-
Software livre NÃO é sinônimo de software gratuito.
As liberdades são no que se refere a compreender, modificar e, se for o caso, distribuir o fonte.
Não há problema em um software livre ser vendido.
-
Re-licensing under a proprietary license
If a software product uses only own software and open-source software under a permissive free software licence,
a company can re-license the resulting software product under a
proprietary license and sell the product without the source code or software freedoms.[47] For instance, Apple Inc. is an avid user of this approach by using source code and software from open-source projects. For example, the BSD Unix operating system kernel (under the BSD license) was used in Apple's Mac PCs that were sold as proprietary products
Selling professional services
The financial return of costs on open-source software can also come from selling services, such as training, technical support, or consulting, rather than the software itself
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Business_models_for_open-source_software
-
Para uma licença ser considerada de software livre, ela deve permitir ao usuário o direito de ler, modificar e redistribuir o código fonte (CORRETO), isso é, ser de código aberto, bem como deve impedir o usuário de cobrar quaisquer valores (ERRADO), royalties ou taxas para redistribuição de software modificado.
ERRO: Generalizou ao dizer "quaisquer valores". Pois existe a cobrança pela prestação de serviço agregado, por exemplo. Não se pode cobrar pelo S.O. modificado, mas pode cobrar por um eventual suporte e coisas do tipo.
-
Se for feito download do software livre não é cobrado nada, mas caso eu solicite uma cópia via CD será pago uma taxa pelo envio e CD!?
-
O Ubuntu é um exemplo dessa questão. Você consegue ele de graça via download, mas pode pagar para obter cópia física e também oferecer doação para a equipe mantenedora.
-
Red Hat é um sistema Linux (Código aberto) pago.
Resposta: Errado
-
Ser software livre não garante que seja gratuito.
-
GABARITO: ERRADO
Quando dizemos que um software é “livre”, queremos dizer que ele respeita as : a liberdade de executá-lo, de estudá-lo e mudá-lo, e redistribuir cópias com ou sem mudanças. Isso é uma questão de liberdade, não de preço – pense em “liberdade de expressão”, não em “cerveja grátis”.
Código aberto não significa apenas acesso ao código fonte. Os termos de distribuição do software de código aberto devem obedecer aos seguintes critérios:
REDISTRIBUIÇÃO LIVRE
TRABALHOS DERIVADOS
INTEGRIDADE DO CÓDIGO FONTE DO AUTOR
NÃO DISCRIMINAÇÃO CONTRA PESSOAS OU GRUPOS
NENHUMA DISCRIMINAÇÃO CONTRA OS CAMPOS DE ATUAÇÃO
DISTRIBUIÇÃO DE LICENÇA
A LICENÇA NÃO DEVE SER ESPECÍFICA PARA UM PRODUTO
A LICENÇA NÃO DEVE RESTRINGIR OUTRO SOFTWARE
A LICENÇA DEVE SER NEUTRA EM TERMOS DE TECNOLOGIA
-
As distribuições comerciais de Enterprise não são gratuitas...
Software livre não é sinônimo de gratuidade.
-
PODE COBRAR PELO SUPORTE AO USUÁRIO; E NÃO PELO USO DO SISTEMA OPERACIONAL.
-
Software livre não é sinônimo de ser sempre gratuito.
-
Gab: ERRADO
Software Livre (Free Software): disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, estudá-lo, copiá-lo e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, gratuitamente ou com custo.
-
ERRADO, pois o software livre não impede a cobrança de valores. É importante lembrar que software livre é o que possui código-fonte aberto e não é só gratuito, ele também pode ser pago.