SóProvas


ID
1489363
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

    A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para receber os Jogos Olímpicos de 2016. A capital fluminense venceu a concorrência com Madri, Tóquio e Chicago entre os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) na eleição em Copenhague, na Dinamarca. Essa será a primeira vez que a América do Sul receberá o evento.

    Vislumbrando a possibilidade de ser um dos locais de treinamentos pré-jogos das Olimpíadas, o Prefeito de Novo Horizonte encaminhou documento para a autoridade máxima da Universidade Federal da Nação Brasileira objetivando discutir a possibilidade de futura parceria para ampliação da pista de atletismo, podendo assim acolher atletas no período que antecede os jogos para adequá-los ao fuso horário do país.

    A pista de atletismo da universidade já segue padrões internacionais, medindo 400 metros de comprimento e 10 metros de largura, porém, como a última reforma foi há 3 (três) anos, faz-se necessária a realização de alguns serviços. O cálculo dessas medidas é feito com auxílio de equipamentos conectados a satélites que são responsáveis por calcular o tamanho da pista durante todo o dia.

    De posse do documento encaminhado pelo Prefeito, a autoridade máxima da universidade reuniu-se com membros de sua equipe de gestão, inclusive com o coordenador do Núcleo de Esportes. Para auxiliar nas futuras tomadas de decisões, o coordenador recorreu ao arquivo e rapidamente localizou na mapoteca a planta da última reforma da pista de atletismo, a qual levou para subsidiar a discussão da equipe.

    A pista da Universidade Federal da Nação Brasileira será também um local de inclusão social a partir de atividades que envolverão a comunidade local, desenvolvendo ações esportivas, como o Projeto Esporte e Lazer da Cidade (PELC).

    Outra preocupação da universidade na reforma da pista é com a responsabilidade ambiental. No projeto, por exemplo, a irrigação da área verde será feita a partir de um moderno sistema de drenagem, que deverá reaproveitar cerca de 90% da água da chuva e da própria água utilizada nos períodos de seca. A água utilizada no gramado será filtrada através do próprio material da pista e encaminhada a um reservatório de 100 mil litros, localizado no subsolo.

Na execução de serviços arquivísticos, os documentos devem estar dispostos de forma a servir ao usuário com precisão e rapidez. De acordo com as regras arquivísticas, o documento planta da última reforma estava armazenado no arquivo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - Estágios de evolução: Quanto e estes estágios os arquivos são identificados como correntes, intermediários e permanentes, o que corresponde ao ciclo vital das informações, também chamado de teoria das três idades. A lei nº 8.159/1991, define em seu artigo 8º, estes três estágios da seguinte maneira:

    Arquivos correntes: são aqueles em curso, ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    Arquivos intermediários: são aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Arquivos permanentes: conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

    Arquivos Correntes - Os documentos da fase corrente possuem grande potencial de uso para a instituição produtora, e são utilizados para o cumprimento de suas atividades administrativas, como a tomada de decisões, avaliação de processos, controle das tarefas e etc. As principais atividades desempenhadas nesta fase são: protocolo, expedição, arquivamento, empréstimo, consulta e destinação.

  • não entendo as questões dessas bancas.  planta de última reforma. para que eu vou querer isso no arquivo corrente? estou usando agora? vou usar amanhã? não sei. então não deveria estar no intermediário?????

  • Fui por ELIMINAÇÃO, NEM LI O TEXTO.Só a que não contradiz é a A

  • Essa última reforma pode ter acontecido há 20 anos e ainda estaria na fase corrente? Não seria intermediária (D)?

  • A "planta da última reforma" mencionada na questão está presente, no quarto paragráfo, do texto associado à questão: 

     

    "De posse do documento encaminhado pelo Prefeito, a autoridade máxima da universidade reuniu-se com membros de sua equipe de gestão, inclusive com o coordenador do Núcleo de Esportes. Para auxiliar nas futuras tomadas de decisões, o coordenador recorreu ao arquivo e rapidamente localizou na mapoteca a planta da última reforma da pista de atletismo, a qual levou para subsidiar a discussão da equipe."

  • Apesar de não concordar, acredito que a banca quis que nos apegássemos à "ecorreu ao arquivo e rapidamente localizou na mapoteca" para que assim conceituarmos como arquivo corrente.

  • Textão para deixar quem não estudou ainda mais nervoso!!!

  • Sei não hein....

  • ignorei o tempo da ultima reforma e fui por eliminação dos conceitos das demais alternativas. Vejam bem:

    A) corrente, por tratar-se de documento que pode ser consultado como ponto de partida ou prosseguimento de planos, para fins de controle e/ou tomada de decisões da administração. GABARITO

    B) intermediário, por constituir-se documento em curso que pode ser frequentemente consultado como ponto de partida ou prosseguimento de planos, para fins de controle e/ou tomada de decisões da administração. ERRADO

    C) corrente, por constituir-se documento que deixou de ser frequentemente consultado, mas o órgão que o produziu pode ainda solicitá-lo por tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado. ERRADO

    D) intermediário, por tratar-se de documento que perdeu valor administrativo, mas, em razão de seu valor histórico, constitui-se fonte de pesquisa documental para tomada de decisões. ERRADO

  • VACILEI , NÃO LI O TEXTO E ME APEGUEI NO TERMO ''PLANTA''

  • B) intermediário, por constituir-se documento em curso que pode ser frequentemente consultado como ponto de partida ou prosseguimento de planos, para fins de controle e/ou tomada de decisões da administração.

    Os arquivos intermediários não são de uso frequente para consulta.

  • se ligar o termo ao seu conceito só sobra a letra A