SóProvas


ID
148435
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as assertivas abaixo, em relação às redes Frame Relay.

I. Em redes Frame Relay, com topologia onde subinterfaces ponto-a-ponto são utilizadas, não é necessário configurar endereços IP na interface física, pois eles são configuráveis nas subinterfaces.
II. Entre as tecnologias ISDN, Wireless, ATM e Frame Relay, esta última é a mais indicada quando os escritórios de uma empresa precisam estar conectados a uma rede WAN, baseada na comutação de pacotes e cuja matriz seja o ponto focal da topologia.
III. O Frame Relay é um protocolo de redes estatístico, voltado principalmente para o tráfego tipo rajada, exigindo, no entanto, infra-estrutura de linha privada (dedicada) para poder implementar um dos seus melhores recursos, o CIR (Commited Information Rate).

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa b é a resposta

     

    I - Correto. Realmente não é necessário configurar endereçamento na interface física pela existência das sub-interfaces.

    II - Correto.

    III. Errado. O CIR (Committed Information Rate) é a quantidade média de informação que se transmitiu, tendo em conta os retardos, perdas, etc.

    Uma Característica interessante do Frame Relay é o CIR(Committed information rate). O Frame Relay é um protocolo de redes estatístico, voltado principalmente para o tráfego tipo rajada, em que a sua infra-estrutura é compartilhada pela operadora de telefonia e, conseqüentemente, tem um custo mais acessível do que uma linha privada. Isto significa que quando um usuário de serviços de telecomunicações contrata uma linha Frame Relay com 128 kb/s, não quer dizer que ele tenha alocado na rede da operadora esta banda todo o tempo, pois, já que a infra-estrutura é compartilhada, haverá momentos em que ocorrerá congestionamentos. No ato da assinatura do contrato com a operadora, o usuário escolhe uma taxa de CIR, que pode ser de 25%, 50%, a que o usuário escolher, e no momento do congestionamento, a operadora garante que terá disponível a banda correspondente ao CIR. Por exemplo, se um usuário tem um Frame Relay de 128 kb/s com um CIR de 50%, caso a rede não esteja congestionada o mesmo poderá realizar uma rajada de tráfego a até 128 kb/s. Porém, caso haja congestionamento, esta banda vai sendo automaticamente reduzida até o valor de CIR, podendo este usuário no pior caso trafegar a 64 kb/s, que corresponde a 50% de 128 kb/s. Quando maior o CIR, maior o custo da linha 2.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Frame_Relay e http://pt.wikilingue.com/es/Metro_Ethernet

  • III. A infra-estrutura do Frame Relay é compartilhada pela operadora de telefonia e, conseqüentemente, tem um custo mais acessível do que uma linha privada.
    Fonte: A mais utilizada pela FCC (Inclusive nessa questão): Wikipédia!
  • Muito bom Thyago Medeiros