SóProvas


ID
1494067
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Após encaminhar ao Conselho Tutelar a notificação de suspeita de violência sexual de uma criança, o Assistente Social elaborou um relatório para informar a situação emergencial dessa criança, buscando garantir um local para a possível vítima ser acolhida, pois o retorno ao domicílio representa risco.

Segundo Magalhães (2011), o profissional deve elaborar

Alternativas
Comentários
  • Relatório Circunstanciado - é um relatório informativo feito em situação de emergência. O parecer é apresentado imediatamente ao juiz, e o laudo relativo, é elaborado após um estudo mais acurado e elaborado posteriormente. Disponível em: sensibilizarinformaremobilizar.blogspot.com.br/2010/09......

  • Resposta Certa é a letra B) é um caso emergencial, já havia sido notificado ao Conselho Tutelar, e como havia uma necessidade de garantir a proteção de acolhimento institucional para criança, foi necessário elaborar relatório circunstanciado indicando no breve parecer a necessidade de acolhimento da criança. Como Conselho Tutelar só pode realizar acolhimento em casos excepcionais, em via de regra, por ordem judicial, no caso especifico da questão,  indica a necessidade de encaminhamento do caso para apreciação do juiz da Vara de Infância e Juventude. 


    Relatório Circunstanciado – É o relatório informativo feito em situação de emergência; contém parecer após breve relato, é apresentado imediatamente ao Juiz;

    Relatório Informativo – Tem como objetivo de informar dados ou fatos importantes. Pode ser utilizado no decorrer de um processo de acompanhamentos, atividades de triagem e nas atividades de plantão.

    Relatório de Inspeção – Constitui a exposição e a descrição do que foi observado no decorrer da visita. Deve incluir um parecer profissional sobre a questão avaliada, como, por exemplo, as providências a serem tomadas, as possibilidades de ação para dirimir possíveis falhas e a consonância ou não do trabalho desenvolvido com os objetivos que se pretendem alcançar.

    Relatório de Acompanhamento – Pode trazer informações, mas envolve a intervenção profissional direta e o contato mais regular e assíduo com o usuário. 

  • Coleg@s, o tema é tratado no Livro: Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. Autor: Selma Marques Magalhães. Aborda todos os tipos de relatórios. Adquiri o livro e tem caído muito em concurso a referência.

  • eu tenho o livro estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos organizado pelo CFESS. mas não gosto muito dele.

  • circunstanciado

    adjetivo

    1.

    em que se enumeram todas as circunstâncias; detalhado, minucioso, pormenorizado.

  • Gabarito letra "B" -->  Relatório circunstanciado

    Este relatório é usado pela área forense, quando existe uma situação de emergência , por exemplo uma criança em situação de risco e necessita de abrigamento. Assim relata-se a situação da criança e apresenta-se ao juiz responsável ; o laudo referente ao caso é emitido posteriormente, após estudo mais detalhado acerca da situação. 

     

    http://estudosservicosocial.blogspot.com.br/2012/05/instrumentalidade-do-servico-social.html

  • Relatório circunstanciado, esse trás em si, o detalamento das circunstâncias, aos minimos detalhes. 

  • Relatório circunstanciado: este relatório é usado pela área forense, quando existe uma situação de emergência , por exemplo uma criança em situação de risco e necessita de abrigamento. Assim relata-se a situação da criança e apresenta-se ao juiz responsável ; o laudo referente ao caso é emitido posteriormente, após estudo mais detalhado acerca da situação.

     

    Gab. B

  • Este relatório é usado pela área forense, quando existe uma situação de emergência

  • Qual a fonte? e os outros tipos de relatório?

  • Relatório circunstanciado

    Alguns profissionais que atuam em fóruns denominam de relatórios circunstanciados aqueles relatórios informativos que são feitos em situação de emergência, como nos casos em que a criança encontra-se em situação de risco e precisa ser abrigada numa instituição.

    Fonte: Selma Marques Magalhães, p. 64