SóProvas


ID
1484155
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Que semelhança pode ser apontada entre as duas nações - Cuba e China - que se encontram na pauta de celebração  da 3ª Cúpula da Celac?

Alternativas
Comentários
  • Muito estranho esse gabarito do qconcursos... está correto? Não seria letra "c" o correto?

  • Gabarito está incorreto. A China não é um país insular, pelo contrário, é um país com dimensões continentais, integrando a Ásia. 

    Resposta: Letra C

  • Resposta: Letra C.

    Atualmente, há cinco países que mantêm sistema monopartidário comunista em seus governos: Cuba, China, Coreia do Norte, Laos e Vietnã. Evidentemente, há outros países declaradamente comunistas na contemporaneidade, mas esses adotam sistema pluripartidarista.

    Em relação às demais opções, há equívocos perceptíveis. Embora tenham sido invadidas pela Inglaterra no passado, a exemplo da Batalha de Havana (1762) e da Guerra do Ópio (1839-1860), os dois países jamais foram colonizados pela potência europeia. Atualmente, a China demonstra grande crescimento econômico; Cuba, diferentemente, permanece com economia estagnada, especialmente por causa do embargo econômico americano. Por fim, Cuba corresponde a uma pequena ilha caribenha, enquanto a China é o terceiro maior país do mundo, com proporções continentais, inserido no continente asiático.

    No gabarito preliminar, apresentou-se a alternativa D como a opção correta. Não obstante, após o período de recursos, a Banca Examinadora respondeu: "Cuba e China, tratadas no texto, são uma das poucas nações do planeta que mantém o governo sob o regime do partido comunista único. Portanto, ocorreu uma incorreção na digitação do gabarito preliminar que está corrigida para a alternativa verdadeiramente correta no gabarito final".

    Espero ter contribuído...

    Abraços!

  • E o partido nacionalista da china? acabou?

  • Oi, Oscar Gestor!

    Essa é uma excelente pergunta, embora eu não creia que seja suficiente para invalidar a proposição.

    O Partido Nacionalista da China, ou o Kuomitang, adotou o atual nome em 1919. O grupo teve importante função na proclamação da República e durante a Segunda Guerra Mundial, quando, mediante aliança temporária com o Partido Comunista da China (CPC), expulsou os invasores japoneses do continente. Após a guerra, esses dois grupos retomam os conflitos e, em 1949, com o advento da Revolução Comunista, o Kuomitang é exilado na Ilha de Formosa (Taiwan), onde continua a exercer suas atividades. Oficialmente, Taiwan é uma província autônoma, mas não independente: a ilha nunca declarou sua independência. A maioria dos países não reconhece a soberania de Taiwan, que foi excluída da Organização das Nações Unidas com a entrada da China, para impedir conflitos sobre qual dos países assumiria o assento permanente do Conselho de Segurança. Não obstante, Taiwan participa de algumas organizações internacionais, como a OMC.

    Diante disso, supondo a existência de dois países distintos, o Partido Nacionalista não atua na China, mas em Taiwan. Considerando as relações atuais, sendo Taiwan região autônoma da China, a atuação do Partido Nacionalista restringe-se à ilha de Formosa, não interferindo na política nacional chinesa, reservada ao CPC. Em ambos os casos, sustenta-se o sistema de partido único comunista.

    Além disso, após realizar breve pesquisa sobre a atual política chinesa, mais especificamente a formação do Poder Legislativo, constata-se que esse é composto pelo CPC, majoritariamente, e pela Frente Unida. Apesar dessa distinção, a China permanece como Estado monopartidário, uma vez que a Frente Unida é diretamente controlada pelo CPC: efetivamente, a Frente Unida é composta por representantes de movimentos trabalhistas, feministas e de minorias, entretanto seus membros são indicados pelo CPC.

    Havendo necessidade de mais informações sobre o tema, recomendo A Revolução Chinesa, de Wladimir Pomar.

    Espero ter contribuído...

    Abraços!