartilhada
            Ex.:X.25, frame relay e ATM
     

     

    Gab. D


ID
1225420
Banca
FCC
Órgão
MPE-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre os elementos de interconexão de redes de computadores, considere:

I. Os hubs irradiam por todas as portas um frame recebido de uma estação, o que pode ocasionar colisões no barramento da rede local se o número de estações e o tráfego forem elevados.

II. O switch separa uma rede local em vários segmentos com domínios de colisão separados, deixando passar para um segmento apenas os frames direcionados a ele.

III. A comutação ou encaminhamento de frames nos switches ocorre mais rapidamente do que nas bridges, pois a comutação e o filtro dos frames são baseados, exclusivamente, em software.

IV. O IEEE 802.1b é um protocolo de comunicação entre bridges ou switches, que tem como único objetivo detectar e eliminar loops em redes e bloquear portas para que esses loops não ocorram.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    III - comutação e o filtro dos frames não são baseados, exclusivamente, em software

    IV - "[...] que tem como único objetivo [...]" - não é o único objetivo.

     

    Afirmativas muito restritivas ou taxativas, que utilizam termos como "exclusivamente", "único", "sempre", "nunca" etc, tendem a ser falsas.

    Já assertivas mais genéricas, como "pode ocasionar", "é possível", "nem sempre" etc, costumam ser verdadeiras.

     

    Lógico, não 100%, mas se não tiver muito tempo para analisar o texto ou não possuir conhecimento necessário para responder e for chutar, vale a pena considerar esses pontos.

  • Letra B.

    III. A comutação ou encaminhamento de frames nos switches ocorre mais rapidamente do que nas bridges, pois a comutação e o filtro dos frames são baseados, exclusivamente, em software.

    ERRADO. Nos switches acontece em nível de Hardware. Nas brigdes acontece apenas em nível de software.



    IV. O IEEE 802.1b é um protocolo de comunicação entre bridges ou switches, que tem como único objetivo detectar e eliminar loops em redes e bloquear portas para que esses loops não ocorram.

    ERRADO. Quem faz isso é o 802.1D, que é o Spanning Tree Protocol (STP).

  • Não entendi

     

     

    I. Os hubs irradiam por todas as portas um frame recebido de uma estação, o que pode ocasionar colisões no barramento da rede local se o número de estações e o tráfego forem elevados.

     

    temos uma oração condicional.então quer dizer que só causa colisões se o numero de estações for elevado? negativo. mesmo a quantidade sendo pequena, também irá ocasional colisões. nao sei a FCC, mas cespe se apega a literalidade. acertei apenas pelas opções que a questão me dava, mas se fosse cespe eu deixaria em branco


ID
1248715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As tecnologias de redes de comunicação permitem a implantação de redes públicas e privadas que vêm sendo adotadas nas mais diversas áreas em todo o mundo. Quanto a tecnologias, arquiteturas, protocolos e aplicações de redes de comunicação, julgue o item que se seguem.

Em um comutador de circuitos do tipo crossbar, o número de pontos de cruzamento é igual a duas vezes o número de linhas que entram no comutador.

Alternativas
Comentários
  • Pontos de cruzamento = n entradas x m saídas.

  • Na cornutação por Divisão Espacial, um simples caminho fisico é estabelecido entre as entidades envolvidas no enlace de comunicaçäo. O bloco båsico de um comutador espacial é um cross-point metålico.

    A matriz tem N entradas e N saidas, cada dispositivo conecta-se matriz via uma linha de entrada e uma linha de saida. A interconexäo é possivel entre duas linhas pela habilitaqäo do cross-point apropriado. São requeridos N^2 cross-points no total, ou seja, o número de cross-points cresce segundo o valor de N^2.

    Fonte:

    [1] Comutador Deterministico: Visando uma Implementação Microeletrönica, A Hoyos.


ID
1265995
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto as diferenciações da comutação de circuitos e a comutação de pacotes, selecione a única alternativa que esteja tecnicamente correta:

Alternativas
Comentários
  • Comutação de Circuito

    São os recursos necessários ao longo de um caminho para prover comunicação entre os sistemas finais. São reservados pelo período da sessão de comunicação.

    São sistemas de comunicações que apresentam tráfego constante, necessitando de uma conexão dedicada para a transferência de informações contínuas.

    Comutação de circuitos envolve as fases:

    ·  Estabelecimento do circuito;

    ·  Transferência de dados;

    ·  Desconexão de circuito.

    A rede MPLS utiliza comutação de circuito virtual.

  • Complementando a resposta do colega

     

    Na comutação de circuito o único momento em que há disputa por recursos é na fase de estabelecimento. Como vantagens podemos citar a garantia de recursos durante todo o processo de transmissão e que não há processamento nos nós intermediários, mas também existem desvantagens tais como o desperdício de recursos quando nenhum dado é transmitido nos períodos de silêncio.


ID
1302022
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às técnicas de comutação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Na comutação de circuitos os recursos precisam ser reservados durante a fase de estabelecimento da conexão, mas não necessitam permanecer dedicados durante a transferência de dados.
( ) Em uma rede de comutação de pacotes os recursos são alocados sob demanda, não havendo reserva fixa de recursos.
( ) Na comutação de pacotes não existe a fase de estabelecimento e de encerramento da conexão.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Comutação de circuitos: um circuito físico real é formado entre os dois equipamentos que desejam se comunicar. Os elementos de comutação da rede unem (ou conectam) circuitos ponto a ponto independentes até formar um “cabo” que interligue os dois pontos.

    Comutação de mensagem: não é estabelecido um caminho dedicado entre os dois equipamentos que desejam trocar informações. A mensagem que tem que ser enviada é transmitida a partir do equipamento de origem para o primeiro elemento de comutação, que armazena a mensagem e a transmite para o próximo elemento. Assim, a mensagem é transmitida pela rede até que o último elemento de comutação entregue-a ao equipamento de destino. Neste tipo de comunicação, a rede não estabelece o tamanho da mensagem, podendo esta ser ilimitada.

    Comutação de pacotes: possui uma filosofia de transmissão semelhante à comutação de mensagem, ou seja, os pacotes são transmitidos através dos elementos de comutação da rede até o seu destino.

  • A terceira afirmação da margem para anulação.

  • Se analisarmos bem a comutação de pacotes se divide em: Rede de datagramas: Não orientada a conexão Rede de circuitos virtuais: Orientada a conexão possuindo as fases de estabelecimento e de encerramento da conexão sendo assim a assertiva A seria a correta.

ID
1395481
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma rede de longa distância – WAN permite que empresas tenham a capacidade de usufruir da tecnologia de informação por áreas geográficas extensas. O tipo de WAN que permite a várias empresas arcar com os seus custos, compartilhando o caminho da rede de transmissão, é a comutação de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    No contexto de redes de computadores, a comutação de pacotes é um paradigma de comunicação de dados em que pacotes (unidade de transferência de informação) são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós. Este contrasta com o paradigma rival, a comutação de circuitos, que estabelece uma ligação virtual entre ambos nós para seu uso dedicado durante a transmissão (mesmo quando não há nada a transmitir). A comutação de pacotes é utilizada para optimizar o uso da largura de banda da rede, minimizar a latência (i.e., o tempo que o pacote demora a atravessar a rede) e aumentar a robustez da comunicação.

    A comutação de pacotes é mais complexa, apresentando maior variação na qualidade de serviço, introduzindo jitter e atrasos vários; porém, utiliza melhor os recursos da rede, uma vez que são utilizadas técnicas de multiplexagem temporal estatística.

    A comutação por pacotes pode efetuar-se:

    Com ligação (circuito virtual): é estabelecido um caminho virtual fixo (sem parâmetros fixos, como na comutação de circuitos) e todos os pacotes seguirão por esse caminho. Uma grande vantagem é que oferece a garantia de entrega dos pacotes, e de uma forma ordenada. Ex: ATM (comutação de células), Frame Relay e X.25;

    Sem ligação (datagrama): os pacotes são encaminhados independentemente, oferecendo flexibilidade e robustez superiores, já que a rede pode reajustar-se mediante a quebra de um link de transmissão de dados. É necessário enviar-se sempre o endereço de origem. Ex: endereço IP.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Ibsen, muito bom seu comentário. Mas tenho um adendo: quando falamos sobre latência da conexão, não sei se podemos dizer que a comutação de pacotes contribui para a diminuição da latência. Quando utiliza-se comutação de circuito, uma vez que a conexão é estabelecida, os dados são enviado pelo circuito virtual de modo contínuo, sem possibilidade de congestionamento (este só pode ocorrer antes de estabelecido o circuito), o que teoricamente diminuiria a latência. Já na comutação de pacotes, os dados são enviados, via de regra, por caminhos diferentes, sendo alguns mais curtos e outros mais longos, e isso, teoricamente, contribuiria para um aumento da latência.

    O que tu acha? Faz sentido esse raciocínio? De onde você tirou a informação de que comutação por pacotes diminui a latência?

    Aproveito para te agradecer pelos teus comentários, que são ótimos e via de regra 100% corretos. Abraço.

  • O Ibson não cita as fontes. Os comentários dele costumam ser muito longos e copiados da wikipedia.


ID
1460926
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito das técnicas de comutação, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Comutação de Pacotes Ñ OFERECE serviço dedicado .


ID
1470175
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às técnicas de comutação de circuitos baseadas em TDM, FDM e WDM, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Matei essa por causa do FDM.

     Multiplexação
    O processo que possibilita que vários sinais possam ser enviados ao mesmo tempo em um mesmo canal é chamado de multiplexação. Existem diferentes técnicas de multiplexação sendo as mais importantes a multiplexação por divisão em freqüência (FDM), por divisão no tempo e por divisão em códigos.
    Na divisão por freqüência, se cada um dos sinais a serem transmitidos tem uma largura de banda B, eles serão transmitidos em "envelopes" de freqüências que diferem entre si por uma quantidade maior ou igual a 2B. Este tipo de multiplexação é chamado de FDM (Frequency Division Multiplexing). Neste caso, o número de sinais que podem ser transmitidos simultaneamente usando FDM depende da freqüência, da portadora e da largura de banda do canal.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • Resposta letra D)

    O TDM, ou multiplexação por divisão de tempo, funciona basicamente em dividir o canal em slots de tamanho fixo de tempo. Por exemplo, imagine que num único canal de comunicação 4 máquinas desejam se comunicar. Neste cenário o TDM definirá alguma unidade de tempo que cada máquina poderá utilizar, digamos 1/4 s. Desta forma, em 1s cada máquina poderá utilizar 100% do canal por um período de tempo de 1/4 de segundo


ID
1484968
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Comutação é a forma como os dados são trocados entre dois computadores em uma rede. Há 2 tipos principais de comutação.

As principais características da comutação ...I... são:

- Circuitos virtuais são estabelecidos ao longo da rede durante a conexão e o meio de transmissão é compartilhado.
- Cada bloco de dados possui um endereçamento de destino, mas não se sabe ao certo se quando o remetente enviar os dados, haverá um caminho de comunicação disponível.
- Em uma só conexão física, diversas conexões lógicas podem ser estabelecidas.

As principais características da comutação ..II.... são:

- Uma conexão ponto a ponto é estabelecida entre o remetente e o destinatário, antes do início da transmissão dos dados.
- Existe um caminho de comunicação dedicado entre os dois computadores.
- Oferece suporte a aplicações sensíveis a atrasos, como transmissões de voz.

As lacunas I e II são, correta e respectivamente, preenchidas por:

Alternativas
Comentários
  • Apenas com a primeira frase da questão já dá pra resolver. Dentre as alternativas, apenas a alternativa a) descreve métodos de comutação.

     


ID
1493413
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes digitais podem transferir informações entre os nós por meio da utilização de paradigmas fundamentais. Em um destes paradigmas os dados são organizados em fluxos de bit contínuos e ininterruptos. Neste modo de operação, um link físico dedicado entre um par de nós é estabelecido. Antes de iniciar a transferência de dados em uma conexão específica, a própria conexão deve ser “provisionada”, ou seja, os nós da rede devem ser configurados para prover o link físico exigido. Isso implica em uma alocação exclusiva de recursos de rede por todo o período no qual a conexão existir.

O paradigma descrito é conhecido como comutação

Alternativas
Comentários
  • Link físico, exclusivo, ininterrupto, dedicado = comutação por circuito

  • Comutação de Circuitos: Antes de ser enviada qualquer informação, procede-se ao estabelecimento duma ligação "física" ponta a ponta entre os terminais que pretendem comunicar. Estabelece-se um "caminho físico " dedicado.

    Vantagens: – Garantia de recursos; – Disputa pelo acesso somente na fase de conexão; – Não há processamento nos nós intermediários (menor tempo de transferência); – Controle nas extremidades. 

    Desvantagens: – Desperdício de banda durante períodos de silêncio (problema para transmissão de dados)‏ – Sem correção de erros – Probabilidade de bloqueio (Circuitos ocupados em um instante).

  • A questão deve ser analisada sobre os conceitos de Comutação por Circuitos e Comutação por Pacotes, Já que comutação sem fio, por cabos ou em malha não existe.

    Comutação de circuitos :
       A comutação de circuitos, em redes de telecomunicações, é um tipo de alocação de recursos para transferência de informação que se caracteriza pela utilização permanente destes recursos durante toda a transmissão.

    Funcionamento
       Essencialmente, uma comunicação via comutação de circuitos entre duas estações se subdivide em três etapas: o estabelecimento do circuito, a conversação e a desconexão do circuito.

    Comutação por pacotes:
        No contexto de redes de computadores, a comutação de pacotes é um paradigma de comunicação de dados em que pacotes (unidade de transferência de informação) são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente compartilhadas por outros nós.

  •  e)

    por circuito.


ID
1530394
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às técnicas de comutação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Na comutação de circuitos os recursos precisam ser reservados durante a fase de estabelecimento da conexão, mas não necessitam permanecer dedicados durante a transferência de dados.
( ) Em uma rede de comutação de pacotes os recursos são alocados sob demanda, não havendo reserva fixa de recursos.
( ) Na comutação de pacotes não existe a fase de estabelecimento e de encerramento da conexão.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    comutação de circuitos, em redes de telecomunicações, é um tipo de alocação de recursos para transferência de informação que se caracteriza pela utilização permanente destes recursos durante toda a transmissão.

    No contexto de redes de computadores, a comutação de pacotes é um paradigma de comunicação de dados em que pacotes (unidade de transferência de informação) são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Tcp é por pacotes e tem conexão virtual


ID
1553992
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Suponha que dois assinantes de uma rede desejam se comunicar. Para estabelecer a comunicação entre eles e transportar as informações a serem trocadas, uma linha física precisa ser estabelecida entre esses dois assinantes antes de haver qualquer troca de informações.

Para isso, uma mensagem especial é enviada do nó origem ao nó destino. No caminho percorrido, essa mensagem causa a alocação de linhas nos nós intermediários até o nó destino, estabelecendo um caminho dedicado à comunicação entre os dois assinantes. Quando essa operação se completar, uma mensagem é enviada de volta ao nó origem, informando que a transferência de informações pode começar.


Esse processo descreve a modalidade de comutação de dados:

Alternativas
Comentários
  • Dois Hosts = Dedicação entre ambos na troca de MSG.

  • Gabarito E

    Essencialmente, uma comunicação via comutação de circuitos entre duas estações se subdivide em três etapas: o estabelecimento do circuito, a conversação e a desconexão do circuito.

    Na primeira etapa, uma rota fixa entre as estações envolvidas é estabelecida para que elas possam se comunicar. Entre uma ponta e outra da comunicação, é determinada e alocada uma conexão bidirecional (isto é, um circuito), contendo um canal dedicado para cada estação transceptora até o término da comunicação.

    Em seguida, as estações envolvidas podem trocar informações entre si, transmitindo e recebendo dados através do circuito já estabelecido. Esta transferência de dados corresponde a segunda etapa da comutação de circuitos.

    Após um período indeterminado, a conexão é finalmente encerrada, quase sempre pela ação de uma das estações comunicantes. Nesta última etapa, todos os nós intermediários do circuito precisam ser desalocados de modo a serem reutilizados, conforme necessário, para formar novos circuitos entre quaisquer estações pertencentes à rede. Para tanto, sinais de controle são transmitidos para estes nós, liberando recursos para outras conexões.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1589869
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para responder a esta questão, sobre comutação por pacotes, leia cuidadosamente as afirmações a seguir.


I. A comutação por pacotes não exige o estabelecimento de um circuito dedicado para a comunicação, o que implica menores custos com meios físicos.


II. A comutação por pacotes utiliza a ideia da segmentação de dados em partes discretas, compostas de cabeçalho com bits de verificação de integridade, corpo e rodapé.


III. Os comutadores de pacotes utilizam uma das seguintes técnicas: Cut-through, Store-and-forward ou Fragment-free.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
1589872
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A comutação por circuitos exige que as estações comunicantes possuam um caminho dedicado exclusivo, que pode ser estabelecido de quatro formas. Assinale a alternativa que não exibe uma dessas formas.

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    o exemplo classico da comutação por circuito é a ligação convencional entre dois numeros fixos (telefone / linha analogica)


    Bons estudos!

  • Esta banca caprichou na preguiça, pois vejam de onde ela tirou a questão (Copiar e colar não era coisa da FCC?)

    A comutação por circuitos exige que as estações comunicantes possuam um caminho dedicado exclusivo, que pode ser estabelecido de quatro maneiras:

    Circuito físico Frequency Division Multiplexing (FDM - multiplexação por canais de frequência) Time Division Multiplexing (TDM - multiplexação por canais de tempo) Statistical Time Division Multiplexing (STDM - multiplexação estatística por canais de tempo)

    Fonte: https://pt.wikibooks.org/wiki/Redes_de_computadores/Comuta%C3%A7%C3%A3o_de_circuitos_e_de_pacotes




ID
1623205
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Das seguintes alternativas, selecione a alternativa falsa:

Alternativas
Comentários
  • Que???

     

  • RESPOSTA "D"

  • Na comutação de pacotes com ligação é estabelecido um circuíto virtual e os pacotes seguem o mesmo caminho, na comutação sem ligação os pacotes podem seguir rotas diferentes.


ID
1624771
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre rede de comutação de circuitos é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A diferença principal entre a Comutação de pacotes e Comutação de Circuitos é que nessa última os recursos necessários para a conexão são previabementes estabelcidos. Como exemplo, A telefonia convencional, para que consigamos se comunicar com o receptor é necessário reservar o recurso.


ID
1624774
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A comutação digital se dá:

Alternativas
Comentários
  • O melhor uso da técnica digital, em telefonia, ocorre quando tanto a transmissão como a comutação são digitais, uma vez que, neste caso, são evitadas as sucessivas etapas de conversão A/D e D/A. Uma grande vantagem do uso da comutação digital se deve ao uso de circuitos digitais que resultam em uma grande redução de custo, tamanho e consumo de energia, e também em uma melhor confiabilidade. O uso de circuitos digitais na comutação possibilita a formação de uma rede digital na qual qualquer tipo de informação digital pode ser transportada (Voz, Imagem, Dados, Texto, Música, etc.)

    As redes de telecomunicações são constituídas de um conjunto de nós, entretanto todos esses nos não são conectados um a um (full-connected). A comutação digital vem garantir justamente o estabelecimento da chamada de um ponto a outro. Com isso só será liberado uma chamada, caso exista alguma via disponível para o usuário, se não, a chamada será bloqueada. Por este motivo surgiram as redes de Comutação que possibilitam a transferência de informações entre nos. Existem três grandes tipos de redes de comutação: Circuitos, Pacotes e Células

  • COMUTAÇÃO POR CIRCUITOS -  NECESSITA ESTABELECE  CONEXÃO FIM A FIM.

    COMUTAÇÃO POR Mensagem - REALIZAR A FRAGMENTAÇÃO DA MENSAGEM EM DIVERSOS PACOTES

    COMUTAÇÃO POR PACOTES - NÃO FRAGMENTAÇÃO DA MENSAGEM

    Correta letra: D


ID
1822867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os tipos de comutação em redes de computadores podem ser de circuitos, de mensagens e de pacotes. Assinale a opção que associa corretamente o tipo de comutação e sua característica.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. comutaçao de circuitos

    b) ERRADA. comutaçao de circuitos

    c) ERRADA. Nenhuma alternativa. Ou tem caminho dedicado ou não

    d) ERRADA. comutação de pacotes

    e) CORRETA.

    A comutação de mensagens é predecessora da comutação de pacotes. Na comutação de mensagens nenhum caminho físico é estabelecido com antecedência. Cada mensagem a ser enviada é armazenada totalmente em uma estação de comutação (não existe limite de tamanho) para ser enviada para a próxima estação.

  • Primeiro, o que é comutação? Resposta: interligar dois pontos entre si seja de forma física (circuitos) ou de forma lógica (pacotes e mensagens).

    Até aqui já podemos chegar na resposta (letra E), mas vou um pouco além.

    Comutação por circuitos: possui caminho físico dedicado;

    Comutação de pacotes: os pacotes são encaminhados de formas individuais até o seu destino;

    Comutação por mensagens: as mensagens são armazenadas nos nós para depois enviar (store-and-forward).


ID
1822888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na locomoção de dados utilizando-se a Internet, por meio de enlaces e comutadores, a abordagem na qual os recursos necessários — tais como buffers e taxa de transmissão — são reservados pelo período da sessão da comunicação ao longo do caminho é denominada

Alternativas
Comentários
  • A comutação por circuito possui caminho fisíco dedicado.

     

  • Gabarito = letra D

     

    Comutação de circuitos x comutação de pacotes

     

    A comutação de circuitos possui fundamento similar à telefonia fixa. Nela, todo o tráfego de informação entre dois dispositivos sempre passa pelo mesmo caminho. Tal caminho pode ser definido por um circuito físico, ou por compartilhamento de um meio, utilizando multiplexação.

     

    Na comutação por pacotes, por sua vez, os pacotes podem seguir vários caminhos diferentes para chegar ao destinatário, podendo, inclusive, chegarem fora de ordem, pois serão reordenados na máquina destino. É o paradigma que vigora na Internet.

  • Falou em RESERVA = CIRCUITO;

     

    Mais detalhes aqui: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialvoipconv/pagina_3.asp

     

     

    Go ahead!!!

     

  • GABARITO D!

    .

    .

    A comutação de circuitos foi por muito tempo a forma de comutação utilizada no sistema telefônico. Quando dois usuários desejavam se comunicar a rede estabelecia um circuito dedicado fim-a-fim entre os dois aparelhos telefônicos. O circuito estabelecido ficava reservado durante toda a duração da conversação.


ID
1823101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às técnicas de comutação de circuitos, pacotes e células, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Na comutação de circuitos, é necessário estabelecer, previamente, um caminho fim-a-fim, para que os dados possam ser enviados. Isso garante que, após a conexão ter sido efetuada, não haverá congestionamento e os dados serão enviados de forma ordenada. Entretanto, configurar um caminho com antecedência provoca reserva e provável desperdício de largura de banda.


    Fonte: https://pt.wikibooks.org/wiki/Redes_de_computadores/Comuta%C3%A7%C3%A3o_de_circuitos_e_de_pacotes

  • Penso que uma melhor redação para a alternativa e seria: O congestionamento em uma rede de comutação de circuitos é detectado no momento da tentativa de estabelecimento da conexão. Se houve o estabelecimento da conexão não houve congestionamento pois excludentes.

     

    Bons estudos!

  • Acabei eliminando a letra E pelo que o @Cláudio Neves citou... Palhaçada mesmo.

  • Na comutação de circuitos, é necessário estabelecer, previamente, um caminho fim-a-fim, para que os dados possam ser enviados. Isso garante que, após a conexão ter sido efetuada, não haverá congestionamento e os dados serão enviados de forma ordenada. Entretanto, configurar um caminho com antecedência provoca reserva e provável desperdício de largura de banda. Esse tipo de comutação não é muito tolerante a falhas, sendo que na inatividade de um switch, os circuitos que o utilizam serão encerrados. Os bits fluem continuamente pelo fio e a transmissão de dados é feita de forma transparente, ou seja, o transmissor e o receptor determinam a taxa de bits, formato ou método de enquadramento, sem interferência da concessionária de comunicações, o que proporciona, por exemplo , a coexistência de voz, dados e mensagens de fax no sistema telefônico.

    Já na comutação de pacotes, não é necessário estabelecer uma comunicação previamente. Assim sendo, diferentes pacotes poderão seguir caminhos distintos, dependendo das condiçoes da rede no momento em que forem enviados, não chegando, necessariamente, ao receptor de forma ordenada. Existe, entretanto, a possibilidade de atraso/congestionamento em todos os pacotes, uma vez que não é reservada, antecipadamente, largura de banda para a transmissão. Esta técnica é mais tolerante a defeitos e, em caso de inatividade de um switch, os pacotes são roteados de modo a contornar os inativos.

     

    Contudo, não achei nada sobre o sincronismo da rede comutada por células ATM. Alguém saberia informar? Sei que o modo de transferência é assíncrono.


    Fontes:

    https://pt.wikibooks.org/wiki/Redes_de_computadores/Comuta%C3%A7%C3%A3o_de_circuitos_e_de_pacotes

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialvoipconv/pagina_3.asp

  • Porquê a alternativa b) está errada?

    ATM significa literalmente Asynchronous Transfer Mode, ou seja, Modo de Transferência Assíncrono. ¬¬

    Cespe sendo Cespe. Pior banca do Brasil pra informática.

  • WTF!

    é a letra B, é a letra B!!!

    o congestionamento da rede é detectado antes para controle de admissão e durante a conexão

    e a letra B está certíssima, mesmo pelo nome ASSYCHRONUS TRANSFER MODE ,ou seja, FUCKING ATM!!!

  • ATM - Todas as células seguem a mesma rota até o destino. A entrega de células não é garantida, mas sua ordem sim. Garante nunca entregar células fora de ordem

  • Questãozinha polêêêêmica, mas vamos as respostas:

     

     

    [A] Em uma rede de pacotes, é obrigatório que cada pacote siga o mesmo caminho.

    Não, não é. Como não é necessário estabelecer comunicação previamente em uma rede de pacotes, diferentes pacotes podem seguir caminhos distintos; (ex: Internet)

     

    [B] Em uma rede comutada por células do tipo ATM, o sincronismo é dispensável, pois o seu modo de transferência é assíncrono.

    Realmente como a sigla diz, o ATM (Asynchronous Transfer Mode) possui o modo de transferência assíncrono MAS NÃO DISPENSA O SINCRONISMO, vide os protocolos de transporte amplamente utilizados SONET e SDH, que são protocolos de gerenciamento de rede que podem ser utilizados para suportar o modo de transferência assíncrona: https://en.wikipedia.org/wiki/Packet_over_SONET/SDH

     

    [C] Em uma rede comutada por pacotes, o tamanho dos pacotes em baites deve ser o mesmo

    Existem três técnicas que são utilizadas nessa comutação: Corte de caminho (Cut-through), Armazena e passa adiante (Store-and-forward) e Livre de fragmentos (Fragment-free). O funcionamento das técnicas de cut-throught e fragment-free são muito semelhantes, mas se diferenciam justamente pela quantidade dos primeiros bytes que armazenam: 6 e 64, respectivamente.

     

    [D] Na sinalização canal comum, cada canal tem o seu próprio subcanal de sinalização privado. 

    "Na sinalização por canal associado, cada canal tem seu próprio subcanal de sinalização, sendo um subcanal privado organizado de forma a alocar um dos oito bits do usuário a cada seis quadros para fins de sinalização";

    (Redes de computadores. Tanenbaum. P. 150)

     

    [E] O congestionamento em uma rede de comutação de circuitos é detectado no momento do estabelecimento da conexão.

    Só nos restaria essa, mas vamos à uma explicação genérica que pode ser aprofundada nesse mesmo livro do Tanenbaum:

     

    Na comutação de circuitos, é estabelecido um caminho entre os terminais antes de se iniciar uma comunicação e, todos os recursos necessários para que a mesma aconteça satisfatoriamente são reservados enquanto durar a sessão, como é o caso da rede telefônica.

    Ou seja: deve-se reservar largura de banda em todo o processo desde o transmissor até o receptor, podendo ocorrer grande desperdício de recursos. Em tempo de configuração, poderá haver congestionamento na tentativa de se estabelecer um circuito, porém uma vez que a conexão é efetuada, o desempenho é garantido e consequentemente, não há perigo de congestionamento durante essa transmissão.

     

    Enfim, podemos sim concluir que o congestionamento é detectado no momento do estabelecimento da conexão, por mais que ela não seja estabelecida. Até mesmo porque uma vez estabelecida, já não há mais riscos de congestionamento.

  • Bem, analisei a B e encontrei uma justificativa. Segundo [1], há duas subcamadas da ATM que fazem o interfaceamento entre a AAL e a camada física, que são a PMD, com a função de ativar e desativar os bits, controlando sua sincronização. E a TC, que envia as células como uma sequência de bits para a PMD. Na outra extremidade, TC recebe o fluxo de bits puro de PMD, e os converte em um fluxo de células para a camada ATM.

    [1] afirma ainda que a camada AAL tem as subcamadas SAR e CS, sendo que este permite que os sistemas ATM ofereçam diferentes tipos de serviços a diferentes aplicações(por exemplo, a transferência de arquivos e o vídeo sob demanda lidam de maneira diferente com o tratamento de erros, sincronização etc).

    Logo, puramente falando, apesar de ATM ter um modo de transferência assíncrono, como o próprio nome diz, ela não é exclusivamente assíncrona. O sincronismo também é usado, como explanado.

    [1] Redes de computadores, Por Andrew S. Tanenbaum


ID
1842433
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A rede mundial de computadores, a Internet, utiliza majoritariamente o padrão Ethernet como infraestrutura de comunicação. O esquema utilizado pela Ethernet é o da comutação por

Alternativas
Comentários
  • Rede de (Pacotes) Datagramas – Serviços não orientada a conexão

    Os pacotes são frequentemente chamados de datagramas.

    Os comutadores neste tipo de rede são denominados roteadores.

    É um tipo de uma rede de longa distância que permite o compartilhamento do caminho de transmissão da rede, bem como com seus custos


    Fonte: Forouzan

  • Gabarito D

    Ethernet é uma arquitetura de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. ... A partir dos anos 90, ela vem sendo a tecnologia de LAN mais amplamente utilizada e tem tomado grande parte do espaço de outros padrões de rede como Token Ring, FDDI e ARCNET.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1862728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de conceitos de Internet e intranet, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "Todas as atividades na Internet que envolvem duas ou mais entidades remotas comunicantes são governadas por um protocolo."

    Página 06 do Livro Rede de Computadores e a Internet 5ª Edição - KuroseBons estudos!
  • a) Temos aí a descrição da comutação por circuitos e não pacotes. INCORRETO

    b) Mais uma vez temos a descrição de comutação por circuitos, onde, em um circuito fechado, pode-se tratar aspectos de reserva de recursos. INCORRETO

    c) Se a multiplexação é por frequência, divide-se a frequência em faixas para transmissão segmentada e não o tempo. Para este último, teríamos a multiplexação por tempo ou TDM. INCORRETO

    d) Essa é a base do modelo OSI (teoria) e da arquitetura TCP/IP (prática). Utiliza-se protocolos com papéis e funções específicas que se complementam e permitem a comunicação entre os dispositivos em uma mesma linguagem. CORRETO

    e) Mais uma vez forçado, não é pessoal? Em um único pacote? Temos diversos pacotes circulando na rede com parcelas de dados que permitem a comunicação entre os dispositivos. INCORRETO

    Gabarito: D
    Fonte: Estratégia

  • "Na Internet, todas as atividades que envolvem duas ou mais entidades remotas comunicantes são governadas por um protocolo."
    Imagina se fosse uma questão Certo/Errado?
    Olha só a complicação que ia dar... rs.

  • Vamos aos itens:

    a) Temos aí a descrição da comutação por circuitos e não pacotes. INCORRETO

    b) Mais uma vez temos a descrição de comutação por circuitos, onde, em um circuito fechado, pode-se tratar aspectos de reserva de recursos. INCORRETO

    c) Se a multiplexação é por frequência, divide-se a frequência em faixas para transmissão segmentada e não o tempo. Para este último, teríamos a multiplexação por tempo ou TDM. INCORRETO

    d) Essa é a base do modelo OSI (teoria) e da arquitetura TCP/IP (prática). Utiliza-se protocolos com papéis e funções específicas que se complementam e permitem a comunicação entre os dispositivos em uma mesma linguagem. CORRETO

    e) Mais uma vez forçado, não é pessoal? Em um único pacote? Temos diversos pacotes circulando na rede com parcelas de dados que permitem a comunicação entre os dispositivos. INCORRETO

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)

  • Governadas por UM PROTOCOLO?

  • Na ciência da computação, um protocolo é uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais. De maneira simples, um protocolo pode ser definido como "as regras que governam" a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação.

    Gab: D

  • Correto - Letra D

    A questão novamente exige muita interpretação do candidato. Ela nos apresentou uma comunicação Extranet, onde é necessário uma alta segurança nessa comunicação, que é feita por um protocolo de segurança. Essa é a base dos modelos OSI e TCP/ IP, que utilizam protocolos com funções específicas que se complementam e permitem a comunicação entre os dispositivos em uma mesma linguagem.

    Comentário: simulado alfacon

  • Gabarito: Alternativa D

    Protocolos de rede

    Todas as atividades na Internet que envolvem duas ou mais entidades remotas comunicantes são governadas por um protocolo.

    Por exemplo, protocolos executados no hardware de dois computadores conectados fisicamente controlam o fluxo de bits no “cabo” entre as duas placas de interface de rede; protocolos de controle de congestionamento em sistemas finais controlam a taxa com que os pacotes são transmitidos entre a origem e o destino; protocolos em roteadores determinam o caminho de um pacote da origem ao destino. Eles estão em execução por toda a Internet e, em consequência, grande parte deste livro trata de protocolos de rede de computadores.

    Fonte: Rede de Computadores e a Internet. 6ª Edição. Pág 32. Kurose | Ross.


ID
1919872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a comutadores.

Um comutador multiestágios tem a vantagem de apresentar menos pontos de conexão que um comutador matricial; no entanto, pode apresentar blocking, que é o bloqueio temporário do caminho de comunicação entre dois pontos pelo excesso de tráfego no comutador.

Alternativas
Comentários
  • A solução para as limitações do comutador crossbar é o comutador multiestágio, que combina comutadores crossbar em vários (normalmente, três) estágios.

     

    Em um comutador crossbar simples, apenas uma linha ou coluna (uma rota) está ativa para qualquer conexão.O comutador multiestágio apresenta um inconveniente bloqueio durante períodos de tráfego intenso. A idéia central da comutação multiestágio é compartilhar os pontos de cruzamento nos crossbars do estágio intermediário. O compartilhamento pode provocar falta de disponibilidade se os recursos forem limitados e todos os usuários quiserem uma conexão ao mesmo tempo. Bloqueio se refere ao número de vezes em que uma entrada não consegue ser conectada a uma saída em razão da inexistência de uma rota disponível entre elas — todas as chaves intermediárias possíveis estão ocupadas.

  • kd a galera do nishimura kkkkkkk


ID
1919875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a comutadores.

Um comutador que utilize a multiplexação TDM (time division multiplex) faz a comutação dos circuitos por divisão de tempo. Nesse caso, o dispositivo denominado TSI (time slot interchange) permuta a ordem dos slots de tempo, com base nas comunicações desejadas, de forma a repassar os dados da origem para o destino corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Comutadores por Divisão de Tempo
    A comutação por divisão de tempo usa o método TDM (multiplexação por divisão de tempo) dentro de um comutador. A tecnologia mais popular é a chamada TSI (Time-slot Interchange –intercâmbio de time-slots) que, como a questão diz, permuta a ordem dos slots de tempo, com base na comunicações desejadas.

    Fonte: Comunicação de dados e Redes de Computadres - Forouzan 4 Ed. Pg 226

  • Para fins de conhecimento: de grosso modo:

    FDM

    • - multiplexação por divisão de frequência.
    • -tem faixa de resguardo.
    • -a faixa de frequência é compartilhada

    TDM - o canal é inteiramente ocupado por uma única comunicação. o revezamento é de um canal inteiro, através do tempo, "timeslot".

    CDM - utiliza criptografia - codificação

    Gabarito: Correto


ID
1919878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a comutadores.

Se um comutador matricial, ou por divisão de espaço, for utilizado para realizar a conexão de 35 terminais telefônicos de entrada com 20 terminais telefônicos de saída, então ele deve ter 700 microchaves.

Alternativas
Comentários
  • Certo, em um comutador matricial o numero de microchaves é N * M onde N é o numero de entradas, e M é o numero de saidas.

  • Pegue a quantidade de entradas , multiplique pela saida


    35x20 = 700


ID
1949779
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A técnica de comutação por pacotes com ligação é aquela na qual:

Alternativas
Comentários
  • A comutação por pacotes pode ser:
     

    Com ligação (circuito virtual): é estabelecido um caminho virtual fixo (sem parâmetros fixos, como na comutação de circuitos) e todos os pacotes seguirão por esse caminho. Uma grande vantagem é que oferece a garantia de entrega dos pacotes, e de uma forma ordenada. Ex: ATM (comutação de células), Frame Relay e X.25;


    Sem ligação (datagrama): os pacotes são encaminhados independentemente, oferecendo flexibilidade e robustez superiores, já que a rede pode reajustar-se mediante a quebra de um link de transmissão de dados. É necessário enviar-se sempre o endereço de origem. Ex: endereço IP.


    Características: Usam os recursos de forma livre, a medida que for necessário, sem reserva prévia;

    Utilizam a largura de banda total disponível para transferir os pacotes (otimização da largura de banda);

    Quando a demanda é maior que os recursos oferecidos há congestionamento com uma geração de fila, podendo haver falha e perda de pacote;

    Baixa latência;


     

    Fonte: www.diegomacedo.com.br/comutacao-de-circuitos-pacotes-e-celulas/

  • RESPOSTA "D"

  • Na comutação de pacotes utilizando circuitos virtuais todos os pacotes viajam por um mesmo trajeto.


ID
1986970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca da comutação de células em redes de comunicação de dados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialmplseb1/pagina_2.asp

    "Apesar da tecnologia ATM não garantir a entrega dos dados, a ordem de entrega das células é respeitada (B. FILHO, 5 abr 2007)".

    Não garante a entrega.

  • "Todas as células seguem a mesma rota até o destino. A entrega de células não é garantida, mas sua ordem sim"

    "o ATM garante nunca entregar células fora de ordem"

    Tanenbaum

  • Letra C. A ordem de entrega das células são garantidas.
  • CERTO

    Comutação é a maneira como a tranferência dos dados se dará. Existem 3 maneiras: 

    1) COMUTAÇÃO POR CIRCUITO - É orientada à conexão com um caminho estabelecido, físico e dedicado. Os pacotes chegam ordenados, mas pode acontecer desperdício porque o caminho é preestabelecido e pode acontecer de pacotes menores passarem por ele.

    2) COMUTAÇÃO POR PACOTE - Não é orientado à conexão. Os dados são fragmentados e chegam fora de ordem. Contudo, não existe desperdício pq o caminho só é aberto pela demanda do pacote. Se o pacote tem 1Mb será aberto um caminho para 1Mb.

    3) COMUTAÇÃO POR CÉLULAS - Lembrar do Excel. As células possuem tamanho padrão, que nesse caso é de 53Mb. Mistura a comutação por pacote e a comutação por circuito. Pq, além de fragmentar a mensagem, ela chega ordenada. Lembrando que a fragmentação, diferentemente da comutação por pacote, ocorre em tamanho padrão.

  • Comutação é a maneira como a tranferência dos dados se dará. Existem 3 maneiras: 

    1) COMUTAÇÃO POR CIRCUITO - É orientada à conexão com um caminho estabelecido, físico e dedicado. Os pacotes chegam ordenados, mas pode acontecer desperdício porque o caminho é preestabelecido e pode acontecer de pacotes menores passarem por ele.

    2) COMUTAÇÃO POR PACOTE - Não é orientado à conexão. Os dados são fragmentados e chegam fora de ordem. Contudo, não existe desperdício pq o caminho só é aberto pela demanda do pacote. Se o pacote tem 1Mb será aberto um caminho para 1Mb.

    3) COMUTAÇÃO POR CÉLULAS - Lembrar do Excel. As células possuem tamanho padrão, que nesse caso é de 53Mb. Mistura a comutação por pacote e a comutação por circuito. Pq, além de fragmentar a mensagem, ela chega ordenada. Lembrando que a fragmentação, diferentemente da comutação por pacote, ocorre em tamanho padrão.


ID
2070622
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação ao X-25 afirma-se que:

I – É formado por protocolos que implementam apenas funcionalidades das duas primeiras camadas do modelo de referência OSI.

II – Baseia-se na tecnologia de comutação de pacotes.

III – Emprega mecanismo para detecção de erro e retransmissão quando um erro é detectado.

É correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Errada   I – É formado por protocolos que implementam apenas funcionalidades das duas primeiras camadas do modelo de referência OSI.// O certo seria das três primeiras.

  • O protocolo X.25 baseia-se na tecnologia de comutação de pacotes.

     

    O X.25 distribui-se pelos 3 níveis do modelo OSI, e cada nó da rede faz uma correcção de erro intensiva, com retransmissões se necessário. 

     

     

    http://tektonia.com/tecno/redes/pdf_3/x25.pdf


ID
2108581
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, com relação às técnicas de comutação de circuitos e comutação de pacotes, e assinale, a seguir, a opção correta.


( ) Na comutação de circuitos, antes do envio dos dados, é necessário estabelecer uma conexão.

( ) Na comutação de pacotes, os dados da conexão seguem o mesmo caminho e os recursos são reservados durante a comunicação.

( ) Na comutação de circuitos, os elementos intermediários precisam armazenar e reencaminhar pacotes em cada salto até o destino.

( ) Na comutação de pacotes, cada fluxo de dados fim a fim é dividido em pacotes, e a cada pacote é adicionado um cabeçalho que contém, entre outras informações, o endereço do destino.

( ) Na comutação de circuitos, não há risco de congestionamento, uma vez estabelecida a conexão. Por outro lado, na comutação de pacotes, existe a possibilidade de congestionamento.

Alternativas
Comentários
  • Uma propriedade importante da comutação de circuitos é a necessidade de se estabelecer um caminho ponta a ponta, antes que qualquer dado possa ser enviado.

     

    Com a comutação de pacotes, não há nenhum caminho fixo e, assim,diferentes pacotes podem seguir caminhos distintos, dependendo das condições da rede no momento em que eles são enviados. Portanto, eles podem chegar fora de ordem.

     

    Camada de rede oferece remessa de pacotes fim a fim usando datagramas ou circuitos virtuais.

     

    Na comutação de pacotes, cada fluxo de dados fim a fim é dividido em pacotes, e a cada pacote é adicionado um cabeçalho que contém, entre outras informações, o endereço do destino.

     

    Na comutação de circuitos, não há risco de congestionamento, uma vez estabelecida a conexão. Por outro lado, na comutação de pacotes, existe a possibilidade de congestionamento.

     

  • Comutação Circuito

    - Caminho dedicado entre as extremidades

    - Caminho estabelecido previamente

    - Não há congestionamento

    - Bits fluem de modo contínuo

    - Pode desperdiçar banda, se o circuito não for utilizado

    - Tarifação na distância e no tempo (min)

    - possível congestionamento durante a configuração (ocupado)

     

     

     

    Comutação Pacotes

    - Pacotes enviados assim que disponíveis

    - Não possui caminho dedicado

    - Roteadores encaminham pacotes

    - Pacotes seguem diferentes caminhos

    - Pacotes podem chegar fora de ordem

    - Atraso de enfileiramento, se muitos pacotes forem enviados ao mesmo tempo

    - Tolerante a falhas

    - Tarifação no volume do tráfego (pacote)

     

    @papirobizurado


ID
2179324
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Valter necessitava conhecer a problemática de QoS e se deparou com os seguintes requisitos durante seu estudo:

I. Para aplicações como a transmissão de áudio e vídeo, não importa muito se os pacotes demoram 20 ou 30 ms para serem entregues, porque toleram muito bem a flutuação do retardo.

II. Uma sequência de pacotes desde uma origem até um destino é chamada fluxo. Em uma rede orientada a conexões, todos os pacotes que pertencem a um fluxo seguem a mesma rota; em uma rede sem conexões, eles podem seguir rotas diferentes.

III. Quanto aos requisitos de QoS, uma aplicação de Login remoto é extremamente sensível ao retardo e flutuação.

Na prática, posteriormente, Valter constatou que estava correto APENAS o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Figura 5.30: A rigidez dos requisitos de qualidade de serviço​​

    I) ERRADO

    Para aplicações como a transmissão de áudio e vídeo, não importa muito se os pacotes demoram 20 ms ou 30 ms para serem entregues, o importante é que o tempo em trânsito seja constante. A variação (isto é, o desvio padrão) nos tempos de chegada de pacotes é chamada flutuação (jitter).
    O vídeo e, em especial, o áudio são extremamente sensíveis à flutuação.

    II) CERTO
    Uma sequência de pacotes desde uma origem até um destino é chamada fluxo. Em uma rede orientada a conexões, todos os pacotes que pertencem a um fluxo seguem a mesma rota; em uma rede sem conexões, eles podem seguir rotas diferentes. As necessidades de cada fluxo podem ser caracterizadas por quatro parâmetros principais: confiabilidade, retardo, flutuação e largura de banda. Juntos, esses parâmetros definem a QoS (Quality of Service — qualidade de serviço) que o fluxo exige.

    III) ERRADO
    De acordo com a figura o Login Remoto tem uma sensibilidade média, tanto a retardo quanto a flutuação e não extremamente sensível como afirma a sentença.

    FONTE: Redes de computadores, Quarta edição, Andrew S. Tanenbaum

  • Resposta

    http://www.fraide.com.br/arquivos/Apostila_Capitulo_4_Camada_de_Rede.pdf

  • Acho que o II está errado pois o examinador quis confundir o conceito de orientado a conexão com circuitos virtuais.

     

    No TCP, que é orientado à conexão, não posso afirmar que todos os pacotes seguirão o mesma rota. Caso eu tivesse um circuito virtual, com reservas de recursos, aí sim eu poderia afirmar que os pacotes seguirão a mesma rota

  • Circuito virtual - pacotes seguem a mesma rota

    Orientado à conexão - pacotes chegam na mesma ordem de envio

  • Letra B


    I. Embora as aplicações de áudio e vídeo tenham alta tolerância à flutuação (ver tabela, fonte abaixo), dizer que "toleram muito bem" tornou a questão totalmente incorreta.
    O Jiiter deve ser controlado!

     

    II - Note que tá falando de 'rede orientada a conexão' e não de 'protocolos orientados à conexao (TCP)'.
    A rede, ao ser orientada a conexões, pode ser por datagrama ou circuito virtual. No caso do CV ela é orientada a conexões.

     

    Qto ao item III, a mesma tabela acima responde pra vc.

    Quanto aos requisitos de QoS, uma aplicação de Login remoto é extremamente sensível ao retardo e flutuação.

    -> Média rigidez para ambos... e não Alta.
    -> Lembrando que o 'Login remoto' é uma aplicação elástica.

     

    "Tabela 1: Rigidez dos requisitos de QoS

    Fonte: Tanenbaum, 2003, p. 307"

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialqosotm/pagina_3.asp

     

     


ID
2179330
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere, no âmbito da comutação, como simples analogia, processos que funcionam como dois restaurantes − um que exige e outro que não exige e nem aceita reserva (a reserva, nesta analogia, refere-se a recursos tais como buffers e taxa de transmissão de enlaces).

I. No primeiro o cliente tem o incômodo de fazer a reserva, todavia, ao lá chegar, em princípio, poderá ser atendido imediatamente.

II. No outro, o cliente não tem o incômodo da reserva, contudo, quando lá chegar, provavelmente, terá que aguardar uma mesa.

Considere, no âmbito da multiplexação em redes de comutação, que

III. O espectro de frequência de um enlace é compartilhado entre as conexões estabelecidas por meio desse enlace. Especificamente, o enlace reserva uma banda de frequência para cada conexão durante o período de ligação.

As afirmativas I, II e III referem-se, respectivamente, a comutação de

Alternativas
Comentários
  • Domínio do tempo, o chamado TDM ou Time Division Multiplexing;

    Domínio da freqüência, o chamado FDM ou Frequence Division Multiplexing.

  • Meu pai, que questão bizarra!

  • Quando há separação de um canal dedicado para a comutação é um indício que a comutação é feita por circuito.

  • c-

    a "reserva" é uma analogia à reserva de recursos da comutação por circuitos. comutação por packets usa dados, dividios em pacotes se passarem do limite. para circuitos nao-dedicados. FDM (divisao por frequencia) envolve divisao do canal em segmentos menores.


ID
2263447
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue como verdadeira (V) ou falsa (F) as seguintes proposições:

( ) Redes comutadas por pacotes são mais indicadas para tráfego contínuo e constante do que as redes por comutação de circuitos.

( ) Nas redes comutadas por pacotes a capacidade dos meios de transmissão é alocada dinamicamente.

( ) Em uma rede comutada por pacote, os pacotes chegam no destino na mesma ordem que saem do transmissor.

A correta sequência de julgamento das proposições, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • I = CIRCUITO

    II = PACOTE

    III = CIRCUITO

    GABARITO E


ID
2353210
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A comunicação de dados em Redes Amplas (WAN) foi impulsionada pela técnica de comutação de pacotes que, em comparação com a técnica de comutação de circuitos, apresenta a vantagem 

Alternativas
Comentários
  • Letra A)  A comutação de pacotes é a técnica que envia uma mensagem de dados dividida em pequenas unidades chamadas de pacotes. Ela não exige o prévio estabelecimento de um caminho físico para a transmissão dos pacotes de dados. Os pacotes podem ser transmitidos por diferentes caminhos e chegar fora da ordem em que foram transmitidos. Por esse motivo, a comutação de pacotes é mais tolerante a falhas em relação a comutação de circuitos, pois os pacotes podem percorrer caminhos alternativos até o destino de forma a contornar os equipamentos de comutação inativos.

     

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialvoipconv/pagina_3.asp

  • Letras b, c, d, e referem-se a comutação orientada à conexão; incoerente, portanto, com a técnica de comutação de pacotes.

     

    Gabarito letra a) é coerente porquanto na comutação de pacotes o caminho pode ser roteado, o que não acontece com a comutação de circuitos uma vez que o caminho nesta é fixo.

     

    FONTE: Comunicação de Dados e Redes de Computadores - 4ª ed. - Forouzan - p. 213

  • De fato, o diferencial é a letra A, muito embora, comutação de pacotes(Circuito virtual) tb permitir os outros itens, afinal, cria circuitos virtuais

  • Alternativa correta: A. 

     

    Detectada uma falha na rede, os demais pacotes podem ser redirecionados sem a necessidade de encerrar a conexão. Os pacotes que forem perdidos podem ser retransmitidos. A rede se auto organiza o tempo todo automaticamente, sempre tirando o máximo de proveito dos recursos disponíveis. 

     

  • Sobre a alternativa E, fim a fim lembra TCP, e TCP lembra tolerância a falhas e confiável. Logo, comutação por circuitos.

  • NA COMUTAÇÃO POR PACOTES – Usa o meio compartilhado de uma estrutura já existente.

    O pacote com a informação é transmitido nó-a-nó de forma que estes vão definindo as rotas segundo diversos critérios, podendo ser fixos ou dinâmicos.

    Diferentemente da comutação por circuitos, a comutação por pacotes não depende do estabelecimento prévio de um caminho dedicado pelo compartilhamento dos recursos através do meio.

     

    Vantagens:

    Maior eficiência em termos de utilização e maior aproveitamento do meio compartilhado;

    Capacidade de tratamento de erros nos nós intermediários;

    Maior Tolerância a falhas nos equipamentos.

    Fonte: Estratégia Concursos - Redes de Computadores - Prof André Castro.

     

  • A principal vantagem da comutação por pacotes em relação a comutação por circuitos é o fato de que ela é mais tolerante a falhas que podem acontecer nos equipamentos da rede. Isso porque, caso um equipamento venha a falhar, o pacote seguirá por outra rota até chegar ao seu destino. Assim, vale lembrar que, salvo a alternativa “a”, as demais alternativas dessa questão se referem a comutação por circuito.

    Fonte: @Grancursos


ID
2383171
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Existem basicamente três mecanismos de encaminhamento da informação: comutação de circuitos, comutação de pacotes e comutação de células. Assinale a alternativa que apresenta um protocolo que indica a estratégia de comutação por células:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra A. 


    O ATM fornece funcionalidade que é similar a redes de comutação de circuitos e comutação de pacotes: ele usa multiplexação por divisão de tempo assíncrona e codifica os dados em pacotes pequenos e de tamanho fixo chamados de células. Ele difere das abordagens como o Internet Protocol ou o Ethernet que usam pacotes e quadros de tamanho variável. 

  • O protocolo ATM trabalha com comutação por célula (divida as informações em partes de tamanhos fixos), sendo que tem ao total 53 bytes (5 bytes de cabeçaho, 48 bytes de dados).

    GABARITO: A

  • a) ATM (Asynchronous Transfer Mode)

    Correta, gabarito da questão, entretanto há professores que mencionam que ATM é um mescla entre comutação por circuitos com comutação por pacotes, mas não entraremos neste mérito, pois raramente é cobrado em provas.

    b) Frame-Relay

    Incorreta, é comutação por pacotes, mais especificamente, do subgrupo circuito virtual

    c) IP (Internet Protocol)

    Incorreta, é comutação por pacotes, precisamente, do subgrupo datagrama( sem ligação);

    d) ASDL (Assymetrical Digital Subscriber Line)

    Incorreta, não é parte do assunto sobre comutação;

    e) Ethernet

    Incorreta, não é parte do assunto sobre comutação;


ID
2391535
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As centrais de comutação digital são elementos-chave das redes telefônicas atuais, porque viabilizam o envio do sinal de voz e dados da origem ao destino. Neste contexto, os principais estágios de comutação são:

Alternativas
Comentários
  • Existem dois princípios básicos de comutação digital que são largamente utilizados:

    • Comutação Espacial: As palavras de código apenas mudam de LMT, sem mudar de time slot.

    • Comutação Temporal: As palavras de código mudam de time slot dentro da mesma LMT. 


    Fonte: http://www.sj.ifsc.edu.br/~fabiosouza/Tecnologo/Telefonia%201/Telefonia%20Digital%20comutacao%20antiga.pdf


ID
2407081
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A fragmentação de pacotes foi a solução encontrada para o tratamento de pacotes muito grandes trafegados por uma rede cujo tamanho máximo de pacote é muito pequeno. Com isso, cada rede impõe um tamanho máximo a seus pacotes. Assim, NÃO se considera uma das principais causas para essa limitação:

Alternativas
Comentários
  • Cada rede ou enlace impõe um tamanho máximo a seus pacotes. Entre as principais causas para essa limitação,
    temos:
    1. Hardware (por exemplo, o tamanho de um quadro Ethernet).
    2.  Sistema operacional (por exemplo, todos os buffers têm 512 bytes).
    3.  Protocolos (por exemplo, o número de bits no campo de tamanho do pacote).
    4. Compatibilidade com algum padrão (inter)nacional.
    5. Desejo de reduzir de alguma forma as retransmissões provocadas por erros.
    6. Desejo de evitar que um pacote ocupe o canal por muito tempo.

     

    Tanenbaum Redes de computadores 5ed

  • d) o endereçamento.

  • Cada rede ou enlace impõe um tamanho máximo a seus pacotes. Entre as principais causas para essa limitação, temos:

    § Hardware

    § Sistema operacional

    § Protocolos

    § Compatibilidade com algum padrão (inter)nacional.

    § Desejo de reduzir de alguma forma as retransmissões provocadas por erros.

    § Desejo de evitar que um pacote ocupe o canal por muito tempo.

    Alternativa: D

    Fonte: Redes de Computadores 5° edição (TANENBAUM) Cap. 5

  • Cada rede impõe um tamanho máximo a seus pacotes. Dentre as principais causas para essa

    limitação, temos:

    1. Hardware (por exemplo, o tamanho de um quadro Ethernet).

    2. Sistema operacional (por exemplo, todos os buffers têm 512 bytes).

    3. Protocolos (por exemplo, o número de bits do campo de tamanho do pacote).

    4. Compatibilidade com algum padrão (inter)nacional.

    5. Desejo de reduzir de alguma forma as retransmissões provocadas por erros.

    6. Desejo de evitar que um pacote ocupe o canal por muito tempo. 

    O resultado de todos esses fatores é que os projetistas de redes não têm liberdade para escolher o

    tamanho máximo de pacote que desejam

    solução para o problema é permitir que os gateways dividam os pacotes em fragmentos enviando cada fragmento como um pacote de inter-rede separado.

    Só para reforçar o entendimento sobre a limitação de um Fragmento de pacotes

    Tanembaum 5 ed pág 331


ID
2407174
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma rede de comutação de pacotes, um pacote começa em um sistema final e passa por uma série de roteadores até terminar sua jornada em outro sistema final. Assim, sofre, ao longo do caminho, diversos tipos de atrasos em cada nó existente. Quando um bit é lançado no enlace pelo sistema final, ele precisa ser encaminhado até o primeiro roteador do caminho. O tempo necessário desde o inicio do enlace até a chegada do bit neste roteador é denominado atraso

Alternativas
Comentários
  • Há quatro tipos principais de atraso:

    ●Atraso de processamento - O tempo necessário para um equipamento: ler o cabeçalho do pacote e decidir para onde este deve ser encaminhado

    ●Atraso de fila - tempo em que um pacote fica na fila aguardando ser enviado ao próximo nó da rede.

    ●Atraso de transmissão - é o tempo necessário para transportar todos os bits de dentro do equipamento para o meio de transmissão. Tempo para transportar todo pacote.

    ●Atraso de Propagação - tempo para um sinal se propagar de um nó para outro.

    Letra C

  • C- de propagação. 


ID
2439253
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As afirmativas abaixo sobre Comutação de Circuitos e Comutação de Pacotes são verdadeiras, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • B) correto. A tarifa na comutação de pacotes é feita pelo volume do tráfego de dados, mensalmente. 

    C) incorreta. O item afirma que a comutação por pacotes e a melhor opção para serviços de tempo real. Incorreto o tipo de transmissão utilizado é o 
     store-and-forward. O pacote é recebido e armazenado por completo pelo equipamento e depois encaminhado para o próximo destino. 
     Transmissão em tempo real preza pela entrega imediata independente de falha ou não. 
     
    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialvoipconv/pagina_3.asp


ID
2457991
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Existe um campo do protocolo IPv4 que previne que os pacotes permaneçam na rede por tempo infinito, em looping. Cada comutador de pacotes, que um datagrama atravessa, decrementa esse campo em um valor. Quando esse campo chega a zero, o pacote não é seguido por um comutador de pacotes e é descartado. Esse campo é denominado tecnicamente de:

Alternativas
Comentários
  • TTL - IPV4 = Hop Limit - IPV6

  • Gabarito B

    TTL é um acrónimo do inglês Time to Live, que significa o número de saltos entre máquinas que os pacotes podem demorar numa rede de computadores antes de serem descartados (máximo de 255).[1]

    Qualquer router está programado para descontar uma unidade do TTL aos pacotes que o atravessam. Esta é uma forma de evitar que os pacotes permaneçam na rede por tempo infinito, caso o routing não esteja a ser feito devidamente, como no caso de looping.[1]

    Este valor também é útil no rastreio de circuitos percorridos pelos pacotes, como faz a ferramenta tracerouting.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

     

     


ID
2503813
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Numa rede de comutação de pacotes, cada pacote é gerado em um sistema final e precisa passar por uma série de comutadores e enlaces até alcançar o seu destino. Ao longo desse caminho, o pacote sofre uma série de atrasos que possuem diferentes naturezas e impactam diretamente a comunicação entre sistemas finais.


Com relação à transmissão dos pacotes, considere as afirmativas a seguir.


I → O atraso de transmissão depende da tecnologia empregada no enlace e tipicamente varia bastante com a carga da rede.

II → As filas, dentro de um roteador, podem existir tanto para enlaces de entrada quanto para enlaces de saída.

III → O atraso de propagação é menor para enlaces sem fio, como é o caso das comunicações via satélite.

IV → O atraso de processamento varia de acordo com a capacidade computacional dos hospedeiros.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Atraso: 

     

    Atraso de Processamento:

    Tempo requerido para examinar o cabeçalho do pacote

    Tempo necessário para verificar erros em bits existentes no pacote

     

    Atraso de Fila:

    Tempo de espera do pacote para ser transmitido

    Dependerá da quantidade de outros pacotes que já tiverem na fina esperando

     

    Atraso de Transmisão:

    Atraso de armazenamento e reevio

    Quantidade de tempo requerida para empurrar (transmitir) todos os bits do pacote

     

    Atraso de Propagação:

    Tempo necessário para propagar o bit desde o inicio do enlace até o destino.

    Velocidade de propagação depende do meio físico do enlace.

    Função da distância entre dois roteadores.

     

    Atraso nodal total:

    Soma de todos os atrasos.

     

    Fonte: Kurose, Redes de Computadores e a Internet.

     

  • III - O atraso de propagação é menor para enlaces sem fio, como é o caso das comunicações via satélite.

     

    Em um ambiente satélite, o peso maior é atribuído ao retardo causado

    pela propagação. Em conexões que utilizam enlaces de satélites GEO, o retardo de

    subida e descida é tipicamente na ordem de 250 ms. Este alto retardo é prejudicial...

  • Resposta: A


ID
2525092
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O RSTP − Rapid Spanning Tree Protocol (IEEE 802.1w), se comparado ao STP − Spanning Tree Protocol (IEEE 802.1d), apresenta apenas três possíveis estados de Porta. Esses estados são: Transmissão, Aprendizado e

Alternativas
Comentários
  • RSTP -  Rapid Spanning Tree

    IEEE 802.1w

    É uma evolução do 802.D STP

     

     

    Estados de porta (port states)

    - Descarte (Discarding)

    - Aprendizagem (Learning)

    - Encaminhamento (Forward)

     

     

    Fonte:  Cisco LAN Switching Fundamentals

    https://books.google.com.br/books?redir_esc=y&hl=pt-BR&id=n4o1Z6jSNfMC&q=RSTP#v=snippet&q=RSTP&f=false

     

  • EAD:

    Encaminhamento

    Aprendizagem

    Descarte

     

     

  • Discarding (Descartado)  :

    Não encaminha pacotes. Realiza encaminhamento de BPDU’s e não aprende endereços MAC. Corresponde aos es tados BLOCKING, DISABLED e LISTENING do STP.

  • STP  - Spanning Tree Protocol -  802.1d

    Blocking,

    Listem,

    Learning,

    Forwarding,

    Disabled

     

    RSTP - Rapid Spanning Tree Protocol - 802.1w

    Discarding

    Learning

    Forwarding


ID
2562355
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes de comunicação de dados atualmente utilizam, em sua grande maioria, a técnica de comutação de pacotes. Isso se deve ao fato de que na técnica de comutação de

Alternativas
Comentários
  • Quando falamos na camada de Enlace do Modelo de Referência OSI, que trabalha com dados ao nível de quadros, temos dois tipos de comutação:

    1 - Comutação por Circuitos - estabelecimento de um caminho prévio antes de transmissão, necessário circuito físico dedicado.

    2 - Comutação por Pacotes - compartilhamento de recursos através do meio.

    GABARITO: A

  • A comutação de pacotes não pode ser com circuito virtual?

    Que é estabelecido um caminho virtual fixo (sem parâmetros fixos, como na comutação de circuitos) e todos os pacotes seguirão por esse caminho. Uma grande vantagem é que oferece a garantia de entrega dos pacotes, e de uma forma ordenada. Ex: ATM (comutação de células), Frame Relay e X.25;

  • Comutação de Circuitos: conexão dedicada entre dois pontos: um circuito entre os pontos.

     

    Letra A

    Forouzan


ID
2624194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de redes de computadores, julgue o item subsequente.


Na comutação de circuitos, diferentemente do que ocorre na comutação de pacotes, para que haja comunicação entre os sistemas finais, os recursos necessários (como buffers e taxa de transmissão de enlaces) são reservados pelo período da sessão de comunicação entre os sistemas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    comutação de circuitos, em redes de telecomunicações, é um tipo de alocação de recursos para transferência de informação que se caracteriza pela utilização permanente destes recursos durante toda a transmissão. É uma técnica apropriada para sistemas de comunicações que apresentam tráfego constante (por exemplo, a comunicação de voz), necessitando de uma conexão dedicada para a transferência de informações contínuas.

    Essencialmente, uma comunicação via comutação de circuitos entre duas estações se subdivide em três etapas: o estabelecimento do circuito, a conversação e a desconexão do circuito.

    Na primeira etapa, uma rota fixa entre as estações envolvidas é estabelecida para que elas possam se comunicar. Entre uma ponta e outra da comunicação, é determinada e alocada uma conexão bidirecional (isto é, um circuito), contendo um canal dedicado para cada estação transceptora até o término da comunicação.

    Em seguida, as estações envolvidas podem trocar informações entre si, transmitindo e recebendo dados através do circuito já estabelecido. Esta transferência de dados corresponde a segunda etapa da comutação de circuitos.

    Após um período indeterminado, a conexão é finalmente encerrada, quase sempre pela ação de uma das estações comunicantes. Nesta última etapa, todos os nós intermediários do circuito precisam ser desalocados de modo a serem reutilizados, conforme necessário, para formar novos circuitos entre quaisquer estações pertencentes à rede. Para tanto, sinais de controle são transmitidos para estes nós, liberando recursos para outras conexões.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Colaborando...

     

    Meu resumo sobre Comutação 

     

     

    COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS ->  Rede de Telecomunicação 

     

    - Atraso fixo;

    - Exige que um circuito seja configurado de ponta a ponta antes de se iniciar a comunicação;

    - Permite a reserva de largura de banda do transmissor ao receptor (não poderá ocorrer nenhum congestionamento quando surgir um pacote; se ocorrer congestionamento, será em tempo de configuração);

    - Todos os pacotes seguem o mesmo caminho (não poderão chegar fora de ordem).

    - Menos tolerante a falhas, pois, se um switch, falha, todos os outros que o utilizam serão encerrados;

     - Em contraste com o método Store and Forward, da comutação de pacotes, os bits simplesmente fluem continuamente pelo fio;

     

     

     


    COMUTAÇÃO DE PACOTES -> Rede de Computadores 

     


    - Atraso variável;

    - Não exige configuração prévia (o primeiro pacote pode ser enviado assim que está disponível);

    - Nenhuma largura de banda é reservada, e os pacotes devem esperar sua vez para serem encaminhados;

    - Não há nenhum caminho, e assim diferentes pacotes podem seguir caminhos distintos, podendo chegar fora de ordem;

    - É mais tolerante a falhas, se 1 switch falha, os pacotes poderão ser roteados de modo a contornar switches inativos;

    - Transmissão Store-and-Forward. Um pacote é acumulado na memória de um roteador, e depois é enviado ao roteador seguinte (isso aumenta o retardo). 

  • Gab: CERTO

    Forouzan sobre a Comunicação de Circuitos:

    "Antes da comunicação iniciar, as estações devem fazer uma reserva de recursos a serem utilizados durante a comunicação. Esses recursos, como canais (largura de banda em FDM e time-slots em TDM), buffers de comutação, tempo de processamento de comutação e portas de entrada/saída de comutação devem permanecer dedicados durante toda a duração da transferência de dados até a fase de encerramento da conexão."

    Sobre a Comutação de Pacotes:

    "Em uma rede de comutação de pacotes não existe reserva de recursos; os recursos são alocados sob demanda."

  • Na comutação de circuitos, todo o caminho de uma ponta até a outra é reservado para o estabelecimento dessa conexão durante o período em que ela estiver acontecendo.

  • CERTO.

    A questão cobrou conhecimento acerca de um assunto muito relevante em Redes de Computadores. Fiquem atentos:

    comutação por circuito estabelece um caminho fim a fim dedicado, reservando um canal de comunicação temporariamente para que dados sejam transmitidos. Portanto, existe uma reserva dos recursos necessários para comunicação enquanto durar a sessão.

    Diferentemente, na comutação por pacotes, há uma malha de nós conectados ponto-a-ponto, em que cada nó verifica a rota de menor custo para a entrega da informação, NÃO sendo necessária uma conexão para estabelecer/reservar uma rota dedicada para a transmissão dos dados.

    FONTE: ESTRATÉGIA

  • Comutação por circuito: ocupa a linha, linha dedicada (ex: telefone

    Macete: ordem alfabética - Circuito/Dedicada

    Comutação por pacote: não ocupa a linha (ex: internet

    Macete: ordem alfabética - Não/Ocupa/Pacote

    Bizu de um colega desconhecido =D

  • Gabarito Certo

    Resumo:

    A comutação de circuitos ocorre na camada física. Antes da comunicação iniciar, as estações devem fazer uma reserva de recursos a serem utilizados durante a comunicação. Esses recursos, como canais, buffers de comutação, tempo de processamento de comutação e portas de entrada/saída de comutação devem permanecer dedicados durante toda a duração da transferência de dados até a fase de encerramento da conexão.

    Já em uma rede de comutação de pacotes não existe reserva de recursos; os recursos são alocados sob demanda. Aqui ocorre o Fifo (primeiro que entra, primeiro que sai). Realizada normalmente na camada de redes.

    Diferenças Comutação de circuitos x Comutação de pacotes

    • A comutação de circuitos exige que um circuito seja configurado de ponta a ponta antes de se iniciar a comunicação. Já comutação de pacotes não exige qualquer configuração antecipada;
    • A comutação de pacotes é mais tolerante a defeitos que a comutação de circuitos;
    • Os pacotes chegam ordem na comutação de circuitos, já na comutação de pacotes chegam desordenados.

    Fontes: Forouzan, Kurose, Tanembaum.

  • GABA CERTO

    COMUTAÇÃO POR:

    CIRCUITO - Telefone fixo e celulares de linha. (Reserva previa de recursos e não pode ser usado por ninguém. Telefone fica ocupado)

    PACOTES - "circuito" uma das trajetórias não fica ocupada. Os pacotes são fragmentados para não deixar ocupado esse circuito. Navegação na internet e voip. (internet)

  • Comutação de Circuitos – Todo tráfego de informação passa pelo mesmo caminho. Esse tipo de comunicação é utilizado nas ligações telefônicas, onde um meio de comunicação exclusivo era utilizado para interligar emissor e receptor. (Informação é transportada inteira)

     

    Comutação de Pacotes – As informações NÃO são transmitidas inteiras. Quando vamos enviar uma mensagem (e-mail, por exemplo), essa mensagem é dividida (quebrada) em tamanhos menores (pacotes). Os pacotes (pedaço de informações) podem seguir caminhos diferente para chegar ao destino, inclusive poderão chegar fora de ordem, pois serão reordenados no seu destino (Função dos protocolos TCP e UDP, que iremos estudas). Essa é a comutação que vigora na internet, sendo assim já anote: meio compartilhado, informação é transportada em pacotes, e esses pacotes seguem rotas diferentes. 

    (CESPE) A comutação de pacotes é uma forma de comutação empregada em algumas redes de computadores. Nessa forma de comutação, os dados das aplicações são transmitidos em pacotes contendo, além dos dados de aplicações, dados de controle. Ao longo de uma rota, o pacote é recebido, temporariamente armazenado e transmitido para o próximo nó. A transmissão dos pacotes pode seguir uma abordagem com base em datagramas ou circuito virtual (C)

     

    (CESPE PF18) A comutação por pacote pode ser orientada por datagrama ou por circuito virtual. Na primeira, o roteamento é realizado de forma independente para cada pacote; na segunda, uma rota é estabelecida antes do início da transferência de dados, e pacotes são encaminhados por essa rota durante todo o tempo de conexão lógica. (C)

    (CESPE) A comutação na Internet é realizada usando-se a metodologia de datagramas para a comutação de pacotes na camada de redes. (C)

    (CESPE) Há duas abordagens para a transmissão de dados através de uma rede de comunicação: comutação de circuitos e comutação de pacotes. Na Internet, a transmissão de dados é realizada via comutação de pacotes. (C)

    COMUTAÇÃO = forma de transmitir os dados por pacotes / meio de transmissão.

    PACOTE = informação grande dividida em pacotes menores, e cada informação vai para um local específico de maneira compartilhada.

    (CESPE) Na comutação de circuitos, um caminho dedicado é estabelecido desde a origem até o destino da comunicação. (C)

    Comutação de circuitos → temos apenas um único caminho entro os dois nós, a comunicação é feita somente neste caminho

    Comutação por pacotes → temos vários caminhos diferentes, podendo os pacote chegarem fora de ordem, pois serão reordenados na máquina de destino

    OBS: Comutação por PACOTES é a tecnologia presumida no modelo TCP/IP e, por isso, a mais utilizada pela infraestrutura mundial da Internet.


ID
2641702
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre as redes de comunicação, analise as proposições abaixo:


1) As redes de comutação de circuitos são amplamente utilizadas pela telefonia tradicional. Para o estabelecimento de uma conexão fim a fim, é necessário utilizar circuitos dedicados para cada um dos enlaces.

2) Em redes de comutação de circuitos existe a necessidade de multiplexação por divisão de tempo (TDM), em que cada conexão envolvida utiliza uma janela de tempo específica para transmissão. A multiplexação por divisão de frequência (FDM) não pode ser utilizada neste caso, pois já é utilizada por estações de rádio como as de FM.

3) As redes de comutação de pacotes não estabelecem um circuito fim a fim para uma transmissão e utilizam da técnica de armazenar-e-reenviar (store and forward), concebida especificamente para aplicações determinísticas e de tempo real.


Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
2669923
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para a escolha da técnica de comutação a ser utilizada no canal de comunicação entre duas LANs de uma mesma empresa localizadas geograficamente distantes (500 km), um Analista especializado em Tecnologia da Informação deve considerar que na comutação de pacotes

Alternativas
Comentários
  • Comutação de pacotes:

    ● não há desperdício de banda.

    ● Pode não chegar na ordem

    ● Seguem por rotas diferentes

    ● Baseada no melhor esforço

    ● Banda Variável

    ● Utiliza a transmissão armazena-e-reenvia (store-and-forward)

    ● Retardo

    ● Dados são transmitidos na rede dividos em pequenas partes chamados de pacotes

     

    Fonte: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/comutacao_de_circuito_x_comutacao_de_pacotes-png

    Fonte: Redes de computadores 5ed - Tanenbaum

  • Gabarito E

     

    Não há desperdício de banda.

  • Opções A, B, C e D diz respeito à comutação por circuitos;

    .

    At.te,

    Foco na missão ❢

  • Letra E

     

    Item                                                                                        Comutação de Circuitos         Comutação de Pacotes
    Configuração de chamadas                                                     Obrigatória                                Não necessária
    Caminho físico dedicado                                                         Sim                                            Não
    Pacotes seguem o mesmo caminho                                        Sim                                            Não
    Pacotes chegam na mesma ordem                                          Sim                                            Não
    Reserva da largura de banda                                                   Fixa                                            Dinâmica
    Largua de banda desperdiçada                                                Sim                                            Não
    A falha de um equipamento é fatal                                            Sim                                            Não

     


ID
2702599
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A comutação de pacotes é a técnica que envia uma mensagem de dados dividida em pequenas unidades chamadas de pacotes. Essa técnica

Alternativas
Comentários
  • a) reserva previamente a largura de banda para realizar a comunicação entre origem e destino. 

    Falso, esta quem faz é a comutação de circuítos.

     

    b) é menos tolerante a falhas em relação à comutação de circuitos. 

    Falso, Como conseqüência do caminho reservado entre o transmissor e o receptor da chamada, uma vez estabelecida a configuração, o único atraso para a entrega dos dados é o tempo de propagação do sinal eletromagnético.

     

    c) transmite pacotes em ordem, por um único caminho até o destino. 

    Falso, com a comutação de pacotes, não há nenhum caminho, e assim diferentes pacotes podem seguir caminhos distintos, dependendo das condições da rede no momento em que eles são envi ados. Portanto, eles podem chegar fora de ordem.

     

    d) utiliza a distância entre origem/destino e o tempo de ligação para tarifar o serviço. 

    Falso, na comutação de circuito o tempo é importante. Entretanto, com a comutação de pacotes, o tempo de conexão não é importante, mas o volume do tráfego às vezes tem importância. Para usuários domésticos, em geral os provedores cobram uma tarifa fixa mensal, porque é menos trabalhoso para eles e mais fácil de entender para os clientes, mas as concessionárias de backbones cobram das redes regionais com base no volume de seu tráfego.

     

    e) não exige o prévio estabelecimento de um caminho dedicado para a transmissão dos pacotes de dados

    Verdadeiro.

  • CESPE/STF 2008) Na comutação de pacotes, a comunicação pode ser via datagramas ou circuitos virtuais. Na comunicação via circuito virtual, durante uma conexão, os pacotes podem seguir diferentes rotas até o destino; na comunicação via datagramas, a rota é estabelecida antes de cada mensagem ser enviada, e pacotes de uma mesma mensagem seguem necessariamente a mesma rota.

    errada


    CESPE/STF 2

  • letra B. A comutação por pacotes é MAIS tolerante a falhas em relação à comutação de circuitos. Isso porque, caso haja algum problema no caminho dos dados, pode ser usado algum outro caminho / rota. Na comutação por circuitos, uma falha no caminho dos dados (por exemplo, a queda de um switch) derruba a comunicação.


ID
2709085
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No âmbito da comutação de circuitos, um dispositivo de finalidade geral que executa um software especializado, transformando-se em um comutador telefônico inteligente, é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Softswitch é um dispositivo de Redes de Telecomunicações que conecta inteiramente ligações de uma linha telefônica para outra. Esse serviço era feito antigamente por hardwares. Wikipédia

  • SOFTSWITCH - Comutação por Circuitos

    FRAME RELAY - Comutação por Pacotes


ID
2745556
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Por volta de 1970, foi iniciada uma pesquisa sobre uma nova forma de arquitetura para comunicação de dados digitais de longa distância: a comutação de pacotes. Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  •  

    A) Na operação de comutação de pacotes os dados são transmitidos em pacotes longos. Um limite inferior típico no tamanho de pacotes é de 1.000 octetos (bytes).

     

    A comutação de pacotes é a técnica que envia uma mensagem de dados dividida em pequenas unidades chamadas de pacotes.


ID
2791201
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Hoje em dia, duas técnicas de comutação diferentes são usadas pela rede: comutação de circuitos e comutação de pacotes. Assinale a afirmativa correta sobre as técnicas de comutação.

Alternativas
Comentários
  • A) A comutação de circuitos é mais tolerante a falhas que a comutação de pacotes.

    É o contrário, já que se um dispositivo de comutação falhar, então a comutação por pacotes poderá pegar outro caminho. No caso do circuito, todo o tráfego de dados é interrompido.


    B) A comutação de circuitos está sujeita a atrasos de enfileiramento, uma vez que usa transmissão store-andforward.

    Não faz sentido haver atrasos, uma vez que é reservada uma largura de banda para este tipo de comutação.


    C) Na comutação de pacotes, todos os pacotes seguem a mesma rota e podem sofrer atrasos de transmissão e enfileiramento.

    Na verdade, os pacotes se baseiam no melhor esforço, ou seja, existe caminho melhor, este será percorrido, o que pode acontecer de o pacote 1º chegar depois do pacote 2º.


    D) Do ponto de vista do uso do enlace, a comutação de pacotes é menos eficiente, pois desperdiça largura de banda ao fazer retransmissão de pacotes perdidos.

    Outra questão que não faz sentido, já que a comutação por circuito reserva uma determinada largura de banda, o que pode ser maior do que o necessário. Diferente da comutação por pacotes que leva em consideração o tamanho total do dado e o fatia em pequenas partes.


    E) O sistema telefônico tradicional é baseado na comutação de circuitos, mas a comutação de pacotes ganhou terreno com o aumento da adoção da tecnologia VOIP. 

    Resposta correta, exemplos disso: Skype, WhatsApp..


    Civis pacem parabellum


ID
2909431
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre as técnicas de comutação, analise as afirmativas a seguir.

I. Diferentes pacotes podem seguir caminhos distintos na comutação de pacotes implementada por datagramas.

II. A comutação de circuitos utiliza a transmissão store-and-forward, desde o transmissor até o receptor.

III. Em um circuito virtual os dados são entregues fora de ordem.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. Diferentes pacotes podem seguir caminhos distintos na comutação de pacotes implementada por datagramas. = Correta

    II. A comutação de pacotes utiliza a transmissão store-and-forward. O pacote é recebido e armazenado por completo pelo equipamento e depois encaminhado para o próximo destino.

    III. Em um circuito virtual os dados são entregues em ordem.

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialvoipconv/pagina_3.asp

  • GABARITO LETRA A

    ==============================

    ITEM I - CORRETO

    ITEM II - INCORRETO -> A técnica store-and-forward é utilizada apenas em comutação de pacotes, pois na comutação de pacotes é preciso utilizar uma "cache" a fim de não congestionar a banda;

    ITEM III - INCORRETO -> Os circuitos virtuais tendem a simular os circuitos físicos, por essa razão é preciso entregar na ordem;


ID
2931238
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre técnicas de comutação de circuitos, pacotes e células, é correto afirmar que a prática de juntar duas ou mais conexões físicas como se fossem uma única conexão lógica, formando uma espécie de canal, refere-se a qual técnica?

Alternativas
Comentários
  • A técnica de agregação de enlaces é uma solução para o problema de saturação do enlace. Essa técnica combina várias interfaces físicas para criar um enlace virtual com a soma das respectivas bandas. Utiliza múltiplas conexões físicas em paralelo para criar um único cabo lógico (agregação) que funciona com a capacidade resultante da soma da largura de banda de todos os cabos, resolvendo o problema referente à taxa de transferência que antes era limitada pela velocidade de um único enlace. Como o protocolo trabalha gerenciando o fluxo de múltiplos enlaces físicos, o problema da falha de algum enlace também é resolvido, pois, se algum enlace falhar, o fluxo que antes era transmitido por este enlace será desviado para um outro que faz parte desta mesma agregação.

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
2970268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um pacote de dados em uma rede de comunicação contém um campo com informação de camadas superiores e pode ser fragmentado se exceder o tamanho máximo permitido.

Nesse caso, utiliza-se a comutação de

Alternativas
Comentários
  • A) Errado. A Comutação de circuitos é aquela em que a alocação de recursos para transferência de dados se caracteriza pela utilização permanente desses recursos durante toda a transmissão. Nesse tipo de comutação, ocorre o estabelecimento do circuito, a transferência de dados e a desconexão do circuito, sendo que os dados passarão pelo mesmo caminho até chegar ao destino e, dessa forma, garante que os recursos estarão disponíveis. Na hipótese de um congestionamento, este será detectado no momento do estabelecimento da conexão.

    B) Certo. Na comutação de pacotes para se enviar uma mensagem de um sistema final de origem para um destino, o originador fragmenta mensagens longas em porções de dados menores, denominadas pacotes. Entre origem e destino, cada um dos pacotes percorre enlaces de comunicação e comutadores de pacotes (há dois tipos principais de comutadores de pacotes: roteadores e comutadores de camada de enlace). Pacotes são transmitidos por cada enlace de comunicação a uma taxa igual à de transmissão total. Assim, se um sistema final de origem ou um comutador de pacotes estiver enviando um pacote de L bits por um enlace com taxa de transmissão de R bits/s, então o tempo para transmitir o pacote é L/R segundos.

    Por exemplo, quadros Ethernet não podem conter mais do que 1.500 bytes de dados e essa quantidade máxima de dados que um quadro de camada de enlace pode carregar é denominada unidade máxima de transmissão (maximum transmission unit — MTU).

     Como cada datagrama IP (lembrando que o IP utiliza comutação por pacotes) é encapsulado dentro do quadro de camada de enlace para ser transportado de um roteador até o roteador seguinte, a MTU do protocolo de camada de enlace estabelece um limite estrito para o comprimento de um datagrama IP. Porém cada um dos enlaces da rota entre remetente e destinatário pode usar diferentes protocolos de camada de enlace, e cada um desses protocolos pode ter diferentes MTUs.

    Suponha que você receba um datagrama IP de um enlace, verifique sua tabela de repasse para determinar o enlace de saída e perceba que este enlace tem uma MTU menor do que o comprimento do datagrama IP. A solução para esse problema é fragmentar os dados do datagrama IP em dois ou mais datagramas IP menores, encapsular cada um em um quadro separado na camada de enlace e, então, enviá-los pelo enlace de saída. Cada um desses datagramas menores é denominado um fragmento. Lembre-se que a fragmentação do IP tem papel importante na união das diversas tecnologias distintas da camada de enlace.

    C) Errado. A Comutação de células é utilizada na tecnologia ATM (Asynchronous Transfer Mode) que é uma tecnologia orientada a conexão. As células de informação são de TAMANHO FIXO de 53 bytes (5 bytes de cabeçalho e 48 bytes de carga útil). Isso implica que os nós intermediários não precisam processar cada pacote, e podem fazer o encaminhamento por hardware (mais veloz). Todas as informações são colocadas dentro de uma ou mais células e enviadas ao destino que deve fazer controles de erro mais sofisticados.

    D) Errado. A taxonomia de redes comutadas NÃO abrange a modalidade de comutação de redes. Os tipos de comutação são: comutação de circuitos, de mensagens e de pacotes que por sua vez se subdivide em redes de datagramas e redes de circuitos virtuais.

    E) Errado. A taxonomia de redes comutadas NÃO abrange a modalidade de comutação de malha.

  • GABARITO LETRA B

    =====================================================

    A) INCORRETA -> Na comutação de circuitos, o tamanho do pacote não importa, pois o circuito inteiro é dedicado apenas para uma conexão.

    C) INCORRETA -> Comutação de células só ocorre em Redes ATM;

    D) INCORRETA -> Só viagem da banca mesmo;

    E) INCORRETA -> Outra lombra do avaliador

  • A comutação de circuito particularmente é usada no tráfego de voz, ela é a base para o sistema telefônico tradicional, e a comutação de pacotes é usada para o tráfego de dados, sendo por sua vez, a base para a Internet e para a Voz sobre IP.

  • comutação de circuito particularmente é usada no tráfego de voz, ela é a base para o sistema telefônico tradicional, e a comutação de pacotes é usada para o tráfego de dados, sendo por sua vez, a base para a Internet e para a Voz sobre IP.

    Na comutação de circuitos, o tamanho do pacote não importa, pois o circuito inteiro é dedicado apenas para uma conexão.

    Comutação de células só ocorre em Redes ATM;

  • Comutação de Pacotes

    • É uma técnica que envia uma mensagem de dados dividida em pequenas unidades chamadas de pacotes;
    • Não exige o prévio estabelecimento de um caminho físico para a transmissão dos pacotes de dados;
    • Os pacotes podem ser transmitidos por diferentes caminhos e chegar fora da ordem em que foram transmitidos;
    • É mais tolerante a falhas em relação a comutação de circuitos.

    Gabarito B. ✅

  • COMUTAÇÃO é o processo de interligar dois ou mais pontos entre si (troca de informação). Ela pode se dividir em duas:

    Comutação por PACOTE: comunicação compartilhada; pode existir acessos múltiplos - internet

    Para entender melhor: quando enviamos uma mensagem (ex.:email), ela não é transmitida inteira. O que ocorre? essa mensagem é dividida em pacotes menores. Os pacotes contendo as informações podem chegar de forma desordenada, contudo, serão ordenadas no seu destino (função do TCP/UDP).

    Comutação por CIRCUITO: caminho dedicado (usada antigamente nas ligações telefônicas) - exclusiva

    • VANTAGENS: comunicação dedicada (caminho previamente alocado).
    • DESVANTAGENS: desperdícios de banda.

  • COMENTÁRIO COPIADO DO COLEGA KIM NA QUESTÃO . Desfrutem:

    1 - NA COMUTAÇÃO POR CIRCUITOS – A comunicação ocorre fim a fim na alocando recursos para transferência de informação, caracterizado pelo uso permanente desses recursos durante toda a transmissão.

    Quando o dispositivo de origem deseja iniciar o envio da informação, estabelece-se previamente o circuito. Após o término de uso, o circuito é fechado. Um exemplo clássico de comutação de circuito que temos é o circuito telefônico analógico.

    1.1-Vantagens:

    Garantia de Recursos já que o meio não é compartilhado;

    Uma vez conseguido acesso ao meio para o estabelecimento de conexão, não há mais concorrência ao meio;

    As extremidades possuem o devido controle do circuito;

    Não depende de processamento em nós intermediários para definição e controle dos circuitos;

    1.2-Desvantagens:

    Os erros só podem ser tratados e recuperados nas extremidades;

    A falha de um switch é fatal e o modo de tarifação é por minuto.

    Nos períodos de ociosidade, em que não há dados trafegando, ocorre desperdício de banda uma vez que o circuito continua estabelecido;

    Caso não seja possível estabelecer o circuito antes da comunicação, ela ocorrerá, gerando um bloqueio;

    2 - JÁ NA COMUTAÇÃO POR PACOTES – Usa o meio compartilhado de uma estrutura já existente.

    O pacote com a informação é transmitido nó-a-nó de forma que estes vão definindo as rotas segundo diversos critérios, podendo ser fixos ou dinâmicos.

    Diferentemente da comutação por circuitos, a comutação por pacotes não depende do estabelecimento prévio de um caminho dedicado pelo compartilhamento dos recursos através do meio.

    2.1-Vantagens:

    Maior eficiência em termos de utilização e maior aproveitamento do meio compartilhado;

    Capacidade de tratamento de erros nos nós intermediários;

    Maior tolerância a falhas nos equipamentos;

    2.2-Desvantagens:

    Geralmente a informação demora mais tempo até o destino;

    Não garante a taxa de transmissão em condições nativas;

    Vale acrescentar também o conceito de comutação por mensagens, que seguem os mesmos princípios da comutação por pacotes, porém, não possui nenhum tipo de limitação quanto ao tamanho dos pacotes, exigindo que os nós intermediários possuam discos e buffers suficientes para tratar esses dados.

    Fonte: Estratégia Concursos - Rede de Computadores - Prof: André Castro.

  • gab: B

    Na comutação de pacotes para se enviar uma mensagem de um sistema final de origem para um destino, o originador fragmenta mensagens longas em porções de dados menores, denominadas pacotes.

    Sobre a alternativa A:

    A) Errado. A Comutação de circuitos é aquela em que a alocação de recursos para transferência de dados se caracteriza pela utilização permanente desses recursos durante toda a transmissão.


ID
3055534
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma rede de comunicação de dados pode utilizar diferentes tipos de comutação para realizar a transmissão de dados de acordo com os requisitos de funcionalidade estabelecidos para cada rede. Nesse contexto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA : C

    COMUTAÇÃO POR PACOTE

    - Falha de equipamento NÃO é fatal,

    Não é reservado banda de largura (não ocorre desperdício) ,

    Não ocorre monopolização do canal (divididos em pequenas partes chamadados de pacotes),

    Não há conexão dedicada, nem estabelecimento prévio,

    Não tem garantia de entrega

    COMUTACAO POR CIRCUITO

    Falha de equipamento é fatal,

    estabelecimento prévio da conexão,

    reserva de largura de banda (ocorre desperdício),

    tem garantia de entrega.

  • GABARITO: LETRA C!

    Conceito de comutação: consiste a comutação em uma técnica de transmissão de dados entre computadores ligados à rede.

    Comutação de circuitos: a técnica é empregada para a escolha do circuito (caminho) a ser percorrido pelos dados que se pretende enviar. Neste caso, o circuito é determinado antes do envio dos pacotes de dados.

    Comutação de dados: é a escolha de como os dados serão enviados, é dizer, se o arquivo será particionado ou não. Assim, a comutação de dados não implica na dedicação do circuito, porquanto o circuito utilizado não é predeterminado, é dizer, os dados utilizam os caminhos disponiveis no momento de seu envio.


ID
3193753
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em redes de comutação de pacotes, quando um conjunto de dados viaja de um nó (sistema final ou roteador) ao nó subsequente (sistema final ou roteador), sofre, ao longo do caminho, diversos tipos de atraso. Acerca dos referidos atrasos, considere as seguintes afirmativas:

I. Atraso de processamento: tempo requerido para examinar o cabeçalho do pacote e determinar para onde direcioná-lo.

II. Atraso de fila: atraso sofrido enquanto o pacote aguarda para ser transmitido no enlace.

III. Atraso de transmissão: intervalo de tempo requerido para transmitir todos os bits do pacote para o enlace de comunicação.

IV. Atraso de propagação: tempo necessário para propagar bits através de um canal interligando dois nós.

Com base no exposto, assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • A questão faz referência ao livro "Redes de computadores e a Internet" de Kurose. A resposta (e o enunciado) está na p. 26 e seguintes.

    Gabarito: D

  • Há quatro tipos principais de atraso: ● Atraso de processamento ● Atraso de fila ● Atraso de transmissão ● Atraso de Propagação


ID
3257044
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma rede comutada por circuitos

Alternativas
Comentários
  • GABARITO (E).

    NA COMUTAÇÃO POR CIRCUITOS – A comunicação ocorre fim a fim na alocando recursos para transferência de informação, caracterizado pelo uso permanente desses recursos durante toda a transmissão.

    Quando o dispositivo de origem deseja iniciar o envio da informação, estabelece-se previamente o circuito. Após o término de uso, o circuito é fechado. Um exemplo clássico de comutação de circuito que temos é o circuito telefônico analógico.

    Vantagens:

    Garantia de Recursos já que o meio não é compartilhado;

    Uma vez conseguido acesso ao meio para o estabelecimento de conexão, não há mais concorrência ao meio;

    As extremidades possuem o devido controle do circuito;

    Não depende de processamento em nós intermediários para definição e controle dos circuitos;

    Desvantagens:

    Os erros só podem ser tratados e recuperados nas extremidades;

    A falha de um switch é fatal e o modo de tarifação é por minuto.

    Nos períodos de ociosidade, em que não há dados trafegando, ocorre desperdício de banda uma vez que o circuito continua estabelecido;

    Caso não seja possível estabelecer o circuito antes da comunicação, ela ocorrerá, gerando um bloqueio;

    JÁ NA COMUTAÇÃO POR PACOTES – Usa o meio compartilhado de uma estrutura já existente.

    O pacote com a informação é transmitido nó-a-nó de forma que estes vão definindo as rotas segundo diversos critérios, podendo ser fixos ou dinâmicos.

    Diferentemente da comutação por circuitos, a comutação por pacotes não depende do estabelecimento prévio de um caminho dedicado pelo compartilhamento dos recursos através do meio.

    Vantagens:

    Maior eficiência em termos de utilização e maior aproveitamento do meio compartilhado;

    Capacidade de tratamento de erros nos nós intermediários;

    Maior tolerância a falhas nos equipamentos;

    Desvantagens:

    Geralmente a informação demora mais tempo até o destino;

    Não garante a taxa de transmissão em condições nativas;

    Vale acrescentar também o conceito de comutação por mensagens, que seguem os mesmos princípios da comutação por pacotes, porém, não possui nenhum tipo de limitação quanto ao tamanho dos pacotes, exigindo que os nós intermediários possuam discos e buffers suficientes para tratar esses dados.

    Fonte: Estratégia Concursos - Rede de Computadores - Prof: André Castro.

  • Essa questão foi retirada do Livro de Tanenbaum 5ed Redes de Computadores

    Comutação de Circuitos

    Configuração de chamadas é obrigatória

    Caminho físico dedicado

    Cada pacote segue a mesma rota

    Os pacotes chegam em ordem

    A falha em um switch é fatal

    Largura de banda disponível é FIXA

    O momento de possível congestionamento é durante a configuração

    Largura de banca potencialmente desperdiçada

    Não possui transmissão store-and-forward

    Tarifação por minuto

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/bEKl_NE

  • A comutação de pacotes é a técnica que envia uma mensagem de dados dividida em pequenas unidades chamadas de pacotes. Ela não exige o prévio estabelecimento de um caminho físico para a transmissão dos pacotes de dados. Os pacotes podem ser transmitidos por diferentes caminhos e chegar fora da ordem em que foram transmitidos. Por esse motivo, a comutação de pacotes é mais tolerante a falhas em relação a comutação de circuitos, pois os pacotes podem percorrer caminhos alternativos até o destino de forma a contornar os equipamentos de comutação inativos.

    A Comutação por Circuito: todo o caminho sendo reservado por uma única conexão, evitando ocorrer congestionamento no decorrer da ligação. Porém, temo o desperdício, pois todo o canal fica reservado a única só conexão.


ID
3527959
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na comutação de mensagens, não há nenhum limite sobre o tamanho do bloco de dados transportado, dessa forma os roteadores teriam que possuir recursos de armazenamento de buffer com maior capacidade, além de que um único bloco poderia obstruir por minutos uma linha entre roteadores. Para contornar o problema citado, foi criada a comutação de pacotes. Quais são as características da comutação de pacotes que resolve esse problema e melhora o throughput?

Alternativas

ID
3539068
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação à comutação de pacotes e de circuitos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ''A comutação de pacotes não tem reserva de recursos, o meio é compartilhado (multiplexação estatística), o encaminhamento de pacotes é nó a nó (processamento em cada nó), os pacotes precisam ter endereço de destino, não há garantia de entrega (serviço de melhor esforço)''

    A comutação por circuitos exige que as estações comunicantes possuam um caminho dedicado exclusivo