SóProvas


ID
1491295
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Suponha que uma economia tenha dois bens. Com relação ao efeito renda e substituição desses bens, analise as afirmativas a seguir.

I. O efeito substituição de bens complementares é nulo.

II. No caso de uma elevação do preço de um bem, que é de Giffen, o seu efeito renda é maior em módulo do que o seu efeito substituição.

III. No caso de um bem ser inferior, o seu efeito renda é negativo.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está errada.

    No caso dos bens inferiores, o Efeito Renda é positivo para um aumento no preço do bem.
    O ER só será positivo no caso de uma queda no preço.
    Na afirmação III, não define se é aumento ou queda no preço.
  • Tb acho Iara, mas a questão não teve o gabarito alterado. :/

  • Gab: "E"

     

    I.  O efeito substituição de bens complementares é nulo. 
    [Correta] O efeito substituição decorre da variação de preços. O consumidor busca "substituir" o bem que antes consumia por um bem similar com preços mais atrativos. No caso de bens complementares não há que se falar em efeito substituição.


    II.  No  caso  de  uma  elevação  do  preço  de  um  bem,  que  é  de  Giffen, o  seu efeito  renda é maior em módulo do que o  seu  efeito substituição.  

    [Correta] O efeito renda suplanta o efeito substituição quando o bem é de Giffen. Se o bem for normal, o efeito renda reforça o efeito substituição. Se o bem for inferior, o efeito renda é contrário ao efeito substituição.

     

    III.  No  caso  de  um  bem  ser  inferior,  o  seu  efeito  renda  é  negativo.  

    [Correta] O efeito renda decorre da variação do poder de compra do consumidor. Se o bem for inferior, o aumento da renda provoca redução do consumo do bem. (Aqui o examinador pressupôs que houve aumento do poder de compra do consumidor para que o efeito renda seja negativo)

  • CUIDADO! A resposta da Iara está ERRADA.

     

    Gabarito: Letra E.

     

    Aconteceu uma confusão ao distinguir se o efeito renda é negativo/positivo.

     

    EFEITO RENDA

    O efeito renda é a mudança de consumo (demanda) em decorrência de uma mudança na renda do consumidor, a partir de uma visão de que a mudança de preço tende a alterar o poder aquisitivo (renda) dos indivíduos.

     

    Então, as variáveis em jogo ao se analisar o efeito renda são: renda do consumidor e consumo do bem.

     

    - Bem Normal

    Se as variáveis em análise (renda e consumo) caminharem no mesmo sentido, ou seja, o aumento da renda gera um aumento no consumo (bem normal), dizemos que o efeito renda foi POSITIVO.

     

    - Bem Inferior

    Se as variáveis em análise (renda e consumo) caminharem em sentidos opostos, ou seja, o aumento da renda gera uma diminuição no consumo (bem inferior), dizemos que o efeito renda foi NEGATIVO.

     

    Logo, não é preciso definir se houve aumento ou queda no preço, basta identificar se um bem é Inferior ou Superior.

  • Guilherme BG, quem está errado é você. Vou tentar explicar.

    A equação de slutsky e dada por:

    Efeito Preço (EP) = Efeito Substituição (ES) + Efeito Renda (ER)

    (dX/dP) = (dsx/dP) - x(dQ/dR)

    Olhe p/ a equação de slutsky e você perceberá que o efeito renda é:

    -x(dQ/dR)

    Ou seja, ER = (- quantidade consumida do bem) vezes (variação na quantidade consumida do bem dado uma variação marginal na renda).

    Bem normal: a derivada é negativa, mas como tem outro sinal negativo multiplicando, o ER se torna negativo (reforçando o efeito substituição negativo)

    Bem inferior: a derivada é positiva, com o sinal negativo, o ER se torna positivo (contrariando o sinal negativo do ES, daí a possibilidade de EP positivo p/ bens de giffen)

    Um aumento da renda nominal de fato aumenta o consumo de um bem normal, MAS ISSO NÃO É O EFEITO RENDA DA EQUAÇÃO DE SLUTSKY.

    Na equação de slutsky, considera-se o que acontece com a demanda do bem quando a renda nominal é constante, mas ocorre uma alteração no preço do bem (isso é o efeito preço). Se você aumentar o preço do bem x e continuar consumindo a mesma quantidade desse bem, sobra menos renda p/ consumir os demais bens da economia (ou seja, o efeito renda da equação de slutsky é na verdade o efeito renda real, e não o efeito renda nominal que você considerou, pois esta é constante)

    Eu sei, é confuso, demorei muito p/ entender, mas nunca mais errei nenhuma questão depois disso. Exceto essa, que está c/ o gabarito claramente errado (muitas outras questões de diversas bancas usaram o raciocínio correto, é só procurar).