(V) Verdade! Não haveria impacto no saldo das transações correntes. O registro do recebimento de mercadorias como donativo é feito por um crédito em rendas secundárias (antigas transferências unilaterais) e por um débito na balança comercial (movimento de importação). Contabilmente, é como se o país recebesse dinheiro para comprar as mercadorias. Ou seja, o impacto no saldo de transações correntes é nulo porque essa grana nem chega e entrar/sair do país.
( F) Não necessariamente, pessoal! Mesmo que esteja desatualizada (ela se refere à versão antiga do balanço de pagamentos, BPM5), essa afirmação segue sendo falsa. Isso porque se pode ter um déficit em Transações Correntes que não seja compensado pela Conta Financeira, com o país perdendo reservas, por exemplo.
(V) Verdade! Trata-se da conta de capital ou de acumulação. Nela, o total de créditos é dado pela poupança global, ou seja, pela soma entre poupanças interna e externa. Por outro lado, o total de débitos é formado pelo investimento, que é dado pela soma entre variação de estoques e formação bruta de capital fixo.
Resposta: C