-
Algumém me explica como que é possível afirma isso?
-
EU também não entendi... o Switches tem muito mais que os roteadores? Meio confuso isso...
-
Interpretei da seguinte forma:
Routers são normalmente colocados nas bordas, supostamente um para cada campi. O texto afirma que é multi campi e não menciona a quantidade.
Olhando por cima o número de routers será menor que no número de switches, considerando andares X dezenas de prédios.
Talvez seja isso....
-
Exatamente isso Johnny. Os roteadores são utilizados para interligar os Campi (provavelmente apenas 1 ou 2 por campus no máximo). Os Switches estão distribuídos nas redes de cada campus interligando os computadores clientes e backbones nos prédios. O texto informa que existem diversos prédios em alguns dos Campi e milhares de salas. Consequentemente teremos mais switches à roteadores.
Trata-se de uma rede metropolitana - MAN
-
O problema é que ele falou swithes camada 3, se fosse 2, tudo bem. Mas 3? É pra inferir que ele vai usar um Switch de camada 3 para fazer comuntação, ao invés de roteamento? Subutilizando o equipamento?
-
Cada campi certamente terá seu próprio roteador.
Cada prédio pode ter um roteador que vai fazer a interligação com os roteadores de outros prédios no mesmo campi.
Dentro de cada prédio existe vários andares, várias salas, várias pessoas. Logo, será necessário vários switch L3 (os quais serão usados para rotear VLANs dentro do prédio).
-
Roteador = cria rota entre as mais variadas redes locais.
Switches = Conecta os computadores de uma mesma rede local.
lógica da questão:
-Tenho diversas redes locais exemplo: departamento de matemática, física, financeiro, pedagógico etc.
-As redes locais são interligadas entre sí com roteadores.
-Conclusão: com certeza há mais Switches do que roteadores.
-
Ok, Carlos Alexandre, eu até concordo q com certeza há mais Switches do que roteadores. O q eu não concordo com certeza é haver mais Switches Layer 3 do que roteadores. Isso é uma possibilidade, não uma regra. Se a questão mencionasse a existência de VLANs, a questão estaria, com certeza, certa, mas não menciona.
Sabemos q uma estrutura como essas sem uma VLAN é um verdadeiro caos, mas, ainda assim, possivel de ser implementada.
Se ao menos a questao citasse "de acordo com as boas práticsa....", mas nem isso ela menciona.
Logo, pra mim, questão deveria ser anulada, pois não há como afirmar, com a certeza q a questao coloca,q há mais switches L3 q roteadores.
Vamos fazer uma simulação?
Como a questaõ é vaga, imagine 3 campi, C1, C2 e C3, sendo q, em C1 eu tenho 20 prédios com 2000 salas, pra cumprir a primeira regra(um deles tem dezenas de prédios e milhares de salas, espalhados por centenas de hectares de área); C2 e C3 eu tenho 1 prédio com 2 salas(pra cumprir a segunda regra de, em outros, existir apenas um prédio com algumas salas). Esquematizando, ficaria assim:
C1
p1, p2...p20 = 2000 salas
C2
p1 = 2 salas
C3
p1 = 2 salas
Uma pergunta: em C1 eu posso ter apenas um roteador para 20 prédios e 2000 salas, considerando q C1 é uma única rede? Posso, sim. Mas, como a questão não fala q C1 é uma rede só, eu tenho a possibilidade de ter vários roteadores(1 pra cada predio), e como ela não fala de VLANs, todos os switches podem ser L2 e nenhum L3, tornando a questaõ errada.
Não sei se fui claro...talvez eu tenha mais confundido q explicado, mas, pelo menos, tentei.
Por fim, questão muito mal elaborada e devia ter sido anulada.
-
GAB C
Atualmente já existem switches que exercem as funcionalidades de um roteador Switch L3, portanto trabalham também na camada 3 (camada de rede) do modelo TCP/IP. Este utiliza os endereços IP de destino para realizar o encaminhamento dos pacotes. Dessa forma, pode-se reduzir o número de equipamentos em uma rede, eliminando o roteador que possui uma quantidade menor de portas como mencionado a frente e fazendo com que o switch L3 exerça as funções de roteamento.
Devido a utilização de circuitos integrados conhecidos como ASICs, o processamento dos pacotes e o roteamento é efetuado a nível de hardware, diferentemente dos roteadores que atuam em nível de software. Por esse motivo, o desempenho dos Swichtes L3 é superior ao dos roteadores, além de possuir uma praticidade e facilidade maior na configuração das regras de encaminhamento. Entretanto, esses equipamentos não são aplicados em rede WAN.
Fonte: André Castro (estratégia).
-
como que essa questão não foi anulada?