SóProvas


ID
1485403
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sabendo que os marcadores de necrose miocárdica são fundamentais para estabelecer o diagnóstico diferencial entre angina instável e IAM, assinale a alternativa que apresenta um marcador específico de necrose miocárdica.

Alternativas
Comentários
  • fonte:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAfQAAJ/infarto-agudo-miocardio?part=2 *CK -  As subunidades dessa enzima são: a CK-BB ou CK-1 (predomina no cérebro), CK-MB ou CK-2 (predomina no músculo cardíaco) e CK-MM ou CK-3 (predomina nos músculos estriados e também está presente em menor quantidade que a CK-MB no músculo cardíaco).
    *Dosagem de MIOGLOBINA - A mioglobina é mais sensível que a CK e a CK-MB atividade. Embora sensível, não é um marcador específico, alterando-se na presença de lesões musculares, insuficiência renal crônica, exercícios extenuantes, exposição a drogas e toxinas
    *Dosagem de TROPONINA - Marcadores altamente específicos de injúria celular miocárdica. Ao contrário da CK-MB, a troponina I cardíaca (TnI-c) é altamente específica para o tecido miocárdico, não é detectável no sangue de pessoas sadias, mostra um aumento bem acima dos valores limite nos casos de infarto do miocárdio e pode permanecer elevada por 7 a 10 dias após o episódio agudo. *Troponinas - cTnT e cTnITroponinas são proteínas estruturais envolvidas no processo de contração das fibras musculares esqueléticas e cardíacas. O complexo troponina é composto por três proteínas: troponina T, troponina I e troponina C. Como existem diferenças antigênicas entre as troponinas dos músculos esqueléticos e cardíacos, o uso de anti-soros específicos permite a identificação e quantificação de cada uma delas. As troponinas T (cTnT) e I (cTnI) são consideradas como os marcadores bioquímicos mais específicos e sensíveis para o diagnóstico de lesão isquêmica do miocárdio.
  • troponina T