a) a maximização do lucro por parte das empresas monopolistas maximiza o bem-estar da sociedade devido aos maiores lucros gerados.
ERRADO: a otimização alocativa no monopólio resulta em preço maior e quantidade menor em comparação com a concorrência perfeita, reduzindo o bem-estar da sociedade (composta não só pelo produtor e seu lucro, mas também pelo interesse dos consumidores).
b) a empresa monopolista escolhe o preço do produto de forma que o preço seja igual ao custo médio.
ERRADO: o preço no monopólio é resultado da plotagem da quantidade otimizada na curva de demanda negativamente inclinada. Essa quantidade otimizada é obtida pelo cruzamento da receita marginal com o custo marginal (maximização do lucro).
c) a permissão de discriminação de preços reduz a ineficiência de um monopólio para a economia.
CERTO: em se tratando em captura do excedente do consumidor, a discriminação de preços pelo monopolista ajusta a demanda exata de cada consumidor e o seu respectivo preço, aumentando a eficiência alocativa como um todo.
d) a curva de receita marginal está acima da curva de demanda.
ERRADO: a receita marginal nunca estará acima da curva de demanda. Na concorrência perfeita, a receita marginal se equivale à receita média (preço = demanda), e no monopólio, a receita marginal será a curva de demanda com o dobro da declividade negativa, ou seja, estará abaixo dela.
e) a firma monopolista maximiza o seu lucro igualando o custo médio com a receita média.
ERRADO: maximização de lucro, em qualquer hipótese, é na igualdade entre receita marginal e custo marginal.
GABARITO: C
Bons estudos!