-
Trecho abaixo foi retirado do CBOK 3.0:
Ao desenhar um novo processo, devemos levar em consideração as seguintes melhores práticas:
* Minimizar handoff;
* Redesenhar processo antes de considerar automação;
* Considerar terceirização de funções de negócio.
::
Portanto, "maximização de handoffs" pode ser considerado um fator que dificulta o desenho de um novo processo, mas os demais itens citados são considerados melhores práticas.
-
A maximização de handoffs, o redesenho do processo antes de se considerar a automação e a terceirização de funções de negócio são práticas que dificultam o desenho de um novo processo.
De acordo com o comentário do colega Tiago, se maximização de handoff prejudica o DESENHO de um novo PROCESSO.... então a questão deveria estar CORRETA
as seguintes melhores práticas:
* Minimizar handoff;
* Redesenhar processo antes de considerar automação;
* Considerar terceirização de funções de negócio.
Se minimizar é a melhor pártica ... então maximizar dificulta o desenho de um novo processo...
A questão deveria ser CORRETA
-
Questão CORRETA
A maximização de handoffs... ...são práticas que dificultam o desenho de um novo processo.
resposta? sim
Essa parte torna a assertiva correta.... uma vez que para facilitar o redesenho visa-se a minimização de Handoffs
Conforme definição contida no BPM CBOK, “ Handoff é qualquer ponto em um processo onde o trabalho ou informação passa de uma função para a outra.”
Eu comparo o Handoff em um processo com a passagem do bastão em uma corrida de revezamento no Atletismo. Essa modalidade Olímpica requer além de treino e dedicação, sinergia entre os atletas e um bom trabalho de equipe para atingir o resultado. Parâmetros, que também são aplicáveis à execução de um processo, para que a sua entrega aconteça satisfatoriamente.
Durante a corrida, o bastão tem que ser passado no tempo certo, para a pessoa correta, da forma correta, senão, causa impacto no resultado.
Existem regras na corrida de revezamento em relação à passagem do bastão que se não forem cumpridas podem até desclassificar aquela equipe, como a entrega do bastão fora da área designada.
Em um processo a entrega do trabalho ou da informação deve chegar para o responsável correto, no tempo correto, e deve ser exatamente aquilo que é o esperado senão pode causar impacto no resultado do processo também. Se na empresa existem áreas em que o handoff é problemático é importante observar e tentar melhorar de alguma forma essa passagem do trabalho ou da informação.
Ou seja, um Handoff mau feito pode resultar em ineficiência e até mesmo uma ruptura no processo, por isso, é fundamental gerenciar os Handoffs entre as Funções do Negócio a fim de não comprometer a entrega final.
-
William, acho que você se confundiu.. Conforme o Thiago disse, realmente a parte "maximização de handoffs" está correta, mas o restante da questão está incorreto, pois .."redesenho do processo antes de se considerar a automação e a terceirização de funções de negócio" são consideradas boas práticas.
-
A maximização de handoffs dificulta o desenho de um novo processo. O redesenho e a terceirização de funções não. Portanto, alternativa ERRADA.
-
Gab: ERRADO
Handoff: é qualquer ponto em um processo no qual um trabalho ou a informação passa de uma função para outra. Handoffs podem resultar em desconexões de processos e devem ser analisados com cuidado, pois quanto MENOR for o número de handoffs, MENOR será sua vulnerabilidade.
BPM CBOK, Versão 3.0 - 1° Ed. 2013. pág. 122 e 425.
Erros, mandem mensagem :)