SóProvas



Questões de MIB (Management Information Base)


ID
148444
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação à MIB (Management Information Base), analise:

I. MIB é um banco de dados que armazena informações relativas a todos os objetos gerenciados, definidos através de seus atributos, das operações a que podem ser submetidos e das notificações que podem ser emitidas.
II. Na definição dos objetos gerenciáveis da MIB é utilizada a linguagem de definição de objetos ASN.1 (Abstract Syntax Notation One), considerando a estrutura e as restrições de cada dispositivo de rede no qual esta será implementada.
III. Não é necessário que o processo gerente conheça toda MIB de sua rede para poder controlar e interagir com todos os dispositivos presentes, uma vez que esse papel já é exercido pelo processo agente, no que concerne aos objetos gerenciáveis.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Com relação ao erro do item II

    A Abstract Syntax Notation One é uma linguagem formal desenvolvida e padronizada pelo CCITT (International Consultative Commitee on Telegraphy and Telephony; X.208) e pela ISO (International Organization for Standardization; ISO 8824). ASN.1 é importante por diversas razões. Primeiro, pode ser usada para definir sintaxes abstratas de aplicações de dados. Além disso é usada para definir estruturas de aplicação e protocolo de apresentação de unidades de dados (PDUs). E finalmente é usada para definir a base de informação de gerência (MIB) tanto para sistemas de gerenciamento SNMP (simple network managment procotocol) como OSI (open systems interconnection).

    A ASN.1 não é uma  a linguagem de definição de objetos conforme está escrito nesse item

  • Segundo o texto "protocolo de gerenciamento SNMP" do CBPF-NT-006/01 (Pode achar esse texto no google)

    Diz que: Os objetos de uma MIB são especificados de acordo com a ASN-1 - Abstract Syntax Notation One. A notação sintática abstrata é uma forma de descrição abstrata dos dados com o objetivo de não se levar em consideração a estrutura e restrições do equipamento no qual está sendo implementada.

    O erro está em dizer que ele leva em consideração as restrições de cada equipamento.
  • Em relação a opção II:

    A ASN.1 não é uma  a linguagem de definição de objeto. Ou seja, não são as notações do ASN.1 quem vai definir os objetos. Esses já vêm definidos na própria MIB. A ASN.1 só especifica como os dados são representados e transmitidos. (Ex: Integer, String, Counter, Object Identifier, NUll, IP Address, Gauge, Time Ticks).

    A codificação (ou definição, como tratou a questão) é feita em uma string de octetos usando BER (Basic Enconding Rules).

    Em relação a opção III:

    não consegui interpretar exatamente o que a questão cobrou. Eu entendi da seguinte forma:

    "Que o processo gerente não precise conhecer cada um dos 114 (na MIB 1) ou 185 (na MIB 2) códigos dos objetos gerenciados. Ex: Se acontecer de OID 1.3.6.1.x, o processo gerente não precisa saber de antemão que esse OID se refere ao objeto tal."

    Se for isso, TALVEZ o erro esteja aí, pois o processo gerente PRECISE conhecer cada um OID presente na MIB.
  • Em relação ao erro II:

    "Na definição destes objetos gerenciáveis é utilizada a linguagem ASN.1 (Abstract Syntax Notation One), que possibilita definir a estrutura destes dados sem a necessidade de se considerar a estrutura nem as restrições do dispositivo de rede no qual será implementada".

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialgmredes1/pagina_3.asp
  • Letra A

    Complementando... em relação ao erro da III:

    "O processo gerente deve conhecer toda MIB de sua rede para poder controlar e interagir com todos os agentes presentes. Um processo agente, por sua vez, pode se limitar a conhecer apenas a uma fração da MIB que comporte os objetos gerenciáveis que ele controla."

     

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialgmredes1/pagina_3.asp


ID
148447
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Embora as MIB's da ISO e da Internet sejam modeladas por meio de técnicas de programação por objeto, existem diferenças entre ambas, com relação às hierarquias usadas para representar os objetos. A única similaridade reside na hierarquia de

Alternativas
Comentários
  • Para a definição dos objetos gerenciados deve-se considerar três hierarquias: hierarquia de herança, de nomeação e de registros usados na caracterização e identificação de objetos gerenciados.

    A seguir descreveremos cada uma das hierarquias mencionadas acima.

     

    Hierarquia de Herança

    Também denominada hierarquia de classe, tem como objetivo facilitar a modelagem dos objetos, através da utilização do paradigma da orientação a objetos. Assim podem ser definidas classes, superclasses, subclasses. Trata-se de uma ferramenta para uma melhor definição de classes.

     

    Hierarquia de Nomeação

    A hierarquia de nomeação, também chamada hierarquia de containment, descreve a relação de "estar contido em" aplicado aos objetos. Um objeto gerenciado está contido dentro de um e somente um objeto gerenciado.

    Um objeto gerenciado existe somente se o objeto que o contém existir, e dependendo da definição, um objeto só pode ser removido se aqueles que lhe pertencerem forem removidos primeiro.

     

     

    Hierarquia de Registro

    A hierarquia de registro é usada para identificar de maneira universal os objetos, independentemente das hierarquias de heranças e nomeação. Esta hierarquia é especificada segundo regras estabelecidas pela notação ASN.1 (Abstract Syntax Notation. One).

    Assim, cada objeto é identificado por uma sequência de números, correspondente aos nós percorridos desde a raiz, até o objeto em questão.
    Esta hierarquia é também usada pelo padrão Internet.

    No padrão Internet os objetos gereciados são definidos em uma árvore de registro, equivalente a hierarquia de registro do padrão OSI.

    Fonte: UFRGS

  • Vejam em http://penta.ufrgs.br/gr952/trab1/2compara.html
  • Letra B

     

    Comparação entre a MIB da OSI e a MIB da Internet

     

    As MIB's da ISO e da Internet são modeladas através de técnicas de programação por objeto. Dentro deste contexto, os recursos a serem gerenciados são representados através de objetos gerenciados.

    A diferença entre estas duas MIB's reside nas hierarquias usadas para representar os objetos. Na MIB da ISO são definidas três hierarquias: hierarquia de herança, hierarquia de nomeação e hierarquia de registro.

     

    A hierarquia de herança ou de classes está relacionada às propriedades associadas a um determinado objeto. Dentro desta hierarquia diz-se que objetos da mesma classe possuem propriedades similares.

    No caso da Internet não são usados os conceitos de classes de objetos e seus respectivos atributos. São definidos tipos de objetos. A definição de tipo de objetos contém cinco campos: nome textual com o respectivo identificador de objeto (OBJECT IDENTIFIER), uma sintaxe ASN.1, uma descrição do objeto, o tipo de acesso e o status.

     

    A hierarquia de nomeação ou de containment é usada para identificar instâncias de objetos. Este tipo de hierarquia não é definido no caso da Internet.

     

    Finalmente tem-se a hierarquia de registro que é especificada em ambos padrões.

     

    http://penta.ufrgs.br/gr952/trab1/2compara.html


ID
148450
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A MIB II usa uma arquitetura de árvore, definida na ISO ASN.1, para organizar todas as suas informações, sendo que, cada parte da informação da árvore é um nó rotulado. Nessa árvore, o MIB II pode ser localizado, percorrendo, sucessivamente, os nós

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,

    acessem o link http://penta.ufrgs.br/gr952/trab1/2mibII.html  para poderem tentar entender a questão. Inclusive essa questão foi retirada dae.

    br />
  • o negocio é decorar a árvore mib
  • Imagem do link do colega acima. Imagem para decorar.

    http://penta.ufrgs.br/gr952/trab1/2arvore1.gif
  • Letra C

     

    Ver "Figura 5: Estrutura hierárquica de uma MIB" em

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialgmredes1/pagina_3.asp

  • ah, ok, blz

    vou decorar a árvore mib aqui

    tá tranquilo

    -_-


ID
148453
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na arquitetura de árvore do MIB II, cada nó contém uma pequena descrição textual e o identificador de objetos (OID). Nessa árvore, o nó mibII(1) tem como seu identificador de objetos:

Alternativas
Comentários
  •  1.3.6.1.2.1.1 - SNMP MIB-2 System
    1.3.6.1.2.1.2 - SNMP MIB-2 Interfaces
    1.3.6.1.2.1.3 - at
    1.3.6.1.2.1.4 - ip
    1.3.6.1.2.1.5 - icmp
    1.3.6.1.2.1.6 - tcp
    1.3.6.1.2.1.7 - udp
    1.3.6.1.2.1.8 - egp
    1.3.6.1.2.1.9 - cmot
    1.3.6.1.2.1.10 - transmission
    1.3.6.1.2.1.11 - snmp
    1.3.6.1.2.1.14 - OSPF Version 2 MIB
    1.3.6.1.2.1.15 - BGPv4
    1.3.6.1.2.1.16 - Managed Objects for Bridges
    1.3.6.1.2.1.17 - Bridge Mib
    1.3.6.1.2.1.22 - rptrHealth
    1.3.6.1.2.1.25 - HOST-RESOURCES-MIB, from RFC 1514
    1.3.6.1.2.1.26 - Ethernet MAU mib
    1.3.6.1.2.1.27 - Application MIB module
    1.3.6.1.2.1.28 - MTA MIB module
    1.3.6.1.2.1.29 - X.500 Directory MIB module
    1.3.6.1.2.1.31 - ifMib
    1.3.6.1.2.1.33 - upsMIB
    1.3.6.1.2.1.34 - snaNode
    1.3.6.1.2.1.41 - sdlcStatus
    1.3.6.1.2.1.43 - Printer-MIB
    1.3.6.1.2.1.47 - entity-mib
    1.3.6.1.2.1.69 - docsDev

    Fonte >> http://www.alvestrand.no/objectid/1.3.6.1.2.1.html

  • http://penta.ufrgs.br/gr952/trab1/2arvore1.gif
  • http://penta.ufrgs.br/gr952/trab1/2arvore1.gif

  • Letra D

     

    Ver " Figura 5: Estrutura hierárquica de uma MIB. " em

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialgmredes1/pagina_3.asp


ID
162247
Banca
FCC
Órgão
TCE-AL
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com os grupos adicionados ao RMON2 ? Remote Monitoring MIB versão 2, conforme especificado na RFC2021, é possível monitorar, por exemplo, o tipo de tráfego provocado e a largura de banda ocupada pelos serviços em uma rede. Entretanto, NÃO é um grupo adicionado ao RMON2 por já existir no RMON, o

Alternativas
Comentários
  • Pura decoreba:

    A estrutura da MIB

    A extensão RMON da MIB consiste de conjunto de definições de objetos; cada um destes objetos é classificado segundo o grupo a que foi associado. Eis os grupos definidos pela MIB:

    Estatísticas Ethernet; Histórico de Controle; Histórico Ethernet; Alarme; Host; HostTopN; Matriz; Filtro; Captura de Pacotes; Evento.

    Grupo de HostTopN

    A função deste grupo é preparar relatórios descritivos dos hosts que ocupam o topo da lista de uma determinada estatística. As estatísticas disponíveis são amostras de uma das estatísticas padrão num intervalo de tempo especificado pela estação de gerenciamento. Essas estatísticas são, na realidade, taxas. A estação de gerenciamento também deverá determinar a quantidade de hosts a ser analisada. Os objetos deste grupo são: hostTopNControlTable e hostTopNTable. Este grupo requer a implementação do grupo de host.

    Fonte: http://www.rnp.br/newsgen/9901/rmon.html
  • b-

    os grupos RMON2:

    protocolDir group

    protocolDist group

    addressMap group

    nlHost group

    nlMatrix group

    alHost group

    alMatrix group

    usrHistory group

    probeConfig group

    Configuration commands

    https://www.ibm.com/docs/en/nsm/61.1?topic=guide-rmon2-mib-group


ID
230602
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A MIB (Management Information Base) é o conjunto dos objetos gerenciados, que procura abranger todas as informações necessárias para a gerência da rede. Qual alternativa contém a relação de grupos pertencentes à MIB II?

Alternativas
Comentários
  • MIB-II é uma arquitetura de árvore que nas folhas contêm objetos e acima nós rotulados. Abaixo do nó rotulado MIB-II localizam-se os objetos especificos para obter informações especificas dos dispositivos de redes.
    Os grupos para a MIB-II são:

    1- system --> sistema de operação dos dispositivos da rede
    2- interfaces --> interface da rede com o meio físico
    3- at --> mapeamento de endereços IP em endereços físicos
    4- ip --> protocolo IP
    5- icmp --> protocolo ICMP
    6- tcp --> protocolo TCP
    7- udp --> protoloco UDP
    8- egp --> protoloco EGP
    9- cmot --> protocolo CMOT
    10- Transmission --> meios de transmissão
    11- snmp --> protocolo SNMP

    Alternativa C
  • CMOT

    Criado com objetivo de viabilizar a convivência da arquitetura Internet e do protocolo de gerenciamento OSI, o CMOT se baseia na estrutura de gerenciamento OSI e nos modelos, serviços e protocolos desenvolvidos pela ISO para gerenciamento de redes. O CMOT permite que a estrutura de gerenciamento OSI possa ser aplicada sobre os objetos gerenciados de uma rede TCP/IP.

    fonte: wikipedia


ID
837412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito do protocolo SNMP, julgue os itens a seguir.

No processo de gerenciamento de dispositivos, a mensagem set permite a recuperação do valor de objetos MIB do agente.

Alternativas
Comentários
  • A mensagem SET permite a ATUALIZAÇÃO do valor

  • Tabela 2: Comandos do Protocolo PDU

    Get RequestUsado para solicitar o valor de uma ou mais variáveis da MIB.Get-next RequestUsado para solicitar os valores de um conjunto seqüencial de variáveis da MIB. Geralmente é usado para solicitar valores de uma tabela da MIB. Após a solicitação do primeiro valor usando o comando Get, os valores seguintes são solicitados usando este comando.Set RequestUsado para atribuir um valor a uma variável da MIB.Get RresponseUsado para enviar resposta aos comandos Get, Get-next e Set.TrapUsado para enviar informações de alarme ou eventos significativos.Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialsnmp/pagina_3.asp


  • 1.  GET, é utilizada tanto para solicitar o valor de um (ou mais) objeto(s) quanto para informar o valor. Ou seja, é tanto uma mensagem de requisição quanto de resposta. Ela sempre contém dois campos para cada objeto: um é o seu nome e o outro o valor. Nas requisições, o campo valor é deixado em branco.

    2.  GETNEXT, especifica o objeto a acessar, para obter seus atributos e descobrir qual o próximo objeto na sequência léxica.

    3.  SET, usado para fazer uma mudança no subsistema gerido.

    4.  TRAP, usado para reportar uma notificação ou para outros eventos assíncronos sobre o subsistema gerido.


    Portanto, o GET é quem recupera o valor.
  • Poutz.. Era facil assim? Set por get



  • O SNMP é um protocolo orientado a pacotes e possui em sua estrutura cabeçalho, dados e informações de verificação (PDU):

    Get request: usado para solicitar o valor de uma ou mais variáveis da MIB;

    Get-next request: usado para solicitar os valores de um conjunto sequencial de variáveis da MIB e, após a solicitação do primeiro valor usando o comando get, os valores seguintes são solicitados usando este comando;

    Set request: usado para atribuir um valor a uma variável da MIB;

    Get response: usado para enviar resposta aos comandos getget-next e set;

    Trap: usado para enviar informações de alarme ou eventos significativos.

     

    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialgmredes2/pagina_2.asp

  • Se vc é da área policial, você não é, e nem quer ser, perito em TI... então ATENHA-SE ao básico e acerte...

    Palavras em Inglês = TRADUZA e leia novamente a questão.

    Get request === Obter pedido

    Get-next request === Solicitação do próximo passo/pedido

    Get response === Obter resposta

    Set === Definir

    Set request === Definir pedido

    Trap === Armadilha

  • agente do MIB?


ID
2626699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito de conceitos de MIB (Management Information Base).


Objetos gerenciados de uma rede são acessados por meio das MIB e os objetos de uma MIB são especificados pelo padrão ASN.1. Assim, cada tipo de objeto possui quatro componentes específicos: um nome, uma sintaxe, uma codificação e um endereço de destino.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado. Cada tipo de OBJETO possui 5 compontes...

    A descrição dos objetos é dividida em cinco o partes: o nome do objeto, a sintaxe abstrata do objeto, a descrição textual do significado do objeto, o tipo de acesso permitido ao objeto (read-only, read-write, write-only ou não acessível), e o estado do objeto (obrigatório, opcional, obsoleto).

    http://penta.ufrgs.br/gr952/trab1/2mibII.html

  • Errada.

     

    De acordo com nossa fonte, a MIB possui uma estrutura em árvore padronizada que contém os objetos gerenciáveis de um determinado dispositivo de rede. Um objeto gerenciável é uma visão abstrata de um recurso de um dispositivo da rede. Ele corresponde a uma estrutura de dados e operações obtida a partir do modelamento dos recursos desse dispositivo de rede. Cada objeto possui as seguintes características:

    1) Um rótulo (label), em formato texto, e uma identificação única denominada Object IDentification (OID);

    2) Atributos:

       a) tipo de dado;

       b) descrição;

       c) informações de status;

       d) configuraç.ão e estatíticas, entre outras.

    3) Operações que podem ser aplicadas ao objeto: leitura (read), escrita (write) e comando (set).

     

     

    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialsnmp/pagina_2.asp

  • Objetos gerenciados de uma rede são acessados por meio das MIB e os objetos de uma MIB são especificados pelo padrão ASN.1. Assim, cada tipo de objeto possui quatro componentes específicos: um nome, uma sintaxe, uma codificação e um endereço de destino.

     

    O endereço de destino pertence ao objeto gerenciado.

     

    Estrutura de Gerenciamento – SMIv1

     

    A SMI definida na RFC 1155 descreve as estruturas e o esquema de identificação para a definição das informações de gerenciamento. Os objetos da MIB são definidos usando o ASN.1, onde cada tipo de objeto tem um nome, uma sintaxe e uma codificação. O nome é representado pelo macro OBJECT IDENTIFIER, - o valor de uma macro OBJECT IDENTIFIER é um nome atribuído administrativamente. A sintaxe para um objeto define a estrutura de dados abstrata correspondente ao tipo de objeto. A codificação de um tipo de objeto é a forma como instâncias de um tipo de objeto são representados usando a sintaxe do tipo de objeto .

     

    Questão retirada deste pdf:

    https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/83525/189328.pdf;jsessionid=475C2BAA50D603D768AF6A4677E049AE?sequence=1

  • Objetos gerenciados de uma rede são acessados por meio das MIB e os objetos de uma MIB são especificados pelo padrão ASN.1. Assim, cada tipo de objeto possui quatro componentes específicos: um nome, uma sintaxe, uma codificação e um endereço de destino.

    Cada parte da informação da árvore é um nó rotulado que contém:

    - um identificador de objetos (OID): sequência de números separados por pontos.

    - uma pequena descrição textual: descrição o nó rotulado

    Exemplo:

    directory(1)

    identificador de objetos: 1.3.6.1.1

    descrição textual: {internet 1}

  • Eita, que ha comentarios aqui q sao iguais a vassoura sem cabo: nao servem pra nada!

    Galera se contradizendo geral ai, um dizendo uma coisa e outro dizendo outra.

    Nao vou comentar essa questao pq nao vi nenhuma afirmacao semelhante nos autores q tenho como referencia: Tanenbaum, Comer, Kurose e Forouzan.

    Ah, e nao uso wikipedia como fonte!

  • Wiki não foi, não é e nunca será FONTE.

ID
2626702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito de conceitos de MIB (Management Information Base).


A MIB II usa o modelo de arquitetura de árvore para organizar todas as suas informações, e o único nó da árvore que não é rotulado é o nó raiz, que tem, pelo menos, três filhos diretamente abaixo dele.

Alternativas
Comentários
  • A árvore MIB II

    A MIB II usa uma arquitetura de árvore, definida na ISO ASN.1, para organizar todas as suas informações. Cada parte da informação da árvore é um nó rotulado que contém:

    um identificador de objetos (OID): sequência de números separados por pontos.

    uma pequena descrição textual: descrição o nó rotulado

    Exemplo:

    directory(1)

    identificador de objetos: 1.3.6.1.1

    descrição textual: {internet 1}

    Um nó rotulado pode ter subárvores contendo outros nós rotulados. Caso não tenha subárvores, ou nós folhas, ele conterá um valor e será um objeto.

    O nó raiz da árvore MIB não tem nome ou número, mas tem três subárvores:

    ccitt(0), administrada pelo CCITT

    iso(1), administrada pela ISO

    joint-iso-ccitt(2), administrada pela ISO juntamente com o CCITT.

    Sob o nó iso(1), estão outras subáarvores, como é o caso da subáarvore org(3), definida pela ISO para conter outras organizações. Uma das organizações que está sob a subáarvore org(3) é o Departamento de Defesa dos EUA (DOD), no nó dod(6). A Internet(1) está sob o dod(6), e possui quatro subárvores:

    directory(1): contém informações sobre o serviço de diretórios OSI (X.500)

    Fonte:  http://penta.ufrgs.br/gr952/trab1/2mibII.html

    mgmt(2): contém informações de gerenciamento, é sob esta subárvore que está o nó da mibII, com o identificador de objeto 1.3.6.1.2.1 ou { mgmt 1 }.

     

    experimental(3): contém os objetos que ainda estão sendo pesquisados pela IAB.

     

    private(4): contém objetos definidos por outras organizações.

  • Vamos devagar:

     

    1) A MIB II usa o modelo de arquitetura de árvore para organizar todas as suas informações.

    Certo.

     

    2) Na MIB II, o único nó da árvore que não é rotulado é o nó raiz.

    Certo. O nó raiz da árvore MIB não tem nome ou número

     

    3) O nó raiz da MIB II tem, pelo menos, três filhos diretamente abaixo dele.

    Certo. O nó raiz possui pelo menos esses três filhos:

      a) ccitt(0), administrada pelo CCITT

      b) iso(1), administrada pela ISO

      c) joint-iso-ccitt(2), administrada pela ISO juntamente com o CCITT.

     

    Portanto, questão correta.

     

    Fonte: http://penta.ufrgs.br/gr952/trab1/2mibII.html

  • Abaixo da subárvore mibII estão os objetos usados para obter informações específicas dos dispositivos da rede.
    Esses objetos são divididos em 11 grupos, que são apresentados na tabela abaixo.

    ___ Grupos Informações

    system(1) - sistema de operação dos dispositivos da rede
    interfaces(2) - interface da rede com o meio físico
    address translation(3) - mapeamento de endereços IP em endereços físicos
    ip(4) - protocolo IP
    icmp(5 ) - protocolo ICMP
    tcp(6) - protocolo TCP
    udp(7) - protocolo UDP
    egp(8) - protocolo EGP
    cmot(9) - protocolo CMOT
    transmission(10) - meios de transmissãoes
    snmp(11) - protocolo SNMP
    ___________________________________________________________________________

    Cada objeto contido nos grupos apresentados na tabela acima é descrito no RFC1213.
    A descrição dos objetos é dividida em cinco o partes: o nome do objeto, a sintaxe abstrata do objeto, a descrição textual do significado do objeto, o tipo de acesso permitido ao objeto (read-only, read-write, write-only ou não acessível), e o estado do objeto (obrigatório, opcional, obsoleto).
    O exemplo abaixo apresenta a descrição do objeto sysDescr{Internet 1}.

    OBJECT

    sysDescr{Internet 1}

    Syntax:

    DisplayString(SIZE(0..255))

    Definition: descrição textual da entidade. Nome completo, vesão, ...

    Access: read-only

    Status: mandatory

     


ID
2693995
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre MIB (Management Information Base) para gerenciamento de redes.


I. A SMI (Structure of Management Information) define os tipos de objetos e modelos de dados; e um objeto SMI é especificado sobre o MIB a ser utilizado.

II. MIB é um banco de dados utilizado para gerenciar entidades em uma rede de comunicação de dados.

III. Uma MIB pode ter tipos de dadas, tais como: contador, ou um número que descreve o estado de uma variável a ser gerenciada; uma informação descritiva sobre um serviço ou hardware; informações do estado sobre dispositivos ou periféricos; ou informações sobre protocolos disponíveis na comunicação com a máquina sendo monitorada.


Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • O erro do III é fala tipos de dadas???

  • Gabarito A

    A Estrutura de Gestão de Informação (SMI, do inglês Structure of Management Information) fornece uma maneira de definir os objetos gerenciados e seus comportamentos. Um agente tem em posse uma lista de objetos que ele controla. Um possível objeto é o status operacional de uma interface do roteador (por exemplo, updown, ou testing). Essa lista define coletivamente as informações que o gerente pode utilizar para determinar a saúde geral do dispositivo no qual seu agente reside.

                Basicamente, podemos pensar em um banco de dados de objetos gerenciados e rastreados pelos agentes onde qualquer tipo de status ou dados estatísticos pode ser acessado pelo gerente. Isso recebe o nome de Management Information Base (MIB).

               Enquanto o SMI fornece uma maneira para definir objetos gerenciados, a MIB é uma definição (usando a sintaxe da SMI) dos próprios objetos. Analogamente, a MIB se comporta em relação ao objeto como um dicionário se comporta perante uma palavra. Inicialmente, define o nome textual de um objeto para depois lhe atribuir um significado ou uma definição.

                Um agente pode implementar muitas MIBs, mas todos os agentes implementam uma MIB particular chamada MIB-II (RFC 1213). Essa norma é responsável por definir variáveis para estatísticas de interface (velocidades de interface, MTU, octetos enviados, octetos recebidos, etc.) e status pertencentes ao sistema (localização do sistema, de contato do sistema, etc.). Em suma, o principal objetivo do MIB-II é fornecer a informação TCP/IP geral de gestão.

    Fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/10_1/snmp/mibs.htm

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2791228
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A MIB (Management Information Base) é responsável pelo armazenamento das informações gerenciáveis, em soluções de gerência baseadas no SNMP (Simple Network Management Protocol). Sobre a MIB, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2915362
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação ao protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol), a função da MIB (Management Information Base) é manter uma base de dados para armazenar:

Alternativas
Comentários
  • A Estrutura de Gestão de Informação (SMI, do inglês Structure of Management Information) fornece uma maneira de definir os objetos gerenciados e seus comportamentos. Um agente tem em posse uma lista de objetos que ele controla. ... Isso recebe o nome de Management Information Base (MIB)

    Gabarito D

  • MIB (Management Information Base).

    Especifica os elementos armazenados nos módulo

    Define a sintaxe (tipo e estrutura ) e semântica dos objetos gerenciados


ID
2947003
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

De acordo com o MIB (do inglês, Management Information Base), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • SNMP - Simple Network Management Protocol

    Utiliza o modelo agente/gerente na comunicação com os elementos de rede

    Agente de gerenciamento:

    Responde a solicitações de informação.

    Responde a solicitações de execução de ações.

    Provê informações impotantes, não solicitadas.

    Pode fazer parte de dispositivos, que se tornam então gerenciáveis.

    Estação de gerenciamento ou gerente:

    Dispositivo, sistema ou função num sistema compartilhado.

    Serve como interface ao operador ou gerente de rede - ser humano.

    Provê, no mínimo:

    Um conjunto de aplicações para análises de dados, recuperação de falhas, etc.

    Uma interface de operação, para monitoração e controle.

    Capacidade de traduzir solicitações de operadores para os elementos remotos.

    Uma base de dados de informação extraída das bases de dados das entidades gerenciadas

    Base de informação de gerenciamento ou MIB - Management Information Base:

    Os recursos da rede são representados como objetos para fins de gerenciamento.

    Cada objeto é essencialmente uma variável de dados que representa um aspecto do recurso gerenciado

    A coleção de objetos é referida como MIB - Management Information Base.

    Os objetos são padronizados para sistemas de uma determinada classe, ex:

    Roteadores

    Estações de trabalho

    Modems

    No-break

    Multiplexadores

    •O modelo de informação Define a estrutura e o armazenamento da informação

    SMI: define a sintaxe e a semantica da informação de gerência armazenada na MIB

    MIB: base de dados virtual utilizada pelos processos de agente e gerente para armazenar e trocar informações de gerência

    MDB: banco de dados real que contém os valores medidos ou configurados no elemento de rede

    A MIB

    Base de informação contendo informações sobre os objetos

    Organizada por grupo de objetos relacionados

    Define as relações entre objetos

    NÃO é uma base de dados física, mas virtual que é compilada no módulo de gerência

  • Parece-me que a alternativa "E" está mais para o SMI do que para o MIB. Segue a definição: "O SMI fornece uma maneira de definir objetos gerenciados, enquanto a MIB é a definição (utilizando a sintaxe SMI) dos próprios objetos"

    fonte: "http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialsnmpred1/pagina_4.asp".

  • a E está mais para SMI mesmo


ID
3046693
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo SNMP utiliza a estrutura de objetos MIB para o armazenamento e a troca de informações. Na estrutura hierárquica padrão da MIB, a MIB-II é derivada da subárvore

Alternativas
Comentários
  • mgmt

     

    Fonte: 

    https://screenshot.net/pt/ze4z5t8

  • Alternativa correta: A.

    .

    .

    Hierarquia: iso1, org, dod, internet, mgmt, mib ii.

  • Bah...um emaranhado de siglas esta árvore.

    Nó Raiz: O nó raiz da árvore MIB não tem nome ou número, mas tem três subárvores: ccitt(0), iso(1) e joint-iso-ccitt(2):

    ccitt(0):Administrada pelo CCITT.

    iso(1):Administrada pela ISO. Sob o nó iso(1), estão outras subáarvores, como é o caso da subáarvore org(3), definida pela ISO para conter outras organizações.

    org(3): Uma das organizações que está sob a subáarvore org(3) é o Departamento de Defesa dos EUA (DOD), no nó dod(6). 

    dod(6): A Internet(1) está sob o dod(6), e possui quatro subárvores;

    directory(1): Contém informações sobre o serviço de diretórios OSI (X.500).

    mgmt(2): Contém informações de gerenciamento, é sob esta subárvore que está o nó da mibII, com o identificador de objeto 1.3.6.1.2.1 ou { mgmt 1 }.

    mibII:(1)Na estrutura hierárquica padrão da MIB, a MIB-II é derivada da subárvore mgmt. Abaixo da subárvore mibII estão os objetos usados para obter informações específicas dos dispositivos da rede. 

    experimental(3):  Contém os objetos que ainda estão sendo pesquisados pela IAB.

    private(4): Contém objetos definidos por outras organizações.

    joint-iso-ccitt(2):Administrada pela ISO juntamente com o CCITT.

    Para melhor entendimento seguir a explicação do conteúdo na própria página, conforme a fonte abaixo.

    Fonte:

    http://penta.ufrgs.br/gr952/trab1/2mibII.html


ID
3310858
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma rede de computadores pode ser gerenciada por alguns padrões abertos, como o SNMP.

Como é conhecida a estrutura de dados que armazena as informações coletadas em um host sendo gerenciado?

Alternativas
Comentários
  • O modelo de gerenciamento de rede usado pelo SNMP inclui os seguintes elementos-chave:

  • Letra B

    A arquitetura de gerência de redes SNMP, voltadas para Redes SNMP, um protocolo de comunicação, consistem em:

    Gerente: Faz a interface de gerenciamento, fazendo requisição de informações de monitoramento e controle aos elementos rede e traduzindo essas informações de maneira clara para os operadores da rede.

    Agente: Elemento de rede gerenciável. Responde as requisições do gerente e o notifica sobre as ocorrências pré-definidas.

    MIB: estrutura de dados que armazena as informações coletadas em um host sendo gerenciado

    SMI: Conjunto de estruturas comuns e esquema de identificação usados para referenciar as variáveis da MIB.

    SNMP: É o protocolo de comunicação que interliga agente e gerente no processo.


ID
5041588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de redes de computadores, endereçamento e protocolos da família TCP/IP e gerenciamento de redes TCP/IP, julgue o item a seguir.


A utilização de uma MIB privada previamente estabelecida e disponibilizada pelo fabricante de um equipamento de rede que utilize SNMP como protocolo de gerenciamento é capaz, por exemplo, de verificar a ocorrência de falhas no ventilador de resfriamento desse equipamento.

Alternativas
Comentários
  • MIB é usado para gerenciamento de entidades em uma rede de comunicação. Ele é frequentemente utilizado para se referir a um subconjunto particular, mais corretamente referenciado como módulo MIB.

    MIB privada é aquela em que seus componentes fornecem informações específicas dos equipamentos gerenciados, como configuração, colisões e também é possível reinicializar, desabilitar uma ou mais portas de um roteador.

    A MIB experimental é aquela em que seus componentes (objetos) estão em fase de desenvolvimento e teste, em geral, eles fornecem características mais específicas sobre a tecnologia dos meios de transmissão e equipamentos empregados.

    (Não sou da área)

  • De fato, a RFC1213 define a MIB como "uma estratégia de duas pontas para gerenciamento de rede de internets baseados em TCP / IP".

    Porém, em uma rápida pesquisa na internet, encontram-se vários tutoriais para coletar informações de hardware não relacionados à rede através do SNMP.

    Aqui um tutorial da Oracle que trata especificamente da temperatura:

    https://docs.oracle.com/cd/E19197-01/835-0784-05/z40000241988191.html

    Outros exemplos

    https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/defender-for-iot/how-to-set-up-snmp-mib-monitoring

    https://www.norwegiancreations.com/2017/06/do-it-yourself-snmp-temperature-monitoring-system/

  • passivel de recurso, snmp tem em nobreaks.

  • Segunda questão da prova que vejo com gabarito diferente do oficial. Esta questão foi a de número 140 do caderno da Área 4. Fiz a prova e acertei. Os comentários que concordam com o gabarito errado lançado pelo site, mostram que não podemos confiar nos comentários. E tem muita gente repetindo m...
  • Management information base (MIB), em português base de informações de gerenciamento, é um banco de dados usado para gerenciamento de entidades em uma rede de comunicação. Mais frequentemente associada com o Simple Network Management Protocol (SNMP), o termo também é usado mais genericamente em contextos como no modelo de gerenciamento de rede OSI/ISO.

    O banco de dados é hierárquico (estruturado em árvore) e cada entrada é endereçada através de um identificador de objeto.

    Fonte: Wikipedia

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Management_information_base

  • O examinador quer saber se é possível gerenciar falhas de hardware em uma rede. SIM, É POSSÍVEL.

    É possível realizar o gerenciamento de falhas de hardware , monitorando o estado físico dos dispositivos gerenciados.

    A principal informação que este tipo de gerenciamento realiza é informar se o dispositivo gerenciado está UP (funcionando) ou DOWN ( falhas). Da posse desta informação o administrador sabe se a rede está funcionando normalmente, ou, se há alguma falha.

    Para o gerenciamento de falhas são utilizados os objetos gerenciados da MIB, porém seria necessário aprofundar demais e deixaria o comentário extenso.

    No exemplo da questão o ventilador estaria DOWN (apresentando falhas).

    No meu entendimento GABARITO CORRETO, aguardar comentário do professor

  • Certo. "No protocolo SNMP, uma MIB (Base de Informação de Gerenciamento) define uma base de dados que contém informações de gerenciamento relativas aos dispositivos gerenciados.

    O SNMP é responsável pelo gerenciamento de dispositivos de redes TCP/IP, ele permite o acesso a informações estatísticas de ativos de rede, como, por exemplo, o estado das interfaces de um roteador, o volume de tráfego de entrada e saída e a quantidade de pacotes descartados."

  • Complementando...

    MIB é uma base de dados dos dispositivos gerenciados pelo SNMP.

    No protocolo SNMP, uma MIB define uma base de dados que contém informações de gerenciamento relativas aos dispositivos gerenciados. CERTO

  • O agente SNMP, instalado no item a ser gerenciado, contempla uma tabela de informações que pode ser consultada ou modificada pelo sistema gerente. Desta forma, é possível por exemplo consultar como está o tráfego de rede em determinada porta de um switch ou qual o estado de memória em uma máquina Java.

    Para que esta consulta possa ser feita, o gerente tem que conhecer as informações que podem ser obtidas do agente SNMP. Isso é garantido pelo uso de algo semelhante a um dicionário de dados: MIB e OID. A MIB é base de informações de gerenciamento e um OID é o identificador único dentro da MIB.

    O OID de um dispositivo ou seviço está dentro de uma hierarquia inscrita em Iana.org. Esta hierarquia reserva “pedaços” da árvore para fabricantes e instituições que podem usar os identificadores para uso em SNMP. Como curiosidade, os OID usados em LDAP usam a mesma hierarquia.

  • Pesquisei e entendi assim, me corrijam se estiver errado.

    Uma rede é formada por diversos equipamentos. "Alguém" gerencia esses dispositivos, quem é responsável por gerenciar a rede é uma aplicação no host chamada de entidade gerenciadora. Nessa rede o administrador interage com os dispositivos.

    Os dispositivos que estão interligados nessa rede mandam informações sobre seu estado para um banco de dados que guarda essas informações, esse banco de dados é o MIB.

    A partir do protocolo SNMP a entidade gerenciadora investiga o estado dos dispositivos gerenciados, e realiza ações sobre eles a partir dos seus agentes de rede.

    A partir das mensagens SNMP o gerenciador solicita informações sobre os dispositivos a MIB.

    Um bom exemplo disso são os sensores de temperatura que mandam informações sobre seu estado.

  • Trata-se de uma questão sobre SNMP.

    O comando discorre sobre o uso da MIB no protocolo SNMP.

    Bom, a MIB fornece uma forma de definir os objetos gerenciados, e até seus comportamentos. O protocolo SNMP por sua vez atua na gestão da rede, mas ele não define quais objetos o sistema deverá gerenciar, ele define o design extensível na qual a informação é definida pela MIB.

    Trocando em miúdos, se um fabricante definir em sua MIB o ventilador de resfriamento de seu equipamento na MIB privada, o protocolo SNMP será capaz de identificar a ocorrência de falhas nesse ventilador.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5304064
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A sigla SNMP é um acrônimo para “Simple Network Management Protocol” e representa o protocolo padrão para monitoramento e gerenciamento de redes, sendo na prática, o mais usado para saber o que acontece dentro de ativos de redes e serviços. Usa uma base de informações de gerenciamento para monitorar, gerenciar e analisar redes de computadores; opera em uma das camadas do modelo OSI e utiliza usualmente uma porta padrão conhecida na interação com o UDP da camada de transporte.
A sigla para referenciar a base de informações de gerenciamento, a camada e a porta são, respectivamente:

Alternativas

ID
5377465
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A monitoração das redes só é possível devido a alguns elementos que fazem parte de um sistema de gerenciamento. Nos sistemas de gerenciamento, há um conjunto de objetos gerenciados que, juntos, compõem uma base de informações. Para investigar um incidente, o perito em computação precisa solicitar, ao administrador de uma rede corporativa, o acesso a essa base de dados. Qual é o nome dessa base de informações?

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn

  • MIB base de informações de gerenciamento. SMI linguagem de definição de dados. SNMP protocolo para gerenciamento de redes.