SóProvas


ID
1492672
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta acerca do direito das obrigações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: "D" (alternativa incorreta).

    A letra "a" está correta. Segundo o art. 397, CC: O inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor.

    A letra "b" está correta, pois o art. 375, CC admite a renúncia prévia ao direito de compensação: "Não haverá compensação quando as partes, por mútuo acordo, a excluírem, ou no caso de renúncia prévia de uma delas.

    A letra "c" está correta. Os contratos, de uma forma geral, devem apaziguar as relações sociais; eles não cumpririam sua função social (art. 421, CC) se fossem sempre resolvidos (extintos) judicialmente. Assim, o juiz deve dar preferência ao reequilíbrio contratual, com sua consequente revisão (princípio da conservação do pactos) em detrimento da sua resolução, porquanto, como já mencionado, um contrato tem uma função social. Concluindo: o juiz está autorizado a alterar o conteúdo contratual, preferindo este à sua extinção, quando for necessário para se restabelecer o equilíbrio.

    A letra "d" está errada. Pelo art. 1.361, CC, considera-se fiduciária a propriedade resolúvel de coisa móvel infungível que o devedor, com escopo de garantia, transfere ao credor. §2° Com a constituição da propriedade fiduciária, dá-se o desdobramento da posse, tornando-se o devedor possuidor direto da coisa. Concluindo: o credor se torna o proprietário e possuidor indireto e o devedor se torna o possuidor direto.