SóProvas


ID
148444
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação à MIB (Management Information Base), analise:

I. MIB é um banco de dados que armazena informações relativas a todos os objetos gerenciados, definidos através de seus atributos, das operações a que podem ser submetidos e das notificações que podem ser emitidas.
II. Na definição dos objetos gerenciáveis da MIB é utilizada a linguagem de definição de objetos ASN.1 (Abstract Syntax Notation One), considerando a estrutura e as restrições de cada dispositivo de rede no qual esta será implementada.
III. Não é necessário que o processo gerente conheça toda MIB de sua rede para poder controlar e interagir com todos os dispositivos presentes, uma vez que esse papel já é exercido pelo processo agente, no que concerne aos objetos gerenciáveis.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Com relação ao erro do item II

    A Abstract Syntax Notation One é uma linguagem formal desenvolvida e padronizada pelo CCITT (International Consultative Commitee on Telegraphy and Telephony; X.208) e pela ISO (International Organization for Standardization; ISO 8824). ASN.1 é importante por diversas razões. Primeiro, pode ser usada para definir sintaxes abstratas de aplicações de dados. Além disso é usada para definir estruturas de aplicação e protocolo de apresentação de unidades de dados (PDUs). E finalmente é usada para definir a base de informação de gerência (MIB) tanto para sistemas de gerenciamento SNMP (simple network managment procotocol) como OSI (open systems interconnection).

    A ASN.1 não é uma  a linguagem de definição de objetos conforme está escrito nesse item

  • Segundo o texto "protocolo de gerenciamento SNMP" do CBPF-NT-006/01 (Pode achar esse texto no google)

    Diz que: Os objetos de uma MIB são especificados de acordo com a ASN-1 - Abstract Syntax Notation One. A notação sintática abstrata é uma forma de descrição abstrata dos dados com o objetivo de não se levar em consideração a estrutura e restrições do equipamento no qual está sendo implementada.

    O erro está em dizer que ele leva em consideração as restrições de cada equipamento.
  • Em relação a opção II:

    A ASN.1 não é uma  a linguagem de definição de objeto. Ou seja, não são as notações do ASN.1 quem vai definir os objetos. Esses já vêm definidos na própria MIB. A ASN.1 só especifica como os dados são representados e transmitidos. (Ex: Integer, String, Counter, Object Identifier, NUll, IP Address, Gauge, Time Ticks).

    A codificação (ou definição, como tratou a questão) é feita em uma string de octetos usando BER (Basic Enconding Rules).

    Em relação a opção III:

    não consegui interpretar exatamente o que a questão cobrou. Eu entendi da seguinte forma:

    "Que o processo gerente não precise conhecer cada um dos 114 (na MIB 1) ou 185 (na MIB 2) códigos dos objetos gerenciados. Ex: Se acontecer de OID 1.3.6.1.x, o processo gerente não precisa saber de antemão que esse OID se refere ao objeto tal."

    Se for isso, TALVEZ o erro esteja aí, pois o processo gerente PRECISE conhecer cada um OID presente na MIB.
  • Em relação ao erro II:

    "Na definição destes objetos gerenciáveis é utilizada a linguagem ASN.1 (Abstract Syntax Notation One), que possibilita definir a estrutura destes dados sem a necessidade de se considerar a estrutura nem as restrições do dispositivo de rede no qual será implementada".

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialgmredes1/pagina_3.asp
  • Letra A

    Complementando... em relação ao erro da III:

    "O processo gerente deve conhecer toda MIB de sua rede para poder controlar e interagir com todos os agentes presentes. Um processo agente, por sua vez, pode se limitar a conhecer apenas a uma fração da MIB que comporte os objetos gerenciáveis que ele controla."

     

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialgmredes1/pagina_3.asp