-
CUSTOS DIRETOS
É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo
de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está
ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que
pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de
produto, centro de custo ou departamento.Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado. Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos.
Exemplos de custos diretos:
-Matérias-primas usados na fabricação do produto
-Mão-de-obra direta
-Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.
Os custos diretos tem a propriedade de ser
perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são
qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente
considerados.
Os CUSTOS DIRETOS constituem todos aqueles elementos de custo
individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, isto é, se
identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma
correspondência proporcional. Um mero ato de medição é necessário para
determinar estes custos.
-
A pegadinha é não pensar no produto e sim a Unidade Gerencial como se fosse um produto, então todo custo calculado diretamente na Unidade, como o do Auditor, será direto, e será indireto se um mecânico, por exemplo, prestar serviços para duas Unidades Gerenciais.
-
Os vencimentos do auditor que se dedica exclusivamente à execução de auditorias devem ser classificados como custos diretos, [...] - Essa parte da assertiva está corretíssima.
Agora, [...] o objetivo da CGE/PI é o de calcular o custo da referida unidade gerencial. - Esse é o objetivo da CGE/PI?
Missão e valores
A CGE/PI tem como missão defender o interesse social por meio de políticas de orientação e controle da gestão pública estadual.
Disponível em: http://www.cge.pi.gov.br/index.php/institucional/missao-e-valores
-
Eu acertei esta questão por que estou estudando no site (classificada como de custo). mas imagine esta questão lá na prova da CGE/PI? Erraria, pois o fim do enunciado "desqualifica" a questão.
-
Conforme a questão, os vencimentos do auditor que se dedica exclusivamente à execução de auditorias devem ser classificados como custos diretos, pois os gastos com os vencimentos desses auditores são diretamente associados ao objeto do custo: serviço de auditoria da Gerência de Auditoria.
Se os auditores trabalhassem na realização de mais de uma atividade, divergente as realizadas pela Gerência de Auditoria, os gastos seriam considerados Custos Indiretos e a apropriação ao custo deveria ser realizado por meio da utilização de alguma base de rateio ou direcionador de custo.
Atenção: De acordo com as Leis Complementares n.º 28/2003 e 42/2004, a Controladoria-Geral do Estado é um órgão de assessoramento direto ao Governador do Estado em matérias de controle interno e auditoria. Dessa forma, a realização de auditorias faz parte do rol de competências da CGE e todos os gastos incorridos na realização desse serviço são considerados custos.