Assim, de forma geral, o conceito de Project Finance envolve a implementação de um empreendimento, geralmente de grande vulto, por uma pessoa jurídica ou unidade econômica com fins específicos, em que os financiadores baseiam seus empréstimos na capacidade futura do fluxo de caixa do empreendimento, existindo uma garantia colateral dos credores (lenders). Os credores, para aceitar o projeto, precisam estar cientes do know-how na área do projeto dos administradores do empreendimento, da capacidade dos gestores em implementar o projeto e negociar mecanismos financeiros com a comunidade financeira, bem como das possibilidades de fluxos financeiros estáveis. A estruturação do PF exige uma série de instrumentos financeiros, comerciais e jurídicos para mitigação de riscos e um controle eficiente sobre os fluxos financeiros do projeto, o que inclui a criação de escrow account (conta-garantia bloqueada) para arcar com exigibilidades e fluxos operacionais. A origem do Project Finance está exatamente com o intuito dos participantes (players) em compartilhar e mitigar riscos, evitando concentrá-los em um único empreendimento ou setorO Project Finance é uma alternativa de financiamento e, como tal, pode ser menos interessante do que outra alternativa. A decisão de investimento em um projeto via Project Finance deve exigir minuciosa análise técnica de viabilidade. Outro ponto importante é a adaptação dos fluxos financeiros efetivos com a previsão, de modo a garantir o equilíbrio financeiro do projeto e o recebimento dos investidores, valendo-se para tanto de instrumentos de garantia, como conta-garantia bloqueada. A implantação do Project Finance depende do ambiente macroeconômico, social, legal, político e regulatório do País, de modo a minimizar as incertezas e os riscos As estatais e as parcerias público-privadas... 33 de cenários futuros. No Brasil, ainda é incipiente o mercado de capitais para o financiamento em longo prazo. Tal fato, em grande parte, deve-se à existência de poucos fundos de pensão, indispensáveis para parcerias em infraestrutura. Esses fundos, com grande disponibilidade de recursos, necessitam de retornos em longo prazo, o que é ideal no Project Finance. Assim, a atuação das estatais pode estimular esse mercado. Cabe também ao governo incentivar a disseminação dos fundos como instrumentos de formação da poupança nacional para a viabilização de investimentos. A ampliação do mercado de seguros também expande as possibilidades de alavancagem
http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/dest/premio_dest/premio_monografias_05a08.pdf
a) Project Finance envolve a implementação de um empreendimento, geralmente de grande vulto, por uma pessoa jurídica ou unidade econômica com fins específicos, em que os financiadores baseiam seus empréstimos na capacidade futura do fluxo de caixa do empreendimento, sem uma garantia colateral dos credores (lenders).
Errado. O correto seria "exigindo uma garantia colateral dos credores".
b) A origem do Project Finance está exatamente no intuito dos participantes (players) em concentrar seus investimentos em um único empreendimento ou setor.
Errado. O Project Finance trata-se de uma engenharia financeira para captação de recursos para um projeto específico; nada tem a ver com concentração de investimentos em um setor.
c) O Project Finance constitui-se como uma modalidade de financiamento de projetos similar ao Corporate Finance, pois ambos utilizam-se de uma abordagem tradicional de análise de crédito e de instrumentos de garantia.
Errado. "Um traço fundamental na definição e distinção do Project Finance das demais modalidades de financiamento, em especial do Corporate Finance , é a concessão de crédito a uma entidade jurídica independente, as SPEs ou SPCs. Dessa forma, a estrutura do financiamento está alicerçada na capacidade financeira do projeto a cargo da SPC, sendo que a decisão dos credores será baseada na perspectiva do projeto de remunerar o capital investido com seu próprio fluxo de caixa, ou seja, sem solidariedade com os acionistas."
Fonte: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2003-gpg-0196.pdf
d) A estruturação do Project Finance exige uma série de instrumentos financeiros, comerciais e jurídicos para mitigação de riscos e um controle eficiente sobre os fluxos financeiros do projeto, o que inclui a criação de escrow account (conta-garantia bloqueada) para arcar com exigibilidades e fluxos operacionais.
Certo.
e) Apesar da vasta experiência mundial no Project Finance, no Brasil, a introdução dessa modalidade de financiamento ocorreu somente na década de 2000, a partir da instituição de uma Política Industrial Horizontal, o que fez o setor privado demandar recursos para novos investimentos.
Errado. Na década de 90 já tivemos uma série de empreendimentos viabilizados através do Project Finance como a concessão de manutenção e operação da Rodovia Presidente Dutra e da Ponte Rio-Niterói.