-
LETRA E.
é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton, em 1992.
-
Objetivos do Balanced Scorecard (BSC)
O principal objetivo do balanced scorecard é alcançar o alinhamento entre o planejamento estratégico da empresa e as atividades operacionais que ela exerce. Ele traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados através de indicadores que irão informar os funcionários sobre os vetores do sucesso atual e futuro. Ao articularem os resultados desejados pela empresa, os executivos esperam canalizar a energia, a habilidade e o conhecimento de todos os colaboradores da organização para alcançar os objetivos de longo prazo. Para isso é preciso tomar algumas ações, dentre as quais podemos citar:
> Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia: A tradução da missão estratégica é algo crucial para o desempenho dos objetivos organizacionais e deve ser feita por todos os gestores, através de um conjunto de objetivos e indicadores inerentes a cada departamento (Mapa Estratégico), que contribuem para a criação de um consenso entre gestores, colaboradores e as atividades da organização em si.
> Planejar, estabelecer metas e alinhar as iniciativas estratégicas: Os gestores (altos executivos) devem identificar e estabelecer metas para seus colaboradores, definir processos, planejar o desempenho financeiro e também ditar qual o ritmo ideal de crescimento da organização. Todo esse planejamento deve ser feito em acordo com as capacidades reais da empresa e com a projeção de desempenho do mercado que esta participa.
> Melhorar o Feedback e o aprendizado estratégico: O feedback e o processo de revisão avaliam o desempenho das metas e da estratégia adotada pela organização. Essa ação otimiza as habilidades e o conhecimento dos colaboradores, bem como permite melhorar o monitoramento e o controle da organização, sob a ótica de quatro perspectivas principais: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento.
> Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas: Permite aos gestores comunicar a estratégia ligando os objetivos empresariais aos departamentos. A ideia é assegurar aos gestores que todos os níveis da organização compreendam as estratégias de longo prazo, e que tanto os objetivos departamentais quanto os individuais estão alinhados entre si. O balanced scorecard auxilia justamente nesse alinhamento (Padoveze, 2007).
-
O Balanced Scorecard (BSC) é uma importante ferramenta para a Gestão Estratégica. Ele consiste no desdobramento dos objetivos estratégicos e a visão da organização em indicadores de desempenho para o monitoramento estratégico, ligando o planejamento estratégico a visão do dia a dia organizacional. Seu principal objetivo é a implementação da estratégia no dia a dia da organização através do estabelecimento de objetivos e indicadores para todos os envolvidos.
-
O Balanced Scorecard é, atualmente, uma das principais ferramentas de gestão da estratégia das
organizações públicas. De acordo com Lobato:
"Na gestão estratégica competitiva, o alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta balanced
scorecard (BSC), pela qual se elaboram medidas financeiras e não-financeiras que possibilitam o desdobramento das
estratégias a serem implementadas."
Desta maneira, os gestores podem acompanhar os resultados da organização de acordo com a
estratégia traçada, de modo a corrigir os desvios e aprender, gerando conhecimento com todo o
processo.
Gabarito: letra E
Fonte: Estratégia Concursos
-
LETRA E CORRETA
O BSC, ou Balanced Scorecard, é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, baseada em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento.
-
GAB: LETRA E
Complementando!
Fonte: Márcio Sousa
O Balanced Scorecard é uma ferramenta estratégica que tem a função de integrar a estratégia às ações da empresa. Essa ferramenta permite a implementação e o acompanhamento da estratégia organizacional, por meio do estabelecimento de indicadores, objetivos e metas. A principal forma de ação da implantação do BSC é tornar objetivo a estratégia, muitas vezes tida como extremamente subjetiva. Nessa ótica são consideradas, em equilíbrio, 4 perspectivas para definição de indicadores:
FINANCEIRA - mensura a melhoria dos resultados financeiros, crescimento de faturamento e produtividade.
CLIENTE - identifica como o cliente vê a organização, ele está satisfeito?
PROCESSOS INTERNOS - servem de alicerce para o atingimentos dos resultados financeiros e a satisfação do cliente. Foca nos processos críticos e em sua excelência.
APRENDIZADO E CRESCIMENTO (OU INOVAÇÃO) - são focados os ativos intangíveis da organização: pessoas, informação, e procedimentos organizacionais.
FONTE: FANTINI, S. Administração geral para MP/CE. Estratégia, 2020.
Atenção, pois a questão pede uma premissa do BSC, isso quer dizer que se quer o ponto ou ideia de que se parte.
===
A - seleção e qualificação de clientes ERRADO
- Esse não é um dos objetivos primários do BSC. A perspectiva "clientes" do BSC busca, através de sua metodologia o atingimento da satisfação de seus clientes.
===
B - adequação e melhoria do processo de produção ERRADO
- Não é o objetivo primário do BSC melhorar o processo de produção. Apesar disso, a perspectiva processos internos do BSC permite identificar e mensurar os processos "chave" da organização, ou seja, priorizar quais processos devem ser focados para excelência.
===
C - aumento da lucratividade ERRADO
- Também não é uma das premissas ou ponto de partida do BSC. O aumento da lucratividade faz parte dos objetivos da premissa financeira.
===
D - desenvolvimento de habilidades ERRADO
- Desenvolver habilidades não é uma premissa do BSC. Esse objetivo é englobado dentro da perspectiva "aprendizado e crescimento(ou inovação)".
===
E - planejamento, o estabelecimento de metas e o alinhamento de iniciativas estratégicas CERTO
- É partir dessa ideia que parte o BSC. Alinha as ações da empresa ao planejamento estratégico. Somente a partir disso (e para isso) que são pensadas as quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento.