Gabarito Letra D
Receita marginal (RMg): é quanto a receita total aumenta pela venda de uma unidade adicional do produto. Por ser a receita total uma reta, cada unidade do produto produzido e vendido dar a mesma quantidade de receita adicional (i.e. receita marginal constante). A receita marginal gerada por cada unidade extra de produção é o preço do produto num mercado competitivo, ou P*. P* é também a declividade da linha de receita total na figura 4.
· Custo marginal (CMg): é quanto os custos totais aumentam pela produção de uma unidade adicional do produto. Os custos totais aumentam à medida que mais unidades são produzidas. Por que os custos totais são afetados pela lei dos rendimentos decrescentes, o custo de cada unidade adicional da produção aumenta (custo marginal crescente).
· Maximização de lucro: ocorre quando a diferença (Receita Total – Custos Totais) são maximizados. O ponto de máximo lucro ocorre onde a distância entre a curva de receita total e custo total é máxima.
bons estudos
Lembremos que a condição de lucro máximo na teoria da firma é igualdade entre receita e custo marginais.
Isso vale também para oligopólio, para monopólio, etc.
Ou seja, para todas as estruturas de mercado, temos que o lucro ótimo é dado por: Rmg = Cmg
A “sacada” do modelo de concorrência perfeita é que a receita marginal é constante e igual ao próprio preço.
E faz sentido! Como a firma é tomadora de preço, ele está dado, não importa quanto ela oferta.
Assim, se em concorrência perfeita temos necessariamente que a receita marginal é o próprio preço, então podemos substituir Rmg por P na condição de lucro ótimo:
P = Cmg
Isso significa que a firma perfeitamente competitiva maximiza lucro igualando preço e custo marginal.
Resposta: D