SóProvas


ID
1493773
Banca
FGV
Órgão
SUDENE-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As companhias áereas costumam oferecer tipos diferentes de tarifas. Um tipo e a tarifa flexivel, mais cara, que permite o passageiro comprar a qualquer momento. Outro tipo é a tarifa promocional, mais barata, que exige do passageiro a compra antecipada e, muitas vezes, com horários limitados.

Esse e um exemplo de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dessa questão está errado. Este tipo de discriminação é de terceiro grau.

    Discriminação de 1º grau: Cada unidade vendida pelo maior preço que os consumidores estão dispostos a pagar.

    Discriminação de 2º grau: Preços Diferentes para quantidades diferentes

    Discriminação de 3º grau: vende com preços diferentes para grupos de pessoas diferentes

  • Gabarito errado.

    Alternativa correta é a C (discriminação em grupos de 3º grau), pois há o grupo que compra a qualquer momento (inelástico) e o grupo que só compra quando há promoção (elástico).

    Macete: se falar em desconto por grupos de consumidores, é 3º grau!

    "A discriminação de terceiro grau ocorre quando o monopolista cobra preços diferentes de pessoas diferentes independentemente das quantidades consumidas por essas pessoas. Exemplos de discriminação de preço de terceiro grau são os descontos para aposentados em farmácias e a meia entrada para estudantes." (VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Manual de microeconomia. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017. P. 216)

    "Quando o monopolista cobra preços diferentes de acordo com as características do consumidor, independentemente da quantidade consumida por essas pessoas, dizemos que está havendo discriminação de terceiro grau. Por exemplo, quando cobra meia passagem no ônibus para estudantes, quando cobra preços mais baixos para crianças e pessoas idosas no ingresso de cinema, quando dá desconto em preços de passagens aéreas de ida e volta para viajante que pernoite o final de semana na cidade de destino etc." (SAMPAIO, Luiza. Microeconomia esquematizado. São Paulo: Saraiva Educação, 2019. P. 399) (grifei)

    Bons estudos!