Prezados senhores (as) concurseiros. Segue um breve complemento.
TEMPERATURA CORPORAL
É a diferença entre a quantidade de calor produzido por processos do corpo e quantidade de calor perdido para o ambiente externo. A faixa normal de temperatura é considerada de 36 a 38 ºC (POTTER; PERRY, 2010).
A termorregulação consiste em mecanismos fisiológicos ou comportamentais que regulam o equilíbrio entre calor perdido e calor produzido, sendo o hipotálamo que controla a temperatura corporal do mesmo modo como um termostato funciona (POTTER; PERRY, 2010). O local onde a temperatura é mensurada (oral, retal, axilar, membrana timpânica, artéria temporal, esofágica, artéria pulmonar ou até mesmo a bexiga urinária) é um fator que determina a temperatura do paciente (POTTER; PERRY, 2010).
Muitos fatores afetam a temperatura corporal, dentre eles (POTTER; PERRY, 2010):
Idade;
Exercício;
Nível hormonal;
Ritmo circadiano;
Estresse;
Ambiente;
A febre ou pirexia ocorre devido à incapacidade dos mecanismos de perda de calor acompanhar o ritmo de uma produção excessiva de calor, resultando em aumento anormal da temperatura. Geralmente, uma febre não é perigosa se permanece abaixo de 39 ºC. Uma febre verdadeira resulta da alteração do ponto de ajuste hipotalâmico. Os padrões de febre diferem dependendo do pirógeno (POTTER; PERRY, 2010):
Febre sustentada: uma temperatura corporal constante, continuamente acima de 38 ºC e com pouca flutuação;
Febre intermitente: picos de febre intercalados com temperatura em níveis usuais. A temperatura retorna a níveis aceitáveis pelo menos uma vez em 24h;
Febre remitente: picos e quedas de febre sem retorno à temperatura normal;
Recidivante: períodos de episódios febris e períodos com valores de temperatura aceitáveis. Períodos de episódios febris e períodos de normotermia muitas vezes duram mais de 24h.
Hipertermia é uma temperatura corporal elevada relacionada com a incapacidade do organismo de promover perda de calor ou de reduzir sua produção. A hipertermia maligna é uma condição hereditária em que há produção incontrolada de calor, ocorrendo quando pessoas suscetíveis recebem certas drogas anestésicas (POTTER; PERRY, 2010).
A perda de calor durante a exposição prolongada ao frio sobrepuja a capacidade do organismo de produzir calor, causando hipotermia. A hipotermia é classificada por meio de mensurações da temperatura central em (POTTER; PERRY, 2010):
Leve: 36-34 ºC;
Moderada: 34-30 ºC;
Grave:< 30 ºC.
Fonte: Profº Rômulo Passos.
Creia em Deus, faça sua parte.