SóProvas


ID
1484224
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo o Manual de Preservação de Documentos, publicado pelo Arquivo Nacional em 1991, os documentos sofrem danos em virtude de inúmeros fatores ligados a causas de ordem física, físico-mecânica, química e biológica. São exemplos de agentes físico-mecânicos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Segundo João Tiago e Leonardo Reis: Agentes Biológicos

    Insetos e roedores: Podem-se destacar as baratas, traças e brocas como os insetos que mais atacam os documentos; além disso há os ratos, que também causam a degradação dos documentos.


    Micro-organismos
    : são representados principalmente pelos fungos. Os fungos consistem em um grupo grande de organismos, sendo conhecidos mais de 100.000 tipos que atuam em diferentes ambientes.


    Humanos: Alguns consulentes dos documentos podem ser prejudiciais à integridade dos acervos. Além do furto, o vandalismo é muito frequente. É necessário, então, que seja implantada uma política de proteção dos arquivos contra tais ameaças, mesmo que seja por meio de um sistema de segurança simples.

  • GABARITO: letra B

     

    Podemos nos basear na seguinte questão:

     

    (Funag/2005 – Cespe/UnB) "Julgue os itens a seguir de acordo com as orientações sobre conservação publicadas pelo Arquivo Nacional.

     

    As principais causas de deterioração dos materiais arquivísticos são: os agentes físicos (luz, umidade, temperatura); os agentes físico-mecânicos (ausência de proteção, manuseio incorreto, desastres); os agentes químicos (materiais instáveis, poeira, poluentes atmosféricos); e os agentes biológicos (microrganismos, insetos e roedores)." (Gabarito: certo)