-
Sinceramente errei a questão, são sutilezas que diferenciam um papel do outro. Na prática/vida profissional essa diferença é transparente, são profissões que se interrelacionam fortemente. Digo por experiência própria.
Alguém para ratificar e firmar posicionameno a respeito do tema em tela, manifeste-se por gentileza.
O que encontrei:
Analista de negócios
Analistas de negócios são responsáveis pelo levantamento de requisitos e propostas de solução de tecnologia da informação. Podem facilitar reuniões para auxiliar a equipe no mapeamento de tecnologias ou estarem envolvidos em operações de negócio e desenho de novas funcionalidades de tecnologia de informação.Dentro do ciclo de desenvolvimento de sistemas, o analista de negócios tipicamente assume a função de ligação entre áreas funcionais da organização e a área de Tecnologia da Informação ou provedores de serviços externos.
Analista de processos
Analistas de processos tipicamente possuem grande habilidade em entendimento e documentação de processos e padrões de desempenho. Criam modelos de estado atual ("AS-IS"), realizam análise e avaliação de processos, sugerem melhorias de processos e alternativas de desenho, e fazem recomendações de transformação.
BPM CBOK 3
-
Nobre Nobre, estou revisando esse conteúdo e acertei, apesar de me considerar muito longe de ser razoável no assunto.
Vou te dizer o que pensei e daí você me fala se concorda.
Em "a função do analista de negócio é analisar as necessidades tecnológicas" . Na minha concepção, o analista de negócio possui como atividade principal a análise de requisitos (atividade principal) que dará subsídios para dimensionar as necessidades tecnológicas. Esse trecho dá a sensação de se trata de especialista de TI, sem qualquer envolvimento com os requisitos.
O trecho que diz "avaliar os processos atuais, propor soluções e sugerir melhorias, além de apoiar os donos dos processos com informações relevantes para a tomada de decisão, quando for constatada a necessidade de mudança." remete ao que está descrito no CBOK e transcrito por você para o analista de processos.
Em suma, parece que foram misturados os dois conceitos, além de um pouco estranhamente distorcido o início da definição.
Espero ter ajudado!
-
Ana Souza,
Agradeço sua colocação, realmente sua visão faz todo sentido e esclarece o tema em tela.
Essa parte, qualifica a questão como ERRADA.
"a função do analista de negócio é analisar as necessidades tecnológicas".
Sucesso...
-
GAB. ERRADO
Para complementar os comentários, segue abaixo as ATRIBUIÇÕES e RESPONSABILIDADES do GERENTE / DONO DO PROCESSO
O gerente/dono do processo é a pessoa a quem foi atribuído o encargo de gerenciar a execução do processo - é o responsável por assegurar que os requisitos do processo sejam cumpridos e o objetivo final seja alcançado - ele atua como um facilitador que, com suas competências, habilidades e empenho pessoal, faz toda a diferença na correta execução e no alcance dos objetivos dos processos.
-> Principal responsável pela execução do processo de acordo com os prazos e requisitos estabelecidos
-> Fornece informações e indica falhas/gargalos
-> Corrige pequenas falhas e/ou gargalos
- > Sugere melhorias
Fonte: Paludo
-
Errada misturou dois conceitos:
analista de NEGÓCIO: responsável pelo levantamento de requisitos e propostas de solução de tecnologia da informação.
analista de PROCESSO: criam modelos de estado atual (AS-IS), realizam análise e avaliação de processos, sugerem melhorias de processos e alternativas de desenho e fazem recomendações de transformações.
-
cespe ama esse analista de negócios
2015
Os arquitetos de negócios definem como um produto ou serviço é construído e entregue, ao passo que os arquitetos de processos dominam capacidades de negócio e desenvolvem modelos de negócios em um nível de abstração mais alto.
errada
-
Conhecendo o CESPE, diria que o erro está em "...quando for constatada a necessidade de mudança." O apoio pode ser dado independentemente de constatada a necessidade de mudanças!!!
Na arquitetura organizacional orientada a processos, a função do analista de negócio é analisar as necessidades tecnológicas, avaliar os processos atuais, propor soluções e sugerir melhorias, além de apoiar os donos dos processos com informações relevantes para a tomada de decisão, quando for constatada a necessidade de mudança.