- ID
- 1493569
- Banca
- CETAP
- Órgão
- MPC-PA
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Administração Geral
- Assuntos
Leia o texto seguinte, cujo titulo é “Franqueza sem medo" , de Theodore Lowe e Geraldo McBean, e responda à questão.
Imagine um lugar para trabalhar onde o medo foi substituído pela esperança e confiança. Onde todos os funcionários acreditam que a Companhia também é deles. Onde nós controlam os processos e não pessoas. Onde nós encaramos problemas como oportunidades e os enfrentamos procurando descobrir o que está errado e não quem está errado ou quem é culpado. Onde nós medimos os sistemas, em vez das pessoas e definimos procedimentos, em vez de autoridade. Onde nós perguntamos: "como posso ajuda-lo?", em vez de dizer “isto não faz parte do meu trabalho" (...) Onde buscamos uma resposta para cada problema, em vez de vermos um problema em cada resposta. Onde o único erro e a verdadeira falha é a falha de não tentar. Imagine uma companhia onde os gerentes são professores, auxiliares, em vez de simplesmente chefes, feitores. Imagine uma empresa onde o pessoal diz “pode ser difícil, mas é possível", em vez de “pode ser possível, mas é muito difícil. Imagine uma companhia onde o medo de ser franco, leal e honesto foi substituído por um ambiente de fraqueza sem medo.
Fonte: VERGARA, Sylvia. Gestão de Pessoas. 5 ed. Sao Paulo: Atlas, 2006.
O empregado, ao fazer parte deste novo modelo de organização, cuja ideia vai de encontro ao modelo positivista cartesiano, deve procurar:
I - melhorar sua capacidade de perceber o mundo e associar seu pensamento a mudanças meramente pontuais;
II - criar, em seus locais de convívio, ambientes capazes de estimular a colaboração sinérgica;
III - ter disciplina e responsabilidade focadas nas realizações essencialmente pessoais;
IV - aceitar, como uma de suas atribuições, a capacidade de comunicar-se com qualidade, inclusive compartilhando conhecimento.
É correto o que se afirma em: