-
Discordo do gabarito devido ao princípio do Ceteris Paribus.
Você não pode considerar o efeito da inflação na renda sem conhecer se a economia é inflacionária ou deflacionária. Em economias deflacionárias, um aumento do valor nominal da renda aumentará o valor real da renda, ceteris paribus. Como a questão não especifica o tipo de economia, não se pode assumir automaticamente que se trata de economia inflacionária.
Agora se os modelos econômicos criados são especificamente para economias inflacionárias, então retiro meu argumento.
-
ERRADO.
EFEITO KEYNES
Um aumento no salário nominal ocasiona um aumento no preço dos bens, pois os empresários não absorvem o aumento do custo de produção. Dessa forma, o aumento dos preços gera o aumento da demanda por moeda, pois é necessário mais moeda para se comprar um produto, assim, a curva LM será deslocada para esquerda aumentando os juros e diminuindo a renda.
-
Segundo (coeteris paribus) após o aumento de renda, TODA a curva de demanda se desloca para a direita, indicando maiores quantidades demandadas ao mesmo nível de preços. Caso tenhamos um bem inferior, que, por definição, é o bem cuja demanda diminui quando o nível de renda do consumidor aumenta, o raciocínio é diferente. Neste caso, aumentos de renda farão com que a curva de demanda se desloque para a esquerda, indicando menor demanda. Como exemplo, temos a carne de segunda. Após um aumento de renda, o consumidor tende a diminuir o consumo da carne de segunda e a aumentar o consumo de carne de primeira (melhor qualidade)
ERRADA
Pois a questão fala que "provoca aumento da renda e do nível de preços de equilíbrio, e segundo (coeteris paribus) há aumento de maiores quantidades demandadas ao mesmo nível de preços.
-
Gabarito ERRADO
No modelo IS–LM com oferta e demanda agregadas, a curva de oferta agregada desloca-se com o aumento do salário nominal, o que gera como resultado o aumento do nível de preços e a redução da renda de equilíbrio
bons estudos
-
Gabarito: ERRADO
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Prova: Auditor de Controle Externo - Área Planejamento - Economia
No modelo IS–LM com oferta e demanda agregadas, a curva de oferta agregada desloca-se com o aumento do salário nominal, o que gera como resultado o aumento do nível de preços e a redução da renda de equilíbrio.CERTO