Para a definição dos objetos gerenciados deve-se considerar três hierarquias: hierarquia de herança, de nomeação e de registros usados na caracterização e identificação de objetos gerenciados.
A seguir descreveremos cada uma das hierarquias mencionadas acima.
Hierarquia de Herança
Também denominada hierarquia de classe, tem como objetivo facilitar a modelagem dos objetos, através da utilização do paradigma da orientação a objetos. Assim podem ser definidas classes, superclasses, subclasses. Trata-se de uma ferramenta para uma melhor definição de classes.
Hierarquia de Nomeação
A hierarquia de nomeação, também chamada hierarquia de containment, descreve a relação de "estar contido em" aplicado aos objetos. Um objeto gerenciado está contido dentro de um e somente um objeto gerenciado. Um objeto gerenciado existe somente se o objeto que o contém existir, e dependendo da definição, um objeto só pode ser removido se aqueles que lhe pertencerem forem removidos primeiro.
Hierarquia de Registro
A hierarquia de registro é usada para identificar de maneira universal os objetos, independentemente das hierarquias de heranças e nomeação. Esta hierarquia é especificada segundo regras estabelecidas pela notação ASN.1 (Abstract Syntax Notation. One). Assim, cada objeto é identificado por uma sequência de números, correspondente aos nós percorridos desde a raiz, até o objeto em questão.
Esta hierarquia é também usada pelo padrão Internet.
No padrão Internet os objetos gereciados são definidos em uma árvore de registro, equivalente a hierarquia de registro do padrão OSI.
Fonte: UFRGS
Letra B
Comparação entre a MIB da OSI e a MIB da Internet
As MIB's da ISO e da Internet são modeladas através de técnicas de programação por objeto. Dentro deste contexto, os recursos a serem gerenciados são representados através de objetos gerenciados.
A diferença entre estas duas MIB's reside nas hierarquias usadas para representar os objetos. Na MIB da ISO são definidas três hierarquias: hierarquia de herança, hierarquia de nomeação e hierarquia de registro.
A hierarquia de herança ou de classes está relacionada às propriedades associadas a um determinado objeto. Dentro desta hierarquia diz-se que objetos da mesma classe possuem propriedades similares.
No caso da Internet não são usados os conceitos de classes de objetos e seus respectivos atributos. São definidos tipos de objetos. A definição de tipo de objetos contém cinco campos: nome textual com o respectivo identificador de objeto (OBJECT IDENTIFIER), uma sintaxe ASN.1, uma descrição do objeto, o tipo de acesso e o status.
A hierarquia de nomeação ou de containment é usada para identificar instâncias de objetos. Este tipo de hierarquia não é definido no caso da Internet.
Finalmente tem-se a hierarquia de registro que é especificada em ambos padrões.
http://penta.ufrgs.br/gr952/trab1/2compara.html