-
Essa questão é "capciosa" porque o examinador solicita ao candidato quais as técnicas que o profissional irá usar no estudo socioeconômico a ser realizado: Na pesquisa qualitativa, são
considerados elementos básicos para a coleta de dados: observação, entrevista e
análise documental. Para se realizar o estudo social faz-se necessário a observação, entrevista, pesquisa documental e pesquisa
bibliográfica. No entanto, o examinador especificou a fase da pesquisa "situações vividas ou em relatos verbais" nessa modalidade de intervenção o questionário e a observação são técnicas importantes para a descrição e interpretação da situação social. Ver CFESS. O Estudo Social em Perícias, Laudos e
Pareceres Técnicos: contribuição ao debate no Judiciário, Penitenciária e na
Previdência Social. Conselho Federal de Serviço Social, (org). 3. ed. São
Paulo: Cortez, 2004.
-
Olá,
A resposta está indicada por: com base em situações vividas ou em relatos verbais.
Dentre as opções, o QUESTIONÁRIO e a OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA são as melhores opções.
E o que seria OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA: Este tipo de pesquisa visa também observar e descrever os comportamentos de indivíduos, mas o faz de maneira sistemática. Embora a observação sistemática vise também observar comportamentos naturais, geralmente ela é utilizada em contextos de laboratório e raramente em contextos naturais. O procedimento envolve a seleção e o registro de comportamentos e ainda a utilização de códigos de comportamentos que facilitam a observação. Caracteriza-se por: 1. Seleção dos comportamentos a serem observados; 2. Codificação dos comportamentos; 3. Observação e registro da ocorrência dos comportamentos, seja da freqüência, seja da duração destes comportamentos, no momento em que estão ocorrendo e não retrospectivamente; 4. A utilização de dois ou três observadores previamente treinados na observação e na utilização dos códigos de registro de comportamento. Estes observadores devem apresentar 85% de acordo em relação aos dados observados.
http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/lapsam/texto%201b%20-%20TIPOS%20DE%20PESQUISA.pdf
Abraços.
-
Notas de Rodapé
A Anamnese Social, técnica de entrevista adotada por profissionais em atuação nas diversas áreas sociais, principalmente na saúde, consiste num dos instrumentos fundamentais para responder às informações necessárias ao conhecimento do profissional quanto à necessidade, adequação e intervenção junto ao indivíduo ou demanda.
Do ponto de vista ontológico, é uma entrevista que busca conhecer a totalidade do indivíduo, foge do imediatismo da vida social, não se restringe à mera aparência, implica no desvendamento de todas as suas determinações e relações intrínsecas: sociais, econômicas, culturais, familiares, etc,(SIMIONATTO, 2009).
Uma anamnese, como qualquer outro tipo de entrevista, possui formas ou técnicas corretas de serem aplicadas. Ao seguir as técnicas pode-se aproveitar ao máximo o tempo disponível para o atendimento, o que produz um diagnóstico seguro e um tratamento correto.
-
Como grande parte das pesquisas realizadas por assistentes sociais se detém sobre situações ou relatos verbais, os instrumentos que permitem buscar informações nestas fontes são: a entrevista, o questionário e a observação sistemática. A entrevista eo questionário são instrumentos que permitem coletar informações com base no relato de pessoas.
-
A resposta está indicada por: com base em situações vividas ou em relatos verbais.
- QUESTIONÁRIO
- OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA
A OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA: visa também observar e descrever os comportamentos de indivíduos, mas o faz de maneira sistemática. Embora a observação sistemática vise também observar comportamentos naturais, geralmente ela é utilizada em contextos de laboratório e raramente em contextos naturais. O procedimento envolve a seleção e o registro de comportamentos e ainda a utilização de códigos de comportamentos que facilitam a observação. Caracteriza-se por: 1. Seleção dos comportamentos a serem observados; 2. Codificação dos comportamentos; 3. Observação e registro da ocorrência dos comportamentos, seja da freqüência, seja da duração destes comportamentos, no momento em que estão ocorrendo e não retrospectivamente; 4. A utilização de dois ou três observadores previamente treinados na observação e na utilização dos códigos de registro de comportamento. Estes observadores devem apresentar 85% de acordo em relação aos dados observados.
http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/lapsam/texto%201b%20-%20TIPOS%20DE%20PESQUISA.pdf