SóProvas



Questões de Frame Relay


ID
10528
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas a protocolos, tipos e meios de transmissão, modos de operação e gerenciamento em redes de computadores:

I. O protocolo Frame Relay provê um serviço orientado a conexão através de circuitos que permitem definir velocidades diferentes de transmissão em cada direção.

II. Em uma rede Frame Relay o roteador do usuário é responsável por construir os quadros, inserir os identificadores necessários e entregar os quadros para transmissão.

III. No tráfego de pacotes TCP/IP em redes Frame Relay os identificadores DLCIs e o roteamento Frame Relay são substituídos, no início da transmissão, pelas características TCP/IP que passam a se responsabilizar pelo comportamento da rede.

IV. Em uma rede Frame Relay o roteamento dos quadros é de responsabilidade do protocolo IP da família de protocolos TCP/IP.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • I. O protocolo Frame Relay provê um serviço orientado a conexão através de circuitos que permitem definir velocidades diferentes de transmissão em cada direção.
    - Correto. Uma das características do protocolo Frame Relay é ser full duplex e ter circuitos virtuais bidirecionais

    II. Em uma rede Frame Relay o roteador do usuário é responsável por construir os quadros, inserir os identificadores necessários e entregar os quadros para transmissão.
    - Correto. Isso é realmente a função do roteador, após ele se comunica com o primeiro switch FR através do protocolo LMI

    III. No tráfego de pacotes TCP/IP em redes Frame Relay os identificadores DLCIs e o roteamento Frame Relay são substituídos, no início da transmissão, pelas características TCP/IP que passam a se responsabilizar pelo comportamento da rede.
    - Incorreto. Os identificadores DLCI não são substituidos pelas características TCP/IP

    IV. Em uma rede Frame Relay o roteamento dos quadros é de responsabilidade do protocolo IP da família de protocolos TCP/IP.
    - Incorreto. O roteamento no Frame Relay é feito na camada de enlace (camada 2)

  • Eu acertei, mas achei a II meio forçada....dizer que o roteador constroi o frame...acho que quem faz isso é a placa de rede do usuário.


ID
10531
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas a protocolos, tipos e meios de transmissão, modos de operação e gerenciamento em redes de computadores:

I. Uma rede Frame Relay provê diversos mecanismos para definição da prioridade de um quadro, resultando, com isso, em uma previsão confiável e constante dos tempos de latência. Isso permite que o Frame Relay seja utilizado em redes com aplicações sensíveis a variações dos tempos de latência.

II. O Frame Relay implementa mecanismos que notificam a ocorrência de congestionamento em uma rede, embora não se responsabilize pelo controle de fluxo.

III. Quando uma rede Frame Relay está congestionada, o bit FECN (Forward Explicit Congestion Notification) é ativado. Isso possibilita que o destino saiba que a rede estava congestionada durante a transmissão do quadro.

IV. Em uma rede Frame Relay congestionada, um segundo bit BECN (Backward Explicit Congestion Notification) é ativado no cabeçalho dos dados que não conseguiram, na primeira tentativa, trafegar no sentido do congestionamento. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • (I) - Errado. Frame Relay possui a caractéristica de seus frames poderem ter comprimento variável e, dependendo do tipo de informação da aplicação do usuário, seu tamanho pode variar de alguns poucos até milhares de caracteres, fazendo com que o atraso (delay) varie em função do tamanho do frame. Por isso, tecnologia Frame Relay tem sido adaptada para atender até mesmo as aplicações sensíveis a atraso (delay), como é o caso da Voz. No entanto, a afirmação "previsão confiável e constante dos tempos de latência" , na minha opinião, extrapola, invalidando o item.
     
    (II) - Certo. Frame Relay não faz controle de fluxo, mas utiliza-se de avisos de congestionamento (FECN, BECN, DE)

    (III) - Certo.

    (IV) - Errado. Quando o bit BECN é ativado, todos os equipamentos de rede e de usuário envolvidos no caminho entre o local congestionado e a origem dos DLCIs afetados tomam conhecimento do congestionamento.

ID
19126
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Frame Relay é caracteristicamente uma rede

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!O Frame Relay é um protocolo baseado em redes comutadas, assim como o X.25 e o ATM. A grande diferença é que o Frame Relay, ao contrário do X.25, não é um protocolo orientado à conexão. Portanto, em redes usando o Frame Relay, a entrega dos dados não é garantida.FONTE: Livro 'Redes de computadores curso completo' - Gabriel Torres - 2001
  • Concordo plenamente com Conceição Ferreira.Porém, essa não é a primeira vez que encontro uma questão da FCC afirmando que Frame Relay é orientada a conexão..Então, passei a analisar a questão da seguinte forma: uma REDE (a rede e não somente o protocolo) frame relay é orientada a conexão, SIM, em parceria com os protocolos da camada superior (TCP) ela é uma rede com essa característica.Essa questão foi anulada?! o Gabarito está correto?!?Colaboradores, analisem esta questão, por favor...
  • O Frame Relay segundo Tanenbaum 4ª edição pág 65 afirma que "a essência do frame relay é o fato de ser uma rede orientada a conexões sem controle de erros e nenhum controle de fluxo.
  • Sem querer entrar em polêmicas. A obra de Tanenbaum é um referência em todas as universidades e com certeza é utilizada pela banca da FCC para fazer as questões. Por isso acredito que a resposta seja que o FRAME RELAY é uma rede orientada a conexões.
  • O serviço de circuito virtual (utilizado em redes Frame Relay e redes ATM) é um tipo de serviço orientado à conexão, dado que implica iniciar e descartar uma entidade de tipo conexão, e manter informação do estado da conexão nos comutadores de pacotes, EMBORA TRABALHE NA CAMADA DE ENLACE. É isto que a banca está dizendo. Não confundir uma comunicação utilizando o protocolo de transporte TCP que é orientado à conexão e encarrega-se do ordenamento e controle de fluxo entre os hosts de origem e destino por exemplo.

    Ex.:

                    orientado à conexão (fim a fim) - camada de transporte OSI

        |------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

    Host 1 --------- FRAD=========================FRAD-----------Host 2

     LAN matriz        |orientado à conexão entre comutadores-|               LAN filial

                                                      Camada de enlace

  • Para um protocolo ser considerado orientado a conexão, basta realizar a entrega dos dados em ordem, independente de estabelecer um circuito virtual (ATM, FRAME RELAY) ou não (TCP que reordena os pacotes antes de encaminhá-los à camada de aplicação).

  • Creio eu que a questão fala na formação do VCs (circuito vitual).
  • Serviço orientado a conexões se baseia no sitema telefônico. Para falar com alguém, você tira o fone do gancho, disca o número, fala e desliga. Da mesma forma, para utilizar um serviço de rede orienado a conexões, primeiro o usuário do serviço estabelece uma conexão, utiliza a conexão e depois libera a conexão. Na maioria dos casos, a ordem é preservada, de forma que os bits chegam na sequência em que foram enviados.

    Fonte: Tanembaum.

    Assim como X.25, frame relay provê conexões múltiplas em uma única linha. No caso de frame relay, essas conexões são chamadas conexões de enlace e cada uma tem um identificador de conexão de enlace único (DLCI - Data Link Connection Identifier). A transferência de dados envolve os seguintes passos:
    • Estabelecimento de uma conexão lógica entre dois pontos finais e atribuição de um DLCI único para a conexão.
    • Troca de informações em frames. Cada frame contém um campo de DLCI para identificar a conexão.
    • Liberação da conexão lógica.
  • Frame relay é uma rede orientada a conexões nao confiavel.


ID
19276
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No Frame-Relay:

Alternativas
Comentários
  • O frame relay foi uma evolução do X.25 que trabalhava nas camadas 2 e 3 do modelo OSI. Umas das melhorias feitas no Frame Relay foi trabalhar somente na camada 2 (enlace).

  • a. correta
    b. Não é ponto-a-ponto, e sim ponto-multiponto (DLCI)
    c. não possui controle de erros e nem de fluxo.Porém verifica quando há erro, sem corrigi-lo. Há o controle de ocngestionamento.
    d. Só utiliza até a camada 2 do modelo OSI.
  • Sei não.. É muito estranho falar de roteamento (roteador camada 3) em camada de enlace (Camada 2)

  • Questão Super errada!


    a) NÃO EXISTE roteamento na camada de enlace. O que é realizado é a troca dos DLCIs entre dois equipamentos (ENLACE)
    b) Correta. Existe a total possibilidade de conectar um ponto a ponto e fazer com que a rede fique melhor, porque não EXISTE O ROTEAMENTO, o  que diminui a carga de processamento.
    c) a multipexação ocorre também na camada física. Eu posso ter uma única porta e com um MUX realizar várias saídas.
    d) O Frame relay não faz controle. É realizado em camadas superiores
    e) não existe roteamento na camada de enlace. A multiplexação vai ocorrer na física e na enlace.
  • frame relay

    Desdobramento da ISDN
    • “Alta” Velocidade
    – Taxas entre 64 Kbps e 2 Mbps
    Roteamento na Camada de Enlace
    • Usada p/ interligar:
    – WAN, SNA, Internet e Voz.

    Fonte professor walter cunha do provasdeti.com.br

  • A letra A está correta! Segundo Stallings, livro Data and Computer Communications :

     

    "Multiplexing and switching of logical connections takes place at layer 2 instead of layer 3, eliminating one entire layer of processing."

  • Gabarito A

    O Frame Relay é uma eficiente tecnologia de comunicação de dados usada para transmitir de maneira rápida e barata (qb) a informação digital através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) a um ou muitos destinos de um ou muitos end-points. Em 2006, a internet baseada em ATM e IP nativo começam, lentamente, a reduzir o uso do frame relay. Também o advento do VPN e de outros serviços de acesso dedicados como o Cable Modem e o dsl, aceleram a tendência de substituição do frame relay. Há, entretanto, muitas áreas rurais onde o DSL e o serviço de cable modem não estão disponíveis e a modalidade de comunicação de dados mais econômica muitas vezes é uma linha frame relay. Assim, uma rede de lojas de varejo, por exemplo, pode usar frame relay para conectar lojas rurais ou interioranas em sua WAN corporativa. (provavelmente com a adoção de uma VPN para segurança).

    O frame-relay é uma técnica de comutação de quadros efetuada de maneira não confiável(sem controle de erros e sem controle de fluxo), considerando as seguintes caractéristicas: Redes locais com um serviço orientado a conexão, operando na Camada de Enlace nível 2 do modelo OSI, com baixo retardo e sem controle de erro nos nós.

    No fim da década de 80 e início da década de 90, vários fatores combinados demandaram a transmissão de dados com velocidades mais altas como:

    A migração das interfaces de texto para interfaces gráficas.

    O aumento do tráfego do tipo rajada (burst) nas aplicações de dados.

    O aumento da capacidade de processamento dos equipamentos de usuário.

    A popularização das redes locais e das aplicações cliente / servidor.

    A disponibilidade de redes digitais de transmissão.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
81622
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação ao Frame Relay, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • * a) Usa células pequenas de tamanho fixo que podem ser roteadas por switches com rapidez e também tornam mais fácil a criação de hardware capaz de tratar muitas células em paralelo.AQUI ELE ESTÁ FALANDO DE ATM * b) É uma rede orientada a conexões sem controle de erros, mas com controle de fluxo, o que permite que redes virtuais, como por exemplo, VPNs possam ser implementadas.FRAME RELAY NAO TEM CONTROLE DE FLUXO. * c) Características tais como uma rede orientada a conexões, sem controle de erros, nenhum controle de fluxo e com pacotes sendo entregues em ordem tornam o Frame Relay semelhante a uma extensa rede LAN.CARRETO. QUANDO SE CONFIGURA O FRAME RELAY EM UM ROTEADOR PRECISAMOS ESPECIFICAR OS PVCs DE FORMA SEMELHANTE A UMA CONEXAO ATM. PORTA ELA É ORIENTADA A CONEXÃO. * d) No Frame Relay células pequenas de tamanho fixo dificultam o roteamento por switches como também a criação de hardware capaz de tratar muitas células em paralelo.ABSURDO. CELULAS PEQUENAS NÃO ATRAPALHAM. VIDE ATM... * e) Implementações de redes virtuais são possíveis em Frame Relay, em função de suas características de orientação a conexões, controle de erro e controle de fluxo.NÃO TEM CONTROLE DE ERRO E FLUXO.
  • Frame Relay:

    Sem Controle de Erros - Detecta, mas não corrige
    Sem Controle de Fluxo 
    Orientado à Conexão - Entrega de quadros em ordem
    Tamanho do quadro variável
    Enlace de fibras óticas
    Circuito virtual permanente ou comutado.

    --

    Células de tamanho fixo são relativas à ATM.
  • É só lembrar lá do comecinho do CP.

  • É só lembrar lá do comecinho do CP.

  • É só lembrar lá do comecinho do CP.


ID
126550
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afi rmações relacionadas a redes de computadores utilizando protocolo TCP/IP, seus servidores e elementos de interconexão:

I. O protocolo Frame Relay provê um serviço não orientado em conexão através de circuitos virtuais bidirecionais, sendo possível defi nir diferentes velocidades de transmissão em cada direção.
II. Os gateways são dispositivos usados na tradução entre protocolos de aplicação. Assim, um gateway de correio eletrônico possibilita a interligação de redes que utilizam diferentes protocolos de correio eletrônico.
III. Quando se utiliza uma rede Frame Relay para interligar redes TCP/IP, a correção de erros e o controle de fl uxo são realizados pelos protocolos TCP/IP.
IV. O endereço de broadcast 127.0.0.0 é um exemplo de endereço IP reservado utilizado para a comunicação segura entre duas máquinas específi cas na rede.

Indique a opção que contenha todas as afi rmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa b) II e III é a correta.

    I - Errado. Os circuitos aparentam ser unidirecionais e as taxas de transmissão são especificados antes da transmissão não podendo ser alterados..

    II - Certo

    III - Certo.

    IV - Errado. A faixa de IP 127.0.0.0 – 127.255.255.255 (ou 127.0.0.0/8 na notação CIDR) é reservada para a comunicação com o computador local (localhost). Qualquer pacote enviado para estes endereços ficarão no computador que os gerou e serão tratados como se fossem pacotes recebidos pela rede (Loopback). Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Endere%C3%A7o_IP

  • Complementando a resposta do colega:

    O item I está incorreto, pois o Frame Relay é orientado a conexão. Além disso, ele é baseado em circuitos virtuais bidirecionais, e é full duplex, sendo possível sim ter diferentes velocidades de transmissão.
  • I. O protocolo Frame Relay provê um serviço não orientado em conexão através de circuitos virtuais bidirecionais, sendo possível defi nir diferentes velocidades de transmissão em cada direção. 

    ERRADO. Frame Relay é orientado a conexão. (Essa é muito comum de cair nas questões da CESPE )


    II. Os gateways são dispositivos usados na tradução entre protocolos de aplicação. Assim, um gateway de correio eletrônico possibilita a interligação de redes que utilizam diferentes protocolos de correio eletrônico. 

    CORRETO.  Os gateways podem ser de dois tipos: conversores de meio e tradutores de protocolo. Os gateways conversores de meio podem pegar os quadros ethernet e encapsula-los em datagramas IP (enlace -> rede ), já os tradutores de protocolo convertem um protocolo em outro preservando a semântica.

    III. Quando se utiliza uma rede Frame Relay para interligar redes TCP/IP, a correção de erros e o controle de fl uxo são realizados pelos protocolos TCP/IP.

    CORRETO. Frame Relay detecta erros, mas não corrige. Também não tem controle de fluxo.

    IV. O endereço de broadcast 127.0.0.0 é um exemplo de endereço IP reservado utilizado para a comunicação segura entre duas máquinas específi cas na rede.

    ERRADO.  127.0.0.1 é você.  Não há nenhum lugar do mundo melhor que sua 127.0.0.1 (casa)
  • É comum a confusão entre o X.25 e o Frame Relay.

    Frame Relay possui links mais confiáveis.
    Frame Relay opera nas camada 1 e 2 do modelo OSI(Menos processamento em cada nó). Diferentemente do X25 que opera nas camadas 1,2 e 3.
    Ao contrário do X.25 que possui largura de banda fixa, o Frame Relay utiliza o conceito de rajadas.(Negocia a banda dinamicamente).
    X.25 envia pacotes e o Frame Relay trabalha com frames, ou seja, supressão dos campos de correção e controle de fluxo, que o torna mais rápido que o X.25.


    bons estudos.



ID
140371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando os conceitos de tecnologias WAN, comutação, protocolos ATM, frame relay, PPP e HDLC, julgue os seguintes itens.

No ATM, o serviço de taxa variável de bits (VBR) tem como objetivo dar suporte eficiente às aplicações de vídeo e ao tráfego frame relay, caracterizado por uma taxa sustentável de células (SCR) e uma taxa máxima de células (PCR). Esse serviço é dividido em duas categorias: VBR de tempo real (rt-VBR) e VBR de tempo não-real (nrt-VBR).

Alternativas
Comentários
  • VBR-RT: usado em video conferências

    VBT-nRT: usado, por exemplo, para transmissão de vídeos

    CBR: Constante. Uso em VOIP

    UBR: Unspecified. Uso variado.

    ABR: Available. Ex.: Usado com FTP.

    Desculpem, a explicação é breve mas esse esqueminha já me ajudou em alguns questões de prova!

  • Gabarito Certo

    Asynchronous Transfer Mode (ATM) é, de acordo com o ATM Forum, "um conceito de telecomunicações definido pelos padrões ANSI e ITU (formalmente CCITT) para transporte de uma variedade completa de tráfego de usuários, incluindo sinais de voz, dados e vídeo.O ATM foi desenvolvido para atender as necessidades do Broadband Integrated Services Digital Network, como definido em meados dos anos de 1980, e projetado para unificar as telecomunicações e as redes de computadores. Ela foi projetada para uma rede que deve manipular tanto tráfego tradicional de dados de altas taxas de transferência (e.g., transferências de arquivos), e conteúdo de baixa latência e de tempo real como voz e vídeo. O modelo de referência para o ATM mapeia aproximadamente às três camadas mais inferiores do modelo de referência OSI: camada de rede, camada de enlace de dados e camada física. O ATM é o protocolo núcleo usado sobre a espinha dorsal (backbone) SONET/SDH da rede pública de telefonia comutada (PSTN) e Rede Digital de Serviços Integrados (ISDN), mas seu uso está declinando em favor do todo IP.

    O ATM fornece funcionalidade que é similar a redes de comutação de circuitos e comutação de pacotes: ele usa multiplexação por divisão de tempo assíncrona,e codifica os dados em pacotes (quadros ISO-OSI) pequenos e de tamanho fixo chamados de células. Isto difere-se das abordagens como o Internet Protocol ou o Ethernet que usam pacotes e quadros de tamanho variável. O ATM usa um modelo orientado a conexão no qual um circuito virtual deve ser estabelecido entre dois pontos fins antes que a real troca de dados inicie. Estes circuitos virtuais podem ser "permanentes", i.e. conexões dedicadas que são normalmente pré-configuradas pelo provedor de serviços, ou "comutados", i.e. configurados sobre uma base por-chamada usando sinalização e desconectados quando a chamada é terminada.

    ATM, eventualmente, tornou-se dominada somente pela tecnologia Internet Protocol (IP).

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Faltou mencionar a característica de rajadas MBS, entretanto isso não invalida a assertiva.


ID
148435
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as assertivas abaixo, em relação às redes Frame Relay.

I. Em redes Frame Relay, com topologia onde subinterfaces ponto-a-ponto são utilizadas, não é necessário configurar endereços IP na interface física, pois eles são configuráveis nas subinterfaces.
II. Entre as tecnologias ISDN, Wireless, ATM e Frame Relay, esta última é a mais indicada quando os escritórios de uma empresa precisam estar conectados a uma rede WAN, baseada na comutação de pacotes e cuja matriz seja o ponto focal da topologia.
III. O Frame Relay é um protocolo de redes estatístico, voltado principalmente para o tráfego tipo rajada, exigindo, no entanto, infra-estrutura de linha privada (dedicada) para poder implementar um dos seus melhores recursos, o CIR (Commited Information Rate).

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa b é a resposta

     

    I - Correto. Realmente não é necessário configurar endereçamento na interface física pela existência das sub-interfaces.

    II - Correto.

    III. Errado. O CIR (Committed Information Rate) é a quantidade média de informação que se transmitiu, tendo em conta os retardos, perdas, etc.

    Uma Característica interessante do Frame Relay é o CIR(Committed information rate). O Frame Relay é um protocolo de redes estatístico, voltado principalmente para o tráfego tipo rajada, em que a sua infra-estrutura é compartilhada pela operadora de telefonia e, conseqüentemente, tem um custo mais acessível do que uma linha privada. Isto significa que quando um usuário de serviços de telecomunicações contrata uma linha Frame Relay com 128 kb/s, não quer dizer que ele tenha alocado na rede da operadora esta banda todo o tempo, pois, já que a infra-estrutura é compartilhada, haverá momentos em que ocorrerá congestionamentos. No ato da assinatura do contrato com a operadora, o usuário escolhe uma taxa de CIR, que pode ser de 25%, 50%, a que o usuário escolher, e no momento do congestionamento, a operadora garante que terá disponível a banda correspondente ao CIR. Por exemplo, se um usuário tem um Frame Relay de 128 kb/s com um CIR de 50%, caso a rede não esteja congestionada o mesmo poderá realizar uma rajada de tráfego a até 128 kb/s. Porém, caso haja congestionamento, esta banda vai sendo automaticamente reduzida até o valor de CIR, podendo este usuário no pior caso trafegar a 64 kb/s, que corresponde a 50% de 128 kb/s. Quando maior o CIR, maior o custo da linha 2.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Frame_Relay e http://pt.wikilingue.com/es/Metro_Ethernet

  • III. A infra-estrutura do Frame Relay é compartilhada pela operadora de telefonia e, conseqüentemente, tem um custo mais acessível do que uma linha privada.
    Fonte: A mais utilizada pela FCC (Inclusive nessa questão): Wikipédia!
  • Muito bom Thyago Medeiros


ID
155782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que diz respeito a tecnologias e padrões para interligação de
redes locais e de longa distância, julgue os itens a seguir.

A tecnologia frame relay é capaz de detectar erros na transmissão de dados, mas não os corrige.

Alternativas
Comentários
  • Frame Relay é um serviço de comutação de pacotesde circuitos virtuais SEM controle de erros e SEM controle de fluxo.

    Quando um comutador Frame Relay detecta um erro em um pacote, ele descarta os dados. Correção de erros fica a cargo dos endpoints

    Resposta: Certa

     

  • Frame Relay:
    - Apresenta detecção de erros apenas na camada de enlace, porém, não tem controle de erros e nem de fluxo;  não há sequer política de retransmissão, caso o quadro sofra danos(eh descartado em silêncio).
    - Possui circuito virtual permanente(são caras, pois eh pago mesmo sem uso; e tem uma unica conexão para cada destino) e o circuito virtual comutado(cria conexão curta e temporaria, apenas durante a transferencia de dados).


ID
157570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a arquiteturas, protocolos e serviços em uma rede de computadores.

O protocolo FRAME RELAY é utilizado para a interligação de pontos geograficamente distantes em uma rede do tipo WAN.

Alternativas
Comentários
  • O Frame Relay é uma eficiente tecnologia de comunicação de dados usada para transmitir de maneira rápida e barata a informação digital através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) a um ou muitos destinos de um ou muitos end-points. Em 2006, a internet baseada em ATM e IP nativo começam, lentamente, a impelir o desuso do frame relay. Também o advento do VPN e de outros serviços de acesso dedicados como o Cable Modem e o dsl, aceleram a tendência de substituição do frame relay. Há, entretanto, muitas áreas rurais onde o DSL e o serviço de cable modem não estão disponíveis e a modalidade de comunicação de dados mais econômica muitas vezes é uma linha frame relay. Assim, uma rede de lojas de varejo, por exemplo, pode usar frame relay para conectar lojas rurais ou interioranas em sua WAN corporativa. (provavelmente com a adoção de uma VPN para segurança).
  • Interessante ele ter colocado o Frame Relay como protocolo. Se formos olhar na biblografia está mais para um padrão, uma tecnologia.

    Mas como já tinha visto Ethernet sendo dada como protocolo pelo CESPE, acho que tá certo

  • O Frame Relay é definido como um serviço de suporte modo pacotes orientado à conexão, prestado por redes de suporte que oferecem interfaces de acesso a terminais de usuários. Provê a transferência unidirecional e bidirecional de SDUs ( Service Data Unit ) entre duas ou mais interfaces usuário-rede ( UNI ), preservando a ordem de entrega das SDUs de uma conexão virtual que atinjam o destino. O serviço Frame Relay não garante a entrega de todas as SDUs que transmite, podendo descartar parte dessas SDUs por ocorrência de erros e congestionamento na rede. O Frame Relay não utiliza mecanismos de controle de erros e de fluxo, ficando estas funções a cargo do usuário.

    QUESTÃO CERTA

  • Errei por conta da banca definir frame relay como protocolo. Vida que segue...

  • Gabarito C

    Frame relay

    Frame Relay é uma rede de longa distância que utiliza circuitos virtuais, desenvolvida em resposta a demandas para a WAN. O Frame Relay opera apenas nas camadas física e de enlace de dados.

    Fonte: Forouzan


ID
172138
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

De acordo com as recomendações Q.922 e I.233.1 do ITU-T, duas funções do Frame Relay são:

Alternativas
Comentários
  • Características do Frame Relay.

    Sem Controle de Erros - Detecta, mas não corrige
    Sem Controle de Fluxo
    Orientado à Conexão - Entrega os quadros em ordem
    Frames de tamanho variável
    Fibras óticas
  • De acordo com as recomendações Q.922 e I.233.1 do ITU-T, as funções do Frame Relay são:

     Delimitação, alinhamento e transparência de quadros
      Multiplexação/Demultiplexação de quadros usando o campo endereço
      Inspeção de quadros para assegurar que eles consistam de um número inteiro de octetos, antes da inserção de bits zero de enchimento nos campos   flags, ou após a extração desses bits zero
      Inspeção de quadros para assegurar que eles não sejam muito longos nem muito curtos
      Detecção, mas não correção, de erros de transmissão
      Funções de controle de tráfego e de congestionamento.


ID
175426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em cada um dos itens de 128 a 135, é apresentada uma situação
hipotética acerca de redes de computadores, seguida de uma
assertiva a ser julgada.

Durante análise da transmissão de dados através de um enlace de rede, o analista constatou que o serviço empregado é embasado no chaveamento de pacotes (packet switching), que promove o descarte de pacotes que não conseguem ser entregues ao destino. Além disso, o analista detectou que, no protocolo de enlace, ocorrem solicitações de retransmissão de pacotes descartados. Nessa situação, das informações detectadas pelo analista, pode-se inferir que a organização está empregando a tecnologia de Frame Relay nesse enlace específico.

Alternativas
Comentários
  • Ele somente verifica os frames válidos. Nunca solicitando retransmissão.

  • A questão poderia ser resolvida ao se perceber que o enunciado faz referência a pacotes, quando na verdade o correto seria frames.
  • Ok, Idelgardes.
    É isso mesmo. No Fram Relay há detecção de erros, porém, quando detectado, apenas descarta o pacote, não solicita a re-transmissão porque não há confirmação.
    É uma tecnologia orientada a conexão sem controle de erros ou de fluxo.
  • Frame Relay elimina todo o processamento de network layer (layer 3) do X.25. Apenas algumas funcionalidades básicas da Data link layer (layer 2) são implementadas, tais como a verificação de frames válidos, porém sem a solicitação de retransmissão em caso de erro.
  • Por favor galera pesquisem mais antes de comentarem informações absurdas.
  • Não há retransmissões, não há controle de fluxo, não há controle de erros. 

    O máximo que é feito é a detecção de erros no frame.

    A rede, para suportar bem o frame relay, deve ser bem confiável.

  • O FrameRelay não possui controle de fluxo e nem de erros.

  • Nossa, tá parecendo a casa da mãe Joana! Fulano acha isso, Beltrano acha assado e Cicrano acha cozido...Pessoal, citem uma fonte, prfvrrrrrrrrrrrrr, e acabem com toda essa portaria!!!! Pelamor.....

    Segundo o autor Forrozão[1], o Frame relay "Apresenta detecção de erros apenas na camada de enlace de dados. Não existe controle de fluxo ou de erros. Não há nem mesmo uma política de retransmissão, caso um quadro venha a sofrer danos; é descartado em silêncio".

    Acho q não preciso dizer mais nada!!!

    Fonte:

    [1] CDRC, Forouzan


ID
205435
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Classifique, com base nas técnicas de comutação utilizadas, as tecnologias de rede listadas abaixo.

Técnica de Comutação

1. Comutação de circuitos
2. Comutação de pacotes
3. Comutação de células

Tecnologia de Rede

( ) ATM
( ) Ethernet
( ) MPLS
( ) Frame Relay

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  •  Comutação é a forma pela qual serão alocados os recursos em uma rede de computadores para garantir uma transmissão.

    1 - de circuito: análoga ao circuito telefônico é pressuposto a existência de um caminho físico dedicado e é iniciada quando necessário e terminada quando concluir a comunicação

    - sistema telefônico(os antigos o circuito era feito manualmente por chaveamento)

    2 - de pacote: não existindo caminho dedicado a transmissão se dá pelo compartilhamento de recursos no caminho do envio(circuito virtual), com a mensagem sendo encaminhada nó a nó.

    - exemplos: Ethernet, Frame Relay, MPLS

    3 - de células: é um tipo de comutação por pacotes, onde são definidas células(pacotes) menores que os pacotes convencionais permitindo, devido ao seu tamanho reduzido, um controle/correção de erros, menor atraso fim-a-fim, reduz instabilidade(principalmente em aplicações por voz) e possui um problema de overhead pelo excesso de cabeçalhos.

    - exemplos: ATM

  • Para mim, MPLS é comutação em cirtuito. Li isso no livro de Tanenbaum.
  • Gabarito correto seria 3-2-2-1
    MPLS é comutação por pacotes, pois é adicionado um label ou rótulo nos pacotes para terem um tráfego diferenciado ao chegar no roteador. O intuito é agilizar o processamento dos pacotes, não sendo necessário abrir o pacote para ler o cabeçalho.
    Frame Relay, segundo o Tanenbaum, página 64 ( se não me fala a memória) é uma técnia de comutação de circuitos derivada do protocolo X.25 da Xerox, a comutação é por circuito mas sendo feita de forma virtual.
  • Ok senhores. Circuito virtual e pronto. Próxima.
  • Pessoal, não vamos postar "qualquer coisa" e, antes de apresentar conceitos, agreguem suas respostas com suas devidas fontes (confiáveis de preferência). Isso facilitará e muito o estudo de todos na comunidade. Eis aqui, a maneira correta (sem subjetivismos) sobre tal abordagem:

    Há 3 tipos de Comutação:
    • Comutação de Circuitos
    • Comutação de Mensagens
    • Comutação de Pacotes (datagrama ou circuitos virtuais)

    Quando uma rede de comutação por pacotes não segmenta as mensagens em pacotes pode-se dizer que ela faz comutação por mensagens. Portanto, a comutação de pacotes (Packet switching) é tratada de duas formas:
     
    • Datagrama – pacotes independentes. O roteamento é baseado no endereço destino. A internet é assim;
       
    • Circuitos virtuais – O roteamento é feito pelo circuito virtual que é estabelecido antes de iniciar a troca de mensagens – redes ATM, Frame relay e X.25. Após o estabelecimento, cada pacote contém o identificador do circuito virtual, ao invés do endereço da destinatária. 

    Na estratégia datagrama, dois pacotes que possuem o mesmo destino e que sejam provenientes de um mesmo usuário poderão ser encaminhados de forma diferente pela rede, ao passo que, na estratégia circuito virtual, ambos deverão seguir a mesma rota. 

    estratégia datagrama poderá ocasionar a entrega de pacotes no receptor em uma ordem completamente diferente daquela na qual os pacotes foram gerados pelo transmissor. Na estratégia circuito virtual, isto não ocorre, o que implica em que a rede seja orientada a conexão.


    Fonte: http://coral.ufsm.br/gpscom/professores/Renato%20Machado/ComunicacaoDeDados/ComDados15Renato.pdf

    ATM - Transmissão mediante pequenos pacotes chamados células.
    http://www.dt.fee.unicamp.br/~motoyama/EA074/Aulas/Aula-13.pdf

    Na minha opinião, essa questão deveria ser anulada. Pois afirmar que ATM, Frame Relay e MPLS são comutação de circuito e pacotes estão corretos também.


     
  • Considero o MPLS comutação de pacotes, mais especificamente o tipo circuitos virtuais. Pela existência do LSP, que é o caminho que o pacote percorre dentro do domínio MPLS desde o roteador de entrada até o de saída. E é defino no LSR, mas isso é uma interpretação particular. Pelo contexto da questão acho q é comutação de pacotes mesmo.

  • ha dois tipos de Comutação - Por Circuito e por Pacotes

    Na comunicação de dados por meio de comutação de circuitos, há a formação de uma conexão dedicada entre quaisquer dois pontos da rede que se estão comunicando. Exemplo o servico de telefonia (PSTN).

    Na comutação de pacotes, a comunicação pode ser via datagramas(sem conexao) ou circuitos virtuais(orientaodo a conexao).

    Na comunicação via circuito virtual,a rota é estabelecida antes de cada mensagem ser enviada, e pacotes de uma mesma mensagem seguem necessariamente a mesma rota.

    Na comunicação via datagramas, durante uma conexão, os pacotes podem seguir diferentes rotas até o destino.

    ATM , Frame Relay e MPLS utilizam comutação de pacotes com comunicação por circuitos virtuais(orientaodo a conexao).OBS: Nao confundir circuitos virtuais com comutacao por circuitos.

    PDUs - ATM (comutação por células)

               - Frame Relay (comutação por pacotes)

               - MPLS (Label ou Rotulo)

    Fonte Professor walter cunha do provasdeti.com.br 

  • Prezados,

    O protocolo ATM utiliza comutação por células , e tanto o ethernet quando MPLS e frame relay utilizam comutação por pacotes.

    Portanto a alternativa correta é a letra E



ID
210070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto aos protocolos de ligação de redes de longa distância,
julgue os itens que se seguem.

O frame relay é um protocolo que provê altas velocidades em redes de longa distância e suporta frames de tamanho variado.

Alternativas
Comentários
  • Pode enviar pacotes de até 1600 bytes, mas o mínimo não é especificado.

  • O protocolo frame relay é eficiente para uso de transmissão rápida.

    Tem um exemplo bem claro e fácil de entender segue:

    Se você  tem um Frame Relay de 256 kb/s com um CIR de 50%, caso a rede não esteja congestionada o mesmo poderá realizar uma quantidade de tráfego a até 256 kb/s. Caso haja congestionamento, esta banda vai sendo automaticamente reduzida e a banda vai diminuindo de acordo com a utilização.

    Neste caso reduzindo-se a quantidade de processo e utilizando velocidade alta eficaz na transmissão digital, frame relay pode melhorar o desempenho e resposta de aplicações. Frame relay reduz a complexidade da rede física sem romper funções de níveis de rede mais altas.

  • Neste caso, é bom irmos direto à fonte:

    RFC 1490 - Multiprotocol Interconnect over Frame Relay

    There is no commonly implemented minimum maximum frame size for Frame   Relay.  A network must, however, support at least a 262 octet   maximum.  Generally, the maximum will be greater than or equal to   1600 octets, but each Frame Relay provider will specify an   appropriate value for its network.
  • DICA:
     
    Uma das poucas diferenças (que vi) entre o Frame Relay e o ATM...
     
    Frame Relay: quadro (frame) de tamanho VARIADO!
    ATM: quadro (célula) de tamanho FIXO, 53 bytes! 
  • É um protocolo WAN de alta performance que opera nas camadas física e de enlace do modelo OSI. Esta tecnologia utiliza comutação por pacotes para promover a interface com outras redes através de dispositivos de borda (routers), compartilhando dinamicamente os meios de transmissão e a largura de banda disponíveis, de forma mais eficiente e flexível.

    Uma característica de Frame Relay é o CIR(Committed information rate). O Frame Relay é um protocolo de redes estatístico, voltado principalmente para o tráfego tipo bursty, em que a sua infra-estrutura é compartilhada pela operadora de telefonia e, conseqüentemente, tem um custo mais acessível do que uma linha privada. Isto significa que quando um usuário de serviços de telecomunicações contrata uma linha Frame Relay com 128 kb/s, não quer dizer que ele tenha alocado na rede da operadora esta banda todo o tempo, pois, já que a infra-estrutura é compartilhada, haverá momentos em que ocorrerá congestionamentos. Como o que acontece na Net: cliente tem 10 Megas de Internet que raramente chega a essa velocidade.
  • Achava que frame relay fosse um modelo e não um protocolo.

    Essa eu errei!

  • Errei por causa do "altas velocidades"

  • Sem sem querer ser arrogante e prepotente(apesar da cara!!!), mas é a típica questão pra não zerar!!!

  •  Frame Relay é uma tecnologia de comunicação de dados usada para transmitir de maneira rápida e barata a informação digital através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) a um ou muitos destinos de um ou muitos end-points. 

    frame (molduras)

    relay( retransmitir)

    retransmitir quadros

    basicamente isso, explicando bem superficial, porque estou com pressa p estudar.

    rsrsrsr


ID
210316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca das características das tecnologias Frame Relay, ATM e
MPLS, julgue os itens subsequentes.

O Frame Relay opera na camada de enlace do modelo OSI, provendo controle de erros e controle de fluxo.

Alternativas
Comentários
  • É um protocolo WAN de alta performance que opera nas camadas física e de enlace do modelo OSI. Esta tecnologia utiliza comutação por pacotes para promover a interface com outras redes através de dispositivos de borda (roteadores), compartilhando dinamicamente os meios de transmissão e a largura de banda disponíveis, de forma mais eficiente e flexível .

    O protocolo Frame Relay proporciona orientação a conexão em sua camada de trabalho (modelo OSI - Camada de Enlace de Dados ou camada 2).

  • Frame Relay : trabalha com frames de tamanho variável.

    Sem controle de erros e nenhum controle de fluxo.

    ORIENTADO A CONEXÃO

  • Só um comentário:
    controle de erro = detectar + corrigir o erro.
    O Frame Relay, assim como o Ethernet, detecta mas não corrige o erro - simplemente descarta o pacote com problema.
  • Apesar de ser um protocolo orientado à conexão, o Frame Relay opera nas camadas física e de enlace do modelo OSI, pois, uma vez estabelecido o circuito virtual, a transmissão ocorre por meio de quadros (frames) transmitidos em rajadas, de forma semelhante aos datagramas IP, ou seja, sem a confirmação do recebimento e sem controle de fluxo entre o usuário e a rede. Entretanto, há garantia da entrega dos quadros na ordem em que foram gerados.

  • O Frame Relay NÃO se responsabiliza pelo controle de fluxo. Desta forma, ele utiliza os bits BECN e FECN para indicar o congestionamento na rede.

    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialfr/default.asp
  • O Frame Relay opera na camada de enlace do modelo OSI, provendo controle de erros e controle de fluxo.Errado- Frame relays trabalha com unidades de tamano variável (frames) e a função de error-correction é com host applications.A simplicidade de Frame relay tb vem com a omissão de link-by-link flow control.
  • Na década de 1980, as redes X.25 foram substituídas em grande parte por um novo tipo de rede chamado frame relay. A essência do frame relay é o fato de ser uma rede orientada a conexões sem controle de erros e nenhum controle de fluxo. Por se tratar de uma rede orientada a conexões, os pacotes eram entregues em ordem (quando eram entregues). As propriedades de entrega em ordem, nenhum controle de erros e nenhum controle de fluxo tornavam o frame relay semelhante a uma LAN de área extensa. Sua aplicação mais importante é a interconexão de LANs instaladas em vários escritórios de uma empresa. O frame relay desfrutou de um modesto sucesso, e ainda hoje é utilizado em alguns lugares. 

    Redes de Computadores - Andrew Tanenbaum 4edição - item 1.5.2, pág 62
  • O frame-relay é uma técnica de comutação de quadros efetuada de maneira confiável, considerando as seguintes características:
    - Redes locais com um serviço orientado a conexão,;
    - suporta frames de tamanho variado;
    - operando na Camada de Enlace nível 2 do modelo OSI, com baixo retardo e sem controle de erro e nem de fluxo nos nós.
    Quando um comutador Frame Relay detecta um erro em um pacote, ele descarta os dados. Correção de erros fica a cargo dos endpoints.

    Portanto, o Frame Relay opera na camada de enlace, entretanto, não faz controle de erros e nem controle de fluxos.
    Alternativa: Errada
  • detecta erro mas não corrige!!

  • APLICAÇÃO --> Telnet, FTP, SMTP, DNS, RIP, SNMP
    TRANSPORTE --> TCP, UDP
    INTER-REDE --> IP, IGMP, ICMP, ARP, RARP, BOOTP, DGCP
    INTERFACE DE REDE --> Ethernet, Token Ring, Frame Relay, ATM

     

    --> Realmente opera na camada de enlace do modelo OSI, MAS não realiza o controle de ERROS, ele é uma exceção a regra do modelo OSI.

     

     

  • So uma informação adicional. [1] O FR opera nas camadas física e de enlace de dados.

    Fonte:

    [1] Forouzan, CDRC

  • DESGRAÇA DE MATÉRIA.

  • Na camada de enlace de dados, o Frame Relay usa um protocolo simples que não suporta controle de erros ou de fluxo, tento apenas um mecanismo de detecção de erros. A Figura 18.3 mostra o formato de um quadro do Frame Relay. O campo de endereço define o DLCI, bem como alguns bits usados para controlar congestionamento.

    -Forouzan. 4ed. pg. 520.


ID
223336
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação ao Frame Relay, analise as afirmativas a seguir.

I. É o resultado da combinação das funcionalidades de multiplexação estatística e compartilhamento de portas do X.25, com as características de alta velocidade e baixo atraso (delay) dos circuitos TDM.
II. É um serviço de pacotes que organiza as informações em frames, ou seja, em pacotes de dados com endereço de destino definido, ao invés de colocá-los em slots fixos de tempo, como é o caso do TDM.
III. É um protocolo de comunicação que roteia pacotes IP na camada de aplicação do X.25, suportando mecanismos de detecção e correção de erros em equipamentos de rede como switches, routers e gateways com canais de transmissão E1 ou T1.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O Frame Relay surgiu como uma espécie de melhoria do protocolo X.25, criado na década de 70.

    No X.25, havia a preocupação de verificar se os quadros eram válidos, e caso estivessem corrompidos, o receptor, geralmente um "terminal burro" solicitava ao emissor para enviar novamente o quadro. Claro, isso adicionava um retardo na rede. Já o frame relay simplificou ao máximo esse serviço e delega ao receptor o papel de tratar dos quadros recebidos com erros.

    Dentre as características principais do Frame Relay:

    * Multiplexação Estatística 
    * Compartilhamento de porta
    * Circuito virtual permanente ou comutado
    * Enlace de fibras óticas
    * Mecanismos de sinalização: Aviso de congestionamento, Estado das Conexões, Sinalização SVC.

    O Frame Relay opera na camada 2 do modelo OSI e não realiza a correção de erros. Então a alternativa III está errada.
  • Sim, para complementar:

    SEM CONTROLE DE ERROS
    SEM CONTROLE DE FLUXO
    FRAMES DE TAMANHO VARIÁVEL
    ORIENTADO A CONEXÃO ( Entrega os quadros em ordem )
  • Fiquei em dúvida na II nesse pacotes de dados
  • PQP!

    O que é que a forma de transmissão tem a ver com a forma dos dados?

    Alternativa II totalmente equivocada...até pq na I ele diz que se assemelha muito à características do TDM.

    A forma como os dados são organizados em frames, não tem absolutamente nada a ver com a forma usada como controle de transmissão.

  • Concordo com o Mário. Aliás, a II até contradiz a I. Alguém sabe se teve gabarito alterado?


ID
273448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de redes de computadores, julgue os itens a seguir.

Frame relay, X.25, ATM e HDSL são protocolos utilizados em redes WAN.

Alternativas
Comentários
  • correto-

    Frame Relay é um padrão de wide area network technology que especifica physical e logical link layers de canais de telecomunicação digital e usa metodologia de packet switching. Como padrão para network interfaces, interliga WANs e como error correction é deixado para end-points (do ponto do gateway para dentro da LAN), tb envolve OSI Model layer 2: Data Link Layer.

    O protocolo ATM encapsula os dados em pacotes de tamanho fixo de 53 bytes (48 bytes de dados e 5 de cabeçalho). No ATM estes pacotes são denominados de células. Uma célula é análoga a um pacote de dados, à exceção que numa das células ATM nem sempre contém a informação de endereçamento de camada superior nem informação de controle de pacote. Este tipo de transmissão de dados é escalável, permitindo que as suas células de 53 bytes possam ser transportadas de uma LAN para outra através de uma WAN.


    X.25 é um conjunto de protocolos padronizado pela ITU para redes de longa distância e que usam o sistema telefônico ou ISDN como meio de transmissão.

    O HDSL (High-Bit-Rate digital Subscriber Line) foi desenvolvido como uma tecnologia alternativa sem repetidores para disponibilização de serviços T1. HDSL opera Full-duplex através de cada par de fios em cabos de 2 pares. Isto é conhecido como Dual-duplex. Cada par de fios carrega 784 Kbps - metade de 1544 Kbps da largura de banda do T1 - mais um pequeno montante de overhead.

ID
311797
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Frame Relay, no modelo OSI, opera nas camadas

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está errada. A resposta correta é a Letra A.

    Frame Relay

    É um protocolo WAN de alta performance que opera nas camadas física e de enlace do modelo OSI. Esta tecnologia utiliza comutação por pacotes para promover a interface com outras redes através de dispositivos de borda (roteadores), compartilhando dinamicamente os meios de transmissão e a largura de banda disponíveis, de forma mais eficiente e flexível .

    http://dsconcursos.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=349:frame-relay&catid=82:ti-redes&Itemid=127

    Mais uma prova:

    Fonte: http://docwiki.cisco.com/wiki/Frame_Relay
    Frame Relay is a high-performance WAN protocol that operates at the physical
    and data link layers of the OSI reference model
  • Olá, pessoal!
     
    A banca manteve a resposta como "B", conforme a divulgação do Edital de Alteração de Gabaritos, postado no site.
     
    Bons estudos!
  • O frame-relay é uma técnica de comutação de quadros efetuada de maneira confiável, considerando as seguintes caractéristicas: Redes locais com um serviço orientado a conexão, operando no nível 2 do modelo OSI, com baixo retardo e sem controle de erro nos nós.
  • Questão ridicula! Onde já se viu que Frame Relay opera na camada de Rede?

    Carlos Chagas é uma banca sem vergonha!
  • A FCC escreve Frame Relay para a gente MPLS, só pode.
  • Nos meus estudos pela internet, li que o frame relay atua na camada 1 e 2 OSI.  Porém, forçando o entendimento para a resposta da FCC, podemos dizer que ele atua na camada 2 e 3 porque modifica os controles dessas camadas. 
    Camada 3 - elimina todo o processamento e deixa apenas que as aplicações façam esse controle.
    Camada 2 - faz o controle básico, verifica se os frames são válidos e não solicita retransmissão em caso de erro.
  • Frame Relay é classificado comumente como enlace porque elimita, mas acumulando, funções da camada de rede como o roteamento, através de quadros endereçados com DLCI.
  • Essa FCC "quebra as pernas" da gente (concurseiros)!
     
    Galera, já fucei atrás dessa tal operação do Frame Relay na camada de rede, e NADA. (Ainda não vi o livro que o amigo Wesley citou)
     
    Mas achei um artigo aqui, no site da Teleco, do Engenheiro Huber Bernal, sobre o Frame Relay. No qual é dito o seguinte:
     
    "Considerando o modelo OSI para protocolos, o Frame Relay elimina todo o processamento da camada de rede (layer 3) do X.25. Apenas algumas funcionalidades básicas da camada de enlace de dados (layer 2) são implementadas, tais como a verificação de frames válidos, porém sem a solicitação de retransmissão em caso de erro."
     
    E, ainda, tem esta figura que compara o uso modelo OSI em Relação ao Frame Relay. Onde são enfatizadas as camadas de Enlace (2), Física (1) e Aplicação (7).
     
  • Gabriel Torres é livro de "micreiro", procure uma referência mais acadêmica como Taenembaum.
  • Que que adianta pegar referencia do Tannembaum se a Fundação Copia e Cola (vulgo FCC) utiliza wikipedia, blogs e outros meios ridículos para pegar as suas questões???

    Com a FCC você poderá encontrar até referência a livros de redes da Carla Peres...

    Detesto essa banca de m####...
  • omentado por Milton há 15 dias.

    Gabriel Torres é livro de "micreiro", procure uma referência mais acadêmica como Taenembaum.



    Tem gente que posta wikipedia aqui. Pelo menos postaram um livro como fonte. Rs
    rs

  • Pessoal, alguém pode me explicar como é que uma rede orientada a conexões (definição do Tanenbaum) não OPERA na cada de redes? No dia em que alguém conseguir fazer uma mágica dessas, por favor me avise!!

    Eusei que a FCC é um lixo e ela muitas vezes dá bola fora, mas acredito que sinceramente vocês caíram numa casca de banana muito bem colocada.

    É a mesma pegadinha do DHCP que OPERA na camada de redes, mas pertence à camada de aplicação.

    Tratam de estudar mais em vez de apenas RECLAMAR.
  • Frame Relay é um padrão de wide area network technology que especifica physical e logical link layers de canais de telecomunicação digital e usa metodologia de packet switching (network layer). Como padrão para network interfaces, interliga WANs e como error correction é deixado para end-points (do ponto do gateway para dentro da LAN), tb envolve OSI Model layer 2: Data Link Layer.


  • rs
    Milton, o livro de redes de gabriel torres é um bom livro para contextualização de alguns conceito iniciais.
    Não menospreze o livro. Quantos livros vc já escreveu?
    Não fique com raiva pq errou a questão. Vá estudar!
  • De acordo com a CISCO, o FR está entre camada 1 e 2 do OSI: "Frame Relay is a high-performance WAN protocol that operates at the physical and data link layers of the OSI reference model" Fonte: http://docwiki.cisco.com/wiki/Frame_Relay

    Apesar disso, tenho dificuldade em aceitar o FR como camada 1, no mesmo nível que BlueTooth ou SDH/SONET, da mesma forma que não fazer uma analogia entre DLCI e roteamento...
  • Isso aqui ta parecendo questão direito...

    se for VUNESP ( questão aqui do site mesmo ) 1 e 2

    se for FCC - 2 e 3...

    e por ai vai

  • Outra questão da FCC que corrobora com o pensamento de camada 2 e 3

     

    2011

    Embora não se responsabilize pelo controle de fluxo, o Frame Relay utiliza os bits BECN e FECN para implementar mecanismos que notificam a ocorrência de congestionamento na rede. 

    certa

  • Camadas do Frame Relay

    "O Frame Relay opera apenas nas camadas física e de enlace de dados."

    Comunicação de Dados e Redes de Computadores

    Quarta Edição Behrouz A. Forouzan

    Pág. 520


ID
332854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às características e funções básicas de um sistema operacional, julgue os itens seguintes.

No que concerne aos fundamentos da comunicação de dados, meio físico, serviço de comunicação e topologia, julgue os itens subsequentes.

O serviço de frame relay oferecido pelas operadoras de telecomunicação interliga redes LAN (local area network) e rede WAN (wide area network). Esse serviço de comunicação divide as informações em vários quadros (frames).

Alternativas
Comentários
  • Frame Relay é uma eficiente tecnologia de comunicação de dados usada para transmitir de maneira rápida e barata a informação digital através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) a um ou muitos destinos de um ou muitos end-points.
    ...

    Os projetistas do frame relay visaram um serviço de telecomunicação para a transmissão de dados de baixo custo-benefício para tráfego do tipo rajada (bursty) nas aplicações de dados entre redes locais (LAN) e entre end-points de uma WAN, a fim de atender a estes requisitos.
    ...
    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frame_relay
  • O Frame Relay é uma tecnologia usada para transmitir informação digital por rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) a um ou muitos destinos de um ou muitos end-points.É um protocolo WAN de alta performance que opera nas camadas física e de enlace do OSI model. Esta tecnologia utiliza comutação por pacotes para promover a interface com outras redes através de dispositivos de borda (routers), compartilhando dinamicamente os meios de transmissão e bandwidth disponíveis, de forma mais eficiente e flexível.
  • Gabarito Certo

    Frame Relay é uma eficiente tecnologia de comunicação de dados usada para transmitir de maneira rápida e barata (qb) a informação digital através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) a um ou muitos destinos de um ou muitos end-points. Em 2006, a internet baseada em ATM e IP nativo começam, lentamente, a reduzir o uso do frame relay. Também o advento do VPN e de outros serviços de acesso dedicados como o Cable Modem e o dsl, aceleram a tendência de substituição do frame relay. Há, entretanto, muitas áreas rurais onde o DSL e o serviço de cable modem não estão disponíveis e a modalidade de comunicação de dados mais econômica muitas vezes é uma linha frame relay. Assim, uma rede de lojas de varejo, por exemplo, pode usar frame relay para conectar lojas rurais ou interioranas em sua WAN corporativa. (provavelmente com a adoção de uma VPN para segurança).

    O frame-relay é uma técnica de comutação de quadros efetuada de maneira confiável, considerando as seguintes caractéristicas: Redes locais com um serviço orientado a conexão, operando na Camada de Enlace nível 2do modelo OSI, com baixo retardo e sem controle de erro nos nós.

    No fim da década de 80 e início da década de 90, vários fatores combinados demandaram a transmissão de dados com velocidades mais altas como:

    a migração das interfaces de texto para interfaces gráficas

    O aumento do tráfego do tipo rajada (burst) nas aplicações de dados

    O aumento da capacidade de processamento dos equipamentos de usuário

    A popularização das redes locais e das aplicações cliente / servidor

    A disponibilidade de redes digitais de transmissão

    Os projetistas do frame relay visaram um serviço de telecomunicação para a transmissão de dados de baixo custo-benefício para tráfego do tipo rajada (bursty) nas aplicações de dados entre redes locais (LAN) e entre end-points de uma WAN, a fim de atender a estes requisitos.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
339904
Banca
COSEAC
Órgão
DATAPREV
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às arquiteruras MPLS, Frame Relay e ATM, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Além disso, MPLS provê uma gama escalável de serviços: ao contrário de frame relay, projetado originalmente para operar a velocidades abaixo de T3 (45 Mbits), ou ATM, cuja largura de banda mínima era T1 (1,5 Mbits), serviços baseados em MPLS escalam de largura de banda baixa a muito alta (não há limite superior definido).

     

    http://computerworld.com.br/tecnologia/2007/05/17/idgnoticia.2007-05-16.3079916025


ID
339907
Banca
COSEAC
Órgão
DATAPREV
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um congestionamento em uma rede Frame Relay, pode acontecer por dois motivos: quando um nó recebe mais quadros do que pode processar naquele instante, ou quando umnó precisa enviarmais quadros por uma determinada linha com velocidade superior ao que esta linha pode suportar. Se uma dessas duas situações persiste por umlongo período, os quadros são:

Alternativas

ID
339964
Banca
COSEAC
Órgão
DATAPREV
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na estrutura do quadro Frame Relay, os bits ocupados pelo DLCI são emnúmero de:

Alternativas
Comentários
  • Questões como essa é que definiram o 1º colocado e também mudará o futuro da humanidade saber disso. Hum Hum.

  • Para mim o campo HLCI é derivado do campo adress do quadro frame relay.

    Ele possui 8 bits podendo se estender até 4x.
  • FLAG       CABEÇALHO       INFORMAÇÃO DE USUÁRIO    FCS    FLAG
     
    Estrutura do cabeçalho
     
                Byte 1                         Byte 2
            DLCI           C/R  EA     DLCI        FE   BE   DE  EA
                                                              CN   CN 

       8 7 6 5 4 3          2    1       8 7 6 5      4      3       2      1

     

    Éh, pessoal! O elaborador da questão queria saber quantos bits ocupam o DLCI em números. E pela figura acima, podemos perceber que são 10 números.

    A fonte da imagem: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialfr/pagina_2.asp


ID
341257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DATAPREV
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos protocolos de LANs e WANs, julgue os itens seguintes.
O Frame Relay, derivado do ISDN, é um protocolo público de comutação de pacotes para WANs que provê conectividade entre redes locais.

Alternativas
Comentários
  • Porque a afirmativa foi considerada correta, já que o frame relay é derivado do X.25 e não do ISDN ?
  • Questão Lazarenta! Mas está certa:
    Frame Relay originated as an extension of Integrated Services Digital Network (ISDN)
    Fonte: http://www.ciscoforall.com/ccna-2/what-is-frame-relay

    A arquitetura do frame relay obedece ao Link Access Protocol-D Channel (LAP-D), que é um padrão de sinalização desenvolvido para o ISDN
  • Correto, Thiago!
    Apenas uma pequena correção: apesar de ser de fato um protocolo, LAPD significa Link Acces Procedure On D-Channel.

    Referência: http://www.cisco.com/en/US/tech/tk713/tk237/technologies_tech_note09186a00801e32e7.shtml

  • Só uma dúvida..... FR não é camada 2 ? por que ele comuta pacotes?
  • Conforme veremos no Capítulo 18, as redes de circuitos virtuais são usadas por WANs comutadas, como redes ATM e frame relay. A camada de enlace dessas tecnologias é bem adequada à tecnologia de circuitos virtuais.A comutação de dados na camada de enlace em uma WAN comutada é normalmente implementada usando-se técnicas de circuitos virtuais.

    A Figura 18.2 exibe as camadas do Frame Relay. Ele tem apenas as camadas física e de enlace

    de dados.

    Camada Física

    No Frame relay, não é definido nenhum protocolo específico para a camada física. Em vez disso, essa tarefa é deixada para que o implementador use o que estiver disponível. O Frame Relay suporta qualquer um dos protocolos reconhecidos pela ANSI.

    Camada de Enlace de Dados: Na camada de enlace de dados, o Frame Relay usa um protocolo simples que não suporta controle de erros ou de fluxo, tento apenas um mecanismo de detecção de erros. A Figura 18.3 mostra o formato de um quadro do Frame Relay. O campo de endereço define o DLCI, bem como alguns bits usados para controlar congestionamento.

    FRADs

    Para lidar com quadros provenientes de outros protocolos, o Frame Relay usa um dispositivo chamado FRAD — Frame relay assembler/disassember (montador/desmontador do Frame Relay). Um FRAD monta e desmonta quadros provenientes de outros protocolos para permitir que eles sejam transportados por quadros do Frame Relay. Um FRAD pode ser implementado como um dispositivo separado ou como parte de um switch. A Figura 18.5 mostra dois FRADs

    conectados a uma rede Frame Relay.

    Um dos recursos interessantes do Frame Relay é o fato de ele fornecer controle de congestionamento e qualidade de serviço (QoS). Não discutimos esses recursos ainda. No Capítulo 24, introduziremos esses dois aspectos importantes de redes e discutiremos como eles são implementados no Frame Relay e algumas outras redes.

    Fonte:

    [1] Forouzan


ID
369871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito das tecnologias frame relay e ATM, utilizadas em redes de comunicação de longa distância, julgue o item que se segue.


Tanto o frame relay quanto o ATM usam células que variam de tamanho, cada uma identificada por um cabeçalho e um CRC.

Alternativas
Comentários
  • Frame Relay utiliza células de tamanho variável.

    ATM utiliza células de tamanho fixo.

  • Gaba: ERRADO

    Comentários:

    A= Aqui é com

    M = Mesmo

    T=Tamanho

    ATM utiliza pequenos pacotes de tamanho FIXO chamados de células. Uma célula tem 53 bytes, sendo 5 bytes de cabeçalho e 48 bytes para o campo de informações. Toda a informação (voz, vídeo, dados, etc.) é transportada pela rede através de células ATM.


ID
369883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito das tecnologias frame relay e ATM, utilizadas em redes de comunicação de longa distância, julgue o item que se segue.


Tanto o ATM quanto o frame relay suportam o envio de dados via TCP/IP na camada de rede e nas camadas superiores.

Alternativas
Comentários
  • Gaba: CERTO

    Comentários: é isso mesmo a camada de enlace faz a transmissão para rede.

    ATM está na camada de Enlace tanto do TCP/IP como no OSI

    Frame Relay está APENAS no TCP/IP

  • O ATM deve aceitar qualquer tipo de payload, tanto quadros de dados como fluxos de bits. Um quadro de dados pode vir de um protocolo de camada superior que cria um quadro claramente definido para ser enviado a uma rede portadora, como o ATM. Um bom exemplo é a Internet.

    O ATM precisa dos endereços da camada de rede, bem como dos serviços de outro protocolo (como o IP). O mecanismo de sinalização do outro protocolo estipula uma solicitação de conexão usando os endereços da camada de rede dos dois pontos terminais. O mecanismo efetivamente utilizado depende do protocolo da camada de rede.

    Fonte: CDRC, Forouzan


ID
398275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, a respeito de redes geograficamente distribuídas.

Uma rede IP conectada através de uma rede frame relay com topologia hub-and-spoke ficará totalmente paralisada se o ponto principal (hub) falhar.

Alternativas
Comentários
  • hub-and-spoke

    O termo “hub-and-spoke” é utilizado para descrever a forma com que a rede de transportes está
    desenhada. Em uma tradução direta, temos “cubo e raio” fazendo uma analogia com as rodas de uma
    carroça, por exemplo.

    http://people.hofstra.edu/geotrans/eng/ch3en/conc3en/img/hubspokederegulation.gif

    Então se um dos Hub's pararem, a rede não ficará totalmente paralisada.
  • Uma rede hub-and-spoke é tão somente uma rede estrela, ou rede radial como alguns preferem chamar. Sendo assim, se o nó central parar, toda a rede para.
  • Vcs 2 ai em cima poderiam chegar num concenso?? 
  • Esta figura ajuda a entender melhor a questão e o comentário do amigo Botelho. A topologia hub-and-spoke é apenas uma topologia estrela, com um hub como nó central. Então, se esse hub falhar as redes IP conectadas a ele ficarão paralisadas. 

  • Dando 1 pesquisada melhor, havia entendido o conceito..mas havia discordâncias dos camaradas acima..
    ..e qual seria o beneficio adicional da arquitetura hub and spoke? Apenas segurança? Tda a conexao passaria por um computador central q, se caisse, comprometeria tdos os outros?? Compensa isso?? Abraços.
  • Roger, o link abaixo vai tirar suas dúvidas... mas resumindo, a vantagem é financeira... uma rede full-mesh é muito mais cara que a hub-and-spoke.

    http://jacques.dsc.ufcg.edu.br/cursos/pr/html/logico/logico1.htm
  • Uma rede IP conectada através de uma rede frame relay com topologia hub-and-spoke ficará totalmente paralisada se o ponto principal (hub) falhar. Correto- hub and spoke é como star network. Hub é node central enquanto spoke é client. Se o ponto principal falhar, client hosts tb ficaram sem comunicação.
  • Bom, quando a questão fala de ''hub-and-spoke'', trata-se da TOPOLOGIA ESTRELA.

    Na topologia estrela, os dispositivos estão ligados por meio de uma conexão ponto a ponto, centralizados num comutador/concentrador (hub, mau ou switch), onde passam todas as informações não havendo tráfego direto entre os dispositivos.

    Na topologia estrela, há necessidade de ter um concentrador central (nó central) para intermediar a comunicação entre os dispositivos.

    Portanto, a questão acerta ao dizer que a ''topologia hub-and-spoke ficará totalmente paralisada se o ponto principal (hub) falhar.''

    gab.: CERTO.

    Espero ter ajudado! Qualquer dúvida , mande mensagem.

    Bons estudos!


ID
456955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de protocolos e tecnologias de redes de computadores,
julgue os itens a seguir.

Para transferência de dados entre os usuários finais, a rede frame relay utiliza o protocolo Q.922, que tem, entre outras, funções para sincronismo, para transparência e para delimitação de quadros e detecção de erros de congestionamento. A multiplexação e a demultiplexação de frames é realizada somente pelo protocolo I.430.

Alternativas
Comentários
  • O Q.922 também realiza multiplexaão e desmultiplexação e não apenas o I.430 como afirmado: 
    O protocolo utilizado para transferência de dados entre os usuários finais é o Q.922, que nada mais é do que uma versão melhorada do LAPD (I.441/Q.921). Porém apenas as principais funções do Q.922 são utilizadas pela rede frame relay: - delimitado de quadros, sincronismo e transparência; - multimplexação/desmultiplexação de quadros através do campo endereço; - supervisão dos quadros para mantê-los no tamanho ideal (nem muito grande nem muito pequeno); - detecção de erros de congestionamento; - funções de controle de congestionamento.
  • Posso estar enganado, mas Frame Relay não tem o objetivo de levar dados a usuários finais, pois trata-se de uma rede de trânsito.

  • Frame relay nao implementa controle de fluxo e erro.

ID
459520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às tecnologias Frame Relay e ATM, julgue os itens
que se seguem.

O Frame Relay é orientado à conexão na camada de enlace.

Alternativas
Comentários
  • Correto.


    Apesar de funcionar como rede de comutação de pacotes, o Frame Relay é uma tecnologia de rede de longa distância que opera nas camadas 1 e 2 do Modelo OSI orientada a conexões. O FR cria um Circuito Virtual entre dois pontos distintos onde as mensagens trafegam, chegando em ordem. A tecnologia Frame Relay detecta erros, mas não corrige. Além disso, possui mecanismos para controle de congestionamento.
  • Serviços Orientado à Conexão

     

    - Baseia no sistema telefônico e conhecidos como CIRCUITOS.
    - Funciona como um tubo: o transmissor empurra bits em uma extremidade e estes são recebidos pelo receptor na outra extremidade.
    - Quando uma conexão é estabelecida, o transmissor, o receptor e a sub-rede conduzem uma negociação.

     

     

    MODELO TCP/IP

     

    APLICAÇÃO (aplicação, apresentação e sessão)
    TRANSPORTE (transporte)
    INTER-REDE (rede)
    INTERFACE DE REDE (física e enlace) --> EXEMPLOS: Ethernet, Token Ring, Frame Relay, ATM

  • Embora a Internet seja uma rede de datagramas, muitas arquiteturas de rede alternativas — entre elas as das redes ATM e frame relay — são redes de circuitos virtuais e, portanto, usam conexões na camada de rede. Essas conexões de camada de rede são denominadas circuitos virtuais (CVs).

    Fonte:

    [1] Kurose

  • Ano: 2007 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Frame Relay é caracteristicamente uma rede

    (C) orientada a conexões.


ID
459526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às tecnologias Frame Relay e ATM, julgue os itens
que se seguem.

O Frame Relay possui dois tipos de circuitos virtuais: o circuito comutado virtual (SVC); e o circuito virtual permanente (PVC).

Alternativas
Comentários
  • O Frame Relay é baseada no uso de Circuitos Virtuais (VC). Um VC é um circuito de dados virtual bidirecional entre 2 portas quaisquer da rede, que funciona como se fosse um circuito dedicado. Existem 2 tipos de Circuitos Virtuais:

    • Permanent Virtual Circuit (PVC): É um circuito virtual permanente configurado pelo operador na rede através de um sistema de gerencia de rede, como sendo uma conexão permanente entre 2 pontos.
    • Switched Virtual Circuit (SVC): É um circuito virtual comutado, que é disponibilizado na rede de forma automática, conforme a demanda. Usado principalmente por aplicações de voz que estabelecem novas conexões a cada chamada.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frame_relay

  • Gabarito Certo

    Existem dois tipos de circuitos virtuais, o PVC (Permanent Virtual Cirtuit) e o SVC (Switched Virtual Circuit). O PVC é o chamado circuito virtual permanente, onde se estabelece um caminho fixo entre dois pontos, com isso, não pode ser ativado por demanda, ou seja, sempre haverá disponibilidade de acesso, pois a conexão já está estabelecida. Já o SVC é baseado em chamada, ou seja, é feito um estabelecimento de chamada usando um protocolo de sinalização que, analogamente, pode-se comparar a uma chamada normal de telefone (DIOGENES, 2004).

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
463513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às tecnologias locais e de longa distância utilizadas
em redes de comunicação, julgue os itens que se seguem.

O protocolo Frame Relay suporta tráfego de voz com tecnologia VoIP (voice over IP).

Alternativas
Comentários
  • Acho que ele suporta trafego de voz com tecnologia frame relay...VOFR!

  • Mario VerdeBelo, então, solto-lhe uma bomba!!!

    Se vc tiver usando FR vc ñão consegue usar o Skype(q usa VOIP)??? É isso q vc tá querendo dizer???

  • Frame Relay é camada 2 então imagino que vai carregar Voip sim.

  • VoFR - Voice over Frame Relay

    – Voz digitalizada via PCM e depois comprimida

    – Qualidade regular

    • Atrasos

    • Jitter

    • Perda de pacotes


ID
463522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O TCP/IP é a principal pilha de protocolos sob o qual a Internet
é distribuída. Acerca da arquitetura TCP/IP, julgue os itens
seguintes.

O protocolo Frame Relay faz parte da especificação TCP/IP porque foi o primeiro protocolo de longa distância utilizado em redes WAN.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo Frame Relay faz parte da especificação TCP/IP [CORRETO] porque foi o primeiro protocolo de longa distância utilizado em redes WAN.[ERRADO].


    Teoria:

    Protocolo Frame Relay, descendente direto do X-25, utiliza-se das funcionalidades de multiplexação estatística e compartilhamento de portas, porém com a alta velocidade e baixo atraso (delay) dos circuitos TDM. Isso exige redes confiáveis para a sua implementação eficiente, pois em caso de erro no meio de transmissão, ocorre um aumento significativo no número de retransmissões, pois a checagem de erros ocorre somente nas pontas.


    Explicação:


    Se o Frame Relay foi descendente do X-25 e o mesmo também é de WAN, o Frame Relay não pode ter sido o primeiro.


  • GABARITO ERRADO!

    A primeira rede orientada a conexões é a X.25, primeira rede pública de dados. Ela foi desenvolvida na década de 1970, em uma época na qual o serviço de telefonia era um monopólio em todos os lugares, e a empresa de telefonia em cada país esperava que houvesse uma única rede de dados por país — a dela. Para usar a X.25, primeiro um computador estabelecia uma conexão com o computador remoto, isto é, fazia uma chamada telefônica.

    Na década de 1980, as redes X.25 foram substituídas em grande parte por um novo tipo de rede chamado frame relay. A essência do frame relay é o fato de ser uma rede orientada a conexões sem controle de erros e nenhum controle de fluxo.

    Computer Networks, Andrew. S. Tanenbaum, Fourth Edition

  • Frame Relay é uma rede de longa distância que utiliza circuitos virtuais, desenvolvida em resposta a demandas para um novo tipo de WAN no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.

    Antes do Frame Relay, algumas organizações usavam uma rede de comutação de circuitos virtuais chamada X.25 que realizava comutação na camada de rede. Por exemplo, a Internet, que precisa de redes de longa distância para transportar seus pacotes de um lugar a outro, usava X.25. E embora o X.25 ainda seja utilizado pela Internet, está sendo substituído por outros tipos de WANs.

    -Forouzan. 4ed. pg. 517.


ID
630874
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação à tecnologias de rede é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
    •  a) Embora não se responsabilize pelo controle de fluxo, o Frame Relay utiliza os bits BECN e FECN para implementar mecanismos que notificam a ocorrência de congestionamento na rede. OK
    • b) A   duplicação   da taxa de bits do fluxo downstream e do upstream, e o suporte a serviços baseados em comutação de circuitos integram os aperfeiçoamen- tos introduzidos pelo padrão ADSL2 Comutação por pacotes. E mais que duplica: o ADSL2 expande a capacidade do ADSL básico, em que a transfêrencia de dados pode chegar a velocidade de 24 Megabit por segundo em downstream, e de 1 Megabit por segundo de upstream. Ou seja, não necessariamente dobra a velocidade anterior.
       
    • c) Em MPLS, o rótulo é um identificador de significado global, o que requer de cada roteador a avaliação do cabeçalho que contém esse rótulo para poder encaminhar os pacotes.O MPLS, permite que os pacotes sejam classificados, a partir de etiquetas atribuídas na admissão dos nós MPLS, e encaminhados, dentro de uma mesma classe, num caminho virtual, sem a necessidade de ser analisado nó a nó. Todo pacote ao entrar numa rede MPLS recebe um label. Este pode ser pensado como uma forma abreviada para o cabeçalho do pacote. Desta forma os roteadores só analisam os labels para poder encaminhar o pacote
    • d) Na camada física, as redes podem ser conectadas por repetidores ou hubs, que aceitam quadros e examinam endereços MAC antes de encaminhar os quadros para uma rede diferente. Quadros,,,?
    • e) ADSL e Frame Relay utilizam a técnica de comunicação de dados baseada em comutação de células e podem ser aplicadas tanto em LANs quanto em WANs. Por pacote. Exemplo de comutação por células:  ATM.

ID
630880
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No âmbito da convergência de redes de comunicação, o IETF (Internet Engineering Task ForceI) define a Emulação Pseudowire ponto-a-ponto como um mecanismo que emula os atributos essenciais de serviços

Alternativas
Comentários
  • Segundo a definição do Internet Engineering Task Force (IETF), a emulação pseudowire ponto-a-ponto (PWE3) é um mecanismo que emula os atributos essenciais de serviços como ATM, Frame Relay ou Ethernet sobre uma rede comutada de pacotes (PSN).

     

    As funções que devem ser desempenhadas para esta emulação incluem o encapsulamento dos serviços específicos (PDU’s – Protocol Data Unit) que chegam por uma porta de acesso à rede e são então direcionados através de um trajeto específico ou um túnel virtual criado para a conexão.

  • Emulação Pseudowire, que permite que serviços ditos legados TDM, Frame Relay e ATM sejam transportados por uma conexão virtual ponto-a-ponto através de um mesmo circuito em redes IP/Ethernet até seus assinantes. 
  • O que é pseudowire TDM?

    A emulação pseudowire (PW) é um método para transmissão de qualquer protocolo de Camada 2 sobre redes comutadas por pacotes. Ele permite conexão perfeita entre dois elementos de rede criando links lógicos, ou túneis virtuais, através da rede de pacotes. No pseudowire TDM, os fluxos de transmissão para E1, T1, E3, ou T3 são encapsulados em pacotes ao entrarem na rede e, então, reconstruídos na saída do pseudowire, onde a informação de relógio também é regenerada. Como resultado, tráfego em tempo real é transportado transparentemente sem distorção, evitando as complexidades de traduzir dados de sinalização e, ao mesmo tempo, assegurando que os critérios de sincronização foram atendidos.

    Fonte: http://portuguese.rad.com/20/12434/

  • Belos comentários acima explicando o que é Pseudowire. Porém, quando fui responder, eu não fazia ideia do que seria.

    Então, como resolver? Usando a lógica!

    A partir do momento que você sabe que ATM, Frame Relay e Ethernet utilizam a comutação por pacotes não há motivo para chutar outra coisa
  • Caro Bruno, discordo de você pois o ATM utiliza a comutação por células. Agora o que é posto na questão é que o Pseudowire emula o ATM, Frame Relay e Ethernet sobre uma rede comutada de pacotes.
    Se você continuar chutando achando sempre que o ATM e o Frame Relay utilizam a comutação por pacotes sempre irá errar esse tipo de questão. Acertou essa por pura coincidência.

    Boa sorte à todos!
  • Discordo da colega Mari Carvalho , pois ATM, Frame Relay e Ethernet utilizam a comutação por pacotes conforme descrito pelo Bruno. No caso do ATM o PDU é comutação por células.

    ha dois tipos de Comutação - Por Circuito e por Pacotes

    Na comunicação de dados por meio de comutação de circuitos, há a formação de uma conexão dedicada entre quaisquer dois pontos da rede que se estão comunicando. Exemplo o servico de telefonia (PSTN).

    Na comutação de pacotes, a comunicação pode ser via datagramas(sem conexao) ou circuitos virtuais(orientaodo a conexao).

    Na comunicação via circuito virtual,a rota é estabelecida antes de cada mensagem ser enviada, e pacotes de uma mesma mensagem seguem necessariamente a mesma rota.

    Na comunicação via datagramas, durante uma conexão, os pacotes podem seguir diferentes rotas até o destino.

    ATM , Frame Relay e MPLS utilizam comutação de pacotes com comunicação por circuitos virtuais(orientaodo a conexao).OBS: Nao confundir circuitos virtuais com comutacao por circuitos.

    PDUs - ATM (comutação por células)

               - Frame Relay (comutação por pacotes)

               - MPLS (Label ou Rotulo)

    Fonte Professor walter cunha do provasdeti.com.br 

  • Pseudowire é o mecanismo que emula varios serviços de telecom numa rede comutada por pacotes do tipo Ethernet, IP ou MPLS. Os serviços emulados podem incluir o frame relay, ATM, TDM e o próprio Ethernet: https://tools.ietf.org/html/rfc3985

    a) de redes de pacotes IP e MPLS/IP sobre uma rede comutada de circuitos.

     b) como ATM, Frame Relay ou Ethernet sobre uma rede comutada de circuitos.

     c) de redes de pacotes IP e MPLS/IP sobre redes ATM, Frame Relay ou Ethernet. O contrário, redes ATM, Frame Relay e Ethernet sobre redes IP ou MPLS

     d) como ATM, Frame Relay ou Ethernet sobre uma rede comutada de pacotes.

     e) como ATM, Frame Relay ou serviços de redes como MPLS/IP sobre redes comutadas de circuitos ou de pacotes.


ID
662338
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às tecnologias de longa distância, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta B

    Redes ATM são orientadas à conexões.

    "ATM uses a connection-oriented model in which a virtual circuit must be established between two endpoints before the actual data exchange begins." - Wikipedia

  • "... de 53 bytes, dos quais 20% formam o cabeçalho e o restante a carga útil."

    53 x 0,2 = 10,6 -> na verdade são 5 bytes para o cabeçalho e 48 para o payload.

  • CORREÇÃO:

    O ATM, uma rede ORIENTADA A CONEXÕES, tem como princípio a transmissão de todas as informações em pequenos pacotes de tamanho fixo (células) de 53 bytes, dos quais APROXIMADAMENTE 9% formam o cabeçalho e APROXIMADAMENTE 91% a carga útil.

  • Essa questão tem duas assertivas incorretas!

    No que tange à Letra A:

    "o Bit S permite que um roteador removendo o rótulo saiba se ainda existem rótulos adicionais. Ele é definido como 1 para rótulos adicionais e 0 para o rótulo inferior e para todos os outros rótulos"  TANENBAUM, pág 296, 5 ed.


ID
726757
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Frame Relay é uma rede de circuitos virtuais, na qual cada um dos circuitos é identificado por um número chamado

Alternativas
Comentários
  • Data-link connection identifier. É atribui DLCI valor global, e não local, e esses valores tornam-se DTE addresses (data terminal equipment addresses), únicos em Frame Relay WAN.
  • DLCI (data-link connection Identifier):
    - identifica o VC através do qual o frame deve trafegar
    - Número de 10 bits que indica a porta em que a rede de destino está conectada.
    - Define um circuito virtual para um site remoto.
    - Cada site deve possuir um DLCI único

    Resposta: C
  • Da uma editada  no comentário acima...resposta: D
  • Virtual-Circuit Identifier (VCI) e Virtual Path Identifier(VPI) fazem parte do ATM;


ID
771847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca das tecnologias ethernet, MPLS, frame-relay e ATM, julgue
os itens que se seguem.

Por ser um tipo de rede orientada a conexões, o frame-relay propicia o controle rígido do fluxo de dados, o que garante a entrega de pacotes, mas nenhum controle de erros, aspecto que o torna semelhante a uma rede WAN.

Alternativas
Comentários
  • Frame-relay é uma técnica frame switching confiável, e tem as caractéristicas: Redes locais com um serviço orientado a conexão, operando no nível 2 do OSI model e sem controle de erro nem de fluxo nos nodes(isso é feito nos end-points de WANS).
    PDU (protocol data unit de frame relay):
    1- Flag field. Determina início e fim de frames com 01111110.
    2- Address field- endereço nos octetos 2,3;2-4;2-5.
    3-Informationa field- parâmetro para max de bytes o host pode colocar em frames.
    4-Frame Check Sequence (FCS) field- detecção de erros por CRC (cyclic redundancy check).

    http://www.techfest.com/networking/wan/frrel.htm
  • Discordo do colega acima.

    O frame relay possui um controle de erros, que é estabelecido através do Frame Control Check, na qual necessita que cada frame deva ter, no máximo, 4096 bytes de tamanho.

    O erro da questão está em falar que "há um controle rígido do fluxo de dados", pois o frame relay não realizar nenhum tipo de controle de fluxo.
  • Comparando alguns dos principais protocolos que trabalham (também) com camada de enlace:

    Fonte: http://engweb.info/courses/various/gnotes/atm1_lecture.html
  • A tecnologia Frame Relay consegue detectar erros,mas nunca corrigi-los. Quando um erro é detectado, o frame é decartado.
  • O FR é uma tecnologia de LAN, acredito que o comentário de se parecer com uma WAN também direciona para a questão estar errada.

  • Não garante a entrega de pacotes, a prova disso é o Discard Elegibility do Frame Relay. Se estiver congestionado e o pacote for marcado como DE, ele é descartado na maior cara de pau.

  • A rede framerelay é uma rede orientada a conexões, sem controle de erros e controle de fluxo.

  • Errado.

    Frame Relay não tem controle de erros e fluxo.

  • GABARITO ERRADO!

    A essência do frame relay é o fato de ser uma rede orientada a conexões sem controle de erros e nenhum controle de fluxo. Por se tratar de uma rede orientada a conexões, os pacotes eram entregues em ordem (quando eram entregues). As propriedades de entrega em ordem, nenhum controle de erros e nenhum controle de fluxo tornavam o frame relay semelhante a uma LAN de área extensa. Sua aplicação mais importante é a interconexão de LANs instaladas em vários escritórios de uma empresa.

    Computer Networks, Andrew. S. Tanenbaum, Fourth Edition

  • Frederico Alameda, o FR não possui controle de erro!!! Cuidado!!!

    Quem tá dizendo isso não sou eu, mas o Tanenbaum e o Forouzan!!!

    Não queremos saber se vc acha isso, assado ou cozido. Queremos q as questoes sejam resolvidas à luz de fontes boas e não com base no "ouvi falar", "que disse me disse", "radio fofoca" etc.

    Bem, vamos ao q interessa(fontes boas e renomadas, uma tara4 q eu tenho!!!)

    Conforme diz este honorável autor[1] "Apresenta detecção de erros apenas na camada de enlace de dados. Não existe controle de fluxo ou de erros. Não há nem mesmo uma política de retransmissão, caso um quadro venha a sofrer danos; é descartado em silêncio. O Frame Relay foi concebido dessa maneira para oferecer recursos de transmissão rápida para meios mais confiáveis e para aqueles protocolos com controle de erros e de fluxo nas camadas superiores".

    Fonte:

    [1] Forouzan, CDRC

    [2] Tanenbaum, RC


ID
781561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a projetos de cabeamento estruturado, QoS (quality of service), tecnologias Ethernet, frame-relay, ATM (asynchronous transfer mode) e MPLS (multiprotocol label switching), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Com o crescimento do uso das redes locais de computadores e a agregação de novos serviços e mídias como voz, 
    dados, teleconferências, telefonia, Internet, multimídia, etc., surgiu a necessidade de se estabelecer critérios para 
    ordenar e estruturar a cabeação dentro das empresas. Com este objetivo, comitês da EIA/TIA e da ISO/IEC 
    propuseram normas e procedimentos, sob o ponto de vista da instalação, avaliação de desempenho e soluções de 
    problemas, para a integração da cabeação de redes, de telecomunicações e de controle, para prover os serviços 
  • Respostas, me corrijam caso eu esteja errado.


    a) Em uma rede Ethernet sem bridges, as estações não compartilham a largura de banda da rede.
    Usando-se bridges aumenta-se a largura de banda e segmenta-se a rede. Sem ela, o total da largura de banda é dividido entre as partes.

    http://books.google.com.br/books?id=FIaDr9ZtwXgC&pg=PA406&lpg=PA406&dq=largura+de+banda+compartilhada+estacoes+bridges&source=bl&ots=2K_z9E-qKV&sig=ytkAKG1BTJo99nj3bIoFaeFZaEw&hl=pt-BR&sa=X&ei=Gn0lVKfWOuGasQTCooLQBw&ved=0CB0Q6AEwAA#v=onepage&q=largura%20de%20banda%20compartilhada%20estacoes%20bridges&f=false

    Errada!

    b) Nao achei nada sobre o assunto.

    c) PPP fica na camada de enlace de dados, já o MPLS fica na camada 2,5, o IP na camada 3, O MPLS encapsula o IP para criar os circuitos virtuais, não vi nada mencionado ao protocolo PPP. 
    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialmplseb2/pagina_2.asp

    d) Correta.

    e) Vai no dicionario mesmo.

    Transferência não desejada de um sinal, de um circuito perturbado.
    paradiafonia exprime-se em dB e traduz a atenuação de um sinal parasita transmitido de um par para os outros pares de um mesmo cabo. A diafonia mede-se na extremidade do cabo (em inglês NEXT: Near End Cross Talk). A paradiafonia depende do comprimento de desentrançamento, da regularidade da trança, da proximidade dos pares, do material utilizado no cabo e da qualidade de fabrico (centragem do cobre relativamente à bainha, fixação da trança, etc.).

    http://www.dicionarioinformal.com.br/paradiafonia/

    Errado!

  • O que está de errado na letra c?

  • O cabeçalho MPLS, foi adicionado ao cabeçalho de um segmento antecedendo o do IP

    PPP - MPLS - IP - TCP - User data - CRC
  • Erick, o MPLS não encapsula ninguém, ele apenas acrescenta um rótulo. Pelo menos é isso que eu entendo pelo que estudei.

  • A TIA 568 trata de topologia de rede?

  • Erro da letra C: Para rotular os circuitos virtuais, o MPLS encapsula o cabeçalho PPP após o cabeçalho IP de cada pacote.

    O encapsulamento MPLS vem ANTES do cabeçalho IP.

  • Escopo da Norma TIA/EIA-568-A
    Esta norma especifica:
    • os requisitos mínimos para cabeamento de telecomunicações dentro de um ambiente de escritório.
    • topologia e distâncias recomendadas.
    • meios de transmissão, por parâmetros que determinam desempenho.
    • designações de conectores e pinos, para garantir a interconectividade.
    • a vida útil dos sistemas de cabeamento de telecomunicações como sendo maior que dez anos.


ID
813589
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O frame relay é

Alternativas

ID
833644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de redes WAN (wide area network), julgue o   item  a seguir.

A tecnologia frame relay, embora com capacidade de transmissão em alta velocidade, não é adequada para uso em WANs.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Frame Relay é uma tecnologia de redes de LONGA distância, portanto adequada para uso em WANs.

    Ficaria correto se escrito da seguinte forma:

    A tecnologia frame relay, embora com capacidade de transmissão em alta velocidade, É adequada para uso em WANs.

  • Gab: ERRADO

     

    Frame Relay é uma tecnologia para ligação de computadores em WAN descendente da antiga tecnologia X.25. No Frame Relay, os dados são separados em unidades conhecidas como frames (quadros) que são enviados através de linhas que transmitem sinais analógicos.

  • GABARITO ERRADO!

    Frame Relay é um método de encapsulamento de dados de alta velocidade (podendo atingir até 2 Mbps) localizado em redes WAN’s (geralmente, provedores de serviços de telecomunicações), utilizado para trocar dados entre dois pontos. Criado por volta dos anos 90, derivado da tecnologia X.25, o Frame Relay é uma tecnologia definida nas camadas 1 (física) e 2 (enlace) do modelo OSI, da qual possui a característica de menor ocorrência de falhas e um maior custo - beneficio. O Frame Relay disponibiliza recursos que possibilitam a alocação dinâmica de banda, assim como mecanismos eficientes para controle de congestionamento de dados.

    FILIPPETTI, 2002

  • Direto ao ponto!

    erro = vermelho

    correto = azul

    A tecnologia frame relay, embora com capacidade de transmissão em alta velocidade, não é adequada para uso em WANs.

    Prof. Rani - Projeto 70 pts.

    GABARITO: ERRADO

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • Frame Relay é uma rede de longa distância que utiliza circuitos virtuais, desenvolvida em resposta a demandas para um novo tipo de WAN no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.

    -Forouzan

  • O frame relay é utilizado, justamente, nas redes WAN's. Trata-se de um protocolo que opera na camada física e de enlace e que permite o tráfego pela rede, por meio da interligação de pontos geograficamente distantes.


ID
869968
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Frame Relay é um protocolo para a transmissão da informação entre redes de computadores bastante eficiente, graças à sua simplicidade. Considerando o modelo OSI, o Frame Relay está mapeado apenas na(s) camada(s)

Alternativas
Comentários
  • UM ABSURDO ESSE GABARITO. 

    O Frame Relay está posicionado na camada 2, até porque ele trabalha com frames que é a PDU da camada 2. Na camada 1 a PDU é o bit.

    Conceituação...

    O frame-relay é uma técnica de comutação de quadros efetuada de maneira confiável, considerando as seguintes características:

    - redes locais com um serviço orientado a conexão;

    - suporta frames de tamanho variado;

    - operando na Camada de Enlace nível 2 do modelo OSI, com baixo retardo e sem controle de erro e nem de fluxo nos nós.

    Quando um comutador Frame Relay detecta um erro em um pacote, ele descarta os dados. Correção de erros fica a cargo dos endpoints.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frame_relay

  • O Frame Relay opera nas camadas 2 e 3 do modelo OSI.

    Fonte: Redes de Computadores - Curso Completo, Gabriel Torres, Pag. 156.

    E agora? Uns dizem a camada 2 e 3, outros dizem 1 e 2, agora fiquei confuso.
    Alguém tem mais detalhes?

  • Realmente, está uma confusão.

    Segue o comentário do usuário do QC Tanenbaum sobre outra questão relativa a Frame Relay:

    Segundo Lindeberg Barros (2007,p.277),"Frame-relay trata-se de um serviço e uma tecnologia de transmissão de dados do tipo comutação por pacotes que atuam nas camadas 1 e 2 do modelo OSI(física e enlace), disponibilizando circuitos em velocidades que variam de 64 Kbps a 2 Mbps."

    **Portanto, o frame relay admite velocidades de 64 Kbps

    Bibliografia:

    Projetos e Implementação de redes- Fundamentos,Arquiteturas, Soluções e Planejamento

    Autor: Lindeberg Barros de Sousa


  • Está correto o gabarito: https://learningnetwork.cisco.com/thread/6768

  • jurava que era na 2

  • FCC - O Frame Relay opera nas camadas 2 e 3 do modelo OSI - Q103930

    VUNESP - O Frame Relay opera nas camadas 1 e 2 do modelo OSI

    CESPE -  O Frame Relay opera na camada de enlace (2) - Q153171


ID
869971
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na estrutura de frame do Frame Relay, o campo Flags delimita o início e o final do frame e possui um código padrão fixo com valor hexadecimal igual a

Alternativas
Comentários
  • Abaixo segue a estrutura de frame em uma rede Frame Relay:

    Flag (7E hex )

    1

    T1.618 Address
    (including 10-bit DLCI)

    2
    3

    Q.922 Control (UI or I frame)

    4

    Optional Pad (0x00)

    5

    NLPID

    6

    Data
    .
    .

    7

    Frame Check Sequence

    n-2
    n-1

    Flag (7E hex)

    n

  • Fico impressionado com esse tipo de questão, o que o conhecimento disso acrescenta ao profissional que essa banca selecionará.

  • Como um candidato vai conseguir gravar tudo isso? Acho esse tipo de questão um absurdo, não traz o melhor para uma organização mas sim uma pessoa que sabe decorar as informações e que na prática não sabe de nada! Questão idiota na minha opinião, visto que se vamos implementar uma rede Frame Relay em algum local vamos estudá-la para fazer isso!

  • Frame Relay normally modifies the HDLC header from a 1 byte address field to a 2 byte address field, as seen above. You can have a 3 or 4 byte format as well. In addition, there is no Control field!

    Starting Delimiter Flag - 0x7E

  • questão dificil,querer um tempo bom de estudo mesmo.
    Pessoas falando que é um absurdo esse tipo de questão,nao acrescenta em nada ao profissional.

    concurso é isso mesmo,decoreba. Quem precisa dominar a prática que vá para o serviço privado,temos que dominar a teoria.

  • Gabarito C

    Concurso é isso aí... tem que ficar o tempo todo na batida.

    Vamos na fé !



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Ao invés de ficarem reclamando nos comentários, ajudem a explicar a questão AFFFS!

    O Frame Relay é uma tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade que é usada em muitas redes ao redor do mundo para interligar aplicações do tipo LAN, SNA, Internet e Voz. Basicamente pode-se dizer que a tecnologia Frame Relay fornece um meio para enviar informações através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) ou packets (pacotes). Cada frame carrega um endereço que é usado pelos equipamentos da rede para determinar o seu destino. A tecnologia Frame Relay utiliza uma forma simplificada de chaveamento de pacotes, que é adequada para computadores, estações de trabalho e servidores de alta performance que operam com protocolos inteligentes, tais como SNA e TCP/IP. Isto permite que uma grande variedade de aplicações utilize essa tecnologia, aproveitando-se de sua confiabilidade e eficiência no uso de banda. 

    http://www.teleco.com.br/pdfs/tutorialfr.pdf

  • Sabe por que reclamam desse tipo de questão? Porque o candidato que se prepara corretamente sabe que concurso é busca em largura, não em profundidade. Logo, não dá pra aprofundar nesse nível em uma mera palavrinha do seu edital (ip, vlan, frame relay, atm, enfim, uma palavrinha de uma palavrona chamada redes de um mar de palavras chamado edital).

    Como não é correto aprofundar tanto em uma palavrinha, candidatos sérios não saberão responder uma questão dessa.

    Isso significa que a banca QUEIMOU a questão, ou seja, em vez de cobrar todas até um nível médio e distinguir os candidatos mais completos, colocou uma questão ultra hard que não tem nos principais livros (Kurose, Forouzan, Tanenbaum - muito menos nas apostilas de cursinho, exceto as fizeram engenharia reversa dessa questão).

    Aliás, quem tinha essa informação no resumo? Eu até tinha o cabeçalho Frame Relay, mas parei por aí

    Resumindo, as pessoas reclamam (corretamente) porque essa questão transforma concurso em LOTERIA, intensificando o fator SORTE... porque quem acertou ou chutou ou é especialista em telecom, redes, e dos dois jeitos é ruim. No primeiro => chutar e acertar é sorte que nem sempre a gente tem.. No segundo, o cara é especialista em telecom/redes, mas pode acabar ficando raso nas outras matérias (DC, DA, PT, PROG, ENGSW...)

    O único pano que eu vou passar é o cargo, que é da área de comunicação mesmo... De resto, questão muito aprofundada, com tendência de não distinguir candidatos pela preparação e sim pela sorte...


ID
913285
Banca
FMP Concursos
Órgão
MPE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na arquitetura convencional de um sistema de correio eletrônico, os clientes de e-mail (Mail User Agent – MUA) possuem configurado um servidor de correio eletrônico o qual, efetivamente, envia as mensagens aos destinatários em nome dos usuários remetentes. Com o intuito de prevenir o envio de spam, entre outras razões, os administradores de rede impõe algum tipo de controle sobre quais usuários podem usar o servidor de correio eletrônico. Isso pode ser feito limitando quais endereços IPs podem se conectar ao servidor ou solicitando a autenticação dos usuários. Um servidor de correio eletrônico que NÃO possui esses controles é denominado de

Alternativas
Comentários
  • O Open Relay é um método de atuação de servidores de correio eletrônico.

    Os servidores de correio eletrônico são classificados como Open Relay quando ele processa um e-mail onde o remetente e o destinatário não são usuários do servidor em questão.

    Antigamente, servidores de correio eletrônico que permitiam open relay eram muito usados na Internet. Alguns sistemas UNIX vinham com servidores open relay por default. Atualmente, estes servidores constituem uma ameaça à rede, pois são utilizados pelos spammers para enviar seus e-mails indiscriminadamente.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Open_relays
     

  • Essa questão classificada como "Frame Relay" foi ótimo!! :)

  • Pior é que a letra A tb estaria certo..

    kkkkkkkk


ID
959938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

OSI/ISO e TCP/IP são modelos de redes de computadores que contemplam serviços e protocolos para comunicação em geral. A esse respeito, julgue os itens a seguir.


O Frame Relay é um protocolo orientado a conexão e contém, no seu cabeçalho de 2 bytes, um campo de 10 bits, para identificar o circuito virtual e um bit utilizado para indicar congestionamento no sentido oposto ao que está sendo seguido pelo pacote.

Alternativas
Comentários
  • O quadro Frame Relay possui um campo de  endereço que tem 2 bytes de comprimento (ou seja, 16 bits), onde 10 desses bits  representam o Identificador do Circuito atual (DLCI) e os outros 6 bits auxiliam no gerenciamento do Congestionamento.

     

    O referido controle de Congestionamento é tratado por 3 entidades localizadas no campo de endereço do cabeçalho, a saber:

     

      + Forward-Explicit Congestion Notification - FECN: Possui apenas 1 bit, que é alterado de 0 pa 1 por pelos dispositivos DCE (switches Frame Relay) sempre que verificam algum congestionamento na rede, no sentido da Origem para o Destinatário do pacote.

     

      + Backward-Explicit Congestion Notification - BECN: Também possui apenas 1 bit. Sempre que chega ao Destino algum pacote com o FECN de valor 1 (o que indica que o pacote enfrentou congestionamento para chegar) - visando avisar ao remetente que o pacote que ele enviou enfrentou congestionamento - o destinatário envia, em quadros que viajam na direção oposta, o BECN setado em 1.

     

      + Discard Eligibility  - DE: Também composto por apenas 1 bit, ele é utilizado para indicar que uma quadro tem importância mais baixa que outros. Assim, quando a rede está congestionada um dispositivo DCE descartará quadros com o bit DE ligado antes de descartar aqueles que não estão. Isto reduz a probabilidade de dados críticos sendo descartados por dispositivos DCE na rede Frame Relay durante os períodos de congestionamento.

  • Osmário, a questão não disse em momento algum que o campo endereços possui 2 bytes, mas sim o cabeçalho...

    Sendo assim, além do campo address, temos as flags, que delimitam o quadro, o FCS de detecção de erro, e o Information, que negocia o tamanho máximo do frame no inicio da transmissão.

  • FLAG 1byte

    Cabeçalho 2Bytes

    Informação até 4096 Bytes

    FCS 2 bytes

    Flag 1 Byte


ID
1383532
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma empresa, necessita-se montar uma estrutura de rede cujas características envolvam técnica de comutação de quadros efetuada de maneira confiável, com um serviço orientado à conexão que operem na Camada Nível 2 do modelo OSI/ISO, com baixo retardo e sem controle de erro nos nós. Essa estrutura que será implementada segundo os critérios do/a:

Alternativas
Comentários
  • O ponto da questão, que elimina o padrão Ethernet, é o uso de serviço orientado a conexão na camada 2. Somente a arquitetura de redes Frame Relay utiliza esse conceito de conexão na camada 2.

    Questão provavelmente retirada da Wikipedia:

    "O frame-relay é uma técnica de comutação de quadros efetuada de maneira confiável, considerando as seguintes caractéristicas: Redes locais com um serviço orientado a conexão, operando na Camada de Enlace nível 2 do modelo OSI, com baixo retardo e sem controle de erro nos nós."

    Bons estudos!


ID
1395454
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito do protocolo Frame Relay, analise as afirmativas a seguir.

I. Utiliza a tecnologia PVC e SVC para a transferência de dados.

II. É controlado pela International Telecommunication Union e American National Standards Institute.

III. É um protocolo de WAN de baixa velocidade de comutação de pacotes.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • É um protocolo de WAN de ALTA velocidade, transportando FRAMES(Quadros) de tamanho variável pela camada 2 ( enlace ) do modelo OSI

  • O Frame Relay é uma eficiente tecnologia de comunicação de dados usada para transmitir de maneira rápida e barata a informação digital através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) a um ou muitos destinos de um ou muitos end-points.É um protocolo WAN de alta performance que opera nas camadas física e de enlace do modelo OSI. Esta tecnologia utiliza comutação por pacotes para promover a interface com outras redes através de dispositivos de borda (routers), compartilhando dinamicamente os meios de transmissão e a largura de banda disponíveis, de forma mais eficiente e flexível.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Frame_relay

  • Gabarito D

    I - OK - O Frame Relay é baseada no uso de Circuitos Virtuais (VC). Um VC é um circuito de dados virtual bidirecional entre 2 portas quaisquer da rede, que funciona como se fosse um circuito dedicado. Existem 2 tipos de Circuitos Virtuais: O Permanent Virtual Circuit (PVC) e o Switched Virtual Circuit (SVC).

    II - OK

    III - Errada - É um protocolo WAN de alta performance que opera nas camadas física e de enlace do modelo OSI.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

     


ID
1420333
Banca
CAIP-IMES
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A seguir são apresentados alguns tipos de LMI-TYPE utilizados em redes Frame-Relay, exceto pelo que descreve na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Cisco routers automatically negotiate LMI type by default (LMI autosense, which can be turned of with the 'frame-relay lmi-type {ansi | cisco | q933a}' command) .

    http://www.cisco.com/en/US/docs/ios/wan/command/reference/wan_f2.html#wp1012098

     

    GAB: D

  • Cisco supports three different Local Management Interface (LMI) types for Frame Relay: Cisco, ANSI Annex D, and Q933-A Annex A. 


    http://www.ciscopress.com/articles/article.asp?p=170741&seqNum=3


ID
1420336
Banca
CAIP-IMES
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Complete a lacuna do texto a seguir com a resposta correta.

Uma rede ATM trabalha de forma diferente das tecnologias legadas Frame-Relay e X.25. Nesta tecnologia a célula (cell) é a base do encaminhamento dos dados entre os equipamentos que compõem a rede ATM. Uma célula possui o tamanho de _________ divididos em informação útil de cabeçalho.

Alternativas
Comentários
  • A tecnologia ATM utiliza a multiplexação e comutação de pacotes para prover um serviço de transferência de dados orientado a conexão, em modo assíncrono, para atender as necessidades de diversos tipos de aplicações de dados, voz, áudio e vídeo.

    Diferentemente dos protocolos X.25 e Frame Relay, entre outros, o ATM utiliza um pacote de tamanho fixo denominado célula (cell). Uma célula possui 53 bytes, sendo 48 para a informação útil e 5 para o cabeçalho.


    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialatm/pagina_2.asp

  • ATM (Asynchronous TransferMode)

     

    - Modo de transmissão Assíncrono

    - Célula de 53 bytes de extensão, sendo 48 bytes para a carga útil e 5 bytes para o cabeçalho.

     

    Att,

     

    Futura Militar!!


ID
1484965
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às tecnologias de redes locais (LANs) e redes de longa distância (WANs), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ATM: É uma tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade usada para interligar redes locais, metropolitanas e de longa distância para aplicações de dados, voz, áudio, e vídeo.

    Fonte: www.teleco.com.br

    Frame Relay: É uma tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade que é usada em muitas redes ao redor do mundo para interligar aplicações do tipo LAN, SNA, Internet e Voz. Basicamente pode-se dizer que a tecnologia Frame Relay fornece um meio para enviar informações através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) ou packets (pacotes). Cada frame carrega um endereço que é usado pelos equipamentos da rede para determinar o seu destino.

    Fonte: www.teleco.com.br

    Gab D

  • Gigabit Ethernet (GbE ou 1 GigE) é o termo que descreve várias tecnologias para transmissão de quadros em uma rede a uma velocidade de 1 Gigabit por segundo. Fast Ethernet é um termo para vários padrões da Ethernet que levam o tráfego de dados à taxa nominal de 100 Mbit/s, contra a taxa de transmissão de 10 Mbit/s da Ethernet original.

  • A B está errada por quê?

    Não existe algo no frame relay chamado FRAD (frame relay assembler/disassembler), que serve para integrar todos os protocolos com o frame relay, e que na maioria das vezes já é imbutido dentro dos próprios switches frame relay?

    ...permitindo assim, a interoperabilidade de diversos protocolos, e além disso, através da conversão, preservar o QoS de múltiplos tráfegos...

  • Erros estao em vermelho:

    A) ATM é um método de encapsulamento de dados de baixa velocidade (podendo atingir até 1 Mbps) localizado em WANs, utilizado para trocar dados entre dois pontos. Disponibiliza recursos que possibilitam a alocação dinâmica de banda e controle de congestionamento de dados.

    B) A tecnologia Frame Relay estabelece um protocolo para transferência de alta velocidade de voz, vídeo e dados, por meio de redes públicas e privadas, permitindo a interoperabilidade entre equipamentos de diversos fornecedores. Preserva a qualidade de serviço (QoS) de múltiplos tipos de tráfego.

    C) Ethernet utiliza tecnologia de segmentação de dados em grande escala (VLSI – Very Large Scale Integration), utilizando o processo de comutação de pacotes de modo assíncrono, segmentando as informações em pacotes de tamanho fixo ou células. Isso é ATM.

    D) Ethernet é uma tecnologia que define padrões de transmissão de dados e interconexões para LANs. Abrange uma série de padrões que definem como serão feitas a instalação física, as conexões elétricas e lógicas entre os dispositivos de uma rede. Consiste basicamente de três elementos: o meio físico, as regras de controle de acesso ao meio e o quadro Ethernet. Certo.

    E) Gigabit Ethernet refere-se a uma rede Ethernet capaz de transferir dados a uma velocidade de 100 Mbit/s. A Fast Ethernet, utiliza apenas cabos de fibra óptica e proporciona uma velocidade de transmissão de dados de 1.000 Mbit/s. Conceitos invertidos. Conceitos invertidos.


ID
1500490
Banca
CS-UFG
Órgão
AL-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma organização precisa interligar suas lojas de atendimento localizadas em lugares distantes, onde não há variadas opções de comunicação de dados. Além disso, é preciso uma solução de comunicação que permita o acesso confiável aos dados corporativos da organização. Neste contexto, na solução utiliza-se:

Alternativas
Comentários
  • O frame-relay é uma técnica de comutação de quadros efetuada de maneira confiável, considerando as seguintes caractéristicas: Redes locais com um serviço orientado a conexão, operando na Camada de Enlace nível 2 do modelo OSI, com baixo retardo e sem controle de erro nos nós.

     


    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frame_relay

  • O Frame Relay é uma rede orientada a conexões, sem controle de erros, nenhum controle de fluxo e com pacotes sendo entregues em ordem tornam o Frame Relay semelhante a uma extensa rede LAN.

  • Gabarito A

    Frame Relay é uma eficiente tecnologia de comunicação de dados usada para transmitir de maneira rápida e barata (qb) a informação digital através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) a um ou muitos destinos de um ou muitos end-points. Em 2006, a internet baseada em ATM e IP nativo começam, lentamente, a reduzir o uso do frame relay. Também o advento do VPN e de outros serviços de acesso dedicados como o Cable Modem e o dsl, aceleram a tendência de substituição do frame relay. Há, entretanto, muitas áreas rurais onde o DSL e o serviço de cable modem não estão disponíveis e a modalidade de comunicação de dados mais econômica muitas vezes é uma linha frame relay. Assim, uma rede de lojas de varejo, por exemplo, pode usar frame relay para conectar lojas rurais ou interioranas em sua WANcorporativa. (provavelmente com a adoção de uma VPN para segurança).

    O frame-relay é uma técnica de comutação de quadros efetuada de maneira não confiável(sem controle de erros e sem controle de fluxo), considerando as seguintes caractéristicas: Redes locais com um serviço orientado a conexão, operando na Camada de Enlace nível 2 do modelo OSI, com baixo retardo e sem controle de erro nos nós.

    No fim da década de 80 e início da década de 90, vários fatores combinados demandaram a transmissão de dados com velocidades mais altas como:

    a migração das interfaces de texto para interfaces gráficas O aumento do tráfego do tipo rajada (burst) nas aplicações de dados O aumento da capacidade de processamento dos equipamentos de usuário A popularização das redes locais e das aplicações cliente / servidor A disponibilidade de redes digitais de transmissão



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • ✅Gabarito(A)

    No meu entendimento a C também estaria correta "Frame Relay, um protocolo que opera na camada 3 do modelo OSI e usa o princípio de circuitos virtuais".

    Com base até na seguinte questão do QC - Q593380

    Diferentemente das redes de datagramas, as redes baseadas em circuitos virtuais, como ATM e frame relay, oferecem serviços orientados à conexão na camada de rede. Correta.


ID
1576387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às diversas tecnologias de ligação entre redes de comunicação WAN, julgue o item a seguir.


A tecnologia frame relay permite a ligação entre redes com links de até 1.500 metros em enlaces virtuais com cabos UTP cat 6e. Essa tecnologia utiliza comutação de células com taxas de transmissão de até 1,5 Mbps.


Alternativas
Comentários
  • Errado
    A tecnologia Frame Relay utiliza uma forma simplificada de chaveamento(comutaçãode pacotes, que é adequada para computadores, estações de trabalho e servidores de alta performance que operam com protocolos inteligentes, tais como SNA e TCP/IP. Isto permite que uma grande variedade de aplicações utilize essa tecnologia, aproveitando-se de sua confiabilidade e eficiência no uso de banda.


    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialfr/pagina_1.asp
  • Não existe essas limitações de distância e tipo de cabo. Aliás, o correto seria cabo UTP Cat 6a e não 6e.

  • HOje em dia as taxas já chegam a 44 Mbps

  • 1500 m no frame relay? Frame relay é uma tecnologia WAN

  • Eu não entendi nada, fui lendo e rezando pai nosso

  • Errada.

    Comutação por pacotes e não por células,

  • Frame Relay é uma tecnologia para ligação de computadores em WAN descendente da antiga tecnologia X.25. No Frame Relay, os dados são separados em unidades conhecidas como frames (quadros) que são enviados através de linhas que transmitem sinais analógicos. Essa tecnologia é usada (ainda) por empresas de telecomunicações (como as operadoras telefônicas) para permitir a ligação com centrais e usuários longe dos centros, onde tecnologias como ATM ou ADSL não podem chegar – como em áreas rurais, por exemplo.

    Logo, contradiz tanto os 1500m trazido pela questão e quanto a comutação de células...

  • Questao toda errada. Senao, vejamos(analisando por partes):

    A tecnologia frame relay permite a ligação entre redes com links de até 1.500 metros em enlaces virtuais -- Ora, se sao enlaces virtuais e se o frame relay interliga WANs, entao nao ha limite de tamanho(dentro de uma WAN, claro).

    com cabos UTP cat 6e -- nao existe cabo Cat6e. Existe o Cat6a

    Essa tecnologia utiliza comutação de células -- Usa circuitos virtuais

    com taxas de transmissão de até 1,5 Mbps -- No inicio, o FR operava a 1,544 Mbps, o q, por si so ja deixava a questao errada. Mas, mais recentemente, conforme afirma[1], passou a operar a 44,376 Mbps

    Fonte:

    [1] Forouzan

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    COMPLEMENTANDO:

    Frame Relay utiliza células de tamanho variável;

    ATM utiliza células de tamanho fixo.

  • Frame Relay é um protocolo de velocidade relativamente alta capaz de oferecer serviços não disponíveis de outras tecnologias WAN, como DSL, TV a cabo e linhas T. É uma rede de longa distância que utiliza circuitos virtuais, desenvolvida em resposta a demandas para um novo tipo de WAN no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Presume-se, então, que a tecnologia Frame Relay seja para WAN's (redes de longa distância) e não há essa limitação de 1.500 metros imposta pela questão. Ademais, ela opera a uma velocidade de 1,544 Mbps em seu modo original e, recentemente, 44,376 Mbps. Ou seja, outro erro da questão ao limitar à taxa de 1,544 Mbps.


ID
1731172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item que se segue, referente a redes de computadores.

As redes frame relay foram substituídas pelas redes X.25, que são orientadas a conexões sem controle de erros e de fluxo.

Alternativas
Comentários
  • As redes frame relay: 

    - Substituíram as redes X.25;

    - São orientadas à Conexão;

    - Não possuem controle de erro.


    As redes X.25: 

    - Foram substituídas pelas redes de Frame Relay;

    - São orientadas à Conexão;

    - Possuem controle de erro.


    Questão ERRADA.

  • Prezados,

    Na verdade foi o contrário, a X.25 foi substituída pela frame relay.

    Portanto a questão está errada.


  • Errada.

    Conceito invertido.


ID
1780147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os algoritmos de roteamento têm forte influência no nível de integração e disponibilidade das redes de computadores, visto que sistemas mais robustos são capazes de, dinamicamente, selecionar as melhores rotas e contornar possíveis falhas. Diante dessas informações, julgue o próximo item, relativo a roteamento e mecanismos de alta disponibilidade de redes.

Diferentemente das redes de datagramas, as redes baseadas em circuitos virtuais, como ATM e frame relay, oferecem serviços orientados à conexão na camada de rede.

Alternativas
Comentários
  • camada n fornece serviços à camada n+1

  • Então parece ser essa a pegadinha @Luciano Fracasso

    Porque tanto ATM quanto Framerelay pertencem a camada de enlace do modelo OSI.

  • A camada N oferece serviço PARA a camada N+1 e não NA camada N+1. Os serviços que a camada N oferece é NA camada N. 

  • ATM não obedece ao modelo OSI, possui suas próprias camadas.
  • Há um erro de português nesta questão, já que esses protocolos oferecem o referido serviço à camada de rede. No caso a questão diz que o serviço é oferecido NA camada de rede. Recurso.
  • ERRADÍSSIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Vamos para a análise sintática da questão: O verbo OFERECER é VTDI (oferece algo a/para alguém). Segue abaixo:

     

     As redes baseadas em circuitos virtuais (sujeito) oferecem serviços orientados à conexão ( Objeto Direto - algo)  na camada de rede. ( Objeto indireto - a alguém e NÃO NA CAMADA DE REDE. Nesse caso, "na camada de rede" está atuando como adjunto adverbial de lugar. E Sabemos que o ATM e Frame Relay não ficam NA camada de rede, mas NA camada de enlace)

     

    TRANSCREVENDO CORRRETAMENTE:  As redes baseadas em circuitos virtuais oferecem serviços orientados à conexão à camada de rede.

     

    Essa questão deveria trocar de gabarito para FALSO !!!!!

     

    Absurdo que essas bancas não analisam a coerência e coesão das questões antes lançarem em uma prova. Com certeza candidatos que fizeram essa prova solicitaram troca de gabarito, mas como a banca sempre é "soberana", infelizmente, não quiseram trocar.

     

    Att,

    Foco na Missão !!!! Brasil !!!!!!!!!!

     

  • Essas redes oferecem esse serviço na camada de ENLACE. Esses roteamentos na verdade são na camada 2,5.... Então, como os colegas falaram, se tivesse: OFERECEM À CAMADA DE REDE estaria correto...

    Ademais, como bem observado por um colega, o ATM tem sua própria arquiterura

  • Os algoritmos de roteamento têm forte influência no nível de integração e disponibilidade das redes de computadores, visto que sistemas mais robustos são capazes de, dinamicamente, selecionar as melhores rotas e contornar possíveis falhas. Diante dessas informações, julgue o próximo item, relativo a roteamento e mecanismos de alta disponibilidade de redes.


    Diferentemente das redes de datagramas, as redes baseadas em circuitos virtuais, como ATM e frame relay, oferecem serviços orientados à conexão na camada de rede.

    Certo


  • Atua na camada de Enlace e não na de Rede, cabe recurso !

  • Diferentemente das redes de datagramas, as redes baseadas em circuitos virtuais, como ATM e frame relay, oferecem serviços orientados à conexão na camada de rede.

    Ei, isso aí ta errado!!!

    [1] Uma rede ATM é fundamentalmente orientada a conexão. Isso significa que necessariamente uma conexão virtual deverá ser estabelecida entre o destino e a origem antes de qualquer transferência de dados.

    A tecnologia ATM possui o seu próprio modelo de referência para protocolos, que é diferente do modelo OSI e do TCP/IP, e consiste em três camadas: camada física, camada ATM e camada de adaptação ATM.

    E tem mais!!!

    A camada ATM gerencia as células, viabilizando a comutação e roteamento das células de acordo com os campos de identificação (VCI e VPI) do cabeçalho. Esta camada trata do estabelecimento e da liberação de circuitos virtuais, além de, controlar o congestionamento do tráfego e serviço.

    Portanto, não há camada de rede aqui!!! E o q a questão pede seria camada ATM e não camada de rede.

    Ngm capotou no soco com recurso???

    Fonte:

    [1] https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialmplseb1/pagina_2.asp

  • como pertence a camada de redes, se nesta camada não existe uma conexão estabelecida? e pra usar a ATM é necessário uma conexão.

    O ATM é uma arquitetura de rede orientada a conexão, ou seja, antes de mandar o primeiro pacote de dados, o emissor verifica se a conexão entre ele e o receptor foi estabelecida (essa conexão é chamada “circuito virtual”)

  • Quando vi Frames na camada de rede já meti o errado, mas .... Cespe é Cespe

  • Bem estranho essa questão estar certa. Acho que não fizeram um recurso bem fundamentado.

    Vida que segue, sem estresse.

    Força e Honra!

    Em tempo:

    Q577056 - As redes ATM (asynchronous transfer mode) são orientadas a conexão e, diferentemente dos modelos TCP/IP e OSI, possuem um modelo de referência próprio, consistente de três camadas: camada física, camada ATM e camada de adaptação ATM.

    CERTA

  • Frame Relay não é camada de enlace?

  • Frame faz parte da camada enlace.

  • Não entendi, deveria estar errado!

    Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Banco da Amazônia Prova: CESPE - 2010 - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Tecnologia da Informação - Suporte Técnico

    O Frame Relay opera na camada de enlace do modelo OSI, provendo controle de erros e controle de fluxo.

    certo!

    Ano: 2008 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HEMOBRÁS Prova: CESPE - 2008 - HEMOBRÁS - Administrador de redes

    O Frame Relay é orientado à conexão na camada de enlace.

    Certo!

    Uma camada do modelo OSI oferece serviço a uma camada IMEDIATAMENTE SUPERIOR, ou seja, o Frame relay está na camada de enlace e vai oferecer serviços à camada de rede.(Do jeito que está na questão da a entender que ele está na camada de rede, o que não é verdade ). Além disso, tem o apontamento sobre o ATM trazido pela Caroles e pelo Quase nada.

  • qqq???

    q sacanagem o pouco que sei e a banca ainda quer sacanear.

    #ranço

  • eu ein...


ID
1842436
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo Frame Relay apresenta alto desempenho para as redes amplas (WAN), fazendo uso do esquema de circuitos virtuais. Há um campo no Frame Relay que identifica o circuito virtual. O campo mencionado é o

Alternativas
Comentários
  • "DLCI (Data Link Connection Identifier), com 10 bits, representa o número (endereço) designado para o destinatário de um PVC dentro de um canal de usuário, e tem significado local apenas para a porta de origem;" Prof. Walter Cunha - Mod 08 - Redes WAN I Introdução


ID
1949776
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma empresa contratou um serviço de Frame-Relay. Três parâmetros que devem ser definidos no contrato para esse serviço são:

Alternativas
Comentários
  • Em redes Frame Relay é possível a transferência de dados acima da taxa de transferência contratada. Isso é possível porque redes Frame Relay operam em modo estatístico, isto é, assume que nem todos os clientes estarão transmitindo dados ao mesmo tempo.
    Quando a rede está operando acima da taxa contratada, dizemos que ela está operando em modo de rajada (burst).
    Na realidade, quando um serviço Frame Relay é contratado, três parâmetros são definidos no contrato:
    + CIR (Commited Information Rate): é a taxa de transferência contratada.
    + Bc: é o tamanho da rajada, isto é, a quantidade máxima de bytes que a rede vai aceitar deste cliente durante um determinado período de tempo (T). Temos que T = Bc/CIR.
    + Be: excesso de rajada. É uma quantidade adicional de dados que a rede tentará transmitir durante um período de tempo T em adição ao parâmetro Bc.

    FONTE: Redes de Computadores, Por Gabriel Torres


ID
2008534
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as assertivas abaixo

I- O IP e o IPX são protocolos não orientados à conexão operando na camada 3 do modelo OSI (camada de rede);

II- O X.25 e o ATM são protocolos orientados à conexão, isto é, garantem a entrega dos dados e operam na camada 3 do modelo OSI (camada de rede);

III- Uma característica das redes comutadas é o chamado circuito virtual.

IV- A principal diferença entre o Frame Relay e o X.25, é que o primeiro não é um protocolo orientado a conexão.

Está (ão) correta (s)

Alternativas
Comentários
  • ATM é camada de Enlace.

     

    Não sei como o gabarito é B.

  • X.25 –> Protocolos usados em sistemas telefônicos ou ISDN como meio de transmissão para redes de longa distância.

    ATM –> Asynchronous Transfer Mode – Protocolo de alta velocidade que não depende de nenhuma topologia de rede.

     

    Ambos protocolos pertecem à camada de enlace.

  • "A essência do frame relay é o fato de ser uma rede orientada a conexões sem

    controle de erros e nenhum controle de fluxo. Por se tratar de uma rede orientada a conexões, os

    pacotes eram entregues em ordem (quando eram entregues)".

    -Tanembaum, pág 62.

    Ou a questão foi mal formulada ou o gabarito está errado.


ID
2091607
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às técnicas de comutação, analise as afirmativas a seguir.

I. ATM é uma tecnologia de comutação por células.

II. Frame Relay é uma tecnologia de comutação por pacotes.

III. A rede de telefonia tradicional utiliza uma tecnologia de comutação por pacotes.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • CORREÇÃO

    III. A rede de telefonia tradicional utiliza uma tecnologia de comutação por CIRCUITOS.

  • O ATM fornece funcionalidade que é similar a redes de e : ele usa , e codifica os dados em ( ISO-OSI) pequenos e de tamanho fixo chamados de células. Isto difere-se das abordagens como o ou o que usam pacotes e quadros de tamanho variável. O ATM usa um modelo no qual um deve ser estabelecido entre dois pontos fins antes que a real troca de dados inicie. Estes circuitos virtuais podem ser "permanentes", i.e. conexões dedicadas que são normalmente pré-configuradas pelo provedor de serviços, ou "comutados", i.e. configurados sobre uma base por-chamada usando e desconectados quando a chamada é terminada.

    Frame Relay: O que é 

    O Frame Relay é uma tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade que é usada em muitas redes ao redor do mundo para interligar aplicações do tipo LAN, SNA, Internet e Voz.

     

    Basicamente pode-se dizer que a tecnologia Frame Relay fornece um meio para enviar informações através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) ou packets (pacotes). Cada frame carrega um endereço que é usado pelos equipamentos da rede para determinar o seu destino.

     

    A tecnologia Frame Relay utiliza uma forma simplificada de chaveamento de pacotes, que é adequada para computadores, estações de trabalho e servidores de alta performance que operam com protocolos inteligentes, tais como SNA e TCP/IP. Isto permite que uma grande variedade de aplicações utilize essa tecnologia, aproveitando-se de sua confiabilidade e eficiência no uso de banda.

  • [1]

    4.2.1 Redes de circuitos virtuais

    Embora a Internet seja uma rede de datagramas, muitas arquiteturas de rede alternativas — entre elas as

    das redes ATM e frame relay são redes de circuitos virtuais e, portanto, usam conexões na camada de rede.

    Essas conexões de camada de rede são denominadas circuitos virtuais (CVs).

    Dito isso, não seria uma tecnologia de comutação por circuitos?

    [2]

    18.1

    FRAME RELAY

    Frame Relay é uma rede de longa distância que utiliza circuitos virtuais, desenvolvida em res-

    posta a demandas para um novo tipo de WAN no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.

    Fonte:

    [1] Kurose, Redes de Cmputadores, p 231.

    [2] Forouzam, Comunicação de dados, p 508.


ID
2104342
Banca
Gestão Concurso
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica das redes estatísticas:

Alternativas
Comentários
  • A ok compartilha recursos físiscos multiplexando-os em canais lógicos.

    B ok diminui atraso e latência, pois quase não há processamento dos frames nos nós intermediários.

    C ok Ocupação dinâmica de recursos em função da demanda e da garantia mínima (multiplexagem estatística) 

    D Óbvio que o frame relay é um protocolo que possui multiplexagem estatística, pois o controle da banda é feito por TDM, entretanto, há aplicações que demandam mais recursos de rede, por isso precisamos guardar estatísticas de cada fluxo.

  • Acho q esse gabarito está errado....


    "O protocolo mais comum relacionado a este tipo de redes é o frame relay....." [1]


    "Ao contrário das redes estatísticas, baseadas em multiplexação estatística, nas redes determinísticas a alocação de time slots é exclusiva daquele circuito, não cabendo problemas de latência, pois a latência inserida pelos elementos de rede é muito pequena (na ordem de 0,5 ms)." [1]


    Com base na segunda afirmação, acredito que o gabarito é letra B....

    Alguém comenta???


    [1] - http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialwan/pagina_3.asp


ID
2105038
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A tecnologia de rede de comunicação de longa distância Frame Relay possibilita a transmissão de dados, por meio do conceito de frames, em grande velocidade devido à simplicidade do protocolo. A identificação do endereço de destino do frame é representado no cabeçalho do frame por meio do DLCI que possui o comprimento total, em bits, de

Alternativas
Comentários
  • DLCI (Data Link Connection Identifier), com 10 bits, representa o número (endereço) designado para o destinatário de um PVC dentro de um canal de usuário, e tem significado local apenas para a porta de origem.

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialfr/pagina_2.asp

  • GABARITO C   -   Total de 10 bits

    DLCI (Data-link Connection ID – 10 bits) que identificam os PVCe SVC -- É o identificador do circuito virtual, da origem até o destino, percorrendo através dos Enlaces.
    PVC – Permanent Virtual Circuits – estabelecidos pela operadora
    SVC – Switched Virtual Circuits – estabelecidos sob demanda

    veja a imagem do Cabeçalho: http://ciscoblog.ru/wp-content/uploads/2010/08/frame-relay01.png

  • meu resumo.

    Frame-Relay:

    _ é baseado no antigo protocolo X.25

    _frames de tamanho variáveis

    _ não faz retransmissão e possui alta velocidade de transmissão

    _ utiliza circuitos virtuais e comutação por pacotes

    _não faz controle de erros

    _serviço orientado a conexão

    _circuito identificado por um número chamado Data Link Connection Identifier – DLCI ( 10 bits).

     

    .....

    CONCURSEIROS DE TI - BRASIL

    https://www.facebook.com/groups/1331518076920079/

  • Questão mal formulada, pois o comprimento total do DLCI depende do EA (Extended Address), se o EA=1 o DLCI possui 6 bits, se EA=0, o DLCI possuirá mais 4 bits de extensão.

    O cabeçalho do Frame relay tem o total de 16 bits, e é dividido em duas partes:

    Byte1:

    DLCI=6 bits

    C/R=1bit

    EA=2bits

    Byte2:

    DLCI=4bits

    FECN=1bit

    BECN=1bit

    DE=1bit

    EA=2bits

  • Redes e Sistemas de Comunicação de Dados - Stallings e Thomas Case, 7 ed, pg 340.

    "O campo de endereço tem um comprimento padrão de dois octetose pode ser estendido para três ou quatro octetos. Ele transmite um identificador de conexão de link de dados (DLCI) de 10,16 ou 23 bits. (...)"


ID
2440639
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No modelo OSI, o Frame Relay atua nas camadas:

Alternativas
Comentários
  • Cuidado. A banca FCC, principalmente, considera que o Frame Relay atua nas camadas enlace e rede.


ID
2579524
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma empresa tem escritórios em São Paulo e em Salvador e solicitou ao provedor de Frame Relay para criar um PVC de 256 Kbps entre os escritórios destas cidades, suficiente para a aplicação principal. A empresa tem uma porta de 512 Kbps e uma linha telefônica capaz de suportar 512 Kbps. Os escritórios desejam acrescentar uma nova aplicação que precisa de 256 Kbps. Neste cenário e, em função da nova necessidade da empresa, um Engenheiro de Redes deve solicitar ao provedor de Frame Relay

Alternativas
Comentários
  • A capacidade do link é 256 kbps. Óbvio que se for full-duplex, esta taxa dobra; entretanto, a capacidade do link permanece 256kbps!

    Por se tratar de uma aplicação, precisamos de um link dedicado (PVC), por isso não podemos usar a linha telefônica. 

    Como a porta da empresa suporta 512 kbps, então cabe perfeitamente os dois links de 256.

    Portanto, o que temos que fazer é acrescentar outro PVC de 256 kbps. 

    Letra C.


ID
2579527
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere duas formas de interoperabilidade entre redes ATM e Frame Relay em empresas com matriz e filiais:


I. Frame Relay/ATM Network Interworking for PVCs: padroniza uma funcionalidade responsável pelo encapsulamento dos PVCs para que os mesmos possam ser transportados indistintamente nas redes das 2 tecnologias.

II. Frame Relay/ATM Service Interworking for PVCs: padroniza uma funcionalidade responsável pela conversão dos protocolos (FR ↔ ATM), que pode ser incorporada tanto aos equipamentos de acesso como aos equipamentos da rede.


É correto afirmar que o uso típico de

Alternativas
Comentários
  • Na D, inverteram os conceitos!

  • Foram padronizadas duas formas de interoperabilidade. A primeira, chamada de Frame Relay/ATM Network Interworking for PVC's, padroniza uma funcionalidade responsável pelo encapsulamento dos PVC's para que os mesmos possam ser transportados indistintamente nas redes da 2 tecnologias. Seu uso típico ocorre quando a rede Frame Relay tem com núcleo uma rede ATM, para otimizar ainda mais o uso de banda e a segurança. A figura a seguir apresenta esta solução.

     

    A segunda forma de interoperabilidade, chamada de Frame Relay/ATM Service Interworking for PVC's, padroniza uma funcionalidade responsável pela conversão dos protocolos (FR <--> ATM), que pode ser incorporada tantos aos equipamentos de acesso como aos equipamentos da rede. Seu uso típico ocorre quando o usuário possui redes Frame Relay em alguns escritórios que devem se interligar com a rede ATM da matriz. A figura a seguir apresenta esta solução.

     

    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialfr/pagina_5.asp


ID
2724082
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A tecnologia de comunicação de dados Frame Relay e o protocolo X.25 possuem alguns pontos que podem ser comparados. A comparação correta é:

Alternativas
Comentários
  • Fonte preferida da FCC: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialfr/pagina_2.asp


ID
3225868
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Frame-Relay (controle de quadros) é uma tecnologia de transporte análoga ao X.25, porém com velocidades maiores e transparente a protocolos, ou seja, qualquer tipo de dados pode trafegar por uma rede Frame-Relay sem ser alterado. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(C)

    A) A letra C (gabarito) responde o erro desta alternativa.

    B)A tecnologia Frame-Relay deve ser empregada unicamente em redes LAN.

    ➥Termos restritivos (Unicamente), geralmente, levam a alternativa ao erro .

    O Frame Relay é uma tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade que é usada em muitas redes ao redor do mundo para interligar aplicações do tipo LAN, SNA, WAN Internet e Voz.

    D)Essa tecnologia não é largamente utilizada, pois tem como desvantagem seu alto custo aliado a velocidades pouco expressivas.

    ➥Há, entretanto, muitas áreas rurais onde o DSL e o serviço de cable modem não estão disponíveis e a modalidade de comunicação de dados mais econômica muitas vezes é uma linha frame relay,

    E)Quando se utiliza a tecnologia Frame-Relay, não é possível trafegar dados de voz sobre a rede.

    ➥Termos negativos (não é possível), geralmente, levam a alternativa ao erro.

    O Frame Relay é uma tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade que é usada em muitas redes ao redor do mundo para interligar aplicações do tipo LAN, SNA, WAN Internet e Voz.

    Fonte: https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialfr/pagina_1.asp

  • Para mim a alternativa D também está correta, pelo menos do jeito que ela foi redigida.

  • c-

    Frame Relay is a standardized wide area network (WAN) technology that specifies the physical and data link layers of digital telecommunications channels using a packet switching methodology. Frame Relay puts data in variable-size units called "frames" and leaves any necessary error-correction up to the end-points, speeding up overall data transmission. When a Frame Relay network detects an error in a frame, it simply drops that frame. The end points have the responsibility for detecting and retransmitting dropped frames.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Frame_Relay


ID
3579922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em cada um do item é apresentada uma situação hipotética acerca de redes de computadores, seguida de uma assertiva a ser julgada.


Durante análise da transmissão de dados através de um enlace de rede, o analista constatou que o serviço empregado é embasado no chaveamento de pacotes (packet switching), que promove o descarte de pacotes que não conseguem ser entregues ao destino. Além disso, o analista detectou que, no protocolo de enlace, ocorrem solicitações de retransmissão de pacotes descartados. Nessa situação, das informações detectadas pelo analista, pode-se inferir que a organização está empregando a tecnologia de Frame Relay nesse enlace específico.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    O frame-relay é uma técnica de comutação de quadros efetuada de maneira não confiável(sem controle de erros e sem controle de fluxo).

    Apenas algumas funcionalidades básicas da camada de enlace de dados (layer 2) são implementadas, tais como a verificação de frames válidos, porém sem a solicitação de retransmissão em caso de erro. Desta forma, as funcionalidades implementadas nos protocolos de aplicação, tais como verificação de sequência de frames, o uso de frames de confirmações e supervisão, entre outras, não são duplicadas na rede Frame Relay. Isto permite um tráfego de quadros (frames) ou pacotes em alta velocidade (até 1,984 Mbps), com um atraso mínimo e uma utilização eficiente da largura de banda.

  • O Frame Relay apresenta detecção de erros apenas na camada de enlace de dados. Não existe controle de fluxo ou de erros. Não há nem mesmo uma política de retransmissão, caso um quadro venha a sofrer danos; é descartado em silêncio. O Frame Relay foi concebido dessa maneira para oferecer recursos de transmissão rápida para meios mais confiáveis e para aqueles protocolos com controle de erros e de fluxo nas camadas superiores. Gab. Errado 


ID
3591157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos a arquiteturas, protocolos e serviços em uma rede de computadores.


O protocolo FRAME RELAY é utilizado para a interligação de pontos geograficamente distantes em uma rede do tipo WAN.

Alternativas
Comentários
  • O Frame Relay é uma tecnologia eficiente de comunicação de dados usada para transmitir de maneira rápida e barata (qb) a informação digital através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) a um ou muitos destinos de um ou muitos end-points. Em 2006, a internet baseada em ATM e IP nativo começam, lentamente, a reduzir o uso do frame relay. Também o advento do VPN e de outros serviços de acesso dedicados como o Cable Modem e o DSL, aceleram a tendência de substituição do frame relay. Há, entretanto, muitas áreas rurais onde o DSL e o serviço de cable modem não estão disponíveis e a modalidade de comunicação de dados mais econômica muitas vezes é uma linha frame relay. Assim, uma rede de lojas de varejo, por exemplo, pode usar frame relay para conectar lojas rurais ou interioranas em sua WAN corporativa. (provavelmente com a adoção de uma VPN para segurança).

    O frame-relay é uma técnica de comutação de quadros efetuada de maneira não confiável(sem controle de erros e sem controle de fluxo), considerando as seguintes características: Redes locais com um serviço orientado a conexão, operando na Camada de Enlace nível 2 do modelo OSI, com baixo retardo e sem controle de erro nos nós.

  • Cespe

    A tecnologia frame relay, embora com capacidade de transmissão em alta velocidade, não é adequada para uso em WANs.

    E


ID
4962505
Banca
FCC
Órgão
BANESE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No contexto de encaminhamento de pacotes, em relação a ATM, Frame Relay, HDLC e MPLS, procedimentos, tais como, incluir um rótulo em cada pacote, realizar a pesquisa de rótulos em uma tabela e efetuar o roteamento com base na entrada da tabela, estão associados a

Alternativas
Comentários
  • MPLS:  Essa tecnologia é um protocolo de chaveamento de pacotes que possibilita o encaminhamento e a comutação dos fluxos de dados através de rede, com mais eficiência.

    ATM: Tecnologia de rede baseada na transferência de pacotes relativamente pequenos chamados de células de tamanho definido. O tamanho pequeno e constante da célula permite a transmissão de áudio, vídeo e dados pela mesma rede.

    Frame Relay: Tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade que é usada em muitas redes ao redor do mundo para interligar aplicações do tipo LAN, SNA, Internet e Voz.

    HDLC: É um protocolo de comunicação utilizado na segunda camada do modelo OSI: a de enlace de dados.

    Conclusão: O único protocolo que não faz parte da camada de redes é o protocolo HDLC, pois faz parte da camada de enlace.

    Resposta: Item E (MPLS, ATM e Frame Relay)


ID
4973188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de configuração e gerenciamento de serviços de redes Windows e Linux, julgue o item a seguir.


As redes de comunicação de dados X.25, ATM (asyncronous transfer mode) e frame relay executam um processo definido como LDAP, no qual um rótulo ou identificador de circuito virtual é incluído em cada pacote, uma pesquisa de rótulos é realizada em uma tabela, e o roteamento é efetuado com base na entrada da tabela.

Alternativas
Comentários
  • As redes ATM são orientadas a conexões, o envio de dados exige primeiro o envio de um pacote para configurar a conexão. As conexões são chamadas circuitos virtuais. Dessa forma, o envio de dados exige primeiro o envio de um pacote para configurar a conexão. À medida que o pacote de configuração passa pela sub-rede, todos os roteadores no caminho inserem uma entrada em suas tabelas internas registrando a existência da conexões e reservando os recursos necessários para ela.

    A resposta mais próxima que eu encontrei foi essa. Aparentemente o erro da questão está na inclusão de um identificador de circuito virtual em cada pacote.

    Peço auxílio dos pesquisadores da área.

    Fonte: https://sites.google.com/site/estudandoredes/capitulo-01---introducao/1-5-exemplos-de-redes/1-5-2-redes-orientadas-a-conexoes-x-25-frame-relay-e-atm

  • Protocolo correto é o MPLS e não LDAP

  • Errado. As redes de comunicação de dados X.25, ATM (asyncronous transfer mode) e frame relay executam um processo definido como LDAP, no qual um rótulo ou identificador de circuito virtual é incluído em cada pacote, uma pesquisa de rótulos é realizada em uma tabela, e o roteamento é efetuado com base na entrada da tabela.