SóProvas


ID
1488172
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com a bibliografia do concurso, as organizações que aprendem são organizações capazes de criar, adquirir, transferir conhecimentos e modificar seus comportamentos para refletir esses novos conhecimentos e os insights a eles relacionados. As afirmativas a seguir dizem respeito a essa temática. Julgue-as, colocando V para as que forem VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) A modelagem é uma ferramenta gerencial. Quando tentamos formar as pessoas ao orientar gradualmente a sua aprendizagem, estamos modelando o comportamento.
( ) A aplicação, na organização, dos conceitos de aprendizagem não fica restrita à gestão do comportamento dos outros. A autogestão também se inclui entre as ferramentas que podem ser utilizadas, exigindo que o indivíduo deliberadamente manipule estímulos, processos internos e reações com a finalidade de atingir resultados em seu comportamento pessoal.
( ) A aprendizagem pode ser entendida como um processo de mudança provocado por estímulos diversos, dentre eles as emoções que impedirão a produção de mudanças no comportamento da pessoa.
( ) O ser humano vem ao mundo motivado a aprender, explorar e experimentar. Mas a maioria das instituições sociais é orientada mais para controlar o indivíduo do que para propiciar-lhe condições de aprendizagem; recompensa o desempenho das pessoas pela obediência a padrões estabelecidos, e não por seu desejo de aprender.
( ) A aprendizagem operacional consiste na aquisição e no desenvolvimento de habilidades físicas para produzir ações (know-how), ocorrendo nos níveis operacionais. A aprendizagem conceitual ocorre com a aquisição e o desenvolvimento da capacidade para articular conhecimentos conceituais sobre uma experiência e ocorre nos quadros diretivos da organização.

A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Cadê a fundamentação para considerar a quarta premissa correta? 

  • Princípios administrativos coletivos

    Andréa de Carvalho Pereira*

    Apesar de ser disseminado o quanto é fundamental o planejamento, controle e aprimoramento dos processos implementados, ainda hoje nos deparamos com a falta de preparo de alguns gestores. As possibilidades organizacionais dependem inteiramente das diretrizes traçadas pelos gestores. Não fará diferença ter uma boa estrutura organizacional, se não houverem equipes qualificadas para desempenhar as atividades de forma satisfatória, atingindo as propostas traçadas.

    O primeiro parametro que tem que ser considerado é o mercado, como a empresa irá satisfazer as demandas existentes de forma satisfatória e cativar o cliente. O trabalho em equipe, nada mais é do que o ato de praticar um pequeno conjunto de princípios durante um determinado período de tempo. O sucesso não advém do domínio de todas as teorias administrativas, mas sim da capacidade de administrar o senso comum, considerando a disciplina e a persistência.

    Os erros acabam aparecendo mais cedo ou mais tarde, estar preparado para superar rapidamente é imprescindível, para que não tomem uma proporção além do aceitável.

    Adotar uma política que seja sincronizada com a filosofia organizacional no que tange a gestão das operações desempenhadas dentro da empresa, favorece a preservação das transações comerciais efetivadas. Para Senge (1990) no que diz respeito a aprendizagem organizadional é primordial atentar que:

    "o ser humano vem ao mundo motivado a aprender, explorar e experimentar. Porém, a maioria das instituições sociais é orientada mais para controlar o indivíduo do que para propiciar-lhe condições de aprendizagem; recompensa o desempenho das pessoas pela obediência e padrões estabelecidos, e não por seu desejo de aprender."

    Estabelecer planos e metas é sempre um ponto de partida importante para qualquer empresa, independente de sua natureza, entretanto, o foco não pode ser deixado de lado, como colocar em prática, se é possível ou não deve ser um estudo antecipado. A análise do que será necessário em cada fase de produção de produtos ou serviços não pode ser “ignorado”, cada etapa deverá ser estudada e analisada antecipadamente.

    “O trabalho em equipe é um malabarismo constante entre o interesse próprio e o interesse do grupo.” (Susan Campbell)