SóProvas



Questões de Supervisão de Instituições Financeiras


ID
20563
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A companhia aberta desempenha um papel estratégico no mercado de capitais. No Brasil, ela se caracteriza como aquela companhia

Alternativas
Comentários
  • a) errada:  Acoes sao negociadas dentro das bolsas e do mercado de balcao

    b) errada: Estao sujeitas a autorizacao da CVM

    c) certa

    d)  errada : Os lucros sao distribuidos ao acionistas com acoes ordinarias, preferenciais e de fruicao

    e) errada: Na maioria das vezes os ativos tem valor efetivo menor do que o valor de mercado das acoes.
  • Resposta correta LETRA C.

    Art. 4o (Lei nº 6.404/1976) - Para os efeitos desta Lei, a companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários.
    § 1o Somente os valores mobiliários de emissão de companhia registrada na Comissão de Valores Mobiliários podem ser negociados no mercado de valores mobiliários.
  •  

     
    Toda empresa cuja ação é comercializada em bolsa de valores. Também chamadas empresas de capital aberto. Empresa cujos valores mobiliários de sua emissão estejam registrados na CVM, para a negociação em Bolsa de Valores ou no mercado de balcão
  • A opção "C" está certa, mas incompleta

    Realmente só quem pode negociar ações no Mercado de Valores Mobiliários são as companhias abertas, MAS apenas as registradas na CVM na CATEGORIA "A". 

    As companhias registradas na categoria "B" não podem negociar suas ações no MVM. Podem, apenas, emiti-las.

    Portanto, resposta incompleta.
  • O colega ai de cima errou, pois a questão "E" está errada pelo fato de os Valores Mobiliários das Companhias, fazerem parte do seu PASSIVO (Obrigações) e estarem infiltrados ao Capital Social da Companhia.

  • Não é preciso estar efetivamente negociando suas ações para que seja considerada uma Sociedade Anônima de Capital Aberto. A partir do momento em que recebe a autorização da CVM, já passa a ser considerada como tal. Com isto em mente, vejamos as alternativas:

    a) Errado. A bolsa de valores é o local propício e adequado para a negociação das ações de companhias abertas.

    b) Errado. Cabe à CVM autorizar o registro das companhias abertas.

    c) Certo.

    d) Errado. As companhias abertas fazem a distribuição de dividendos aos sócios e acionistas.

    e) Errado. Os valores mobiliários das companhias dizem respeito a obrigações suas. Portanto, são suas operações passivas, e não ativas.

    Resposta: C


ID
20884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O SFN é composto pelos subsistemas normativo e operativo. O subsistema normativo é responsável pelo funcionamento do mercado financeiro e de suas instituições, fiscalizando e regulamentando suas atividades por meio, principalmente, do CMN e do Banco Central do Brasil (BACEN). A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é um órgão normativo de apoio do sistema financeiro, atuando mais especificamente no controle e fiscalização do mercado de valores mobiliários (ações e debêntures). No subsistema normativo, enquadram-se, ainda, três outras instituições financeiras que apresentam um caráter especial de atuação, assumindo certas responsabilidades próprias e interagindo com vários outros segmentos do mercado financeiro: o BB, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal (CAIXA). O subsistema operativo cuida da intermediação, do suporte operacional e da administração. Existem instituições que pertencem ao subsistema de intermediação e que são classificadas em bancárias e nãobancárias. Estas podem ser instituições auxiliares do mercado ou instituições definidas como não-financeiras, porém integrantes do mercado financeiro. Tendo as informações acima com referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito do SFN.

A política do CMN objetiva, entre outros, adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento e, também, zelar pela liquidez e insolvência das instituições financeiras.

Alternativas
Comentários
  • Zelar pela solvência e não insolvência
  • Errei. Caí na pegadinha da "insolvência"
  • GABARITO: ERRADO

    CMN - Objetivos   1 - Adaptar o volume dos meios de pagamentos às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;   2- Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenônimos conjunturais;   3 - Regular o valor externo da moeda e o equilibrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;   4 - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas, tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;   5 - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;   6 - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;   7 - Coordenar as políticas monetárias, de crédito, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.
  • O correto é “zelar pela solvência..”, isto é, cuidar da saúde financeira.

    Insolver: não pagar dívida; não resolver.

    IInsolver 
  • Pessoal devemos ter bastante atenção com os perguntas feitas nas provas. Como de constume, o CESPE gosta de colocar alguns pegadinha. Vejamos o caso de "insolvência", Vem da qualidade de insolvente. Já "solvência" vem da qualidade de solvente; solvibilidade.

    Bons estudos a todos...

    Confiança sempre! Você pode tudo na fé em DEUS e em você...
  • o unico erro esta em insolvencia

    agora prestei bastante atenção e não errei
  • Eu tbm errei, cai no ''pega''
  • Gabarito -> ERRADA

    A política do CMN objetiva, entre outros, adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento e, também, zelar pela liquidez e insolvência das instituições financeiras.

    Aquele "IN" torna a acertiva falsa!
  • Pessoal... muito cuidado com essas questões .... ela parecia estar totalmente correta ... no entanto, no final da frase vem a palavra  INSOLVÊNCIA, e se não estivermos atentos, perdemos a questão!!!

    Bons estudos!
  • O enunciado diz que a CVM é órgão, o que nunca foi. CVM é autarquia.

    A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda do Brasil, instituída pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976,1 alterada pela Lei nº 6.422, de 8 de junho de 1977, Lei nº 9.457, de 5 de maio de 1997, Lei nº 10.303, de 31 de outubro de 2001, Decreto nº 3.995, de 31 de outubro de 2001, Lei nº 10.411, de 26 de fevereiro de 2002, na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, e juntamente com a Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/76) disciplinaram o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação de seus protagonistas.
  • É competência do CMN zela pela liquides e solvência das instituições financeiras


  • Algo essencial é a atencão! mas é algo difícil de ter principalmente no momento da prova, onde muitos ficam ansiosos! uma letra ou uma palavra muda tudo! cuidado galera!

  • Por essas e outras desejo a mim e a todos uma boa prova dia 30/03...não basta estudar, tem que advinhar. Ninguém merece este tipo de questão.

  • Questão para pegar os desatentos, ninguém merece...

    O erro está no final, ao dizer: ''zelar pela liquidez e insolvência das instituições financeiras''
    O Correto é: "Zelar pela Liquidez e SOLVÊNCIA das instituições financeiras"
  • Com um enunciado enorme que nem esse so tenho duas opções: ou cochilar ou partir pra pergunta q por sinal deveria valer 10 pts hahahaha

  • Aaaahh CESPE!! Assim você me mata!!

  • Gabarito: errado

    Corrigindo: A política do CMN objetiva, entre outros, adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento e, também, zelar pela liquidez e SOLVÊNCIA das instituições financeiras.

  • solvência e nao insolvência

  • INsolvência, eita Cespe sem criatividade 

  • Mas que falta de opção. Colocar um IN ali. Pobre do candidato que não treinas as questões dessa banca.

  • Essa banca é sem lógica. 


    Em nome de Jesus vamos conseguir..........

  • Não acredito nessa questão...

  • Não acredito que cai mas uma vez em uma pegadinha da Cespe. 

    Gente aqui vai uma dica, acho que tem muita gente como eu também que ler rápido e não presta atenção nas palavras, pois a nossa banca já é acostumada a elaborá questões assim. Pois eu já fiz várias questões desse nível e continuo errando.

    Espero que na prova tenhamos mas atenção.

    Boa prova para todos..


  • Zela pela liquidez e solvência, não insolvência... LIQUIDEZ: capacidade de transformação em dinheiro / SOLVÊNCIA: capacidade de pagamento da dívida (Ex:. pagamento de um dividendo de um título) ;) .

  • Quinta vez já HEIWUHE. só rindo mesmo. CESPE, mal podemos ver seus movimentos.

  • Insolvência  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • CESPE cheia de marmota...

    mas é isso... tem q ler prestando muita atenção.

    FOOOOOOOOOOCO

  • AAAAAAAAAAAA to com depressão, mentira vilão cai nessa pegadinha dnv


ID
20890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O SFN é composto pelos subsistemas normativo e operativo. O subsistema normativo é responsável pelo funcionamento do mercado financeiro e de suas instituições, fiscalizando e regulamentando suas atividades por meio, principalmente, do CMN e do Banco Central do Brasil (BACEN). A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é um órgão normativo de apoio do sistema financeiro, atuando mais especificamente no controle e fiscalização do mercado de valores mobiliários (ações e debêntures). No subsistema normativo, enquadram-se, ainda, três outras instituições financeiras que apresentam um caráter especial de atuação, assumindo certas responsabilidades próprias e interagindo com vários outros segmentos do mercado financeiro: o BB, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal (CAIXA). O subsistema operativo cuida da intermediação, do suporte operacional e da administração. Existem instituições que pertencem ao subsistema de intermediação e que são classificadas em bancárias e nãobancárias. Estas podem ser instituições auxiliares do mercado ou instituições definidas como não-financeiras, porém integrantes do mercado financeiro. Tendo as informações acima com referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito do SFN.

A lei atribui à CVM competência para apurar, julgar e punir irregularidades eventualmente cometidas no mercado de valores mobiliários. Diante de qualquer suspeita, a CVM pode iniciar um inquérito administrativo, por meio do qual recolhe informações, toma depoimentos e reúne provas com vistas a identificar o responsável por práticas ilegais, desde que lhe ofereça, a partir da acusação, amplo direito de defesa.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 6.385 DE 7 DE DEZEMBRO DE 1976
  • A Lei atribui à CVM competência para apurar, julgar e punir irregularidades eventualmente cometidas no mercado. Diante de qualquer suspeita a CVM pode iniciar um inquérito administrativo, através do qual, recolhe informações, toma depoimentos e reúne provas com vistas a identificar claramente o responsável por práticas ilegais, oferecendo-lhe, a partir da acusação, amplo direito de defesa.
  • Aprendi que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) NÃO é um órgão normativo do SFN, e sim um órgão supervisor e fiscalizador. E agora?
  • Pessoal, o correto não seria Processo Administrativo, ao invés de Inquérito Administrativo?

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6385.htm

  • Como eu queria ser 10 anos mais velho e poder ter prestado concursos como esse de 2007... Claramente as questões tem um nível bem inferior comparado as dos últimos concursos.


ID
20893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O SFN é composto pelos subsistemas normativo e operativo. O subsistema normativo é responsável pelo funcionamento do mercado financeiro e de suas instituições, fiscalizando e regulamentando suas atividades por meio, principalmente, do CMN e do Banco Central do Brasil (BACEN). A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é um órgão normativo de apoio do sistema financeiro, atuando mais especificamente no controle e fiscalização do mercado de valores mobiliários (ações e debêntures). No subsistema normativo, enquadram-se, ainda, três outras instituições financeiras que apresentam um caráter especial de atuação, assumindo certas responsabilidades próprias e interagindo com vários outros segmentos do mercado financeiro: o BB, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal (CAIXA). O subsistema operativo cuida da intermediação, do suporte operacional e da administração. Existem instituições que pertencem ao subsistema de intermediação e que são classificadas em bancárias e nãobancárias. Estas podem ser instituições auxiliares do mercado ou instituições definidas como não-financeiras, porém integrantes do mercado financeiro. Tendo as informações acima com referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito do SFN.

É atribuição do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) julgar, em segunda e última instância administrativa, recursos interpostos de decisões relativas a penalidades administrativas aplicadas pelo BACEN, pela CVM e pela Secretaria de Comércio Exterior, nas infrações previstas na legislação em vigor.

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 9.069, de 29.06.95
  • Prevista no site do BACEN:http://www.bcb.gov.br/crsfn/crsRecursoAp.htm"Ao receber intimação decisória de processo administrativo oriundo de um dos órgãos adiante nominados (Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio-Secretaria de Comércio Exterior - SECEX e Ministério da Fazenda-Secretaria da Receita Federal), o(s) interessado(s) poderá(ão) interpor recurso a este Conselho, no prazo estipulado na intimação, devendo entregá-lo mediante recibo ao respectivo órgão instaurador."
  • São atribuições do Conselho de Recursos: julgar em segunda e última instância administrativa os recursos interpostos das decisões relativas às penalidades administrativas aplicadas pelo:*Banco Central do Brasil, pela *Comissão de Valores Mobiliários e pela *Secretaria de Comércio Exterior
  • errei essa questão por causa da seguinte interpretação:como faltou incluir o Ministério da Fazenda-Secretaria da Receita Federal, considerei a questão como incompleta e por isso marquei como errada. O Cespe, as vezes, considera E quando uma questão está incompleta, as vezes considera C, ou seja, tem que ficar imaginando o que se passa na cabeça do examinador. Por isso eu odeio, com todas forças, essa modalidade de C ou E que eles adotam.
  •  Concordo absolutamente c vc Valéria, o Cespe é imprevisível mesmo. Já peguei uma mesma questão feita de forma idêntica, em anos diferentes, 2008 e 2009, com gabaritos diferentes..agora só quem se prejudica é a gente mesmo..

  • Acredito que naquele ano de 2007 em que foi embasada a questão, a Secretaria da Receita Federal ainda não fazia parte deste grupo que aplicam penalidades as instituições, e que estão propensos a terem suas decisões reclamadas com recursos junto a CRSFN.

    Não encontrei o ano em que a Receita Federal do Brasil começou a fazer parte deste grupo.

    Creio que alguém possa nos ajudar com esta dúvida.

    O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1Coríntios 13.7
    Abraço.
  • Pessoal, apenas para tentar contribuir: mesmo que a Secretaria da Receita Federal já constasse do rol de entidades contra cujas decisões cabe recurso ao CRSFN, isso não torna a questão incorreta. Ela não fala que é "exclusivamente" desses órgãos. Por exemplo, também estaria correta se fosse "... julgar ... recursos interpostos de decisões relativas a penalidades administrativas aplicadas pelo BACEN e pela CVM, nas infrações previstas na legislação em vigor.", deixando de fora tanto SRF quanto a SECEX.

    Espero ter ajudado!
  • Para não termos mais nenhuma dúvida!

    FONTE: BACEN

    http://www.bcb.gov.br/crsfn/crsestru.htm

    O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional - CRSFN é constituído, paritariamente, por oito Conselheiros, possuidores de conhecimentos especializados em assuntos relativos aos mercados financeiro, de câmbio, de capitais, de consórcios e de crédito rural e industrial, observada a seguinte composição:

    • I - dois representantes do Ministério da Fazenda (Minifaz);
    • II - um representante do Banco Central do Brasil (Bacen);
    • III - um representante da Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
    • IV - quatro representantes das entidades de classe dos mercados afins, por essas indicados em lista tríplice.

    As entidades de classe que integram o CRSFN são as seguintes:

    Titulares:

      ABRASCA - Associação Brasileira das Companhias Abertas

      ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais

      ANCORD - Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias

      FEBRABAN - Federação Brasileira das Associações de Bancos

    Suplentes:

      ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios

      AMEC – Associação de Investidores no Mercado de Capitais

      CECO/OCB - Conselho Consultivo do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras

      IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil

    Tanto os Conselheiros Titulares, como os seus respectivos suplentes, são nomeados pelo Ministro da Fazenda, com mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos uma única vez.

    Fazem ainda parte do Conselho de Recursos três Procuradores da Fazenda Nacional, designados pelo Procurador-Geral da Fazenda Nacional, com atribuição de zelar pela fiel observância da legislação aplicável, e um Secretário-Executivo, nomeado pelo Ministro de Estado da Fazenda, responsável pela execução e coordenação dos trabalhos administrativos. Para tanto, o Banco Central do Brasil e, subsidiariamente, a Comissão de Valores Mobiliários proporcionam o respectivo apoio técnico e administrativo.

    Um dos representantes do Ministério da Fazenda é o presidente do Conselho e o vice- presidente é o representante designado pelo Ministério da Fazenda dentre os quatro representantes das entidades de classe que integram o Conselho.


  • Pessoal, acredito que a questão esteja desatualizada.

    Apesar de ler todos os comentarios abaixo, se repetirem essa questão em 2014 acho que o gabarito será diferente.


    QUEM PODE NOS DAR CERTEZA DESSA DÚVIDA ??? Se pegarem a lei verão que esse orgao foi vetado na nova lei, QUE FOI APÓS 2007, ano da prova.

  • O que eu verifiquei foi que A SECEX só deixou de possuir REPRESENTAÇÃO no CRSFN, por não haver tantos recursos das suas decisões. Mas ainda assim, quando houver, os recursos interpostos das decisões dela, serão julgados pela CRSFN.

  • DESATUALIZADA

    Julgar em segunda e última instância administrativa os recursos contra sanções aplicadas pelo: BACEN, CVM, COAF e demais autoridades competentes, nas sanções aplicadas nos processos de lavagem de dinheiro.


ID
20899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Apesar de as suas origens estarem na criação do mercado aberto no Brasil na década de 60 do século XX, o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) foi formalmente criado em 22/10/1979 para organizar a troca física de papéis da dívida e viabilizar uma alternativa à liquidação financeira por meio de cheques do BB, que implicava em risco elevado. Com isso, a liquidação financeira das operações passou a ser feita pelo resultado líquido ao final do dia, diretamente na conta reservas bancárias. O SELIC é um grande sistema computadorizado que atua sob a responsabilidade do BACEN e da Associação Nacional das Instituições dos Mercados Abertos (ANDIMA). Por intermédio dele, os operadores registram as compras e vendas relativas a títulos negociados pelas instituições participantes. No que se refere ao SELIC, julgue os itens seguintes.

A taxa referencial do SELIC, de natureza remuneratória, também conhecida por SELIC-META, é uma taxa de juros, fixada pelo BACEN após a divulgação pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), aplicável pelas instituições financeiras para os títulos públicos e adotada como taxa básica para a economia. Atualmente, essa taxa é divulgada pelo COPOM exatamente a cada 45 dias.

Alternativas
Comentários
  • A taxa selic é divulgada pelo COPOM mensalmente.
  • Foi mensalmente ATE 2006 Hjé a cada 45 dias.
  • a taxa SELIC não é divulgada "exatamente" a cada 45 dias, esses 45 é apenas uma base, já que a taxa é determinada 8 vezes por ano. 360 (dias do ano) dividido por 45 (base em que o COPOM se reúne) = 8
  • "A taxa referncial do SELIC, de natureza remuneratória é diferente da SELIC-META. O COPOM estabelece uma meta para o SELIC, mas a taxa que remunera os taxas são próximas da meta mas é sempre diferente da meta, pois vai variar de acordo com as negociações dos títulos negociados pelo sistema. Outro erro que consta é a palavra "exatamente" a cada 45 dias, não é exatamente pois é sempre na data mais próximo de quarta-feira, portanto pode variar esses dias."
  • A taxa referncial do SELIC, de natureza remuneratória é diferente da SELIC-META. O COPOM estabelece uma meta para o SELIC, mas a taxa que remunera os taxas são próximas da meta mas é sempre diferente da meta, pois vai variar de acordo com as negociações dos títulos negociados pelo sistema. Outro erro que consta é a palavra "exatamente" a cada 45 dias, não é exatamente pois é sempre na data mais próximo de quarta-feira, portanto pode variar esses dias. Muita atenção com essas palavras como exatamente, com certeza, absoluta e assim vai...
  • CETIP E BOLSA DE VALORES(BOVESPA E OUTRAS), ATUALMENTE SÃO TODAS SA.
  • É FIXADA pelo COPOM e DIVULGADA pelo Bacen!
  • a data das reunioes é emitidas pelo COPOM todo mes de Novembro e  divulgado no site do bacen (www.bcb.gov.br) (https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?N=110088521&method=detalharNormativo) as reunioes acontecem as terças e quartas dos respectivos meses.

  • GABARITO ERRADO

    Selic-Meta
      A política monetária adotada no Brasil relaciona a meta da inflação (meta determinada pelo CMV e inflação "real" mensurada pelo IBGE) com a taxa de juros. Assim o Bacen adota como Instrumento de Política Monetária, a taxa de juros "Selic-Meta" que é definida pelo Copom, que baliza as demais taxas de juros da economia com o objetivo de reduzir ou estimular a demanda e os investimentos na economia real.

    fonte: livro Vestconcursos
     

  • A meu ver o erro é um pequeno detalhe que parece passar despercebido aos olhos de todos. Mas em se tratando de CESPE é preciso desconfiar
    Senão vejamos:

    A taxa referencial do SELIC, de natureza remuneratória, também conhecida por SELIC-META, é uma taxa de juros, fixada pelo BACEN após a divulgação pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), aplicável pelas instituições financeiras para os títulos públicos e adotada como taxa básica para a economia. Atualmente, essa taxa é divulgada pelo COPOM exatamente a cada 45 dias.

    O SELIC refere-se ao sistema especial de liquidação e custódia e nao a taxa SELIC de juros: A SELIC.

    OLHO VIVO GALERA!!!!
    BONS ESTUDOS.
  • Alguém poderia me ajudar nesta questão?
    Onde está o erro?
    Quem divulga e estipula a taxa não é o COPOM?
    P.s: A taxa é definida a cada 45 dias sim; ou então meu professor de Conhecimentos Bancários está passando informações erradas, não é possível ...
  • A SELIC-META é ESTABELIDA e divulgada pelo COPOM e MANTIDA e tb divulgada pelo  BACEN. O COPOM reune-se 8 vezes ao ano, o que dá uma média de uma reunião a cada 45 dias, e não exatamente 45 dias. O objetivo da SELIC-META é reduzir ou estimular a demanda de investimentos.
  • Eis a questão.. 
    A taxa referencial do SELIC, de natureza remuneratória, também conhecida por SELIC-META, é uma taxa de juros, fixada pelo BACEN após a divulgação pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), aplicável pelas instituições financeiras para os títulos públicos e adotada como taxa básica para a economia. Atualmente, essa taxa é divulgada pelo COPOM exatamente a cada 45 dias.

    Amigos, a
    Taxa referencial do SELIC e a SELIC-META, são coisas diferentes!

    Então vamos agora tentar entender a questão;

    - A taxa referencial do SELIC, é de natureza remuneratória sim, mas ela é 
    Utilizada para atualizar tributos e contribuições federais.

    - Já a
    SELIC-META, essa sim é a taxa divulgada pelo Copom a cada 45 dias.
       Ela é um "objetivo a ser seguido", e os leilões diários vão refletir isso quase que imediatamente, pois quando é alterada, já   no dia seguinte, todos (ou quase todos) estarão seguindo o novo parâmetro; ou seja ela 
    aplicável pelas instituições financeiras para os títulos públicos e adotada como taxa básica para a economia.


    É isso, espero ter ajudado nessa reta final pro concurso da cef =)
    Quem discordar, pode comentar ae ^^´
    Bons estudos galera ;)
  • O erro da questão está no "exatamente 45 dias". As reuniões e definição da meta-selic são APROXIMADAMENTE a cada 45 dias, e não EXATAMENTE.
  • Ok, vamos lá....

    A decisao final - a meta para a Taxa Selic e o viés, se houver -  é imediatamente divulgada à imprensa ao msm tempo em que é expedido Comunicado atraves do Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen). 

    As atas em portugues das reunioes do Copom sao divulgadas às 8h30 da quinta-feira da semana posterios a cada reunião, dentro do prazo regulamentar de seis dias úteis, sendo publicadas na página do Banco Central na Internet ("Notas da Reuniao do Copom") e para a imprensa. A versao em ingles é divulgada com uma defasagem de cerca de 24 horas.

    Ao final de cada trimestre civil (março, junho, setembro e dezembro), o Copom publica, em portugues e em ingles, o documento "Relatorio de Inflação", que analisa detalhadamente a conjuntura economica e financeira do país, bem com aprensentar suas projeçoes para a taxa de inflação.

    Esse tempo de 45 dias é o tempo do intervalo entre uma reuniao ordinaria e outra.( Oito vezes ao ano). Ressalta-se que a taxa Selic pode ser alterada independentemente das reunioes do Copom.
  • 1º - a reunião do COPOM ocorre a cada 45 dias
    2º - os resultados da nova meta, tem um prazo de 6 dias(após a reunião) para ser publicada

    ERRO DA QUESTÃO:
     ...taxa é divulgada pelo COPOM exatamente a cada 45 dias.
  • Para quem leva os estudos ao pé da letra há 2 erros além da palavra "exatamente". São eles:

    fixadas pelo BACEN. (quem às fixa é o COPOM)

    após a divulgação pelo Comitê de Política Monetária (COPOM). (A divulgação é feita pelo BACEN)


    Bons Estudos

  • Não acredito que o erro esteja nos 45 dias, e sim no fato desta taxa não ser fixada pelo Bacen. Vejam: taxa selic é diferente de taxa selic-meta. Como nosso amigo João explicou, a taxa selic meta, esta sim, é fixada pelo Bacen. Mas quem define mesmo a taxa selix é o próprio mercado, com o objetivo de se aproximar da meta- o que nem sempre ocorre.

  • meta da inflação: definida pelo cmn

    selic meta: divulgado pelo compom 8 vezes ao ano com o objetivo de alcança a meta da inflação determinada pelo cmn

    selic over: taxa apurada  diariamente na selic

    depois de definida a meta cabe ao bacen a tarefa de executar

    caso o acen nao consiga deve o presidente divulga uma carta aberta ao ministro da fazenda informando os motivos da falta de exito

  • A questão não fala de taxa SELIC hora nenhuma. Taxa referencial do SELIC é só outra forma que dizer SELIC-META.

  • Trata-se de duas taxas totalmente diferentes.

     

    Taxa Referencial (TR), também conhecida como Taxa Selic Over, é uma referência para as demais taxas de juros. É indexador das LFT. É remuneratória. Remunera, por exemplo, a Poupança. Corrige os valores do Imposto de Renda. É obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento de um dia, lastreadas em Títulos Públcos Federais na forma de operações compromissadas.

     

    Taxa Selic-Meta, é um instrumento de Política Monetária, definida pelo COPOM, que baliza as demais taxas de juros da economia com o objetivo de reduzir ou estimular a demanda de investimentos.

     

    Outros comentários complementam o entendimento da questão.

     

    Em suma, está tudo errado nesta questão. O Cespe fez uma salada mixta.

  • O erro está em "EXATAMENTE" 45 dias. Selic-Meta é a mesma coisa que taxa referencial do Selic diferente de TAXA SELIC o que não foi citado. Colocarei algumas datas do ano 2007 comunicado pelo Bacen: 23 e 24 de janeiro; 6 e 7 de março etc, sempre nas terças e quartas-feiras. Ou seja aproximadamente 45 dias. 


    CUIDADO COM A RESPOSTA DO JOÃO RÉGIS "ESTÁ ERRADA"  

  • CMN DEFINE TAXA SELIC(TETO)

    COPOM DEFINE TAXA SELIC META( O QUE SE PRETENDE CUMPRIR, EXEMPLO 6,5 % - NOME JÁ DIZ METAAAAA) BACEN CUMPRE!!!!!!

  • A taxa referencial do SELIC, de natureza remuneratória, também conhecida por SELIC-META,-errado- "é conhecida como SELIC-OVER", é uma taxa de juros, fixada pelo BACEN após a divulgação pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), aplicável pelas instituições financeiras para os títulos públicos e adotada como taxa básica para a economia(caracteristica SELIC-meta). Atualmente, essa taxa é divulgada pelo COPOM exatamente-errado- "aproximadamente" a cada 45 dias.

    entenda a diferença entre SELIC-meta X SELIC-over
    http://www.infomoney.com.br/mercados/proventos/noticia/2001536/entenda-relacao-entre-selic-fixada-pelo-copom-taxa-over-dos

  • A taxa referencial do SELIC, de natureza remuneratória, também conhecida por SELIC-META, é uma taxa de juros, fixada pelo BACEN após a divulgação pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) (correto - o COPOM determina e o BACEN fixa),

    Aplicável pelas instituições financeiras para os títulos públicos e adotada como taxa básica para a economia (correto).

    Atualmente, essa taxa é divulgada pelo COPOM exatamente a cada 45 dias. (exatamente NÃO, seria mais ou menos em 45 dias, 8 vezes por ano)

    Complementando: já vi questões versando sobre as ATAS das reuniões do COPOM, que devem ser divulgadas SEMPRE após 6 dias úteis (errado também, reuniões terças e quartas, na quinta divulgam a ATA, ou seja, em ATÉ  6 dias úteis e NÃO em exatamente).

    Bons estudos!


  • Taxa SELIC: definida pelo CMN, fixada pelo COPOM e cumprida pelo BACEN.

    COPOM possui 8 reuniões anuais, não sendo obrigatoriamente a cada 45 dias.

  • Bacen = fixa selic meta --> tem D+1 para fixar (sentido de divulgar)

    Copom =  determina selic meta - 10,75% atual.

    CMN = determina inflação --> 4,5 +ou- 2p.p.

    Erro da questão: "taxa é divulgada pelo COPOM EXATAMENTE a cada 45 dias."

    O correto: são realizadas ordinariamente (obrigatoriamente) 8 reuniões por ano, isto é, em MÉDIA uma a cada 45 dias. Porém, não existe datas marcadas.

    Datas com relação ao Copom: d+6 para divulgação da decisões em ATA, em português. E d+7 para inglês.
    Outra data a ser lembrada: Copom tem até junho de cada ano, para determinar qual será a Selic Meta do próximo ano, ou seja, Copom tem até junho deste ano, para publicar a Selic Meta do ano de 2015.

  • Eder Nic... acho que você se equivocou um pouco...

    A meta de inflação de cada ano é 

    estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) com dois anos de 

    antecedência, sempre no mês de junho. Se, em determinado ano, a inflação 

    ultrapassar a meta estabelecida pelo CMN, o Presidente do BCB deve encaminhar 

    carta aberta ao Ministro da Fazenda explicando as razões do não cumprimento da 

    meta, bem como as medidas necessárias para trazer a inflação de volta à trajetória 

    predefinida e o tempo esperado para que essas medidas surtam efeito.


    Ao final de cada trimestre civil (março, junho, setembro e dezembro), o Copom publica, em português e em inglês, o documento "Relatório de Inflação", que analisa detalhadamente a conjuntura econômica e financeira do País, bem como apresenta suas projeções para a taxa de inflação.

  • Bem pessoal ou eu estou doido ou a questão está errada. Porque encontrei dois sites que afirmam que a taxa Selic é definida a cada 45 dias vejam: 

    a) Como é definida?

    A Selic é definida a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil).

    Fonte: http://portogente.com.br/portopedia/o-que-e-a-taxa-selic-79090

    b)

    Como é definida 

    A Selic é definida a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil).

    Fonte: http://www.suapesquisa.com/economia/taxa_selic.htm

    Boa prova galera! 

  • Caro colega Gleisson, as reuniões do COPOM acontecem realmente a cada 45 dias, totalizando 8 reuniões por ano.

    Porém, a questão diz EXATAMENTE a cada 45 dias, o que não ocorre, pois não existem datas marcadas.

  • O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil (COPOM) fixa periodicamente a meta para a Taxa SELIC para fins de Política Monetária.

    ALGUÉM CONSEGUIU LER A PARTE QUE FALA QUE A META DA TAXA SELIC É FIXADA PELO BACEN? QUEM FIXA É O COPOM.. TEM gente q fica procurando um acento a mais ou a menos p tornar a questão errada, quando o que te fato ta errado é o tal do BACEN LA NA FRASE!!

  • Cara NATÁLIA KELLY

    O erro da questão não está em dizer que é o BACEN que fixa a SELIC.

    Qual a composição do COPOM?

    É composto pela diretoria colegiada do BACEN. Sendo apenas um "Comitê" realizado pelo BACEN.

    O que é Comitê?

    É um grupo de pessoas destacadas de um grupo maior (como um partido ou uma associação), geralmente com poderes deliberativos ou executivos, ou seja, com força para tomar decisões em nome dos demais.

    Desta forma o erro está em dizer que as reuniões acontecem EXATAMENTE a cada 45 dias, o que não é verdade. São 8 reuniões anuais, sendo APROXIMADAMENTE a cada 45 dias.

  • essa ai eu errei, confundi                 -bacen pode fixa a taxa selic-             com o - o bacen fixa a taxa selic-

  • essa ai eu errei, confundi                 -bacen pode fixa a taxa selic-             com o - o bacen fixa a taxa selic-

  • Existem dois erros nesta questão:

    ERRO 1: (é uma taxa de juros, fixada pelo BACEN após a divulgação pelo Comitê de Política Monetária (COPOM))

    CORRETO: A Taxa é fixada pelo COPOM e Divulgada pelo Bacen.

    ERRO2:( essa taxa é divulgada pelo COPOM exatamente a cada 45 dias) 

    CORRETO:  as reuniões acontecem aproximadamente a cada seis semanas (42, 45 dias) a taxa é imediatamente divulgada à imprensa ao mesmo tempo que é expedido um comunicado através do sistema de informações do Banco Central do Brasil (Sisbacen), ou seja, divulgada pelo Bacen.


ID
21013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca do mercado de câmbio e do mercado de capitais no Brasil, julgue os itens seguintes.

As operações de underwriting são ofertas públicas de títulos em geral e de debêntures em particular, por meio de subscrição, cuja prática é permitida somente às instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN) para esse tipo de intermediação.

Alternativas
Comentários
  • Talvez quem errou deva ter pensado que era a CVM. Quem autoriza as instituições financeiras a praticar oferta de títulos e debêntures é o BC.
  • toda atenção é pouco nessas questoes - tambem pensei que era a cvm
  • As instituições financeiras autorizadas pelo BACEN a efetuar esse tipo de operação poderão emitir cédulas lastreadas em debêntures, com garantia própria, que conferirão a seus titulares direito de crédito contra o emitente, pelo valor nominal e os juros nela estipulados.É uma das operações cuja prática é explicitamente autorizada aos bancos de investimentos e demais instituições integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários.Elas intermedeiam a colocação (lançamento) ou distribuição no mercado de capitais: de ações, debêntures, etc., seja para investimento, seja para revenda, recebendo uma comissão pelos serviços prestados, proporcionalmente ao volume do lançamento.Essa operação pode ser feita no mercado primário (onde a própria empresa emite o título que são ofertados por meio de um banco, por exemplo) ou no mercado secundário (onde o banco é contratado para colocar títulos já emitidos e pertencentes a uma determinada pessoa física ou jurídica).
  • O underwriting é uma das operações cuja prática é explicitamente autorizada aos bancos de investimento. Eles intermedeiam a colocação (lançamento) ou distribuiçãono mercado ce caitais de ações, debêntures ou outro título, tanto no mercado primário quanto no secundário.
  • No mercado financeiro, o underwriting ou subscrição ocorre quando uma companhia seleciona e contrata um intermediário financeiro, que será responsável pela colocação de uma subscrição pública de ações ou obrigações no mercado. A operação é realizada por uma instituição financeira isoladamente ou organizada em consórcio.O termo descreve as operações financeiras nas quais os bancos intermediam o lançamento e distribuição de ações ou títulos de renda fixa para negociação no mercado de capitais.A instituição financeira que realiza operações de lançamento de ações no mercado primário é chamada de underwriter. São instituições autorizadas para estas operações: bancos múltiplos ou de investimento, sociedades corretoras e distribuidoras.As operações de underwriting são ofertas públicas de títulos em geral, e de títulos de crédito representativo de empréstimo, em particular, por meio de subscrição, cuja prática é permitida somente pela instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) para esse tipo de intermediação.Os lançamentos de ações novas no mercado, de forma ampla e não restrita à subscrição pelos atuais acionistas, também levam o nome underwriting.
  • Está bem completo o comentário do Fábio.

    Temos que estar atento que no mercado de capitais, não temos apenas a CVM com agente regulador. A CVM dividi essa função com a Bacen, PREVIC, SUSEP E SRF.
    A CVM é o agente fiscalizador e controlador desse mercado. O Bacen é o XERIFE do mercado financeiro em geral.
    A PREVIC pq fiscaliza os fundos de previdência complementar fechados, que por sua vez, são os grandes compradores de TVM, exemplo e a PREVI (Fundo de previdência do BB) que é um dos maiores investidores da Vale (antiga Vale do Rio do Doce).
    SUSEP fiscaliza as seguradoras, que também tem um percentual para aplicar no mercado de capitais.
    SRF (Secretaria da Receita Federal) também pode participar como agente regulador no mercado de capitais por que ela irá fiscalizar quem está ganhando dinheiro nesse mercado para recolher os impostos.
  • Essa afirmação é correta.

    Que Deus nos abençoe sempre.
  • lei do Mercado de Capital - Lei 4728/65 | Lei nº 4.728, de 14 de julho de 1965

    Art. 3º Compete ao Banco Central: 

    - autorizar a constituição e fiscalizar o funcionamento das Bôlsas de Valôres; 

    II - autorizar o funcionamento e fiscalizar as operações das sociedades corretoras membros das Bôlsas de Valôres (arts. 8º e 9º) e das sociedades de investimento; 

    III - autorizar o funcionamento e fiscalizar as operações das instituições financeiras, sociedades ou firmas individuais que tenham por objeto a subscrição para revenda e a distribuição de títulos ou valôres mobiliários;


  • A atividade de underwriter deve ter sim autorização da CVM para ser realizada, a questão não se refere a esse fato, ela traz um elo entre debêntures e instituições financeiras, a Lei 4595 afirma que é vedado às instituições financeiras a emissão de debêntures (claro com suas exceções), todavia traz uma ressalva, qual seja, a instituição poderá emitir debenture se não receber recursos do público e tiver autorização do Banco Central. Vocês estão confundindo, se fosse somente a intermediação de títulos e valores mobiliários, a autorização é de competência da CVM, a atividade, o Banco central autoriza o funcionamento da instituição, mas no que toca ao mercado de capitais deve-se observar a competência compartilhada de ambas as autarquias. Em outras palavras, está correta pq em se tratando de debênture deve haver autorização direta, quando se trata de instituição financeira, do banco central.


     

  • A questão está correta!

    O que deixou os colegas confusos foi a questão de o CESPE citar somente BACEN, 

    mas vale ressaltar que as IFs que fazem esse tipo de operação possuem supervisão compartilhada.

    BACEN: as autoriza a funcionar pois são IFs;      

    CVM: as autoriza pois além de serem IFs, praticam atividades relacionadas a valores mobiliários (ex: debêntures).

    Qualquer um deles caso fosse citado na questão estaria correto... pois há o compartilhamento de supervisão 

    e autorização sobre os agentes underwriter.


     

  • Todos comentários estão falando sobre Bacen e CVM, porém, ninguém atentou-se que essa pergunta  induz ao erro.

    1º Underwriting não tem nada haver com Debênture

    2º Debênture só podem ser emitidas por insituições NÃO financeira

    A Solução que encontrei é via português, a qual na verdade ele mistura Debênture para induzir ao erro enquanto na verdade ele questiona somente a operação de Underwriting(cuja prática.....).. Questão Filha da Puta, mal formulada intencionalmente

  • Rafael.

    Discordo de vc. A questão está mto bem formulada.

    Perceba: quem disse que somente as Instituições não financeiras captam debêntures? Não sei se vc sabe, mas as Sociedades de Arrendamento Mercantil, Companhias Hipotecárias, BNDES Participações tbm captam por meio de debêntures (são exceções do mercado)! Pergunto pra vc, elas não são supervisionadas pelo Bacen, e não são IF ? Ademais, aonde a questão está perguntando qm emite ou não? Porque o q a questão está pedindo é sobre a sua respectiva OFERTA!!! E toda oferta de compra/venda de títulos - sendo eles representativos de empresas como ações - ou de empréstimos - como as debêntures, precisam ser ofertadas ou negociadas por intermédio de agentes underwritter!  E esses agentes underwriting não são fiscalizados pelo BACEN por serem IF? E não são fiscalizados pela CVM pois atuam diretamente no Mercado de Capitais?

    Não sei onde vc viu "má" elaboração da questão, até achei bem simples pra qm sabe interpretar!

  • E as instituições não financeiras que podem emitir debenture? E esse "somente às instituições financeiras" não está errado???

  • galera é o seguinte a pegadinha da questão é o seguinte, quem autoriza as IFs, somente, é o banco central , a CVM não pode autorizar o funcionamento de IFs, sacaram a pegadinha, a cespe adora fazer isso.

  • somente às instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil e não como o colega disse "somente as IFs" ...quem autoriza as IFs é o BACEN e assim como o colega disse as exceções que emitem debêntures como BNDES ..são IFs...portanto a questão está CORRETA!

  • UNDERWRITING:

    As operações de underwriting são ofertas públicas de títulos em geral e de debêntures em particular, por meio de subscrição, cuja prática é permitida somente:

    às IFs - Instituições Financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN) para esse tipo de intermediação, os chamados “Dealers”; e

    às Entidades Integrantes do Sistema de Distribuição de Títulos e Valores Mobiliários, autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

    As operações de Underwriting podem ser realizadas nos Mercados Primário e Secundário. 


  • Correto.

    A constituição e funcionamento > BACEN

    Exercício da atividade no mercado de valores mobiliários > CVM


    Fonte: Bacen. Artigos 3ºs das resoluções 1.120/86 e 1.655/89. Disponíveis em:

    http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/normativo.asp?tipo=res&ano=1986&numero=1120

    e

    http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/normativo.asp?tipo=res&ano=1989&numero=1655


    Acesso em 12 set 2014.




ID
22537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do Sistema Financeiro Nacional, tendo por competência

regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis.

Alternativas
Comentários
  • ESta é uma atirbuição do Banco Central...
  • Apesar do verbo "regular" estar presente, essa é uma atribuição do BACEN.
  • LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964.Art. 11. Compete ainda ao BANCO CENTRAL da República do Brasil;VI - REGULAR a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis;Art. 19. Ao BANCO DO BRASIL S. A. competirá precipuamente, sob a supervisão do Conselho Monetário Nacional e como instrumento de execução da política creditícia e financeira do Governo Federal:IV - EXECUTAR os serviços de compensação de cheques e outros papéis;
  • O BACEN regula e o BB executa.
  • É de competência exclusiva do Banco Central do Brasil:

    • Emitir papel moeda e moeda metálica
    • Executar serviços de meio circulante
    • Receber os recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais
    • Realizar operações de redesconto e empréstimos de assistência à liquidez às instituições financeiras
    • Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papeis
    • Autorizar, normatizar, fiscalizar e intervir nas instituições financeiras
    •  Controlar o fluxo de capitais estrangeiros, garantindo o correto funcionamento do mercado cambial


    Fonte :http://www.soleis.adv.br/

  • Câmara de Compensação:
    CMN : normatiza;
    Bacen : regula e executa;
    BB : administra

  • totalmente errada
    isto é competencia do BACEN e não do CMN
  • BACEN = REGULA 
    BANCO DO BRASIL= EXECUTA
  • A compensação de cheques consiste no acerto de contas entre os bancos, referente aos cheques depositados em estabelecimentos diferentes dos sacados.  Esse serviço é prestado pelo Banco do Brasil S.A, no papel de Executante da Centralizadora de Compensação de Cheques.

     

    A Centralizadora de Compensação de Cheques – Compe é regulamentada pelo Banco Central do Brasil e dela participam todos os bancos com carteira comercial e caixas econômicas existentes no Brasil.

  • A atribuição descrita na questão refere-se ao BACEN.

    Que Deus nos abençoe sempre.
    • BANCO CENTRAL DO BRASIL (BC)
    BACEN ou BC é uma entidade autárquica, vinculada ao ministério da Fazenda, atuando como órgão executivo do sistema financeiro, cabendo-lhe fazer cumprir as disposições que lhe são atribuídas pela legislação em vigor e as normas emenadas do CMN 
    Tem como atribuições:
      • emitir e distribuir as cédulas e as moedas para os bancos e recolher e destruir as danificadas;
      • receber os recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais e os depósitos voluntários das instituições financeiras e bancárias que operam no país;
      • emprestar às instituições financeiras de acordo com a política econômica do governo ou como socorro a problemas de liquidez;
      • regular a execução dos serviços de compensação de cheques e de outros papéis;
      • efetuar, como instrumento de política monetária, operações de compra e venda de títulos públicos federais;
      • exercer o controle do crédito sob todas as suas formas;
      • fiscalizar as instituições financeiras e os consórcios e aplicar as penalidades previstas;
      • autorizar o funcionamento de todas as instituições financeiras e dos consórcios;
      • controlar o fluxo de capitais estrangeiros garantindo o correto funcionamento do mercado cambial;
      • representar o governo brasileiro junto às instituições financeiras estrangeiras e internacionais.
    •  
  • É a entidade superior do Sistema Financeiro Nacional. No meu entender esta frase restringe, dando a entender que CMN é o único superior, e sabemos que não é, também o o Banco Central é superior juntamente com a CVM. Sendo assim também seria um motivo de estar errada.

    Gostaria da opinião dos colegas sobre este meu entendimento.
  • Compete ao Banco Central da República do Brasil, regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis.

  • Teremos que ter bastante cuidado com essa palavra "regular", pois é um verbo muito usado nas normas do CMN.
    Porém, como toda regra tem sua exceção, nesse caso é uma especialidade do BACEN, que é de sua incumbência ditar as normas da compensação de cheques tendo como subordinado, à essas normas, o Banco do Brasil.

  • Gabarito: Errado.

    Lei 4.595

    Art. 11. Compete ainda ao Banco Central da República do Brasil;

    VI - Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis;

    Bons estudos, e sorte!


ID
22540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do Sistema Financeiro Nacional, tendo por competência

regular o valor externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos do país.

Alternativas
Comentários
  • Competência é o mesmo que Objetivos?
    Essa é a terceira questão que percebi que houve essa confusão.
  • REALMENTE ISSO TA DANDO FAZENDO UMA CONFUSÃO,POIS TENHO DUAS APOSTILAS UMA FALA Q É COMPETENCIA A OUTRA Q É OBJETIVO,EM PESQUISAS FEITAS NA NET,FALA Q É OBJETIVO,QUAL O CERTO???
  • REALMENTE ISSO TA DANDO FAZENDO UMA CONFUSÃO,POIS TENHO DUAS APOSTILAS UMA FALA Q É COMPETENCIA A OUTRA Q É OBJETIVO,EM PESQUISAS FEITAS NA NET,FALA Q É OBJETIVO,QUAL O CERTO???
  • Acho que isso não tem problema. O mais importante é não esquecer quem é quem no SFN. É isso, aí. Eu tb encontrei de várias formas:competência, objetivos, atribuiçoes específicas, e por ai vai.
  • Para acabar com as dúvidas,os objetivos estão no art.3º da lei 4.595/64,já as competências no art.4º na mesma lei.Fonte:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4595.htm
  • Lembrando que o CMN regula os valores INTERNO e EXTERNO da moeda.
  • O que foi dito na questão é um objetivo!!
    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:
      III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;
  • Os Objetivos são o papel que o CMN deve desempenhar, e as competências são os meios de cumprimento desse papel...

    Exemplo:
    OJETIVO:
    II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;
    COMPETÊNCIA:
    XVIII - Outorgar ao Banco Central da República do Brasil o monopólio das operações de câmbio quando ocorrer grave desequilíbrio no balanço de pagamentos ou houver sérias razões para prever a iminência de tal situação;
  • regular o valor externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos do país É OBJETIVO.
    considero errada esta questão, toda vez que a faço erro.Já perdi questão no cespe por confundir objetivo com competência, agora o cespe me vem com essa???

    QUE MERDA!!!

    : - (

  • COMPETÊNCIA é conjunto de habilidade, atitude e conhecimento (é a capacidadede mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação.

    COMPETE AO CMN regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos do país.

    GALERAA ISSO É QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO . A BANCA QUE QUE VCS SAIBAM O QUE ESTÃO FALANDO. NÃO APENAS DECOREM. 

    SE COMPETE , COMPETE . INDEPENDENTEMENTE SE É OBJETIVO OU NÃO . 

    O CMN TEM POR OBJETIVO ...... COMPETE AO CMN. SE É OBJETIVO OU NÃO  .    COMPETEEEEEE !!!!  rsrs

    bons estudos !!


  • GAB: CERTO - DESATUALIZADA

    Esse objetivo era do CMN na LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964, porém foi revogado pela lei complementar 179/21

    Hoje os objetivos do CMN são:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    • IV - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;
    • V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;
    • VI - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;
    • VII - Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.

    ====

    I - Adaptar o volume dos meios de pagamento ás reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;    (Revogado Pela Lei Complementar nº 179, de 2021)

    II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;   (Revogado Pela Lei Complementar nº 179, de 2021)

    III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;    (Revogado Pela Lei Complementar nº 179, de 2021)    


ID
22543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do Sistema Financeiro Nacional, tendo por competência

zelar pela liquidez e pela solvência das instituições financeiras.

Alternativas
Comentários
  • "Zelar pela liquidez e pela solvência das instituições financeiras" é um dos objetivos do Conselho Monetário Nacional e não uma competência. Portanto esta questão está Errada.
  • # isso mesmo abjetivos
    Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras
    # Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa
    # Autorizar emissões de papel moeda
    # Aprovar orçamentos monetários preparados pelo Banco Central do Brasil

    competências seria
    CMN compete:

    * Estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetária, cambial e creditícia
    * Regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras
    * Disciplinar os instrumentos de política monetária e cambial

  • Tanto faz, competência ou objetivo. São consideradas certas pelas bancas. Nesse caso, também pode ser atrivuições especícicas:
    determinar as txs de recolhimento compulsório das inst fin;
    regular a consttituição, o funcionamento e fiscalização de todas as inst finnaceiras.
  • Tanto faz nada! isso é objetivo e não competência do CMN.
  • Questão Errada, deveria anular !

  • Pessoal me tirem uma dúvida, o CMN é um orgão Normativo deliberativo, na questão ele se refere ao CMN como "entidade" superior. No caso está certo por que após entidade veio superior? só estaria errado no caso de está " entidade supervisora?" me tirem essa dúvida!

  • Pelo que estou percebendo o CESPE considera Objetivo e competência atribuições do CMN e portanto têm o mesmo significado.

  • Esse objetivo pertence a mais alguém, a não ser ao CMN? Se vocês entendem que não, então devem considerar que compete ao CMN essa atribuição.



ID
22546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do Sistema Financeiro Nacional, tendo por competência

estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras privadas.

Alternativas
Comentários
  • Isto é atribuição do BACEN
  • É uma das competências do Banco Central do Brasil.
  • Art. 10 - Compete privativamente ao Banco Central do Brasil: 

    XI - estabelecer condições para a posse e para o exercício de quaisquer cargos de administração de instituições financeiras privadas, assim como para o
    exercício de quaisquer funções em órgãos consultivos, fiscais e semelhantes, segundo normas que forem expedidas pelo Conselho Monetário Nacional;  ...


    Fonte  : http://www.soleis.adv.br/sistemafinanceironacional.htm

    Valeww pessoal !!

  • esta função é do bacen.
  • Quem Faz isso é o BACEM!!!
  • Compete ao BACEN 


    E o OUTRO erro da questão é frisar que são instituições financeiras PRIVADAS [ quando não há essa especificação ]

  • Gente, só comentem quando tiverem CERTEZA, pois podem acabar comprometendo os estudos dos demais.

    É competência privativa do BACEN:

    Art 10:

    XI - estabelecer condições para a posse e para o exercício de quaisquer cargos de administração de instituições financeiras privadas, assim como para o exercício de quaisquer funções em órgãos consultivos, fiscais e semelhantes, segundo normas que forem expedidas pelo Conselho Monetário Nacional;

  • Pelo amor de Deus, BACEN, com "N" não com "M". 

  • São somente as privadas mesmo. Pois as pública têm processos independentes, como exemplo o próprio CMN. Onde seus intregrantes são indicados pelo presidente e sabatinados pelo senado.


ID
22549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do Sistema Financeiro Nacional, tendo por competência

adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e ao seu processo de desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • "Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e ao seu processo de desenvolvimento" é um dos objetivos do Conselho Monetário Nacional e não uma competência. Portanto esta questão está Errada.
  • ESSA é uma questão a ser estudada pois algumas apostilas falam q écompetencia e outras objetivos
  • são objetivos do CMN
    * Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento
    * Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais
    * Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira
    * Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas, tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional
    * Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos
    * Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras
    * Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa
    * Autorizar emissões de papel moeda
    * Aprovar orçamentos monetários preparados pelo Banco Central do Brasil

  • Esta definição está exatamente igual ao que consta no Livro "Mercado Fianceiro" do Eduardo Fortuna.
  • A duvida entre competência e objetivo que todos comentam pode ser esclarecida:
    De acordo com Eduardo Fortuna essa é uma competência o que torna a afirmativa correta.
  • levando em conta ser de 2003 a questão, ela continua errada, a prova do cespe 2008 deu como errada uma questão que diferencia OBJETIVO DE COMPETÊNCIA.
    considero ERRADDDDAAAAA essa questão, competência é uma coisa e objeito é outra.
  • ESSA QUESTÃO CABE RECURSO,COMO É QUE FAZ-SE UMA MISTURADA DESSA COM AS COISAS ? 
    ORA UM DOS "OBJETIVOS" É CONSIDERADO COMO COMPETÊNCIA NORMALMENTE, ORA NÃO MAIS... AÍ FICA DIFÍCIL ADIVINHAR O QUE A BANCA QUER !!
  • A questão está correta mesmo:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    I - Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;
    LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964

    Fonte: http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=89734

  • Galera, a prova é de 2003, acredito que hoje os examinadores são bem mais coerentes (e filhos da put@) na hora de formularem as perguntas para que não haja essa confusão nos gabaritos.


ID
23074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com a norma da CVM que regulamenta as situações que configuram distribuições secundárias sujeitas a prévio registro na CVM, bem como a venda de sobras de ações decorrentes do não-exercício do direito de preferência, na subscrição particular de companhia aberta, é facultativo o prévio registro na CVM de distribuição pública que envolva venda, promessa de venda, oferta à venda ou aceitação de pedido de venda de

ações ordinárias ou preferenciais de companhia aberta que correspondam a mais de 5% das ações da mesma espécie ou classe, em circulação no mercado, quando realizada pela companhia emissora, seus fundadores e pessoas a ela equiparadas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º - É obrigatório o prévio registro na CVM de distribuição pública que envolva a venda, promessa de venda, oferta à venda ou aceitação de pedido de venda de:


    ações ordinárias ou preferenciais de companhia aberta que correspondam a mais de 5% (cinco por cento) das ações da mesma espécie ou classe, em circulação no mercado, quando realizadas pela companhia emissora, seus fundadores e pessoas a ela equiparadas;


    ações ou debêntures emitidas por companhias fechadas, que estejam em tesouraria ou pertençam ao acionista controlador ou a pessoas equiparadas e que venham a ser distribuídas ao público, subseqüentemente ao processo de registro, na CVM, da companhia emissora, para negociação de seus valores mobiliários em Bolsa de Valores ou no mercado de balcão;


    debêntures já emitidas por companhia aberta mediante subscrição particular, por quem quer que pretenda distribuí-las publicamente;


    qualquer quantidade de ações, quando forem utilizados métodos de negociação que traduzam esforço de venda superior ao normal em qualquer operação de intermediação no mercado secundário;


    direitos de preferência à subscrição de valores mobiliários, respectivos cupões ou recibos de subscrição, oriundos de subscrição pública ou particular, pertencentes ao acionista controlador ou às demais pessoas equiparadas à companhia emissora em quantidade superior a 5% (cinco por cento) da emissão, desde que corresponda no mínimo a 5% (cinco por cento) das ações da mesma espécie ou classe em circulação no mercado;


    bônus em volume tal que o seu exercício possa resultar na subscrição de ações que correspondam a mais de 5% (cinco por cento) das ações da mesma espécie ou classe, em circulação no mercado, pela companhia emissora, seus fundadores e pessoas a ela equiparadas."

  • O erro na questão refere-se à palavra FACULTATIVO, pois nesse caso, segundo a norma, o registro é OBRIGATÓRIO.

ID
23077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com a norma da CVM que regulamenta as situações que configuram distribuições secundárias sujeitas a prévio registro na CVM, bem como a venda de sobras de ações decorrentes do não-exercício do direito de preferência, na subscrição particular de companhia aberta, é facultativo o prévio registro na CVM de distribuição pública que envolva venda, promessa de venda, oferta à venda ou aceitação de pedido de venda de

ações ou debêntures emitidas por companhias fechadas, que estejam em tesouraria ou pertençam ao acionista controlador ou a pessoas equiparadas e que venham a ser distribuídas ao público, subseqüentemente ao processo de registro, na CVM, da companhia emissora, para negociação de seus valores mobiliários em bolsa de valores ou no mercado de balcão.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º - É obrigatório o prévio registro na CVM de distribuição pública que envolva a venda, promessa de venda, oferta à venda ou aceitação de pedido de venda de:


    ações ordinárias ou preferenciais de companhia aberta que correspondam a mais de 5% (cinco por cento) das ações da mesma espécie ou classe, em circulação no mercado, quando realizadas pela companhia emissora, seus fundadores e pessoas a ela equiparadas;


    ações ou debêntures emitidas por companhias fechadas, que estejam em tesouraria ou pertençam ao acionista controlador ou a pessoas equiparadas e que venham a ser distribuídas ao público, subseqüentemente ao processo de registro, na CVM, da companhia emissora, para negociação de seus valores mobiliários em Bolsa de Valores ou no mercado de balcão;


    debêntures já emitidas por companhia aberta mediante subscrição particular, por quem quer que pretenda distribuí-las publicamente;


    qualquer quantidade de ações, quando forem utilizados métodos de negociação que traduzam esforço de venda superior ao normal em qualquer operação de intermediação no mercado secundário;


    direitos de preferência à subscrição de valores mobiliários, respectivos cupões ou recibos de subscrição, oriundos de subscrição pública ou particular, pertencentes ao acionista controlador ou às demais pessoas equiparadas à companhia emissora em quantidade superior a 5% (cinco por cento) da emissão, desde que corresponda no mínimo a 5% (cinco por cento) das ações da mesma espécie ou classe em circulação no mercado;


    bônus em volume tal que o seu exercício possa resultar na subscrição de ações que correspondam a mais de 5% (cinco por cento) das ações da mesma espécie ou classe, em circulação no mercado, pela companhia emissora, seus fundadores e pessoas a ela equiparadas."
  • Três questoes praticamente parecidas no site, é realmente pra eu nao errar em qualquer uma que aparecer de novo kkkkkkkkkkkkk
  • debêntures emitidas por companhias fechadas - Essa frase caracteriza a questão como errada, pois as debêntures só podem ser emitidas por COMPANHIAS ABERTAS que NÃO sejam FINANCEIRAS, com exceção das Companhias Hipotecárias e Sociedade de Arrendamento Mercantil.

  • De acordo com a norma da CVM que regulamenta as situações que configuram distribuições secundárias sujeitas a prévio registro na CVM, bem como a venda de sobras de ações decorrentes do não-exercício do direito de preferência, na subscrição particular de companhia aberta, é facultativo o prévio registro na CVM de distribuição pública que envolva venda, promessa de venda, oferta à venda ou aceitação de pedido de venda de

    ações ou debêntures emitidas por companhias fechadas, que estejam em tesouraria ou pertençam ao acionista controlador ou a pessoas equiparadas e que venham a ser distribuídas ao público, subseqüentemente ao processo de registro, na CVM, da companhia emissora, para negociação de seus valores mobiliários em bolsa de valores ou no mercado de balcão.


  • Nenhuma distribuição pública de valores mobiliários será efetivada no mercado sem prévio registro na Comissão de Valores Mobiliários. 

    lei 6404. Art 4° parágrafo 2°

  • Qual a diferença entre emissão 

    pública e privada?

    A primeira é direcionada ao 

    público investidor em geral, 

    feita por companhia aberta, 

    sob registro na CVM. Já a emissão 

    privada é voltada a um grupo restrito 

    de investidores, não sendo necessário o 

    registro na Comissão.



  • A captação de recursos no mercado de capitais, via emissão de debêntures, pode ser feita por Sociedade por Ações (S.A.), de capital fechado ou aberto. Entretanto, somente as companhias abertas, com registro na CVM - Comissão de Valores Mobiliários, podem efetuar emissões públicas de debêntures.

  • O erro na questão refere-se à palavra FACULTATIVO, pois nesse caso, segundo a norma, o registro é OBRIGATÓRIO.

  •         § 5º As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.


ID
23080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com a norma da CVM que regulamenta as situações que configuram distribuições secundárias sujeitas a prévio registro na CVM, bem como a venda de sobras de ações decorrentes do não-exercício do direito de preferência, na subscrição particular de companhia aberta, é facultativo o prévio registro na CVM de distribuição pública que envolva venda, promessa de venda, oferta à venda ou aceitação de pedido de venda de

debêntures já emitidas por companhia aberta mediante subscrição particular, por quem quer que pretenda distribuí-las publicamente.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º - É obrigatório o prévio registro na CVM de distribuição pública que envolva a venda, promessa de venda, oferta à venda ou aceitação de pedido de venda de:


    ações ordinárias ou preferenciais de companhia aberta que correspondam a mais de 5% (cinco por cento) das ações da mesma espécie ou classe, em circulação no mercado, quando realizadas pela companhia emissora, seus fundadores e pessoas a ela equiparadas;


    ações ou debêntures emitidas por companhias fechadas, que estejam em tesouraria ou pertençam ao acionista controlador ou a pessoas equiparadas e que venham a ser distribuídas ao público, subseqüentemente ao processo de registro, na CVM, da companhia emissora, para negociação de seus valores mobiliários em Bolsa de Valores ou no mercado de balcão;


    debêntures já emitidas por companhia aberta mediante subscrição particular, por quem quer que pretenda distribuí-las publicamente;


    qualquer quantidade de ações, quando forem utilizados métodos de negociação que traduzam esforço de venda superior ao normal em qualquer operação de intermediação no mercado secundário;


    direitos de preferência à subscrição de valores mobiliários, respectivos cupões ou recibos de subscrição, oriundos de subscrição pública ou particular, pertencentes ao acionista controlador ou às demais pessoas equiparadas à companhia emissora em quantidade superior a 5% (cinco por cento) da emissão, desde que corresponda no mínimo a 5% (cinco por cento) das ações da mesma espécie ou classe em circulação no mercado;


    bônus em volume tal que o seu exercício possa resultar na subscrição de ações que correspondam a mais de 5% (cinco por cento) das ações da mesma espécie ou classe, em circulação no mercado, pela companhia emissora, seus fundadores e pessoas a ela equiparadas."

  • Onde está o erro da questão?
  • Obrigatorio e nao facultativo...
  • Está errado na parte que cita: "é facultativo o prévio registro.. "  - pois é OBRIGATÓRIO o prévio registro na CVM.
  • Engraçado... essa introdução longa me fez parecer que isso era um "Cabeçalho" que serviria para várias questões, ou seja, pareceu-me como uma afirmação do Cespe por se repetir em seguidas questões...


    Ainda bem que a hora de errar é aqui o.O

  • Com esse monte de repetição tenho certeza que ninguém aqui vai errar a questão...

  • O erro na questão refere-se à palavra FACULTATIVO, pois nesse caso, segundo a norma, o registro é OBRIGATÓRIO.


ID
23083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com a norma da CVM que regulamenta as situações que configuram distribuições secundárias sujeitas a prévio registro na CVM, bem como a venda de sobras de ações decorrentes do não-exercício do direito de preferência, na subscrição particular de companhia aberta, é facultativo o prévio registro na CVM de distribuição pública que envolva venda, promessa de venda, oferta à venda ou aceitação de pedido de venda de

qualquer quantidade de ações, quando forem utilizados métodos de negociação que traduzam esforço de venda superior ao normal em qualquer operação de intermediação no mercado secundário.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º - É obrigatório o prévio registro na CVM de distribuição pública que envolva a venda, promessa de venda, oferta à venda ou aceitação de pedido de venda de:


    ações ordinárias ou preferenciais de companhia aberta que correspondam a mais de 5% (cinco por cento) das ações da mesma espécie ou classe, em circulação no mercado, quando realizadas pela companhia emissora, seus fundadores e pessoas a ela equiparadas;


    ações ou debêntures emitidas por companhias fechadas, que estejam em tesouraria ou pertençam ao acionista controlador ou a pessoas equiparadas e que venham a ser distribuídas ao público, subseqüentemente ao processo de registro, na CVM, da companhia emissora, para negociação de seus valores mobiliários em Bolsa de Valores ou no mercado de balcão;


    debêntures já emitidas por companhia aberta mediante subscrição particular, por quem quer que pretenda distribuí-las publicamente;


    qualquer quantidade de ações, quando forem utilizados métodos de negociação que traduzam esforço de venda superior ao normal em qualquer operação de intermediação no mercado secundário;


    direitos de preferência à subscrição de valores mobiliários, respectivos cupões ou recibos de subscrição, oriundos de subscrição pública ou particular, pertencentes ao acionista controlador ou às demais pessoas equiparadas à companhia emissora em quantidade superior a 5% (cinco por cento) da emissão, desde que corresponda no mínimo a 5% (cinco por cento) das ações da mesma espécie ou classe em circulação no mercado;


    bônus em volume tal que o seu exercício possa resultar na subscrição de ações que correspondam a mais de 5% (cinco por cento) das ações da mesma espécie ou classe, em circulação no mercado, pela companhia emissora, seus fundadores e pessoas a ela equiparadas."

  • Entendo que essa questão encontra-se errada pelo uso do termo: É facultativo o prévio registro na CVM....., Quando de acordo com o entendimento da lei será  É obrigatório o prévio registro na CVM.....
    Tratando-se da troca de palavras.
  • É obrigatorio e não facultativo...
  • lembre-se de "CVM" com  " C"  Compulsório. pois o registro é compulsório, e não facultativo.

  • PÚBLICO --> Obrigatório

    FECHADO --> Facultativo 

    (aviso prévio a CVM)

  • O erro na questão refere-se à palavra FACULTATIVO, pois nesse caso, segundo a norma, o registro é OBRIGATÓRIO.


ID
23086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com a norma da CVM que regulamenta as situações que configuram distribuições secundárias sujeitas a prévio registro na CVM, bem como a venda de sobras de ações decorrentes do não-exercício do direito de preferência, na subscrição particular de companhia aberta, é facultativo o prévio registro na CVM de distribuição pública que envolva venda, promessa de venda, oferta à venda ou aceitação de pedido de venda de

direitos de preferência à subscrição de valores mobiliários, respectivos cupões ou recibos de subscrição, oriundos de subscrição pública ou particular, pertencentes ao acionista controlador ou às demais pessoas equiparadas à companhia emissora em quantidade superior a 5% da emissão, desde que corresponda, no mínimo, a 5% das ações da mesma espécie ou classe em circulação no mercado.

Alternativas
Comentários
  • O erro está no enunciado, pois não existe o prévio registro na CVM FACULTATIVO.
     
    "Art. 2º - É OBRIGATÓRIO prévio registro na CVM de distribuição pública que envolva a venda, promessa de venda, oferta à venda ou aceitação de pedido de venda de:
     
    I - ações ordinárias ou preferenciais de companhia aberta que correspondam a mais de 5% (cinco por cento) das ações da mesma espécie ou classe, em circulação no mercado, quando realizadas pela companhia emissora, seus fundadores e pessoas a ela equiparadas;
    II - ações ou debêntures emitidas por companhias fechadas, que estejam em tesouraria ou pertençam ao acionista controlador ou a pessoas equiparadas e que venham a ser distribuídas ao público, subseqüentemente ao processo de registro, na CVM, da companhia emissora, para negociação de seus valores mobiliários em Bolsa de Valores ou no mercado de balcão;
    III - debêntures já emitidas por companhia aberta mediante subscrição particular, por quem quer que pretenda distribuí-las publicamente;
    IV - qualquer quantidade de ações, quando forem utilizados métodos de negociação que traduzam esforço de venda superior ao normal em qualquer operação de intermediação no mercado secundário;
    V - direitos de preferência à subscrição de valores mobiliários, respectivos cupões ou recibos de subscrição, oriundos de subscrição pública ou particular, pertencentes ao acionista controlador ou às demais pessoas equiparadas à companhia emissora em quantidade superior a 5% (cinco por cento) da emissão, desde que corresponda no mínimo a 5% (cinco por cento) das ações da mesma espécie ou classe em circulação no mercado;
    VI - bônus em volume tal que o seu exercício possa resultar na subscrição de ações que correspondam a mais de 5% (cinco por cento) das ações da mesma espécie ou classe, em circulação no mercado, pela companhia emissora, seus fundadores e pessoas a ela equiparadas."
     
    http://www.cvm.gov.br/port/descol/respdecis.asp?File=5020-0.HTM
  • O erro na questão refere-se à palavra FACULTATIVO, pois nesse caso, segundo a norma, o registro é OBRIGATÓRIO.


ID
28753
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Conselho Monetário Nacional (CMN) planeja, elabora, implementa e julga a consistência de toda a política monetária, cambial e creditícia do país. É um órgão que domina toda a política monetária e ao qual se submetem todas as instituições que o compõem. Uma das atribuições do CMN é

Alternativas
Comentários
  • Entre as principais atribuições do CMN podemos citar:
    - regular o valor externo da moeda e o equilíbrio da balança de pagamentos do país, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;
    - propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficácia do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;
    - zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;
    - autorizar as emissões de papel-moeda pelo BACEN e as normas reguladoras do meio circulante;
    - determinar as características gerais das cédulas e das moedas;
    - aprovar os orçamentos monetários preparados pelo BACEN;
    - fixar diretrizes e normas da política cambial;
    - disciplinar o crédito em suas modalidades e as formas das operações creditícias;
    - estabelecer limites para a remuneração das operações e serviços bancários ou financeiros;
    - determinar as taxas do recolhimento compulsório das instituições financeiras;

    - estabelecer normas a serem seguidas pelo BACEN nas transações com títulos públicos;

    - regular a constituição, o funcionamento e a fiscalização de todas as instituições financeiras que
    operam no país;

    dentre outras..
  • a) administrar carteiras e a custódia de valores mobiliários é papel da CVM
    c) é o BACEN quem executa a política monetária estabelecida pelo CMN
    d) Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis é papel do BACEN
    e) nem entendi! rsrs
  • O Ivon Oliveira meio que misturou as competências e os atributos do CMN..
    sobre a letra E: propiciar liquidez às aplicações financeiras, fornecendo, concomitantemente, um preço de referência para os ativos negociados no mercado é uma competencia e nao atributo.
  • Tem que ter na cabeça que o CMN é um órgão DEFINIDOR, ou seja, qualquer atividade prática será delegada a outro órgão. Por isso que a resposta é B. Ele define normas a serem seguidas pelo BACEN.
  • Wolker, A atribuição para compensação de cheques de todos os bancos, fica a cargo do Banco do Brasil!
  • Observe que mesmo se você não soubesse nada da questão poderia tentar acertar eliminando aquelas que não poderiam, de forma alguma, ser resposta. Você se lembra que o CMN é um órgão, essencialmente, legislativo? Portanto, ele não poderia executar nem administrar nada e com isso os itens a e c não poderiam ser a resposta correta.
    Cabe ao
    Banco Central do Brasil a formulação, execução e acompanhamento da Política Monetária. Como instrumentos clássicos de Política  Monetária podemos citar: operações de mercado aberto, depósitos compulsórios e depósitos voluntários.
    Cabe ao
    CMN definir as diretrizes básicas da Política Monetária a ser implementada pelo Banco Central e também a regulamentação de algumas
    operações com as de títulos públicos.
    Observe o que a Lei 4.595/64 dispõe sobre a atuação do CMN em relação à Política Monetária e seus instrumentos clássicos.
    “Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:
    VII - Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.
    Art. 4º Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da República:
    XIX - Estabelecer normas a serem observadas pelo Banco Central da República do Brasil em suas transações com títulos públicos e de  entidades de que participe o Estado. –

    Sendo assim, vemos que o item B da questão é o verdadeiro.
  • Walter, o BACEN, a CVM, a SUSEP e o SPC são entidades supervisoras. Os operadores são as Instituições financeiras, bolsas de valores, etc., entidades localizadas na ponta da cadeia e mais próximas do público em geral.
  • é logico que é a letra ( b) a correta....
  • a)Valores Mobiliários é com a CVM
    b)É a questão correta. Lembre-se que o Tesouro Nacional é responsável 
    pela emissão de títulos públicos, porém normatização é sempre com o CMN.
    c)CMN nunca executa.
    d)CMN nunca executa.
    e)Ativo e mercado é coisa do CVM
  • R.: letra "B"
  • Art. 4º Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da República:
    XIX - Estabelecer normas a serem observadas pelo Banco Central da República do Brasil em suas transações com títulos públicos e de  entidades de que participe o Estado. 


  • Esses verbos se referem ao CMN!
  • Letra b.• Compete privativamente ao conselho monetário Nacional(CMN);• Autorizar a emissão de papel moeda• Definir a forma como o Banco Central do Brasil (BACEM) administrará as reservas internacionais vinculadas.• Aprovar os orçamentos monetários ,preparados pelo Banco central do Brasil,por meio dos quais estimarão as necessidades globais de moeda e de crédito.• Fixar as diretrizes e normas da política cambial ,inclusive compra e venda de ouro e quaisquer operações em moeda estrangeira ,disciplinar o credito em todas as suas modalidades e operações creditícia em todas as suas formas ,inclusive aceites , avais e prestações de quaisquer garantias por parte das instituições financeiras .• Delimitar com periodicidade não inferior a dois anos o capital mínimo a dois anos.
  • LETRA B - CMN NUNCA EXECUTA.

  • Vamos analisar as opções.

    A) administrar carteiras e a custódia de valores mobiliários.

    É atividade de instituições financeiras, operadores do SFN.

    B) estabelecer normas a serem seguidas pelo Banco Central (BACEN) nas transações com títulos públicos.

    Correto. De acordo com o inciso XIX do art. 4º da Lei nº 4.595/1964, compete ao CMN estabelecer normas a serem observadas pelo Banco Central em suas transações com títulos públicos.

    C) executar a política monetária estabelecida pelo Banco Central.

    Pelo contrário, o CMN coordena a política monetária, que é executada pelo Bacen.

    D) regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis.

    É competência do Bacen, prevista no inciso VI do art. 11 da Lei n 4.595/1964.

    E) propiciar liquidez às aplicações financeiras, fornecendo, concomitantemente, um preço de referência para os ativos negociados no mercado.

    Não é função do CMN ou do Bacen.

    GABARITO: B

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof.  Klaus Nery

    Essa sigla representa o Conselho Monetário Nacional, um órgão que está no topo do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e cuida da política da moeda e do crédito no país, a fim de garantir a estabilidade, o desenvolvimento econômico e social.

    Portanto, é uma entidade superior do Sistema Financeiro Nacional. Ele foi criado pela Lei 4.595/1964, tendo iniciado suas atividades em 31 de março de 1965.

    O art 4 desse lei elenca as atribuições do CMN:

    • Art. 4º Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da República:
    • (...)
    • XIX - Estabelecer normas a serem observadas pelo Banco Central da República do Brasil em suas transações com títulos públicos e de entidades de que participe o Estado;

    As demais afirmativas não são funções do CMN nem estão na lista da Lei 4595/64.

  • isso foi revogado,acredito q a questão está desatualizada.

    XIX - Estabelecer normas a serem observadas pelo Banco Central da República do Brasil em suas transações com títulos públicos e de entidades de que participe o Estado;        

  • https://i.imgur.com/dJWaOE6.png

    Muita atenção, a alternativa correta foi revogada

  • o CMN manda no bacen


ID
48319
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à composição do Sistema Financeiro Nacional, aponte a entidade que não desempenha o papel de supervisora no referido Sistema.

Alternativas
Comentários

ID
48322
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Conselho de Gestão da Previdência Complementar - CGPC é o órgão responsável pela regulação das atividades das entidades fechadas de previdência complementar. Não integra(m) o Conselho de Gestão da Previdência Complementar:

Alternativas
Comentários
  • O CGPC é integrado:I - pelo Ministro de Estado da Previdência Social, que o presidirá;II - pelo Secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social;III - por um representante da Secretaria de Previdência Social do Ministério da Previdência Social;IV - por um representante do Ministério da Fazenda;V - por um representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão;VI - por um representante dos patrocinadores e instituidores de entidades fechadas de previdência complementar;VII - por um representante das entidades fechadas de previdência complementar; eVIII - por um representante dos participantes e assistidos das entidades fechadas de previdência complementar.
  • O CNPC é o novo órgão com a função de regular o regime de previdência complementar operado pelas entidades fechadas de previdência complementar, nova denominação do Conselho de Gestão da Previdência Complementar.

    O CNPC é presidido pelo ministro da Previdência Social e composto por representantes da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), antiga SPC, da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC), da Casa Civil da Presidência da República, dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão, das entidades fechadas de previdência complementar, dos patrocinadores e instituidores de planos de benefícios das entidades fechadas de previdência complementar e dos participantes e assistidos de planos de benefícios das referidas entidades.

    Fonte: http://www.previdencia.gov.br/a-previdencia/orgaos-colegiados/conselho-nacional-de-previdencia-complementar-cnpc/

  • Errada é Letra C. A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é uma entidade supervisora vinculada ao Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e não ao Conselho de Gestão de Previdência Complementar (CGSP), atual Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).

  • Gabarito: C)


ID
48328
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é uma Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Fazenda. A Lei Complementar n. 126, de 15 de janeiro de 2007, transferiu à SUSEP a competência de fi scalizar também as operações de:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a supracitada lei complementar.Art. 2o A regulação das operações de co-seguro, resseguro, retrocessão e sua intermediação será exercida pelo órgão regulador de seguros, conforme definido em lei, observadas as disposições desta Lei Complementar.O orgão regulador de seguros é a SUSEP.

ID
48331
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro Nacional. Ao CMN não compete:

Alternativas
Comentários
  • é atribuição do CMN:
    Coodernar as politicas monetarias, crediticia, orçamentaria, FISCAL e de divída publica.

    o que torna essa alternativa errada é dizer que é um orgão Executor.
  • O CMN é um conselho normativo e regulador. Não é executor.

  • Quem executa é o Banco Central. O CMN só manda 

  • CMN não tem função EXECUTIVA. Gabarito E


ID
76729
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

. O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do sistema financeiro nacional, NÃO sendo de sua competência

Alternativas
Comentários
  • A competência básica do CMN é cuidar da POLÍTICA MONETÁRA.A Alternativa (E) diz respeito à POLÍTICA FISCAL, definida pelo EXECUTIVO FEDERAL (Presidente da República).
  • A meta de superávit primário é estabelecida na LDO, né?
  • São competências do CMN:* Adaptar o volume dos meios de pagamentos (Depósito Compulsório, SELIC, Redesconto, Títulos do Governo Federal, etc) às reais necessidades da economia nacional e seu desenvolvimento;* Regular o valor interno da moeda, prevenindo ou corrigindo surtos inflacionários (quantidade de dinheiro circulando);* Regular o valor externo da moeda e o equilibrio do balanço de pagamentos do País;* Zelar pela liquidez e solvência (Capacidade de cumprir os compromissos com os recursos que constituem seu patrimônio ou seu ativo) das instituições financeiras;* Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras públicas e privadas;* Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, tornando mais eficiente o sistema de pagamento e mobilização de recursos;* Coordenar as políticas monetárias, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública interna e externa.
  • O CMN está revestido de amplas atribuições de caráter normativo. É o órgão encarregado de formular a política monetária do país, com o objetivo fundamental de adapatar volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional. Constituem objetivos: a regulação do valor interno da moeda; a correção dos surtos inflacionários e deflacionários de origem interna e externa; a orientação da aplicação dos recursos das IF nas diferentes regiões do país; o aperfeiçoamento dos instrumentos e das IF; a adequação da liquidez e da solvência das IF; a coordenação das políticas monetárias,creditícias, etc 

  • "O governo federal definiu em R$ 155,9 bilhões a meta de superávit primário para 2013, acima do valor deste ano, e manteve a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 4,5% e 5,5% em 2012 e 2013, respectivamente, segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) divulgada nesta sexta-feira (13/4)".
    In: 
    http://www.brasileconomico.ig.com.br/noticias/meta-de-superavit-primario-para-2013-e-de-r-1559-bi_115526.html
  • Quem define a meta de superávit primário é o MPOG na LDO.
  •  Quem fixa o valor do superávit primário do orçamento público?

  • Lembrando que não existe mais MPOG.

    Agora se chama Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

  • A questão quer a alternativa que NÃO apresente competência do CMN. Vejamos:

    a)     Errado. A meta de inflação é determinada pelo CMN:

    Decreto 3.088/1999:

    § 2o As metas e os respectivos intervalos de tolerância serão fixados pelo Conselho Monetário Nacional – CMN [...]

    b) Errado. Objetivo do CMN, conforme a Lei 4.595/64:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    VI - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;

    C e D) Erradas. São objetivos do CMN que foram recentemente revogados pela LC 179/2021:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;

    III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;

    e) Certo. Está é uma atribuição do Ministério da Economia.

    Resposta: E

  • Sempre que for conveniente, vamos analisar todas as alternativas.

    A) estabelecer a meta de inflação – Competência do CMN

    B) zelar pela liquidez e pela solvência das instituições financeiras – Objetivo do CMN

    C) regular o valor externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos – Objetivo do CMN

    D) regular o valor interno da moeda, prevenindo e corrigindo surtos inflacionários ou deflacionários - Objetivo do CMN

    E) fixar o valor do superávit primário do orçamento público – A meta de superávit primário (ou de déficit, como tem sido nos últimos anos) é fixada pela equipe econômica – leia-se Ministério da Economia – e consta da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que é encaminhada, pelo Executivo, para aprovação pelo Congresso Nacional.

    Ou seja, a letra E é o nosso gabarito, pois em nada se relaciona com o Conselho Monetário Nacional.

    GABARITO: E

  • GAB: LETRA E - DESATUALIZADA

    Esse objetivo era do CMN na LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964, porém foi revogado pela lei complementar 179/21

    Hoje os objetivos do CMN são:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    • IV - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;
    • V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;
    • VI - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;
    • VII - Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.

    ====

    I - Adaptar o volume dos meios de pagamento ás reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;    (Revogado Pela Lei Complementar nº 179, de 2021)

    II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;   (Revogado Pela Lei Complementar nº 179, de 2021)

    III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;    (Revogado Pela Lei Complementar nº 179, de 2021)    

  • Questão desatualizada, ambas c) e d) foram revogadas pela LC179/2021

  • Rodrigo dentro da L4595, temos o seguinte: Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.

  • Letra E: é uma atribuição do ministério da econômia.

  • § 2o As metas e os respectivos intervalos de tolerância serão fixados pelo Conselho Monetário Nacional – CMN [...]

    b) Errado. Objetivo do CMN, conforme a Lei 4.595/64:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    VI - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;

    C e D) Erradas. São objetivos do CMN que foram recentemente revogados pela LC 179/2021:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;

    III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;

    e) Certo. Está é uma atribuição do Ministério da Economia.

    By: Prof.: Betão


ID
77116
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Os 25 Princípios Fundamentais da Basileia dão efetividade ao sistema de supervisão bancária. Esses princípios compreendem, entre outros, os itens:

I - objetivos, independência, poderes, transparência e cooperação;

II - autorização e estrutura;

II - regulação prudencial e requerimentos;

IV - métodos de supervisão bancária contínua;

V - contabilidade e divulgação.

Correspondem aos Princípios Fundamentais de Basileia os itens

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi anulada pela banca!
  • Os 25 princípios definidos pelo Acordo de Basileia II podem ser divididos em 7 Grupos/Blocos:

    ·         Objetivos, independência, poderes, transparência e cooperação - Princípio 1;
    ·         Autorizações e estrutura - Princípios 2 a 5;
    ·         Regulação prudencial e requerimentos - Princípios 6 a 18;
    ·         Métodosde supervisão bancária contínua- Princípios 19 a 21;
    ·         Contabilidade e divulgação- Princípio 22;
    ·         Ações corretivas e poderes formais dos supervisores - Princípio 23, e
    ·         Supervisão consolidada e entre países - Princípios 24 a 25.

    Acredito que a questão pecou em falar dos grupos como se estes fossem princípios em si e por isso foi anulada.

ID
77119
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

. No Brasil, a supervisão bancária acompanha o ritmo da evolução do mercado financeiro e, conforme recomendação do Acordo da Basileia II, migrou de uma ótica prescritiva para outra, de natureza prudencial, transitando de uma postura reativa para uma proativa, com base em três pilares. Quais são os três pilares que norteiam o Acordo da Basileia II?

Alternativas
Comentários
  • Basiléia II propõe um enfoque mais flexível para exigência de capital e mais abrangente com relação ao fortalecimento da supervisão bancária e ao estímulo para maior transparência na divulgação das informações ao mercado, baseado em três grandes premissas: - Pilar I – fortalecimento da estrutura de capitais das instituições; - Pilar II – estímulo à adoção das melhores práticas de gestão de riscos, e; - Pilar III – redução da assimetria de informação e favorecimento da disciplina de mercado. bons estudos, avalie!
  • Resposta: Letra b

    O Acordo de Capital da Basiléia II, mais complexo e extenso que o anterior, tem o objetivo de dar maior solidez ao sistema financeiro mundial.
    As principais mudanças estão na substituição da padronização generalizada, por um enfoque mais flexível, dando ênfase nas metodologias de gerenciamento de risco dos bancos, na supervisão das autoridades bancárias e no fortalecimento da disciplina de mercado.

    A nova estrutura pretende alinhar a avaliação da adequação de capital, de forma customizada, aos principais elementos dos riscos bancários e fornecer incentivos aos bancos para aumentar suas capacidades de mensuração e administração dos riscos. Com isso, o Novo Acordo, por ser mais sensível ao risco que os bancos assumem, implica que o capital requerido vai variar de acordo com sua maior ou menor propensão ao risco. Esta nova proposta está calcada em 3 importantes “pilares”:

    Primeiro Pilar : “Capital Mínimo Requerido”

    Estabelece o requisito mínimo de capital que as entidades devem manter para fazer frente aos riscos de crédito , de mercado e operacional . Tal requisito é conhecido como Índice de Basiléia. Foram mantidos a definição de capital considerado para fins regulatórios e o requisito mínimo de 8% do capital para ativos ponderados por risco.

    Segundo Pilar : “Revisão no Processo de Supervisão”
    O supervisor passa a ser o responsável por avaliar como os bancos estão estimando a adequação de suas necessidades de capital em relação aos riscos assumidos. A nova proposta sublima a importância dos administradores dos bancos desenvolverem um eficiente gerenciamento de risco e um processo interno de mensuração de capital de acordo com o perfil de risco e controle de sua instituição. Esses processos internos serão submetidos à aprovação da Supervisão Bancária, podendo haver interferência quando necessário.

    Terceiro Pilar : “Disciplina de Mercado”
    Estimular maior disciplina do mercado através do aumento da transparência dos bancos, para que os agentes de mercado sejam bem informados e possam entender melhor o perfil de risco dos bancos.

    http://www.andima.com.br/publicacoes/arqs/2001_basileia.pdf   

  • O Acordo de Basileia II, criado em 2004, busca medidas mais precisas dos riscos incorridos pelos bancos internacionalmente ativos. Baseia-se, portanto, em 3 pilares:


    - Requerimento de capital


    - Revisão da adequação de capital dos bancos


    - disciplina de mercado


    Alternativa B correta.


ID
77122
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Entre os Princípios Fundamentais de Basileia para uma supervisão bancária efetiva, o príncípio 17 trata dos controles internos e da auditoria, além de orientar os supervisores para que se assegurem de que os bancos adotam controles internos adequados ao porte e à complexidade de seus negócios. Os controles internos têm, entre seus objetivos,

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: Letra b

    Os Princípios Fundamentais da Basiléia definem 25 princípios que são necessários para que um sistema de supervisão seja efetivo. Esses princípios podem ser separados em sete grupos: objetivos, independência, poderes, transparência e cooperação (princípio 1); autorização e estrutura (princípios 2 a 5); regulação prudencial e requerimentos (princípios 6 a 18); métodos de supervisão bancária contínua (princípios 19 a 21); contabilidade e divulgação (princípio 22); ações corretivas e poderes formais dos supervisores (princípio 23); supervisão consolidada e entre países (princípios 24 e 25).

    Princípio 17Controles internos e auditoria: Os supervisores devem se assegurar de que os bancos adotam controles internos adequados ao porte e complexidade de seus negócios. Isso deve incluir regras claras para delegação de autoridade e responsabilidade; separação das funções que envolvem decisões para a assunção de compromissos pelo banco, que dispõem de seus fundos, e que contabilizam seus ativos e passivos; reconciliação desses processos; proteção dos ativos do banco; e funções de auditoria interna independente e de verificação de conformidade apropriadas para testar a aderência a esses controles bem como a leis e regulamentos aplicáveis.

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/fis/supervisao/docs/CorePrinciplesTraducao2006.pdf


ID
84142
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
BNB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as assertivas apresentadas, classificando- as em V (verdadeira) ou F (falsa) e marque a opção correspondente.

( ) O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por um conjunto de instituições públicas e privadas e tem como órgão normativo máximo o Conselho Monetário Nacional (CMN).

( ) O SFN envolve dois grandes subsistemas: um normativo e outro de intermediação financeira, sendo que este último é composto por instituições que estabelecem diretrizes de atuação das instituições financeiras operativas, como a Comissão de Valores Mobiliários, por exemplo.

( ) O CMN reveste-se de amplas atribuições, inclusive da formulação da política de moeda e do crédito, com o objetivo de resguardar os interesses econômico-sociais do País.

( ) Um sistema financeiro, grosso modo, pode ser entendido como um conjunto de instituições e instrumentos que, em última análise, se ocupa da transferência de recursos dos agentes econômicos superavitários para os agentes deficitários.

( ) Como regra, as instituições financeiras são classificadas como bancárias ou monetárias e não bancárias ou não monetárias. Como exemplos destas últimas estão as sociedades corretoras, os bancos de investimentos e os bancos múltiplos.

Alternativas
Comentários
  • Sociedade Corretora é uma instituição auxiliar, o que torna o item errado
  • Na verdade, bancos múltiplos nada mais são que os bancos de varejo, ou seja, instiuições financeiras bancárias. Note que bastaria saber esse item para acertar toda a questão, tendo em vista que em todas as demais alternativas ela consta como verdadeira.
  • No meu entender, A CVM não é órgão normativo (esses são CMN/CNSP/CGPC)mas a assertiva está errada mesmo é quando fala que a CVM estabelece diretrizes para instituições financeiras, ora...CVM trabalha com valores mobiliários: ações, debêntures...nada de instituições financeiras. Mas repito: CVM não é órgão normativo...
  • GALERA, A CVM É TANTO UM ORGÃO NORMATIVO NO SISTEMA FINANCEIRO(VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO, DISCIPLINA, FISCALIZAÇÃO E FORTALECIMENTO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS, EXCETO AQUELES TÍTULOS EMITIDOS PELO TESOURO NACIONAL) QUANTO UMA AUTÁRQUIA, AUTÔNOMA E DESCENTRALIZADA, MAS VINCULADA AO MINISTERIO DA FAZENDA!LEI 6385/76 (É INTERESSANTE DA UMA OLHADA NESSA LEI, PQ ELA DEU ORIGEM A CVM)
  • Pergunta mal feita, dava pra acertar sabendo apenas o último item (que era, ao meu ver, o mais fácil)

    Colega, você se equivoca ao dizer que a CVM não é um órgão normativo. A CVM regula o mercado de valores mobiliários de acordo com a política traçada pelo CMN à luz da lei de sua criação e do anonimato (lei das S/A: 6404/76). Enquanto expede REGRAS nesse intento, a CVM é um órgão normativo. A CVM não é um órgão político, ou seja, não cria nem edita leis.

  • A questao abordada pelo colega merece uma ressalva. Quando voce clica em comentario, é para dar respostas a um questionamento. Se ali estivesse escrito gabarito, aí sim voce estaria certo em colocar o resultado correspondente. As pessoas que pagam a utilização de site, o utilizam para estudar, e discutir as respostas, os quais agregam conhecimentos e tiram suas duvidas.
    att
     

  • Primeira assertiva:

    V - O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por um conjunto de instituições públicas e privadas e tem como órgão normativo máximo o Conselho Monetário Nacional (CMN). 

    F - O SFN envolve dois grandes subsistemas: um normativo e outro de intermediação financeira, sendo que este último é composto por instituições que estabelecem diretrizes de atuação das instituições financeiras operativas, como a Comissão de Valores Mobiliários (A CVM faz parte do subsistema normativo, mesmo sendo um órgão supervisor), por exemplo. 

    V - O CMN reveste-se de amplas atribuições, inclusive da formulação da política de moeda e do crédito, com o objetivo de resguardar os interesses econômico-sociais do País. 

     V - Um sistema financeiro, grosso modo, pode ser entendido como um conjunto de instituições e instrumentos que, em última análise, se ocupa da transferência de recursos dos agentes econômicos superavitários para os agentes deficitários. 

    F - Como regra, as instituições financeiras são classificadas como bancárias ou monetárias e não bancárias ou não monetárias. Como exemplos destas últimas estão as sociedades corretoras, os bancos de investimentos e os bancos múltiplos. 

    Segundo o colega acima as sociedades corretoras são Instituições auxiliares, alguém sabe me informar se há mais algum erro na questão ou se esta afirmativa das corretoras está correta?

    Vlw!
  • (V)
    (F)
    O SFN envolve dois grandes subsistemas: um normativo e outro de intermediação financeira, sendo que este último é composto por instituições que estabelecem diretrizes de atuação das instituições financeiras operativas, como a Comissão de Valores Mobiliários, por exemplo. 
    O Subsistema de intermediação é operativo, não estabelece diretrizes e a CVM pertence ao subsistema normativo como entidade supervisora. Para uma melhor visualização vejam a síntese.
    O SFN é dividido em 2 subsistemas:
    *Subsistema Normativo: regula, estabelece normas de funcionamento e fiscaliza as instituições e os agentes que atuam no mercado financeiro e de capitais. Pertence a este grupo:
         - Órgãos Normativos: CMN (Conselho Monetário Nacional), CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) e CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar)
         - Entidades Supervisoras: BACEN (Banco Central do Brasil), CVM (Comissão de Valores Mobiliários), SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar)
    *Subsistema de Intermediação (Operativo): é aparte operacional do Sistema Financeiro, constituído por Instituições monetárias e não monetárias que tratam da intermediação, do suporte operacional e da administração na intermediação financeira.

    (V)
    (V)
    (F)
    Como regra, as instituições financeiras são classificadas como bancárias ou monetárias e não bancárias ou não monetárias. Como exemplos destas últimas estão as sociedades corretoras, os bancos de investimentos e os bancos múltiplos.
    *Instituições Financeiras Bancárias: Tem a capacidade de criar moeda escritural. São elas:
    - Caixas Econômicas
    - Bancos Comerciais / Bancos Comercias Cooperativos
    - Cooperativas de Crédito
    - Bancos Múltiplos com Carteira Comercial
    *Instituições Financeiras não Bancárias:
    - Bancos de Investimento
    - Bancos de Desenvolvimento
    - Sociedades de Arrendamento Mercantil (Leasing)
    - Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento (Financeiras)
    - Companhias Hipotecárias
    - Agências de Fomento ou de Desenvolvimento
    - Sociedades de Crédito Microempreendedor
    - Bancos Múltiplos (sem Carteira Comercial ou de Crédito Imobiliário)
    Fonte:
    http://www.bcb.gov.br/Pre/bcUniversidade/Palestras/BC%20e%20Universidade%2013.4.2007.
    De acordo com a ABEF - Associação Brasileira de Educação Financeira, as Sociedades corretoras são instituição auxiliar do sistema financeiro, que opera no mercado de capitais com títulos e valores mobiliários, em especial no mercado de ações. É a intermediária entre os investidores nas transações em bolsas de valores. Administra carteiras de ações, fundos mútuos e clubes de investimentos, entre outras atribuições.
  • Alexandre: A CVM realmente NÃO é um órgão normativo. É uma entidade de SUPERVISÃO.

  • Falarei sobre os quesitos incorretos:
    ( F) O SFN envolve dois grandes subsistemas: um normativo e outro de intermediação financeira, -até aqui tudo sussa- sendo que este último = "subsistema de intermediação" é composto por instituições que estabelecem diretrizes de atuação das instituições financeiras operativas- errado, quem faz isso é o subsistema normativo-, como a Comissão de Valores Mobiliários- que faz parte do Subsistema Nor. e não do Subsistema Inter. como diz a assertiva -, por exemplo.

    (F )Como regra, as instituições financeiras são classificadas como bancárias ou monetárias- captam depósitos à vista- e não bancárias ou não monetárias- não captam depósitos à vista. Como exemplos destas últimas=>não bancárias ou não monetárias estão as sociedades corretoras"certo", os bancos de investimentos"certo" e os bancos múltiplos"errado",bancos múltiplos com carteira comercial captam depósitos à vista, .

    Rumo a aprovação no BB!!


ID
84145
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
BNB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Dentre as opções apresentadas abaixo, uma não guarda coerência com as competências do Banco Central do Brasil (BACEN) e suas atribuições. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • É Função do CMN, Orgão Normativo do SFN que Regulamenta as operações de Câmbio e fixar as diretrizes das operações de redesconto, enquanto que o bacen executa as normas do Cmn.
  • A CMN regulamenta as operações de câmbio e fixa as diretrizes das operações de redesconto.
  • d) Regulamenta as operações de câmbio e fixa as diretrizes das operações de redesconto: O início está errado, esta atribuição é do CMN.
  • Errada a letra "D" : São atibuíções do CMN.
  • Meus amigos, o BACEN regulamenta o mercado de câmbio, então creio que regulamenta tbm as operações de câmbio, e ele também executa as operações de redesconto, porém não sei se ele mesmo fixa as diretrizes, acho que aí já é papel do CMN. Peço a vocês que tomem cuidado com o que colocam aqui, podem prejudicar alguém na hora de uma prova! 
  • O BACEN ''realiza'' , ele não fixa as diretrizes das operações de redesconto...
    É por isso que o BACEN tem titulo de '' Banco dos Bancos'', pois é ele quem realiza as operações de redesconto e empréstimo de liquidez às Instituições Financeiras.
    Não sei por bem certo, mas deve ser competência do CMN fixar as diretrizes!

  • Regulamentar+COMPE ou Mercado de Câmbio ~> BACEN
    Regulamentar+ Valores Mobiliários~> CVM
    Regulamentar + Outros Assuntos ~>CVM
  • O BACEN regulamenta operações de cambio, ja que o CMN outorga ao bacen o monopolio das operações de cambio, acredito que o erro na alternativa (D) reside no fato de o BACEN não ser responsável por fixar as diretrizes das operações de redesconto, muito embora ele atue ou execute tais operações de redesconto.
  • Concordo plenamente com você, ADRIANO. O erro da alternativa "D" reside na segunda parte da assertiva
  • O BACEN regulamenta as operações de câmbio. O erro está quando a questão diz que ele fixa as diretrizes das operações de redesconto, quando, essa função é exercida pelo CMN

  • OLHA AI A CESPE TROCANDO AS PALAVRAS: REGULAMENTAÇÃO POR SUPERVISÃO. E AINDA FAZ A MALDADE DE COLOCAR O ERRO DA LETRA D NA SEGUNDA PARTE DA QUESTÃO.

  • Gabarito: D

    Lei 4595/64:

    Art. 4º Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da República:

    ...

    XVII - Regulamentar, fixando limites, prazos e outras condições, as operações de redesconto e de empréstimo, efetuadas com quaisquer instituições financeiras públicas e privadas de natureza bancária;

    ...

    XXXI - Baixar normas que regulem as operações de câmbio, inclusive swaps, fixando limites, taxas, prazos e outras condições.


ID
85027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por órgãos de
regulação, por instituições financeiras, e auxiliares, públicas e
privadas, que atuam na intermediação de recursos dos agentes
econômicos (pessoas, empresas, governo). Com relação ao SFN,
julgue os itens que se seguem.

O SFN atua na intermediação financeira, ou seja, no processo pelo qual os agentes que estão superavitários, com sobra de dinheiro, transferem esses recursos para aqueles que estejam deficitários, com falta de dinheiro.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o dicionário:

    deficit - deficiência, prejuízo

    superavit - lucro

    O mercado financeiro pode ser considerado como elemento dinâmico no processo de crescimento econômico, uma vez que permite a elevação das taxas de poupança e investimento.

  • Esta prova foi fácil. Que venham mais dessas!

  • Questão mal elaborada, o SFN possui não só instituições que atuam na intermediação como também instituições de fiscalização. Ou seja, o SFN não atua,  é todo um conjunto de instituições cada uma com sua finalidade.

  • Concordo com o colega abaixo. A forma como a questão foi colocada dá a entender que o SFN é uma instituição, o que faz com que candidatos tenham interpretações diferentes.


  • Questão está tão mal elaborada que mesmo sendo fácil demais, gera duvida na hora de assinalar é o tipo de questão que ficamos procurando pegadinhas.

  • Certa. Concordo com o Andre, mas Cesp é complicado por isso, as vezes a gnt consegue acertar uma questão complexa e erra uma simples por não prestar atenção em um simples pega.

  • Isso! Por meio da intermediação, ocorre a transferência de recursos dos agentes superavitários para os deficitários.

    Gabarito: Certo

  • O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é formado por um conjunto de entidades e instituições que promovem a intermediação financeira, isto é, o encontro entre credores e tomadores de recursos. É por meio do sistema financeiro que as pessoas, as empresas e o governo circulam a maior parte dos seus ativos, pagam suas dívidas e realizam seus investimentos.

    Fonte: BCB>SFN


ID
85030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Conselho Monetário Nacional (CMN), instituído pela Lei nº
4.595/1964, é um órgão normativo, responsável pelas políticas e
diretrizes monetárias para a economia do país. No que concerne
ao CMN, julgue os itens seguintes.

É competência do CMN definir a forma como o BB administra as reservas vinculadas.

Alternativas
Comentários
  • Administração de reservas é do Banco Central do Brasil.
  • O candidato deve ter maior atenção ao ler, questoes que de cara parecem fáceis, pois estam mais propicios a cair em pegadinhas... Na maioria das vezes ao mencionar CMN geralmente a questão tem mais haver com o BACEN (Banco Central do Brasil) e quase nunca com o BB (Banco do Brasil).
    Bons estudos... 
  • O Banco do Brasil administrando reserva! ai quebrou a questão pessoal, isso é competência do BACEN, ele que define a forma, cria certo parametros e com base nesses, define a administração é claro que o CMN pode julgar o BACEN se não fazer como tem que ser se tiver correndo risco maior, o CMN pode indicar para BACEN uma referência para fazer a administração das reservas mas o normal que  não é competência no CMN definir como as reservas são administradas

    Questão ERRADA
  • O que é exatamente uma reserva vinculada ? ( nem o google sabe)
  • errado

    LEI 9.069, DE 29.06.1995
      ART. 3º:
      § 4º O Conselho Monetário Nacional, segundo critérios aprovados pelo Presidente da República:
    I - regulamentará o lastreamento do REAL; II - definirá a forma como o Banco Central do Brasil administrará as reservas internacionais vinculadas;
  •   Art. 3º O Banco Central do Brasil emitirá o REAL mediante a prévia vinculação de reservas internacionais em valor equivalente, observado o disposto no art. 4º desta Lei.

      § 1º As reservas internacionais passíveis de utilização para composição do lastro para emissão do REAL são os ativos de liquidez internacional denominados ou conversíveis em dólares dos Estados Unidos da América.

      § 2º A paridade a ser obedecida, para fins da equivalência a que se refere o caput deste artigo, será de um dólar dos Estados Unidos da América para cada REAL emitido.

      § 3º Os rendimentos resultantes das aplicações das reservas vinculadas não se incorporarão a estas, sendo incorporadas às reservas não vinculadas administradas pelo Banco Central do Brasil.


  • No Sistema Financeiro nacional:

     o CMN é como se fosse o departamento de gestão de uma fábrica - formula, define estratégias metas etc...
    Já o BACEN é o diretor de produção vai de setor em setor, atuando diretamente no chão de fábrica.

    Os bancos e outras instituições - operativo - seriam os setores, no caso a questão citou o BB.

    Portanto o BACEN e não CMN é quem vai definir a forma como o BB administra as reservas vinculadas, CMN somente coisas MACRO - QUESTÃO ERRADA

  • Cuidado com os comentários. A CMN define, nesta parte a questão esta certa, para o Bacen e não ao BB,

  • ATENÇÃO: Administração de reservas é do Banco Central do Brasil.

  • Cespe: Resolvendo e aprendendo.

  • As reservas internacionais são os depósitos em moeda estrangeira dos bancos centrais e autoridades monetárias.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Reservas_internacionais

  • Lei 9069/95:

     

    Art. 3º, § 4º. O Conselho Monetário Nacional, segundo critérios aprovados pelo Presidente da República:    

     

    II - definirá a forma como o Banco Central do Brasil administrará as reservas internacionais vinculadas;

  • Reservas vinculadas são recursos à disposição do BACEN, os quais somente podem ser movimentados com autorização deste, tais como, depósitos compulsórios, recursos do exterior, etc.

  • Gente, na prova do cespe nós temos q ter calma, n adianta nada estudar igual um loco e sair marcando tudo rápido, basta vc estudar um pouco e treinar muito essas questões. A aprovação vem p quem tem malandragem, p quem pega atalhos, e n p quem vira a noite assistindo aula, já que nem todos os aprovados estudam mt. Sendo assim  estude 2 horas por dia, e pratique 4, q  seu resultado será melhor.

    Tenho 17 anos e já passei em 3 concursos , espero entrar na caixa também, valeu pela atenção. 

  • Bacen... fiél depositário 


ID
85033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Conselho Monetário Nacional (CMN), instituído pela Lei nº
4.595/1964, é um órgão normativo, responsável pelas políticas e
diretrizes monetárias para a economia do país. No que concerne
ao CMN, julgue os itens seguintes.

O CMN é o órgão formulador da política da moeda e do crédito, devendo atuar até mesmo no sentido de promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade não são competências, são objetivos. Só um detalhe.
  • É responsabilidade do CMN a formulação da política da moeda e do crédito, com o objetivo de alcançar a estabilidade da moeda e do desenvolvimento econômico e social do País.

  • QUESTÃO CORRETA

    Dentre os objetivos do CMN estão eles:

    Adaptar o volume dos meios de pagamento;

    Regular o valor interno e externo da moeda;

    Propiciar o aperfeiçoamento  das instituições e dos instrumentos financeiros;

    Zelar pela liquidez e solvência das I.F;

    Coordenar as politicas de credito, monetária, fiscal e da dívida pública tanto interna como externa.

     

    * Pequeno Bizú: estudar focando as palavras iniciais dos objetivos, assim não irá mais confundir quais as competências com os objetivos.

     

    Fiquem com Deus, tenham fé e esforço galera!

  • Poderemos resumir as competências do CMN no mnemônimo:

    Coordenar as políticas: monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e das dívidas públicas interna e externa;

    Orientar as instituições financeiras no tocante as aplicações de recursos;

    Manter o zelo pela liquidez e solvência das IF's;

    Propiciar o aperfeiçoamento das IF's e dos instrumentos financeiros;

    Regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos;

    Adaptar o volume dos meios de pagamento as reais necessidades da economia nacional.

  • Fui na onda do COPOM!

  • Pessoal toma cuidado ....estou vendo o pessoal se CONFUNDIR entre as COMPETÊNCIAS  E  OS  OBJETIVOS DO CMN !!

    Essa questão trata de um OBJETIVO (art 3º inciso V) 


  • É o que diz a Lei 4.595/64:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;

    Resposta: Certo


ID
85039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Conselho Monetário Nacional (CMN), instituído pela Lei nº
4.595/1964, é um órgão normativo, responsável pelas políticas e
diretrizes monetárias para a economia do país. No que concerne
ao CMN, julgue os itens seguintes.

As funções do CMN incluem: adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia e regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.595/64Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:I - Adaptar o volume dos meios de pagamento ás reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;
  • GABARITO: CERTO

    CMN - Objetivos
     
    1 - Adaptar o volume dos meios de pagamentos às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;
     
    2- Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenônimos conjunturais;
     
    3 - Regular o valor externo da moeda e o equilibrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;
     
    4 - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas, tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;
     
    5 - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;
     
    6 - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;
     
    7 - Coordenar as políticas monetárias, de crédito, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.
  • Dentre as principais competências da CMN, estão:

    Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

    Regular o valor interno e externo da moeda.

  • Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

     I - Adaptar o volume dos meios de pagamento ás reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

      II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;

      III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;


     

  • Mas objetivo e função são duas coisas diferentes. Os citados são objetivos, as funções são outras. A questão não deveria ter sido errada?

  • Errei a questão , entendia que o Bacen era responsável em carácter extraordinário pela execução e normatização dos meios de pagamentos. 

  • Esta questão citou os três objetivos do CMN que foram recentemente revogados pela lei complementar 179/2021:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    I - Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

    II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;

    III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;

    Resposta: Errado (ATUALIZADA). Na época da elaboração da questão, o gabarito seria Certo, mas com a atualização da Lei 4.595/64 pela LC 179/2021, o gabarito hoje seria diferente.

  • GAB: CERTO - DESATUALIZADA

    Esse objetivo era do CMN na LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964, porém foi revogado pela lei complementar 179/21

    Hoje os objetivos do CMN são:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    • IV - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;
    • V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;
    • VI - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;
    • VII - Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.

    ====

    I - Adaptar o volume dos meios de pagamento ás reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;    (Revogado Pela Lei Complementar nº 179, de 2021)

    II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;   (Revogado Pela Lei Complementar nº 179, de 2021)

    III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;    (Revogado Pela Lei Complementar nº 179, de 2021)    

  • Isso mesmo, Gustavo!

    Para fixar:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    IV - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;

    V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;

    VI - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;

    VII - Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4595.htm

  • Precisam atualizar o sistema, o gabarito hoje é errado.

  • questão desatualizada

    os objetivos do CMN são orientar, propiciar, zelar e coordenar

  • Resposta: Errado (ATUALIZADA). Na época da elaboração da questão, o gabarito seria Certo, mas com a atualização da Lei 4.595/64 pela LC 179/2021, o gabarito hoje seria diferente pois já não compete ao CMN regular o valor interno e externo e nem Adaptar o volume dos meios de pagamento às necessidades da economia;

  • Esta questão citou os três objetivos do CMN que foram recentemente revogados pela lei complementar 179/2021:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    I - Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

    II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;

    III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;

    Resposta: Errado (ATUALIZADA). Na época da elaboração da questão, o gabarito seria Certo, mas com a atualização da Lei 4.595/64 pela LC 179/2021, o gabarito hoje seria diferente.

    By: Prof.: Betão


ID
85054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BACEN foi
instituído em 1996, com os objetivos de estabelecer as diretrizes
da política monetária e de definir a taxa de juros. A criação desse
comitê buscou proporcionar maior transparência e ritual
adequado ao processo decisório do BACEN. Acerca do
COPOM, julgue os próximos itens.

O COPOM, constituído no âmbito do BACEN, tem como objetivo implementar as políticas econômica e tributária do governo federal.

Alternativas
Comentários
  • Objetivo do COPOM é: implementar a política monetária(e não econômica), definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o 'Relatório de Inflação'".
  • BANCO CENTRAL DO BRASILCIRCULAR 3.297Art. 1º O Comitê de Política Monetária (Copom), constituído no âmbito do Banco Central do Brasil, tem como objetivos IMPLEMENTAR A POLÍTICA MONETÁRIA, definir a meta da taxa selic e seu eventual viés e analisar o Relatório de Inflação a que se refere o Decreto 3.088, de 21 de junho de 1999.
  • Comitê de Política >>Monetária<<.
  • Segundo o BACEN:"O Copom foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros."
  • politica monetaria/ taxa de juros/ relatorio de inflçao/

  • Tem como objetico implementar as políticas econômica e não tributária.

  •  Capítulo I                                                            OBJETIVO                                                                                                              Art. 1º O Comitê de Política Monetária (Copom), constituídono  âmbito do Banco Central do Brasil, tem como objetivos implementara  política  monetária, definir a meta da Taxa SELIC e  seu  eventualviés  e  analisar o Relatório de Inflação a que se refere  o  Decreto3.088, de 21 de junho de 1999.   
    fonte: https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?method=detalharNormativo&N=105290141
  • Um dos objetivos do COPOM e implementar as "Políticas Monetárias" e não econômica e tributária do governo federal. Bons estudos!
  • Só para enriquecer conteúdo, o Copom é responsável também por analisar o Relatório de Inflação

  • O próprio texto do enunciado já responde. Fala que tem como objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e na pergunta diz políticas econômicas se contradizendo.


  • Pegadinha da pesteeee! na hora da prova com os nervos a flor da pele,muito  fácil errar! =/

  • Lembrar que quando se referir a tributos esquecer o BACEN. Todas as obrigações principais ligadas a tributo são derivadas apenas de leis, e somente o legislativo e o executivo que criam leis. Bacen cria apenas regulamentos, normas, comunicados, et caterva. 

  • ATUALIZANDO!!

    O objetivo do COPOM é: DIA

    Definir a meta da Taxa Selic; SEM O VIÉS!

    Implementar a Política Monetária;

    Analisar o 'Relatório de Inflação'.

  • Jamais, viagem total. 

    Efetivamente, o COPOM tem três atribuições:

    • Estabelecer as diretrizes da política monetária

    • Definir a meta da Taxa Selic

    • Divulgar o Relatório de Inflação.

    Resposta: Errado

  • É conveniente retirar essa questão ou atualizá-la. Já ia me confundindo achando que de fato tinha "ERRADO" a questão.

  • Política fiscal -> congresso


ID
85057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BACEN foi
instituído em 1996, com os objetivos de estabelecer as diretrizes
da política monetária e de definir a taxa de juros. A criação desse
comitê buscou proporcionar maior transparência e ritual
adequado ao processo decisório do BACEN. Acerca do
COPOM, julgue os próximos itens.

Desde a adoção da sistemática de metas para a inflação como diretriz de política monetária, as decisões do COPOM visam cumprir as metas para a inflação definidas pelo CMN. Se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do BACEN divulgar, em carta aberta ao ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, as providências e o prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 3.088/99Art. 4º, Parágrafo único:“Caso a meta não seja cumprida, o Presidente do Banco Central do Brasil divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao Ministro de Estado da Fazenda, que deverá conter: I - descrição detalhada das causas do descumprimento; II - providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos; e III - o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.”
  • Segundo o BACEN:"Destaca-se a adoção, pelo Decreto 3.088, em 21 de junho de 1999, da sistemática de "metas para a inflação" como diretriz de política monetária. Desde então, as decisões do Copom passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional. Segundo o mesmo Decreto, se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do Banco Central divulgar, em CARTA ABERTO AO MINISTRO DA FAZENDA, os motivos do descumprimento, bem como as providências e prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos."
  • Poesia né Galera!!

    Questão CERTA


    Bons estudos =]
  • Carta aberta do presidente do BC para o ministro da Fazenda, em caso de descumprimento da meta de inflação

    https://www.bcb.gov.br/?CARTAMETA

  • CERTO

    TRANQUILA  ingual uma tequila essa questao  xd

  • Perfeito. Veja o que diz o Decreto nº 3.088/1999:

    Art. 4º. Parágrafo único.  Caso a meta não seja cumprida, o Presidente do Banco Central do Brasil divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao Ministro de Estado da Fazenda, que deverá conter:

    I - descrição detalhada das causas do descumprimento;

    II - providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos; e

    III - o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.

    Resposta: Certo

  • Acredito que o gabarito esteja desatualizado visto que não há mais ministro da fazenda

  • O ministério da fazenda não existe mais, por isso errei a questão, achei que fosse uma pegadinha

  • O ministério da fazenda não existe mais, por isso errei a questão, achei que fosse uma pegadinha

  • Ô galera, ajudam aí com essas questões desatualizadas. Isso está me atrapalhando num tanto.

  • No ano de 2021 a questão está errada

  • Gente, tudo bem, não existe mais Ministério da Fazenda, mas logo voltará a existir!

  • Aos não assinantes: CERTO.

    À época da questão (2009), estava correta pois existia o Ministério da Fazenda.

  • mas quem visa cumprir as metas de inflação nao é o BCB?


ID
85060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A CVM, autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda,
instituída pela Lei n.º 6.385/1976, é um órgão normativo do SFN
voltado para o desenvolvimento, a disciplina e a fiscalização do
mercado mobiliário. É correto afirmar que a CVM

exerce a função de assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários e a de estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários

Alternativas
Comentários
  • São atribuições da CVM: assegurar o funcionamento eiciente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; proteger os titulares de valores mobiliários; evitar ou coibir modalidades de fraude oumanipulação no mercado; assegurar o acesso ao público sobre valores mobiliários negociados e as companhias que os emitiram; estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; promovar a expanção e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular a aplicações permanente em ações no capital social das companhia abertas
  • A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, instituída pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976. É responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país. Para este fim, exerce as funções de: assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; proteger os titulares de valores mobiliários; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação no mercado; assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e sobre as companhias que os tenham emitido; assegurar a observância de práticas comerciais eqüitativas no mercado de valores mobiliários; estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.
  • Lei nº 6.385/76

    Art. 4 - O Conselho Monetário Nacional e a Comissão de Valores Mobiliários exercerão atribuições previstas na lei para fim de:

    I - Estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários;

    II - Assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários.

    Questão Correta.



  • Conforme dispõe a Lei nº 6.385/76 em seu 4º artigo:

    Art. 4º O Conselho Monetário Nacional e a Comissão de Valores Mobiliários exercerão as atribuições previstas na lei para o fim de:

    I - estimular a formação de poupanças e a sua aplicação em valores mobiliários;

    [...]

    VII - assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários;

    Resposta: Certo


ID
85066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A CVM, autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda,
instituída pela Lei n.º 6.385/1976, é um órgão normativo do SFN
voltado para o desenvolvimento, a disciplina e a fiscalização do
mercado mobiliário. É correto afirmar que a CVM

tem como um de seus objetivos assegurar o acesso do público às informações acerca dos valores mobiliários negociados, assim como às companhias que os tenham emitido.

Alternativas
Comentários
  • A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, instituída pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976. É responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país. Para este fim, exerce as funções de: assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; proteger os titulares de valores mobiliários; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação no mercado; assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e sobre as companhias que os tenham emitido; assegurar a observância de práticas comerciais eqüitativas no mercado de valores mobiliários; estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.
  • [...]assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e sobre as companhias que os tenham emitido;[..]
  •  
     
    De acordo com a lei que a criou, a Comissão de Valores Mobiliários exercerá suas funções, a fim de:
    • assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; 
    • proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobiliários; 
    • evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociados no mercado; 
    • assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido; 
    • assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários; 
    • estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; 
    •  promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.
  • A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) É responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país. Para este fim, exerce as funções de: assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; proteger os titulares de valores mobiliários; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação no mercado; assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e sobre as companhias que os tenham emitido; assegurar a observância de práticas comerciais eqüitativas no mercado de valores mobiliários; estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas. Mais informações poderão ser encontradas no endereço : www.cvm.gov.br

    Bons Estudos =]

  • Lei 6385

    Art 4º

    VI - assegurar o acesso do público a informações sobre os valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido;

  • Para este fim, exerce as funções de: assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; proteger os titulares de valores mobiliários; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação no mercado; assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e sobre as companhias que os tenham emitido; assegurar a observância de práticas comerciais eqüitativas no mercado de valores mobiliários; estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.


ID
316012
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Sistema Financeiro Nacional tem na sua composição, como entidade supervisora,

Alternativas
Comentários
  • Quais são as funções típicas de um Banco Central?
    Um banco central, em geral, desempenha as seguintes funções:
     
    a) monopólio de emissão;
    b) banqueiro do governo;
    c) banco dos bancos;
    d) supervisor do sistema financeiro;
    e) executor da política monetária; e
    f) executor da política cambial e depositário das reservas internacionais.

    Fonte: http://www4.bcb.gov.br/pec/gci/port/focus/FAQ11-Fun%C3%A7%C3%B5es%20do%20Banco%20Central%20do%20Brasil.pdf
  • Entidades supervisoras:autarquias
    Vinculadas ao ministério da fazenda:BACEN,CVM,SUSEP
    Vinculado ao MPS:PREVIC
  • BACEN entidade supervisora das IF de depósito a vista

    lembrar também que existe outras entidades supervisoras: CVM, SUSEP e PREVIC.
  • O órgão do Governo Federal responsável pela supervisão das instituições financeiras é de atribuição inerente ao Banco Central do Brasil.
    Desta forma, a alternativa que responde o enunciado é a B.
  • As autoridades monetárias do Sistema Financeiro Nacional:
    Conselho Monetário Nacional
    : o CMN acaba sendo o conselho de política econômica do país, visto que o mesmo é responsável pela fixação das diretrizes da política monetária, creditícia e cambial. Atualmente, seu presidente é o próprio Ministro da Fazenda;
    Banco Central do Brasil: o BACEN é o órgão responsável pela execução das normas que regulam o SFN. São suas atribuições agir como: banco dos bancos, gestor do SFN, executor da política monetária, banco emissor e banqueiro do governo.

  • Resposta: Banco Central do Brasil.


    Trata-se de autarquia vinculada ao MF. De um órgão executivo a quem cabe cumprir e FAZER CUMPRIR as atribuições e disposições legais e normas do CMN. 


    Suas principais atribuições são: (i) emitir dinheiro nas condições e limites autorizados pelo CMN; (ii) executar os recolhimentos compulsórios e os depósitos voluntários das instituições financeiras; (iii) realizar operações de redesconto e empréstimos a instituições financeiras; (iv) controlar e fiscalizar o crédito e o fluxo de capital estrangeiro; (v) depositário das reservas oficiais de ouro e moeda estrangeira do país; e (vi) autorizar o funcionamento e fiscalizar as instituições financeiras.

    Fonte: aula da Disciplina Mercado Financeiro, do curso de Ciências Contábeis da Unimontes - Campus Salinas.
  • LETRA B - Banco Central do Brasil

    O BACEN é a entidade supervisora, que fiscaliza o mercado financeiro. Já a Caixa Econômica Federal, o Banco da Amazônia, o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil são operadores do mercado financeiro. Estes são, justamente, supervisionados pelo BACEN.
  • GABARITO - LETRA B

    a) Incorreta, é apenas uma IF.
    b) CORRETA, o Banco Central do Brasil (BACEN) é o principal órgão EXECUTOR das políticas traçadas pelo CMN e é o órgão SUPERVISOR do SFN.

    ATRIBUIÇÕES DO BACEN:
    1 - Emitir a moeda;
    2 - Executar as políticas do Meio Circulante;
    3 - Receber o recolhimento dos depósitos compulsórios dos bancos;
    4 - Realizar as operações de desconto (redesconto) e empréstimos às IF's;
    5 - Regular a compensação de cheques;
    6 - Executar a política de compra e venda de títulos públicos federais;
    7 - Exercer o controle do crédito;
    8 - Autorizar o funcionamento das IF's;
    9 - Fiscalizar as IF's;
    10 - Controlar o fluxo de capital estrangeiro;
    11 - Administrar as reservas internacionais;
    12 - Atuar como regulador do mercado cambial.

    c) Incorreta, é apenas uma IF.
    d) Incorreta, é apenas uma IF.
    e) Incorreta, é apenas uma IF.
  • Complementando:


    CEF & BB são "agentes especiais" do Governo, assim como o BNDES.


    Bons estudos!

  • Entidades Supervisoras do SFN:

    BACEN;

    CVM;

    Susep; e

    Previc


  • Entidades Supervisoras do SFN:

    BACEN;

    CVM;

    Susep; e Previc


    CEF e BB são "agentes especiais" do Governo, assim como o BNDES.

  • Mais uma das que nunca caem em meus concursos.

  • Os operadores são aqueles que fazem a intermediação financeira, atuando diretamente no mercado, como bancos, caixas econômicas, bolsas de valores, seguradoras e resseguradores, cooperativas de crédito, e outros.

    a) Errada – operador.

    b) Certa – o BACEN é a principal entidade supervisora.

    c) Errada – operador.

    d) Errada – operador.

    e) Errada – operador.

    Resposta: B

  • Essa tá um doce...Bacen


ID
524173
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre o Sistema Financeiro Nacional, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários

ID
524218
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo sobre o Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil:

I. O Banco Central é um órgão normativo e executivo do Sistema Financeiro Nacional e tem como uma de suas funções estabelecer as disposições que regulam o funcionamento do Sistema no que diz respeito à emissão de moeda.

II. É função do Conselho Monetário Nacional regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos.

III. É uma atribuição do Banco Central receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Letra e correta

    Apenas a afimativa I está incorreta: O Bacen é apenas um orgão executivo e não um orgão normativo como o CMN
  • O CMN que é um órgão normativo Máximo do Sistema Financeiro. Ele que cria as regras gerais.

    Já o Bacen executa as regras e não pode bater de frente com o CMN. 

    Espero ter ajudado!

  • O BACEN é, também, órgão regulador, pois regula a Compensação de Cheques e Outros Papéis.

    O erro da I é dizer que o BACEN estabelece as disposições que regulam o funcionamento do Sistema no que diz respeito à emissão de moeda. Quem estabelece as disposições é o CMN.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Questão desatualizada se nos basearmos na lei da criação do CMN.

    I. O Banco Central é um órgão normativo e executivo do Sistema Financeiro Nacional e tem como uma de suas funções estabelecer as disposições que regulam o funcionamento do Sistema no que diz respeito à emissão de moeda. Dentro do mercado de capitais, crédito e câmbio, o órgão normativo é o Conselho Monetário Nacional.

    II. É função do Conselho Monetário Nacional regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos. Não é mais! Lei nº 4.595/1964: "Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará: II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais; III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;" (AMBOS OS DISPOSITIVOS FORAM REVOGADOS pela LC nº 179/ 2021). Vide: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4595.htm

    III. É uma atribuição do Banco Central receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias. Lei nº 4.595/1964: "Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil: IV - receber os recolhimentos compulsórios de que trata o inciso anterior e, ainda, os depósitos voluntários à vista das instituições financeiras, nos termos do inciso III e § 2° do art. 19."

    Assim, hoje a reposta é a letra D.

    Avisem-me qualquer erro.

    "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX


ID
570070
Banca
FCC
Órgão
BACEN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as seguintes afirmações, todas relativas ao sistema financeiro nacional:

I. Uma das atribuições do Banco Central do Brasil é estabelecer as diretrizes gerais da política monetária, cambial e creditícia do Brasil.

II. Os bancos de investimento estão autorizados a receber depósitos à vista e a prazo do público e utilizá-los para o financiamento do capital de giro das empresas.

III.A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem por objetivo, entre outros, a regulamentação, a orientação e a fiscalização dos fundos de investimento.

IV. O Acordo de Basiléia foi assinado em 1998 e seu principal objetivo era o de regular a solvência das instituições financeiras por meio do aumento dos limites mínimos de capital próprio em função do total de aplicações de ativos de risco.

V.A CETIP – Câmara de Custódia e Liquidação é clearing exclusiva de títulos públicos que é administrada pela ANDIMA – Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • I. Uma das atribuições do Banco Central do Brasil é estabelecer as diretrizes gerais da política monetária, cambial e creditícia do Brasil. CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL. O BACEN executa as políticas estabelecidas pelo CMN.

    II. Os bancos de investimento estão autorizados a receber depósitos à vista e a prazo do público e utilizá-los para o financiamento do capital de giro das empresas. Errado NÃO estão autorizados a receber depósitos à vista e a prazo 
  • Os Bancos de Investmentos podem receber depósito a prazo, conforme abaixo;

    Resolução nº 2624, de 29 de julho de 1999.

    Art. 2º Os bancos de investimento podem empregar em suas atividades, além de recursos próprios, os provenientes de:

    I - depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado;
    II - recursos oriundos do exterior, inclusive por meio de repasses interbancários;
    III - repasse de recursos oficiais;
    IV - depósitos interfinanceiros;
    V - outras formas de captação autorizadas pelo Banco Central do Brasil
  • Na minha opnião essa questão, se estiver sido redigida corretamente pela equipe do questoesdeconcursos, deve ser anulada, pois o acordo de baseléia foi assinado em 1988 e não em 1998, assim anulando o item e consequentemente a questão.
  • I - ERRADA. É atribuição do CMN (Conselho Monetário Nacional)

    II - ERRADA. Os Bancos de Investimentos são instituições responsáveis pelo suprimento de recursos de médio e longo prazo às empresas como forma de financiamento de seu capital de giro. Não podem manter contas correntes e captam recursos pela emissão de CDBs e RDBs ou pela venda de cotas de fundo de investimentos por eles administrados.

    III - CORRETA.

    IV - CORRETA.

    V - ERRADA. A Cetip realiza a custódia e liquidação de títulos privados, já a Selic – Sistema de Liquidação e Custódia é quem faz a custódia e liquidação de títulos públicos federais.


ID
613414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN),
julgue os itens a seguir.

Ao Conselho Monetário Nacional (CMN) compete — além de fixar as diretrizes e normas das políticas monetárias e cambiais e cuidar da execução dessas políticas — autorizar as emissões de papel-moeda e zelar pela liquidez e pela solvência das instituições financeiras, bem como fiscalizá-las.

Alternativas
Comentários
  • Fiscalizar é papel do BACEN
  • "Errada"

    O CMN é exclusivamente normativo, ou seja, a palavra execução torna a questão falsa.
  • Comecei a ver esse tema agora, e li a lei 4595/64, assim como o art. 164 da CF, e achei que o erro da questão está já no "autorizar as emissões de papel-moeda", que pelo que entendi é de competência do Bacen. Estou errada? Alguém poderia esclarecer isso para mim?
  • Ao CMN ( Conselho Monetário Nacional) compete:

    1) Regular o valor interno e externo da moeda;
    2) Adaptar o volume dos meios de pagamentos às reais necessidades da economia;
    3) Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública;
    4) Autorizar emissões do papel moeda;
    5) Aprovar os orçamentos monetários preparados pelo BACEN;
    6) Fixar diretrizes e normas da politica cambial;
    7) Outorgar ao Banco Central  monopólio das operações de câmbio;
    8) Regular a constituição, funcionamento e fiscalização de todas as instituições financeiras que operam no país;
    9) Aperfeiçoar as instituições e os instrumentos financeiros;
    10) Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;
    11) Determinar as taxas de recolhimento compulsório;

    Obs: O CMN não fiscaliza e nem executa!

    Espero ter ajudado =D
    Abraço.

  • Karina,  a CMN autoriza a emissão de papel moeda, o BACEN emite o papel moeda. 
    A questão está errada em dois trechos:
    1) A CMN fixa diretrizes e normatiza as políticas monetárias e cambias, mas jamais executa. CMN é um órgão exclusivamente NORMATIVO.
    2) A CMN jamais fiscaliza

    Bons estudos!!
  • acredito que ha dois erros nesta questão. 1º o conselho monetario é um orgão normativo e não executivo,
    2º que fiscalizar as instituiçoes financeiras é competencia do BACEN e não do CMN.
  • quem fiscaliza é o bacen.
  • É verdade, o CMN não fiscaliza, mas regula a fiscalização. Que pode gerar um pouco de duvida, né?
    Atribuições do CMN:
    - Regular a constituição, funcionamento e fiscalização de todas as instituições financeiras que operam no país.
  • O CMN regula, mas não executa. As tarefas executivas de fiscalização ficam a cargo do Banco Central no que se refere às atividades por instituições financeiras e do CVM no caso de companhias ou fundos de investimentos.

    O Conselho Monterário Nacional manda.
    O Banco Central executa.
    O CMN determina regras.
    O BACEN e o CVM executam a fiscalização e o cumprimento.
  • CMN= Política Cambial e não Monetária
  • Fiscalizar é uma atribuição do   BACEN
  • pic.twitter.com/JAItnDuk
  • Questão Errada

    Ao Conselho Monetário Nacional (CMN) compete — além de fixar as diretrizes e normas das políticas monetárias e cambiais e cuidar da execução (ERRADO) dessas políticas — autorizar as emissões de papel-moeda e zelar pela liquidez e pela solvência das instituições financeiras, bem como fiscalizá-las. (ERRADO)
      

    O CMN é Orgão Normativo. Executar e Fiscalizar é competência do BACEN.
  • Casa da Moeda = Frabrica moeda

    CMN = Autoriza a emissão

    BACEN = Emiite
  • As frases que deixa a pergunta com erro São.
    Ao Conselho Monetário Nacional (CMN) compete — além de fixar as diretrizes e normas das políticas monetárias e cambiais e cuidar da execução dessas políticas (quem executa é o BACEN)— autorizar as emissões de papel-moeda e zelar pela liquidez e pela solvência das instituições financeiras, bem como fiscalizá-las.(quem fiscaliza é o BACEN)
  • Conselho Monetário Nacional - CMN é um orgão normativo, são EXECUTA tarefas.
  • Competência do CMN

    • Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

    • Regular o valor interno da moeda, prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa;

    • Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos do País;

    • Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras públicas ou privadas, de forma a garantir condições favoráveis ao desenvolvimento equilibrado da economia nacional;

    • Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, de forma a tornar mais eficiente o sistema de pagamento e mobilização de recursos;

    • Zelar pela liquidez e pela solvência das instituições financeiras;

    • Coordenar as políticas monetárias, creditícia orçamentária, fiscal e da dívida política interna e externa.

    Atribuições do CMN

    • Autorizar as emissões de papel-moeda;

    • Aprovar os orçamentos monetários preparados pelo Banco Central;

    • Fixar diretrizes e normas de política cambial;

    • Disciplinar o crédito em todas as suas modalidades e as operações creditícias em todas as suas formas;

    • Estabelecer limites para a remuneração das operações e serviços bancários ou financeiros;

    • Estabelecer normas a serem seguidas pelo Banco Central nas transações com títulos públicos;

    • Determinar as taxas de recolhimento compulsório das instituições financeiras;

    • Regulamentar as operações de redesconto de liquidez;

    • Regular a constituição, o funcionamento e a fiscalização de todas as instituições financeiras que operam no país;

    • Outorgar ao Banco Central o monopólio das operações de câmbio quando o balanço de pagamento o exigir.

    EXECUTAR E FISCALIZAR É PAPEL DO BACEN!

  • Questão ERRADA
    "Ao Conselho Monetário Nacional (CMN) compete — além de fixar as diretrizes e normas das políticas monetárias e cambiais e cuidar da execução dessas políticas — autorizar as emissões de papel-moeda e zelar pela liquidez e pela solvência das instituições financeiras, bem como fiscalizá-las."
    Executar políticas monetárias e cambiais e fiscalizar as instituições financeiras são atribuições do BACEN.
    O CMN é um orgão normativo, não executa nada, como também não fiscaliza.
    Dentre as atribuições do CMN, que tem haver com a questão, estão:
    1) Fixar diretrizes e normas da política cambial;
    2) Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública;
    3) Autorizar a emissão de papel-moeda
    4) Regular a constituição, o funcionamento e a fiscalização de todas as instituições financeiras que operam no país;
    5) Zelar pela liquidez e pela solvência das instituições financeiras.
    Como percebe-se, o CMN não executa nenhuma dessas tarefas, pois este é o orgão normativo máximo do SFN.
    1.  
  • Ao Conselho Monetário Nacional (CMN) compete — além de fixar as diretrizes e normas das políticas monetárias e cambiais e cuidar da execução dessas políticas — autorizar as emissões de papel-moeda e zelar pela liquidez e pela solvência das instituições financeiras, bem como fiscalizá-las.

    O CMN não executa, é um orgão normativo, mas ele fiscaliza as IF's como diz o próprio site dele:


    "O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro Nacional. Ao CMN compete: estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetária, cambial e creditícia; regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras e disciplinar os instrumentos de política monetária e cambial."
    http://www.fazenda.gov.br/portugues/orgaos/cmn/cmn.asp
  • CMN: Regula a fiscalização de todas as instituiçoes financeiras que operam no país.

    BACEN: Autoriza e Fiscaliza o funcionamento das instituições financeiras,punindo-as, se for o caso.

    Só isso mesmo!
  • Já entendi! 
    O CM
    N  Não executa!
  • Gente, peraí, eu não entendi.

    rsrsrs.. brincadeira!!!

    Adicional: 

    Mercado Monetário: CMN e Bacen

    Mercado de Capitais: CVM

    Mercado de Seguros: CNSP,CNPC,Susep, Previc.

    CMN determina a taxa do compulsório e o índice de inflação (IPCA)

    Para quem não sabe:
    -compulsório: um dos instrumentos da política monetária que o Bacen usa para controlar a quantidade de dinheiro no país. È uma quantidade de dinheiro armazenada no banco que não pode ser utilizada pelo mesmo.

    Na política monetária expansiva, o CMN reduz o compulsório, assim o banco armazena menos, e mais dinheiro cai na economia.

    Na P. Mon. Restritiva, o CMN aumenta o compulsório, e o banco  armazena mais. Por isso que os juros ficam mais altos!

    Valeu!

    Good Study!
  • Comecei a estudar conhecimentos bancários ontem, pelo EVP, com o professor Carlos Arthur. De acordo com aula dele, o CMN autoriza a emissão de papel moeda, o dinheiro é emitido pelo BACEN e a Casa da Moeda imprimi o papel pintado.
  • Esta Cespe véia :( .... nannnn.... faz um texto longo e mescla com apenas duas palavras e com isto invalida a acertiva... Bom, o que realmente faz com ela se torne ERRADA são as palavras: execução e fiscalização. Sempre é bom lembrar que o Bacen é quem fiscalizar e executa as ordens da CMN (Orgão normativo máximo do SFN).

    Já estou vendo nas próximas provas as bancas falarem do comando da CMN sobre a CVM (questões ainda pouco exploradas).
  • É função do Conselho Monetário Nacional regular e não fiscalizar.
  • O erro está em FISCALIZAR


    Quem FISCALIZA é o BACEN


  • CMN não fiscaliza.

  • Quem normatiza não executa e quem executa não normatiza.

  • O CMN Regula a fiscalização;

    O Bacen é quem fiscaliza.

    Bons Estudos!!!


  • O CMN é um orgão normativo.

    A dica é prestar atenção em todos os verbos:

    No início ele coloca fixar as diretrizes e normas das políticas.... ok! verbo normativo

    logo após autorizar a emissão... ok! normativo.

    Porém quem fiscaliza está executando algo e não normatizando.

    bem como fiscalizá-las (aqui o erro);

    decore o máximo possível, mas associe também através dos verbos.

    Espero ter ajudado!


  • a palavra execução e fiscalização, torna o item errado...quem fiscaliza e exucuta as normas feita pelo CMN é o BACEN

  • Fiscalizar e executar CUIDADO !!! são atribuições do BACEN !
  • "O CMN é composto por três pessoas, e três pessoas não executam nada."

    - cuidar da execução = executar

  • Questão errada, vejam só:

    "Ao Conselho Monetário Nacional (CMN) compete — além de fixar as diretrizes e normas das políticas monetárias e cambiais e cuidar da execução dessas políticas — autorizar as emissões de papel-moeda e zelar pela liquidez e pela solvência das instituições financeiras, bem como fiscalizá-las" (o erro da questão só é esse verbo: fiscalizar). 

    A Questão ficaria correta assim:

    Ao Conselho Monetário Nacional (CMN) compete — além de fixar as diretrizes e normas das políticas monetárias e cambiais e cuidar da execução dessas políticas — autorizar as emissões de papel-moeda e zelar pela liquidez e pela solvência das instituições financeira.

    Obs.: executar é uma coisa e cuidar da execução é outra. Em outras palavras o que quero dizer é que: o CMN cuida  da execução e o Bacen executa. Alguns colegas aí em baixo, tá só decorando a matéria, é melhor procurar entendê-la.

  • A fiscalização das IFs é do Bacen.

  • Como dica pra não errar mais:

    O CMN é o órgão deliberativo máximo e cabe a ele apenas as funções de "chefe", ou seja, aquele que tem o poder de mandar.

    Palavras-chave: Autorizar, estabelecer, normatizar, regulamentar, regular.


  • CMN fixa, autoriza,zela mas NÃO fiscaliza, isto é competência do Bacen.

  • O CMN não fiscaliza as Instituições Financeiras, pois cabe ao BACEN.

  • Principais Objetivos do CMN:

    Adaptar o volume dos meios de pagamento ás reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

    Regular o valor interno da moeda;

    Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País

    Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer pública, quer privadas;

    Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistemas de pagamentos e de mobilização de recursos

    ZELAR pela liquidez e solvência da instituições financeira;

    Coordenar as políticas monetárias, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.

    Quem executa é o BACEN. - Quando vier a palavra zelar geralmente é competência do BACEN mas Zela pela liquidez e solvência da instituições financeiras é sim competência do CMN. NÃO tem nada a ver com Insolvência. o colega está equivocado.


  • Carmen coleguinha vc se equivocou no seu comentário. 

    preste atenção no que comenta para não prejudicar nossos colegas.




  • A única coisa que está errada é a úlltima palavra: fiscalizá-las.


  • A única coisa que está errada é a úlltima palavra: fiscalizá-las.


  • Zelar pela solvência e liquidez das instituições financeiras é um dos objetivos do CMN e não competência.

    Dica de estudo: objetivos são mais genéricos e competências são mais específicas.

  • Ao Conselho Monetário Nacional (CMN) compete — além de fixar as diretrizes e normas das políticas monetárias e cambiais e cuidar da execução dessas políticas — autorizar as emissões de papel-moeda e zelar pela liquidez e pela solvência das instituições financeiras, bem como fiscalizá-las.


    O erro da questão está no trecho cuidar da execução - O CMN é normativo, por isso não executa 

  • Quem fiscaliza as instituições financeiras é o BACEN

  • Executar e Fiscalizar: São os erros da questão, pois são atribuições do Banco Central.

  • As questões do CESPE são magníficas, com um toque sútil derruba milhares de candidatos. 

  • não se deixem confundir entre os objetivos (art 3º ) e as competências(art 4º) da  lei 4595/64 na maioria das questões que envolve o CMN terá essa mistura entre competência  e objetivos!! 

    Boa sorte a todos nós !!

  • O CMN é um orgão normativo no (SFN) por isso q ele só estabelece diretrizes. Já o Banco Central executa e fiscaliza outras instituições financeiras e faz a emissão do papel moeda .

  • O CMN fixa as diretrizes e normas das políticas monetária e cambial, mas elas são executadas pelo Bacen.

    O CMN é responsável por autorizar as emissões de papel moeda e por zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras. Porém, a fiscalização das instituições financeiras é uma competência do Banco Central.

    GABARITO: Errado

  • Vale ressaltar, que o CMN, não é o responsável mais pelas emissões de papel moeda.

  • Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    IV - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;

    V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;

    VI - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;

    VII - Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.


ID
701806
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Sistema Financeiro Nacional é formado por um conjunto de instituições voltadas para a gestão da política monetária do Governo Federal, cujo órgão deliberativo máximo é o Conselho Monetário Nacional.

As funções do Conselho Monetário Nacional são

Alternativas
Comentários
  • É importante lembrar que o CMN NÃO EXECUTA, o papel de execução é do BACEN.
  • Ao CMN ( Conselho Monetário Nacional) compete:



    1) Regular o valor interno e externo da moeda;

    2) Adaptar o volume dos meios de pagamentos às reais necessidades da economia;

    3) Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública;

    4) Autorizar emissões do papel moeda;

    5) Aprovar os orçamentos monetários preparados pelo BACEN;

    6) Fixar diretrizes e normas da politica cambial;

    7) Outorgar ao Banco Central monopólio das operações de câmbio;

    8) Regular a constituição, funcionamento e fiscalização de todas as instituições financeiras que operam no país;

    9) Aperfeiçoar as instituições e os instrumentos financeiros;

    10) Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;

    11) Determinar as taxas de recolhimento compulsório;



    Obs: O CMN não fiscaliza e nem executa!



  • Letra "C"

    O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro Nacional. Ao CMN compete: estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetária, cambial e creditícia; regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras e disciplinar os instrumentos de política monetária e cambial.

    Fonte:
    http://www.fazenda.gov.br/portugues/orgaos/cmn/cmn.asp
  • Olha eu nao se voces mas quando eu li o termo "Fiscalizaçao" eu penssei q tava errada pois ele nao fiscaliza mas quando dei uma relida vi que estava ligada a regular o funcionado e a fiscalizaçao ai ja ficou tudo mais claro para min bom era isso 
  • Pessoal, uma dica que me ajudou bastante e não errei mais, é a seguinte:

    Para diferenciar atribuições do Bacen e do CMN, qualquer alternativa que tenha como descrição um verbo que indica uma ação, não poderá ser atribuição do CMN, ele não faz, ele diz como se deve fazer, orienta.
    Bons estudos e boa sorte!
  • cmn apenas regula, não executa nada

  • CMN APENAS REGULA E O BACEN É AGENTE DE EXECUÇÃO!!

  • A) O Presidente do CMN é o ministro da Fazenda, assim não faz sentido o CMN assessorá-lo.

    B) A Casa da Moeda é responsável pela fabricação da moeda e não cabe ao CMN definir a sua estratégia de fabricação.

    C) Correto. Sempre verifique os verbos (estabelecer, regular, disciplinar), pois o CMN não executa.

    D) Fornecer crédito??? Jamais caberia ao CMN. Preste muito atenção nos verbos. O CMN não executa, não fornece, não empresta. 

    E) Novamente um verbo de execucação. Ele não faz papel de secretariar.

  • O Conselho Monetário Nacional (CMN), que foi instituído pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, é o órgão responsável por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do SFN.

     

    Integram o CMN o Ministro da Fazenda (Presidente), o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Presidente do Banco Central do Brasil.

     

    Dentre suas funções estão:

     

    adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia; regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos; orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras; propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros; zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras; coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária e da dívida pública interna e externa.

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/cmn.asp

  • O Conselho Monetário Nacional é o principal órgão normativo do SFN, e tem, conforme previsto no artigo 2º da Lei nº 4.595/1964, a finalidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando o progresso econômico e social do País.

    É responsável pelas diretrizes e normas das políticas monetária, creditícia e cambial.

    Além disso, conforme as competências previstas no art. 4º da mesma Lei, regula a constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras.

    GABARITO: C

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Lei 4596/64

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    • VII - Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.

    Art. 4º Compete ao Conselho Monetário Nacional,

    • V - Fixar as diretrizes e normas da política cambial, inclusive quanto a compra e venda de ouro e quaisquer operações em Direitos Especiais de Saque e em moeda estrangeira; 
    • VIII - Regular a constituição, funcionamento e fiscalização dos que exercerem atividades subordinadas a esta lei, bem como a aplicação das penalidades previstas;

ID
701809
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Cada instituição do Sistema Financeiro Nacional desempenha funções de fundamental importância para o equilíbrio e o bom funcionamento do sistema como um todo.

A função de assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de Bolsa e de Balcão é da

Alternativas
Comentários
  • Conceito: A CVM é uma autarquia especial vinculada ao Ministério da Fazenda sob orientação do CMN.
    Objetivo: Proteger o mercado de valores mobiliários, oferecendo segurança aos investidores e, incentivando a capitalização das empresas com a participação do público por meio do lançamento de ações.
    A CVM tem poderes para disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado.
    Tem por objetivo assegurar o funcionamento das bolsas de valores, fiscalizar a emissão, registro, a distribuição e a negociação de títulos.
  • Objetivos da Comissão de Valores Mobiliários - CVM

    Estimular investimentos no mercado acionário;

    Assegurar o funcionamento das Bolsas de Valores;

    Proteger os titulares contra a emissão fraudulenta, manipulação de preços e outros atos ilegais;

    Fiscalizar a emissão, o registro , a ditribuição e anegociação dos títulos emitidos pela sociedades anônimas de capital aberto;

    Fortalecer o Mercado de Ações

  • ( ) Casa da Moeda é o local onde são produzidos as cédulas e moedas de cada país. Normalmente cada país possui a sua própria Casa da Moeda. Entretanto alguns países utilizam a casa da moeda de outros países para produzir as moedas correntes.

    ( ) Caixa Econômica Federalé uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública dogoverno federal brasileiro, com patrimônio próprio e autonomia administrativa . Integra o Sistema financeiro nacional, auxiliando na política de crédito do Governo Federal, submetendo-se às suas decisões e à disciplina normativa ao Ministro da Fazenda, e à fiscalização do Banco Central do Brasil. Conta em caráter excepcional com serviços bancários autorizados pelo Conselho Monetário Nacional(CMN)

    (x) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, instituída pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976. É responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país. Para este fim, exerce as funções de: assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; proteger os titulares de valores mobiliários; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação no mercado; assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e sobre as companhias que os tenham emitido; assegurar a observância de práticas comerciais eqüitativas no mercado de valores mobiliários; estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas

    ( ) A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) é um órgão específico e singular, subordinado ao Ministério da Fazenda, que tem como responsabilidade a administração dos tributos federais e o controle aduaneiro, além de atuar no combate à sonegaçãocontrabandodescaminhopirataria e tráfico de drogas e animais.1

    ( ) Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) - autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda; é responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguro, previdência privada aberta e capitalização. Dentre suas atribuições estão: fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP; atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro, previdência privada aberta, de capitalização e resseguro; zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados; promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados; 


  • Uh Uh Uh que beleza! como dizia o Tim Maia kk

  • De acordo com a lei que a criou, a Comissão de Valores Mobiliários exercerá suas funções, a fim de:

     

    ·        assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão;

    ·        proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobiliários;

    ·        evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociados no mercado;

    ·        assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido;

    ·        assegurar a observância de práticas comerciais eqüitativas no mercado de valores mobiliários;

    ·        estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários;

    ·        promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Klaus Nery / Lei 6.385/1976

    Segundo o site investidor.gov.br, as atribuições da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), assim como as de qualquer outra entidade autárquica, são determinadas por lei. 

    Nos termos da legislação, o exercício das atribuições da CVM tem como objetivo:

    1. Estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários;

    2. Promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social de companhias abertas sob controle de capitais privados nacionais;

    3. Assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão;

    (...)


ID
710830
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Sistema Financeiro Nacional é composto por diversas entidades, dentre as quais os órgãos normativos, os operadores e as entidades supervisoras.

A entidade responsável pela fiscalização das instituições financeiras e pela autorização do seu funcionamento é o

Alternativas
Comentários
  • LATRA A.

    Lei LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964.


    Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil:

    IX - Exercer a fiscalização das instituições financeiras e aplicar as penalidades previstas;

    X - Conceder autorização às instituições financeiras, a fim de que possam:    (Renumerado pela Lei nº 7.730, de 31/01/89)
            a) funcionar no País;
            b) instalar ou transferir suas sedes, ou dependências, inclusive no exterior;
            c) ser transformadas, fundidas, incorporadas ou encampadas;
            d) praticar operações de câmbio, crédito real e venda habitual de títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal, ações Debêntures, letras hipotecárias e outros títulos de crédito ou mobiliários;
            e) ter prorrogados os prazos concedidos para funcionamento;
            f) alterar seus estatutos.
            g) alienar ou, por qualquer outra forma, transferir o seu controle acionário. (Incluído pelo Del nº 2.321, de 25/02/87)  

    B
    ons estudos!
  • O Banco Central do Brasil, criado pela Lei 4.595, de 31.12.1964, é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem por missão assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente. Entre as principais atribuições do Banco Central destacam-se a condução das políticas monetária, cambial, de crédito e de relações financeiras com o exterior; a regulação e a supervisão do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e a administração do sistema de pagamentos e do meio circulante. O Banco Central do Brasil atua também como Secretaria-Executiva do Conselho Monetário Nacional (CMN) e torna públicas as Resoluções do CMN.

  • GABARITO - LETRA A

    a) CORRETA:

    ATRIBUIÇÕES DO BACEN:
    1 - Emitir a moeda;
    2 - Executar as políticas do Meio Circulante;
    3 - Receber o recolhimento dos depósitos compulsórios dos bancos;
    4 - Realizar as operações de desconto (redesconto) e empréstimos às IF's;
    5 - Regular a compensação de cheques;
    6 - Executar a política de compra e venda de títulos públicos federais;
    7 - Exercer o controle do crédito;
    8 - Autorizar o funcionamento das IF's;
    9 - Fiscalizar as IF's;
    10 - Controlar o fluxo de capital estrangeiro;
    11 - Administrar as reservas internacionais;
    12 - Atuar como regulador do mercado cambial.

    b) Incorreta, o Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro Nacional. Ao CMN compete: estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetária, cambial e creditícia; regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras e disciplinar os instrumentos de política monetária e cambial;

    c) Incorreta, O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira;

    d) Incorreta, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) é o órgão responsável por fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados;

    e) Incorreta, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental.
  • Só compete ao banco central autoziar o funcionamento de instituições financeiras nacionais, Autorização de I.F. estrangeiras somente com decreto presidencial.
  • BACEN DE ACORDO COM AS NORMAS DO CMN

    - FORMULA;
    - ADMINISTRA;
    - EMITE;
    -RECEBE;
    -AUTORIZA;
    -FISCALIZA;
    -CONTROLA;
    -EXECUTA.

    MACETE : FORA EM RAUFICE

     OBS.: BANCOS ESTRANGEIROS AUTORIZAÇÃO SOMENTE ATRAVÉS DE DECRETO DO PODER EXECUTIVO..
  • Não tem a ver com a questão, mas gostaria de saber atualmente a composição do BACEN se são oito ou nove diretores!!! acho que são oito mas vi uma questão na casa do concurseiro e a resposta dizia que eram nove, daí fiquei confusa... se alguém puder me ajudar....
  •  Jane Santos

    A
    tualmente são 9 componentes  (sendo 8 diretorias + 1 presidente)

    Quando se falar de diretores (são 7 diretores + 1 presidente) pois tem um diretor que exerce duas funções dentro do banco central.
  • Dentre suas atribuições estão:

    • emitir papel-moeda e moeda metálica;
    • executar os serviços do meio circulante;
    • receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias;
    • realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras;
    • regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis;
    • efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais;
    • exercer o controle de crédito;
    • exercer a fiscalização das instituições financeiras;
    • autorizar o funcionamento das instituições financeiras;
    • estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras;
    • vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e
    • controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.
  • Banco Central, Bacen ou BC. Vários caminhos levam à Roma.

  • A alternativa correta é “a”. O Banco Central do Brasil foi criado pela Lei da Reforma Bancária, de 1964 (Lei 4.595). Constitui autoridade monetária, sob a forma de autarquia em regime especial.  Entidade normativa, supervisora e fiscalizadora do SFN, é executora das políticas monetárias, de crédito e política cambial traçadas para o país. O BACEN constitui em verdadeira Secretaria-Executiva do Conselho Monetário Nacional. É por meio do BACEN que o Governo Federal intervém diretamente no SFN e, indiretamente, na economia. E dentre as suas diversas atribuições está a fiscalização das instituições financeiras e a autorização do seu funcionamento. Vejamos a Lei 4.595/64


    Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil:

    (...)
    IX - Exercer a fiscalização das instituições financeiras e aplicar as penalidades previstas;

    X - Conceder autorização às instituições financeiras, a fim de que possam:


    a) funcionar no País;

    b) instalar ou transferir suas sedes, ou dependências, inclusive no exterior;

    c) ser transformadas, fundidas, incorporadas ou encampadas;

    d) praticar operações de câmbio, crédito real e venda habitual de títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal, ações Debêntures, letras hipotecárias e outros títulos de crédito ou mobiliários;

     e) ter prorrogados os prazos concedidos para funcionamento;

     f) alterar seus estatutos.

     g) alienar ou, por qualquer outra forma, transferir o seu controle acionário. (Incluído pelo Del nº 2.321, de 25/02/87)


  • De acordo com a lei 4595/64 são compet~encias privativas do BACEN:

    exercer a fiscalização das instituições financeiras e aplicar as penalidades previstas

    conceder autorização para as instituições financeiras:

    * funcionem no país;

    *instalem ou transferiram suas sedes ou dependências, inclusive no exterior;

    *alterar seus estatutos, dentre outras atribuições.

  • Opção - A


    O Banco Central do Brasil (Bacen) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, que também foi criada pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964. É o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional.



    Dentre suas atribuições estão:


    Emitir papel-moeda e moeda metálica; executar os serviços do meio circulante; receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias; realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras; regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis; efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais; exercer o controle de crédito; exercer a fiscalização das instituições financeiras; autorizar o funcionamento das instituições financeiras; estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras; vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.

  • - Orgão normativo: Conselho Monetário Nacional

    - Orgão recursal: Conselho Recursal do Sistema Financeiro Nacional

    - Orgãos supervisores: Banco Central do Brasil e Comissão de Valores Mobiliários

    - Orgãos operadores: diversos


    Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil
    IX - Exercer a fiscalização das instituições financeiras e aplicar as penalidades previstas; (Renumerado pela Lei nº 7.730, de 31/01/89) X - Conceder autorização às instituições financeiras


    ,gab A

  • Analisando as opções, temos:

    A) Banco Central do Brasil – entidade supervisora

    B) Conselho Monetário Nacional – órgão normativo

    C) Fundo Monetário Internacional – não faz parte do SFN

    D) Conselho Nacional de Seguros Privados – órgão normativo

    E) Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - operador

    O enunciado traz uma competência claramente executiva (fiscalização), que por si só permitiria concluir que a resposta que atende à questão traz uma entidade supervisora.

    No caso específico, a Lei nº 4.595/64 define em seu art. 10, incisos IX e X, a competência do Banco Central para exercer a fiscalização e conceder autorização para funcionamento às instituições financeiras, respectivamente.

    Como órgão normativo, ao CMN compete regular a constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras, conforme o inciso 

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Lei 4596/64

    Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil:

    IX - Exercer a fiscalização das instituições financeiras e aplicar as penalidades previstas;       

    X - Conceder autorização às instituições financeiras, a fim de que possam:       

    • a) funcionar no País;
    • b) instalar ou transferir suas sedes, ou dependências, inclusive no exterior;
    • c) ser transformadas, fundidas, incorporadas ou encampadas;
    • d) praticar operações de câmbio, crédito real e venda habitual de títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal, ações Debêntures, letras hipotecárias e outros títulos de crédito ou mobiliários;
    • e) ter prorrogados os prazos concedidos para funcionamento;
    • f) alterar seus estatutos.
    • g) alienar ou, por qualquer outra forma, transferir o seu controle acionário.

    ===

    OBS.: 

    § 2º Observado o disposto no parágrafo anterior, as instituições financeiras estrangeiras dependem de autorização do Poder Executivo, mediante decreto, para que possam funcionar no País (Vetado)

    ➜ O funcionamento das estrangeiras no País era mediante decreto do Presidente da República, com a lei complementar 179/21 passa a ser por resolução do BACEN

  • Cuidado, a questão está desatualizada.

    Regular a constituição, funcionamento e fiscalização das

    Instituições financeiras --> CMN

    exercer a fiscalização das instituições financeiras -- BC

    Portanto, gabarito certo letra B


ID
783076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam do mercado de câmbio, das instituições autorizadas a operar nesse mercado e das suas operações básicas.


A estrutura do mercado cambial é composta por bancos, exportadores e importadores, não incluindo a bolsa de valores.

Alternativas
Comentários
  • O que é mercado de câmbio?
    No Brasil, o mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes.
    O mercado de câmbio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central e compreende as operações de compra e de venda de moeda estrangeira, as operações em moeda nacional entre residentes, domiciliados ou com sede no País e residentes, domiciliados ou com sede no exterior e as operações com ouro-instrumento cambial, realizadas por intermédio das instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central, diretamente ou por meio de seus correspondentes.
    Incluem-se no mercado de câmbio brasileiro as operações relativas aos recebimentos, pagamentos e transferências do e para o exterior mediante a utilização de cartões de uso internacional, bem como as operações referentes às transferências financeiras postais internacionais, inclusive vales postais e reembolsos postais internacionais.
    À margem da lei, funciona um segmento denominado mercado paralelo. São ilegais os negócios realizados no mercado paralelo, bem como a posse de moeda estrangeira oriunda de atividades ilícitas.
    Que instituições podem operar no mercado de câmbio e que operações elas podem realizar?
    Podem ser autorizados pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio: bancos múltiplos; bancos comerciais; caixas econômicas; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; bancos de câmbio; agências de fomento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários e sociedades corretoras de câmbio
  • Gabarito:Errado
    Comentário: Bolsa de Valores também fazem parte do mercado de câmbio.
  • Em um exemplo da relação das bolsas de valores com o mercado cambial, é possível investir na BM&F BOVESPA no mercado futuro de taxa de câmbio.
  • 4. Que instituições podem operar no mercado de câmbio e que operações elas podem realizar?

     

    Podem ser autorizados pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio: bancos múltiplos; bancos comerciais; caixas econômicas; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; bancos de câmbio; agências de fomento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários e sociedades corretoras de câmbio.

     

    Esses agentes podem realizar as seguintes operações:

     

    a) bancos, exceto de desenvolvimento, e a Caixa Econômica Federal: todas as operações previstas para o mercado de câmbio;

    b) bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento e agências de fomento: operações específicas autorizadas pelo Banco Central;

    c) sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários e sociedades corretoras de câmbio:

    c1.) operações de câmbio com clientes para liquidação pronta de até US$100 mil ou o seu equivalente em outras moedas; e

    c2.) operações no mercado interbancário, arbitragens no País e, por meio de banco autorizado a operar no mercado de câmbio, arbitragem com o exterior.

     

    Além desses agentes, o Banco Central também concedia autorização para agências de turismo e meios de hospedagem de turismo para operarem no mercado de câmbio. Atualmente, não se concede mais autorização para esses agentes, permanecendo ainda apenas aquelas agências de turismo cujos proprietários pediram ao Banco Central autorização para constituir instituição autorizada a operar em câmbio. Enquanto o Banco Central está analisando tais pedidos, as agências de turismo ainda autorizadas podem continuar a realizar operações de compra e venda de moeda estrangeira em espécie, cheques e cheques de viagem, relativamente a viagens internacionais.

     

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/mercCam.asp#8


ID
819829
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 4.595, de 31/12/1964 (Sistema Financeiro Nacional), o Conselho Monetário Nacional terá como presidente

Alternativas
Comentários

ID
819838
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 6.385/76 (Mercado de Valores Mobiliários), acerca das características da Comissão de Valores Mobiliários, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra "e"  

    Lei n.º 6.385/76 (Mercado de Valores Mobiliários)

    Art. 5o É instituída a Comissão de Valores Mobiliários, entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada de autoridade administrativa independente, ausência de subordinação hierárquica, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, e autonomia financeira e orçamentária. (Redação dada pela Lei nº 10.411, de 26.2.2002)


     

  • Alternativa E

    É uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda. Ela é responsável por regulamentar, ddesenvolver, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários, onde são negociados os títulos emitidos pelas empresas para captar recursos destinados ao financiamento de suas atividades.

    Sua principal função é a de fiscalizar as bolsas de valores e a emissão de valores mobiliários negociados nessas instituições.


  • E com a extinção do MF e MPDG? E agora?

    É uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da ECONOMIA ???


ID
850069
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão deliberativo do Sistema Financeiro Nacional (SFN) a quem compete: estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetária, cambial e creditícia; regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras e disciplinar os instrumentos de política monetária e cambial.


Nos termos da Lei no 9.069, de 29/06/1995, o Conselho Monetário Nacional é constituído pelo Ministro de Estado da Fazenda e pelo

Alternativas
Comentários
  •  Art. 8º O Conselho Monetário Nacional, criado pela Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, passa a ser integrado pelos seguintes membros:

            I - Ministro de Estado da Fazenda, na qualidade de Presidente;

            II - Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão; (Redação dada pela Medida Provisória nº 2216-37, de 2001)

            III - Presidente do Banco Central do Brasil.

  • Isso são conhecimentos bancários; não contabilidade de custos. 
  • Art. 6º O Conselho Monetário Nacional será integrado pelos seguintes membros: (Redação dada pela Lei nº 5.362, de 30.11.1967)    (Vide Lei nº 8.392, de 1991)    (Vide Lei nº 9.069, de 29.6.1995)

     

            I - Ministro da Fazenda que será o Presidente; (Redação dada pela Lei nº 5.362, de 30.11.1967)  

            II - Presidente do Banco do Brasil S. A.; (Redação dada pela Lei nº 5.362, de 30.11.1967)

            III - Presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico; (Redação dada pela Lei nº 5.362, de 30.11.1967)

            IV - Sete (7) membros nomeados pelo Presidente da República, após aprovação do Senado Federal, escolhidos entre brasileiros de ilibada reputação e notória capacidade em assuntos econômico-financeiros, com mandato de sete (7) anos, podendo ser reconduzidos. (Redação dada pela Lei nº 5.362, de 30.11.1967)

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4595.htm

  • A QUESTÃO ESTÁ DESATUALIZADA A PARTIR DE 2019

     

    A nova formação do CMN é a seguinte:

     

    Ministro da Economia;

    Presidente do BACEN;

    Secretário Especial de Fazenda.

  • não entendi! não encontrei essa afirmações no meu estudo.

    Compostos por:

    Ministro da Economia, Presidente do Conselho, Presidente do Banco Central, Secretário Especial de fazenda do Ministério da Economia.

  • Por gentileza, as questoes devem ser atualizadas!! Manter as respostas desatualizadas tira a credibilidade da instituição!!! ja é a segunda questao seguida errada!!!


ID
866812
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Central de Custódia e Liquidação – CETIP registra e custodia todos os Créditos Securitizados da União, da Dívida Agrícola (Lei 9.138, de 29/11/95 e Resolução do Bacen nº 2.471, de 26/02/98), dos Títulos da Dívida Agrária – TDA, dos Certificados Financeiros do Tesouro – CFT e dos Certificados da Dívida Pública - CDP. Com base no assunto acima, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos.

II. As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação).

III. Quando é o caso, a entidade também processa o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados.

Alternativas
Comentários
  • Alguém podria explicar essa questão?
  • A resposta está praticamente idêntica à descrição encontrada no site do Banco Central:
    "A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados¹, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA). Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados. Com poucas exceções, os títulos são emitidos escrituralmente, isto é, existem apenas sob a forma de registros eletrônicos (os títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por bancos autorizados). As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação)."
    A Cetip é uma central de liquidação e custódia, diferenciando-se da Selic pelo fato desta última ser exclusiva para negociação de títulos públicos federais emitidos pelo Tesouro e pelo Bacen (o Bacen não pode mais emitir, mas os que ele já emitiu continuam circulando). Ela é depositária dos títulos, ou seja, os títulos são registrados na Selic, e, enquanto depositária, ela registra as negociações, fazendo a transferência de titularidade no caso de pagamento, o pagamento dos juros e a transferência de recursos de comprador e vendedor.
    Espero ter ajudado! ;)

    http://www.bcb.gov.br/?spbcetip
  • Gente, como assim "a entidade também processa o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados"?
    Sério que ela pode pagar?

  • Questão copiada do site Banco Central:

    "Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos,(Afirmativa 1) bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados.(Afirmativa 3) Existem títulos transacionados na Cetip que são emitidos em papel, por comando legal. Esses títulos são transferidos para a Cetip no momento do registro e são fisicamente custodiados pelo registrador. As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação).(Afirmativa 2)"

  • O ambiente de negociação do Cetipnet é de balcão organizado, menos complexo que o de bolsa.

    Só lembrando: diferente da bovespa(CBLC), a CETIP não atua como contraparte central(ou seja, não assume o risco caso uma das partes não honre o combinado)

  • A Cetip é na realidade uma câmara de compensação e liquidação sistemicamente importante, nos termos definidos pela legislação do SPB(Sistema de Pagamento Brasileiro- Lei 10.214), que efetua a custódia escritural de ativos e contratos, registra operações realizadas no mercado de balcão, processa a liquidação financeira e oferece ao mercado uma Plataforma Eletrônica para a realização de diversos tipos de operações online, tais como: leilões e negociações de títulos públicos, privados e valores mobiliários de renda fixa.
    Participantes da Cetip:
    Banco Comercial;
    Banco de Câmbio;
    Banco de  Desenvolvimento/órgão Governamentais;
    Banco de Investimento;
    Banco Múltiplo;
    Cooperativa e Banco de Crédito;
    Fundo de Investimento;
    Investidor NÃO Residente;
    Leasing, Poupança e Empréstimo;
    Pessoa Jurídica NÃO Financeira;
    Sociedade Corretora;
    Sociedade de Crédito Imobiliário;
    Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento;
    Sociedade Distribuidora.  


  • Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados. Existem títulos transacionados na Cetip que são emitidos em papel, por comando legal. Esses títulos são transferidos para a Cetip no momento do registro e são fisicamente custodiados pelo registrador. As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação).

    Resposta: D

ID
866821
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Leia as sentenças sobre o papel do Banco Central no mercado de câmbio e assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA E

    LEI 4595

    Art. 44. As infrações aos dispositivos desta lei sujeitam as instituições financeiras, seus diretores, membros de conselhos administrativos, fiscais e semelhantes, e gerentes, às seguintes penalidades, sem prejuízo de outras estabelecidas na legislação vigente:

            I - Advertência.

            II - Multa pecuniária variável.

            III - Suspensão do exercício de cargos.

          IV - Inabilitação temporária ou permanente para o exercício de cargos de direção na administração ou gerência em instituições financeiras.

            V - Cassação da autorização de funcionamento das instituições financeiras públicas, exceto as federais, ou privadas.

            VI - Detenção, nos termos do § 7º, deste artigo.

            VII - Reclusão, nos termos dos artigos 34 e 38, desta lei.

  • 16. Qual é o papel do Banco Central no mercado de câmbio?

    O Banco Central executa a política cambial definida pelo Conselho Monetário Nacional. Para tanto, regulamenta o mercado de câmbio e autoriza as instituições que nele operam. Também compete ao Banco Central fiscalizar o referido mercado, podendo punir dirigentes e instituições mediante multas, suspensões e outras sanções previstas em lei. Além disso, o Banco Central pode atuar diretamente no mercado, comprando e vendendo moeda estrangeira de forma ocasional e limitada, com o objetivo de conter movimentos desordenados da taxa de câmbio.(http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/mercCam.asp#16)

  • Regulamentar e Autorizar são verbos de conselho, nao ?
  • Quando lí a letra c também pensei que estivesse errada por causa da palavra regulamentação, pensando que coubesse tal tarefa ao CMN. Ao Conselho cabe fixar as diretrizes e normas da política cambial (pensei que isso também incluisse regulamentar),mas no site do BACEN está claramente dito que O mercado de câmbio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central.

    http://www.bcb.gov.br/?MERCCAMFAQ
  • Cara colega maria, é so você lembrar o seguinte, embora o verbo, Regulamentar seja amplamente empregado mais para o CMN, é importante ressaltar que o mesmo verbo é usado tambem para o Bacen, ja que com relaçao às operações de cambio se recorde que o CMN outorga ao bacen, ou seja deixa a cargo do bacen o monopolio dessas operações. Assim, como tais operações fica sob responsabilidade do bacen, o mesmo passa a adquirir o poder de regulamentar as operações de cambio.
  • No Brasil, o mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes.

    O mercado de câmbio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central e compreende as operações de compra e de venda de moeda estrangeira, as operações em moeda nacional entre residentes, domiciliados ou com sede no País e residentes, domiciliados ou com sede no exterior e as operações com ouro-instrumento cambial, realizadas por intermédio das instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central, diretamente ou por meio de seus correspondentes.

  • A BACEN regulamenta o Mercado de Câmbio, entretanto, não podendo contrariar nenhuma diretriz geral estabelecida pelo CMN.

  • O BACEN tem competência para aplicar penalidades.

  • Letra E
    Vide Lei 4595, art. 10, IX (compete privativamente ao Bacen):
    "Exercer a fiscalização das instituições financeiras e aplicar as penalidades previstas".

    ATENÇÃO: o CMN REGULA as penalidades, enquanto que o Bacen as APLICA.

  • Só para complementar.


    LEI 4595

    Art. 44. As infrações aos dispositivos desta lei sujeitam as instituições financeiras, seus diretores, membros de conselhos administrativos, fiscais e semelhantes, e gerentes, às seguintes penalidades, sem prejuízo de outras estabelecidas na legislação vigente:

      I - Advertência.

      II - Multa pecuniária variável.

      III - Suspensão do exercício de cargos.

          IV - Inabilitação temporária ou permanente para o exercício de cargos de direção na administração ou gerência em instituições financeiras.

      V - Cassação da autorização de funcionamento das instituições financeiras públicas, exceto as federais, ou privadas.

      VI - Detenção, nos termos do § 7º, deste artigo.

      VII - Reclusão, nos termos dos artigos 34 e 38, desta lei.

    § 5º As penas referidas nos incisos II, III e IV deste artigo serão aplicadas pelo Banco Central da República do Brasil admitido recurso, com efeito suspensivo, ao Conselho Monetário Nacional, interposto dentro de 15 dias, contados do recebimento da notificação.

  • Letra: E, Lembrando que o CMN REGULA as penalidades, enquanto que o BACEN as APLICA.


ID
872230
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) controla e fiscaliza o seguinte produto do mercado de valores mobiliários:

Alternativas
Comentários
  • A CVM tem poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. Seu poder de normalizar abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários, tais como,
    ØVALORES MOBILIÁRIOS
    ØMERCADO DE CAPITAIS
    ØAÇÕES
    ØFUNDOS DE INVESTIMENTO
    ØSOCIEDADE ANÔNIMA ABERTA
    ØBOLSA DE VALORES
    ØDEBÊNTURES
    ØNOTA PROMISSÓRIA
    ØDERIVATIVOS

    Cabe a CVM, entre outras, disciplinar as seguintes matérias:

    Registro de companhias abertas;
    Registro de distribuições de valores mobiliários;
    Credenciamento de auditores independentes e administradores de carteiras de valores mobiliários;
    Organização, funcionamento e operações das bolsas de valores;
    Negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários;
    Administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários;
    Suspensão ou cancelamento de registros, credenciamentos ou autorizações;
    Suspensão de emissão, distribuição ou negociação de determinado valor mobiliário ou decretar recesso de bolsa de valores
  • Entendo que o fundo de investimento não é um produto e sim uma instituição que administra os produtos.
  • Os fundos de investimento,administrados por corretoras ou outros intermediários financeiros,são constituidos sob forma de condomínio e representam a reunião de recursos para a aplicação em carteiras diversificadas de títulos e valores mobiliários,com o objetivo de propiciar aos condôminos valorização de quotas,a um custo global mais baixo.
    A normatização,concessão de autorização,registro e a supervisão dos fundos de investimento são de competência da CVM
    .

  • a) BACEN
    b) SUSEP
    c) BACEN
    d) SELIC
  • Compete à Comissão de Valores Mobiliários, destre outras, fiscalizar permanentemente as atividades e os serviços do mercado de valores mobiliários. 

    São valores mobiliários: 
    I - as ações, debêntures e bônus de subscrição;
    II - os cupons, direitos, recibos de subscrição e certificados de desdobramento relativos aos valores mobiliários referidos no inciso II;
    III - os certificados de depósito de valores mobiliários;
    IV - as cédulas de debêntures;
    V - as cotas de fundos de investimento em valores mobiliários ou de clubes de investimento em quaisquer ativos;
    VI - as notas comerciais;
    VII - os contratos futuros, de opções e outros derivativos, cujos ativos subjacentes sejam valores mobiliários;
    VIII - outros contratos derivativos, independentemente dos ativos subjacentes;
    IX - quando ofertados publicamente, quaisquer outros títulos ou contratos de investimento coletivo, que gerem direito de participação, de parceria ou de remuneração, inclusive resultante de prestação de serviços, cujos rendimentos advêm do esforço do empreendedor ou de terceiros.

    Fonte: http://www.cvm.gov.br/port/estagio/MateriasobreaCVMeoMVM.asp

  • Fiscalizar e inspecionar as companhias abertas e os fundos de investimento;
  • E
    Lei 6.385   Art.1º   Inciso I
    Lei 6.385   Art.2º   Inciso V
  • Confirmo! Fundo de Investimento.
     Conforme  Medida Provisória nº 1.637/98, republicada em 25 de agosto de 1999, sob o número 1.844-21 amplia o conceito sobre o produto do mercado de valores mobiliários ao dizer: " em seu artigo 1º, que constituem valores mobiliários, sujeitos ao regime da Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976, quando ofertados publicamente, os títulos ou contratos de investimento coletivo, que gerem direito de participação, de parceria ou de remuneração, inclusive resultante da prestação de serviços, cujos rendimentos advêm do esforço do empreendedor ou de terceiros.Embora tenham sido mantidas as exclusões apresentadas anteriormente, este conceito é mais amplo que o anterior, pois são enunciadas as características representativas dos valores mobiliários, ao invés de sua enumeração. Com isso, a competência da CVM também foi ampliada.]
    Deus os abençoe e bons estudos
  • a) BACEN => CDC

    b) SUSEP => Título de capitalização

    c) BACEN => Letra de câmbio

    d) SELIC => Título de Emissão do Tesouro Nacional;

    e) CVM   => Fundo de Investimento


  • l - as ações, debêntures e bônus de subscrição;

    II - os cupons, direitos, recibos de subscrição e certificados de desdobramento relativos aos valores mobiliários referidos no inciso II;

    III - os certificados de depósito de valores mobiliários;

    IV - as cédulas de debêntures;

    V - as cotas de fundos de investimento em valores mobiliários ou de clubes de investimento em quaisquer ativos;

    VI - as notas comerciais;

    VII - os contratos futuros, de opções e outros derivativos, cujos ativos subjacentes sejam valores mobiliários;

    VIII - outros contratos derivativos, independentemente dos ativos subjacentes; e

    IX - quando ofertados publicamente, quaisquer outros títulos ou contratos de investimento coletivo, que gerem direito de participação, de parceria ou de remuneração, inclusive resultante de prestação de serviços, cujos rendimentos advêm do esforço do empreendedor ou de terceiros.


  • A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem a finalidade de disciplinar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, aplicando punições àqueles que descumprem as regras estabelecidas. Esse mercado é representado por um conjunto de produtos de investimento oferecidos ao público, tais como ações de empresas negociadas em bolsa e fundos de investimento, entre outros.

     www.portaldoinvestidor.gov.br


  • Galera... só tomar cuidado com uma coisa.....  Temos Fundos de investimentos FINANCEIROS também, e esse quem fiscaliza é o banco central (CETIP ou SELIC).   Fundos de investimento em valores mobiliários é que são fiscalizados pela CVM.  Tomar cuidado pra não generalizar e errar em alguma prova.

  • A) certificados de depósitos a prazo-> BACEN

    B)Títulos de capitalização -> SUSEP

    C) Letra de câmbio-> BACEN

    D) Título de emissão do tesouro nacional-> SELIC

    E) Fundo de investimento-> CVM(caso seja mobiliário),se for fundo de investimento financeiro é a CTIP OU SELIC


ID
872233
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Sistema Financeiro Nacional tem como entidades supervisoras:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta é a letra C. Cabe ressaltar que o BACEN e a SUSEP não são as unicas entidades supervisóras podemos citar também o CVM e PREVIC.
  • PREVIC (SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR E NÃO SEGURO COMPLEMENTAR - VISTO NO GRÁFICO ABAIXO), BACEN, SUSEP, CVM.

  • Órgãos Supervisores de acordo com o site do Banco Central:  http://www.bcb.gov.br/?SFNCOMP


    * Banco Central do Brasil - Bacen

    Comissão de Valores Mobiliários - CVM

    * Superintendência de Seguros Privados - Susep

    * Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC

  • SFN (sistema financ nacional) 

    CMN (Conselho monetário nacional) - CNPC (conselho nacional de previdência complementar) - CNSP( conselho nacional de seguridade privada) = reguladores em essêcia

    BACEN (banco central) - CVM (comissão de valores mobiliários) - SUSEP e PREVIC são agentes supervisores e às vezes exercem função de agentes reguladoras de instituições menores.

  • As entidades supervisoras trabalham para que os cidadãos e os integrantes do sistema financeiro sigam as regras definidas pelos órgãos normativos.

    BACEN

    CVM

    SUSEP

    PREVIC

     

  • a) Errada – A Receita sequer faz parte do SFN. Resseguradores são operadores.

    b) Errada – A CVM é um órgão normativo e as bolsas são operadores supervisionados por ela.

    c) Certa – o BACEN e a Susep são entidades supervisoras, juntos à CVM e a Previc.

    d) Errada – O BB e o BNDES são operadores.

    e) Errada – A Federação Brasileira de Bancos não compõe o SFN diretamente. A Previc é um dos supervisores.

    Resposta: C

  • Questão sobre conhecimentos acerca do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e sua estrutura. Suas entidades supervisoras são as seguintes: 

    *Banco Central do Brasil (BACEN): atua na regulação e supervisão das instituições financeiras, especialmente bancos comerciais e entre outras entidades; 
    *Comissão de Valores Mobiliários (CVM): lida com o mercado acionário e de futuros, bolsas de valores e bolsas de mercadorias e futuros; 
    *Superintendência de Seguros Privados (Susep): controla e fiscaliza os mercados de seguro, resseguro, capitalização e previdência privada aberta; 
    *Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc): supervisiona as entidades fechadas de previdência complementar. 

    As entidades supervisoras garantem a correta aplicação das regras instituídas pelos órgãos normativos do SFN. 

    Vamos às alternativas: 

    A) ERRADA: A Receita Federal é um órgão vinculado às questões tributárias do país e não ao SFN. Os resseguradores, por sua vez, são supervisionados pela Susep e, de forma alguma, supervisionam o SFN. 

    B) ERRADA: A CVM, como vimos, é entidade supervisora do SFN, porém as Bolsas de Mercadorias e Futuros são entidades supervisionadas, justamente, pela CVM. 

    C) CORRETA: Como vimos, o BACEN e a Susep são entidades supervisoras do SFN e temos aqui o gabarito da questão. 

    D) ERRADA: O Banco do Brasil (BB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) são entidades supervisionadas do SFN, pois são bancos. 

    E) ERRADA: A Febraban é uma associação federal dos bancos e não exerce a função de supervisora do SFN. Já a Previc é uma entidade supervisora do SFN. 


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C.

ID
888832
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Qual, dentre as abaixo relacionadas, é uma operação ativa das Sociedades de Crédito Imobiliário?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa "E"

    As sociedades de crédito imobiliário são instituições financeiras criadas pela Lei 4.380, de 21 de agosto de 1964, para atuar no financiamento habitacional. Constituem operações passivas dessas instituições os depósitos de poupança, a emissão de letras e cédulas hipotecárias e depósitos interfinanceiros. Suas operações ativas são: financiamento para construção de habitações, abertura de crédito para compra ou construção de casa própria, financiamento de capital de giro a empresas incorporadoras, produtoras e distribuidoras de material de construção. Devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima, adotando obrigatoriamente em sua denominação social a expressão "Crédito Imobiliário". (Resolução CMN 2.735, de 2000).

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/sci.asp

  • As sociedades de crédito imobiliário são instituições financeiras criadas  para atuar no financiamento habitacional.

     

    Constituem operações passivas dessas instituições os depósitos de poupança, a emissão de letras e cédulas hipotecárias e depósitos interfinanceiros.

     

    Suas operações ativas são: financiamento para construção de habitações, abertura de crédito para compra ou construção de casa própria, financiamento de capital de giro a empresas incorporadoras, produtoras e distribuidoras de material de construção.

     

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/soc_cred_imob.asp

     

     


ID
888835
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere as funções de supervisão de algumas das instituições do Sistema Financeiro Nacional.

I - Disciplinar e fiscalizar a administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários.

II - Executar os serviços do meio circulante.

III - Fiscalizar as atividades das entidades fechadas de previdência complementar.

Considerando-se as funções acima, verifica-se que o que está expresso em

Alternativas
Comentários
  • O item (d) pretende pegar o candidato desatento. 

    Atentem-se ao fato de que as entidades abertas de previdência complementar são fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e regulamentadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). As entidades fechadas de previdência complementar, por sua vez, são fiscalizadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e regulamentadas pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).

    A resposta correta é o Banco Central do Brasil, de acordo com o artigo 10 da Lei 4.595/64: " Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil: (...)  II - Executar os serviços do meio-circulante; (...)".

    Executar os serviços do meio-circulante: substituição e destruição das notas e moedas desgastadas; projetar tecnologia para novas cédulas e moedas; atender a demanda por dinheiro.

    Essa é uma das atribuições que faz do Banco Central do Brasil nosso único banco emissor.

  • I - Disciplinar e fiscalizar a administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários.  ( cvm)

    II - Executar os serviços do meio circulante. ( bacen)

    III - Fiscalizar as atividades das entidades fechadas de previdência complementar. (cnpc)

     

     

    O Banco Central do Brasil foi criado pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964. É o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional, tendo por objetivos:

    zelar pela adequada liquidez da economia;

    manter as reservas internacionais em nível adequado;

    estimular a formação de poupança;

    zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro.

     

    Dentre suas atribuições estão:

    emitir papel-moeda e moeda metálica;

    executar os serviços do meio circulante;

    receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias;

    realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras;

    regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis;

    efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais;

    exercer o controle de crédito;

    exercer a fiscalização das instituições financeiras;

    autorizar o funcionamento das instituições financeiras;

    estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras;

    vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e

    controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.

     

     

    https://www.bcb.gov.br/Pre/composicao/bacen.asp

     


ID
951850
Banca
FDRH
Órgão
BANRISUL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

I. O Banco Central do Brasil é o órgão responsável pela determinação da meta de inftação, de acordo com o Sistema de Metas de Inflação adotado no Brasil.

II. (3 Comitê de Política Monetária (COPOM), composto por membros da Diretoria do Banco Central do Brasil, é quem fixa a meta para a taxa SELIC.

III. O Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão normativo máximo do SFN, tem como atribuição a emissão do papel-moeda e da moeda metálica e a execuçâo dos serviços do meio circulante.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • http://www.bcb.gov.br/?COPOMHIST
    O Copom é composto pelos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil: o presidente, que tem o voto de qualidade; e os diretores de Administração, Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, Fiscalização, Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural, Política Econômica, Política Monetária, Regulação do Sistema Financeiro, e Relacionamento Institucional e Cidadania. Também participam do primeiro dia da reunião os chefes dos seguintes departamentos do Banco Central: Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban), Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab), Departamento Econômico (Depec), Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep), Departamento das Reservas Internacionais (Depin), Departamento de Assuntos Internacionais (Derin), e Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (Gerin).
  • RESPOSTA B

    I) O COPOM é o responsável pela definição da taxa selic
    III) A emissão do papel moeda e da moeda metálica é de responsabilidade do banco central
  • E a meta de inflação é determinada por quem? Pelo CMN? Alguém poderia tirar a minha dúvida?
  • Samanta, a partir de 1999 passou a se admitir no Brasil o regime de metas de inflação, sendo assim cabe ao CMN - Conselho Monetário Nacional - a coordenação da política monetária, e portanto,  DEFINIR as metas de inflação. E ao Bacen ZELAR pelo cumprimento desta meta.
  • O COPOM sendo um orgao vinculado ao Bacen, a letra A nao deveria estar certa??
  • I – O responsável por determinar a meta de inflação anual é o Conselho Monetário Nacional e não o Banco Central do Brasil.
    II- A afirmação está correta.
    III – A emissão do papel moeda e a execução dos serviços de meio circulante é atribuição do Banco Central e não do Conselho Monetário Nacional.
    http://jonasbarbosafilho.blogspot.com.br/2010/01/comentarios-sobre-prova-do-banrisul.html
  • I – ERRADA: Complementando o comentário da Marina Sampaio: “A partir de 1999 passou a se admitir no Brasil o regime de metas de inflação, sendo assim cabe ao CMN - Conselho Monetário Nacional - a coordenação da política monetária, e portanto,  DEFINIR as metas de inflação. E ao Bacen ZELAR pelo cumprimento desta meta.” E o COPOM fica responsável pela analise do relatório da inflação.
    II- CORRETA.
    III – O CMN, é o órgão normativo máximo do SFN, portanto não executa, apenas expede as diretrizes gerais para o seu bom funcionamento. Tem como atribuição autorizar a emissão de papel moeda e moeda metálica, que será emitido pelo BACEN (através de “convenio” com a casa da moeda). Obs: executar os serviços do meio circulante também é tarefa do BACEN.
  • Samanta,

    Em 1999 (decreto 3088) foi adotado o regime "metas para a inflaçao" que sao estabelecidas pelo CMN, cabendo ao BACEN fazer cumprir a meta exigida. 

    O COPOM (composto pelo colegiado do BC) é quem implementa a politica monetaria e define a TX SELIC, as reunioes sao a cada 45 dias. 

  • COPOM não define taxa inflacional. Quem a define é o  CMN, cabe ao BACEN executá-la no mercado. 

    COPOM define taxa SELIC, que reflete na outras taxas do mercado.


  • Copom

    "Junho de 1999 o Brasil passou a adotar as "Metas de Inflação" (definida pela C.M.N)"

    Apostila Casa do Concurseiro - Prof. Edgar Abreu

  • I-) O CMN é o órgão responsável pela determinação da meta de inflação, de acordo com o Sistema de Metas de Inflação adotado no Brasil.

    II-) Correto, o COPOM é quem fixa a taxa SELIC baseando-se na meta que o CMN determina.

    III-) O BACEN tem como atribuição a emissão do papel-moeda e da moeda metálica.

  • I. O Banco Central do Brasil é o órgão responsável pela determinação da meta de inflação, de acordo com o Sistema de Metas de Inflação adotado no Brasil. 
    R: ERRADA... POIS QUEM DETERMINA É O CMN  

    II. (3 Comitê de Política Monetária (COPOM), composto por membros da Diretoria do Banco Central do Brasil, é quem fixa a meta para a taxa SELIC. 
    R: CERTA.... DETERMINA A TAXA SELIC, QUE É A TAXA MÉDIA NOS FINANCIAMENTOS DIÁRIOS COM LASTRO EM TÍTULOS FEDERAIS  

    III. O Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão normativo máximo do SFN, tem como atribuição a emissão do papel-moeda e da moeda metálica e a execuçâo dos serviços do meio circulante. 
    R: ERRADA .... O CMN AUTORIZA A EMISSÃO ... O BC EMITE... E A CASA DA MOEDA IMPRIME  


ID
1044070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com base em normas e funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, julgue os seguintes itens.

O Conselho Monetário Nacional, integrante o Sistema Financeiro Nacional, poderá autorizar o BACEN a emitir, anualmente, até 10% dos meios de pagamento existentes ao final do ano anterior, sem a necessidade de autorização do Congresso Nacional. Acima desse limite, é necessária autorização prévia do Congresso Nacional, exceto em situações imprevistas e de urgência, que, entretanto, deverão ser homologadas pelo Poder Legislativo

Alternativas
Comentários
  • O Conselho Monetário Nacional pode, ainda, autorizar o Banco Central da República do Brasil a emitir, anualmente, até o limite de 10% (dez por cento) dos meios de pagamentos existentes a 31 de dezembro do ano anterior, para atender às exigências das atividades produtivas e da circulação da riqueza do País, devendo, porém, solicitar autorização do Poder Legislativo, mediante Mensagem do Presidente da República, para as emissões que, justificadamente, se tornarem necessárias além daquele limite.

    Quando necessidades urgentes e imprevistas para o financiamento dessas atividades o determinarem, pode o Conselho Monetário Nacional autorizar as emissões que se fizerem indispensáveis, solicitando imediatamente, através de Mensagem do Presidente da República, homologação do Poder Legislativo para as emissões assim realizadas; 


  • Lei 4.595

    Capítulo II - Conselho Monetário Nacional

    Art. 4º Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da República:

    I - Autorizar as emissões de papel-moeda...

    O Conselho Monetário Nacional pode, ainda autorizar o Banco Central da República do Brasil a emitir, anualmente, até o limite de 10% (dez por cento) dos meios de pagamentos existentes a 31 de dezembro do ano anterior, para atender as exigências das atividades produtivas e da circulação da riqueza do País, devendo, porém, solicitar autorização do Poder Legislativo, mediante Mensagem do Presidente da República, para as emissões que, justificadamente, se tornarem necessárias além daquele limite.

      Quando necessidades urgentes e imprevistas para o financiamento dessas atividades o determinarem, pode o Conselho Monetário Nacional autorizar as emissões que se fizerem indispensáveis, solicitando imediatamente, através de Mensagem do Presidente da República, homologação do Poder Legislativo para as emissões assim realizadas;


ID
1049695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos principais acordos internacionais relacionados à supervisão bancária, julgue os itens a seguir.

Sempre que aumentar a posição vendida em câmbio por parte dos bancos, haverá ampliação da exigência de capital para cobertura do risco de mercado.

Alternativas
Comentários
  • Posição vendida = vende-se, pois há expectativa de queda nos preços/rentabilidade.

    Se os bancos estão vendendo câmbio, não há porque aumentar a exigência de capital. 

    Só lembrar que o VAR é maior para posição comprada.



ID
1066669
Banca
CEPERJ
Órgão
Rioprevidência
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No Brasil, não é considerada atribuição do Conselho Monetário Nacional:

Alternativas
Comentários
  • Negociar a dívida externa é atribuição do Banco Central. 


ID
1068328
Banca
CEPERJ
Órgão
Rioprevidência
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Não é considerada atribuição do Banco Central do Brasil:

Alternativas
Comentários
  • Funções principais do Banco Central do Brasil

    ·  Execução da política monetária;

    ·  Efetuar, como instrumento de política monetária, operações de compra e venda de títulos públicos federais;

    ·  Emissão de moeda, ou seja, colocar o papel-moeda em circulação;

    ·  Custódia de títulos públicos

    Fonte: pontodosconcursos

    De acordo com o artigo terceiro da Lei 4.565/64, que se refere à política do Conselho Monetário Nacional, este terá como um dos objetivos:

    Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conselho_Monet%C3%A1rio_Nacional



  • propiciar o aperfeiçoamento das ifs é atribuição do CMN.


ID
1086031
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma das atribuições do Conselho Monetário Nacional (CMN), que a Lei No 4.595/1964 estabelece, na qualidade de órgão integrante do Sistema Financeiro Nacional (SFN), é:

Alternativas
Comentários
  • alt. e


    artigo 3 do citado diploma legal

    IV - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;


    bons estudos

    a luta continua

  • Art: 3º  - IV - Orientar aaplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas;tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis aodesenvolvimento harmônico da economia nacional;

  • Letras A, B, C e D ======> Banco Central

    Letra E ===> CMN

  • NASCA DE BACANA. 

  • de acordo com a lei 4595, os dois possuem essa competência.

    Seguem os termos da lei:

    4º Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da República: 

    XIV - Determinar recolhimento de até 60% (sessenta por cento) do total dos depósitos e/ou outros títulos contábeis das instituições financeiras, seja na forma de subscrição de letras ou obrigações do Tesouro Nacional ou compra de títulos da Dívida Pública Federal, seja através de recolhimento em espécie, em ambos os casos entregues ao Banco Central do Brasil, na forma e condições que o Conselho Monetário Nacional determinar, podendo este....

  • O CMN não executa tarefas, apenas MANDA! É um órgão normativo (Autorizar, fixar, disciplinar,limitar e regular)

  • Gente, mas o CMN também determina o percentual de recolhimento do compulsório!!! Não entendi, para mim são 2 itens corretos não?!?!

  • A alternativa "C" está dispersa, a "E" é a que melhor atende. 

  • As atribuições do Banco Central são:
    1) emitir papel-moeda e moeda metálica;
    2) executar os serviços do meio circulante;
    3) receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias;
    4) realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras;
    5) regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis;
    6) efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais;
    7) exercer o controle de crédito;
    8) exercer a fiscalização das instituições financeiras;
    9) autorizar o funcionamento das instituições financeiras;
    10) estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras;
    11) vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e
    12) controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.
    Agora, vamos às alternativas:
    a) Errada. O erro da questão está em atribuir ao Conselho Monetário Nacional – CMN a função do Banco Central, item 3.
    b) Errada. Atribuição do Banco Central, item 4;
    c) Errada. O gabarito atribuiu valor errado a questão, todavia o art. 4º da lei 4.595/1964 conferiu essa competência ao Conselho Monetário Nacional, conforme artigo transcrito abaixo. Logo, a alternativa está correta.
    Art. 4º
    XIV - Determinar recolhimento de até 60% (sessenta por cento) do total dos depósitos e/ou outros títulos contábeis das instituições financeiras, seja na forma de subscrição de letras ou obrigações do Tesouro Nacional ou compra de títulos da Dívida Pública Federal, seja através de recolhimento em espécie, em ambos os casos entregues ao Banco Central do Brasil, na forma e condições que o Conselho Monetário Nacional determinar, podendo este:  (Redação dada pelo Del nº 1.959, de 14/09/82)
    d) Errada. Atribuição do Banco Central, item 2.
    e) Certa. As atribuições do Conselho Monetário Nacional são: adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia; regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos; orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras; propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros; zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras; coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária e da dívida pública interna e externa. 
    Gabarito Letra: E
  • Vi um vídeo no youtube há mto tempo, não me recordo qual, explicando que o CMN transferiu tal competência (determinar o recolhimento compulsório) ao Bacen. Fui verificar agora na lei 4.595 (site do bacen) no artigo 4º ,inciso (XIV), que constava tal competência ao CMN, lá está como revogado (revogação tácita); verifiquem. Talvez seja por isso que a alternativa C está errada. 

  • Recurso nela!

  • LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964

    “Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    ...

    IV - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;”


    Acima está a resposta da questão. Gabarito correto.


    Ocorre que a Lei nº 7.730, de 31.1.1989, alterou o inciso XIV do Art. 3º supracitado, outorgando competência privativa ao Banco Central a determinação dos percentuais do recolhimento compulsório, conforme o inciso III do Art. 10 da LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964. Veja:


    “Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil:

    ...

    III - determinar o recolhimento de até cem por cento do total dos depósitos à vista e de até sessenta por cento de outros títulos contábeis das instituições financeiras, seja na forma de subscrição de Letras ou Obrigações do Tesouro Nacional ou compra de títulos da Dívida Pública Federal, seja através de recolhimento em espécie, em ambos os casos entregues ao Banco Central do Brasil, a forma e condições por ele determinadas, podendo:  (Incluído pela Lei nº 7.730, de 31.1.1989)

    ...


    Bons estudos.

  • (A)   – atribuição do Bacen

    (B)   – atribuição do Bacen

    (C)   – PASSÍVEL DE RECURSO. Atualmente é atribuição do Bacen. “O BCB está autorizado pela Lei 4.595, com a redação dada pela Lei 7.730, de 31/1/1989, a instituir recolhimento compulsório de até 100% sobre os depósitos à vista e até 60% de outros títulos contábeis das instituições financeiras.”

    (C)Esta alteração não tirou a atribuição do CMN: Lei 4.595, art. 4º “ XIV – Determinar recolhimento de até 60% (sessenta por cento) do total dos depósitos e/ou outros títulos contábeis das instituições financeiras, seja na forma de subscrição de letras ou obrigações do Tesouro Nacional ou compra de títulos da Dívida Pública Federal, seja através de recolhimento em espécie, em ambos os casos entregues ao Banco Central do Brasil, na forma e condições que o Conselho Monetário Nacional determinar, podendo este……”

    (D)  – Atribuição do Bacen.

    (E)   – Opção considerada como a única CORRETA.

  • Comentário do professor do QC

    a) Errada. O erro da questão está em atribuir ao Conselho Monetário Nacional – CMN a função do Banco Central, item 3.

    b) Errada. Atribuição do Banco Central, item 4;

    c) Errada. O gabarito atribuiu valor errado a questão, todavia o art. 4º da lei 4.595/1964 conferiu essa competência ao Conselho Monetário Nacional, conforme artigo transcrito abaixo. Logo, a alternativa está correta.

    Art. 4º

    XIV - Determinar recolhimento de até 60% (sessenta por cento) do total dos depósitos e/ou outros títulos contábeis das instituições financeiras, seja na forma de subscrição de letras ou obrigações do Tesouro Nacional ou compra de títulos da Dívida Pública Federal, seja através de recolhimento em espécie, em ambos os casos entregues ao Banco Central do Brasil, na forma e condições que o Conselho Monetário Nacional determinar, podendo este:  (Redação dada pelo Del nº 1.959, de 14/09/82)

    d) Errada. Atribuição do Banco Central, item 2.

    e) Certa. As atribuições do Conselho Monetário Nacional são: adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia; regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos; orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras; propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros; zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras; coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária e da dívida pública interna e externa. 

    Gabarito Letra: E

  • O art. 3 descreve as atribuições e o Art. 4 as competências,  a aternativa C é uma competência e não uma atribuição por isso a alternativa correta é a E! (:

  • Acredito que não deram a C como certa porque tanto o CMN como o BACEN possuem essa atribuição, de acordo com a lei 4595.

  • A questão quer uma competência do CMN. Vamos por alternativa:

    a) Errado. Quem recebe os recolhimentos compulsórios é o BACEN.

    b) Errado. Competência do BACEN. Conforme a Lei nº 4.595/64:

    Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil:

    V - Realizar operações de redesconto e empréstimos a instituições financeiras bancárias

    c) Errado. Embora a lei 4.595/64 aponte que o CMN pode determinar até 60% de recolhimento compulsório, isso foi revogado expressamente na lei complementar 179/2021. Atualmente, apenas o BACEN determina o recolhimento compulsório.

    d) Errado. Competência do BACEN, conforme a Lei nº 4.595/64:

    Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil:

    II - Executar os serviços do meio-circulante;

    e) Certo. Veja o que diz a Lei 4.595/64:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    IV - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;

    Resposta: E

  • O banco central é responsavel por:

    • receber os recolhimentos compulsórios das instituições financeiras
    • realizar as operações de redesconto e empréstimos a instituições financeiras
    • determinar os percentuais do recolhimento compulsório
    • executar os serviços de meio circulante
  • CMN é o cara que manda

    o resto obedece (os gado)

  • LETRA E CORRETA

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará: (OBJETIVOS)

     I - Adaptar o volume dos meios de pagamento ás reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

    II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;

    III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;

    IV - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;

    V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;

    VI - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;


ID
1107556
Banca
CEPERJ
Órgão
Rioprevidência
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A instituição no Sistema Financeiro Brasileiro que tem dentre suas atribuições fixar as diretrizes e normas de política cambial é:

Alternativas
Comentários
  • alt. c

    Art. 4º Lei 4.595/64. Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da República:(Redação dada pela Lei nº 6.045, de 15/05/74)

      V - Fixar as diretrizes e normas da política cambial, inclusive quanto a compra e venda de ouro e quaisquer operações em Direitos Especiais de Saque e em moeda estrangeira;

    Bons estudos

    A luta continua



ID
1110424
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao Sistema Financeiro Nacional e seus órgãos reguladores, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta, letra B... De acordo com o BCB, os bancos de desenvolvimento visam suprir as demandas financeiras do Estado que lhes controlam, exemplo Banco do Nordeste e da Amazônia. 

  • a) CMN é o orgao maximo do SFN, logo cabem a ele muito mais atribuicoes

    b) correto
    c) incorreto, pois os Bancos Multiplos devem operar no minimo 2 das carteiras citadas sendo que pelo menos uma delas tem que ser Banco comercial ou Banco de Investimento
    d) o BACEN CONTROLA o fluxo de capitais estrangeiros no país. As instituicoes que intermediam o fluxo de capitais sao: 
    1.Corretoras de cambio
    2.Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
    3.Corretoras de títulos e valores mobiliarios
    4.Banco Multiplo com carteira comercial 
    Segue a lista: http://www.bcb.gov.br/?IAMCINS
    e) Agencias de fomento nao podem captar recursos junto ao público

     As agências de fomento captam, sob supervisão do BACEN, recursos através dos Orçamentos Públicos e de linhas de créditos de LP de bancos de desenvolvimento, destinando-os a financiamentos privados de capital fixo e de giro.

  • a-

        Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

            I - Adaptar o volume dos meios de pagamento ás reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

            II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;

            III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;

            IV - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;

            V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;

            VI - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;

            VII - Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.

     

    b- CORRETO

    Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado. As operações passivas são depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. As operações ativas são empréstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede (Resolução CMN 394, de 1976).

     

     

    c- O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima.

     

    d-

            Art. 11. Compete ainda ao Banco Central da República do Brasil;

            VI - Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis;

     

    e- A agência fomento deve ser constituída sob a forma de sociedade anônima de capital fechado. Cada estado e o Distrito Federal podem constituir uma única agência, que ficará sob o controle do ente federativo onde tenha sede. A expressão Agência de Fomento, acrescida da indicação da Unidade da Federação controladora, deve constar obrigatoriamente da denominação social da instituição. A supervisão de suas atividades é feita pelo Banco Central.


ID
1416571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca das espécies de procedimentos extrajudiciais que podem ser levados a efeito pelo BCB para instituições financeiras em crise, julgue o item que se segue.

O regime de administração especial temporária (RAET) pode ser classificado como uma forma de intervenção estatal menos gravosa do que a intervenção extrajudicial, em razão de não afetar o curso regular dos negócios das instituições financeiras nem seu normal funcionamento.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Ivo Waisberg, há uma diferença razoável entre o Raet e a intervenção extrajudicial. “É que a decretação do Raet não interrompe as atividades da empresa. Assim, não ocorre a contradição apontada quanto à intervenção da quebra de confiança popular. O Raet, portanto, propicia a tomada da administração pelo supervisor e seus nomeados sem interromper a atividade da empresa bancária e, por isso, sem provocar pânico. Por este motivo, é um instrumento muito mais eficaz que a intervenção no cumprimento de sua função.


ID
1454671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativos à regulamentação prudencial.

Amparada nos princípios do acordo de Basileia, a autoridade supervisora pode exigir que os bancos operem acima do capital mínimo estabelecido no referido acordo.

Alternativas
Comentários
  • Podemos citar o Brasil como o exemplo que opera atualmente com 13%

  • As normas brasileiras exigem atualmente das instituições financeiras um patrimônio de referência de 11%.


    De acordo com a resolução CMN  Nº 4.193, 


     - DO REQUERIMENTO MÍNIMO DE PATRIMÔNIO DE REFERÊNCIA

    - 11% (onze por cento), de 1º de outubro de 2013 a 31 de dezembro de 2015;

    A projeção de 13% do índice de basileia é para 2019. As alterações do índice começarão a partir de 2016. 
  • Os Acordos de Basiléia são um conjunto de acordos bancários firmados entre vários bancos centrais de todo o mundo para prevenir o risco de crédito criando exigências mínimas de reserva de capital. São organizados e publicados pelo Comitê de Supervisão Bancária de Basiléia (BCBS).

    Foram criados três acordos de Basiléia:

    >>>Basiléia I - focava em três pontos: (a) Capital regulatório: montante de capital próprio para cobertura de riscos; (b) Índice Mínimo de Capital para Cobertura do Risco de Crédito: capital regulatório mínimo de 8% sobre o volume de ativos em empréstimos e investimentos; (c) Fatores de Ponderação de Risco dos Ativos: o cálculo de exposição ao risco de crédito dos ativos é ponderado por diferentes pesos, considerando, principalmente, o perfil do tomador.

    >>>Basiléia II - teve os seguintes pilares: (1) Capital mínimo. O primeiro pilar trata de melhorar as práticas de gestão de risco com cálculo aprimorado de capital regulatório mínimo. Esse cálculo abrange três componentes de risco que os bancos enfrentam: Risco de crédito; Risco operacional; e Risco de mercado; (2) Fortalecimento do processo de supervisão. O segundo pilar dá aos reguladores ferramentas melhores para supervisão bancária. Também oferece uma estrutura para lidar com outros riscos, chamados riscos residuais, associados à indústria bancária, que não são tratados pelo primeiro pilar. Os supervisores poderão, assim, avaliar a mensuração de risco de cada banco, assim como verificar se as instituições estão mantendo capital regulatório mínimo para o índice de risco que apresentam.; (3) Disciplina de mercado.Esse pilar trata da disciplina de mercado que as instituições devem seguir. Essa proposta estimula maior transparência dos bancos. Resumindo, a Basiléia II deu maior transparência de informações sobre os bancos e trouxe maior liberdade de gestão de riscos das instituições.Houve, também, o fortalecimento da supervisão bancária.

    >>>Basiléia III - A crise de 2008 acabou resultando no terceiro acordo de Basiléia. Teve por objetivo fortalecer os requisitos de capital, aumentando a liquidez e diminuindo a alavancagem bancária. Diferente dos acordos anteriores, que focavam na reserva de capital que os bancos deveriam reservar em razão dos riscos dos empréstimos e investimentos, Basiléia III está primariamente relacionado ao risco de uma corrida aos bancos, exigindo diferentes níveis de reserva para diferentes formas de depósitos bancários e outros empréstimos.Com o novo acordo, os bancos terão de triplicar as reservas de capital para se protegerem de uma crise. Passará a 7% a reserva mínima de capital para proteção contra riscos. Introduziu um índice mínimo de alavancagem. Os bancos devem manter um índice de alavancagem mínimo de 3% sobre o capital total, segundo o novo acordo. Foram criados dois índices de liquidez para assegurar uma eventual fuga de capitais, o “Índice de Cobertura de Liquidez” e o “Índice de Financiamento Líquido Estável”. 

     

    Fonte: www.mundodosbancos.com

  • Perfeito! O acordo de Basileira estabelece alguns requisitos de capital mínimo para os bancos (como manter 8% de suas reservas em Caixa), mas os bancos centrais de cada país podem exigir que os bancos mantenham em reservas capital acima do mínimo estipulado por Basiléia.

    Certo


ID
1454674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativos à regulamentação prudencial.

O cálculo do patrimônio de referência exigido (PRE) envolve a apuração de seis parcelas relacionadas ao risco a que as instituições financeiras estão sujeitas.

Alternativas
Comentários
  • PRE = 11% (APEPR + APCAM + APJUR + PCOM + APACS + APOPR)

  • Apuração do Patrimônio de Referência Exigido (PRE) para Cobertura dos Riscos Incorridos

    As IF's e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BCB (exceto as sociedades de crédito ao microempreendedor e a empresa de pequeno porte e outras) devem manter, permanentemente, valor do Patrimônio de Referência (PR);

    O valor do PR deve ser superior ao Patrimônio de Referência Exigido (PRE), sendo calculando considerando, no mínimo, as seguintes parcelas:

    PRE = PEPR + PCAM + PJUR + PCOM + PACS + POPR

    onde:

    ○ PEPR: parcela referente às exposições ponderadas pelo Fator de Ponderação de Risco (FPR) a elas atribuído;

    ○ PCAM: parcela referente ao risco das exposições em ouro, em moeda estrangeira e em operações sujeitas a variação cambial;

    ○ PJUR: SOM(n) PJUR, parcela referente ao risco das operações sujeita à variação de taxas de juros e classificadas na carteira de negociação, onde n = número das diferentes parcelas relativas ao risco das operações sujeitas à variação de taxas de juros e classificadas na carteira de negociação;

    ○ PCOM: parcela referente ao risco das operações sujeitas à variação do preço de mercadorias (commodities);

    ○ PACS: parcela referente ao risco das operações sujeitas à variação do preço de ações e classificadas na carteira de negociação;

    ○ POPR = parcela referente ao risco operacional.

    O cálculo do PRE deve incluir as exposições de dependências no exterior;

    Para as instituições integrantes de conglomerado financeiro (nos termos do Cosif), o valor do PRE deve ser calculado de forma consolidada;


ID
1454677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativos à regulamentação prudencial.

Para fins de apuração do patrimônio de referência exigido, o fator de ponderação de risco dos instrumentos cambiais é de 50%.

Alternativas
Comentários
  • Regulação prudencial:

    Tipo de regulação financeira que estabelece requisitos para as instituições financeiras com foco no gerenciamento de riscos e nos requerimentos mínimos de capital para fazer face aos riscos decorrentes de suas atividades.

  • Gabarito: errado

    Os instrumentos cambiais caem na regra geral, logo, é de 100% (e não 50)


ID
1454680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativos à regulamentação prudencial.

Para apuração do patrimônio de referência nível 1, deduz-se o valor das ações preferenciais emitidas com cláusula de resgate e acrescenta-se o valor dos instrumentos de dívida subordinada.



Alternativas
Comentários
  • Para apuração do PRE nível I, apenas deduz-se o valor das ações preferenciais emitidas com cláusula de resgate.

  • Pessoal atentar que houveram alterações nos cálculos do PR. Vejam Resolução 4.192/2013.


ID
1490449
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A literatura nacional correlata aos Acordos de Basileia sugere uma importante limitação existente em sua aplicabilidade. Assinale a alternativa que apresenta esta limitação.

Alternativas
Comentários
  • Os Acordos de Basiléia e bancos de desenvolvimento no Brasil: uma avaliação do BNDES e do BNB

     

    Basel Agreements and development banks in Brazil: An Assessment of BNDES and BNB

     

     

    Rogério SobreiraI; Norberto Montani MartinsII

    IProfessor adjunto de economia e finanças da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Pesquisador do CNPq. Endereço: Praia de Botafogo, 190, sala 517 - CEP 22250-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: rogerio.sobreira@ fgv.br
    IIMestrando do Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador da Ebape/FGV. Endereço: Instituto de Economia. Avenida Pasteur, 250, sala 106 - CEP 22290-240, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: norberto.martins@gmail.com

     

     

    RESUMO

    No Brasil, os bancos de desenvolvimento foram submetidos às exigências regulamentares de Basileia e tratados de modo idêntico às demais instituições componentes do sistema financeiro nacional. Contudo, dada a natureza idiossincrática dos bancos de desenvolvimento, frequentemente se argumenta que a aplicação dos acordos a este tipo de instituição não é adequada, tendo por última implicação impedi-las de cumprir suas funções de modo eficaz. Assim, o presente artigo tem por objetivo avaliar se a submissão dos dois principais bancos de desenvolvimento brasileiros, o BNDES e o BNB, aos procedimentos normativos de Basileia provocou uma perda de dinamismo dessas instituições, de modo a impedir integral ou parcialmente o cumprimento de suas funções. Conclui-se que as duas instituições referidas foram afetadas de modo assimétrico pelas exigências regulamentares associadas a Basileia, permitindo ao BNDES exercer suas funções com alguma pequena limitação, mas prejudicando fortemente o BNB no exercício de suas funções de banco de desenvolvimento.

    Palavras-chave: Bancos de desenvolvimento; Acordos de Basileia; BNDES; Banco do Nordeste do Brasil (BNB); regulação prudencial.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122011000200004

     


ID
1492306
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas:

I. No curto prazo, com rigidez de preços, os deslocamentos na demanda agregada causam somente flutuações nos preços.
II. A curva de Phillips representa o trade-off entre inflação e desemprego.
III. No longo prazo, os deslocamentos da demanda agregada afetam a produção, mas não o nível geral de preços.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    I - Errado, no curto prazo, a curva DA desloca-se por causa da renda e dos preços, no trecho classico ou longo prazo, DA apenas se desloca pelo preço (renda é inalterada), e no caso keynesiano, DA apenas se desloca pela renda (preço é inalterável)

    II - CERTO: A curva de phillips faz a relação entre inflação e desempregos que surgem no curto prazo à medida que deslocamentos na curva de demanda agregada movem a economia ao longo da curva de oferta agregada de curto prazo. Tem inclinação negativa.

    Desemprego é inversamente proporcional à inflação (os preços aumentam, inflação aumenta e o desemprego cai)

    Só existe curva de Phillips (e consequentemente a relação entre inflação e desemprego) no curto prazo.


    III - Errado, como dito no item I, no trecho classico ou longo prazo, DA apenas se desloca pelo preço (renda é inalterada),

    bons estudos


ID
1568434
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em 2004, o Comitê de Basileia na Suíça estabeleceu o Segundo Acordo, também conhecido como Basileia II, onde definiu os Pilares de sustentabilidade do sistema financeiro mundial. Esses Pilares fazem referência a:


I. Capital Mínimo.


II. Supervisão Bancária.


III. Transparência.


IV. Conjuntura Econômica Mundial.


V. Comunicação.


VI. Ouvidoria.


VII. Spreads Bancários.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Capital Mínimo -> Pilar I – fortalecimento da estrutura de capitais das instituições; 
    Supervisão Bancária -> Pilar II – estímulo à adoção das melhores práticas de gestão de riscos, e; 
    Transparência-> Pilar III – redução da assimetria de informação e favorecimento da disciplina de mercado. 


    http://www.bb.com.br/portalbb/page51,136,3240,0,0,1,8.bb?codigoNoticia=6340&codigoMenu=0&codigoRet=5005&bread=8_1_4

ID
2231515
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Suponha que um gestor de fundos esteja considerando compor uma carteira com duas ações A e B. Os retornos esperados dessas ações são, respectivamente 3% ao mês e 4% ao mês. Considere que o coeficiente de correlação linear entre os retornos dessas duas ações, tomado com base em uma série histórica dos últimos 5 anos seja igual a - 1 (menos um). As volatilidades das ações são, respectivamente, 2% ao mês e 1% ao mês.Assinale a alternativa correta, considerando que esta carteira foi submetida a um comitê de gestão de riscos, que exige sempre o maior retorno possível diante da menos exposição a riscos.

Alternativas

ID
2254306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao perfil demográfico brasileiro e à evolução das contas previdenciárias, julgue o item que se segue.

Ainda que a expectativa de vida do brasileiro seja significativamente inferior à expectativa de vida de alguns países europeus, elevar a idade mínima de aposentadoria no Brasil não reduziria as assimetrias existentes entre os modelos de aposentadoria brasileiro e europeu.

Alternativas
Comentários
  • gabarito ERRADO

  • Se elevo a idade mínima para aposentadoria, o "pobre" do brasileiro precisa trabalhar mais tempo, até estar pronto para se aposentar. Isso reduziria "teoricamente" o déficit (assimetrias) da previdência.


ID
2501665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando as mudanças na arquitetura financeira internacional e a atuação do G20 como principal foro de cooperação financeira global, julgue (C ou E) o item que se segue.


Em várias reuniões do G20 foram apontadas falhas graves de regulamentação e supervisão, além dos riscos irresponsavelmente assumidos por parte de bancos e outras instituições financeiras, que acabaram criando fragilidades que contribuíram para o agravamento da crise econômica de 2008. Um ponto ausente nessas pautas foi a necessidade de reforma das agências de classificação de risco, pois elas têm subestimado os impactos que uma classificação equivocada de riscos podem provocar no mercado e nas economias sob suas análises.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Pelo contrário, depois de todos os problemas que as agências criaram durante a crise de 2008, houve maior densidade nas discussões acerca desse assunto nas reuniões do G20. Isso vem gerando maior arcabouço estrutural para a atuação desses agentes que mexem com expectativas de mercado.

    (Fonte: Prof. Marcello Bolzan, do IDEG)

  • Foi justamente uma das principais pautas.


ID
2804815
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Despesas do governo visando à cobertura de prejuízo das empresas (públicas ou privadas) ou aos investimentos, tecnicamente, é uma forma de

Alternativas
Comentários
  • Questão sobre despesas governamentais e suas classificações, tema de orçamento público.

    Vamos analisar:

    A lei n.º 4.320/64 em seu Art. 12, § 3, inciso II diz o seguinte:

    "§ 3º Consideram-se subvenções, para os efeitos desta lei, as transferências destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas, distinguindo-se como:

    II - subvenções econômicas, as que se destinem a empresas públicas ou privadas de caráter industrial, comercial, agrícola ou pastoril."

    Embora "investimentos" se classifiquem como transferências de capital pela mesma lei e não como subvenção econômica, a única alternativa viável para essa questão é mesmo a letra E. As outras alternativas não se adequam ou se adequam menos ainda ao que o enunciado pede.

    E, ainda, cabe ressaltar a necessidade de se entender "subsídio financeiro" como "subvenção econômica", já que são termos que podem ser usados com certa similaridade de sentido.

    No entanto, cabe a ressalva de que o enunciado está pouco preciso e um pouco confuso, o que pode levar o candidato ao erro, prejudicando-o na prova.


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2935342
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

"Conjunto de pagamentos (ou recebimentos) de valor nominal igual, que se encontram dispostos em períodos de tempo constantes, ao longo de um fluxo de caixa". O enunciado refere-se ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Questão que traz diferentes conceitos do campo da Economia em suas alternativas e pede para relacionar o enunciado a um deles.

    Vamos verificar as alternativas:

    A) ERRADA. Depreciação é a perda de valor do bem considerado, pode se dar pelo desgaste devido à utilização ou por condições naturais ou mesmo porque o bem ficou obsoleto.

    B) ERRADA. Correção monetária consiste em corrigir valores pelo índice de preços de determinado período, isto é, trata-se de recompor a inflação em cima do valor considerado.

    C) CERTA. Aqui se tem o gabarito. Série se relaciona a "conjunto de pagamentos (ou recebimentos)" e uniforme a "... valor nominal igual, que se encontram dispostos em períodos de tempo constantes".

    D) ERRADA. Investimento de longo prazo é aquele cuja maturação ocorre em um longo período de tempo, ou seja, seu retorno demora um pouco para se concretizar.

    E) ERRADA. Crédito direto ao consumidor é a criação da possibilidade de um consumidor fazer suas compras sem ter o dinheiro para pagar à vista, todavia com a promessa (contrato) que ele irá devolver esse valor - corrigido monetariamente - com o acréscimo de juros no futuro.


    Gabarito do Professor: Letra C.