SóProvas


ID
1490449
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A literatura nacional correlata aos Acordos de Basileia sugere uma importante limitação existente em sua aplicabilidade. Assinale a alternativa que apresenta esta limitação.

Alternativas
Comentários
  • Os Acordos de Basiléia e bancos de desenvolvimento no Brasil: uma avaliação do BNDES e do BNB

     

    Basel Agreements and development banks in Brazil: An Assessment of BNDES and BNB

     

     

    Rogério SobreiraI; Norberto Montani MartinsII

    IProfessor adjunto de economia e finanças da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Pesquisador do CNPq. Endereço: Praia de Botafogo, 190, sala 517 - CEP 22250-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: rogerio.sobreira@ fgv.br
    IIMestrando do Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador da Ebape/FGV. Endereço: Instituto de Economia. Avenida Pasteur, 250, sala 106 - CEP 22290-240, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: norberto.martins@gmail.com

     

     

    RESUMO

    No Brasil, os bancos de desenvolvimento foram submetidos às exigências regulamentares de Basileia e tratados de modo idêntico às demais instituições componentes do sistema financeiro nacional. Contudo, dada a natureza idiossincrática dos bancos de desenvolvimento, frequentemente se argumenta que a aplicação dos acordos a este tipo de instituição não é adequada, tendo por última implicação impedi-las de cumprir suas funções de modo eficaz. Assim, o presente artigo tem por objetivo avaliar se a submissão dos dois principais bancos de desenvolvimento brasileiros, o BNDES e o BNB, aos procedimentos normativos de Basileia provocou uma perda de dinamismo dessas instituições, de modo a impedir integral ou parcialmente o cumprimento de suas funções. Conclui-se que as duas instituições referidas foram afetadas de modo assimétrico pelas exigências regulamentares associadas a Basileia, permitindo ao BNDES exercer suas funções com alguma pequena limitação, mas prejudicando fortemente o BNB no exercício de suas funções de banco de desenvolvimento.

    Palavras-chave: Bancos de desenvolvimento; Acordos de Basileia; BNDES; Banco do Nordeste do Brasil (BNB); regulação prudencial.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122011000200004