SóProvas


ID
149164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A ação do governo na economia contribui para elevar a eficiência
dos mercados privados. Por essa razão, a análise econômica do
setor público, que trata das atribuições do Estado nas economias
de mercado e de suas formas de financiamento, constitui um
importante ferramental para o entendimento do papel do governo
nessas economias. Com relação a esse tópico, julgue os itens
seguintes.

Durante as hiperinflações, se a redução da demanda de encaixes monetários for superior ao crescimento da oferta monetária, então ocorrerá redução da receita de senhoriagem.

Alternativas
Comentários
  • Senhoriagem, (em inglês, seigniorage, seignorage, ou seigneurage), é areceita líquida que resulta da emissão de moeda. Na emissão de moeda física, a senhoriagem resulta da diferença entre o valor nominal de uma moeda e o custo de produzi-la, distribuí-la e retirá-la de circulação. Na emissão denotas bancárias a senhoriagem resulta da diferença entre o juro que remunera os instrumentos adquiridos em troca das notas bancárias e o custo de produzir e distribuir essas notas.[1] A senhoriagem é uma importante fonte de receitas para alguns bancos nacionais. Na macroeconomia, a senhoriagem é também designada imposto da inflação, porque o governo pode pagar serviços emitindo moeda em vez de cobrar impostos; o imposto da inflação é pago pelos detentores dessa moeda[2], o que resulta da desvalorização da moeda que detêm, através da inflação, devido à oferta de moeda adicional


    A senhoriagem pode ser vista como uma forma de imposto cobrado aos detentores da moeda e, assim, como uma redistribuição dos recursos reais para o emitente. A expansão da oferta de moedacausa inflação. Isto significa que a riqueza real das pessoas que detêm moeda ou depósitos diminui e a riqueza do emitente da moeda aumenta. Isto é uma redistribuição de riqueza das pessoas para o emitente de nova moeda (o banco central) muito semelhante a um imposto.

    Esta é uma razão apresentada para defender a criação dos bancos centrais independentes modernos, cujo suposto objectivo primário é assegurar o valor da moeda controlando a expansão monetária e limitando a inflação. Independência do governo é necessária para atingir este objectivo — é sabido na literatura económica que os governos enfrentam um conflito de interesses nesta área.


    (http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Senhoriagem)
  • Senhoriagem - emitir moeda para pagamento de dívida. Isso PODE gerar inflação. Ex: Delfim Neto emitiu moeda e não gerou inflação. Vai gerar inflação se o país tiver em pleno emprego dos recursos (capital e trabalho).

    Críticas são bem vindas.

    Bons estudos.
  • A questão não possui a melhor formulação, como é de praxe nas provas do cespe, mas vamos por partes.
    O primeiro comentário deu as definições, então não me prenderei a elas. Vejamos a questão:
    1) Redução da demanda de encaixes monetários = diminuição na entrada de moeda.
    2) Crescimento da oferta monetária = aumento da saída de moeda.
    Resultado: Haverá redução das receitas de senhoriagem, pois os fluxos de saída superam os de entrada, inviabilizando os ganhos de senhoriagem.