(Gabarito A): Para enfrentar o mundo dos negócios em constante mudança e ebulição, a empresa precisa desenvolver sua capacidade de migrar e mudar estratégias, de criar e alavancar novas habilidades, atitudes e competências, de inovar ncessantemente seus produtos e serviços, de melhorar seus processos e incrementar seu desempenho. Mudanças contínuas
e drásticas no mundo exterior—que refletem o turbulento meio ambiente de negócios da atualidade ~ exigem uma contínua gestão de mudança dentro da empresa. Isso significa mudanças no comportamento dos seus membros, nos processos internos, nos sistemas e nas tecnologias utilizados, a necessidade de aprender continuamente e cáda vez mais para poder mudar e inovar. O aprendizado organizacional é o requisito fundamental para a existência e o sucesso das empresas.34 A organização que aprende é a que desenvolve uma capacidade contínua de adaptação e mudança por meio do aprendizado. Algumas organizações fazem isso melhor que outras. Assim, a organização de aprendizagem é aquela que está continuamente desenvolvendo e mudando a maneira de manter a empresa competitiva no presente e no futuro. Isso requer uma visão comum e uma estratégia que esteja na cabeça de todas as pessoas em termos tangíveis e compreensíveis para todas elas. São as pessoas que transformam as visões e estratégias em ações específicas. E esse processo sempre requer uma mudança comportamental e o desenvolvimento gradativo de competências individuais de uma maneira constante e contínua. No fundo, a aprendizagem significa a capacidade de gerir a mudança mediante a mudança em si mesma. Isso vale tanto para as pessoas omo para as empresas. Jean Piaget, o pioneiro da aprendizagem, chama essa forma de mudança de aprendizado de adaptação.35 A essência do aprendizado está em mudar a própria estrutura interna para permanecer em harmonia com o ambiente que se odifica a cada instante. Assim, a empresa bem-sucedida é aquela que pode efetivamente aprender continuamente.
Gabarito letra A
>>FORMAÇÃO DE UMA PODEROSA COALISÃO ORIENTADORA
Reunião de um grupo com bastante poder para liderar o esforço de mudança. Motivação do grupo para o trabalho conjunto, como equipe.
>>INSTITUCIONALIZAÇÃO DE NOVAS ABORDAGENS
Ênfase nas conexões entre os novos comportamentos e os êxitos da empresa.Desenvolvimento de meios para assegurar a formação de lideranças e a sucessão.
FONTE: MUDANÇA, Harvard Bussiness Review, 4º edição, Editora CAMPUS.