SóProvas


ID
1484773
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao procedimento de aferição da pressão arterial (PA), segundo recomendações da IV Diretrizes Brasileiras de Hipertensão (2010), julgue as assertivas com V para VERDADEIRO ou F para FALSO:

(   ) Durante a primeira avaliação, as medidas devem ser obtidas em ambos os braços e, em caso de diferença, deve-se utilizar como referência sempre o braço com o menor valor de PA para planejamento de medidas subsequentes.
(   ) É preconizado que seja aferida pelo menos três medidas da PA em intervalo de, pelo menos, um minuto entre elas. A média das duas últimas deve ser considerada a PA real.
(   ) A pressão arterial diastólica (PAD) pode ser estimada a partir da palpação da artéria radial. Para tanto, deve-se aplicar o manguito de PA no braço da mesma maneira que para o método de ausculta, palpar a artéria radial e insuflar o manguito de PA até 30mmHg acima do ponto em que o pulso radial não possa mais ser palpado. Após a liberação da válvula, logo que o pulso radial for palpável, a leitura do manômetro indicará o valor da pressão arterial diastólica.
(   ) Quanto ao preparo do paciente para aferição da PA, o enfermeiro ou profissional de saúde deve explicar o procedimento ao paciente e deixá-lo em repouso por pelo menos 5 minutos em ambiente calmo. Deve ser instruído a não conversar durante a medida. Deve certificar-se que o paciente não: está com a bexiga cheia; praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos; ingeriu bebidas alcoólicas, café ou alimentos e fumou nos 30 minutos anteriores.
(   ) Sabe-se que a pressão arterial não pode ser influenciada pelo ciclo circadiano de um indivíduo.

A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Na primeira avaliação, as medidas devem ser obtidas em ambos os braços e, em caso de diferença, deve-se utilizar como referência sempre o braço com o maior valor para as medidas subsequentes. Ou seja, a primeira afirmativa é falsa, já que a referência é a medida de maior valor.

    Em cada consulta deverão ser realizadas pelo menos três medidas, sugere-se o intervalo de um minuto entre elas, embora esse aspecto seja controverso. A média das duas últimas deve ser considerada a PA real. Caso as pressões sistólicas e/ou diastólicas obtidas apresentem diferença maior que 4 mmHg, deverão ser realizadas novas medidas até que se obtenham medidas com diferença inferior. Logo, a segunda afirmativa é verdadeira.

    A pressão arterial sistólica (PAS) pode ser estimada a partir da palpação da artéria radial. Para tanto, deve-se aplicar o manguito de PA no braço da mesma maneira que para o método de ausculta, palpar a artéria radial e insuflar o manguito de PA até 30mmHg acima do ponto em que o pulso radial não possa mais ser palpado. Após a liberação da válvula, logo que o pulso radial for palpável, a leitura do manômetro indicará o valor da pressão arterial sistólica. Portanto, a terceira afirmativa é incorreta, uma vez que pelo pulso radial é possível estimar a pressão sistólica e não a diastólica.

     Quanto ao preparo do paciente para aferição da PA, o enfermeiro ou profissional de saúde deve explicar o procedimento ao paciente e deixá-lo em repouso por pelo menos 5 minutos em ambiente calmo. Deve ser instruído a não conversar durante a medida. Deve certificar-se que o paciente não: está com a bexiga cheia; praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos; ingeriu bebidas alcoólicas, café ou alimentos e fumou nos 30 minutos anteriores. Também deve-se cuidado com o posicionamento do paciente. Afirmativa é verdadeira.

    Sabe-se que a pressão arterial pode ser influenciada pelo ciclo circadiano de um indivíduo, já que alterações da PA durante o sono, pode ter implicações prognósticas consideráveis. Afirmativa falsa.


    Resposta D


    Bibliografia


     Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão / Sociedade Brasileira de Nefrologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010; 95(1 supl.1): 1-51.