SóProvas


ID
1494433
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

O Estado é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    O Estado é uma figura abstrata criada pela sociedade. Também podemos entender que o Estado é uma sociedade política criada pela vontade de unificação e desenvolvimento do homem, com intuito de regulamentar, preservar o interesse público.

    O Estado originou-se da vontade de preservação desse interesse ou bem comum, posto que a sociedade naturalnão detinha os mecanismos (regulamentação) necessários para promover a paz e o bem estar de seus membros. Assim, a única forma de preservação do bem comum foi a delegação de poder a um único centro, o Estado.

     

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6742&revista_caderno=9

  • De acordo com Max Weber, o que caracteriza o Estado é o monopólio do exercício legítimo da força em uma sociedade. Enquanto máfias e outras organizações armadas disputam entre si o controle sobre territórios e indivíduos pelo simples uso da força. O Estado se diferencia destas pela legitimidade com que se encontra investido para exercer, em última instância, a força física sobre os indivíduos

     

    Fonte: https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/Exerc%C3%ADcio-p%C3%B3s-585645.html

  • GABARITO: LETRA B.

     

    CF/88: Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

     

    § 6º As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

  •  * Disconheço, ainda uma referência literal legal, daonde seja explicitada, os argumentos que qualifique ou desqualifique as afirmações destas alternativas. Apenas por uma eliminição que me parece lógica:

     

    . "a) Uma organização que tem o reconhecimento da população para estabelecer regras a serem obedecidas por todos. Entretanto, outras organizações sociais apresentam legitimidade para suas ações acima do Estado."

          Seria um absurdo, esse trecho: "acima do Estado".

     

    . "b) Caracterizado como o monopólio do exercício legítimo da força em uma sociedade.":

          Me parece correto.

     

    . "c) Uma organização que exerce o poder sobre os indivíduos que ocupam um determinado território, sem legitimidade.":

          Me parece um absurdo o trecho "sem legitimidade".

     

    . "d) Uma unidade federativa de um país, sem autonomia administrativa, subordinada à Presidência da República.":

          Me parece um absurdo o trecho: "sem autonomia administrativa", e por citar a Presidência da República, um elemento do Poder Executivo como soberano.

     

    Bom estudo, a nós, se Deus quizer!

  • Não me parece haver qualquer assertiva correta. A menos que o edital tenha incluido na bibliografia, explicitamente, o pensamento de Weber, me parece um absurdo a adoção de uma posição contrária a toda construção do direito constitucional brasileiro. Vamos lembrar que "todo poder emana do povo", e a mesma carta, garante a autotutela, nosso direito civil, inclusive, prevê a aplicação dos esforços necessários à garantia da posse no caso de esbulho. A instituição do Juri, no julgamento das penalidades mais gravosas do nosso sistema penal, exercício legítimo da força, nesta mesma seara, a legítima defesa, o estado de necessidade.Por óbvio são exceções, mas pelo fato de existirem, resta descaracterizado o monopólio.

  • essa questão foi para escolher a menos pior!! só pode ser

  • Oi??? Como assim ? Que alternativas são essas?

  • Questao, pessima!!

  • E foi pra técnico em enfermagem, pareceia até que a pergunta foi pra prova de juiz, promotor, defensor...

  • Questão mal elaborada,

    Pode-se interpretar que "exercício legítimo da força em uma sociedade" como uma forma de repressão física social legitimada. Mas igual foi falado abaixo parece que é uma das teorias de Weber ao pé da letra.

  • Encontrei uma justificativa plausível aqui: http://ajpierini.blogspot.com.br/2013/04/o-estado-em-max-weber.html 

    Diz um trecho do texto:

    "O Estado para Weber é “uma relação de homens que dominam seus iguais, mantida pela violência legítima”. Por conseguinte, Max Weber legitima o uso do poder da força pelo Estado. O Estado é o único que deve possuir o poder de utilização da força para poder colocar em prática as suas idéias – a legitimidade da ação do Estado aparece através da concessão da sociedade."

  • Teoria Geral do Estado...

  • Vocês estão se "passando" nos comentários, assim como o site também se "passou", já que a questão se refere à disciplina de Gestão Pública no tema "Conceitos de Estado e Sociedade". Nem Direito Constitucional foi cobrado nessa prova!  :)