A) Correta. A função custo total é CT = q2 + K. A função do custo variável médio será CVme = q2/q. Assim, veja que, se aumentarmos a quantidade, o CVme aumentará.
B) Correta. Perfeito, o Cme começa decrescendo e depois cresce. Esta característica ocorrerá devido ao fato de termos o Custo Fixo decrescente e o Custo variável crescente. Com poucas quantidades produzidas, o CF representa maior proporção do custo total. Como ele decresce, ele “puxa” o Cme para baixo. Com mais quantidades produzidas, o custo fixo perde importância no custo total e o custo variável passa a representar a maior proporção da totalidade dos custos. Nesta situação, com CV crescente, o Cme sobe.
C) Correta. Sem problemas aqui, certo? O Custo fixo médio é o custo fixo dividido pela quantidade produzida. De fato, o custo variável não impacta o CFme.
D) Incorreta. A área abaixo da curva de custo marginal equivale ao custo variável. Isso significa que se nós formos somando os custos marginais de cada unidade de produção, nós chegaremos ao custo variável.
E) Correta. Como o custo fixo médio é o custo fixo dividido pela quantidade produzida, ao aumentarmos a quantidade produzida, o custo fixo médio diminui.
Resposta: D