SóProvas


ID
1494031
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A sistematização dos atendimentos realizados pela equipe do Serviço Social de uma instituição pública demonstrou que uma série de orientações e encaminhamentos realizados pelos assistentes sociais estava associada aos serviços da Defensoria Pública.

Por meio da análise do material resultante dessa sistematização, foi possível observar que essa dinâmica se vincula à tendência de encaminhar ao Poder Judiciário, ou à área jurídica, os casos que poderiam ou deveriam ser atendidos no âmbito da esfera política.

Essa tendência ocorre em virtude da

Alternativas
Comentários
  • Olá,

    Não é tema novo mas muito polemizado dentro dos direitos humanos: a Judicialização dos direitos.

    Piovesan (2003, p. 149, 157), afirma que "é fundamental adotar medidas para assegurar maior justiciabilidade e exigibilidade aos direitos econômicos, sociais e culturais" e que a efetivação destes direitos "não é apenas uma obrigação moral dos Estados, mas uma obrigação jurídica, que tem por fundamento os tratados internacionais de proteção", justificando sua defesa de que a pobreza constitui-se em uma violação dos direitos humanos.

    Reforçando esta tese, Lima Júnior (2002, p. 658-659) afirma que:

    [...] a exigibilidade (inclusive enquanto justiciabilidade - a possibilidade de exigir direitos face ao Poder Judiciário) é, hoje, um imperativo na teoria e na prática dos direitos humanos. Afinal, as declarações de direitos, as Constituições e as leis de um modo geral deixam de possuir qualquer significação prática se não tiverem a possibilidade de efetiva aplicação.

    A justiciabilidade, em palavras minhas, é a forma que o cidadão encontrou de exigir, fazer valer a força normativa dos princípios e direitos sociais e econômicos garantidos através do judiciário.

    Para melhor entendimento, ler Justiciabilidade dos Direitos Sociais - Carolina Martins Marinho. Gostei muito.

    Abraços.

  • Gabarito B

    Para compreender melhor a temática sobre a judicialização dos conflitos sociais e da justiciabilidade dos direitos sociais, faz-se necessária a leitura do Artigo: Para entender o Serviço Social na área sociojurídica, de Elisabete Borgianni, na Revista Serviço Social e Sociedade no.115 São Paulo, 2013.

  • "Essa, digamos, “percepção” dos assistentes sociais brasileiros de que era necessário olhar com mais cuidado e profundidade para os desafios que estão postos aos que atuam na área sociojurídica — à qual a revista Serviço Social & Sociedade, bem como o conjunto CFESS/Cress conseguiram captar e dar voz —, é tributária do próprio movimento da história recente em nosso país, que engendrou tanto uma crescente judicialização dos conflitos sociais, quanto a justiciabilidade dos direitos sociais." 

     

     

     

    Texto:  http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n115/02.pdf

  • justiciabilidade é a possibilidade de buscar os direitos face ao Poder Judiciário, então, a justiciabilidade dos direitos sociais. 

  • Indicação de livro muito bom sobre o assunto : O serviço Social e a psicologia no judiciário. Fávero. Melão . Jorge ( org)