SóProvas



Questões de Serviço Social no campo sócio jurídico


ID
100021
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Defensoria Pública tem como uma de suas atribuições promover "a orientação e a representação judicial das entidades civis que tenham dentre as suas finalidades a tutela de interesses dos necessitados, desde que não disponham de recursos financeiros para a atuação em juízo". Nesta linha, coube ao assistente social realizar a avaliação de determinado programa social, devendo compreender avaliação como:

I. deliberadas, sistemáticas e complexas, orientando- se pelo método científico e apresentando caráter público. Incluem-se necessariamente as dimensões técnico-metodológica e política de forma articulada.

II. executadas somente no post factum, pois os resultados podem ser alterados durante o processo de execução dos programas e projetos sociais.

III. deliberadas, sistemáticas e complexas, orientando- se pelo método científico e apresentando caráter público, sem, contudo incluir a dimensão política para não prejudicar a avaliação técnico-metodológica.

É correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • No campo profissional, as avaliações são deliberadas, sistemáticas e complexas, orientando-se pelo método científico e apresentando um caráter público. Incluem, necessariamente, uma dimensão que é técnico-metodológica e outra, que é política; ambas, também necessariamente, articuladas. Trata-se da pesquisa avaliativa, de caráter aplicado, que se utiliza de métodos e técnicas da pesquisa social. Portanto, só tem sentido se subsidia decisões e ações concretas.

    Maria Ozanira da Silva e Silva. CONSTRUINDO UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA PARA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS SOCIAIS. 2009. Pág. 11

  • As avaliações são deliberadas, sistemáticas e complexas e é feita em todo o processo , não apenas posterior ao fato (pos factum)

  • Excelente! Eu entendi assim também


ID
130312
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um dos eixos de sustentação da ação profissional, no campo jurídico, na elaboração da perícia social, é a

Alternativas
Comentários
  • Elementos que dão sustentação à elaboração da perícia social:

    Competência técnica
    : refere-se à habilidade do profissional na utilização dos seus instrumentos de trabalho, a qual condiciona a qualidade técnica da ação profissional;
    Competência teórico-metodológica: refere-se à base de conhecimentos que o Assistente Social deve dispor para desenvolver a perícia social, tanto em termo de organização do processo como para a efetivação da análise sobre a qual repousará o parecer social.
    Autonomia constitui-se no elemento chave para o desenvolvimento da perícia social. É a liberdade de escolha que o perito possui diante deste processo metodológico.
    Compromisso ético: durante o processo de desenvolvimento da perícia social o profissional deve dispor das normas, condutas e princípios contidos no Código de Ética Profissional.
  •  Eixos de sustentação da ação profissional (MIOTO): competência técnica; competência teórico-metolológica; AUTONOMIA, compromisso ético. 

  • Essa FCC é podre. 

  • Outra questão similar Q580085.


ID
130315
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O poder da ação e do parecer dos Assistentes Sociais, nas decisões judiciais, está relacionado

Alternativas
Comentários
  • Mas, o parecer do assistente social no judiciário não é o parecer técnico? E por que a resposta foi a letra C.

  • Esta questao foi corrigida corretamente ??? porque a coompreensão do sujeito pode estar certa , mais o parecer tecnico que importa , so se esta questao estiver direcionada a psicologos ...

  • Pronto! Agora viramos psicólogos!

  • pergunta um pouco interpretativa não? 

  • Acho que a alternativa d também contempla.

  • Nas decisões judiciais, a elaboração do parecer de um assistente social possui como foco a compreensão do sujeito. O assistente social, munido de suas competências, realiza um estudo da vida social dos sujeitos envolvidos, com o objetivo de produzir conhecimentos e emitir uma opinião técnica sobre as condições vivenciadas pelos mesmos.  É preciso compreender que as demandas bem como os problemas apresentados pelo sujeito não são isolados, embora tenham suas particularidades, fazem parte da dinâmica das relações sociais presentes na sociedade capitalista. Desse modo, as demandas e expressões da questão social que atravessam a vida desse sujeito não podem ser analisadas de forma fragmentada, sem uma conexão com a totalidade social, com a sociedade em que vivemos, seu modo de produção, econômico e social. Nessa perspectiva, uma atuação crítica e responsável visa captar e compreender a situação vivenciada pelo sujeito em sua totalidade, isto é, num contexto mais amplo. Vale destacar que embora não seja competência do assistente social o mérito da decisão, o seu posicionamento e a realização de seu parecer traz sérias implicações para as vidas desses sujeitos.


    RESPOSTA: C
  • O Assistente Social precisa compreender a realidade do sujeito em sua essência, para emitir pareceres. Deve ter por base a observação e a realização de estudos sócio-econômicos de uma dada realidade. Núcleo familiar, relação dos pais, guarda, etc... são elementos constitutivos do parecer social.  

  • O poder da ação e do parecer dos Assistentes Sociais, nas decisões judiciais, está relacionado:

    - à compreensão do sujeito.

  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social


    Nas decisões judiciais, a elaboração do parecer de um assistente social possui como foco a compreensão do sujeito. O assistente social, munido de suas competências, realiza um estudo da vida social dos sujeitos envolvidos, com o objetivo de produzir conhecimentos e emitir uma opinião técnica sobre as condições vivenciadas pelos mesmos. É preciso compreender que as demandas bem como os problemas apresentados pelo sujeito não são isolados, embora tenham suas particularidades, fazem parte da dinâmica das relações sociais presentes na sociedade capitalista. Desse modo, as demandas e expressões da questão social que atravessam a vida desse sujeito não podem ser analisadas de forma fragmentada, sem uma conexão com a totalidade social, com a sociedade em que vivemos, seu modo de produção, econômico e social. Nessa perspectiva, uma atuação crítica e responsável visa captar e compreender a situação vivenciada pelo sujeito em sua totalidade, isto é, num contexto mais amplo. Vale destacar que embora não seja competência do assistente social o mérito da decisão, o seu posicionamento e a realização de seu parecer traz sérias implicações para as vidas desses sujeitos.



    RESPOSTA: C

  • não acho que a palavra sujeito é a certa, melhor seria realidade social ou compreensão de totalidade, sujeito tá muito pra psicologia.

ID
142417
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma das atribuições específicas do assistente social que atua no Poder Judiciário é

Alternativas
Comentários
  • Uma das atribuições específicas do assistente social que atua no Poder Judiciário é

    Gabarito E, porém acredito que esta questão seria facilmente anulada. Pois o que é atribuição privativa do assistente social é a emissão de parecer SOCIAL e não apenas parecer. 


ID
167509
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao ser chamado para compor a equipe técnica, junto ao Tribunal de Justiça, o analista judiciário/assistente social deve orientar-se pelo projeto ético-político que define para a profissão:

I. contribuir para o fortalecimento de processos emancipatórios, nos quais há a formação de uma consciência crítica dos sujeitos frente à apreensão da realidade.

II. facilitar os processos democráticos garantidores de direitos e de relações horizontais entre profissionais e usuários.

III. projetar a emancipação e a transformação social.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
167512
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A legitimidade, resolutividade e a qualidade do trabalho do analista judiciário/assistente social, junto ao Tribunal de Justiça, deve lograr algumas características. São elas:

Alternativas
Comentários
  • erros em negrito:

    a) articulador do pensamento crítico com o pensamento estratégico e propositivo mediador e negociador defensor dos direitos sociais. (gab.)

     

     b) defensor dos direitos sociais estruturado no modelo funcionalista que facilita respostas mais elucidativas às demandas advindas da questão social.

     

     c) elaborador de planos, programas e projetos que criem e recriem serviços no âmbito do judiciário para dar respostas às pessoas que estão em situação disfuncional na sociedade.

     

     d) articulador da rede de serviços, prioritariamente aqueles que estão circunscritos no campo não governamental, pois estes guardam em suas atribuições, funções concernentes aos direitos sociais.

     

     e) organizador do pensamento conservador, pois este responde mais eficazmente aos ditames das diretrizes atuais de centralidade no trabalho sociofamiliar.

     

     

    "Bendizei ao Senhor todas as suas obras..."


ID
167530
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

"A miséria não gera consciência e solidariedade, mas gera mais miséria e irracionalismo, violência e individualismo exacerbado. Ela não cria consciência da miséria, e sim miséria da consciência". (VIEIRA,1998: 19)

Atuando como assistente social no Poder Judiciário você deverá realizar avaliações quanto à condição de pobreza e vulnerabilidade dos sujeitos usuários dos serviços. A pobreza pode ser consequência

Alternativas
Comentários
  • Da exclusão do mercado de trabalho, da ausência de acesso aos serviços públicos ao processo de reprodução social e ausência de participação nos espaços públicos.


ID
167533
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Poder Judiciário ? um poder do Estado ? responsável pela aplicação das leis e distribuição da justiça deve considerar em suas ações todas as dimensões da vida humana e social. Nesta linha, o assistente social que atua neste campo, deve imbuir-se da capacidade de:

Alternativas

ID
167536
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As instruções sociais de processos, sentenças e decisões enquanto instruções da área de Serviço Social em processos judiciais, faz com que o assistente social se depare com inúmeras situações que envolvem uma família e requerem deste profissional a capacidade de

Alternativas
Comentários
  • Quando se fala em aspectos sociais de uma instrução processual, fala-se do conhecimento relacionado à área de Serviço Social acerca de uma situação concreta, envolvendo um indivíduo social, uma família, um grupo, uma organização. Os fundamentos da área de Serviço Social que podem dar suporte à decisão judicial estão postos na realidade social. Estão nos acontecimentos e nas relações sociais, econômicas, políticas, familiares, culturais, construídas historicamente pelo movimento das forças sociais que provocam avanços ou recuos no caminho emancipatório da humanidade. Assim, ao acolher um indivíduo ou uma família para uma entrevista – que compõe os procedimentos técnicos para a construção do estudo social –, o assistente social se depara com uma situação que lhe é revelada, no primeiro momento, em sua expressão imediata.

    [...]

    Enfim, essas e tantas outras situações expressas em um primeiro momento, em sua imediaticidade, requerem do assistente social a capacidade de conhecê-las com profundidade, ou seja, a capacidade de recuperação de sua construção histórica em uma perspectiva crítica, a capacidade de identificação da complexidade da realidade socioeconômica-cultural na qual se inserem no presente, a fim de analisá-las e interpretá-las. Quando o Judiciário solicita ao assistente social um estudo a respeito de sujeitos envolvidos em situações dessa natureza, está implícito o objetivo institucional de recolher elementos que possam contribuir para que o magistrado forme um juízo sobre o caso e tome uma decisão justa a respeito. Esses elementos esperados da área de Serviço Social se relacionam, portanto, a um saber acumulado pela ciência e que deve ser de domínio do assistente social. Um saber que remonta ao referencial teórico que ilumina a ação, ao saber acumulado pela experiência em articulação com esse referencial, ao domínio do conhecimento legal e das particularidades institucionais necessárias ao encaminhamento da ação.

     

    Instruções sociais de processos, sentenças e decisões

    Eunice Teresinha Fávero

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8W95x91Vh0eXhsCK46ge.pdf

  • O Assistente Social em qualquer que seja o campo em que esteja inserido não se pautará na imediaticidade !

    Com essa informação você acerta a questão acima por eliminação.


ID
167539
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Caracteriza-se como atividade do assistente social no âmbito Judiciário

Alternativas

ID
167542
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em sua atuação profissional, o assistente social recebe a atribuição da inquirição das vítimas crianças e adolescentes no processo judicial, sob a metodologia do Depoimento Sem Dano/DSD. Nesse caso, o profissional deve

Alternativas
Comentários
  • A RESOLUÇÃO CFESS Nº 554/2009 de 15 de setembro de 2009,  Dispõe sobre o não reconhecimento da inquirição das vítimas crianças e adolescentes no processo judicial, sob a Metodologia do Depoimento Sem Dano/DSD, como sendo atribuição ou competência do profissional assistente social.
    "Art. 1º. A atuação de assistentes sociais em metodologia de inquirição especial de crianças e adolescentes como vítimas e/ou testemunhas em processo judicial sob a procedimentalidade do “Projeto Depoimento Sem Dano” não é reconhecida como atribuição e nem competência de assistentes sociais".
  • Entendo que não é função dos assistente sociais, mas onde diz que é função da magistratura?

    Não seria dos psicologos parte da equipe técnica do Judiciario?

  • Resolução CFESS nº 554/2009 :

    A metodologia de DSD ( Depoimento sem dano) não é reconhecida nem como atribuição privativa e nem como competência profissional . 

  • Ufcg 2019

    No âmbito da Lei nº. 8.662/1993, não há definição de competência ou atribuição profissional que habilite assistentes sociais a realizar a tomada de depoimentos junto a crianças e adolescentes pela metodologia de inquirição ou oitiva.

    A dimensão privativa do trabalho profissional, orientado pela defesa e materialização da lógica da proteção integral de crianças e adolescentes, é incompatível com a busca da verdade material, coleta de provas ou de busca de punição do/a infrator/a.


ID
178525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As defensorias públicas, contempladas na Constituição Federal de 1988, com o objetivo de garantir o acesso à justiça aos cidadãos em situação de vulnerabilidade econômica, são importantes instrumentos de assistência jurídica, judicial e extrajudicial na defesa de direitos. Nesse espaço sócio-ocupacional, a atuação do assistente social deve

Alternativas
Comentários
  • O fatalismo e o messianismo são posturas que devem ser evitadas pela profissão, pois desconsideram as possibilidades e os limites que se constroem no percurso da história.


ID
185959
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As atribuições do cargo de Assistente Social Judicial são concernentes ao caráter ontológico do Código de Ética do Serviço Social nitidamente expresso em seus princípios, sendo INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • autonomia técnica-operativa não é princípio

    Princípios Éticos Fundamentais

    > Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes -

    autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;

    > Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo;

    > Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas 

    à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras;

    > Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da 

    riqueza socialmente produzida;

    > Posicionamento em favor da eqüidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos 

    bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;

    > Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à 

    participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças;

    > Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e 

    suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual;

    > Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem 

    societária, sem dominação-exploração de classe, etnia e gênero;  > Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios 

    deste Código e com a luta geral dos trabalhadores;

    > Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento 

    intelectual, na perspectiva da competência profissional;

    > Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de 

    classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física.


  • Não me atentei para o detalhe, macar opção "INCORRETA ".

     

     a) o Assistente Social Judicial articula-se com outras categorias profissionais objetivando um diálogo mais próximo com os equipamentos sociais que compõem a rede de recursos sociais com vistas à Qualidade dos serviços. CORRETO - Fundamentação Resolução CFESS nº 273 / 93,inciso IX.

     b)  a atuação profissional do Assistente Social Judicial nas varas criminais coloca como opcional, dentro do princípio de Autonomia técnica-operativa, a atividade de inclusão social do indivíduo em conflito com a lei.ERRADO - Não é possível identificar isso Resolução CFESS nº 273 / 93.

     

    c) o reconhecimento da Liberdade como um valor ético central é um princípio desencadeador de lutas da categoria de Assistentes Sociais pelos direitos dos cidadãos, que se faz presente também na justiça mineira. CORRETO - Fundamentação Resolução CFESS nº 273 / 93,inciso I.

    d) a justiça social é um pressuposto norteador do exercício profissional do Assistente Social no qual se faz coerente com a missão institucional do TJMG.CORRETO - Fundamentação Resolução CFESS nº 273 / 93,inciso V.

     


ID
185980
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando as atividades profissionais do Assistente Social na justiça mineira em sua função precípua de assessorar os juízes em questões pertinentes ao Serviço Social, pode-se afirmar que os instrumentos de trabalho necessários à sua práxis profissional nas perspectivas teórico-metodológica e técnico-operativa são:

I. observação, linguagem e comunicação escrita.
II. entrevista aberta, semiestruturada, estruturada - individuais ou coletivas.
III. visita domiciliar, visita institucional, observação.
IV. planejamento da ação, estudo dos autos, relatório.

Assim pode-se concluir que completam corretamente o enunciado acima

Alternativas
Comentários
  • I. observação, linguagem e comunicação escrita.

    II. entrevista aberta, semiestruturada, estruturada - individuais ou coletivas.

    III. visita domiciliar, visita institucional, observação.

    IV. planejamento da ação, estudo dos autos, relatório.

    TODAS CORRETAS


ID
185998
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Impõem-se às autoridades o respeito e a integridade dos condenados e dos presos provisórios.

Constituem-se direitos dos presos, EXCETO

Alternativas

ID
186001
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A atenção integral ao louco infrator é prestada pelo TJMG na Comarca da capital do Estado pelo Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário - PAI PJ - que existe desde 2000.

Acerca do trabalho realizado por meio desse programa junto ao portador de sofrimento mental infrator, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • "Loucos infratores"???, quão pejorativo esse termo. :O

  • O Programa PAI PJ oferece aos loucos infratores atenção integral abrangendo as áreas Jurídica, Psicológica e Social, dentro de um modelo interdisciplinar e intersetorial. Para a prática da inclusão social conta com os equipamentos sociais e recursos do Poder Judiciário.

  • Entendi que a questão A está incorreta, pois na atenção integral se incluem outras áreas, além da jurídica, psicológica e social, mas por exemplo a psiquiátrica também. Não tenho referências, é apenas a minha opinião.
  • De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 944/2020 que dispõe sobre a estrutura e o funcionamento do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário - PAI-PJ em seu Artigo 1 - Parágrafo único. Considera-se paciente judiciário, para os fins desta Resolução, o indivíduo em situação de sofrimento psíquico que seja: I - custodiado, indiciado, réu ou sentenciado com pena ou medida de segurança, durante o curso do respectivo inquérito policial ou processo criminal; II - adolescente autor de ato infracional. Desta forma não caberia o termo "Loucos infratores"


ID
186004
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

?Quem vê o largo sorriso de José Milton de Paula, 48 anos, nem imagina as dificuldades que ele atravessou no passado. Professor de violão para jovens de 8 a 12 anos está sempre de braços abertos para receber novos alunos. ?Amo a música. Hoje, ela faz parte de um novo capítulo da minha vida' afirma José Milton, que já foi preso por tentativa de homicídio e respondeu a outros processos por lesão corporal (...). A triste história é agora página virada. A recuperação de José Milton foi possível graças ao PAI-PJ (...)?.
Extraído do Jornal Hoje em Dia, 2ª edição 7.777 de 10 de março de 2010.

Com relação à atenção integral ao portador de sofrimento mental infrator que é prestada pelo TJMG na comarca de Belo Horizonte, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • E esse termo "Loucos Infratores ", ? Na letra B....

  • Pois é, deveria ser anulada

  • As dificuldades que o paciente José Milton de Paula passou se restringiram ao campo da sua responsabilidade pessoal decorrentes dos crimes cometidos, sendo portanto, consequência natural do seu ato delituoso.


ID
186013
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

PIZZOL (2006) escreveu que é imprescindível que todos os profissionais que são chamados a desenvolver o relevante trabalho de perito judicial tenham conhecimento sobre o assunto do qual vão se ocupar. Esse trabalho deve ser desenvolvido segundo as regras estipuladas no Código de Processo Civil.

Dessa forma, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • o perito deverá ser oficiado, sendo inviável a escusa a determinação judicial.

  • Alternativa C !

    Novo código de processo civil referente a Perícia judicial:

    Da Prova pericial

    Art. 467. O perito pode escusar-se ou ser recusado por impedimento ou suspeição.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    PELO NCPC:

    A) os peritos serão escolhidos entre profissionais de nível superior, devidamente inscritos em órgão da classe. ERRADO

    Art. 156. O juiz será assistido por perito quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico.

    § 1º Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado.

    B) o juiz será assistido por perito, quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou cientifico. CORRETO

    Art. 156. O juiz será assistido por perito quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico.

    C) o perito deverá ser oficiado, sendo inviável a escusa a determinação judicial. ERRADO

    Art. 157. O perito tem o dever de cumprir o ofício no prazo que lhe designar o juiz, empregando toda sua diligência, podendo escusar-se do encargo alegando motivo legítimo.

    D) o perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas responderá pelos prejuízos que causar à parte e incorrerá em sansões que a lei penal estabelecer. CORRETO

    Art. 158. O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas responderá pelos prejuízos que causar à parte e ficará inabilitado para atuar em outras perícias no prazo de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, independentemente das demais sanções previstas em lei, devendo o juiz comunicar o fato ao respectivo órgão de classe para adoção das medidas que entender cabíveis.


ID
212113
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social tem sido historicamente contratado pelo Estado para desenvolver a sua intervenção profissional. Um espaço sócio-ocupacional em crescimento e de destaque para o Serviço Social refere-se às instituições do Poder Judiciário. Não constitui demanda dirigida a esse profissional no âmbito do Judiciário o(a)

Alternativas

ID
212134
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerar as instruções sociais de processos, sentenças e decisões judiciais na perspectiva da área de Serviço Social é

Alternativas
Comentários
  • A) levar em conta o caso em si, mediante a pesquisa em sentido único e particular, pois é na sua singularidade que atua o profissional de Serviço Social, independentemente do contexto e das determinações societárias.

    B) evitar a interpretação da realidade social, pois a interpretação jamais estará isenta de valores pessoais que irão enviesar os dados do processo.

    C) sustentar a tese da lei em qualquer situação, por isso o argumento do assistente social deve ouvir primeiro o advogado responsável pelo caso.

    D) fundamentar a instrução, com a finalidade de informar o defensor público ou o magistrado segundo o que diz a lei.

    E) levar em conta a realidade socioeconômica e cultural dos usuários do sistema, desvelando a realidade social em suas conexões e determinações tanto amplas quanto particulares.


ID
212137
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A instrução social é uma prática profissional do Serviço Social que faz parte

Alternativas
Comentários
  •  
    Segundo Fávero:

    "A instrução social faz parte da instrução processual, ou seja, conhecimentos da área de Serviço Social, registrados em um informe, um relatório, um laudo ou um  parecer,  servem  de  referência  ou  prova  documental  que  vai  contribuir  para formar o processo, para informar a ação sobre a qual o magistrado decide".
     
  • Texto de Referência: http://www.cressma.org.br/site/wp-content/uploads/2013/08/Texto_Eunice_F%C3%A1vero.pdf


ID
212143
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A contribuição do Serviço Social acerca de uma situação processual acontece, geralmente, por meio de um estudo

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    Estudo social, equivalente à Perícia, só pode ser feito por graduados em Serviço Social.

  •  


    O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto de intervenção profissional - em seus aspectos sócios econômicos e culturais. Vale afirmar que de sua fundamentação rigorosa, teórica, ética e técnica, com base no projeto da profissão, depende a sua devida utilização para a garantia e ampliação de direitos dos sujeitos usuários dos serviços sociais. (SS para concursos)

     

    Gab. D

     

    Bons estudos!

  • Fávero (2004) afirma que o Estudo Social é um instrumento de competência do Assistente Social. Sua finalidade é conhecer e interpretar a realidade social na qual está inserido o objeto da ação profissional, ou seja, a expressão da questão social ou o acontecimento ou situação que dá motivo a intervenção.


ID
212146
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da fundamentação de uma intervenção típica do Serviço Social em processo judicial, é correto afirmar que esta se deve

Alternativas
Comentários
  • Quem veio pelo INSS, esqueça: isso em nada se liga à LOAS. E tenho dito. 

  •  b)

    reportar aos direitos sociais constitucionalmente previstos, muitos deles consolidados ou em vias de consolidação em legislação específica. Nesse sentido, deve-se conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Orgânica da Assistência Social, o Estatuto do Idoso, a Política de Seguridade Social, o Código Civil.


ID
217846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Atribuir centralidade às expressões da questão social como matéria do serviço social sem menosprezar a mediação das políticas sociais no exercício profissional permite sua inserção no Poder Legislativo e no Judiciário, os quais, considerando a própria natureza, não têm a atribuição de implementar diretamente políticas sociais públicas.

Alternativas
Comentários
  •  

     

     

     

     

     

     

     

    Outra Questão que pode corroborar na compreenção da questão

    Ano: 2014

    Banca: CESPE

    Órgão: TJ-SE

    Prova: Analista Judiciário - Serviço Social

    No que tange às áreas e demandas profissionais do assistente social, julgue o item subsequente. 

    A centralidade da questão social como matéria do serviço social permite que se considere a inserção profissional do assistente social nos Poderes Legislativo e Judiciário, haja vista essas esferas não possuírem função executiva das políticas sociais públicas.

    gabarito: certo


ID
312529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O campo sócio-jurídico é um dos campos de atuação profissional
do assistente social que mais utiliza o estudo social, pois esse
processo metodológico constitui importante suporte para aplicação
de medidas judiciais. Com relação a esse assunto, julgue o
próximo item.

O trabalho do assistente social na instituição judiciária foi, historicamente, direcionado pelo modelo de abordagem individual, particularmente as etapas metodológicas da investigação e do diagnóstico que compõem o estudo social, mesmo após o movimento de reconceituação.

Alternativas
Comentários
  • Conforme afirma Eunice Terezinha Fávero (O estudo social- fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos. 11ª edição - São Paulo: Cortez, 2014), historicamente, o trabalho do assistente social no judiciário, no que se refere ao estudo social, foi orientado pelo Serviço Social de Casos originado nos Estados Unidos e que influenciou fortemente a profissão no Brasil. O Serviço Social de Casos propõe uma abordagem individual e etapas metodológicas ou operativas para análises das problemáticas individuais, as quais são: investigação, diagnóstico e tratamento. Esse modelo de abordagem individual bem como suas etapas metodológicas, pautados em perspectivas psicologizantes, influenciaram o estudo social no país mesmo após o movimento de reconceituação. A autora ainda aponta que posteriormente a esse movimento ocorreram algumas modificações na elaboração do estudo social, porém, particularmente ligadas a mudanças específicas no pensamento de alguns profissionais, o que não foi algo hegemônico da categoria e sim individual.


    RESPOSTA: CERTO

  • SE no judiciário ---》 estudo social -> se de caso


    Serviço social de caso traz uma abordagem individual e etapas metodologicas/operativas


    Investigação --》Diagnóstico --》 Tratamento


    Desde seusua primórdios à renovação profissional, e contemporaneidade. O que altera são as expressões da QS, no tempo e espaço geográfico,  assim como o ontologia e vista do profissional de SS. 

  • Precisamos de respostas dos professores em video para melhor compreensão?

  • Ao meu ver questão errada!

     

    Historicamente o trabalho era individualzado..

    Atualmente trabalhamos com as familias, ou seja uma visão geral do individuo... e não somente focado no individuo.

    SUAS= MATRICIALIDADE SOCIOFAMILIAR..

     

    E desta vez a profª NÃO foi clara em sua resposta... muito vago... impossível compreender

     

  • Muito boa a resposta da professora.Coerente com a questão.

  • O Serviço Social de Casos propõe uma abordagem individual e etapas metodológicas ou operativas para análises das problemáticas individuais, as quais são: investigação, diagnóstico e tratamento. Esse modelo de abordagem individual bem como suas etapas metodológicas, pautados em perspectivas psicologizantes, influenciaram o estudo social no país mesmo após o movimento de reconceituação.

  • Mesmo após o movimento de reconceituação, o serviço social, em sua grande parte permanece positivista, as bases críticas da profissão está mais no eixo acadêmico universitário, nas outras áreas a perspectiva crítica-dialética marxista ainda é pequena. 

  • GENTE PORQUE NÃO TEM VIDIO DE AULA DE SERVIÇO SOCIAL???

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    Conforme afirma Eunice Terezinha Fávero (O estudo social- fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos. 11ª edição - São Paulo: Cortez, 2014), historicamente, o trabalho do assistente social no judiciário, no que se refere ao estudo social, foi orientado pelo Serviço Social de Casos originado nos Estados Unidos e que influenciou fortemente a profissão no Brasil. O Serviço Social de Casos propõe uma abordagem individual e etapas metodológicas ou operativas para análises das problemáticas individuais, as quais são: investigação, diagnóstico e tratamento. Esse modelo de abordagem individual bem como suas etapas metodológicas, pautados em perspectivas psicologizantes, influenciaram o estudo social no país mesmo após o movimento de reconceituação. A autora ainda aponta que posteriormente a esse movimento ocorreram algumas modificações na elaboração do estudo social, porém, particularmente ligadas a mudanças específicas no pensamento de alguns profissionais, o que não foi algo hegemônico da categoria e sim individual.


    RESPOSTA: CERTO

  • Está certo, está se falando de judiciário. Deve ser analisado individualmente caso por caso. Questionem-se como seu estudo social na vida de seu usuário, pode ser coletivo? No judiciário sigilo, a pessoa atendida n pode ser exposta. Quando ela chega nesse nível de atendimento é pq o negócio já tá feio. Agora os encaminhamentos para a rede que é bem ser diferente. Ex: violência doméstica. Chegou no judiciário é encaminhado p rede que já tem uma outra forma de atendimento. Não precisa voltar no tempo histórico do Movimento de reconceituação não, temos isso em tempos atuais mesmo. E, é assim que funciona.
  • Conforme estudamos a professora Favero (2014) afirma que, historicamente, o trabalho do Serviço Social no judiciário foi influenciado pelo Serviço Social de Caso, o qual é oriundo dos Estados Unidos e tem grande influência no Serviço Social brasileiro no pós 1940. Basicamente, essa vertente está baseada em abordagens de problemáticas individuais, que pressupõe: investigação, diagnóstico e tratamento. Assim, mesmo após o movimento de reconceituação do Serviço Social, que questionou as bases do Serviço Social tradicional, Favero (2014) aponta para a dominância dessa vertente no judiciário.

    RESPOSTA: CERTO


ID
312532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O campo sócio-jurídico é um dos campos de atuação profissional
do assistente social que mais utiliza o estudo social, pois esse
processo metodológico constitui importante suporte para aplicação
de medidas judiciais. Com relação a esse assunto, julgue o
próximo item.

O estudo social é requerido a assistentes sociais, psicólogos, pedagogos ou outros profissionais que compõem o quadro de profissionais do Poder Judiciário.

Alternativas
Comentários
  • O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional – especialmente e especificamente nos seus aspectos sócio-econômicos e culturais. Tem sido utilizado nas mais diversas áreas da intervenção do Serviço Social, sendo instrumento fundamental no trabalho do assistente social que atua no sistema judiciário – seja enquanto funcionário, seja como perito ou como assistente técnico – em especial junto à Justiça da Infância e da Juventude, Justiça de família, justiça criminal e ações judiciárias relacionadas à seguridade e previdência social.



    In: www.tjpe.gov.br/.../ANÁLISE-DESCRIÇÃO%20ESTUDO%20SOCI
  • De acordo c a Lei n 8.662 de 7 de junho de 1993, o estudo social é uma atribuição privativa do Assistente Social.

  • Art. 4º Constituem competências do Assistente Social:

    XI - realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.


    Logo esta questao está equivocada sendo portanTO ERRADA!


     Art. 5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social:

      I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;

      II - planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social;

      III - assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social;

      IV - realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;

      V - assumir, no magistério de Serviço Social tanto a nível de graduação como pós-graduação, disciplinas e funções que exijam conhecimentos próprios e adquiridos em curso de formação regular;

      VI - treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social;

      VII - dirigir e coordenar Unidades de Ensino e Cursos de Serviço Social, de graduação e pós-graduação;

      VIII - dirigir e coordenar associações, núcleos, centros de estudo e de pesquisa em Serviço Social;

      IX - elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos ou outras formas de seleção para Assistentes Sociais, ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Serviço Social;

      X - coordenar seminários, encontros, congressos e eventos assemelhados sobre assuntos de Serviço Social;

      XI - fiscalizar o exercício profissional através dos Conselhos Federal e Regionais;

      XII - dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas;

      XIII - ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional.


  • ERRADO. O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social.

  • Art. 5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social:

     I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;

  • É o estudo socio-econômico que é competência do Assistente Social.

    Lei 8662/93

    Art. 4º Constituem competências do Assistente Social:

       XI - realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

    O estudo social é atribuição.


ID
312535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O campo sócio-jurídico é um dos campos de atuação profissional
do assistente social que mais utiliza o estudo social, pois esse
processo metodológico constitui importante suporte para aplicação
de medidas judiciais. Com relação a esse assunto, julgue o
próximo item.

Na área jurídica, o estudo social tem sido utilizado, fundamentalmente, com a finalidade de aplicar as medidas judiciais dispostas no Estatuto da Criança e do Adolescente e na legislação civil referente à família.

Alternativas
Comentários
  • O estudo social na atualidade vem como forma de subsidiar (e não aplicar) as ações do judiciário na aplicação de medidas impostas no Estatuto da Criança e do Adolescente e na legislação referente à família (p.27).

    Fonte: FÁVERO,  E. T. Estudo social – fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: O Estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: contribuiçõa ao debate judiciário, no penitenciário e na previdência social / Conselho Federal de Serviço Social, (org). 8 ed – São Paulo: Cortez: 2008.

  • Não é aplicado, mas permite o subsidio a essa aplicação (que advém da política  em questão)

  • Não vejo erro na questao!

  • O erro da Questão está no termo "Aplicar", pois o Estudo social ele apenas subsidia, norteia ou dá direção, e não a aplicação, até porque quem dá a efetiva aplicação das legislações é  a pessoa fisíca: exemplo: Juiz, advogado, promotor e etc. né  

  • O estudo social realizado pelo assistente social na área jurídica será utilizado como um subsídio, como um auxílio ao qual o magistrado ou demais autoridades recorrem para munir-se de informações acerca da situação ou expressão da questão social sobre a qual tem que aplicar alguma medida e tomar alguma decisão. Este instrumento é de suma importância para o trabalho do assistente social no sistema judiciário e, principalmente, para aqueles profissionais que atuam com direitos relativos à infância e juventude, à família, com a justiça criminal e aqueles que concernem a seguridade social. Portanto, o estudo social somente subsidia e não aplica as medidas judiciais. Para respondermos essa questão recorremos ao livro: O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: debates atuais no judiciário, no penitenciário e na previdência social organizado pelo CFESS, 11ª edição, São Paulo: Cortez, 2014. Utilizamos especificamente o texto de Eunice Teresinha Fávero (O estudo social - fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária).


    RESPOSTA: ERRADO


  • O estudo social somente subsidia e não aplica as medidas judiciais.

    O erro está em "aplicar."


ID
467818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das modalidades de intervenção adotadas pelo assistente
social, julgue os itens subseqüentes.

A realização de visita institucional com a intenção de divulgar e propor parceria na execução de programas destinados a adolescentes em medida de proteção, além de um procedimento comum à atividade profissional do assistente social, corresponde, também, a determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Alternativas
Comentários
  •  ECA

    Art. 124. São direitos do adolescente privado de liberdade, entre outros, os seguintes:

     VII - receber visitas, ao menos, semanalmente;

  • Essa é uma modalidade de visita com finalidade informativa e explicativa a fim de estimular e fortalecer o trabalho em rede. De fato, é uma atuação comum a prática profissional do Serviço Social. Logo o item está correto.

    RESPOSTA: CERTO


ID
627499
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), constitui medida de assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, determinada por juízo, para preservar sua integridade física e psicológica, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • LEI 11.340


    § 2o  O juiz assegurará à mulher em situação de violência doméstica e familiar, para preservar sua integridade física e psicológica:

    I - acesso prioritário à remoção quando servidora pública, integrante da administração direta ou indireta;

    II - manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do local de trabalho, por até seis meses.


  • questão esquisita!!!!

    Respectivamente quer dizer que a primeira seria para garantir sua integridade física e a segunda para garantir sua integridade psicológica. Ao menos foi assim que eu interpretei. E o segundo paragrafo do Art 9 ele fala de duas situações diferentes, qual seja: da servidora pública e de outras relações trabalhistas. As duas medidas são para preservação da integridade física e psicológica e não "respectivamente".  
  • GAB E

    § 2o  O juiz assegurará à mulher em situação de violência doméstica e familiar, para preservar sua integridade FÍSICA e PSICOLÓGICA:

    I - acesso prioritário à remoção quando servidora pública, integrante da administração direta ou indireta;

    II - manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do local de trabalho, por até seis meses.

    No entanto, acredito que essa questão poderia ser anulada devido à utilização do termo "respectivamente", que deixa a questão confusa. 


ID
656062
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Instruções sociais de processos, sentenças e decisões como instruções da área do Serviço Social em processos judiciais, os quais, na maioria das vezes, determinam mudanças de histórias de vida. A instrução social é compreendida como

Alternativas
Comentários
  • "Isso significa considerar que a instrução social se dá com base na construção do conhecimento da situação que se apresenta como objeto de uma ação judicial, articulada ao conhecimento acumulado pela ciência, que vai balizar e referendar a ação e uma análise competente do ponto de vista profissional." (pág. 610)

    Livro: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais - CFESS/ABEPSS 2009

    Artigo: Instruções sociais de processos, sentenças e decisões 

    Autora: Eunice Fávero 


ID
656098
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Assistente Social que trabalha no Tribunal de Justiça, ao prestar atendimento a adolescentes em situação de risco, poderá desenvolver a seguinte atividade:

Alternativas
Comentários
  • Achei a alternativa incompleta. Deveria citar exemplos desses recursos para ficar mais claro.

  • Essa resposta não está estranha?

  • Gabarito- B

    As outras alternativas são atribuições do Conselho Tutelar e estão no ECA no Art. 136.


ID
696184
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O conceito de segurança pública foi distorcido no período da

Alternativas
Comentários
  • A

  • As políticas de segurança pública são integrante ao contexto político, social, econômico, cultural em que são formuladas, apresentadas e implantadas por meio da elaboração de planos nacionais, estaduais e municipais.


ID
696211
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As tarefas do assistente social em Unidades Prisionais orientam-se para

Alternativas
Comentários
  • Investigação? Desde quando? Alguém sabe alguma referência sobre?
  •  a)

    reinserção social, investigação sócio-familiar, orientação ao assistido e elaboração de relatório.


ID
696214
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme a Lei de Execução Penal (LEP), a Assistência Social deverá ser

Alternativas
Comentários
  • artigo 11 da LEP.

    A assistência será:

    I material

    II à saúde

    III jurídica

    IV educacional 

    V social

    VI religiosa.

  • Creio que PREVENTIVA não tem.

    Art. 11. A assistência será:

    I - material;

    II - à saúde;

    III -jurídica;

    IV - educacional;

    V - social;

    VI - religiosa.


  • Cuidado para não cair na pegadinha, eu caí.  A questão não quer saber de quais assistências o condenado têm direito, mas sim o papel da assistência social. Que está fundamentado nos artigos 22 e 23 da LEP: 

    Artigo 22 - A assistência social tem pôr finalidade amparar o preso e o internado e prepará-los para o retorno à liberdade .

    Artigo 23 - Incumbe ao serviço de assistência social:

    I - conhecer os resultados dos diagnósticos e exames;

    II - relatar, por escrito, ao diretor do estabelecimento, os problemas e as dificuldades enfrentados pelo assistidos;

    III - acompanhar o resultado das permissões de saídas e das saídas temporárias;

    IV - promover, no estabelecimento, pelos meios disponíveis, a recreação;

    V - promover a orientação do assistido, na fase final do cumprimento da pena, e do liberando, de modo a facilitar o seu retorno à liberdade.

    VI - providenciar a obtenção de documentos, dos benefícios da previdência social e do seguro pôr acidente no trabalho;

    VII - orientar e amparar, quando necessário, a família do preso, do internado e da vítima. 

  • Essa questão não foi anulada? O enunciado fala de assistência social especificamente. O artigo 11 da LEP fala de todas as assistências que o interno terá direito, inclusive a social. O artigo 22 é que trata mais especificamente da assistência social.

  • ASSISTÊNCIA SOCIAL DEVERÁ SER :MESS JR

    MATERIAL

    EDUCACIONAL

    SOCIAL

    SAÚDE

    JURÍDICA

    RELIGIOSA

  • Art. 11. A assistência será:

    I - material;

    II - à saúde;

    III -jurídica;

    IV - educacional;

    V - social;

    VI - religiosa.

  • ASSISTÊNCIA SOCIAL DEVERÁ SER :MESS JR

    MATERIAL

    EDUCACIONAL

    SOCIAL

    SAÚDE

    JURÍDICA

    RELIGIOSA

    *PROFESSOR PEQUENO

  • Questão mau elaborada!!

  • Conforme a Lei de Execução Penal (LEP), a Assistência Social deverá ser

    o correto assim seria; Conforme a Lei de Execução Penal (LEP), a Assistência deverá ser;

  • A LEP determina que a assistência ao egresso tem por objetivo prevenir o crime, bem como orientar o seu retorno à convivência em sociedade, sendo um dever do Estado e em seu art. 11 assim determina:

    Art. 11. A assistência será:

    I - material;

    II - à saúde;

    III -jurídica;

    IV - educacional;

    V - social;

    VI - religiosa

  • Ok, gostei. Gabarito letra D

  • Minha contribuição.

    LEP

    Art. 10. A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade.

    Parágrafo único. A assistência estende-se ao egresso.

    Art. 11. A assistência será:

    I - material;

    II - à saúde;

    III -jurídica;

    IV - educacional;

    V - social;

    VI - religiosa.

    --------------------------------------------------------------------------------------------

    MATERIAL

    EDUCACIONAL

    SOCIAL

    SAÚDE

    JURÍDICA

    RELIGIOSA

    Abraço!!!


ID
767803
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais. Um dos grandes desafios a serem vencidos na garantia dos direitos sociais é o acesso universal aos serviços. Um assistente social do Ministério Público foi chamado a atuar num procedimento no qual se requeria direito aos medicamentos. Neste caso, a conduta desse profissional deve pautar-se por

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra B

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

    Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

    I - a execução de ações:

    a) de vigilância sanitária;

    b) de vigilância epidemiológica;

    c) de saúde do trabalhador; e

    d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;

    II - a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico;

    III - a ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde;

    IV - a vigilância nutricional e a orientação alimentar;

    V - a colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho;

    VI - a formulação da política de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos e outros insumos de interesse para a saúde e a participação na sua produção;

    VII - o controle e a fiscalização de serviços, produtos e substâncias de interesse para a saúde;

    VIII - a fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano;

    IX - a participação no controle e na fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;

    X - o incremento, em sua área de atuação, do desenvolvimento científico e tecnológico;

    XI - a formulação e execução da política de sangue e seus derivados.


ID
767821
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Foi solicitado a um assistente social que atua junto ao Ministério Público elaborar um estudo social que envolve a requisição de direito de um adolescente referente ao acesso aos serviços de saúde mental. O estudo social é um procedimento que tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • ESTUDO SOCIAL- Processo metodológico de especificidade do assistente social, "..que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional"( CFESS, 2007,p.42)

    PARECER SOCIAL-é uma das partes que integram o estudo social, onde o assistente social, tomando por base os dados coletados ao longo do estudo social, cuja análise sempre se dá a luz do referencial teórico, é onde o profissional expressa a sua posição técnica de como alguma situação em questão(que gerou o estudo social) poderá ser solucionado(JESUS;ROSA;PRAZERES,2004)

    PERÍCIA SOCIAL-A perícia, quando solicitada a um profissional de Serviço social, é chamada de perícia social, recebendo esta denominação por se tratar de estudo e parecer cuja finalidade é subsidiar uma decisão, via de regra, judicial. Ela é realizada por meio do estudo social e implica na elaboração de um laudo e emissão de um parecer. para sua construção o profissional faz uso dos instrumentos e técnicas pertinentes ao exercício da profissão, sendo facultado a ele a realização de tantas entrevistas, contatos,visitas, pesquisa documental e bibliografia que considerar necessárias para análise e a interpretação da situação em questão e a elaboração de parecer. Assim, a perícia é o estudo social, realizado com base nos fundamentos teórico-metodológicos, ético-político e técnico operativo, próprios do serviço social, e com finalidade relacionada a avaliações e julgamento.(CFESS,2007,p.43-44)

    RELATÓRIO SOCIAL- É referente a apresentação das atividades desenvolvidas na área de atuação do profissional( visitas domiciliares, informaçoes e providências tomadas, bem como as suas justificativas) Seu conteúdo deve ir além do burocrático, contendo informações relevantes ao processo interventivo, não deve porém somente informar, mas explicitar as razões das ações(encaminhamentos) tomadas ou a serem realizadas. O relatório não se trata de um boletim informativo.(SIkorski, Daniela)

    LAUDO SOCIAL-   O laudo resulta de um estudo mais minucioso e aprofundado sobre determinada problemática, que contem um parecer bem fundamentado acerca de determinada problemática atendida pelo profissional.

    ...O laudo oferece elementos de base social para formação de um juízo e tomada de decisão que envolve direitos fundamentais e sociais. Documento RESULTANDO de  PERÍCIA SOCIAL , ele apresenta o registro das informações mais significativas do estudo e da análise realizada, e o parecer social. NÃO NECESSITA EXPRESSAR DETALHAMENTO DOS CONTEÚDOS DO ESTUDO REALIZADO(salvo exceções).(CFESS, 2007)


ID
767836
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao compor a equipe de trabalho no Ministério Público, um assistente social foi solicitado a participar de uma fiscalização em uma instituição para idosos de longa permanência, de caráter não governamental. Esta atividade configurou-se como processo de avaliação que tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A - conhecer o desenvolvimento das ações de um determinado serviço de forma a ultrapassar a dimensão aparente dos resultados, buscando compreender melhor as propostas previstas e as ações empreendidas, considerando para além das dimensões meramente operacionais, mas também sua dimensão política, que perpassa todo o processo desde a proposição até o alcance de metas e objetivos.


ID
767839
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social ao atuar no Ministério Público, terá como uma de suas competências profissionais

Alternativas
Comentários
  •  d)

    prestar assessoria aos integrantes do Ministério Público nos processos que sejam necessários apresentar o parecer social. 

  • é importante ressalta que a prática de DEPOIMENTO SEM DANO é vedado aos profissionais de Serviço Social, tendo inclusive uma resolução do CFESS que discorre sobre o assunto


ID
767866
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social ao atuar no Ministério Público estará inserido em um ambiente de trabalho que possui profissionais de outras áreas de formação. Nesse sentido, a ação interdisciplinar se configura como

Alternativas
Comentários
  • "Uma visão interdisciplinar unificada e convergente implica estar presente tanto no campo da teoria como da prática (de intervenção social, pedagógica ou de pesquisa). O homem é uma unidade que só pode ser apreendida numa abordagem sintetizadora e nunca pela acumulação de visões parcelares. Pelo processo de decomposição, análise e recomposição das partes essa soma nunca chegará à totalidade.."

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002006000300011

  • Letra A está Incorreta 

    É relevante considerar que o buscar a interdisciplinaridade “não significa a defesa de um saber genérico, enciclopédico, eclético ou sincrético. Não se trata de substituir as especialidades por generalidades” (SEVERINO, 2010, p. 15). E ainda de acordo com Severino (2010), na interdisciplinaridade, aquele conhecimento específico que cada profissional possui e que foi fundamentado e consolidado conforme sua área de saber não será generalizado, pelo contrário, as especificidades e delimitações devem permanecer tanto no campo da intervenção social, como na ação pedagógica, quanto na prática de pesquisa. Refrações desta proposição afirmativa se fazem presentes também na fala da autora Chamon (2007) ao afirmar que a interdisciplinaridade aporta a necessidade da presença das especialidades. [...] a interdisciplinaridade não prescinde do especialista. [...] ela surge da frequentação mútua das várias disciplinas acadêmicas já existentes e estabelecidas, caso contrário corre o risco de cair na generalização fácil e superficial, em um “holismo difuso”. Ou seja, a interdisciplinaridade nasce do trabalho do especialista a partir de seu esforço para ver o “mundo de fora de seu mundo” (ibid., p. VIII, grifos da autora).

     

    Fonte: REPENSANDO A INTERDISCIPLINARIDADE: CONTRIBUTOS À ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE
    THE RETHINKING INTERDISCIPLINARITY: CONTRIBUTIONS TO THE PRACTICE OF THE SOCIAL WORKER IN HEALTH
    Nilsen Aparecida Vieira Marcondes1 Elisa Maria Andrade Brisola 2 Sandra Regina dos Santos3 Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

     

     


ID
780787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando os fundamentos teórico-metodológicos do serviço
social, julgue os que se seguem.

No Brasil, a recente reestruturação dos processos de trabalho e das formas de gestão no âmbito da administração pública favorece a inserção dos profissionais do serviço social nos poderes Legislativo e Judiciário, ainda que a natureza das atividades ali desenvolvidas não configure área de competência e de atribuição privativa do assistente social.

Alternativas
Comentários
  • ERRO: "ainda que a natureza das atividades ali desenvolvidas não configure área de competência e de atribuição privativa do assistente social." Se o cargo foi criado (lei) por meio da adm pública, é coeso dizer que há competência privativa para o assistente social.

  • Primeiramente, é importante ressaltar que a presença de assistentes sociais na área sociojurídica é verificada desde o início da profissão no país. No entanto, a partir da reestruturação da produção e da adoção de políticas de cunho neoliberal tem ocorrido a radicalização das expressões da questão social. O Estado seguindo os preceitos neoliberais tem se desonerado de responder as sequelas da questão social, minimizando as coberturas sociais e negligenciando direitos e sua expansão. Assim, tem ocorrido a busca individual por meio do judiciário, por exemplo, para a efetivação de direitos quando eles lhe são negados, reforçando ainda mais a ausência do Estado no campo das políticas sociais. Dessa forma, compreendendo que a questão social encontra-se presente também na área sociojurídica e dos indivíduos que ali são atendidos, área esta que compreende campos como o judiciário, o legislativo, as instituições policiais, de segurança e de direitos humanos, dentre outras, e que ela é o objeto de intervenção do Serviço Social e sua base fundante, justifica-se a presença desse profissional nesse campos. Ademais, há sim atividades exclusivas do Serviço Social que são desenvolvidas em tais campos, como a elaboração de estudos sociais, perícias sociais, laudos sociais, relatórios e pareceres sociais. Isto é, há a exigência nesse campo de um profissional especializado que emita opinião técnica em matéria de serviço social, o que conforme a Lei n. 8.662/1993 constitui competência e atribuição do assistente social.


    RESPOSTA: ERRADO
  •   o erro da questão = ainda que a natureza das atividades ali desenvolvidas não configure área de competência e de atribuição privativa do assistente social , ressalvo que o asisit social só pode exercer ativ privativas em matéria de serviço social , a competência  endente que pose ser também eu outra área profissional.

  • O erro da questão está em dizer que a Reestruturação Produtiva (dos processos de trabalho), bem como suas implicações e desdobramentos favorece a inserção dos assistentes sociais em tais campos socio-ocupacionais. Ao contrário, gera a radicalização da questão social, recortando-a e fragmentando-a, gerando precarizações, informalidade, trabalhos parciais, temporários e terceirziados.
     

  • Bom, vamos lá... Errei a questão, mas com a contribuição do colega Josiel, consegui entender. Ao meu ver o erro não está em dizer que: ainda que a natureza das atividades ali desenvolvidas não configure área de competência e de atribuição privativa do assistente social, pois que ao se referir a natureza das atividades ali desenvolvidas se dirige a natureza das atividades do poder Judiciário e do poder Legislativo, que são de Julgar e Legislar tipicamente.

    O erro esta em afirmar que:no Brasil, a recente reestruturação dos processos de trabalho e das formas de gestão no âmbito da administração pública favorece a inserção dos profissionais do serviço social nos poderes Legislativo e Judiciário. É justamente ao contrario, ela (prejudica a inserção...) pois, todas essas mudanças nas relações de trabalho implicam na redução dos postos de trabalho, bem como em sua precarização entre outros


ID
780961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O exercício profissional do assistente social exige, atualmente,
consistente conhecimento teórico-metodológico e capacitação
técnico-operacional, que possibilitem a definição de estratégias e
táticas de intervenção profissional. Com relação à dimensão
técnico-operacional do serviço social, julgue os itens que se
seguem.

Na condução de entrevista no contexto judicial, recomenda-se ao assistente social colher informações sobre os antecedentes do entrevistado, evitando, dessa forma, que este seja obrigado a repetir informações que já constem dos autos processuais.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Eunice T. Fávero (Instruções sociais de processos, sentenças e decisões. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009) a entrevista é um dos instrumentos disponíveis ao assistente social que o permite compreender e colher dados acerca da situação que está sendo estudada, os quais posteriormente irão estar presentes na instrução processual. Deste modo, compreende-se que a entrevista não é realizada de forma aleatória, ela possui um objetivo e finalidade. Assim, para ser conduzida da melhor forma e atingir os fins desejados, considera-se fundamental que o profissional que irá realizá-la, anteriormente, esteja a par das informações que já constam nos autos processuais, para que não sejam repetidas as perguntas e, provavelmente, as respostas. Portanto, o conhecimento prévio acerca do entrevistado e da situação é importante para que a entrevista tenha o efeito almejado e seja evitado um desgaste para o indivíduo, que não precisará, desta forma, repetir informações já mencionadas em outro momento. Além disso, vale destacar que deve ser esclarecido ao entrevistado em questão quais os objetivos desse procedimento e a própria apresentação do profissional que o conduzirá. Com relação ao conteúdo da entrevista, este será definido de acordo com os objetivos que se pretende obter e também de acordo com cada situação que se está compreendendo e analisando. 


    RESPOSTA: CERTO
  • Segundo Eunice T. Fávero (Instruções sociais de processos, sentenças e decisões. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009). Não se deve repetir informações já fornecidas pelo entrevistado, evita sofrimento e desgastes a ele, além do mais, o profissional deve se apresentar, colocando o objetivo da entrevista e suas finalidades, algo que poucos fazem, não só em nossa profissão mais na maioria delas. 


ID
807520
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A defesa de direitos humanos e de justiça social, valores basilares do projeto ético-político do Serviço Social, não está circunscrita ao campo sociojurídico e aos órgãos a ele vinculados. Esse princípio exige, de um estado de direito democrático,

Alternativas

ID
807544
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sabendo-se que há interesses distintos e poderes desiguais que historicamente caracterizam as relações entre demandas e respostas legalistas endereçadas ao Poder Judiciário, considere as competências abaixo.

I - Superar a tendência ao "tarefismo burocrático”, justificado pela pressão das demandas institucionais, que impede a leitura crítica e propositiva das condições que originam os processos judiciais.

II - Desenvolver o trabalho interdisciplinar e mobilizar redes sociais que promovam maior eficiência e fluidez à resolução dos processos judiciais.

III - Articular as demandas dos usuários dos serviços jurídicos às políticas públicas e à universalização de direitos, em oposição à tendência de particularização e moralização da questão social.

Quais devem ser desenvolvidas pelo(a) Assistente Social no exercício de suas atribuições?

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da II?

  • "ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL JUDICIÁRIO" 

    II-  Contribuir e/ou participar de trabalhos que visem a integração do Poder Judiciário com as instituições que desenvolvam ações na área social, buscando a articulação com a rede de atendimento à infância, juventude e família, para o melhor encaminhamento.

     

  • A II também está correta!!


ID
807574
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O conhecimento, na área do Serviço Social, sobre uma situação processual é expresso, geralmente, por meio do estudo social. No âmbito judiciário, o estudo social com a finalidade de oferecer elementos para a decisão judicial denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Perícia Social: É um estudo social realizado com a finalidade de instruir um processo judicial com o conhecimento da área de Serviço Social .

    Para elaboração de uma Perícia o Assistente Social é nomeado para realizar um estudo e emitir um parecer.


ID
807586
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No âmbito da intervenção nos processos judiciais de Varas da Infância e Juventude, convergem demandas e direitos conquistados pela sociedade brasileira, que precisam ser reconhecidos pelos operadores jurídico-sociais.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um(a) desses(as) direitos e/ou demandas.

Alternativas

ID
807592
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

À instituição judiciária confluem interesses e demandas de ordem individual e coletiva, no trânsito processual entre os direitos sociais, as políticas públicas e o sistema de leis. Nesse contexto, associam-se termos e expressões similares, mas distintos em representação conceitual.

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os termos e expressões às suas respectivas caracterizações.

(1) Questão social
(2) Esfera jurídica
(3) Questão judicial

( ) Remete à ideia de lei, direito legítimo e legal.

( ) Refere-se a atos e ações que pertencem à Justiça, ao Judiciário.

( ) Expressa as relações de inclusão e exclusão social.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Questão social= relações de inclusão e exclusão social. 
    Esfera jurídica= ideia de lei, direito legítimo e legal. 
    Questão judicial= atos e ações que pertencem à Justiça, ao Judiciário. 

  • (1) Questão social 

    (2) Esfera jurídica 

    (3) Questão judicial 

    ( 2) Remete à ideia de lei, direito legítimo e legal. 

    ( 3) Refere-se a atos e ações que pertencem à Justiça, ao Judiciário. 

    ( 1) Expressa as relações de inclusão e exclusão social. 


ID
807598
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O acesso à Justiça como meio para a efetivação dos direitos sociais, transferindo ao Poder Judiciário a responsabilidade de atendimento, via de regra individual, às demandas populares, coletivas e estruturais, nas quais se refletem as mudanças do mundo do trabalho e as expressões da desigualdade social, é o fenômeno contemporâneo denominado

Alternativas
Comentários
  • A judicialização da questão social representa a garantia dos direitos inerentes ao cidadão através da esfera jurídica. Fato este incoerente, pois o que é direito já esta assegurado por lei, não sendo necessário recorrer ao judiciário.

  • Em específico, a judicialização da questão social se evidencia na medida em que as funções do Poder Executivo são transferidas para o Poder Judiciário no trato da questão social. O Poder Judiciário tem sido acionado para ser um protagonista importante no enfrentamento das expressões da questão social vivenciadas pelos sujeitos e ainda na efetivação de dispositivos de atenção no campo das políticas sociais ofertadas pelo executivo. Os sujeitos quando não encontram respostas para suas necessidades sociais e\ou para a garantia de seus direitos no Poder Executivo procuram (ou são levados para) o campo do Poder Judiciário.

    http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/media/OSQ_31_1_Barison.pdf


ID
872359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando o redimensionamento da profissão no cerne das transformações societárias, julgue os itens subsecutivos.

Na esfera judiciária, o assistente social deve contribuir para a superação da aplicação discriminatória das leis quando se trata do acesso aos direitos e à justiça.

Alternativas

ID
885670
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No contexto forense, o processo avaliativo é explícito e faz parte do cotidiano do trabalho do profissional que____________ a decisão judicial. Essa avaliação perpassa tanto a comunicação face a face quanto a comunicação escrita. Será por meio desta última que o usuário se dará a conhecer na instituição, no que concerne aos aspectos sociais, psicológicos ou educacionais de sua singularidade e de sua particularidade.

Nesse sentido, há uma ação interventiva que o assistente social estabelece com os usuários que______________a elaboração de um laudo. Entretanto, a partir do momento em que a leitura profissional de um caso atendido ganha a forma escrita, não há mais a ação interventiva, no sentido estrito do termo. Mas, dada a particularidade de uma instituição forense, essas relações continuam a ser processadas por meio dos_________. Portanto, como destaca Magalhães (2003), embora de forma indireta, os profissionais que avaliam casos continuam a intervir.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Fui por eliminação.

  • No âmbito do judiciário o assistente social vai realizar estudo socual para conhecer determinada realidade social utilizando-se dos mais variados instrumentos, podendo realizar visita domiciliar, visita institucional, consulta bibliográfica, entrevistas, etc, para elaborar determinado documento (laudo, parecer social, perícia social). Este documento irá instruir determinado processo, sentença ou instrução. Isto é, a avaliação do profissional irá subsidiar a decisão do magistrado, interferindo na sua tomada de decisão. Sendo assim, para elaborar o laudo, por exemplo, o assistente social utilizará as informações que obteve a partir de visitas domiciliares, entrevistas, bibliografias e documentos, dentre outros. O laudo irá conter as informações mais relevantes e no no final conter o parecer daquele profissional, o que se constitui na manifestação profissional e técnica conclusiva daquela situação estudada. Este documento irá compor e instruir os autos processuais. Nesse sentido, as informações sintetizadas naquele documento irão interferir no curso da vida das pessoas envolvidas naquela situação estudada. Sendo assim, apesar de não haver mais contato entre o profissional e os indivíduos estudados, essa relação permanecerá nos autos processuais de forma indireta devido ao documento elaborado. Analisando cada alternativa:

    a) essas palavras não complementam o texto anterior, pois os documentos elaborados pelo assistente social não pondera a decisão judicial mas sim subsidia.
    b) essas palavras não complementam o texto anterior, pois a intervenção do assistente social não questiona a decisão do magistrado, mas sim dá elementos para sua decisão.
    c) essas palavras não complementam o texto anterior, pois o assistente social mune o magistrado de informações sobre a realidade para este último definir proferir sua resposta. Portanto, o assistente social não define a decisão, ele colabora ao informar o juiz.
    d) estas palavras complementam corretamente o texto anterior.
    e) estas palavras não complementam o texto anterior, pois o assistente social não julga a decisão judicial.


    RESPOSTA: D
  • Gabarito D

    Ver Magalhães, Selma Marques - Avaliação e linguagem: relatórios , laudos e pareceres. 


ID
885760
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O aumento do interesse da sociedade pelas questões que envolvem a justiça e o número de pessoas que demandam as instituições jurídicas procurando soluções para conflitos não resolvidos em outras instâncias sociais estão associados às metamorfoses do mundo contemporâneo, à situação de crise social e às consequências da modernidade no cotidiano da sociedade. Essa realidade contribuiu para produzir novas necessidades sociais, levando a ciência do Direito a requerer o auxílio das ciências Humanas e Sociais, com o objetivo de____________ as decisões e os procedimentos jurídicos em situações nas quais o conhecimento____________ é necessário. Entre essas áreas, destaca-se o Serviço Social como parte integrante da equipe interdisciplinar, contribuindo com seu conhecimento específico para a construção de novas alternativas de ação no campo jurídico. Nesse contexto, é sua atividade básica a de ___________.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Na atualidade em virtude da não efetivação dos direitos e da retração das políticas sociais e do Estado social tem sido muito recorrente a "judicialização" das expressões da questão social. Assim, quando não é possível efetivar determinado direito ou ter acesso a algum serviço, os indivíduos procuram na justiça essa resposta. Nessa perspectiva, os magistrados têm sido recorrentemente chamados a intervir nessas refrações e para que possam dar respostas justas têm demandado outros profissionais como aqueles que possuem conhecimento nas ciências humanas e sociais. Tais profissionais, como o próprio assistente social que já possui espaço consolidado na área jurídica, são requisitados para elaborar estudos sociais, laudos sociais, perícias sociais, pareceres sociais, a partir de seu conhecimento técnico e científico, pautado em teorias, metodologias e utilizando-se de um arsenal de técnicas e instrumentais. Desse modo, este profissional irá contribuir e subsidiar a decisão do magistrado, sendo em algumas situações reconhecido como perito por ser requisitado por autoridade judicial devido ao seu conhecimento específico em determinada área, no caso em Serviço Social, com vistas a realizar perícia social para munir o magistrado de informações mais aprofundadas acerca de determinada realidade social.
    a) esta alternativa está incorreta e não preenche corretamente as lacunas do texto visto que o assistente social não considera ou estabelece as decisões e os procedimentos jurídicos, ele atua assessorando e munindo o magistrado de informações.
    b) esta alternativa está correta e preenche corretamente as lacunas, conforme explicitado acima.
    c) esta alternativa está incorreta ao passo que o assistente social não manifesta e pondera as decisões e procedimentos judiciais. Ademais, ele também não é um relator mas sim um perito. Perito seria um profissional com expertise em determinada área de conhecimento e que pode assessorar a decisão.
    d) esta alternativa está incorreta visto que não é o assistente social que deliberará nada, ele apenas contribuirá para o magistrado possuir mais informações sobre a situação a ser decidida. É claro que este profissional, dependendo das informações prestadas e o estudo realizado, poderá contribuir com a decisão.
    e) esta alternativa está incorreta pois o assistente social não define as decisões. Este profissional auxilia o magistrado.


    RESPOSTA: B

ID
975280
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No final do século XIX, o que tornou incompatível aos ocupantes de cargo de polícia exercer a função de Juiz foi a( o ):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra D: instituição do Sistema Judiciário.


ID
975289
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As delegacias brasileiras vêm sof rendo transformações profundas desde a década de 1980, tanto no que concerne a seu aparato administrativo, quanto à própria concepção de violência e suas causas. Uma das principais características desse processo é:

Alternativas
Comentários
  • A questão faz todo sentido quando você lembra que várias políticas ligadas a novas concepções de violência foram criadas/modificadas nos anos 90, como o ECA e a Lei Maria da Penha, bem como a criação de delegacias especializadas.

    Encontrei um texto que aborda o tema, aqui vai uma parte da introdução:

    "A violência em si como objeto, deve-se entender como uma refração da questão social cuja ação do Serviço Social – potencializado por seus meios e instrumentos – gere como produto (em termos de políticas públicas) um contexto de não-violência. Parte do trabalho a ser descrito foi feito durante entre os anos de 2004 a 2005, onde foram observadas várias experiências multi e interdisciplinares no atendimento às vítimas de violência doméstica no âmbito policial. A inserção deste breve estudo nas delegacias de polícia (DP´s) foi feita pelo Programa Delegacia Legal , com a inclusão de profissionais não-policiais, que veio em um momento político vertical e pontual para dar maior qualidade operacional e organizacional dentro dos quadros da PCERJ." O SERVIÇO SOCIAL EM EQUIPE INTERDISCIPLINAR EM DELEGACIAS DE POLÍCIA: ÊNFASE NO ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - Michael Hermann Garcia.


ID
981880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto ético-político do serviço social baseia-se na lei de regulamentação dessa rofissão,no respectivo código de ética e nas diretrizes curriculares.Com relação ao xercício profissional do assistente social, julgue os itens a seguir.



As bases sociais do atual projeto ético-político do serviço social em prisões, delegacias, casas para jovens infratores e instituições jurídicas estão em consonância com a moralização da criminalidade e com as atividades que envolvem critérios de avaliações de classe e condição social

Alternativas
Comentários
  • Errada.

    ...O discurso dominante é o da naturalização e moralização da criminalidade; as práticas de encaminhamento são seletivas, baseadas, muitas vezes, em critérios que envolvem avaliações morais, de classe e condição social. O assistente social precisa estar capacitado para enfrentar esse discurso, de forma a não reproduzi-lo reeditando o conservadorismo profissional, a não atender às novas requisições do estado policial, para não incorporá-las exercendo a coerção. Esse enfrentamento ético-político supõe estratégias coletivas de capacitação e organização política, de discussão nos locais de trabalho, de articulação com outras categorias, entidades e com os movimentos organizados da população usuária.

    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-66282011000200002&script=sci_arttext


ID
981976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação às políticas de educação e trabalho no âmbito do sistema penitenciário, julgue os próximos itens.


O trabalho é facultativo para as pessoas condenadas à pena privativa de liberdade. No entanto, caso o sujeito opte por trabalhar, seu regime de trabalho será regido pelo disposto na Consolidação das Leis do Trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Lei de execuções penais. 

    Art. 28. O trabalho do condenado, como dever social e condição de dignidade humana, terá finalidade educativa e produtiva.

    § 1º Aplicam-se à organização e aos métodos de trabalho as precauções relativas à segurança e à higiene.

    § 2º O trabalho do preso não está sujeito ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho.
  • nem sabia que preso trabalhava

  • Lei de execução penal.

    31. O condenado à pena privativa de liberdade está obrigado ao trabalho na medida de suas aptidões e capacidade. ... Para o preso provisório, o trabalho não é obrigatório e só poderá ser executado no interior do estabelecimento.


ID
981979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação às políticas de educação e trabalho no âmbito do sistema penitenciário, julgue os próximos itens.


A remuneração do trabalho da pessoa condenada à privação de liberdade deve atender, entre outros destinos, à indenização de danos causados pelo crime, desde que seja determinado judicialmente e não reparado por outros meios, e ao ressarcimento do Estado quanto às despesas realizadas com a manutenção do condenado, em proporção definida.

Alternativas
Comentários
  • O artigo 39 do Código Penal garante que: 

    O trabalho é direito e dever do preso. Será sempre remunerado (em valor não inferior a três quartos do salário mínimo), mas devendo a remuneração atender à reparação do dano do crime, assistência à família etc. (LEP, art.29). Garante-lhe, ainda, este art. 9 do CP, os benefícios da Previdência Social. Assim, embora o trabalho do preso não fique sujeito ao regime da Contratação das Leis do Trabalho (LEP, art 28), ele tem direito aos benefícios previdenciários.


  • Segundo a Lei de execução penal:

    Art. 29. O trabalho do preso será remunerado, mediante prévia tabela, não podendo ser inferior a 3/4 (três quartos) do salário mínimo.

    § 1° O produto da remuneração pelo trabalho deverá atender:

    a) à indenização dos danos causados pelo crime, desde que determinados judicialmente e não reparados por outros meios;

    b) à assistência à família;

    c) a pequenas despesas pessoais;

    d) ao ressarcimento ao Estado das despesas realizadas com a manutenção do condenado, em proporção a ser fixada e sem prejuízo da destinação prevista nas letras anteriores.


ID
981982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O sistema prisional é contemplado apenas pela educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos.


O sistema prisional é contemplado apenas pela educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos.

Alternativas
Comentários
  • Existe a educação profissionalizante.

  • ERRADO.Existe educação profissionalizante, assim como o preso também pode frequentar faculdade, desde que autorizado pelo juiz da execução.


ID
1145203
Banca
IBFC
Órgão
ILSL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar. A legislação vigente que trata da proteção integral da criança e do adolescente preconiza essa afirmação nos direitos fundamentais.

Assinale a alternativa correta sobre o texto:

Alternativas
Comentários
  • b)

    Direito à Convivência familiar e Comunitária.


ID
1145338
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A origem da instituição carcerária moderna está intimamente vinculada

Alternativas
Comentários
  • No século XIII evidenciava-se uma transição de modelo econômico na sociedade. O sistema feudal aos poucos vai desaparecendo na historia e o sistema de produção capitalista se consolida como novo modelo socioeconômico na sociedade. É nessa transição de poder que emerge a “prisão” como privação de liberdade. Em seu livro Vigiar e punir, Foucault (1987, p. 25) relaciona os regimes de punir aos sistemas de produção em ordem cronológica e corrobora que, numa economia servil, os mecanismos punitivos teriam como papel trazer mão-de-obra suplementar — e constituir uma escravidão “civil” ao lado da que é fornecida pelas guerras ou pelo comércio; com o feudalismo, e numa época em que a moeda e a produção estão pouco desenvolvidas, assistiríamos a um brusco crescimento dos castigos corporais — sendo o corpo na maior parte dos casos o único bem acessível; a casa de correção — o Hospital Geral, o Spinhuis ou Rasphuis— o trabalho obrigatório, a manufatura penal apareceriam com o desenvolvimento da economia de comércio. Mas como o sistema industrial exigia um mercado de mão-de-obra livre, a parte do trabalho obrigatório diminuiria no século XIX nos mecanismos de punição, e seria substituída por uma detenção com fim corretivo.


ID
1145341
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A invenção de novas formas de práticas e procedimentos judiciários experimentou uma grande transformação a partir do século XII, com a instituição de uma nova estrutura política e de poder. Uma dessas práticas, segundo Foucault (2002), termina por reorganizar todas as práticas judiciárias, possuindo vigência até os dias atuais. Trata-se

Alternativas
Comentários
  • Onde encontramos a origem do Inquérito?

    Na prática política, administrativa e judiciária. Mas foi na Idade Média que o Inquérito apareceu como forma de pesquisa da verdade, no interior da ordem jurídica. Foi para saber exatamente quem fez o quê em que condições e em que momento.

    O Inquérito é uma forma bem característica da verdade em nossa sociedade.


ID
1145344
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A nova distribuição espacial e social da riqueza, no final do século XVIII, na Europa, tornou necessário o surgimento de novos controles sociais. Estes dão origem ao que Foucault (1983 e 2002) denominou de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: 

    LETRA "C"

    "SOCIEDADE DISCIPLINAR"

  • Nas sociedades disciplinares o poder disciplinador, simbolizado pela arquitetura do panóptico, presentificava-se no interior das Instituições, como as prisões, os hospitais, as escolas, os quartéis, com o objetivo de instaurar a disciplina e, conseqüentemente, um padrão comportamental rotineiro. No modelo social de Deleuze, o controle passa do âmbito local – restrito à extensão dos olhos e do ouvido humanos – para um âmbito supra-local, estendendo-se para todos os espaços da vida pública. Não há mais um espaço restrito para que o poder se faça sentir; pelo contrário, ele se faz presente em todos os lugares. Por conseguinte, é mais perverso, mais controlador, porque se sustenta no aparato das novas tecnologias de informação. O símbolo do controle agora não é mais o panóptico,mas a web, a rede digital de comunicação mundial, que concentra toda a informação dos indivíduos em bancos de dados. O princípio da docilidade continua, no entanto, o mesmo, pois os indivíduos entregam voluntariamente seus dados à vigilância. 

  • Mudanças sociais ocorridas no séc. XVIII e XIX levaram a alterações do jogo do poder, que foi sendo gradativamente substituído pelo que Foucault denomina de sociedades disciplinares, as quais atingiram o seu apogeu no séc. XX. A passagem de uma forma de dominação a outra ocorreu quando a economia do poder percebeu ser mais eficaz e rentável “vigiar” do que “punir”.

  • Complementando:

    Duas imagens, portanto da disciplina. Num extremo, a disciplina - bloco, a instituição fechado, estabelecido à margem, e toda voltada para funções negativas: fazer parar o mal, romper as comunicações, suspender o tempo. No outro extremo, com o panoptismo, temos a disciplina - mecanismos: um dispositivo funcional que deve melhorar o exercício do poder tornando-o mais rápido, mais leve, mais eficaz, um desenho das coersões subtis para uma sociedade que está por vir. O movimento que vai de um projecto ao outro, de um esquema da disciplina de excepção ao de uma vigilância generalizado, repousa sobre uma transformações histórica: a extensão progressiva dos dispositivos de disciplina ao longo dos séculos XVII e XVIII, sua multiplicação através de todo o corpo social, a formação do que se poderia chamar grosso modo a sociedade disciplinar. Foucault, (1997), pag:173


ID
1145347
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Thompson (1991), a partir do século XIX a prática do encarceramento assume uma tripla finalidade:

Alternativas

ID
1145350
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A nova criminologia, ao se debruçar sobre o surgimento da delinqüência, enfatiza

Alternativas
Comentários
  • NOVA CRIMINOLOGIA é sinônimo de CRIMINOLOGIA CRÍTICA, MARXISTA, RADICAL


ID
1145353
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A tese defendida por Melossi e Pavarini (2006), que enfoca a penitenciária como fábrica, diz respeito, fundamentalmente,

Alternativas
Comentários
  • O lugar onde o empobrecimento conjunto do indivíduo tem lugar é a manufatura e a fábrica, mas a preparação, o adestramento, é garantido por uma estreita rede de instituições subalternas à fábrica, cujas características modernas fundamentais estão sendo construídas exatamente neste momento: a família mononuclear, a escola, o cárcere, o hospital, mais tarde o quartel, o manicômio. Eles garantirão a produção, a educação e a reprodução da força de trabalho de que o capital necessita. (Melossi e Pavarini, [2006]: [47-48])

    Conforme Melossi e Pavarini descrevem a lógica de trabalho na workhouse, é evidente que o efeito não é somente sobre o sujeito penal, mas sobre o ambiente social maior da vida da classe trabalhadora: A importância que se confere à ordem e à limpeza, ao vestuário uniforme, à comida e ao ambiente saudáveis (o que certamente não diz respeito àquilo que se relaciona ao processo de trabalho), a proibição de blasfemar e do uso do jargão popular e obsceno, de ler livros ou cartas ou de cantar baladas que não fossem aquelas ordenadas pelos diretores (num país e num século em que as baladas são manifestações da luta pela liberdade de pensamento!), a proibição de jogar, de usar apelidos, tudo isso constituía uma tentativa de representar, concretamente, na casa de trabalho, o novo estilo de vida há pouco descoberto, para despedaçar uma cultura popular subterrânea que lhe é radicalmente oposta, que é contemporaneamente uma encruzilhada das velhas formas de vida camponesa recém-abandonada com as formas novas de resistência que o ataque incessante do capital impõe ao proletariado. ([2006]: [47])


ID
1145362
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As condições de trabalho encontradas no sistema penitenciário brasileiro, levam ao não-cumprimento de vários dos direitos previstos no Código de Ética Profissional do Assistente Social, dentre eles,

Alternativas
Comentários
  • Para mim, não somente a "C" corresponde aos entraves para consolidação do Código de Ética dentro dessa política, outras alternativas ,de igual modo,correspondem ao comando da questão, apesar de que a prova foi de 2009.

  • Onde tem isso escrito?

  • O enunciado da questão relaciona condições de trabalho e violações de DIREITOS do/a assistente social:

    Veja as alternativas de outra maneira:

    A. DEVER

    B. DEVER

    C. DIREITO

    D. DIREITO

    E. PRINCÍPIO

    Só por essa perspectiva 3 alternativas estão eliminadas.

    Para encontrar o nosso gabarito, precisamos lembrar que o Código de Ética define no título II, que trata dos direitos e responsabilidades gerais do/a assistente social, na alínea C, do artigo 2º, a "inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional".

    A letra D se refere a um direito relacionado não às condições de trabalho, e sim às relações com entidades da categoria e demais organizações da sociedade civil.

    GABARITO Letra C

  • O enunciado da questão relaciona condições de trabalho e violações de DIREITOS do/a assistente social:

    Veja as alternativas de outra maneira:

    A. DEVER

    B. DEVER

    C. DIREITO

    D. DIREITO

    E. PRINCÍPIO

    Só por essa perspectiva 3 alternativas estão eliminadas.

    Para encontrar o nosso gabarito, precisamos lembrar que o Código de Ética define no título II, que trata dos direitos e responsabilidades gerais do/a assistente social, na alínea C, do artigo 2º, a "inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional".

    A letra D se refere a um direito relacionado não às condições de trabalho, e sim às relações com entidades da categoria e demais organizações da sociedade civil.

    GABARITO Letra C


ID
1145365
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Sistema Penitenciário Brasileiro está regulamentado

Alternativas
Comentários
  • LEI DE EXECUÇÃO PENAL: 7.210/84

    Art. 61. São órgãos da execução penal:

    I - o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária;

    II - o Juízo da Execução;

    III - o Ministério Público;

    IV - o Conselho Penitenciário;

    V - os Departamentos Penitenciários;

    VI - o Patronato;

    VII - o Conselho da Comunidade.

    VIII - a Defensoria Pública.

    Alternativa: D

  • GABARITO: D. 

    A Lei de Execução Penal - LEP (Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984) tem como objeto a execução penal, cujo objetivo é "efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado" (LEP, art. 1º).

  • Como os concursos mudaram...


ID
1145368
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que tange à história do Serviço Social no sistema prisional brasileiro, Guindani (2001) constata que a profissão possui uma identidade:

Alternativas
Comentários
  • To passada rsrs...entendi nda nda !!

  •  confusa a questão.

  • É ISSO PRODUÇÃO???? =O

  • O Serviço Social junto às equipes de CTC construíram, no decorrer de sua história, uma identidade instituída, vinculada aos mecanismos de controle social, com caráter tarefeiro, subalterno, sem base teórica e intencionalidade ético política. (GUIDANI, Miriam: 2001 pg.05)

     

    A função para qual o técnico é requisitada, muitas vezes, não passa por realizar previsões de comportamento criminal. A atuação do profissional envolvido com a questão penitenciária leva ao burocraticismo, ao sentido contrário à ética profissional e à qualificação técnica, quando ele próprio se coloca no lugar de executar uma política condenatória na totalidade dos fatores que a ela corresponde. Esta política sinaliza o fazer técnico, uma vez que o profissional somente se reconhece institucionalmente quando produz nas suas intervenções o poder persecutório de manter a sociedade livre do crime. 


ID
1146361
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Atuando como Assistente Social no Tribunal Regional do Trabalho, torna-se imprescindível adotar posição em relação ao Art. 193 da Constituição Federal de 1988, que inaugura o capítulo da Ordem Social e diz: A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais. A interpretação desse dispositivo indica que

Alternativas
Comentários
  • dica: sempre que falar em ordem social do trabalho, estamos falando em busca do pleno emprego

  • Atuando como Assistente Social no Tribunal Regional do Trabalho, torna-se imprescindível adotar posição em relação ao Art. 193 da Constituição Federal de 1988, que inaugura o capítulo da Ordem Social e diz: A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais. A interpretação desse dispositivo indica que a expressão primado dotrabalho pode significar a articulação dos princípios de valorização e existência digna, assim como a indissolubilidade da ordem econômica com a social; além de constituir-se como direito social e ter relação com a busca do pleno emprego, que referencia a aquisição e manutenção de atividade remunerada, obriga o Estado a preocupar-se com a ampliação dos postos de emprego.


ID
1146460
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Poder Judiciário possui em sua estrutura de governança, o Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Quanto ao respectivo órgão, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • CF. ART. 103-B. 

    § 5. O Ministro do Superior Tribunal de Justiça exercer a a função de Ministro-Corregedor e ficará excluído da distribuição de processos no Tribunal, competindo-lhe, além das atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura, as seguintes: 

    I - receber as reclamações e denúncias, de qualquer interessado, relativa aos magistrados e aos serviços judiciários.

  • Do meu ponto de vista a questão está desatualizada, por isso peço aos colegas que também comentem. De todo modo,vou encaminhar ao prof.do QC!

     

    O gabarito indicado pelo QC é a letra A.

     

    Art.103B:

    § 7º A União, inclusive no Distrito Federal e nos Territórios, criará ouvidorias de justiça, competentes para receber reclamações e denúncias de qualquer interessado contra membros ou órgãos do Poder Judiciário, ou contra seus serviços auxiliares, representando diretamente ao Conselho Nacional de Justiça.             (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004).

     

    O artigo indicado pela Samira Lee também foi incluído pela mesma Emenda, pois afirma que as denúncias e reclamações são relativas aos magistrados e aos servidores públicos, ou seja, não se restringe somente à competência institucional do CNJ.

  • QUESTÃO A-  

     5º O Ministro do Superior Tribunal de Justiça exercerá a função de Ministro-Corregedor e ficará excluído da distribuição de processos no Tribunal, competindo-lhe, além das atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura, as seguintes:

            I -  receber as reclamações e denúncias, de qualquer interessado, relativas aos magistrados e aos serviços judiciários;

    § 7º A União, inclusive no Distrito Federal e nos Territórios, criará ouvidorias de justiça, competentes para receber reclamações e denúncias de qualquer interessado contra membros ou órgãos do Poder Judiciário, ou contra seus serviços auxiliares, representando diretamente ao Conselho Nacional de Justiça.

     

    QUESTÃO B-

    § 4º Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura.

     

    QUESTÃO C-

       II -  zelar pela observância do art. 37 e apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário, podendo desconstituí-los, revê-los ou fixar prazo para que se adotem as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, sem prejuízo da competência do Tribunal de Contas da União.

     

    QUESTÃO D-

    Qualquer cidadão pode acionar o Conselho para fazer reclamações contra membros ou órgãos do Judiciário, inclusive contra seus serviços auxiliares, serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializado. Não é preciso advogado para peticionar ao CNJ

     

    QUESTÃO E- 

        III -  receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do Poder Judiciário, inclusive contra seus serviços auxiliares, serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional dos tribunais, podendo avocar processos disciplinares em curso e determinar a remoção, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço e aplicar outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa;


ID
1146463
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao Assistente Social do Tribunal Regional do Trabalho - TRT, cabe no âmbito de sua atuação profissional

Alternativas
Comentários
  • Iamamoto (2006) já nos alertava acerca dos desafios postos a categoria profissional na contemporaneidade, destaca que, entre outros, um dos maiores desafios é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo (IAMAMOTO, 2006).

    Inteligivelmente, Netto (2009) propõe e, em sua tese sobre a Introdução ao Método da Teoria Social, quando faz uma interlocução sobre o método de Marx e a prática interventiva da atuação do assistente social em seu campo de atuação, nos orienta: o profissional necessita possuir uma visão global da dinâmica social concreta. Para isto, precisa conjugar o conhecimento do modo de produção capitalista com a sua particularização na nossa sociedade (ou seja, na formação social brasileira). O/a assistente social não é (nem pode ser) um/a economista nem um/a especialista em história, mas não compreenderá de forma adequada nem mesmo os problemas mais imediatos que se põem diariamente à sua atuação profissional se não tiver aquela visão que demanda o estudo atento de uns poucos textos de introdução à economia política e de alguns historiadores brasileiros – sempre com a preocupação de trazer à atualidade os resultados a que assim tiver acesso.

     

    Ver

    IAMAMOTO, M.V – Serviço Social na Contemporaneidade.

    NETTO, J.P – O Método da Teoria Social.

     


ID
1146712
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A atual legislação brasileira regulamenta o trabalho para adolescentes aprendizes, assim como a sua formação técnico- profissional. Na condição de Assistente Social atuando no Tribunal Regional do Trabalho, ao se deparar com situações que envolvam a temática da formação técnico-profissional do adolescente, deve-se balizar sua atuação pelos seguintes ditames:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança está absolutamente proibida de trabalhar. A ela estão garantidos os direitos fundamentais da pessoa em processo de desenvolvimento, destacadamente os direitos de acesso e permanência na escola, aos serviços de saúde, à cultura, ao lazer, à dignidade, ao respeito, para que se torne um adulto equilibrado, com estrutura de personalidade bem formada e socialmente útil. Daí a necessidade de resguardá-la quanto ao trabalho — que, se prematuro, a compromete física e psiquicamente —, proporcionando-lhe as condições para que, com respeito e dignidade, se desenvolva de modo adequado física, mental, espiritual e socialmente.


ID
1146811
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Assistente Social possui instrumentos técnico-operativos para o desenvolvimento de seu trabalho. Ao atuar no Tribunal Regional do Trabalho, com relação a esse instrumental, é correto afirmar que a

Alternativas
Comentários
  • Ao se realizar uma entrevista, parte-se de um objetivo profissional e se almeja uma finalidade. Sempre que possível, o primeiro passo para desenvolvê-la é munir-se das informações referentes a antecedentes da situação a ser estudada, para obter elementos que possibilitem o avanço do diálogo, evitando que o usuário seja obrigado a repetir informações que já constam de um prontuário ou auto processual. 

    https://www.tj.sp.gov.br/Shared/Handlers/FileFetch.ashx?id_arquivo=43427

  •  a)

    orientação social é de responsabilidade do profissional. Não cabe a ele, realizar encaminhamentos com vistas a atender a uma necessidade e/ou direito da pessoa que está prestando atendimento e sim, realizar a orientação a esta pessoa, para que busque, por si própria, os caminhos para o atendimento à necessidade apresentada. (O assistente social viabiliza os direitos e se para isso for necessário utilizar-se de encaminhamentos, este pode sim fazer)

     b)

    perícia social para conhecer e interpretar a realidade social é realizada pelo assistente social e não cabe a ele, intervir na situação para além dessa perícia. (Quando o profissional de Serviço Social desenvolve um trabalho em um ambiente , ele com suas práticas profissionais visa a transformação daquela situação de vulnerabilidade)

     c)

    visita domiciliar é comumente utilizada pelos profissionais da política de assistência social. Portanto, para evitar a duplicidade de atuação profissional, quando da necessidade do uso desse instrumento, deve ser demandado ao assistente social da Assistência Social. (Atente-se que a visita domiciliar não é exclusiva do/a Assistente Social, dessa forma, não é demandada apenas aos profissionais da política de assistência social).

     d)

    entrevista é um instrumento utilizado pelo profissional, sendo que para desenvolvê-la, faz-se importante munir-se das informações referentes a antecedentes da situação a ser estudada, para obter elementos que possibilitem o avanço do diálogo. (CORRETA)

     e)

    articulação com a rede social se configura como função do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS na execução da gestão territorial da Proteção Social Básica. Essa ação deve ser requisitada pelo Promotor ou Juiz.


ID
1148929
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A mediação de conflitos tornou-se um campo de interesse teórico e prático em várias esferas da vida social, mobilizando profissionais e autoridades de diferentes campos de atuação. O acirramento das disputas e a pequena capacidade de resolução de determinados conflitos pelas partes envolvidas, têm contribuído decisivamente para :

Alternativas
Comentários
  • a judicialização da vida privada

  • a judicialização da vida privada

  • a judicialização da vida privada

  • Há um fenômeno mundial que é a judicialização da vida". "Questões políticas,econômicas e questões éticas, estão sendo hoje, em muitas partes do mundo, resolvidas pelo poder judiciário".


ID
1150336
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A judicialização das expressões da questão social tem adquirido grande importância na atualidade no campo das políticas públicas.

Em relação ao assunto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •                                                       Gabarito Errado

    46. A judicialização das expressões da questão social tem adquirido grande importância na atualidade no campo das políticas públicas. Em relação ao assunto, é correto afirmar:

    a. ( ) O Poder Judiciário constitui-se na esfera final e definitiva de resolução dos problemas individuais e coletivos na área jurídica.

    b. ( X ) A judicialização dos conflitos sociais decorre da desresponsabilização do Estado, sobretudo dos poderes Executivo e Legislativo na efetivação de direitos, através de políticas públicas.

    c. ( ) Essa tendência diz respeito às iniciativas do Terceiro Setor para cobrar judicialmente do Poder Executivo o cumprimento do seu dever na implementação das ações previstas nas legislações orçamentárias que destinam recursos às diferentes políticas sociais.

    d. ( ) A judicialização é uma tendência em debate entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na determinação do que é direito e lei.

    e. ( ) As expressões da questão social na área sóciojurídica devem ser tratadas como problemas jurídicos, considerando a urgência da sua resolutividade.


ID
1150354
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A concepção de direitos básicos engloba:

Alternativas

ID
1153204
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A mãe de um adolescente usuário de drogas ilícitas procura o Serviço Social da Defensoria Pública em busca de orientação sobre os serviços públicos disponíveis para tratamento do filho. Diz ainda que já não consegue mais exercer autoridade sobre ele.

Diante dessa problemática recorrente no cotidiano do exercício profissional do assistente social, a opção mais efetiva envolve

Alternativas
Comentários
  • Questao correta- A

    o tratamento, aliado à reinserção social do dependente, com a participação da família no processo.

    ( Reinserçao e família).

    A exclusão social implica, pois, numa dinâmica de privação por falta de acesso aos sistemas sociais básicos, como família, moradia, trabalho formal ou informal, saúde, dentre outros. Não é outro senão, o processo que se impõe à vida do indivíduo que estabelece uma relação de risco com algum tipo de droga, cuja fronteira para a exclusão é delimitada pelo início dos problemas sociais.

    -A reinserção assume o caráter de reconstrução das perdas e seu objetivo é a capacitação da pessoa para exercer em plenitude.o seu direito à cidadania.

    Neste cenário, ajudar o paciente a entrar em abstinência deixa de ser o objetivo maior do tratamento. Assim como as técnicas de prevenção à recaída representaram nos últimos anos grandes avanços no tratamento do paciente, a sua reinserção social torna-se, neste milênio, o grande desafio para o profissional que se dedica à área das dependências químicas.


    http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/index.php?id_conteudo=11437&rastro=TRATAMENTO%2FReinser%C3%A7%C3%A3o+Social/Defini%C3%A7%C3%A3o

  • a letra B - a superação da visão moralista e proibicionista, demandando a abstinência do dependente para a inserção nos programas de tratamento. 

    o erro estaria na palavra demandando a abstinência, visto que a politica nacional sobre drogas, não enfatiza mais a abstinência, mas sim a redução de danos.

  • O gabarito correto segundo a FGV é A.

    Em teoria uso das palavras da colega que já fundamentou a essencialidade do processo de reinserção social.


ID
1153207
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tem sido recorrente a busca do poder judiciário para garantir direitos sociais, principalmente aqueles relacionados ao direito à saúde, e também outros bens e serviços garantidos em lei, mas não acessíveis efetivamente aos cidadãos. Esse processo é conhecido como judicialização dos direitos sociais, em que está em jogo

Alternativas
Comentários
  • gabarito b!

    "Os direitos sociais visam garantir uma existência digna ao indivíduo e à sociedade, com vistas a conferir carga axiológica ao princípio máximo da dignidade da pessoa humana. Destarte, o Estado arrecadador tem o dever de implementar e oferecer, aos indivíduos e à sociedade, os direitos que o constituinte elegeu como o mínimo existencial. Essa função possui primazia em relação às demais atividades estatais. Todavia, é flagrante que, na prática, o Executivo, em todas as esferas, reluta em cumprir aludido mandamento constitucional. A justificativa encontra abrigo na escassez de recursos orçamentários, denominada pela doutrina de “cláusula da reserva do possível”. Entrementes, nunca é demais destacar que a Corte Constitucional firmou entendimento no sentido de não se admitir a alegação da cláusula da reserva do possível, como escusa à garantia do mínimo existencial, mormente quando da abstenção estatal resultar nulificação ou aniquilação de direito constitucional impregnado de um sentido de fundamentalidade. Isto posto, é de inestimável importância avaliar a necessidade de se conferir primazia aos direitos sociais prestacionais, elencados como prioritários, sendo devida a interferência do Poder Judiciário nesta seara."

    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/23746/o-papel-do-poder-judiciario-na-garantia-da-efetividade-dos-direitos-sociais#ixzz35BL1FLzf

    Foco e Força!

  • Letra b? "o privilegiamento dos setores mais abastados e informados da sociedade no acesso a bens sociais por terem mais facilidade de acesso à Justiça"? Não entendi pq. Judicialização dos direitos sociais é a necessidade de recorrer à Justiça para solicitar algo que já deveria ser garantido, o que é recorrente nesse país. 

    Eu creio que a resposta seja letra d). Faz mais sentido, já que a deficiência da prestação dos serviços públicos torna ainda mais precária a vida da população trabalhadora.

  • Também não concordo com o gabarito. 

  • Nao concordo com o gabarito. Nao sri se houve recurso ou anulacao da questao, mas pelo ecposto da Flavy esta menos errada a letra "a



  • A judicialização dos direitos sociais, como tem sido reconhecida a busca através do poder judiciário pela efetivação de direitos previstos e garantidos em lei mas que não são de alguma maneira disponibilizados ou acessíveis à população pelo Estado, tem sido recorrente por uma parte da população brasileira na atualidade. Este processo, que também é desencadeado pela minimização do Estado na área social, se por um lado passa a garantir os direitos daqueles que não conseguiram acesso ao que necessitavam, acaba também por privilegiá-los de certa maneira, pelo fato de que detêm informações e possibilidade de acesso a justiça, enquanto as camadas mais pobres da população que não possuem acesso a informações e ao judiciário, acaba por continuar com esses direitos negligenciados. Portanto, a transferência do acesso à direitos sociais a necessidade de reivindicá-los na justiça exclui grande parte da população que não se beneficiará de tais direitos, serviços e bens sociais, pelo fato de que nem todos possuem as mesmas possibilidades para acionar a justiça e até as mesmas informações sobre quais são seus direitos.


    RESPOSTA: B


  • Realmente não sei ainda como o gabarito não é a letra A. 

  • De acordo com o comentário da professora, a judicialização dos direitos sociais, como tem sido reconhecida a busca através do poder judiciário pela efetivação de direitos previstos e garantidos em lei mas que não são de alguma maneira disponibilizados ou acessíveis à população pelo Estado, tem sido recorrente por uma parte da população brasileira na atualidade. Este processo, que também é desencadeado pela minimização do Estado na área social, se por um lado passa a garantir os direitos daqueles que não conseguiram acesso ao que necessitavam, acaba também por privilegiá-los de certa maneira, pelo fato de que detêm informações e possibilidade de acesso a justiça, enquanto as camadas mais pobres da população que não possuem acesso a informações e ao judiciário, acaba por continuar com esses direitos negligenciados. Portanto, a transferência do acesso à direitos sociais a necessidade de reivindicá-los na justiça exclui grande parte da população que não se beneficiará de tais direitos, serviços e bens sociais, pelo fato de que nem todos possuem as mesmas possibilidades para acionar a justiça e até as mesmas informações sobre quais são seus direitos.


    RESPOSTA: B

  • A judicialização dos direitos sociais, como tem sido reconhecida a busca através do poder judiciário pela efetivação de direitos previstos e garantidos em lei mas que não são de alguma maneira disponibilizados ou acessíveis à população pelo Estado, tem sido recorrente por uma parte da população brasileira na atualidade. Este processo, que também é desencadeado pela minimização do Estado na área social, se por um lado passa a garantir os direitos daqueles que não conseguiram acesso ao que necessitavam, acaba também por privilegiá-los de certa maneira, pelo fato de que detêm informações e possibilidade de acesso a justiça, enquanto as camadas mais pobres da população que não possuem acesso a informações e ao judiciário, acaba por continuar com esses direitos negligenciados. Portanto, a transferência do acesso à direitos sociais a necessidade de reivindicá-los na justiça exclui grande parte da população que não se beneficiará de tais direitos, serviços e bens sociais, pelo fato de que nem todos possuem as mesmas possibilidades para acionar a justiça e até as mesmas informações sobre quais são seus direitos.
     


ID
1153237
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No campo sociojurídico, o assistente social é requisitado para o desenvolvimento de numerosas ações junto a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em consonância com o debate atual da profissão, as intervenções visam

Alternativas
Comentários
  • As intervenções do A.S. no campo sociojurídico visam à defesa de direitos, ao acesso à cidadania e à desburocratização da informação.

  • Leiam a cartilha do CFESS, Atuação Prof. no Sociojuridico, muito bom sobre este tema!


ID
1153246
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os aspectos sociais de uma instrução processual requerem conhecimento específico de competência do profissional de serviço social. Esses estudos devem considerar a

Alternativas
Comentários
  • Para que haja uma interveção, instrução o Assistente Social deve primeiro analisar a realidade em sua totalidade. 

  • A realidade socioeconômica e cultural dos sujeitos que se tornam personagens – ou “partes” das ações processuais – é a base sobre a qual a instrução social se apresenta. Assim, desvelar a realidade social em suas conexões e determinações mais amplas e em suas expressões particularizadas no dia a dia de crianças, adolescentes, adultos, mães, pais, famílias envolvidos nessas ações, interpretá-la com o apoio de conhecimentos científicos pertinentes à área e tomar uma posição do ponto vista do Serviço Social – portanto, de um ponto de vista fundamentado teórica e eticamente – apresenta-se como conteúdo central da instrução. (Fávero) 


ID
1153249
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No campo sociojurídico, quando indicado a realizar estudo social, o assistente social poderá prestar esclarecimentos sobre quesitos específicos, conforme solicitação de defensores das partes envolvidas na ação. Nesse caso, o profissional

Alternativas
Comentários
  • Considerando que é função privativa do assistente social a realização de vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações, pareceres, ou seja, qualquer manifestação técnica, sobre matéria de Serviço Social, em conformidade com o inciso IV do artigo 5º da Lei 8662 de 07 de junho de 1993;

  • Letra "A" 

    De acordo com Fávero: "Em muitos casos, o assistente social poderá ser solicitado a responder quesitos, que são questões relativas a esclarecimentos que as partes envolvidas na ação, representadas por seus defensores, formulam, para as quais avaliam que o profissional deveria trazer respostas. Nesse caso, o assistente social responde àquelas que dizem respeito a prerrogativas, princípios e especificidades da profissão – em itens específicos ou no corpo do registro –, seja relatório ou laudo, apontando também, se for o caso, que não é de sua competência oferecer respostas a eventuais quesitos que fogem à sua área de formação."

    FONTE: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8W95x91Vh0eXhsCK46ge.pdf


ID
1153255
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Junto às instituições relacionadas ao Poder Judiciário, é mais comum que o serviço social proporcione subsídios às decisões dos juízes, mediante estudos, perícias e pareceres sociais. O trabalho profissional no campo sociojurídico

Alternativas
Comentários
  • Gabarito. A

    envolve ainda orientação, articulações e encaminhamentos à rede social, organizações de direitos/ controle social.

  • Gabarito: A

    Referência: CFESS. Atuação de assistentes sociais no sociojurídico subsídios para reflexão.


ID
1153282
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Mulher grávida de sete meses, com dois filhos de sete e oito anos, solicita orientação sobre pensão alimentícia no Serviço Social da Defensoria Pública. Relata que a família passa por graves dificuldades financeiras, pois está desempregada. O pai do bebê, que não é genitor das duas crianças, mantém contato esporádico com a família e age agressivamente com eles. Durante o atendimento, observa-se que ambos são dependentes do crack. Dentre os procedimentos, com base no ECA, o (a) Assistente Social deverá

Alternativas
Comentários
  • letra B. solicitar imediato acompanhamento de saúde dos pais e buscar mecanismos para a proteção das crianças.


ID
1153285
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acompanhando os pareceres técnicos de um assistente social e de um psicólogo da equipe multidisciplinar de uma Vara de Família, nos quais se concluía que o pai e mãe de um menino de 7 anos, recém separados, reuniam plenas condições de assumir os deveres parentais para com o filho, o juiz decide estabelecer a Guarda Compartilhada. Inconformada, a mãe decide recorrer da sentença, alegando que a equipe técnica e o juiz da primeira instância ignoraram totalmente os fatos exaustivamente comprovados na ação, segundo os quais o ex-marido é incapaz de compartilhar com ela a educação e os cuidados básicos do filho, já que é pessoa não confiável, com sérios desvios morais e de caráter, irresponsável, traidor, e que, como mãe, tem o dever de proteger seu filho das más influências e de usar todos os recursos para impedir que o menino conviva num ambiente imoral, desregrado e nocivo, como é o que agora o ex-marido divide com a atual companheira.

O discurso e as intenções manifestas dessa mãe podem caracterizar a prática de

Alternativas
Comentários
  • Art. 2 Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.

    Parágrafo único. São formas exemplificativas de alienação parental, além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por perícia, praticados diretamente ou com auxílio de terceiros:

    I - realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade;

    II - dificultar o exercício da autoridade parental;

    III - dificultar contato de criança ou adolescente com genitor;

    IV - dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar;

    V - omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço;

    VI - apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente;

    VII - mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós.
    Lei 12.318/2010
    Fonte: http://www.alienacaoparental.com.br/lei-sap

  • Letra B

    Questão capciosa, tenta induzir ao erro por colocar a síndrome da alienação parental... Pois a mãe está expressando o desejo de impedir o filho à convivência com o pai e sua esposa.

    Síndrome de Alienação Parental (SAP), também conhecida pela sigla em inglês PAS, é o termo proposto por Richard Gardner [3] em 1985 para a situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina pararomper os laços afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor.


    Os casos mais freqüentes da Síndrome da Alienação Parental estão associados a situações onde a ruptura da vida conjugal gera, em um dos genitores, uma tendência vingativa muito grande. Quando este não consegue elaborar adequadamente o luto da separação, desencadeia um processo de destruição, vingança, desmoralização e descrédito do ex-cônjuge. Neste processo vingativo, o filho é utilizado como instrumento da agressividade direcionada ao parceiro.  

  • Não confundir alienação parental com síndrome de alienação parental:

    alienação parental: desqualificação praticada pelos genitores (responsáveis, avós, etc.) contra o outro;

    SAP: sintomas desenvolvidos nos filhos em decorrência da prática, pelos pais, de alienação parental;

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: B


ID
1153291
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Idoso é principal responsável pelo neto que nasceu com doença congênita grave e necessita de muitos cuidados de saúde, como a utilização de medicamento especial de alto custo. A renda oriunda do BPC do avô não é suficiente para a compra de fraldas, alimentação balanceada da criança, transporte e, principalmente, do medicamento. Foi orientado a procurar a Defensoria Pública. Nesse caso, o(a) assistente social deverá

Alternativas

ID
1165747
Banca
FJPF
Órgão
CONAB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na Constituição de 1988 é reconhecido o direito de acesso à justiça e o conceito de assistência judiciária é substituído pelo de assistência jurídica. O conceito de assistência jurídica:

Alternativas

ID
1165750
Banca
FJPF
Órgão
CONAB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Numerosos autores mostram a importância de desenvolver, no âmbito da assistência jurídica, as ações de caráter preventivo que evitariam as conseqüências das disputas judiciais e os seus intermináveis processos. Entre as técnicas alternativas para essas ações, temos:

Alternativas
Comentários
  •  

    Conciliação, arbitramento e mediação são técnicas no âmbito da assistência jurídica .


ID
1199227
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a Lei n. 12.594, de 18 de janeiro de 2012, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Se eu não tivesse acabado de ler o SINASE, jamais saberia o número da lei. Tenso!!!

    Espero que eu lembre nas provas(rs)

  • A parte introdutória de justificativa e objetivos da Lei do SINASE responde a questão supramencionada. Vejamos a sua literalidade:

    LEI Nº 12.594, DE 18 DE JANEIRO DE 2012

    Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional; e altera as Leis nºs 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente); 7.560, de 19 de dezembro de 1986, 7.998, de 11 de janeiro de 1990, 5.537, de 21 de novembro de 1968, 8.315, de 23 de dezembro de 1991, 8.706, de 14 de setembro de 1993, os Decretos-Leis nºs 4.048, de 22 de janeiro de 1942, 8.621, de 10 de janeiro de 1946, e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.

    Força, foco e fé!

    Adsumus!

  • SINASE

    Art. 1º Esta Lei institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e regulamenta a execução das medidas destinadas a adolescente que pratique ato infracional.

    § 1º Entende-se por Sinase o conjunto ordenado de princípios, regras e critérios que envolvem a execução de medidas socioeducativas, incluindo-se nele, por adesão, os sistemas estaduais, distrital e municipais, bem como todos os planos, políticas e programas específicos de atendimento a adolescente em conflito com a lei.

  • Bom amigos, vou deixar minha contribuição.

    A questão em comento vem no sentindo do candidato saber sobre a lei 12.594 conhecida como a lei do SINASE, tal lei em linhas gerais vem regularizar a execução das medidas destinadas a adolescente que praticou ato infracional. Para tanto ela regulariza como será essa execução sobretudo por ser tratar de adolescentes que merece um atenção especial tendo em vista sua qualidade especial de uma pessoa em desenvolvimento, vejamos o que a lei diz sobre a tematica:

    1. Art. 1º Esta Lei institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e regulamenta a execução das medidas destinadas a adolescente que pratique ato infracional.

    2 - § 1º Entende-se por Sinase o conjunto ordenado de princípios, regras e critérios que envolvem a execução de medidas socioeducativas, incluindo-se nele, por adesão, os sistemas estaduais, distrital e municipais, bem como todos os planos, políticas e programas específicos de atendimento a adolescente em conflito com a lei.

    Boa sorte amigos, insta @matheuscarvalho2001


ID
1199230
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Dentre os objetivos a seguir, assinale aquele que faz parte do grupo de objetivos das medidas socioeducativas:

Alternativas

ID
1199260
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A disciplina e sua função social são aspectos discutidos por Foucault em Vigiar e Punir. É CORRETO afirmar que, para Foucault, disciplina é

Alternativas

ID
1199263
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Foucault, o sucesso do poder disciplinar se deve aos seguintes instrumentos:

Alternativas
Comentários
  • gabarito: letra C

    Quanto aos dispositivos disciplinares, ou instrumentos do poder disciplinar, também são em número de três os seus principais, quais sejam: o olhar hierárquico, a sanção normalizadora e o exame. Vejamos brevemente cada um deles. O olhar hierárquico consiste antes na idéia mais ampla de vigilância. A vigilância é a mais importante máquina, a principal engrenagem do poder disciplinar: ela contribui para automatizar e desindividualizar o poder, ao passo que contribui para individualizar os sujeitos a ele submetidos.

    (...)

    O segundo dos principais dispositivos disciplinares é a sanção normalizadora. No núcleo de cada sistema disciplinar funciona um pequeno mecanismo penal. A disciplina traz consigo uma maneira específica de punir. O castigo disciplinar tem a função de reduzir os desvios, ele é corretivo. Com a sanção, os indivíduos são diferenciados em função de sua natureza, de suas virtualidades, de seu nível ou valor... eles são, enfim, avaliados, e por isso são, por mais uma vez e por mais um motivo, individualizados.

    (...)

    Finalmente, o exame é o último dos dispositivos do poder disciplinar que nos resta comentar. Antes de mais nada, cabe ressaltar que ele consiste em uma espécie de articulação entre a vigilância e a sanção normalizadora. Em outras palavras, o exame constitui o indivíduo como objeto para análise e posterior comparação. Trata-se de um controle normalizante, uma vigilância que permite qualificar, classificar e punir. O exame estabelece sobre os indivíduos uma visibilidade através da qual eles são diferenciados e sancionados.

    fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452004000300008


ID
1199299
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o Anexo I da Portaria Interministerial 1.777/2003, a população alvo das ações do Plano Nacional de Saúde é a população penitenciária brasileira

Alternativas

ID
1231240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que tange às áreas e demandas profissionais do assistente social, julgue o item subsequente.

Na esfera judiciária, os assistentes sociais são chamados a intervir, de forma decisiva, no encaminhamento e na definição e aplicação de sentenças relativas à violação de direitos.

Alternativas
Comentários
  • O profissional, no âmbito do judiciário, é chamado para SUBSIDIAR uma decisão judiciária; Na realidade o Assistente Social não irá definir nem aplicar nada, isso cabe ao juiz ou autoridade competente ;)

  • Errado!

     

    Quem decide e aplica sentença é JUIZ!!!


ID
1231243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que tange às áreas e demandas profissionais do assistente social, julgue o item subsequente.

O trabalho do assistente social na área sociojurídica se restringe àquele desenvolvido no interior das instituições estatais que formam o sistema de justiça, ou seja, o Ministério da Justiça e as secretarias de justiça dos estados.

Alternativas
Comentários
  • ERRO: " restringe àquele desenvolvido no interior das instituições estatais".

  • ..

    O termo campo (ou sistema) sócio-jurídico passa a ser Utilizado por Eunice Fávero para identificar conjunto de Áreas de atuação em que as ações do serviço social se Articulam a ações de natureza jurídica, abrangendo: o sistema Penitenciário e  Prisional, o sistema de segurança, os sistemas de proteção e acolhimento, as organizações que executam medidas socioeducativas conforme previstas no ECA, além do Ministério Público e das Defensorias Públicas.

  • O campo sócio jurídico não se restringe ao Ministério da Justiça. Ele é formado por uma rede! Cuidado!


ID
1231249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que tange às áreas e demandas profissionais do assistente social, julgue o item subsequente.

A centralidade da questão social como matéria do serviço social permite que se considere a inserção profissional do assistente social nos Poderes Legislativo e Judiciário, haja vista essas esferas não possuírem função executiva das políticas sociais públicas.

Alternativas
Comentários
  • Apesar dos Poderes Legislativo e Judiciário e demais campos da área sociojurídica não possuírem a função de executar diretamente políticas sociais públicas, a questão social perpassa o cotidiano dos sujeitos que são ali atendidos. Posto isto, sabendo que a questão social é o objeto de intervenção do Serviço Social, pode-se afirmar que a presença desses profissionais naquelas áreas se faz pertinente e necessária. Exemplificando a questão, podemos apontar casos em que os pais perdem o poder familiar devido ao uso e abuso de drogas; a entrega de crianças para adoção pois os pais não possuem condições financeiras de ficar com os mesmos, dentre outras situações em que é possível visualizar as expressões da questão social e que justificam a intervenção do assistente social.


    RESPOSTA: CERTO


  • O fato de se atribuir centralidade às expressões da questão social como matéria

    do Serviço Social, sem menosprezar a mediação fundamental das políticas

    sociais no exercício profissional, permite considerar as inserções profissionais

    nos poderes legislativo e judiciário que, por definição, não têm qualquer função

    executiva e não tratam da implementação de políticas sociais públicas. (ATRIBUIÇÕES PRIVATIVAS DO(A) ASSISTENTE SOCIAL EM QUESTÃO. p. 61

  • A funcao Executivo consiste em administrar os interesses publicos. Nos Poderes Legislativo e Judiciario tal funcao eh executado pelo estado por intermedio de assistentes sociais (tbm). A insercao profissional do assistente social nestes poderes esta relacionada com a caracteristica da Questao Social como materia do servico social. Exemplo- o Assistente Social do TJ faz trabalhos que vao muito alem de executar politicas publicas (mediacao fundamental) sao tidos muitas vezes como assessores de juizes...Entendi desta forma, espero ter ajudado...
  • Segundo Iamamoto:

    "Os espaços ocupacionais do assistente social têm lugar no Estado – nas esferas do  poder executivo, legislativo e judiciário  –, em empresas privadas capitalistas, em  organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e na assessoria a organizações e movimentos sociais. Esses distintos espaços são dotados de racionalidades e funções distintas na divisão social e técnica do trabalho, porquanto implicam relações sociais de natureza particular, capitaneadas  por diferentes sujeitos sociais, que figuram como empregadores (o empresariado, o Estado, associações da sociedade civil e, especificamente, os  trabalhadores). Elas condicionam o caráter do trabalho realizado (voltado ou não à lucratividade do capital), suas possibilidades e limites, assim como o significado social e efeitos na sociedade".

  • Questão confusa, termina sendo mais de interpretação de texto. 

  • Essa questão é para analizamos que hoje o assistente não é somente um mero execultor de politicas socias segundo Neto na lei que relulamenta a profissão realizamos diferentes atividades então ta certo, porque nossa materia prima é a questão social mais so por isso vamos somente executar politicas socias? Não   pegadinha da  CESPE, não da mole rsrs

  • Questão troncha, mas correta.

  • Peço  a professora do QC, se possível, colocar a referência bibliográfica após comentário, pois é importantíssimo para entrarmos com recurso contra as BANCAS.

  • O fato de se atribuir centralidade às expressões da questão social como maté- ria do Serviço Social, sem menosprezar a mediação fundamental das políticas sociais no exercício profissional, permite considerar as inserções profissionais nos poderes legislativo e judiciário que, por definição, não têm qualquer função executiva e não tratam da implementação de políticas sociais públicas.

     

    http://www.cfess.org.br/arquivos/atribuicoes2012-completo.pdf

  • Marquei certo porque já havia feito ela por um curso, mas eu entraria em recurso se acaso errasse. Se pegarmos o direito administrativo veremos que os 3 poderes fazem "funções típicas" que são as próprias (legislar, executar e julgar) assim como podem praticar "funções atípicas" ou seja, um fazer a função do outro. Por exemplo, é possível o judiciário interferir em ações ou atos administrativos, inclusive em execução de políticas. Logo se nesse local existe um Assistente Social, nada o impede de fazer uma ação executiva mesmo estando no legislativo.

  • Obrigada Laís Alves por voçê colocar a referência e até mesmo o número da  página de onde foi retirada a questão.     !!!!!!!


ID
1270825
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Ministério Público, o Assistente Social tem como um dos eixos de atuação o direito difuso e coletivo. Neste eixo, as atividades do Assistente Social voltam- se para

Alternativas
Comentários
  • Serviço Social e Ministério Público:aproximações mediadas pela defesa e garantia de direitos humanos*

                                                                                                                                                   Silvia da Silva Tejadas**


    O Serviço Social é uma profissão com inserção recente no Ministério Público

    e fruto do processo de mudança vivido pela instituição quanto à assunção da missão

    de defesa dos direitos individuais indisponíveis e sociais. Identifica‑se a consonância

    entre a missão institucional quanto à garantia de direitos humanos e o projeto

    ético‑político‑profissional, sendo aqui apontadas algumas das construções coletivas

    da categoria no Ministério Público e, ainda, seus limites e desafios.

    Inicia‑se pela discussão e apresentação da categoria demandas, pois estas

    expressam a intencionalidade da instituição ao incorporar os assistentes sociais em

    seus quadros. Identifica‑se que as demandas encaminhadas aos profissionais são as

    mais diversas; porém, quanto ao âmbito da intervenção, é possível reuni‑las em

    dois grupos: em situações individuais e em matérias de direito difuso e coletivo. O

    primeiro grupo envolve o estudo social, subsidiando os promotores de justiça

    quanto à condução de violações de direitos nesse âmbito; o outro, atividades relativas

    à exigibilidade de políticas públicas, tais como: fiscalização, fomento, acompanhamento,

    controle e avaliação; realização de estudos e pesquisas sobre determinada

    realidade; articulação política relativa à promoção de diálogos, firmatura

    de pactos, termos e parcerias para garantir direitos/cumprimento de políticas públicas;

    vistorias em entidades com o fito de avaliar a qualidade do atendimento.

  • O assistente social em sua atuação volta-se para ampliação e consolidação da cidadania de forma que assegure a universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais. Desta forma, seja qual for o campo de intervenção este profissional em  grande parte será necessário exige o cumprimento de políticas sociais públicas pois o cumprimento deste é essencial para que se possa desenvolver a ação profissional, ou seja, a exigibilidade de políticas públicasnão esta presente apenas na atuação so A.S. do MP. No entanto, o MP atua como "fiscal da lei", porquanto, esta prática (exigibilidade de políticas públicas) neste órgão será ainda mais intensa...

     

     

    "Bendizei ao Senhor tds suas obras..."


ID
1280614
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O art. 23 da Lei n. 7.210/84 (Lei de Execução Penal) determina que o serviço de assistência social tenha as seguintes incumbências:

Alternativas
Comentários
  • SEÇÃO VI

    Da Assistência Social

    Art. 22. A assistência social tem por finalidade amparar o preso e o internado e prepará-los para o retorno à liberdade.

    Art. 23. Incumbe ao serviço de assistência social:

    I - conhecer os resultados dos diagnósticos ou exames;

    II - relatar, por escrito, ao Diretor do estabelecimento, os problemas e as dificuldades enfrentadas pelo assistido;

    III - acompanhar o resultado das permissões de saídas e das saídas temporárias;

    IV - promover, no estabelecimento, pelos meios disponíveis, a recreação;

    V - promover a orientação do assistido, na fase final do cumprimento da pena, e do liberando, de modo a facilitar o seu retorno à liberdade;

    VI - providenciar a obtenção de documentos, dos benefícios da Previdência Social e do seguro por acidente no trabalho;

    VII - orientar e amparar, quando necessário, a família do preso, do internado e da vítima.

  • ALTERNATIVA CORRETA > LETRA D

    Beeem letra de lei

    ........

    Art. 23. Incumbe ao serviço de assistência social:

    I - conhecer os resultados dos diagnósticos ou exames;

    II - relatar, por escrito, ao Diretor do estabelecimento, os problemas e as dificuldades enfrentadas pelo assistido;

    III - acompanhar o resultado das permissões de saídas e das saídas temporárias;

    IV - promover, no estabelecimento, pelos meios disponíveis, a recreação;

    V - promover a orientação do assistido, na fase final do cumprimento da pena, e do liberando, de modo a facilitar o seu retorno à liberdade;

    VI - providenciar a obtenção de documentos, dos benefícios da Previdência Social e do seguro por acidente no trabalho;

    VII - orientar e amparar, quando necessário, a família do preso, do internado e da vítima.


ID
1280617
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o art. 139 da Lei n. 7.210, de 11 de julho de 1984, a observação cautelar e a proteção realizadas por serviço social penitenciário, patronato ou conselho da comunidade terão como finalidades:

Alternativas
Comentários
  • LEP.

    Art. 139. A observação cautelar e a proteção realizadas por serviço social penitenciário, Patronato ou Conselho da Comunidade terão a finalidade de:

    I - fazer observar o cumprimento das condições especificadas na sentença concessiva do benefício;

    II - proteger o beneficiário, orientando-o na execução de suas obrigações e auxiliando-o na obtenção de atividade laborativa.

    #AteAPosse

  • Art. 139. A observação cautelar e a proteção realizadas por serviço social penitenciário, Patronato ou Conselho da Comunidade terão a finalidade de:

    I - fazer observar o cumprimento das condições especificadas na sentença concessiva do benefício;

    II - proteger o beneficiário, orientando-o na execução de suas obrigações e auxiliando-o na obtenção de atividade laborativa.

    Parágrafo único. A entidade encarregada da observação cautelar e da proteção do liberado apresentará relatório ao Conselho Penitenciário, para efeito da representação prevista nos artigos 143 e 144 desta Lei.

    Gab A


ID
1335916
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A utilização do termo “sociojurídico” é recente no Serviço Social. Nesse sentido, o campo (ou sistema) sociojurídico pode ser definido como:

Alternativas
Comentários
  • Campo ( ou sistema ) sócio- jurídico diz respeito ao conjunto de áreas em que a ação do serviço social articula-se a ações de natureza jurídica, como o sistema judiciario, o sistema penitenciário, o sistema de segurança, os sistema de proteção e acolhimento como abrigos,internatos, conselho de direitos, dentre outros.

  • A expressão "sociojurídico" é bem recente no Serviço Social, apesar da inserção deste profissional neste espaço ter ocorrido no início da profissão no Brasil, segundo apontam Marilda Iamamoto e Raul de Carvalho (Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 19ª edição. São Paulo: Cortez, 2006). Na atualidade ela tem sido utilizada para se referir ao trabalho do assistente social na esfera do Judiciário, nas Penitenciárias, no Ministério Público, nas Defensorias Públicas, nas instituições de defesa de direitos humanos, nos serviços de acolhimento institucional e familiar, no sistema de segurança e na execução de medidas socioeducativas. O termo "sociojurídico" está diretamente relacionado ao trabalho do assistente social que atua com o campo jurídico.


    RESPOSTA: D


  • O sistema sócio-jurídico é composto : Sistema judiciário, penitenciário, previdenciário, segurança, proteção e acolhimento, conselho de direitos e outros.

  • D

    LETRA D: aquele que diz respeito ao conjunto de áreas em que a ação do Serviço Social articula-se a ações de natureza jurídica, como o sistema penitenciário, o sistema de segurança, e os sistemas de proteção e acolhimento;


ID
1335919
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em um processo judicial de adoção de uma criança, deve sempre o assistente social, a partir do processo de intervenção com quem requer a adoção, dentre outras ações:

Alternativas
Comentários
  • Gab B, já que o comando da questão pede a melhor alternativa no que diz respeito as ações do assistente social  a partir do processo de intervenção com quem requer a adoção, logo, o(s) adotante(s).

  • Não somente na área sociojurídica, da qual se trata a questão acima, mas em todos os espaços ocupacionais em que os assistentes sociais atuam, é muito comum que as demandas institucionais para esses profissionais se resumam em práticas permeadas por conservadorismo. Com base no CFESS (Atuação de assistentes sociais no Sociojurídico: subsídios para reflexão. Brasília/DF, 2014) há ainda demandas a esse profissional para que o mesmo, com uma atitude policialesca, por exemplo, vá ao domicílio dos indivíduos com vistas a verificar e analisar o seu comportamento, se são inadequados ou não. E a partir disso construir o parecer ou estudo social, atestando se serão bons pais ou não, se são "adequados" ou não, se serão competentes ou não para cuidar de uma criança/adolescente. Esse tipo de prática, voltada para a análise do enquadramento das pessoas e ajustamento na sociedade, de como estas deveriam ser ou agir, que realiza julgamentos fundamentados em práticas moralizantes, não condizem com o verdadeiro trabalho do assistente social na contemporaneidade. O assistente social ao realizar um estudo social ou parecer, agindo como um disciplinador ou "policial", reproduz práticas existentes nos primórdios da profissão, que já foram e são negadas pela categoria profissional. Assim sendo, no processo de adoção não cabe ao assistente social averiguar se os pretendentes à adoção são mesmo um casal ou se observando o comportamento deles é possível afirmar ou não que serão bons pais. Ao assistente social, com base no seu Código de Ética e Projeto ético-político, bem como nas suas atribuições e competências, cabe garantir o acesso dessa família aos seus direitos, indicar os serviços disponíveis para seu atendimento e também da criança/adolescente que será adotada, informar sobre os benefícios disponíveis em determinados casos, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Deste modo, o assistente social tem o dever de assegurar e lutar pela expansão dos direitos, possibilitando o acesso aos serviços, políticas sociais e benefícios, dispensando julgamentos que cerceiem os direitos das pessoas, que sejam preconceituosos e intolerantes, devendo sempre respeitar as diferenças, os novos arranjos familiares e as opções realizadas por cada pessoa.


    RESPOSTA: B
  • O assistente social deve refletir e discutir junto com os usuários as alternativas para seus questionamentos.

  • Gabarito, letra B.

    Essa discursão com a família adotante ainda deve ser bastante estudada, pra poder ter um plano de trabalho próprio do assistente social pra instruir os mesmo a realizar seu trabalho. Haja paciência pra tanto disse me disse, é assim e é assado. 


ID
1335931
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Historicamente, a maior demanda de atribuição do assistente social no sociojurídico é:

Alternativas
Comentários
  • O estudo social tem sido utilizado nas diversas áreas do serviço social, sendo instrumento fundamental no trabalho do assistente social que atua no sistema judiciário.(bibliografia: O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos, pg.43.)

  • Estudo Social e/ou relatório social !! principais instrumentos no campo sócio-jurídico


ID
1335934
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao trabalhar no sociojurídico, o assistente social deve se valer de um arcabouço instrumental variado. Quando é necessário o estudo social na elaboração de um laudo para a emissão de um parecer social, esse conjunto de instrumentos visa subsidiar:

Alternativas
Comentários
  • O comando da questão já auxilia na resposta, tendo em vista que laudo social é um documento proveniente da execução de uma perícia social.

  • Gabarito  B

     

    A construção do conhecimento na área do Serviço Social acerca de uma situação processual acontece geralmente por meio do estudo social. No meio Judiciário, o estudo social, com a finalidade de oferecer elementos para a decisão judicial, pode ser denominado perícia social, isto é, o juiz solicita e nomeia um perito, que é um profissional com conhecimento especializado na área – nesse caso, graduado em Serviço Social – para a realização da perícia social, de maneira a contribuir como suporte à decisão que irá tomar. O profissional poderá registrar esse conhecimento por meio de alguns documentos, entre eles, a informação técnica, o relatório, o laudo e o parecer ( FÁVERO, 2009, p.4, grifou-se).

     

    Referência: FÁVERO, Eunice Teresinha. Instruções sociais de processos, sentenças e decisões. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

     

     

  • B - Perícia Social

    Processo desdobramento onde é realizado o estudo social e o laudo social