SóProvas


ID
1486459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Considerando o aproveitamento hidrelétrico em relação a outras formas de geração de energia, julgue o item seguinte.

Em relação à geração de energia em centrais hidrelétricas, a usina eólica e a nuclear apresentam desvantagem por apresentarem maior custo de instalação por megawatts hora (MWh). A geração de energia a partir da biomassa pode, por outro lado, estabilizar a concentração do gás carbônico na atmosfera, o que contribui para reduzir o aquecimento global.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto.

    Essa questão tem toda cara de que foi retirada (descontextualizadamente) de uma publicação qualquer. Várias falhas, várias generalizações, muita falta de base. Vejam:

     

    Em relação à geração de energia em centrais hidrelétricas, a usina eólica e a nuclear apresentam desvantagem por apresentarem maior custo de instalação por megawatts hora (MWh).(ok, plausível. No entanto, não é obrigatório)​ A geração de energia a partir da biomassa pode, por outro lado, (outro lado de quê?) estabilizar a concentração do gás carbônico na atmosfera (biomassa em si não faz isso! O metano liberado pela biomassa reage com oxigênio na atmosfera e vira CO2 do mesmo jeito. Ademais, se eu utilizava energia nuclear ou eólica ou hidrelétrica - as três tratadas anteriormente na questão - e passei para biomassa, aumentei a concentração de CO2), o que contribui para reduzir o aquecimento global

  • A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é praticamente nulo.

  • BIOMASSA:

    Por meio da intervenção humana adequada, a biomassa é uma alternativa viável para substituir os combustíveis fósseis e poluentes, como o petróleo e o carvão, por exemplo. Além disso, a biomassa é comumente utilizada em usinas termelétricas para gerar eletricidade, tem baixo custo de aquisição, as emissões não contribuem para o efeito estufa, é menos agressiva ao meio ambiente, diminuindo assim o risco ambiental.

    Resumidamente, suas vantagens incluem: alternativa de energia renovável; baixo custo; baixa emissão de gases poluentes; produzida a partir de uma grande variedade de materiais.

    biomassa pode ser considerada um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.

    De acordo com a Aneel, do ponto de vista energético, a biomassa é todo recurso renovável de origem de matéria orgânica (de origem animal ou vegetal) que pode ser utilizada na produção de energia.

    Assim como a energia hidráulica e outras fontes renováveis, a biomassa é uma forma indireta de energia solar.

    São considerados exemplos de biomassa utilizados para a conversão de energia: milho, cana-de-açúcar, madeira, palha, casca de arroz, estrume, algas e o lixo biodegradável.

    Apesar do carvão e do petróleo serem igualmente provenientes de seres vivos não são considerados biomassa já que resultam de processos geológicos.

    E é renovável no sentido de que toda a energia obtida da biomassa veio de processos biológicos que aproveitaram a energia solar, essa energia se não aproveitada pelos humanos acaba retornando ao ambiente através da digestão e da putrefação das plantas.

    Outra importante técnica que pode realizar a neutralização de carbono é o uso da biomassa combinada com o CCS, chamada de Bio-CCS (biooenergy with carbon dioxide capture and storage). A biomassa utilizada para biocombustíveis é proveniente de plantas, ou seja, durante seu crescimento já há a captura de CO2, mas este é novamente lançado na atmosfera quando convertido em energia, mesmo que em quantidades menores que os combustíveis fósseis. Entretanto, se este CO2 for capturado e transportado para um local de estoque permanente, como o subsolo, isso irá resultar em uma remoção negativa de CO2, ou seja, será capturada uma quantidade maior do que emitido. As barreiras encontradas para essa técnica são a disponibilidade de terra para a plantação da biomassa, um cultivo sustentável e a capacidade de armazenamento.

    https://www.todoestudo.com.br/quimica/biomassa

    https://museuweg.net/blog/energia-renovavel-como-e-produzida-a-energia-a-partir-da-biomassa/

    https://www.ecycle.com.br/5038-neutralizacao-de-carbono-armazenamento-de-carbono.html